Mostrando postagens com marcador Londrina. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Londrina. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Com quatro atletas de Londrina, Paraná fica com título Sul-Brasileiro Sub-14

A seleção do Paraná de basquete feminino sagrou se campeã do 1º Campeonato Sul Brasileiro de Seleções sub-14, realizado na cidade de Fazenda Rio Grande no Paraná. A equipe formada pelas melhores atletas da categoria no estado contava com quatro atletas da equipe LONDRINA/ COLÉGIO PORTINARI/ IATE CLUBE , Rafaela Piassa, Gabriela Gionco, Thamires Nunes e Maria Paula Albiero além do técnico Paulo Vasconcelos que foi auxiliar técnico na seleção do estado.

A equipe do Paraná enfrentou as seleções do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espirito Santo, seleção convidada. A conquista do título veio após a vitória na manhã de domingo sobre a seleção de Santa Catarina, terceira colocada, pelo placar de 54 a 35(27 a 17 no primeiro tempo). A seleção do Espirito Santo ficou com o vice-campeonato após vencer de virada o Rio Grande do Sul pelo placar de 39 a 36(16 a 24).

Segundo o técnico Paulo Vasconcelos o campeonato teve um ótimo nível técnico, com jogos bem equilibrados e que exigiram bastante das atletas. Vale ainda ressaltar que apesar das atletas de Londrina terem apenas 13 anos elas se destacaram e tiveram grande participação na conquista do título e ficarão agora na expectativa para a convocação para a seleção do estado sub-15 que disputará o Campeonato Brasileiro de Seleções no próximo ano.

O Projeto Basquete Feminino Juventude 2011 é Coordenado pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Col. Est. Pe. Wistremundo R. P. Garcia (APMF –WRPG) e conta com 5 pólos na cidade para a iniciação(dos 9 aos 12 anos): Colégio Wistremundo(Zona Norte), Colégio Gabriel Martins (Zona Oeste), Col. Newton Guimarães (Centro), Colégio Cléa Godoy(Zona Sul) e Col. Portinari, além dos treinamentos do Juventude e da categoria Sub 14 no Iate Clube de Londrina e na FUNTEL.

314435_138808206218389_100002676309539_175582_2069476005_n As meninas interessadas em participar dos treinamentos poderão entrar em contato com Paulinho (9977-6615), com Marival Jr (9945-6344) ou na Fundação de Esportes (3372-9191) para saberem mais informações dos locais de treinamento e dos horários. O Projeto é gratuito e é patrocinado pelo FEIPE da Fundação de Esportes da Prefeitura Municipal de Londrina, Colégio Portinari, Restaurante Meeting e Iate Clube de Londrina.

Cestinha e Destaque - A cestinha geral da competição foi a atleta Martina Formaggio, da equipe do Rio Grande do Sul com 36 pontos. Já a atleta destaque foi a catarinense Pamela Franz (foto), na votação realizada pelos técnicos e dirigentes.

sábado, 23 de abril de 2011

Hortência participa de premiação no Paraná e fala da possibilidade de equipe adulta

Mais de 500 convidados prestigiaram o jantar do PRÊMIO DESTAQUE 2010, realizado pela Federação Paranaense de Basketball (FPRB), na última quarta-feira (20). O evento contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) Carlos Nunes, Hortência Marcari, Paulo Vilas Boas da CBB e várias autoridades estiveram presentes.
 
O presidente da Federação Paranaense, Amarildo Rosa, entregou a premiação aos atletas, técnicos, Clubes, árbitros, e municípios que foram destaques nas competições de 2010. Os destaques do projeto do Centro de Excelência das cidades de Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande e na capital Curitibana também receberam prêmios.
 
Os prefeitos Nelson José Tureck (Campo Mourão), Paulo Mac Donald Guisi (Foz do Iguaçu), Beto Costa (Goioerê), Moacir Froehlich (Marechal C. Rondon), Eduardo Dalmora (Matinhos), Hilário Andraschko (Palmas), Rogério Lorenzetti (Paranavaí), Edson Luiz Bagetti (Pérola D’Oeste), José Vitorino Prestes (Pinhão), José Carlos Schiavinato (Toledo), Pedro Vosgrau Filho (Ponta Grossa), e Elias Carrear (Medianeira) receberam homenagem pelo trabalho realizado na modalidade.
 
A noite de gala do basquete Paranaense também foi para comemorar os 60 anos de fundação da Federação, com homenagem aos ex-presidentes que atuaram nessas seis décadas.

Atletas do basquete feminino de Londrina receberam prêmios

Larissa, Hortência,  Rafaela e Maria Paula

Aconteceu no dia 20 de abril (quarta feira) no Restaurante Madalosso em Curitiba o Jantar de premiação dos destaques da Federação Paranaense de Basketball (FPRB). Contando com a presença de políticos, ex-jogadores, dirigentes e atletas em atividade o jantar foi uma maneira que anfitrião da festa, Sr. Amarildo Rosa, presidente da Federação Paranaense de Basketball, agradecesse a todos pelo ótimo desempenho que o basquete paranaense teve em 2010, tanto dentro quanto fora das quadras.

O ponto alto da festa foi a homenagem recebida pelo grande jogador de basquete Mayr Facci, 84 anos, e um vigor incrível para conversar com amigos de longa data. Entre os premiados estavam três atletas do basquete feminino de Londrina. As jogadoras da equipe do Londrina/Colégio Portinari/Iate receberam das mãos da Presidente de Honra da FPRB, Hortência Marcari, os prêmios de destaque da categoria Sub 14 para Larissa Ciapina, cestinha da categoria Sub 12 para Maria Paula Albiero e destaque da categoria Sub 12 para Rafaela Piassa.

As meninas, que representam o Projeto Basquete Feminino Juventude 2011, foram consideradas destaques das categorias por técnicos e árbitros de outras equipes durante as finais da FPRB em 2010 em que as equipes das Categorias Sub 12 e Sub 14 foram campeãs e a equipe Sub17 ficou em 4º lugar.

“Fiquei um pouco nervosa ao estar lado a lado com a Rainha Hortência, mas foi muito gratificante e importante ganhar este prêmio e dá um novo ânimo para continuar os treinamentos e tentar representar bem a cidade de Londrina” declarou Rafaela Piassa, destaque da categoria Sub 12.

“Foi legal a sensação de ser premiada e estar com meus pais, que me apóiam tanto, neste momento. Agradeço às minhas amigas, ao técnico Paulo, a Fundação de Esportes de Londrina e aos patrocinadores” confirmou a atleta Maria Paula Albiero, cestinha da Categoria Sub 12.

“Tão importante quanto a premiação foi a presença de várias pessoas de Londrina, entre pais, técnicos e dirigentes que nos apoiaram durante o ano passado. Gostaria de dividir este prêmio com minhas companheiras de equipe que não puderam estar presentes.” declarou Larissa Ciapina, destaque da Categoria Sub 14 em 2010 e seleção Paranaense Sub 15 em 2010 e 2011.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Londrina/Colégio Portinari mostra força da nova geração do basquete paranaense

Depois dos diversos títulos conquistados pelas atletas da categoria sub-14 a equipe Londrina/Colégio Portinari mostrou que a próxima geração do basquete feminino londrinense tem tudo para ser tão bom ou melhor do que a atual. Jogando com duas equipes, Londrina/Col. Portinari A e B, as jovens atletas voltaram com dois troféus, o de Campeão e o de 3º lugar no Festival Unimed de Basquetebol sub-12 fFeminino organizado pela Federação Paranaense de Basketball em Curitiba entre os dias 02 e 04 de dezembro. O festival contou ainda com a participação de equipes das cidades de Curitiba, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e União da Vitória.
Segundo o Téc. Paulo Vasconcelos tão importante quanto os resultados é a participação de um número tão grandes de meninas nesta categoria "tivemos 20 atletas entre 10 e 12 anos participando o que é muito significativo, essa divisão das equipes possibilitou que todas tivessem um tempo muito maior de quadra e aproveitassem melhor a disputa, essa vivência com certeza ajudará muito na evolução destas jovens atletas para os próximos anos."
Além dos títulos Londrina teve ainda a atleta Rafaela Piassa eleita como a melhor jogadora da competição.
As equipes eram formadas pelas atletas Amanda Vergines, Ana Paulino, Anna Renata Fernandes, Beatriz Nascimento, Beatriz Pelisson, Bianca Kruczeveski, Camila Naomi, Gabriela Araujo, Gabriela Gionco, Gabriela Nunes, Gabriela Silva, Giovana Fumagalli, Isabely Silva, Jenifer Farias, Kelly Hsiung, Maria Paula Albiero, Meri Vanelli, Miriam Sato, Rafaela Piassa e Thamires Nunes.
As meninas entre 08 e 13 anos interessadas em treinar basquetebol podem entrar em contato com o professor Paulo pelo telefone 9977-6615.
O Projeto Basquete Feminino Juventude é coordenado pela APMF-WPG e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina através da Fundação de Esportes(FEIPE), Colégio Portinari, Academia Energy Gym e Restaurante Meeting e com o apoio da Sociedade Amigos do Bandeirantes e Bairro Industrial(SABBI) e iate Clube de Londrina.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Colégio Portinari representa Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras

A equipe de basquete feminino do Colégio Portinari viaja  nesta terça-feira para Fortaleza para disputar as Olimpíadas Escolares Brasileiras. A equipe formada por atletas de 12 a 14 anos foi a única do Núcleo Regional de Ensino de Londrina a conquistar o título dos Jogos Escolares Parananeses em junho e agora representará o Paraná na disputa nacional.

Após a conquista da vaga, a equipe realizou uma série de amistosos contra times que disputarão jogos da juventude, equipes adultas e também do estado de São Paulo, sempre com o intuito de adquirir um melhor ritmo de jogo e experiência para obtenção de um bom resultado no Ceará.

Segundo o Técnico Paulo Vasconcelos a equipe se apresentou muito bem nas últimas partidas amistosas mesmo quando enfrentava equipes adultas e, agora em sua primeira disputa nacional, precisa controlar a ansiedade para que o lado emocional não  atrapalhe no resultado das partidas.

As atletas do Colégio Portinari fazem parte do Projeto Basquete Feminino Juventude  que conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina através da Fundação de Esportes (FEIPE), Colégio Portinari, Academia Energy Gym e Restaurante Meeting e com o apoio da Sociedade Amigos do Bandeirantes e Bairro Industrial (SABBI) e Iate Clube de Londrina.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Hortência motiva equipe do Colégio Portinari para as finais do JOCOP's

OLYMPUS DIGITAL CAMERA         Finalizando sua preparação para a disputa  da fase final dos Jogos Colegiais do Paraná (JOCOP's) a equipe do Colégio Portinari participou na última semana da solenidade em homenagem a ex-jogadora Hortência no gabinete do prefeito Barbosa Neto.

Durante o evento a rainha do basquete nacional falou sobre suas dificuldades no início da carreira e da importância de agarrar as oportunidades que a vida nos oferece.

Após muitas fotos e pedidos de autógrafos as atletas londrinenses comentaram o evento.

"É um grande exemplo pra nós, tudo que ela conquistou na vida se deve ao basquete, todo o reconhecimento mundial, isso nos anima a lutar cada vez mais dentro de quadra." declarou a ala/armadora Maria Vitória Lentini.

O treinador Paulo Vasconcelos ressaltou a importância de uma referência feminina para estimular as atletas da atual geração: "está geração de meninas, 13/14 anos, não tem nenhuma grande estrela do basquete feminino em que se espelhar atualmente, a presença da Hortência com certeza as motiva para se dedicar mais aos treinametos e lutar por seus objetivos."

Fechando a preparação as atletas realizarão alguns amistosos e jogos válidos pelo campeonato municipal representando a equipe Londrina/Iate/Colégio Portinari.

O Colégio Portinari é o representante de Londrina na fase final dos JOCOP's, o basquete será na cidade de Apucarana, as disputas começam no dia 21 e vão até o dia 30 de maio.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O basquete que dá certo em Londrina

Enquanto o time profissional de basquete de Londrina, a ADL/FEL/Sercomtel, pena dentro e fora de quadra para se manter entre os melhores do País, as categorias de base da modalidade mostram força na cidade.

No feminino, a Liga Metropolitana de Basquete (LMB), em parceria com dois colégios particulares e apoio do poder público, faz um trabalho grande envolvendo mais de 150 atletas de 8 a 17 anos – e tem alcançado alguns bons resultados. No masculino, um projeto feito a partir da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) movimenta aproximadamente 100 atletas da mesma faixa etária.

Sob o comando do técnico Roosevelt Villanueva, o Gringo, o time sub-14 da AABB/ALE/Flex TV conquistou o título paranaense da categoria em 2009. Villanueva é adepto da necessidade de intercâmbios constantes, principalmente nos campeonatos sul-americanos de clubes, priorizados pela equipe dele.

Na LMB, o técnico Marival Júnior investe nas disputas estaduais e escolares, mas também nos intercâmbios com clubes do interior de São Paulo, “a Meca do basquetebol feminino no Brasil”. A Liga também teve quatro anos de trabalho recompensados na categoria sub-13, com a equipe dirigida pelo técnico Paulo Vasconcelos vencendo Curitiba por 35 a 21 na decisão do Paranaense em novembro passado na cidade de Toledo, em campanha invicta.

A Liga Metropolitana de Basquete trabalha com crianças desde os nove, dez anos de idade, até os 18. São 150 meninas treinando basquetebol em seis pólos. “Fomos vice-campeões escolares em julho, pelo Colégio Nobel, que acabou resultando na quarta colocação nas Olimpíadas Escolares. A equipe sub-17 foi vice-campeã paranaense. A equipe sub-13 foi campeã paranaense”, listou Marival Júnior.

O futuro

Formado em Educação Física, com especialização em Treinamento Esportivo, Paulo Sergio Vasconcelos é o responsável há seis anos pelas categorias menores e pela iniciação das meninas no esporte na Liga Metropolitana. No Iate Clube ele trabalha com as equipes feminina e masculina.

Vasconcelos concorda que Londrina teria tudo para ter uma equipe boa também na categoria adulta. “Tem apoio do público, que comparece, principalmente no basquete. Seria bom para a cidade e incentivaria as meninas mais novas. Seriam espelho para elas.”

De acordo com Marival, há dois anos o trabalho é exclusivo com atletas da cidade. “Faz dois anos que não trazemos ninguém de fora. Isso é coisa complicada porque acaba faltando um pouco de altura. A estatura das atletas é um pouco baixa”. Para 2010 há planos de trazer duas atletas pivôs para dar força ao time.

“A idéia central, no entanto, é continuar a trabalhar muito bem o sub-14 até o sub-17, visando os Jogos Colegiais e os Jogos da Juventude. E continuar nesse trabalho de base que está dando bons frutos”, diz Marival Júnior.

Aos 13, Larissa é capitã e campeã Larissa Ceappina tem apenas 13 anos. Mas já tem responsabilidade: ala armadora do time, medindo 1,70m, foi capitã do sub-13 que conquistou o paranaense deste ano. “Foi meio complicado em Toledo. No dia decisão deu frio na barriga, mas mal começou o jogo e ficamos à vontade e ganhamos. Depois que entramos na quadra jogamos para ganhar.” Como todo atleta nas categorias de base, também sonha com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ela vai ter 19 anos em 2016. “Vamos ter que trabalhar duro para chegar lá. O treinamento é bem forte aqui, bastante físico.” Ela concluiu a 8a série no Colégio Estadual Newton Guimarães. “É legal ser capitã. As garotas brincam, mas tem que levar a sério.”

Rafael, 16, vai treinar com o time da ADL em 2010

Os treinos deste final do ano acabam virando uma mistura de meninas e meninos disputando com força cada bola. Rafael Mauricio joga no masculino no Iate. Medindo 1,88m e com 16 anos, está ansioso com uma novidade. Depois de ganhar uma bolsa, vai treinar em 2010 com o time principal do Londrina, que disputa o NBB. “Ganhei bolsa do Colégio Portinari. Estou ansioso para chegar lá e arrebentar”, diz ele, que tem Oscar Schmidt como ídolo. Terminando o 2o ano do Ensino Médio, Rafael diz que pretende cursar engenharia da computação. Mas quer se manter nas quadras. É outro que sonha: “Quem sabe as Olimpíadas em 2016”?

Carmen, a melhor da temporada

Carmen Ortega, 16 anos, concluiu o Ensino Médio e quer estudar Direito. É ala armadora do time sub-17. Escolhida a melhor do basquete feminino neste ano pelos próprios atletas, ela foi homenageada na última quinta-feira. Carmen destacou a atuação do time nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, realizadas em novembro passado em Londrina. “Ficamos em quarto lugar e penso que foi um bom resultado. Nosso time está bem unido, está entrosado para o ano que vem.”

De uma geração que viu pouco atletas como Paula e Hortênsia em ação, ela diz que assistiu mais a Janeth e Adrianinha, estrelas do basquetebol brasileiro. “Estamos assistindo mais ao masculino, nos espelhando mais neles porque não tem um grande projeto para o feminino aqui.” Mas ela sonha alto: “Queremos chegar à seleção, em principio a paranaense, e mais tarde a brasileira. Quem sabe não jogamos as Olimpíadas do Rio em 2016”!

Edital da FEL será publicado até o dia 31

A FEL publica até dia 31 o edital para convênios com as entidades. Estas terão até o final de janeiro para apresentar os projetos. De acordo com Pedro Lanaro, diretor técnico, para os esportes de alto rendimento como o basquete, há uma modificação no edital em relação ao anterior. Além de ampliar a verba de R$ 800 mil para R$ 1 milhão, o edital não fixa valores. Serão 50 cotas de R$ 20 mil e as entidades poderão apresentar projetos para no mínimo cinco cotas, o equivalente a R$ 100 mil e o máximo de 16 cotas, o equivalente a R$ 320 mil. A contrapartida de cada proponente sobe de 60% para 80% do valor conveniado.

Fonte: Jornal de Londrina