sexta-feira, 31 de dezembro de 2004

Para fechar o Ano com Chave de Ouro

Realmente, 2004 será marcado para sempre como um ano terrível para o basquete brasileiro. Um ano para se esquecer. Um ano perdido.

E parece que para lembrar que o ano só acaba quando termina, a Folha de São Paulo, no dia 31 traz a notícia. Antônio Carlos Barbosa, técnico da seleção feminina, coordenador técnico do feminino na Confederação, se dependura em mais um cabide: é o novo secretário de Esportes de Bauru.

Não vou comentar nada.

Primeiro porque a notícia fala por si só.

E depois, porque acredito que encerrar o ano falando mal de alguém (mesmo esse alguém mereça todas as críticas) não deve ser boa coisa.

Mas, depois do champagne, a gente volta no assunto.

Feliz 2005!

BASQUETE

Técnico da seleção escolhe política em SP


Antonio Carlos Barbosa, comandante da seleção feminina, será o novo secretário de esportes e lazer de Bauru. Seu nome foi anunciado pelo prefeito eleito, Tuga Angerami (PDT). Ele repete Lula Ferreira, da seleção masculina, que assumiu a pasta em Ribeirão Preto. (DA REPORTAGEM LOCAL)
2004 Visto Pelos Colunistas - Folha de São Paulo

O jornalista Melchiades Filho se encarregou do basquete na retrospectiva esprotiva de 2004 do jornal Folha de São Paulo.

Veja algumas das escolhas dele:

O anjo Dawn Stanely, 34, armadora, do time de Charlotte na WNBA, treinadora da Universidade de Temple, presidente de ONG que orienta garotas adolescentes, tricampeã olímpica, maestrina do genuíno Dream Team, de Atenas.

O louco Antônio Carlos Barbosa, treinador da seleção feminina, que, três meses antes do fiasco na Olimpíada, lançou-se à Prefeirura de Bauru.

E em 2005... Haverá eleição na CBB. Adormecida há anos, a oposição apontará o sucatemaneto das categorias de base e os insucessos das seleções e, de olho no repasse recorde de verbas públicas, apresentará ao menos uma chapa.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2004

JOGADORAS BRASILEIRAS DE VOLTA AO CAMPEONATO ITALIANO DE BASQUETE


Após uma passagem rápida pelo Brasil para festejar o Natal com suas famílias, as jogadoras brasileiras Adrianinha (Penta Faenza), Cíntia Tuiú (Famila Schio), Kelly Santos (Cari Chieti) e Micaela Jacintho (Pool Comense) já estão de volta à Itália e aos treinos de preparação para o Campeonato Italiano de Basquete. Os jogos da 12ª rodada da competição acontecem no próximo domingo (2 de janeiro), às 14h (horário de Brasília).

Mas nem todas as jogadoras brasileiras retornaram. Alessandra Oliveira, capitã do Reyer Venezia, permanece no Brasil se recuperando de uma catapora. A pivô já fez vários exames e aguarda os resultados até o dia 3 de janeiro. Ela espera voltar à Itália na próxima terça-feira (4 de janeiro).

Neste domingo (2 de janeiro), o time de Alessandra joga em casa contra o Ares Ribera. O Reyer Venezia está em sexto lugar no Campeonato Italiano, com oito vitórias e três derrotas.

? É uma tristeza não estar em quadra no próximo domingo (2 de janeiro) para ajudar a minha equipe. Falei com o meu técnico, Stefano Michelini. Ele lamenta, mas entende que não posso viajar e espera que os meus exames não acusem mais nenhum problema. Preciso ter paciência para me recuperar ? afirma Alessandra.

O Penta Faenza, da armadora Adrianinha, é o quarto colocado no Campeonato Italiano, com nove vitórias e duas derrotas. Procurando melhorar a sua posição na classificação, a equipe joga contra o Basket Bolzano neste domingo (2 de janeiro).

O Cari Chieti, de Kelly Santos, disputa uma partida importante neste domingo (2 de janeiro) contra o Rovereto Basket. O time da pivô brasileira está em 12º lugar e luta pela vitória para se reerguer no campeonato.

O Pool Comense, da lateral Micaela, joga com a obrigação de vencer o Trogylos Priolo, 10º colocado. A equipe de Kaé tem oito vitórias e três derrotas e está na quinta colocação.

Fazendo uma campanha surpreendente, o Famila Schio, da pivô Cíntia Tuiú, é o vice-líder do Campeonato Italiano e tem chances de assumir a liderança. Neste domingo (2 de janeiro), o time vai enfrentar em casa o lanterna da competição Copra Alessandria.


terça-feira, 28 de dezembro de 2004

Sílvia volta ao Americana para semis


Americana (SP) - O Unimed/Americana vai contar com um reforço importante para a disputa das semifinais do Campeonato Nacional feminino de basquete. A equipe, que estréia na melhor-de-cinco dia 6, enfrentando o Santo André, no Centro Cívico, em Americana (SP), terá o retorno da ala Sílvia Gustavo.
A jogadora, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas, foi submetida a uma cirurgia no joelho direito logo após a competição. No final do primeiro semestre de dezembro, ela retornou aos treinos normais com a equipe.

'Estou me sentindo muito bem e não vejo a hora de voltar a jogar uma partida oficial', afirma a jogadora. O time treina até a véspera do Ano Novo e folgam no final de semana, retornando aos treinos na segunda-feira.

Para o técnico Paulo Bassul, o grupo conseguiu realizar uma boa preparação para a luta pelo bicampeonato. 'Estamos trabalhando duro, com muita seriedade, muita dedicação. O ambiente é dos melhores e o grupo está efetivamente fechado para conquistar o título. Sabemos que a missão não será nada fácil, mas o fato de nenhuma equipe até hoje ter sido bicampeã do Nacional nos dá um ânimo a mais', garante.

Contra o Santo André, Bassul aposta em uma disputa acirrada. 'A semifinal será, sem dúvida, bastante equilibrada. Os times que chegaram até aqui já se enfrentaram nas etapas anteriores e nenhum demonstrou muita superioridade sobre o outro'.

Fonte: Gazeta Esportiva

As Finais

As Finais do Café

Depois de uma desenfreada primeira fase, chegou a hora da decisão na Copa Café Com Leite.

Tirado o leite, vem agora a Copa do Café - quatro equipes de São Paulo decidem o título nacional, mesma disputa que acontecerá daqui a poucos meses, quando começar o Campeonato Paulista.

Realmente, novidades não são o forte do nosso basquete.

Não repetirei minhas opiniões sobre Americana e São Caetano, líderes do campeonato e que folgaram na fase anterior. São as equipes que mostraram o basquete mais consistente do torneio, o melhor trabalho coletivo, bem como organização tática. Pelo apresentado até aqui, os dois times conquistaram a vantagem de iniciar a decisão em casa e jogar lá o maior número de partidas.

A equipe de Ourinhos não teve problemas nas quartas, eliminando o São Paulo/Guaru por 3 a 0. Parte desse resultado se deve à performance de Janeth, que depois de uma primeira fase em banho-maria pulou dos 16 para os 23 pontos por jogo na trinca de partidas. Ainda assim, Chuca conseguiu manter sua média na casa dos 14 pontos. Outro destaque do time, Lisdeivi caiu dos 14 para 9,7. Esse tripé deve ser a receita de Vendramini para chegar à final do campeonato, já que durante toda a temporada, a estruturação coletiva da equipe não se solidificou. De qualquer modo, num campeonato depauperado como esse, apostar na individualidade da abelha-rainha Janeth pode ser tão eficaz quanto lapidar um quinteto de operárias. Por falar em operária, a decisão motivou Lígia, que anotou 10,7 pontos de média. Milene continua regular (8,3) . Ana Flávia (8,0) deu os primeiros sinais de despertar. E Fernanda (6,0) fez bom uso dos seus 10 minutos por jogo.

De Guaru, as semifinais ratificaram as boas temporadas de Palmira (18), Patrícia (11,3) e Cléia (10,3) e ainda assistiram a dedicação da incansável Simone Pontello (12).

Na outra semifinal, Santo André e Uberaba se degladiaram até o último minuto na luta pela vaga. A tradição de Santo André e a sagacidade de Laís Elena acabaram fazendo 3 a 2 na equipe mineira. Embora o último jogo tenha sido medonho, Santo André se superou. No banco, Laís não escondia sua irritação e justificou o rendimento fraquíssimo das equipes com o excesso de partidas e o pouco tempo de treinamento. Mais marcada pelas adversárias e sentindo a responsabilidade pelo que mostrou na primeira fase, a gigante Kátia viu sua média desmoronar dos 19,9 para os 11,4 pontos por jogo. Simone Lima caiu dos 15 para os 12. Velhas de guerra, Vívian e Gislaine fizeram o caminho oposto; Vívian passou de 11,5 para 18,4 pontos por jogo e Gigi pulou de 7,8 para 14,8.

Em Uberaba, as semifinais também confirmam as atuações anteriores do trio Gattei (10,8), Roberta (15,0) e Luciana (12,6) e o esforço de Silmara Pereira (6,8).

A Copa do Café começa no dia 05, conforme tabela anunciada ontem pela CBB. Em oito dias, acontecem as (possíveis) dez partidas semifinais. Sem tempo para técnicos digerirem o resultado, ou armar novas táticas, sem tempo para o descanso das atletas e sem tempo até para divulgação na imprensa. Mas entendamos o Grego: ele deve ter pressa, mas muita pressa mesmo, que isso tudo acabe logo. Antes que o bule seque.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2004

CBB DIVULGA TABELA DA FASE SEMIFINAL DO NACIONAL FEMININO




Rio de Janeiro ? O Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) divulgou nesta segunda-feira a tabela da fase semifinal (melhor de cinco partidas) do 7º Campeonato Nacional de Basquete Feminino. No dia 5 de janeiro (quarta-feira) jogam Santa Maria/São Caetano x FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, em São Caetano (20h30), com transmissão ao vivo do SPORTV. No dia 6 (quinta-feira) começa a série Unimed/Americana x Santo André, em Americana (19h), também com transmissão ao vivo do SPORTV. No dia 7 (sexta-feira) será realizada a segunda rodada com Americana x Santo André, em Americana (20h), e São Caetano x Ourinhos, em São Caetano (20h30), com transmissão ao vivo do SPORTV. Por terem feito as melhores campanhas na fase de classificação, Americana e São Caetano terão a vantagem de jogar três vezes em casa (1ª, 2ª e 5ª partidas).

FASE SEMIFINAL
1ª Rodada ? Quarta-feira (dia 5 de janeiro)
20h30 ? Santa Maria/São Caetano x FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos
(SPORTV ? Ao vivo)
Quinta-feira (dia 6)
19h00 ? Unimed/Americana x Santo André
(SPORTV ? Ao vivo)

2ª Rodada ? Sexta-feira (dia 7)
20h00 ? Unimed/Americana x Santo André
20h30 ? Santa Maria/São Caetano x FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos
(SPORTV ? Ao vivo)

3ª Rodada ? Domingo (dia 9)
14h00 ? Santo André x Unimed/Americana
(SPORTV ? Ao vivo)
15h30 ? FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos x Santa Maria/São Caetano
(SPORTV ? Ao vivo)

4ª Rodada ? Segunda-feira (dia 10) ? SE NECESSÁRIO
19h00 ? Santo André x Unimed/Americana
19h00 ? FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos x Santa Maria/São Caetano

5ª Rodada ? Quarta-feira (dia 12) ? SE NECESSÁRIO
18h00 ? Unimed/Americana x Santo André
18h00 ? Santa Maria/São Caetano x FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos

Retrospectiva do UOL

http://esporte.uol.com.br/retro/2004/basquete.jhtm

sábado, 25 de dezembro de 2004

Goiana nas alturas

Pivô Isis, de 21 anos e 2,02 metros de altura, é a primeira
mulher brasileira que consegue enterrar a bola na cesta

Sérgio Lessa

A Olimpíada da China, em 2008, pode ter uma goiana e uma norte-americana duelando no garrafão. É que o basquete brasileiro conheceu recentemente uma jogadora de Goiás que consegue enterrar a bola, privilégio até pouco tempo dos homens. Trata-se de Isis de Melo Nascimento, de 21 anos, que disputa o Campeonato Nacional de Basquete Feminino Adulto pelo time de Ourinhos (SP).

Com 2,02 metros, Isis é a única mulher do Brasil que consegue fazer uma enterrada. E a segunda do mundo, pois a norte-americana do Los Angeles Sparks, da WNBA, Lisa Leslie, de 32 anos e 1,96 metro, era a única do mundo a conseguir executar tal jogada.

?Eu estava treinando com meu pai e os amigos, quando ele me driblou e enterrou a bola. Ele brincou comigo e me desafiou a fazer o mesmo. Peguei a bola e enterrei. Ele não imaginava que eu pudesse fazer aquilo. Eu também confesso que na hora não acreditei?, lembra Isis, que tem basquete no sangue, pois seu pai, irmão, tio e primos são ou foram jogadores profissionais.

?No basquete, até hoje eu não vi uma jogadora que teve um crescimento no esporte tão rápido quanto a Isis?, constatou Jorge Salgueiro, mais conhecido no basquete como Jóia. O pai, que atuou no Jóquei nos áureos tempos do basquete goiano na década de 70, é 12 centímetros menor que a filha. Mas seus planos para ela são muito maiores.

?Eu falo como conhecedor do basquete e não como pai. A Isis sabe o que fazer em quadra. Ela só precisa de mais tempo para adquirir mais velocidade e elasticidade. Mas acredito que em dois ou três anos ela estará em condições de atuar na Europa ou na WNBA?, salientou Jóia.

Apesar de atualmente ser reserva no time de Ourinhos, que joga uma das semifinais do Nacional contra São Caetano, Isis concorda com o pai e pensa em figurar em breve na seleção brasileira. ?Procuro melhorar minha técnica e obter mais experiência para buscar um futuro no basquete internacional. Por enquanto estou em fase de aprendizado?, ponderou.

Atleta começou no vôlei
A goiana Isis tem uma história curiosa, pois em uma família de jogadores de basquete, ela decidiu jogar vôlei quando adolescente. A pivô não gostava de basquete por achar o contato com as adversárias um tanto violento. Ela chegou a jogar como profissional no vôlei a convite de Bernardinho, hoje técnico da seleção brasileira masculina.

?Joguei no Rexona (SC), no Macaé (RJ) e no Osasco (SP) como saída de rede. O vôlei aparecia mais, tinha mais mídia e fez com que eu me interessasse mais. Em 2002 eu cansei, enjoei do vôlei e voltei para Goiânia para fazer faculdade de administração?, lembra Isis, que começou a jogar basquete por brincadeira e hoje leva muito a sério.

A assessoria de Isis não poderia ser mais completa. Além do pai coruja, do irmão Pedro Henrique, que joga no COC/Ribeirão Preto (SP), e do primo Marcionílio, do Universo/BRB (DF), a pivô ainda conta com os conselhos da maior jogadora do Brasil na atualidade, a ala Janeth Arcain, que também atua no Ourinhos. ?Estou gostando muito da experiência de jogar basquete. Descobri o que queria, sobretudo porque recebo conselhos e ensinamentos do meu pai e da minha professora, a Janeth. Ela é muito prestativa, me ajuda dentro e fora da quadra, além de ser uma honra jogar ao lado dela.?

Fonte: O Popular

sexta-feira, 24 de dezembro de 2004

Treinadores querem fortalecer basquete em Uberaba

Fernando Natálio


Três profissionais que treinam equipes de basquete em Uberaba querem colocar em prática um projeto de popularizar mais e fortalecer o esporte na cidade em 2005. Édson Ferreto, técnico do time profissional do Sírio/Black&Decker, e Marão, técnico da equipe juvenil, encabeçam este plano. Leandro, treinador da formação Petiz, está à disposição do grupo de treinadores para ajudar nesta empreitada.

A idéia dos técnicos é atrair cada vez mais fãs e adeptos do basquete para as quadras e os jogos do Sírio. Eles pretendem aumentar a "basquetemania", uma espécie de euforia que tomou conta de parte da população da cidade desde o crescimento do time feminino de basquete. Para isso os profissionais pretendem realizar oficinas sobre o esporte, trazer ídolos nacionais para exibições e atrair os pais da garotada que pratica o basquete.

Segundo Marão, apesar das meninas do Sírio terem proporcionado um crescimento do apelo popular do basquete em Uberaba, falta alguma coisa para a cidade ter a mesma força e tradição no esporte de alguns municípios, como é o caso de Franca (SP), Americana (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Araraquara (SP), Bauru (SP) e Ourinhos (SP). "Aqui é difícil, porque as pessoas ainda não se ligaram que a moda em Uberaba no momento é o basquete. Nos jogos do Sírio, o ginásio fica cheio, mas poderia ficar lotado sempre. Isto é possível, se conseguirmos aproximar o basquete mais ainda das pessoas", avalia.

Na opinião de Marão, que destaca o trabalho feito pela direção do Sírio sob o comando do diretor Mário Sérgio Mazão, para projetar o basquete de Uberaba no cenário nacional, não há obstáculos para ter este crescimento. "As pessoas precisam entender que oportunidades e espaço para este projeto existem. Está faltando interesse para entrar no basquete e mergulhar de cabeça nisso", comenta.

Édson Ferreto elogia a estrutura montada pelo Sírio e coordenada por Mazão, que faz frente às estruturas montadas nos grandes centros do basquete brasileiro, mas também salienta que há necessidade de mais ações para aumentar o poder de fogo do esporte na cidade. "Precisamos de mais apoio e mais incentivos. As empresas podem apoiar mais o basquete local, pois têm potencial para isso", garante Ferreto. Ao lado de Marão, ele quer descentralizar o basquete do estado de São Paulo e fazer crescer o esporte em outros estados também.

Fonte: Jornal da Manhã
Sírio dá adeus ao Nacional de Basquete

Fernando Natálio

O Sírio/Black&Decker está fora do Nacional de Basquete. A equipe foi eliminada na noite de ontem pelo Santo André (SP), após perder por 58 a 49 o último jogo da série melhor de cinco dos playoffs das quartas-de-final da competição.

Com a derrota, o sonho de ir à semifinal do certame, quando enfrentaria Americana (SP) foi por água abaixo. Se o Sírio vencesse Santo André, fecharia a série em 3 a 2.

No duelo, a equipe uberabense foi dominada pelas adversárias durante a partida inteira e não conseguiu sair da forte marcação do clube do ABC paulista. Tanto que registrou pontuação muito baixa mesmo para os padrões femininos.

Santo André neutralizou a força ofensiva do time de Uberaba porque conseguiu anular as duas principais armas do Sírio: a armadora Gattei e a ala-armadora Roberta. As duas tiveram atuação discreta e foram apáticas no desafio. Marcaram apenas sete, enquanto vinham fazendo mais de 15 pontos em confrontos anteriores. E mesmo com o ótimo desempenho da ala Lu, com 18 pontos, a equipe do técnico Édson Ferreto não conseguiu evitar a derrota.

Por outro lado, para vencer e passar à semifinal, Santo André contou com apresentação brilhante de Vivian, que fez 22 pontos, foi cestinha do jogo e desequilibrou. Agora, o time do ABC inicia a luta pela vaga na final contra a maior favorita ao título, Americana. Na outra disputa, São Caetano encara Ourinhos (SP), que eliminou Guaru (SP) no outro playoff. As semifinais começam dia seis de janeiro.
SANTO ANDRÉ GANHA DE UBERABA E ENFRENTA AMERICANA NA SEMIFINAL

Pelas quinta rodada das quartas-de-final do 7º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, o Santo André venceu o Sírio/Black&Decker/Uberaba por 58 a 49 (36 a 23 no primeiro tempo), em Santo André, com 22 pontos da cestinha Vivian. Com esse resultado, a equipe paulista fechou a série em três a dois e irá enfrentar na semifinal o Unimed/Americana, que teve a melhor campanha na fase de classificação. A outra semifinal será entre o Santa Maria/São Caetano, segundo colocado na primeira fase, e o FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos que ganhou nas quartas-de-final do São Paulo FC/Guaru por três a zero. A fase semifinal começa dia 6 de janeiro e será em melhor de cinco partidas. Por terem feito as melhores campanhas na fase de classificação, Americana e São Caetano terão a vantagem de jogar três vezes em casa (1ª, 2ª e 5ª partidas).

? Graças a Deus conseguimos a classificação para a semifinal. Foi uma série muito dura e disputada até o último segundo. Apesar das falhas que cometemos, o time soube se superar com muita garra e coração. Agora vamos descansar e começar a preparação para a semifinal ? comentou a técnica Laís Elena Aranha, campeã do Nacional de 99 e a única que esteve presente em todas as sete edições.

? Hoje não deu nada certo para a nossa equipe. Cometemos muitos erros e perdemos a maioria dos rebotes. Parabéns para Santo André ? disse a ala Luciana Perandini, de Uberaba.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

Santo André é Semifinalista

Com 22 pontos da cestinha Vívian, o Santo André acaba de bater o Sirio/Black&Decker/Uberaba por 58 a 49, garantindo assim a última vaga das semifinais do Nacional.

Chega ao fim 2004 e aproveito para desejar a todos que passam por aqui um Natal Maravilhoso; na torcida que 2005 seja um ano mais generoso com o nosso basquete.

Um grande abraço.

Feliz 2005.
Sírio desafia hegemonia paulista

Fernando Natálio

Único representante de Minas Gerais que não foi eliminado e intruso entre os clubes do estado de São Paulo já classificados para as semifinais, o Sírio/Black&Decker faz hoje o seu jogo mais importante do ano, contra o Santo André (SP). Será a decisão dos playoffs das quartas-de-final do Nacional de Basquete. O time uberabense encara a equipe do ABC às 20 horas, fora de casa. Quem vencer estará classificado para a semifinal da competição e enfrentará Americana (SP). A formação derrotada dá adeus ao certame, que já tem garantidos três semifinalistas, todos paulistas: além de Americana, São Caetano (SP) e Ourinhos (SP).

Após a vitória salvadora da noite de segunda-feira (20), no 4º embate entre as duas agremiações nesta fase, quando ganhou por um ponto (63 a 62) e se vingou da derrota de domingo (19), que tinha sido pela mesma diferença (79 a 78), o Sírio empatou a série melhor de cinco em 2 a 2. Se tivesse perdido o último duelo, teria amargado uma eliminação diante da própria torcida. Como escapou desta decepção, as meninas do Sírio querem a vaga agora de qualquer forma.

Sabendo da dificuldade que terá no desafio de hoje, já que além da qualidade das rivais terá que enfrentar também a torcida adversária, o técnico Édson Ferreto tentou arrumar o jogo ofensivo do time. "A idéia é ter um ataque mais consistente para superarmos Santo André", revela. Ao final da 4ª partida destes playoffs, o treinador não conseguia esconder a preocupação com o setor. "O problema está no ataque, porque na defesa elas estão se superando", dizia.

E para quem espera nesta noite um confronto diferente dos já realizados, uma má notícia. Como as duas equipes apresentam nível técnico bem próximo, as próprias atletas prevêem mais encontro marcado pelo equilíbrio. "Estamos esperando mais um jogo decidido no final, nas últimas cestas, nos últimos segundos. Quem errar menos e acertar mais nos momentos decisivos vencerá a partida. Vai ser no mesmo ritmo dos duelos passados e todos os confrontos vêm sendo competitivos", acredita a ala-armadora Roberta, endossada por sua companheira, a armadora Vanessa Gattei. "Todos os jogos estão sendo decididos no final e esse próximo não será diferente", garante a jogadora.

Fonte: Jornal da Manhã

terça-feira, 21 de dezembro de 2004

SANTO ANDRÉ E UBERABA DECIDEM ÚLTIMA VAGA PARA A SEMIFINAL

Agora é vencer ou vencer. Santo André (SP) e Sírio/Black&Decker/Uberaba (MG) disputam nesta quarta-feira, em Santo André (18h30), a quinta e última partida das quartas-de-final do 7º Campeonato Nacional de Basquete Feminino. O SPORTV transmite ao vivo. A série está empatada em dois a dois e o ganhador enfrenta na semifinal o Unimed/Americana, que teve a melhor campanha na fase de classificação. Comprovando o equilíbrio entre as duas equipes, Santo André e Uberaba se enfrentaram seis vezes no Nacional 2004 com três vitórias para cada um. A maior diferença de pontos a favor do time paulista foi nas vitórias por 68 a 62 e 73 a 67, enquanto o clube mineiro teve como maior vantagem no placar final 74 a 70.

— Esse playoff está disputado e o time está bastante cansado. Estamos viajando com um grupo reduzido, apenas dez meninas, mas embalados pela vitória de segunda-feira. Conseguimos empatar a série e levamos a decisão para o quinto jogo. Isso animou a equipe e vamos buscar a vaga na semifinal — comentou o técnico Edson Ferreto, do Black&Decker/Uberaba.

— Vai ser mais uma partida difícil. Estamos com duas jogadoras importantes contundidas. A Vivian torceu o pé no último jogo e a Kátia voltou a sentir o tendão. Como esse confronto é decisivo, as duas terão que ir para o sacrifício. Até agora nós tínhamos alternativa, quarta-feira não temos mais. É vencer ou vencer — disse a técnica Laís Elena Aranha, de Santo André.
UBERABA VENCE SANTO ANDRÉ E DECISÃO FICA PARA 4ª FEIRA

Pela quarta rodada das quartas-de-final (melhor de cinco jogos) do 7º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, o Sírio/Black&Decker/Uberaba (MG) venceu o Santo André (SP) por 63 a 62 (29 a 23 no primeiro tempo), em Uberaba. Com esse resultado, a equipe mineira empatou a série em dois a dois. A quinta partida será disputada nesta quarta-feira em Santo André (20h). O vencedor enfrenta na semifinal o Unimed/Americana, que teve a melhor campanha na fase de classificação. A outra semifinal será entre Santa Maria/São Caetano, segundo colocado na primeira fase, e FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos que ganhou nas quartas-de-final o São Paulo FC/Guaru por três a zero.


4ª Rodada – Segunda-feira (dia 20)
Sírio/Black&Decker/Uberaba 63 x 62 Santo André – Ginásio do Jockey Club
1º Período: 16 X 15
2º Período: 29 x 23 (Placar final)
Cestinhas: Luciana (UBER) 7pts e Kátia (SANTO) 8pts
3º Período: 52 x 44
4º Período: 63 x 62 (Placar final)
Cestinhas: Roberta (UBER) 17pts e Vivian (SANTO) 17pts
árbitros: Marcelo Cardoso (RJ) e Maurício Serour (RJ)
A liqüidação de Natal

MELCHIADES FILHO
EDITOR DE ESPORTE

O cidadão deixa escapar uma frase infeliz, fala um disparate qualquer. O repórter gargalha por dentro, finge que não ouviu nada de absurdo e muda de assunto, para não permitir que o entrevistado, alongando-se no raciocínio, desautorize as aspas e arruine a manchete.
Pensei no jornalismo do deslize, malvado e rasteiro, na tarde de quinta-feira, quando li na internet a notícia de que Lula Ferreira assumirá em janeiro a Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto -e de que, apesar das novas atribuições, pretende seguir no comando do time da cidade, tricampeão paulista, e da seleção brasileira masculina. "Será possível conciliar", justificava-se o técnico, no texto. "A seleção é uma coisa pontual."
Uma coisa pontual?!
Não é possível que o Lula tenha dito uma bobagem dessas, reagi na hora. Como todo basqueteiro inteligente, ele aprendeu que, ao menos neste país, a saúde de uma modalidade depende diretamente do desempenho internacional de seus competidores de ponta.
O vôlei nasceu com a "geração de prata" e se estabeleceu com o ouro olímpico em Barcelona-92. O tênis explodiu com Guga. A F-1 manteve-se com Fittipaldi, Piquet e Senna. A ginástica engatinha com Daiane & os Hypólitos...
Em contrapartida, o basquete, outrora o segundo esporte mais popular do Brasil, mas que só coletou nos últimos anos maus resultados em Mundiais e Olimpíadas, simplesmente esvaneceu.
Talvez apenas a seleção brasileira -e justamente a masculina, dado o machismo que prevalece nas quadras- seja capaz de interromper esse sangramento.
Uma coisa pontual?!
Deve ter sido um deslize, insisti comigo. Aliás, deve ter sido tudo um chato mal-entendido, supus.
Lula sempre defendeu um técnico exclusivo para a seleção. Assim que assumiu o cargo, há somente dois anos, ele lamentou à coluna a necessidade de encaixar os novos compromissos na rotina de treinos e jogos de seu clube: "É ruim. Eu gosto de planejamento, de parar para pensar".
Lula sabe, também, que a CBB paga seu salário com dinheiro do governo, repassado via Lei Piva. Seu trabalho à frente da seleção, portanto, tem caráter público. Como, então, justificar ao contribuinte um terceiro emprego, sinal de tanto desdém? E o que explicar aos vizinhos ribeirão-pretanos, tributados em dobro para remunerar o futuro secretário?
Lula, por fim, pôde acompanhar o papelão que viveu neste ano seu desastrado colega da seleção feminina. Por dois meses, às portas da Olimpíada de Atenas, Antonio Carlos Barbosa foi candidato à Prefeitura de Bauru. Estaria ele, Lula, disposto a arriscar um passo em falso similar?
Não, ele não cometeria tal desatino, está perto de conquistar o tetra estadual, de renovar a credibilidade arranhada pelos seguidos insucessos à frente da seleção... Eu nutria meu descrédito até que recebi o retorno da entrevista que Lula deu à Folha. "Não dimensionei como será meu dia-a-dia, mas acho que dá. O trabalho na seleção é ocasional."
O trabalho é ocasional?!

Ponta de estoque 1

A Federação do Rio, que em junho proclamou uma "grande revolução" no basquete nacional, encerrou na semana passada as inscrições para os Estaduais femininos de 2004. Não é erro de digitação, não. O campeonato adulto de 2004 começou (ou devia começar) ontem. E os torneios de base de 2004 só vão rolar em janeiro de 2005.

Ponta de estoque 2

Deu a lógica no torneio de um time só. O Rio de Janeiro, dirigido por Oscar, nem precisava da mãozinha da tabela, que obrigou os rapazes de Campos a disputar oito jogos de mata-mata em 11 dias.

Ponta de estoque 3

Havia 18 anos que o Estado não conhecia um campeão invicto.

E-mail melk@uol.com.br


Fonte: Folha de São Paulo

segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

Hortência no RockGol de Domingo



Ontem a sempre rainha Hortência esteve no RockGol de Domingo, na MTV.

Divertiu-se com Paulo Bonfá e Marco Bianchi e, ao final, incrédula, tentou encarar uma série de perguntas de duplo sentido da dupla no quadro Bola na Fogueira.

Algumas das pérolas:

No basquete feminino, fica mais difícil fazer a marcação homem-a-homem?

No momento, você busca um relacionamento sério ou está só nos lances-livres?

A Hortência é flor que se cheire?

Como é jogar a bola na cesta e acertar no sábado?

É verdade que as jogadoras de basquete tem que saber bater com as duas mãos?

Toda grande jogadora de basquete calça um sapatão?

Você prefere partir para as penetrações em qual quarto?

No ranking das grandes jogadoras do basquete feminino, é Hortência na frente e Paula atrás?




França

Na França, o ano acaba com um tríplice empate na liderança:Bourges, Vallencienes e Mondeville (de Mamá).

Esperamos que no próximo ano, Mamá volte completamente recuperada.

O Montpellier, de Adriana Santos e Claudinha é o nono.


Rússia

Na SuperLiga Russa, o Eketrimburg, de Iziane conseguiu sua sexta vitória em 10 jogos, ao bater o Novosirbisk por 87 a 68.

Iziane fez 21 pontos.

O poderosíssimo Samara lidera, invicto, com 13 partidas. O Eketerimburg segue em quarto.

O time de Iziane tem partidas atrasadas, em função da excursão do time aos Estados Unidos e tem partidas a jogar até o dia 26 de dezembro. Depois, reinicia na segunda semana de 2005.

Segunda Divisão Espanhola

O ano acaba sem muitas novidades na Liga Feminina 2, da Espanha.

No Grupo A, o Rivas segue líder e invicto, ao lado do Ferrol. Bateu o Badajoz por 85 a 55 com 13 pontos de Silvinha e 8 rebotes de Kátia Denise.

O Guadalajara caiu para a sétima posição ao perder para o Ferrol por 86 a 57, com 1 recuperação e 4 bolas perdidas de Veneza, em 13 minutos.

No Grupo B, o Cadí bateu o Segel por 83 a 59 e se manteve na vice-liderança, com 0 pontos, 3 assistências e 1 rebote de Mariana Santos, em 15 minutos.
KELLY SANTOS CONTINUA EM BOA FASE NO CAMPEONATO ITALIANO DE BASQUETE

Kelly Santos voltou a ser destaque no Campeonato Italiano de Basquete. A pivô do Cari Chieti marcou 26 pontos na 11ª rodada do turno da competição, que aconteceu neste fim-de-semana (18 e 19 de dezembro).

O Cari Chieti perdeu para o Pool Comense, de Micaela Jacintho, por 94 a 72, neste domingo (19 de dezembro), em Como. Apesar da derrota, Kelly teve um ótimo desempenho e foi a cestinha do confronto. Além dos 26 pontos convertidos em 40 minutos em quadra, a pivô pegou oito rebotes e recuperou três bolas.

Kelly é a segunda melhor pontuadora do Campeonato Italiano, com um total de 204 pontos em 11 jogos. Na rodada passada (12 de dezembro), fez um double-double e foi uma das cestinhas da partida contra o Copra Alessandria, com 25 pontos e dez rebotes. Apesar da boa fase da brasileira, o Cari Chieti está em 12º lugar na classificação (três vitórias e oito derrotas).

Micaela converteu 17 pontos em 29 minutos em quadra na vitória deste domingo (19 de dezembro) contra o Cari Chieti. A ala do Pool Comense também anotou três rebotes, duas assistências e quatro recuperações de bola. Sua equipe é a quinta colocada na classificação, com oito vitórias e três derrotas.

O Famila Schio, de Cíntia Tuiú, venceu o Basket Spezia Club por 84 a 78, neste domingo (19 de dezembro). A pivô marcou 17 pontos em 34 minutos em quadra, quatro rebotes, uma assistência e uma recuperação de bola. O Famila Schio soma nove vitórias e duas derrotas e segue na vice-liderança do Campeonato Italiano. O líder da competição é o Phard Napoli, com dez vitórias e uma derrota.

Neste sábado (18 de dezembro), o Reyer Venezia, da capitã Alessandra Oliveira, derrotou o Copra Alessandria por 84 a 67. Alessandra converteu nove pontos em 24 minutos em quadra, pegou oito rebotes e recuperou três bolas. A pivô é a cestinha da sua equipe na competição, com 154 pontos convertidos em dez jogos. Nas estatísticas, é a melhor em rebotes ofensivos, com uma média de 4,5 por partida (45 em dez jogos), e a sexta colocada em total de rebotes, com uma média de 9,7 por partida (97 em dez jogos). O Reyer Venezia, oito vitórias e três derrotas, é o sexto colocado na classificação.

Adrianinha, capitã do Penta Faenza, fez 14 pontos em 33 minutos em quadra, cinco rebotes, duas assistências e três recuperações de bola na vitória da sua equipe contra o Cras Taranto por 69 a 60. O jogo aconteceu neste domingo (19 de dezembro), em Faenza. A armadora é a segunda melhor jogadora do Campeonato Italiano em aproveitamento nos arremessos de dois pontos, com 63,3% (38 cestas convertidas em 60 tentadas), e a terceira melhor em recuperações de bola, com uma média de 3,3 por partida (36 em 11 jogos), além de ser a melhor pontuadora do seu time, com 176 pontos em 11 jogos. O Penta Faenza está em quarto lugar na classificação (nove vitórias e duas derrotas).

A 11ª rodada do Campeonato Italiano de Basquete é a última de 2004. As jogadoras vão aproveitar o recesso de fim de ano da competição para viajar para o Brasil. Elas desembarcam no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo, nesta semana. Adrianinha chega nesta segunda-feira (20 de dezembro), às 17h (horário de Brasília). Alessandra chega na terça-feira (21 de dezembro), às 7h (horário de Brasília). Micaela e Cíntia Tuiú desembarcam na quarta-feira (22 de dezembro) – Kaé, às 6h (horário de Brasília), e Cíntia, às 8h30 (horário de Brasília).

Nesta terça-feira (21 de dezembro), Adrianinha visita a Associação das Famílias, Pessoas e Portadores de Paralisia - Caminhar, localizada na cidade de Franca. A equipe do Penta Faenza doou para a instituição paulista a quantia que o clube gastaria com presentes de Natal para as atletas.

O Campeonato Italiano de Basquete volta em 2005. A 12ª rodada do turno acontece nos dias 1º e 2 de janeiro. Os próximos confrontos são: Basket Bolzano x Penta Faenza, Cari Chieti x Rovereto Basket, Trogylos Priolo x Pool Comense, Mercede Alghero x Basket Spezia Club, Famila Schio x Copra Alessandria, Coconuda Maddaloni x Meverin Parma, Cras Taranto x Phard Napoli e Reyer Venezia x Ares Ribera.


CAMPEONATO ITALIANO:

11ª RODADA

18/12/2004

Copra Alessandria 67 x 84 Reyer Venezia

Rovereto Basket 87 x 48 Ares Ribera

19/12/2004

Meverin Parma 94 x 62 Mercede Alghero

Basket Spezia Club 78 x 84 Famila Schio

Penta Faenza 69 x 60 Cras Taranto

Pool Comense 94 x 72 Cari Chieti

Phard Napoli 76 x 46 Basket Bolzano

Coconuda Maddaloni 86 x 79 Trogylos Priolo

12ª RODADA (01 e 02/01/2005)

Basket Bolzano x Penta Faenza

Cari Chieti x Rovereto Basket

Trogylos Priolo x Pool Comense

Mercede Alghero x Basket Spezia Club

Famila Schio x Copra Alessandria

Coconuda Maddaloni x Meverin Parma

Cras Taranto x Phard Napoli

Reyer Venezia x Ares Ribera

CLASSIFICAÇÃO

1º) Phard Napoli: 20 pts – 11 jgs – 10 vitórias – 1 derrota – 819 pts pró – 641 pts contra

2º) Famila Schio: 18 pts – 11 jgs – 9 vitórias – 2 derrotas – 848 pts pró – 722 pts contra

3º) Meverin Parma: 18 pts – 11 jgs – 9 vitórias – 2 derrotas – 833 pts pró – 754 pts contra

4º) Penta Faenza: 18 pts – 11 jgs – 9 vitórias – 2 derrotas – 778 pts pró – 700 pts contra

5º) Pool Comense: 16 pts – 11 jgs – 8 vitórias – 3 derrotas – 779 pts pró – 655 pts contra

6º) Reyer Venezia: 16 pts – 11 jgs – 8 vitórias – 3 derrotas – 791 pts pró – 725 pts contra

7º) Coconuda Maddaloni: 14 pts – 11 jgs – 7 vitórias – 4 derrotas – 780 pts pró – 789 pts contra

8º) Cras Taranto: 12 pts – 11 jgs – 6 vitórias – 5 derrotas – 760 pts pró – 734 pts contra

9º) Rovereto Basket: 10 pts – 11 jgs – 5 vitórias – 6 derrotas – 793 pts pró – 766 pts contra

10º) Trogylos Priolo: 8 pts – 11 jgs – 4 vitórias – 7 derrotas – 818 pts pró – 841 pts contra

11º) Basket Spezia Club: 6 pts – 11 jgs – 3 vitórias – 8 derrotas – 753 pts pró – 781 pts contra

12º) Cari Chieti: 6 pts – 11 jgs – 3 vitórias – 8 derrotas – 721 pts pró – 818 pts contra

13º) Ares Ribera: 6 pts – 11 jgs – 3 vitórias – 8 derrotas – 735 pts pró – 842 pts contra

14º) Mercede Alghero: 6 pts – 11 jgs – 3 vitórias – 8 derrotas – 774 pts pró – 905 pts contra

15º) Basket Bolzano: 2 pts – 11 jgs – 1 vitória – 10 derrotas – 673 pts pró – 818 pts contra

16º) Copra Alessandria: 0 pts – 11 jgs – 0 vitórias – 11 derrotas – 723 pts pró – 887 pts contra

domingo, 19 de dezembro de 2004

Itália XI

Pela décima primeira rodada do Campeonato Italiano, o Schio, de Cíntia Tuiú bateu o La Spetzia por 84 a 78 e se manteve na vice-liderança do torneio. Cíntia jogou 34 minutos e fez 17 pontos e 4 rebotes.

Na quarta posição, ficou o Faenza, de Adrianinha e Graziane, que bateu o Taranto por 69 a 60. Adrianinha teve 14 pontos e 5 rebotes. Graziane, 6 pontos e 3 rebotes.

Já o Comense, de Micaela, bateu o Chietti, de Kelly, por 94 a 72 e chegou à quinta colocação. Micaela teve 17 pontos e 4 recuperações. Kelly, 26 pontos e 7 rebotes. O Chietti está na décima segunda colocação.

O Umana Venezia, de Alessandra e Zaine está com a mesma campanha do Comense e ficou com a sexta colocação após bater o lanterna Alessandria por 84 a 67. Alessandra marcou 9 pontos e 8 rebotes; e Zaine, 10 pontos.

Por fim, o Alghero, de Flávia Luisa perdeu para o Parma, por 94 a 62 e ficou com a décima quarta posição. Flávia marcou 14 pontos e 10 rebotes.

O Napoli segue na liderança da Liga.
Rainha do Café:

Janeth Arcain (ala - Ourinhos)


Seleção Capuccino:

Simone Lima (pivô - Santo André)

Maria Cristina (ala/pivô - Uberaba)

Janeth Arcain (ala - Ourinhos)

Gislaine Paulino, a Gigi (ala/armadora -Santo André)

Vanessa Gattei (armadora - Uberaba)



SANTO ANDRÉ DERROTA UBERABA E FICA A UMA VITÓRIA DA SEMIFINAL

Pela terceira rodada das quartas-de-final (melhor de cinco jogos) do 7º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, o Santo André derrotou o Sírio/Black&Decker/Uberaba por 79 a 78 na prorrogação (71 a 71 no tempo normal e 51 a 41 no primeiro tempo), em Uberaba, com 25 pontos da cestinha Gislaine. Com esse resultado, a equipe paulista lidera o playoff por dois a um e só precisa de mais uma vitória para disputar a semifinal contra o Unimed/Americana. Já o time mineiro tem que ganhar os dois próximos jogos para ir à semifinal.

— Foi uma partida muito disputada e decidida nos detalhes. Felizmente, converti os últimos dois lances-livres quando o placar estava 78 a 77 para Uberaba e assegurei a vitória de Santo André. Para o quarto jogo precisamos manter a concentração, melhorar a defesa e arremessar no melhor momento — explicou a armadora Gislaine, de Santo André.


Sírio/Black&Decker/Uberaba x Santo André – Ginásio do Jockey Club

1º Período: 19 x 28
2º Período: 41 x 51 (Placar final)
Cestinhas: Maria (UBER) 14pts e Gislaine (SANTO) 16pts
3º Período: 58 x 64
4º Período: 71 x 71
Prorrogação: 78 x 79 (Placar final)
Cestinhas: Maria e Gattei (UBER) 17pts e Gislaine (SANTO) 25pts
árbitros: Joaquins Feitosa (DF) e Wilton Domingos (DF)
OURINHOS VENCE GUARU E ENFRENTA SÃO CAETANO NA SEMIFINAL



Pela terceira rodada das quartas-de-final (melhor de cinco jogos) do 7º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, o FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos venceu o São Paulo FC/Guaru por 85 a 65 (42 a 31 no primeiro tempo), em Guarulhos, com 33 pontos e 13 rebotes da cestinha Janeth. Com esse resultado, Ourinhos fechou a série em três a zero e irá enfrentar na semifinal o Santa Maria/São Caetano, segundo colocado na fase de classificação.
No outro confronto das quartas-de-final, Sírio/Black&Decker/Uberaba e Santo André estão empatando em um a um. O terceiro jogo acontece neste domingo, em Uberaba (15h30). O vencedor da série enfrenta na semifinal o Unimed/Americana, atual campeão brasileiro e melhor campanha na primeira fase.

— A equipe jogou determinada desde o primeiro jogo e isso foi fundamental para fecharmos a série e conseguir a vaga na próxima fase. Na semifinal contra São Caetano serão jogos difíceis e equilibrados. Precisamos ter um novo ânimo e mais vontade para superar o adversário e ir em busca do título inédito para Ourinhos — disse a ala Janeth, de Ourinhos.

São Paulo FC/Guaru 65 x 85 FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos – Gin. João do Pulo

1º Período: 17 x 20
2º Período: 31 x 42 (Placar final)
Cestinhas: Palmira (GUARU) 10pts e Janeth (OURI) 16pts
3º Período: 52 x 61
4º Período: 65 x 85 (Placar final)
Cestinhas: Palmira (GUARU) 17pts e Janeth (OURI) 33pts
árbitros: Fátima Aparecida (SP) e Jonas Pereira (SP)
Brasileira em destaque na NCAA



A brasileira Tatiana Conceição é um dos destaque na NCAA, liga norte-americana universitária de grande prestígio.

A brasileira, ainda junior, é a sexta maior pontuadora da liga, com médias de 20,6 pontos por jogo e nona em recuperações (3,1 por jogo). Ainda registra 5 rebotes e duas assistências por partida.




Desde o início da temporada, Tatiana já ganhou por três vezes o título de "Novata da Semana" e ainda eleita para a Seleção da Semana.

Tatiana joga na Southeast Missouri State University.

Que cocê foi fazer no mato?

O técnico Antônio Carlos Barbosa está desbancando adversários de peso e segue, com folga, liderando a preferência dos leitores do blog para ganhar o Prêmio Abacaxi 2004.

Mas aproveitando a lembrança de Barbosa, o técnico - sem assistentes - com garantia até a Copa de 2006, fez escola. Seu companheiro Lula Ferreira, treinador da masculina e técnico do COC, descolou um bico. Será secretário de Esportes de Ribeirão Preto. À imprensa ainda disse que o trabalho na seleção era " uma coisa pontual". Pra quem não se lembra, Barbosa foi o pioneiro nessa sandice, ao querer acumular em ano olímpico/eleitoral o comando da seleção feminina e a candidatura à prefeitura de Bauru.

E para encerrar, a pergunta que não quer calar:

O que Barbosa fazia na assinatura do contrato da Eletrobrás com a seleção masculina?


Maria Chiquinha, a maliciosa parceria entre Geysa Bôscoli, tio do bossanovista Ronaldo, e Guilherme Figueiredo, irmão intelectual do último presidente-general da ditadura, João Figueiredo, regravada em 1991 por Sandy & Junior.


a) Ele precisava cortar lenha

b) Ele tava com a filha de Sá Dona

c) Ele tava comendo jamelão


Espanha: Barcelona perde a terceira consecutiva

Encerrando a primeira fase da Liga Espanhola, o Barcelona das brasileiras Helen e Érika sofreu seu terceiro revés consecutivo. Perdeu para o Salamanca, campeão do turno, com apenas 1 derrota. O jogo terminou em 68 a 65.

Para o seguimento do campeonato, o Salamanca estará desfalcado de um dos seu principais destaques, a americana Vanessa Hayden, que deixa a Espanha.

Érika permanece como reserva. (Será que o técnico do Barça é parente do Barbosa?) Mas jogou 27 minutos, e foi a cestinha: 21 pontos, 14 rebotes e 3 recuperações. Helen marcou 7 pontos e 4 assistências em 30 minutos. O maior destaque do adversário foi Tamika Withmore, com 27 pontos.

O desempenho de Érika lhe deu mais uma vez um lugar na seleção da semana da Liga.

O Barcelona acaba o turno na segunda colocação.

Atrás, vem o Ros Casares (de Valdemoro).

Na quarta posição, está o Hondarribia, da nossa Maria Helena Cardoso, que perdeu para o Canarias por 84 a 75.

O Celta, de Leila Sobral, venceu ontem o Acinas, por 82 a 76. Leila foi a cestinha da partida, com 24 pontos e 4 rebotes. A vitória deixou o time da brasileira na oitava colocação e ainda garantiu-lhe a vaga na Copa da Rainha.

Equipes qualificadas para a Copa da Rainha: Salamanca, Barcelona, Valência, Hondarribia, Canarias, Estudiantes, Zaragoza e Celta.

O returno do Espanhol começa em 15 de janeiro.
Ourinhos perto das semifinais

O segundo jogo dos play off’s quartas de finais entre Fio/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos e São Paulo/Guaru foi muito diferente do primeiro jogo. O time do técnico Vendramini não encontrou a mesma facilidade para derrotar o adversário. No primeiro tempo o time da casa não conseguiu abrir dez pontos, a equipe da capital contou com uma pontaria certeira da linha dos três e conseguiu manter a proximidade no placar. No terceiro período Ourinhos impôs uma marcação forte, facilitando as jogadas rápidas de transição, que são características do atual campeão paulista. O time chegou a estar vencendo por vinte e cinco pontos de diferença, mas terminou o jogo com o placar em 88x69.

Para a ala/pivô Millene houve, nos dois primeiros períodos, uma acomodação natural por parte das jogadoras.

- O time não entrou com a mesma determinação que no dia anterior. Nós já sabíamos que elas estariam mordidas pelo placar de ontem, mas demos uma esmorecida no começo, nos recuperamos no terceiro quarto e conseguimos terminar o jogo com uma diferença de dezenove pontos – disse a jogadora.

Agora o Fio/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos precisa de mais uma vitória para garantir a vaga nas semifinais. Esse resultado deixou as jogadoras Ourinhense muito confiante para a próxima partida, no domingo, em Guarulhos.

- Para domingo vamos com o intuito de ganhar o jogo e garantir a classificação para as semifinais, para ter um bom natal e ano novo – comenta Millene.

A equipe Ourinhense viaja neste sábado para Guarulhos, onde jogará no domingo ás 13h00 com transmissão ao vivo pela Sportv. No outro jogo do play off a equipe de Santo André ser reabilitou em casa e venceu o time de Uberaba (73x67). No próximo domingo ás 15h30 Santo André jogará em Uberaba, contra o time local.


Fonte: Técnico Vendramini



Unimes/Fupes/LSB conquista o bicampeonato estadual de basquete

Com uma grande atuação da armadora Adriana – cestinha do jogo com 27 pontos – a equipe adulta feminina da Unimes/Fupes/LSB conquistou o título do Campeonato Estadual de Basquete da Divisão Especial, Série A-2, ao derrotar a Unimep/Amhpla/Selam por 96 a 92. O jogo, realizado na noite de quinta-feira (16) no Ginásio Municipal Antônio Guenaga, apresentou elevado nível técnico e muita emoção, sendo decidido apenas nos segundos finais com a terceira vitória consecutiva do time santista diante da representação de Piracicaba.

“Foi uma vitória do grupo que soube superar uma série de dificuldades ao longo de toda a temporada, e mostrou muita união para chegar ao título”, afirmou, visivelmente emocionada, a técnica Carmen Lúcia Fernandes. “É natural que tivemos alguns destaques individuais durante os jogos finais, mas todo o elenco esteve unido, quem jogava e quem ficava no banco, todas com um único objetivo: a vitória. E o resultado provou que a determinação dessas meninas poderá levá-las a outras conquistas”.

Para a técnica de Piracicaba, a ex-jogadora Branca Gonçalves, o time santista fez por merecer a conquista do título estadual. “Foi um grande jogo, digno de uma final e que reuniu as duas melhores equipes estaduais da Série A-2. O resultado premiou o trabalho da Carmen e de suas meninas, que mostraram muita evolução em todo o campeonato”, afirmou. “Para nós fica o resultado negativo, mas temos que prosseguir com esse trabalho iniciado há dez meses, afinal, nosso projeto visa resgatar a tradição do basquete feminino de Piracicaba, que há oito anos estava desativado”.

Ao final da partida a capitã Rosa, do time santista, recebeu o troféu de campeã e comandou a volta olímpica no ginásio municipal. A alegria estampada pelas atletas motivou o grande público que assistiu ao jogo decisivo e que, munido de balões de gás, prestou uma justa e barulhenta homenagem ao time campeão estadual de basquete feminino, feito que havia sido conquistado também em 2002. A pivô Fabiana, de Santos, foi a atleta que apresentou o melhor índice de pontuação em todo o campeonato estadual.

O JOGO

Unimes/Fupes/LSB e Unimep/Amhpla/Selam realizaram um jogo de elevado nível técnico no quarto e decisivo encontro do play-off do estadual feminino.

A equipe de Piracicaba entrou em quadra decidida em buscar o empate – Santos vencia a série melhor de cinco jogos por 2 a 1 – e imprimiu um ritmo veloz nos dois primeiros quartos, chegando a estabelecer uma vantagem no marcador de 13 pontos: 30 a 17. Com chutes precisos de meia e longa distância a equipe de Piracicaba dominava as ações ofensivas e exercia forte poder de marcação anulando as ações do time santista.

A partir do terceiro quarto a Unimes/Fupes/LSB passou a equilibrar as ações em quadra e foi tirando a diferença no marcador até empatar em 67 a 67 e fechar a série com um ponto de vantagem: 73 a 72. Nos dez minutos finais o jogo apresentou um volume ofensivo muito grande dos dois times e a decisão aconteceu apenas nos segundos finais.

Com suas principais jogadoras “penduradas” com quatro faltas – a quinta falta elimina a atleta de quadra – a equipe de Piracicaba foi obrigada a relaxar a marcação individual, o que permitiu a pequena armadora santista Adriana, de apenas 1,61 de altura, surgir como o grande destaque técnico do jogo. Imprimindo velocidade nos ataques pelo meio, Adriana converteu pontos importantes que proporcionaram a virada no marcador e ainda sofreu faltas que eliminaram a pivô Kelly Cota e a ala Aninha, duas das principais finalizadoras do time de Piracicaba.

Restando 47 segundos para o final da partida o placar apresentava a vantagem de apenas dois pontos para Santos – 94 a 92 – e após sofrer falta na entrada do garrafão Adriana desperdiçou dois lances livres. No ataque seguinte o time de Piracicaba também não foi feliz na conclusão e permitiu o contra-ataque veloz de Adriana que aumentou para 96 a 92. Nos dez segundos finais o time de Piracicaba montou um esquema para tentar uma cesta de três pontos, mas a defesa santista impediu o arremesso e a vitória foi assegurada com muita festa.

Jogaram e marcaram: Unimes/Fupes/LSB – Adriana (27), Karen, Cida, Sabrina (2), Joana (10), Daniela (1), Rosa (23), Fabiana (22), Celemar, Janaína (3), Josi e Denise (7). Técnica – Carmen Lúcia Fernandes.

Unimep/Amhpla/Selam – Ângela (10), Lico (8), Fabi (20), Lelê, Paula (12), Gra (8), Lili (4), Vanvan, Michele, Fernanda, Aninha (16) e Kelly Cota (14). Técnica – Branca Gonçalves.

Árbitros – Marcos Antônio de Matos Ferreira e Jonas de Carlo Pereira.


Fonte: Prefeitura de Santos

Sírio perde e tenta decidir playoffs em casa

O Sírio/Black&Decker não conseguiu repetir a boa atuação do primeiro jogo contra Santo André (SP) pelos playoffs do Nacional de Basquete e perdeu ontem à noite, para o time paulista, por 73 a 67. Com a derrota, a série melhor de cinco ficou empatada em 1 a 1. Amanhã, o time uberabense joga em Uberaba, às 15h30, e tenta a segunda vitória. Se conseguir, poderá se classificar para as semifinais da competição na segunda-feira, no quarto jogo destas quartas-de-final.

Já imaginando a possibilidade de ir à próxima fase do torneio, onde enfrentaria Americana (SP), o Sírio quer vencer de qualquer jeito os dois jogos contra Santo André, no ginásio do Jockey. Para isso, conta com o apoio da torcida, sua principal aliada na primeira fase do certame.

Outra ajuda que o técnico do Sírio espera ter amanhã é a presença, em quadra, das titulares, que apesar de cansadas prometem não decepcionar. A armadora Gattei e a ala-armadora Roberta, que jogaram durante quase todo o tempo nas duas primeiras partidas, caíram de rendimento no final dos dois duelos, mas garantem estar recuperadas para o próximo, já que sabem da importância delas para a formação.

Afinal de contas, ontem, Roberta foi a cestinha do desafio, com 24 pontos. Ela ainda conseguiu 4 rebotes, 2 recuperações de bola e uma assistência. Gattei não teve o mesmo desempenho, mas mesmo assim pegou 5 rebotes, fez 3 assistências, 3 recuperações de bola, 1 bloqueio e marcou 4 pontos.

Apesar da derrota para Santo André, o técnico do time de Uberaba, Édson Ferreto, teve pelo menos dois motivos para comemorar: a boa atuação da pivô Gorda e a melhora de rendimento da pivô Ana Lúcia. No embate marcado pelo equilíbrio, Gorda fez 10 pontos e conquistou 8 rebotes, enquanto Ana Lúcia marcou 11 pontos e teve 7 rebotes. Apesar disso, as adversárias dominaram o desafio e estiveram na frente o tempo todo.

Pelo lado da equipe do ABC paulista, o maior destaque foi Gislaine, que terminou a apresentação com 23 pontos e foi a segunda que mais marcou. Ela ainda conseguiu 2 rebotes, 2 recuperações de bola e 3 assistências. Enquanto isso, a cestinha do Nacional, pivô Kátia, mais uma vez teve atuação discreta: fez somente 13 pontos, e não conseguiu nenhuma recuperação de bola.


Fonte: Jornal da Manhã
Branca fica se Unimep disputar a Série A-1

Para técnica piracicabana, seria uma frustração muito grande deixar de participar da elite do Campeonato Paulista após o time ter conquistado a vaga na quadra



O dia seguinte após a derrota diante do Vasco/LSB/Fupes serviu de reflexão para as atletas e e a técnica da Unimep/Amhpla/Selam, Maria Angélica Gonçalves, a Branca. O futuro do time para a A-1 de 2005 e os erros que deixaram o título escapar estavam na pauta das discussões ontem. Branca deixa claro que fica na Unimep desde que o time participe da A-1 em 2005. "Agora é hora de ver nossas condições para participar da 1ª Divisão".
Ex-jogadora da seleção brasileira, a treinadora não imagina, após o grupo ganhar vaga na elite, ficar fora da competição. Mas ela salienta que será preciso investir no elenco com pelo mais duas jogadoras, além de infra-estrutura de viagens, estadia e pagamento de arbitragem. A FPB (Federação Paulista de Basquete) já prometeu bancar parte da taxa de arbitragem em 2005, segundo Branca.
O time da Unimep perdeu o título anteontem, em Santos, e ficou com o vice-campeonato Paulista Feminino da Série A-2. A equipe foi derrotada por 96 a 92.
Na análise da técnica Branca, a derrota em casa, no sábado passado, foi o diferencial na disputa pelo título. Com o revés, a equipe se sujeitou aos riscos da pressão de ter que vencer fora de seus domínios.
"O jogo da decisão foi excepcional, mas o time deixou de fazer a lição de casa quando jogou em Piracicaba". A equipe de Santos fechou a série melhor-de-cinco do playoff com três vitórias e apenas uma derrota.
Para a lateral Ângela, o time pecou nos lances livres. "Erramos muito lances que podem decidir uma partida. Jogamos com garra, mas detalhes nos tiraram o título. Mas é importante frisar que o time estará mais experiente para a A-1 de 2005", disse.
A ala Fabi disse que o time de Santos sofreu poucas modificações nos últimos três anos e tem um elenco mais entrosado. "Nós estamos juntas há dez meses e conseguimos subir para a 1ª Divisão e chegar à decisão do título", disse a jogadora.
Branca disse ainda que a trajetória do time foi positiva porque a equipe formada há menos de um ano conquistou o vice-campeonato paulista, garantiu a medalha de ouro nos Jogos Regionais de Jaú e foi campeã da Liga Regional em junho. Nos Abertos de Barretos ficou em quarto lugar após perder também para o algoz Santos.
A expectativa a partir de fevereiro é atrair mais patrocinadores para a temporada na A-1. "Em 2004 encontramos dificuldades e recebemos muitos "nãos", mas não vamos abandonar nossos objetivos. Vamos fazer um balanço do ano, da dedicação da comissão técnica, das atletas e dos apoios", disse.
A presidente da Associação Desportiva Unimep, Ilda Borges Gonçalves, mãe de Branca, disse ontem que para 2005 serão necessários pelo menos mais três reforços para a 1ª Divisão.


Fonte: Jornal de Piracicaba
São Caetano curte a boa fase à espera da semifinal do Nacional

Raphael Ramos
Especial para o Diário


Enquanto os adversários medem força nas quartas-de-final do Nacional Feminino de Basquete até o fim do ano, o Santa Maria/ São Caetano curte uma fase de treinamentos light, com ênfase no condicionamento físico e nos trabalhos técnicos e táticos. Azarão, o time do Grande ABC desbancou equipes tradicionais como Ourinhos e a vizinha Santo André e terminou a primeira fase do Nacional como vice-líder, atrás de Americana. Com uma campanha de 11 vitórias e três derrotas, o Santa Maria/ São Caetano garantiu antecipadamente vaga nas semifinais do torneio, em janeiro. O time teve o mesmo número de pontos de Ourinhos, mas levou vantagem no confronto direto.

Sem estrelas e desfalcada de sua principal revelação (a pivô Flávia transferiu-se para a Itália), a equipe tornou-se a grande surpresa da competição e terá, a partir do próximo mês, o desafio de manter a boa companha da fase classificatória – basta segurar a invencibilidade dentro de casa que garante o vice-campeonato. Mesmo em caso de derrota em seus próximos jogos, iguala a sua melhor classificação no Nacional, um quarto lugar, obtido ano passado.

Agora, os rivais quebram a cabeça para entender o sucesso de São Caetano, enquanto o técnico Norberto Silva, o Borracha, tem a receita na ponta da língua. "Mesmo com um grupo heterogêneo, com meninas com mais de 30 anos e outras com 20, conseguimos montar uma equipe coesa e equilibrada em todos os setores. As diferenças se somam e temos um time completo", disse.

E os números comprovam a tese de Borracha. Apenas Aide, 32 anos, está na lista das 20 maiores cestinhas do campeonato, com média de 17,5 pontos por partida. As outras nove jogadoras da equipe possuem média que oscila entre 2,6 e 9,2.

O técnico também aponta a defesa como outro ponto forte de seu time – na estatística do campeonato, São Caetano é a terceira equipe que menos sofre cestas. "Com uma marcação forte, conseguimos forçar mais os erros do adversário e isso favorece nosso contra-ataque", afirmou.

Quartas – Nesta sexta, Santo André derrotou Uberaba por 73 a 67 e empatou em 1 a 1 a série melhor-de-cinco das quartas-de-final. Na outra chave, Ourinhos bateu São Paulo/ Guaru por 88 a 69 e abriu 2 a 0 de vantagem.

Time tem dois pilares em quadra

Especial para o Diário

A formação tática do Santa Maria/ São Caetano se estrutura em dois pilares de referência em quadra. Aide, a cestinha, e Fabianna, a líder em assistência e roubos de bola.

Fabianna, 22 anos, é a quarta melhor do Nacional em número de passes que resultam em cestas, com uma média de 4,1 por partida. No quesito recuperação de bola, é a sexta, com 2,4.

Paulista, a atleta se formou no basquete carioca. No Rio, defendeu o Barra da Tijuca, o ACF/ Campos e o Fluminense, clube no qual conquistou o Nacional de 1998. Na seleção juvenil, foi campeã Sul-Americana, medalha de bronze da Copa América e sétima colocada no Mundial. Pela Sub-21, levou a prata na Copa América e no Mundial.

Em São Caetano desde o ano passado, ainda mantém o sotaque e o estilo carioca de jogar. Se diz "cansada" de disputar quartas-de-final e agora, como já está classificada para a semifinal, curte as folgas no ginásio Prefeito Celso Daniel, onde assiste às partidas do rival Santo André diante do Uberaba. "Apesar de ficarmos quase um mês sem jogar, não podemos perder o foco", disse.

Fonte: Diário do Grande ABC

sexta-feira, 17 de dezembro de 2004

OURINHOS E SANTO ANDRÉ VENCEM NA 2ª RODADA DAS QUARTAS-DE-FINAL


Rio de Janeiro – Pela segunda rodada das quartas-de-final (melhor de cinco jogos) do 7º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, o FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos ganhou do São Paulo FC/Guaru por 88 a 69 (40 a 34 no primeiro tempo), em Ourinhos, com 29 pontos da cestinha Janeth. Na outra partida, o Santo André venceu o Sírio/Black&Decker/Uberaba por 73 a 67 (38 a 38). As cestinhas foram Roberta, de Uberaba, e Gislaine, de Santo André, com 24 e 23 pontos, respectivamente.

Com esses resultados, Ourinhos lidera o playoff por dois a zero e só precisa de mais uma vitória para garantir a vaga na semifinal. Na outra série, Santo André e Uberaba estão empatados em um a um. A terceira rodada será disputada neste domingo com Guaru x Ourinhos, em Guarulhos (13h), com transmissão ao vivo do SPORTV; e Uberaba x Santo André, em Uberaba (15h30).

— Vencemos os dois jogos em casa e vamos tentar fechar a série no domingo em Guarulhos. Não existe essa história de favoritismo, precisamos manter a mesma determinação para ganhar a terceira partida e nos classificarmos para a semifinal — disse a ala Janeth, de Ourinhos.

— Nada está perdido. As duas derrotas que sofremos foram mais pelos nossos erros, principalmente na defesa. Para reverter essa desvantagem temos que jogar com mais disposição e acreditar no nosso potencial — afirmou a ala Palmira, de Guaru.

As equipes do Unimed/Americana, primeira colocada com 26 pontos (12 vitórias e duas derrotas), e do Santa Maria/São Caetano, segunda colocada com 25 pontos (11 vitórias e 3 derrotas), já estão classificadas para a fase semifinal no mês de janeiro.

QUARTAS-DE-FINAL


2ª Rodada – Sexta-feira (dia 17)


FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos 88 x 69 São Paulo FC/Guaru – Ginásio Monstrinho
(SPORTV – Ao vivo)
1º Período: 22 x 14
2º Período: 40 x 34 (Placar final)
Cestinhas: Janeth (OURI) 12pts e Palmira (GUARU) 12pts
3º Período: 69 x 50
4º Período: 88 x 69 (Placar final)
Cestinhas: Janeth (OURI) 29pts e Palmira (GUARU) 21pts
árbitros: Marco Antonio Ferreira (SP) e Jacob Barreto (SP)

Santo André 73 x 67 Sírio/Black&Decker/Uberaba – Ginásio do Parque Celso Daniel
1º Período: 22 x 15
2º Período: 38 x 38 (Placar final)
Cestinhas: Renata (SANTO) 9pts e Roberta (UBER) 19pts
3º Período: 51 x 47
4º Período: 73 x 67 (Placar final)
Cestinhas: Gislaine (SANTO) 23pts e Roberta (UBER) 24pts
árbitros: Marcelo Cardoso (RJ) e Maurício Serour (RJ)

Rainha do Café:

Janeth Arcain (ala - Ourinhos)


Seleção Capuccino:

Simone Lima (pivô - Santo André)

Lisdeivi Victores (pivô - Ourinhos)

Patrícia Oliveira, a Chuca (ala -Ourinhos)

Janeth Arcain (ala - Ourinhos)

Gislaine Paulino, a Gigi (armadora - Santo André)


Bolacha de Chocolate:

Roberta Lorencetti (ala - Uberaba)
JOGADORAS VOLTAM AO BRASIL DEPOIS DE DISPUTAR A 11ª RODADA DO CAMPEONATO ITALIANO DE BASQUETE


A 11ª rodada do turno do Campeonato Italiano de Basquete acontece neste fim-de-semana (18 e 19 de dezembro). Adrianinha, Alessandra Oliveira, Cíntia Tuiú, Kelly Santos e Micaela Jacintho disputam os últimos jogos da competição antes do recesso de fim de ano. As jogadoras só voltam às quadras nos dias 1º e 2 de janeiro de 2005 e aproveitam as férias para matar as saudades do Brasil.

Com oito vitórias e duas derrotas, o Famila Schio, da pivô Cíntia Tuiú, está na vice-liderança do Campeonato Italiano. O time quer manter a boa campanha e vencer o Basket Spezia Club neste domingo (19 de dezembro), às 14h (horário de Brasília).

- Esperamos terminar bem essa fase. Jogamos contra o Spezia no domingo (19 de dezembro) e não vai ser uma partida fácil. É uma equipe perigosa e joga em casa. Temos que manter a concentração, o que é difícil porque estamos perto da folga de final de ano. Mas não podemos perder essa vantagem que conquistamos na classificação - garante Cíntia Tuiú.

Neste domingo (19 de dezembro), às 14h (horário de Brasília), o Penta Faenza, da armadora Adrianinha, joga em casa contra o Cras Taranto. Na rodada passada (12 de dezembro), a equipe da brasileira perdeu para o Ares Ribera por 68 a 62 e caiu do segundo para o terceiro lugar na competição, com oito vitórias e duas derrotas.

- Sofremos uma derrota inesperada na rodada passada. Tivemos um rendimento diferente do que estávamos apresentando. Acho que o grupo sentiu o cansaço. A equipe perdeu pontos e está cheia de vontade de vencer. Esse último jogo do ano é fundamental. Temos que ganhar e garantir a nossa participação na Copa da Itália, competição que reúne os seis melhores times na classificação do Campeonato Italiano até o final de dezembro, disputada em janeiro de 2005 - explica Adrianinha, capitã do Penta Faenza.

A 11ª rodada do Campeonato Italiano de Basquete também vai ter um duelo de brasileiras. No domingo (19 de dezembro), o Pool Comense, da ala Micaela Jacintho, joga contra o Cari Chieti, da pivô Kelly Santos, às 14h (horário de Brasília), em Como.

Somando sete vitórias e três derrotas, o Pool Comense está em quinto lugar na classificação. O Cari Chieti é o 13º colocado, com três vitórias e sete derrotas.

Kelly teve um ótimo desempenho na rodada passada (12 de dezembro), na vitória do Cari Chieti contra o Copra Alessandria por 83 a 65. A pivô fez um double-double, com 25 pontos e dez rebotes, e foi uma das cestinhas da partida.

- Neste domingo (19 de dezembro), vamos jogar contra o atual campeão italiano, o Pool Comense. É um dos times favoritos ao título e vamos entrar em quadra colocando pressão. Minha equipe é muito jovem. Eu acabo sofrendo uma marcação mais pesada. Temos que fazer uma boa defesa, aproveitar os contra-ataques e tentar surpreendê-las - afirma Kelly.

- Não podemos nos desconcentrar. Essa vitória é importante para o Pool Comense. Temos que tomar cuidado. Temos que jogar com atenção e marcar bem a Kelly, que está num bom momento na competição - opina Kaé.

O Reyer Venezia, de Alessandra Oliveira, enfrenta o Copra Alessandria, neste sábado (18 de dezembro), às 16h30 (horário de Brasília). O time da pivô brasileira tem sete vitórias e três derrotas e é o sexto colocado na classificação.
Apesar de ainda estar se recuperando de uma inflamação no pé, Alessandra deve entrar em quadra neste sábado (18 de dezembro). A jogadora começou a sentir dores na partida da Eurocopa FIBA contra o Coca Cola Rhonda Rebels, no dia 1º de dezembro.

- Ainda estou tratando da lesão no pé. Mas agora temos que pensar em fechar o ano com uma vitória. O nosso adversário, o Copra Alessandria, é o último colocado no Campeonato Italiano e ainda não venceu nenhum jogo. Mesmo assim, não podemos nos descuidar. Tudo pode acontecer. Temos que ter cautela porque precisamos melhorar a nossa posição na classificação - comenta Alessandra, capitã do Reyer Venezia.

Depois dos confrontos da 11ª rodada, as jogadoras entram de férias e viajam para o Brasil. As brasileiras desembarcam no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo. Adrianinha chega no dia 20 de dezembro, às 17h (horário de Brasília). Alessandra, no dia 21 de dezembro, às 7h (horário de Brasília). Micaela e Cíntia Tuiú desembarcam no dia 22 de dezembro - Kaé, às 6h (horário de Brasília), e Cíntia, às 8h30 (horário de Brasília). A 12ª rodada do turno do Campeonato Italiano de Basquete acontece nos dias 1º e 2 de janeiro de 2005.


TIME DE ADRIANINHA FAZ DOAÇÃO À INSTITUIÇÃO DE FRANCA


As jogadoras do time italiano Penta Faenza, da armadora Adrianinha, vão fazer uma doação a Caminhar, instituição que cuida de portadores de paralisia cerebral, localizada na cidade de Franca, em São Paulo. A equipe está doando a quantia que o clube gastaria com presentes de Natal para as atletas.

A idéia partiu da secretária do Penta Faenza, Bice Ferraresi, que colabora com um orfanato na África, chamado Casa Feliz, que atende mais de 1.400 crianças portadoras do vírus da Aids.

– Esse orfanato na África recebe uma grande colaboração do Brasil. Para o tratamento das crianças, são utilizados medicamentos brasileiros comprados a preço simbólico. Pensando nessa ajuda que o país oferece, achei que poderíamos fazer algo em troca. Passei a idéia para as jogadoras e para o presidente do Penta Faenza e foi 100% aceita. Todas resolveram reverter o dinheiro que seria gasto com presentes de Natal para ajudar uma instituição carente brasileira – conta Bice.

Adrianinha, capitã do Penta Faenza, recebeu a doação no encontro entre as atletas e os diretores do clube, realizado na última quarta-feira (15 de dezembro). A Associação das Famílias, Pessoas e Portadores de Paralisia Caminhar está precisando muito de auxílio financeiro.

– Estou feliz em poder colaborar com uma instituição de Franca, a cidade onde nasci. Sei que não é muito, mas já me sinto realizada em ser útil de alguma forma para essas pessoas que estão precisando de ajuda. Se hoje estamos numa posição mais privilegiada, não podemos deixar de olhar para aqueles que enfrentam tantas dificuldades – comenta Adrianinha.

A jogadora chega ao Brasil na próxima segunda-feira, dia 20 de dezembro. Na terça-feira (21 de dezembro), visita a Caminhar, em Franca.

Universo/Baeta: Paradas, atletas esperam ser liberadas para festas

Cinco dias depois da eliminação na primeira fase do Nacional de Basquete, as jogadoras do Universo/Tupynambás continuam descansando em Juiz de Fora, mas ainda não podem se considerar de férias. Elas esperam uma definição da direção da faculdade para relaxar de vez e rever suas famílias, afinal, nenhuma delas é da cidade.

As jogadoras, que já encerraram as atividades e, desde a última partida aproveitam o tempo para descansar, esperam que o treinador Luiz Bravo traga, do Rio de Janeiro, uma solução ainda esta semana. As atletas têm contrato até janeiro e vão ter que esperar o fim do campeonato para definir o futuro.

"Por enquanto, ainda somos atletas do Universo, precisamos esperar a definição deles e o fim do Brasileiro para saber onde vamos estar no próximo ano." afirma a armadora Karla, destaque da equipe. Xodó dos torcedores, ela retribui o carinho. "A torcida daqui foi ótima, apoiou e abraçou o time. Seria um prazer jogar em Juiz de Fora no ano que vem", se derrete.


Fonte: Tribuna de Minas
Sírio vence e tenta ampliar vantagem

Fernando Natálio

Tendo que esperar até o último segundo do jogo para comemorar, Sírio/Black&Decker venceu Santo André (SP) ontem à noite, por 61 a 58. Com a vitória, a equipe uberabense saiu na frente na série melhor de cinco partidas, válida pelos playoffs das quartas-de-final do Nacional de Basquete. Após a vitória, as meninas do Sírio iniciaram preparação para o segundo duelo com o clube paulista. A partida acontece hoje, às 19 horas, novamente em Santo André, e o Sírio pode aumentar a vantagem na disputa, fazer 2 a 0 e se aproximar de vaga na semifinal da competição.

No duelo de ontem, com mais uma atuação destacada da armadora Gattei, o time de Uberaba esteve à frente durante todo o tempo. Até o final do terceiro quarto, o placar apontava vantagem de 12 pontos para a agremiação de Gattei, cestinha do Sírio, com 18 pontos.

No último quarto, Santo André apertou a marcação no garrafão, passando a ganhar mais rebotes. Neutralizou os arremessos de fora de Gattei, que acertou 3 cestas de três pontos. O resultado da blitz paulista foi significativo: fez 23 pontos, enquanto o Sírio marcou somente 14. O clube do ABC acabou encostando no placar e, com a apresentação brilhante de Vivian, cestinha do confronto com 22 pontos, endureceu o desafio.

Nos minutos finais, a diferença, que chegou a ser de 14 pontos no intervalo entre o primeiro e segundo tempo, caiu para dois. Apesar disso, a equipe de Uberaba resistiu à pressão. Ajudada pela fraca atuação da estrela rival, a pivô Kátia - fez apenas 13 pontos -, o Sírio administrou o resultado nos últimos segundos, superando Santo André por três pontos.


Fonte: Jornal da Manhã
Unimep perde e fica com vice-campeonato da A-2

Time da técnica Branca perdeu, ontem, por 96 a 92 no quarto jogo do playoff, em Santos


A equipe da Unimep/Amhpla/Selam deixou escapar ontem a chance de disputar o título do Campeonato Paulista em Piracicaba. O time perdeu o quarto jogo da melhor-de-cinco contra o Vasco/LSB/Fupes por 96 a 92 (51 a 54), em Santos, e ficou com o vice-campeonato da temporada 2004. Santos ficou com o título porque venceu três partidas enquanto a Unimep venceu apenas um jogo.
A cestinha da partida foi a armadora Adriana do Vasco que fez 27 pontos sendo a grande responsável pela vitória da equipe comandada pela técnica Carmem Fernandes. Do lado da Unimep, Fabi fez 20 pontos, Kelly fez 16 e Ana marcou 14.
A Unimep voltou a apresentar um basquetebol com bastante aplicação ontem à noite no Ginásio do Rebouças. Diferente das duas partidas anteriores e que também saiu derrotada, o time comandado pela técnica Maria Angélica Gonçalves, a Branca, melhorou no setor defensivo e soube trabalhar mais a bola no ataque aproveitando os lances livres e evitando, com isso, um bombardeio de contra-ataques da adversária.
A técnica Branca parabenizou a equipe e lembrou que a arbitragem chegou a ser "muito rigorosa" no jogo. "Foi um jogo importante e a arbitragem foi severa marcando muitas faltas. Três jogadoras minhas foram afastadas com cinco faltas contra somente uma jogadora afastada de Santos", disse.
Branca viu evoluções no elenco. "Melhoramos nos rebotes, nos lances livres. Foi uma pena perder essa partida, uma grande pena", lamentou a ex-jogadora da Seleção Brasileira e da própria Unimep que, por telefone, não conteve as lágrimas. Com ela e sua irmã Paula, o time da Unimep havia ficado campeão em 1994 da A-1 contra a Ponte Preta.
Para Branca, a decisão ocorreu no último quarto de partida quando a armadora Adriana fez a diferença para o Vasco. "Também perdi a Lico e a Kelly por causa das faltas no último quarto. Isso nos prejudicou muito", disse.
A treinadora da Unimep também reclamou das condições em que o time ficou no alojamento do Rebouças. Ela contou que de madrugada houve estouro de rojões e que durante todo o dia houve um evento no ginásio tornando impossível qualquer descanso da equipe. A técnica disse que a recepção para o Vasco nos dois primeiros jogos em Piracicaba foi muito diferente. "Mas o time deles foi merecedor da vitória", disse. Para a técnica, a derrota em casa, sábado passado, fez a diferença nesse playoff.

FUTURO - Branca disse ontem que o vice-campeonato não desabona o trabalho que a equipe fez nos últimos dez meses. "O time trabalhou com dedicação e transparência. Agora vamos sentar com a diretoria e planejar as coisas para o ano que vem quando disputaremos a 1ª Divisão", disse. A técnica frisou que precisa de pelo menos mais dois reforços e que a intenção é só ficar no clube se o time disputar a A-1.
O time viajaria ainda ontem à noite para Piracicaba. Amanhã está prevista uma confraternização entre a comissão técnica e as atletas. O elenco entra em férias e retorna na primeira quinzena de fevereiro.


Fonte: Jornal de Piracicaba
UBERABA E OURINHOS SAEM NA FRENTE NAS QUARTAS-DE-FINAL

Pela primeira rodada das quartas-de-final (melhor de cinco jogos) do 7º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, o Sírio/Black&Decker/Uberaba ganhou do Santo André por 61 a 58 (38 a 24 no primeiro tempo), em Santo André. Jogando em casa, o FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos derrotou o São Paulo FC/Guaru por 103 a 66 (56 a 31). Com esses resultados, Uberaba e Ourinhos vencem as séries por um a zero. A segunda rodada será disputada nesta sexta-feira com Santo André x Uberaba, em Santo André (19h); e Ourinhos x Guaru, em Ourinhos (19h), com transmissão ao vivo do SPORTV. Ourinhos e Santo André têm a vantagem de jogar três vezes em casa (1ª, 2ª e 5ª partidas) por terem feito a melhor campanha na fase de classificação.

— Uma vitória no primeiro jogo é muito importante. Conquistamos uma vantagem, mas não existe nada definido. Amanhã será outro jogo e estamos preparadas para o que der e vier – comentou a armadora Gattei, do Uberaba.

— Nossa equipe fez uma boa marcação, principalmente sobre as pivôs de Santo André. Temos poucas opções de troca, o que resultou no cansaço da nossa equipe, que não fez um bom segundo tempo – frisou o técnico Edson Ferreto, do Uberaba.

As equipes do Unimed/Americana, primeira colocada com 26 pontos (12 vitórias e duas derrotas), e do Santa Maria/São Caetano, segunda colocada com 25 pontos (11 vitórias e 3 derrotas), já estão classificadas para a fase semifinal no mês de janeiro.

QUARTAS-DE-FINAL
1ª Rodada – Quinta-feira (dia 16)
Santo André 58 x 61 Sírio/Black&Decker/Uberaba – Ginásio do Parque Celso Daniel
(SPORTV – Ao vivo)
1º Período: 14 x 21
2º Período: 24 x 38 (Placar final)
Cestinhas: Kátia (SANTO) 11pts e Gattei (UBER) 14pts
3º Período: 35 x 47
4º Período: 58 x 61 (Placar final)
Cestinhas: Vivian (SANTO) 22pts e Gattei (UBER) 18pts
árbitros: Fátima Aparecida (SP) e Luciano Ribeiro (MG)

FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos 103 x 66 São Paulo FC/Guaru – Ginásio Monstrinho
1º Período: 30 x 14
2º Período: 56 x 31 (Placar final)
Cestinhas: Chuca (OURI) 10pts e Pontello (GUARU) 10pts
3º Período: 78 x 49
4º Período: 103 x 66 (Placar final)
Cestinhas: Chuca e Millene (OURI) 14pts e Pontello (GUARU) 20pts
árbitros: Sérgio Pacheco (SP) e Andréia Regina (SP)

2ª Rodada – Sexta-feira (dia 17)
19h00 – FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos x São Paulo FC/Guaru – Ginásio Monstrinho
(SPORTV – Ao vivo)
árbitros: Marco Antonio Ferreira (SP) e Jacob Barreto (SP)
19h00 – Santo André x Sírio/Black&Decker/Uberaba – Ginásio do Parque Celso Daniel
árbitros: Marcelo Cardoso (RJ) e Maurício Serour (RJ)

3ª Rodada – Domingo (dia 19)
13h00 – São Paulo FC/Guaru x FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos – Gin. João do Pulo
(SPORTV – Ao vivo)
árbitros: Fátima Aparecida (SP) e Jonas Pereira (SP)
15h30 – Sírio/Black&Decker/Uberaba x Santo André – Ginásio do Jockey Club
árbitros: Joaquins Feitosa (DF) e Wilton Domingos (DF)

4ª Rodada – Segunda-feira (dia 20) – SE NECESSÁRIO
20h00 – São Paulo FC/Guaru x FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos – Gin. João do Pulo
árbitros: Marcos Benito (SP) e Lupércio Cardoso (SP)
20h00 – Sírio/Black&Decker/Uberaba x Santo André – Ginásio do Jockey Club
árbitros: Marcelo Cardoso (RJ) e Maurício Serour (RJ)

5ª Rodada – Quarta-feira (dia 22) – SE NECESSÁRIO
20h00 – FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos x São Paulo FC/Guaru – Gin. Monstrinho
20h00 – Santo André x Sírio/Black&Decker/Uberaba – Ginásio do Parque Celso Daniel

FASE SEMIFINAL
Unimed/Americana x Vencedor de Santo André x Uberaba
Santa Maria/São Caetano x Vencedor de Ourinhos x Guaru


Rainha do Café:

Patrícia Oliveira, a Chuca (ala - Ourinhos)


Seleção Capuccino:

Simone Pontello (pivô - São Paulo/Guaru)

Millene Machado (ala-pivô - Ourinhos)

Patrícia Oliveira, a Chuca (ala -Ourinhos)

Vívian Lopes (ala/armadora - Santo André)

Vanessa Gattei (armadora - Uberaba)



quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

Basquete feminino abre quartas-de-final

São Paulo - As quartas-de-final do Campeonato Nacional Feminino de Basquete, em séries melhor-de-cinco jogos, começam nesta quinta-feira, com duas partidas. Em Santo André, o jovem time do ABC, com média de 19 anos, comandado pela técnica Laís Elena Aranha, recebe o Sírio/Black&Decker/Uberaba às 18h30, com transmissão da SporTV.

Na temporada passada, Santo André não chegou às semifinais. Para esta temporada, porém, o time foi reforçado por atletas juvenis, além de trabalhar mais em conjunto. “As meninas estão motivadas e em busca do mesmo objetivo que é chegar à semifinal. Uma vitória dentro de casa será fundamental para o time ganhar confiança”, explicou Laís.

Santo André terminou a primeira fase na quarta posição, atrás de Ourinhos. E Uberaba ficou em quinto. Laís aposta na defesa de seu time para anular a velocidade do contra-ataque adversário. “Nossa dupla de pivôs, Kátia e Simone, está muito bem na defesa”, disse a técnica.

Essa dupla é a maior preocupação do técnico de Uberaba, Edson Ferreto: “Queremos reverter a vantagem de Santo André, vencendo pelo menos um jogo na casa deles. Além de ter um conjunto forte, as pivôs Simone e Kátia vêm fazendo um excelente campeonato. Temos de redobrar a atenção debaixo da cesta para não deixá-las dominar a partida.”

Outro jogo - Às 20 horas desta quinta-feira, o Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos enfrenta a Guaru/São Paulo, em Ourinhos. Para o técnico do time da casa, Antônio Carlos Vendramini, o mais importante é o time se manter concentrado. “Todos estão nas mesmas condições de vencer. Em playoffs, precisamos pensar em cada partida como se fosse uma final”, ensinou.

A Unimed/Americana, primeira colocada na primeira fase com 26 pontos, e a Santa Maria/São Caetano, segunda colocada com 25 pontos, já estão classificadas para a fase semifinal, em janeiro.

Glenda Carqueijo


Fonte: O Estado de São Paulo