Mostrando postagens com marcador Paraná. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Paraná. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Com quatro atletas de Londrina, Paraná fica com título Sul-Brasileiro Sub-14

A seleção do Paraná de basquete feminino sagrou se campeã do 1º Campeonato Sul Brasileiro de Seleções sub-14, realizado na cidade de Fazenda Rio Grande no Paraná. A equipe formada pelas melhores atletas da categoria no estado contava com quatro atletas da equipe LONDRINA/ COLÉGIO PORTINARI/ IATE CLUBE , Rafaela Piassa, Gabriela Gionco, Thamires Nunes e Maria Paula Albiero além do técnico Paulo Vasconcelos que foi auxiliar técnico na seleção do estado.

A equipe do Paraná enfrentou as seleções do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espirito Santo, seleção convidada. A conquista do título veio após a vitória na manhã de domingo sobre a seleção de Santa Catarina, terceira colocada, pelo placar de 54 a 35(27 a 17 no primeiro tempo). A seleção do Espirito Santo ficou com o vice-campeonato após vencer de virada o Rio Grande do Sul pelo placar de 39 a 36(16 a 24).

Segundo o técnico Paulo Vasconcelos o campeonato teve um ótimo nível técnico, com jogos bem equilibrados e que exigiram bastante das atletas. Vale ainda ressaltar que apesar das atletas de Londrina terem apenas 13 anos elas se destacaram e tiveram grande participação na conquista do título e ficarão agora na expectativa para a convocação para a seleção do estado sub-15 que disputará o Campeonato Brasileiro de Seleções no próximo ano.

O Projeto Basquete Feminino Juventude 2011 é Coordenado pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Col. Est. Pe. Wistremundo R. P. Garcia (APMF –WRPG) e conta com 5 pólos na cidade para a iniciação(dos 9 aos 12 anos): Colégio Wistremundo(Zona Norte), Colégio Gabriel Martins (Zona Oeste), Col. Newton Guimarães (Centro), Colégio Cléa Godoy(Zona Sul) e Col. Portinari, além dos treinamentos do Juventude e da categoria Sub 14 no Iate Clube de Londrina e na FUNTEL.

314435_138808206218389_100002676309539_175582_2069476005_n As meninas interessadas em participar dos treinamentos poderão entrar em contato com Paulinho (9977-6615), com Marival Jr (9945-6344) ou na Fundação de Esportes (3372-9191) para saberem mais informações dos locais de treinamento e dos horários. O Projeto é gratuito e é patrocinado pelo FEIPE da Fundação de Esportes da Prefeitura Municipal de Londrina, Colégio Portinari, Restaurante Meeting e Iate Clube de Londrina.

Cestinha e Destaque - A cestinha geral da competição foi a atleta Martina Formaggio, da equipe do Rio Grande do Sul com 36 pontos. Já a atleta destaque foi a catarinense Pamela Franz (foto), na votação realizada pelos técnicos e dirigentes.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Basquete Feminino em Foz do Iguaçu, pelo técnico Douglas Amancio

Recebi um relato do técnico Douglas Stapf Amancio sobre o trabalho que ele desenvolve na cidade de Foz do Iguaçu (PR) e resolvi compartilhar o texto com os leitores do blog:

Fozsub-14 campeao paranaense Sou técnico das equipes de base do basquete feminino abaixo do sub-14 aqui em  Foz do Iguaçu há dois anos e auxiliar técnico das categorias superiores há pelo menos qu anos.

O basquete feminino de Foz do Iguaçu está sempre entre os melhores do Paraná há algum tempo e há quatro anos apenas com atletas reveladas na cidade. Com a criação da Associação de Basquete de Foz do Iguaçu  há um pouco mais de um ano conseguimos uma estrutura para treinar as categorias menores (12 e 14 anos), onde havia  espaço apenas para as equipes de rendimento. 

Conseguimos também através da Associação a organização necessária para participar de mais campeonatos. O que nos faltava era um título, que não é essencial nas categorias menores quando a intenção é formar atletas e cidadãos, mas é importante para conquistarmos espaço e respeito definitivo ao nosso trabalho.

Na semana passada fomos campeões paranaense sub-14 invictos. O campeonato foi realizado em na cidade Toledo e vencemos justamente a equipe da casa, atual campeã dos Jogos Escolares do Paraná na categoria e representante do estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras.

Em todas as categorias a equipe da ABASFI/Foz do Iguaçu esteve entre as 3 primeiras colocadas no estado (exceto a sub-13 que não participamos).

A nossa região oeste do Paraná compreende atualmente o maior núcleo de basquete feminino do estado onde se destacam várias equipes:

- Medianeira (onde jogam Bruna Werberich e Daiane Sunamita, presenças frequentes nas seleções de base e treinadas por Elias Rudek, auxiliar da seleção sub-16 e da universitária);

- Toledo (tradição há décadas no basquete paranaense);

- Goioerê (cidade pequena, mas com uma associação ativa e sempre figurando entre os melhores do estado inclusive no masculino) ;

- Foz do Iguaçu (com o técnico da Seleção Paranaense sub-17, Claudio Lisboa, e nos ultimos anos vem mantido a média de 2 a 3 atletas convocadas para a seleção do estado).

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Basquete feminino de Londrina é tricamepeão estadual sub-15

DSC01782 A equipe de Basquete Feminino Londrina/Colégio Portinari/Iate Clube, categoria Sub 15, foi a grande campeã do Campeonato Paranaense disputado na cidade de Foz do Iguaçu entre os 13 e 17 de julho e promovido pela Federação Paranaense de Basketball (FPRB).

A equipe venceu os seguintes jogos: na quarta feira ganhou da equipe ABATAC/Sicoob/P. M. Toledo pelo placar de 89 a 32, na quinta feira venceu a equipe da P. M. São José dos Pinhais por 65 a 38, na sexta feira venceu a equipe Círculo Militar/Dom Bosco/Amil pelo placar de 68 a 07, no sábado a vitória veio contra a equipe da ABASPIN/Pinhão pelo placar de 71 a 35 e fez a final do campeonato contra equipe da casa ABASFI/Foz do Iguaçu vencendo por 60 a 44. Jogaram pela equipe de Londrina as atletas Alissa, Larissa, Kelly, Letícia, Karolina, Maria Vitória, Bianca, Maria Paula, Gabriela Gionco, Beatriz e Thamirez, comandadas pelo técnico Paulo Vasconcelos e o assistente técnico Marcelo Birello.

“Foi bem cansativo este campeonato porque acabamos de retornar das Finais dos Jogos Escolares do Paraná e já viajamos para Foz do Iguaçu. A equipe está de parabéns pelo tricameponato, venceu todas as partidas por uma margem de pontos relativamente boa mesmo rodando bastante as 11 jogadoras, a cada jogo tivemos uma cestinha diferente e uma boa distribruição dos pontos o que mostra o potencial do grupo.” declarou o técnico Paulo Vasconcelos.

Os próximos compromissos da equipe Londrina/Colégio Portinari/Iate Clube serão alguns amistosos durante o mês de agosto e as finais das categorias Sub 13 e Sub 17 entre os dias 07 a 11 de setembro.

O Projeto Basquete Feminino Juventude 2011 é coordenado pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Col. Est. Pe. Wistremundo R. P. Garcia (APMF –WRPG) e conta com 5 pólos na cidade para a iniciação(dos 9 aos 12 anos): Col. Wistremundo(Zona Norte), Col. Gabriel Martins (Zona Oeste), Col. Newton Guimarães (Centro), Col. Cléia Godoy(Zona Sul) e Col. Portinari, além dos treinamentos do Juventude e da categoria Sub 14 no Iate Clube de Londrina e na FUNTEL.

As meninas interessadas em participar dos treinamentos poderão entrar em contato com Paulinho (9977-6615), com Marival Jr (9945-6344) ou na Fundação de Esportes (3372-9191) para saberem mais informações dos locais de treinamento e dos horários. O Projeto é gratuito e é patrocinado pelo FEIPE da Fundação de Esportes da Prefeitura Municipal de Londrina, Colégio Portinari, Restaurante Meeting e Iate Clube de Londrina.

sábado, 23 de abril de 2011

Hortência participa de premiação no Paraná e fala da possibilidade de equipe adulta

Mais de 500 convidados prestigiaram o jantar do PRÊMIO DESTAQUE 2010, realizado pela Federação Paranaense de Basketball (FPRB), na última quarta-feira (20). O evento contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) Carlos Nunes, Hortência Marcari, Paulo Vilas Boas da CBB e várias autoridades estiveram presentes.
 
O presidente da Federação Paranaense, Amarildo Rosa, entregou a premiação aos atletas, técnicos, Clubes, árbitros, e municípios que foram destaques nas competições de 2010. Os destaques do projeto do Centro de Excelência das cidades de Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande e na capital Curitibana também receberam prêmios.
 
Os prefeitos Nelson José Tureck (Campo Mourão), Paulo Mac Donald Guisi (Foz do Iguaçu), Beto Costa (Goioerê), Moacir Froehlich (Marechal C. Rondon), Eduardo Dalmora (Matinhos), Hilário Andraschko (Palmas), Rogério Lorenzetti (Paranavaí), Edson Luiz Bagetti (Pérola D’Oeste), José Vitorino Prestes (Pinhão), José Carlos Schiavinato (Toledo), Pedro Vosgrau Filho (Ponta Grossa), e Elias Carrear (Medianeira) receberam homenagem pelo trabalho realizado na modalidade.
 
A noite de gala do basquete Paranaense também foi para comemorar os 60 anos de fundação da Federação, com homenagem aos ex-presidentes que atuaram nessas seis décadas.

Atletas do basquete feminino de Londrina receberam prêmios

Larissa, Hortência,  Rafaela e Maria Paula

Aconteceu no dia 20 de abril (quarta feira) no Restaurante Madalosso em Curitiba o Jantar de premiação dos destaques da Federação Paranaense de Basketball (FPRB). Contando com a presença de políticos, ex-jogadores, dirigentes e atletas em atividade o jantar foi uma maneira que anfitrião da festa, Sr. Amarildo Rosa, presidente da Federação Paranaense de Basketball, agradecesse a todos pelo ótimo desempenho que o basquete paranaense teve em 2010, tanto dentro quanto fora das quadras.

O ponto alto da festa foi a homenagem recebida pelo grande jogador de basquete Mayr Facci, 84 anos, e um vigor incrível para conversar com amigos de longa data. Entre os premiados estavam três atletas do basquete feminino de Londrina. As jogadoras da equipe do Londrina/Colégio Portinari/Iate receberam das mãos da Presidente de Honra da FPRB, Hortência Marcari, os prêmios de destaque da categoria Sub 14 para Larissa Ciapina, cestinha da categoria Sub 12 para Maria Paula Albiero e destaque da categoria Sub 12 para Rafaela Piassa.

As meninas, que representam o Projeto Basquete Feminino Juventude 2011, foram consideradas destaques das categorias por técnicos e árbitros de outras equipes durante as finais da FPRB em 2010 em que as equipes das Categorias Sub 12 e Sub 14 foram campeãs e a equipe Sub17 ficou em 4º lugar.

“Fiquei um pouco nervosa ao estar lado a lado com a Rainha Hortência, mas foi muito gratificante e importante ganhar este prêmio e dá um novo ânimo para continuar os treinamentos e tentar representar bem a cidade de Londrina” declarou Rafaela Piassa, destaque da categoria Sub 12.

“Foi legal a sensação de ser premiada e estar com meus pais, que me apóiam tanto, neste momento. Agradeço às minhas amigas, ao técnico Paulo, a Fundação de Esportes de Londrina e aos patrocinadores” confirmou a atleta Maria Paula Albiero, cestinha da Categoria Sub 12.

“Tão importante quanto a premiação foi a presença de várias pessoas de Londrina, entre pais, técnicos e dirigentes que nos apoiaram durante o ano passado. Gostaria de dividir este prêmio com minhas companheiras de equipe que não puderam estar presentes.” declarou Larissa Ciapina, destaque da Categoria Sub 14 em 2010 e seleção Paranaense Sub 15 em 2010 e 2011.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Londrina/Colégio Portinari tem três atletas na seleção paranaense sub-15

Larissa, Karol e Alissa As três atletas que fazem parte da equipe Londrina/Colégio Portinari já estão em Foz do Iguaçu representando a equipe da seleção Paranaense de Basquetebol categoria Sub 15 no Campeonato Brasileiro de Seleções da CBB 1ª Divisão. As atletas Alissa Fumagalli, Larissa Ciapina e Karolina Buss foram convocadas pelo técnico Zanini (Toledo) e auxiliar Ana Paula (Goioêre) para disputarem vagas com mais 14 meninas do PR durante a semana passada e elas acabaram agradando a Comissão Técnica que optou pela convocação das londrinenses entre as 12 pelo que elas realizaram em 2010 e pelo que estão jogando este ano. “As meninas tiveram sua convocação justificada tanto por terem feito parte da equipe campeã dos Jogos Colegiais do PR, vice campeãs das Olimpíadas Escolares Brasileiras e bi campeãs da FPRB da categoria Sub 14 e quanto por auxiliarem a equipe na conquista do Vice campeonato dos JOJUP´s (cat. Sub 18) pela cidade de Londrina” comentou o coordenador Técnico do Projeto Basquete Feminino Juventude 2011, Marival Jr.

“Elas estão numa fase muito boa, rendendo muito e, na minha opinião, deverão fazer um bom campeonato Brasileiro Sub 15 pois estão entre as melhores do PR e estaremos torcendo pelo sucesso delas e da equipe” declarou Paulo Vasconcelos, técnico da equipe Londrina/Col Portinari.

Além das londrinenses, fazem parte da equipe as atletas de Toledo, Tainá e Tainara, Estefani e Gabriela Pacheco de São José dos Pinhais, Renata de Goioêre, Helena e Nicolle de Curitiba, Cecília e Gabriela Bonamigo de Foz do Iguaçu.

A Sel. Paranaense enfrentou nesta segunda feira a sel. Cearense e venceu por 84 a 25 com as atletas Alissa e Larissa sendo titulares. Na terça feira jogarão contra a Sel. da Paraíba, na quarta feira contra a Sel. de Espírito Santo e na quinta feira contra a Sel. de São Paulo, folgando na sexta feira.(maiores informações no site da cbb.com.br)

O Projeto Basquete Feminino Juventude 2011 é Coordenado pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Col. Est. Pe. Wistremundo R. P. Garcia (APMF –WRPG) e conta com 5 pólos na cidade para a iniciação(dos 9 aos 12 anos): Colégio Wistremundo(Zona Norte), Colégio Gabriel Martins (Zona Oeste), Col. Newton Guimarães (Centro), Colégio Cléa Godoy(Zona Sul) e Col. Portinari, além dos treinamentos do Juventude e da categoria Sub 14 no Iate Clube de Londrina e na FUNTEL.

As meninas interessadas em participar dos treinamentos poderão entrar em contato com Paulinho (9977-6615), com Marival Jr (9945-6344) ou na Fundação de Esportes (3372-9191) para saberem mais informações dos locais de treinamento e dos horários. O Projeto é gratuito e é patrocinado pelo FEIPE da Fundação de Esportes da Prefeitura Municipal de Londrina, Colégio Portinari, Restaurante Meeting e Iate Clube de Londrina.

terça-feira, 29 de março de 2011

Hortência abre curso de capacitação no Paraná

Nelson Comel

Hortência Macari abriu semana passada o curso de capacitação dos professores do projeto do Centro do Basquetebol, em Curitiba. O curso que trouxe o primeiro módulo 2011 faz parte das ações do projeto, e foi realizado no Colégio Bom Jesus.
Hortência enfatizou a importância da participação dos professores nas escolinhas de basquetebol nos núcleos, pois ela foi descoberta por um professor em um projeto social como este.

“Também espero que sejam descobertos outros talentos, pois é o objetivo desse trabalho, poder lapidar estes atletas e prepará-los para o futuro, visando as Olimpíadas do Rio 2016”, disse.
A Federação Paranaense de Basketball (FPRB) é a entidade gerenciadora do projeto, em parceria com as cidades de Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande e Curitiba.

Curso de capacitação A Capacitação do Centro do Basquetebol, foi ministrada pelo professor Ms. Sérgio Maroneze Duarte, Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Tecnologias Educacionais, Mestre em Educação, Docente da Universidade Bandeirante (Unibam), Campeão Mundial de Basquetebol Feminino (Austrália/1994), Vice-Campeão Olímpico de Basquetebol Feminino (Atlanta/1996).

O curso com duração de 08h00 abordou os seguintes itens: Sistemas defensivos; Vantagens e desvantagens dos sistemas defensivos; Sistema defensivo individual: como ensinar; Capacidades defensivas; Fundamentos individuais de defesa individual; Condicionamento defensivo.

Fonte: Paraná On Line

sábado, 11 de dezembro de 2010

Hortência abre III Festival Interno do CEB

A rainha do basquetebol, Hortência Marcari, esteve em Araucária pela quarta vez. Hortência veio para prestigiar a abertura do III Festival Interno do Centro de Excelência de Basquetebol, que aconteceu na quinta-feira (09) no Ginásio de Esportes Joval de Paula Souza.

A ex-atleta é idealizadora do Centro de Excelência, um projeto implantado em Araucária e em alguns municípios da Região Metropolitana no ano de 2009. A proposta é desenvolvida em parceria com a Federação Paranaense de Basquete, a Prefeitura e a Unimed-Curitiba.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Wanderley Haddad, discursou agradecendo o apoio dos parceiros e a presença das pessoas ali presentes. “Reconhecemos todo o trabalho e dedicação em especial da Hortência, do presidente da Federação de Basquete, Amarildo Rosa, e do diretor presidente da Unimed, Sérgio Ioshii, que tornam possível a materialização do projeto”, disse.

Os jogos acontecerão até sábado (11). Os grupos que estão disputando o festival são do Núcleo Esportivo São Francisco de Assis (Nesfa), do Parque Cachoeira (Nepc), do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), das Escolas Aleixo Grebos, Werka e Azuréa.

Incentivo

A rainha do basquetebol abriu o Festival animando a garotada. “Quem é que ganhou medalha hoje no Festival de Fazenda Rio Grande?”, perguntou. Araucária foi campeã geral na competição da modalidade que terminou hoje na cidade vizinha.
A mentora do projeto disse que é bom ter esta possibilidade de incentivar os novos atletas. “Não tenho só o nome no projeto, gosto de acompanhar as competições e ver o desempenho dos técnicos e da molecada”, finaliza Hortência.

Fonte: Prefeitura de Araucária

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Londrina/Colégio Portinari mostra força da nova geração do basquete paranaense

Depois dos diversos títulos conquistados pelas atletas da categoria sub-14 a equipe Londrina/Colégio Portinari mostrou que a próxima geração do basquete feminino londrinense tem tudo para ser tão bom ou melhor do que a atual. Jogando com duas equipes, Londrina/Col. Portinari A e B, as jovens atletas voltaram com dois troféus, o de Campeão e o de 3º lugar no Festival Unimed de Basquetebol sub-12 fFeminino organizado pela Federação Paranaense de Basketball em Curitiba entre os dias 02 e 04 de dezembro. O festival contou ainda com a participação de equipes das cidades de Curitiba, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e União da Vitória.
Segundo o Téc. Paulo Vasconcelos tão importante quanto os resultados é a participação de um número tão grandes de meninas nesta categoria "tivemos 20 atletas entre 10 e 12 anos participando o que é muito significativo, essa divisão das equipes possibilitou que todas tivessem um tempo muito maior de quadra e aproveitassem melhor a disputa, essa vivência com certeza ajudará muito na evolução destas jovens atletas para os próximos anos."
Além dos títulos Londrina teve ainda a atleta Rafaela Piassa eleita como a melhor jogadora da competição.
As equipes eram formadas pelas atletas Amanda Vergines, Ana Paulino, Anna Renata Fernandes, Beatriz Nascimento, Beatriz Pelisson, Bianca Kruczeveski, Camila Naomi, Gabriela Araujo, Gabriela Gionco, Gabriela Nunes, Gabriela Silva, Giovana Fumagalli, Isabely Silva, Jenifer Farias, Kelly Hsiung, Maria Paula Albiero, Meri Vanelli, Miriam Sato, Rafaela Piassa e Thamires Nunes.
As meninas entre 08 e 13 anos interessadas em treinar basquetebol podem entrar em contato com o professor Paulo pelo telefone 9977-6615.
O Projeto Basquete Feminino Juventude é coordenado pela APMF-WPG e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina através da Fundação de Esportes(FEIPE), Colégio Portinari, Academia Energy Gym e Restaurante Meeting e com o apoio da Sociedade Amigos do Bandeirantes e Bairro Industrial(SABBI) e iate Clube de Londrina.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ponta Lagoa é campeão paranaense adulto

Ponta Lagoa/SER/Neo Master é Campeão Estadual Adulto Feminino após uma partida cheia de emoções contra o Circulo Militar/Dom Bosco/Dix Saúde.

A partida começou com as duas equipes muito empenhadas na marcação, fazendo com que ocorressem erros de ataque, terminando o primeiro período em 10x10.

No segundo período a equipe do Circulo Militar/Dom Bosco/Dix Saúde conseguiu impor um ritmo mais forte no ataque e rapidamente abriu 10 pontos de vantagem, fazendo a manutenção do placar e terminando o primeiro tempo com 8 pontos a frente, 19x27.

A equipe do Ponta Lagoa/SER/Neo Master voltou para o segundo tempo com mais atenção e na metade do terceiro período já havia retirado a diferença, terminando o período com 1 ponto na frente, 43x42.

O quarto e último período foi o mais disputado de todo Play Off, com as duas equipes se alternando na frente do placar e entrando no último minuto empatadas. Faltando 26 segundos, o Ponta Lagoa/SER/Neo Master vencia o Circulo Militar/Dom Bosco/Dix Saúde por 2 pontos e com a posse de bola, com uma boa marcação o Circulo Militar/Dom Bosco/Dix Saúde recuperou a bola após um passe errado e recebeu uma falta que concedeu 2 lances livres, restando apenas 8 segundos. O Circulo Militar/Dom Bosco/Dix Saúde errou os dois lances, mas ainda teve chance de empatar o jogo, pois ficou com o rebote, mas não conseguiu converter o último arremesso.

Final da partida: Ponta Lagoa/SER/Neo Master 60 x 58 Circulo Militar/Dom Bosco/Dix Saúde.

O jogo foi tão equilibrado que a cestinha da partida foi dividida entre as atletas Izabely Pereira do Ponta Lagoa/SER/Neo Master e Poliana de Oliveira do Circulo Militar/Dom Bosco/Dix Saúde, ambas com 22 pontos.

O Campeonato Paranaense de Basquete é uma realização da Federação Paranaense de Basketball com o patrocínio da Aquarius Fresh, Frigorífico Argus, UNIMED Curitiba, Bolas Wilson e Eletrobrás, o patrocinador oficial do basquete brasileiro.

Fonte: Federação Paranaense

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Londrina fica com o título estadual sub-14

A equipe Londrina/Colégio Portinari conquistou neste final de semana o Campeonato Paranaense de Basquete Sub-14 Feminino organizado pela Federação Paranaense de Basketball na cidade de Foz do Iguaçu.

           Após os títulos de campeã dos Jogos Colegias do Paraná em junho e vice campeã das Olimpíadas Escolares Brasileiras em setembro deste ano, a equipe londrinense chegou como favorita e não decepcionou. De forma invicta, sagrou-se bicampeã estadual para atletas nascidas em 1996.

           Em todos os jogos do campeonato a equipe londrinense imprimiu um ritmo forte de jogo nos dois primeiros quartos, abrindo uma vantagem confortável no placar e administrando-a nos dois ultimos períodos.

Segundo o Técnico Paulo Vasconcelos “o título veio coroar um grande ano para as atletas deste grupo que conquistaram diversos títulos, alguns deles em categorias maiores, além das convocações para a equipe que representará Londrina nos Jogos da Juventude em novembro e das convocações para a seleção paranaense sub-15".

A equipe é formada pelas atletas Alissa Fumagalli, Beatriz Mello, Karoline Buss, Maria Vitória Lentini, Kelly Stutz, Larissa Ciappina, Gabriela Pereira, Thamires Nunes, Gabriela Gionco, Letícia Ferreira, Maria Paula Albiero e Letícia Souza.

As meninas interessadas em praticar o basquetebol, que já participaram de alguma equipe ou que queiram iniciar na modalidade devem entrar em contato pelo endereço eletrônico lumavibe@pop.com.br ou pelos telefones 9945-6344 (Marival Jr) ou 9977-6615 (Paulinho).

O Projeto Basquete Feminino Juventude é coordenado pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Padre Wistremundo Roberto Perez Garcia e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina através da Fundação de Esportes (FEIPE), Colégio Portinari, Academia Energy Gym e Restaurante Meeting e com o apoio da Sociedade Amigos do Bandeirantes e Bairro Industrial (SABBI) e Iate Clube de Londrina.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Seleção Paranaense sub-17 treina em Matinhos

1080_media A Seleção Paranaense Sub 17 Feminino já está em treinamento na cidade de Matinhos – PR, onde acontecerá o Campeonato Brasileiro da categoria entre os dias 14 e 20 deste mês. São 12 atletas convocadas de 07 cidades de todo o Paraná e 02 atletas paranaenses que atuam em SP, mas que foram reveladas em cidades paranaenses.

Dentre as atletas 04 já foram convocadas para as Seleções Brasileiras de Base.

A comissão técnica é formada pelos técnicos Paranaenses Elias Rudek e Claudio Lisboa das cidades de Medianeira e Foz do Iguaçu, respectivamente e pela Chefe de delegação Ana Paula Rosa.

Segundo o técnico Elias Rudek “todos nós da equipe vivemos um momento muito especial, pois estamos nos preparando para a disputa de uma competição muito importante e o faremos em casa. Claro que nem sempre tudo que planejamos dá certo, pois algumas meninas não conseguiram apresentar-se na data em que se iniciaram os treinamentos, mas mesmo assim estamos otimistas e fazendo o possível para suprir e adaptar a equipe para essa situação. Em um primeiro momento queremos nos garantir na primeira divisão para o ano que vem depois que conseguirmos atingir essa meta, buscará dar um passo um pouco maior, finalizou o técnico.”

Atletas que compõem a equipe:

01 - Betânia Adams Antunes – Armadora – LIME – Medianeira

02 - Bruna Nathiely Werberich da Costa - Ala - LIME – Medianeira

03 - Camila Andressa da Silva – Ala / Pivo – Neo Master – P. Grossa

04 - Carmen Beatriz Souza Ortega – Armadora – LMB – Londrina

05 - Caroline Flack – Ala /Armadora – Barueri - SP – P. Grossa

06 - Daiane Sunamita Machado – Pivo – São Bernardo – SP – Curitiba

07 - Giovana Glir – Pivo – Pref. De Araucária – Araucária

08 - Kaline Azambuja – Ala – ABASP / Nobel / Fespar – Paranavaí

09 - Luana Agapito de Freitas – Pivo – LIME – Medianeira

10 - Maessa Soffiati – Pivo – ABATAC / La Salle – Toledo

11 - Nathalia Saar – Ala - Unimed – Americana – SP – São José dos Pinhais –PR

12 - Raquel da Graça Gomes – Ala – LIME – Medianeira

Fonte: FPRB

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Rio de Janeiro vence Paraná na final das Olimpíadas Escolares

thumb_2010_9_19_13_52_19_keiny Em uma final emocionante, o Rio de Janeiro conquistou a medalha de ouro do torneio feminino de basquete da Divisão Especial das Olimpíadas Escolares Fortaleza 2010. Neste domingo, dia 19, na Universidade de Fortaleza (Unifor), as cariocas do Colégio Santa Mônica venceram as paranaenses do Colégio Portinari por 53 a 37. Na disputa pelo bronze, o Instituto Educacional Jangada, de Santa Catarina, derrotou a Escola Estadual Antônio Marinho, de São Paulo, por 39 a 24, garantindo um lugar no pódio.
Para o técnico do Colégio Santa Mônica, Guilherme Vos, as cariocas só perceberam que estavam disputando uma medalha de ouro no segundo tempo da decisão. "Em qualquer situação, em qualquer jogo, tem que existir atitude. As meninas estavam jogando como se quisessem o título de vice-campeãs", disse Guilherme.
A equipe do Colégio Santa Mônica teve como destaque a ala-pivô Thainá Silva, de 14 anos. A atleta ,de 1,81m, marcou 20 pontos no jogo. "A sensação da vitória é inexplicável. Nós já estávamos conformadas com o segundo lugar, até que nosso técnico nos mostrou que ainda era possível virar o jogo", afirmou emocionada a cestinha.
A medalha de prata ficou com o time do Colégio Portinari que, durante os três primeiros quartos da partida, lutou bravamente em busca da vitória. Segundo o técnico paranaense, Paulo Vasconcelos, as atletas ficaram tensas com a proximidade do fim do jogo. "Foi muita pressão no último período e o nervosismo aumentava ainda mais quando não pontuávamos em lances livres", disse Paulo.
Na disputa pelo bronze, o Instituto Educacional Jangada, de Santa Catarina, venceu a Escola Estadual Antônio Marinho, de São Paulo. Júlio Patrício, técnico ha dois anos da equipe catarinense, afirmou que suas garotas foram guerreiras desde a etapa Municipal das Olimpíadas Escolares. "As meninas têm baixa estatura, passaram por momentos difíceis, mas conquistaram o bronze com garra. Foi uma medalha com gostinho de ouro", ressaltou Júlio Patrício.

Colégio Portinari é Vice-Campeão Brasileiro no basquete feminino

A equipe de basquete feminino do Colégio Portinari de Londrina representou o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras disputada em Fortaleza no Ceará entre os dias 10 e 19 de setembro.
Na primeira fase a equipe fez uma campanha impecável vencendo na estréia o estado do Rio Grande do Norte por 97x18, no segundo jogo a vitória foi sobre o Mato Grosso por 43x18 e na última partida ganhou do Espirito Santo, atual vice-campeão, pelo placar de 55x18. Nas semi-final o adversário foi São Paulo e novamente a equipe paranaense dominou a partida vencendo 3 dos 4 quartos de jogo (11x09,10x06,13x09,06x09), sendo o placar final 40x33.
Na final o adversário foi o favorito Colégio Santa Mônica do Rio de Janeiro, atual campeão e time com maior média de altura do campeonato. Apesar do favoritismo das cariocas a equipe do Colégio Portinari impôs seu ritmo de jogo, venceu os dois primeiros quartos por 11x09 e 10x06 e no terceiro quarto ampliou para 13 pontos de diferença a menos de 4 minutos do final da parcial. O domínio da partida se inverteu quando as duas atletas mais experientes, Alissa Fumagalli e Larissa Ciappina, foram desqualificadas com 5 faltas, a partir daí o Rio de Janeiro passou a pressionar e virou a partida com tranquilidade e sagrou se Bi-Campeão ao vencer pelo placar final de 53 a 37.
Segundo o técnico Paulo Vasconcelos apesar da tristeza por deixar o título escapar no final da partida o resultado deve ser amplamente comemorado, "Foi o 1º ano que disputamos os Jogos Colegiais do PR, éramos uma das equipes mais baixas no brasileiro, tinhamos um elenco reduzido e com atletas mais jovens logo temos muito o que comemorar. Não podemos deixar uma derrota apagar toda a campanha vitóriosa que fizemos, o titulo estadual invicto, a ótima campanha no brasileiro, tivemos nosso mérito mas o RJ foi melhor e mereceu o título, temos que reconhecer isso".
Vale ressaltar que das 8 modalidades coletivas que representavam o Paraná em Fortaleza apenas 3 conseguiram se classificar para as semi-finais e apenas o basquete feminino alcançou a final.
As atletas do Colégio Portinari fazem parte do projeto do Projeto Basquete Feminino Juventude que conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina através da Fundação de Esportes (FEIPE), Colégio Portinari, Academia Energy Gym e Restaurante Meeting e com o apoio da Sociedade Amigos do Bandeirantes e Bairro Industrial (SABBI) e Iate Clube de Londrina. As meninas entre 08 e 13 anos interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com o professor Paulo Vasconcelos pelo telefone 9977-6615.

sábado, 18 de setembro de 2010

Equipe do Paraná chega às finais das Olimpíadas Escolares

Embalada pela ótima campanha feita na primeira fase com três jogos e três vitórias, a equipe do Colégio Portinari de Londrina representando o estado do Paraná venceu na manhã deste sábado, na quadra da Universidade de Fortaleza, a equipe de São Paulo na partida valida pela semi-final das Olimpíadas Escolares Brasileiras em Fortaleza-CE.

A equipe paranaense dominou o jogo desde o primeiro minuto, estando sempre a frente do placar, vencendo as 3 primeiras parciais por 11x09, 10x06 e 13x09. Vencendo a partida por 13 pontos de vantagem até a metade do último quarto a equipe do Colégio Portinari só administrou, terminando o jogo com o placar 40x33.
Segundo o técnico Paulo Vasconcelos o trabalho coletivo na defesa foi fundamental para neutralizar a forte pivô paulista, destancando se as pivôs Karol Buss e Alissa Fumagalli e a ala Kelly Stutz.
A final das Olímpiadas Escolares Brasileiras acontecerão amanhã por volta das 10:30 e a equipe paranaense enfrentará o Rio de janeiro, atual campeão e favorito ao título.

A equipe do Colégio Portinari é formada pelas seguintes atletas e suas respectivas pontuações na partida desta manhã: Alissa Fumagalli(09 pts), Beatriz Mello(02pts), Karoline Buss(08pts), Maria Paula Albiero, Maria Vitória Lentini(04pts), Kelly Stutz, Larissa Ciappina(13pts) e Rafaela Piassa(04pts).

Estas atletas fazem parte do Projeto Basquete Feminino Juventude  que conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina através da Fundação de Esportes (FEIPE), Colégio Portinari, Academia Energy Gym e Restaurante Meeting e com o apoio da Sociedade Amigos do Bandeirantes e Bairro Industrial (SABBI) e Iate Clube de Londrina. As meninas entre 08 e 13 anos interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com o professor Paulo Vasconcelos pelo telefone 9977-6615.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Colégio Portinari representa Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras

A equipe de basquete feminino do Colégio Portinari viaja  nesta terça-feira para Fortaleza para disputar as Olimpíadas Escolares Brasileiras. A equipe formada por atletas de 12 a 14 anos foi a única do Núcleo Regional de Ensino de Londrina a conquistar o título dos Jogos Escolares Parananeses em junho e agora representará o Paraná na disputa nacional.

Após a conquista da vaga, a equipe realizou uma série de amistosos contra times que disputarão jogos da juventude, equipes adultas e também do estado de São Paulo, sempre com o intuito de adquirir um melhor ritmo de jogo e experiência para obtenção de um bom resultado no Ceará.

Segundo o Técnico Paulo Vasconcelos a equipe se apresentou muito bem nas últimas partidas amistosas mesmo quando enfrentava equipes adultas e, agora em sua primeira disputa nacional, precisa controlar a ansiedade para que o lado emocional não  atrapalhe no resultado das partidas.

As atletas do Colégio Portinari fazem parte do Projeto Basquete Feminino Juventude  que conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina através da Fundação de Esportes (FEIPE), Colégio Portinari, Academia Energy Gym e Restaurante Meeting e com o apoio da Sociedade Amigos do Bandeirantes e Bairro Industrial (SABBI) e Iate Clube de Londrina.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Campeonato Paranaense Categorias Sub 13 e Sub 19 Feminino

Abatac-Toledo Sub 19 Abatac-Toledo Sub 13

O Ginásio do Colégio La Salle, na cidade de Toledo, foi palco das competições dos Campeonatos Estadual Sub 19 e Sub 13 de Basquete Feminino, que aconteceram entre os dias 18 a 22 de agosto, envolvendo cinco equipes em cada modalidade na competição.

No sábado (21), foi disputada a grande final do Sub 13, entre as equipes Abatac – Toledo e Goioerê. Na disputa, a equipe de Goioerê, liderada pela técnica Ana Paula Barreto, não conseguiu segurar a equipe de Toledo, que saiu com a vitória, vencendo o duelo por 84 a 21.

A atleta Tainá Carloto, do Abatac – Toledo, foi a cestinha da competição, com 113 pontos. Tainara Carloto, também do Abatac – Toledo, ficou em segundo lugar, com 89 pontos. A premiação contou com a participação do presidente da Federação Paranaense de Basketball Amarildo Rosa.

Já no domingo (22), as equipes Abatac – Toledo e Circulo Militar/Dom Bosco/Dix fizeram o duelo final do Campeonato Sub 19. Mas quem saiu com o título de campeã foram as atletas do Abatac – Toledo, que venceu a equipe adversária por 64 a 50.

A atleta Keylla Lelnior, do Abatac – Toledo foi eleita a cestinha da competição, com 103 pontos. O segundo lugar em destaque individual foi a atleta do Abasfi – Foz do Iguaçu Jessica da Silva Betin, com 79 pontos. A final da competição contou com a participação da Diretora Financeira do Sicob/Oeste Solange Pinzon de Carvalho Martins.

O campeonato teve apoio dos patrocinadores da FPRB: Unimed Curitiba, Eletrobrás, Frigorífico Argus, Aquarius Fresch e Bolas Wilson.

Confira a classificação final dos dois campeonatos:

Classificação Final Campeonato Sub 13

1º lugar – Abatac Toledo

2° lugar – PM Goioerê

3° lugar – LME Medianeira

4° lugar – ALE Mãe de Deus Londrina

5° lugar - Círculo Militar Bom Bosco DIX

Classificação Final Sub 19

1° lugar - Abatac Toledo

2° lugar - Círculo Militar Dom Bosco DIX

3° lugar – Abasfi Foz do Iguaçu

4° lugar – PM Araucária

5° lugar – LME Medianeira

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Quatro equipes disputam o Sul-Brasileiro de Clubes Sub-19

A equipe Faculdade Jangada/FME de basquete sub19 feminino se encontra em Ponta Grossa (PR), onde disputa até domingo (8) o Campeonato Sul-Brasileiro de Clubes. O evento é uma promoção das três federações do sul do Brasil, com a chancela e apoio da Confederação Brasileira de Basketball.

Participam da competição os campeões estaduais e uma segunda equipe do estado sediante. Assim, além da Faculdade Jangada/FME, disputam o Sul-Brasileiro o Ponta da Lagoa/Ponta Grossa, o Abatac/Toledo e ABAF/Joinville, que entra na disputa no lugar do representante do Rio Grande do Sul.

Pelo regulamento, as equipes jogam entre si em turno único, conquistando o título aquela que somar o maior número de pontos. As comandadas de Julio Patricio enfrentam o Abatac/Toledo na estréia (hoje, dia 6, 20h30). No sábado as jaraguaenses jogam com a ABAF/Joinville (dia 7, 15h) e no domingo fecham a participação encarando as donas da casa (dia 8, 11h). Os jogos acontecem no ginásio Borelll Du Vernay.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Hortência motiva equipe do Colégio Portinari para as finais do JOCOP's

OLYMPUS DIGITAL CAMERA         Finalizando sua preparação para a disputa  da fase final dos Jogos Colegiais do Paraná (JOCOP's) a equipe do Colégio Portinari participou na última semana da solenidade em homenagem a ex-jogadora Hortência no gabinete do prefeito Barbosa Neto.

Durante o evento a rainha do basquete nacional falou sobre suas dificuldades no início da carreira e da importância de agarrar as oportunidades que a vida nos oferece.

Após muitas fotos e pedidos de autógrafos as atletas londrinenses comentaram o evento.

"É um grande exemplo pra nós, tudo que ela conquistou na vida se deve ao basquete, todo o reconhecimento mundial, isso nos anima a lutar cada vez mais dentro de quadra." declarou a ala/armadora Maria Vitória Lentini.

O treinador Paulo Vasconcelos ressaltou a importância de uma referência feminina para estimular as atletas da atual geração: "está geração de meninas, 13/14 anos, não tem nenhuma grande estrela do basquete feminino em que se espelhar atualmente, a presença da Hortência com certeza as motiva para se dedicar mais aos treinametos e lutar por seus objetivos."

Fechando a preparação as atletas realizarão alguns amistosos e jogos válidos pelo campeonato municipal representando a equipe Londrina/Iate/Colégio Portinari.

O Colégio Portinari é o representante de Londrina na fase final dos JOCOP's, o basquete será na cidade de Apucarana, as disputas começam no dia 21 e vão até o dia 30 de maio.

sábado, 13 de março de 2010

Projeto em Londrina estabelece programação para 2010

A APMF do Colégio Estadual Pe. Wistremundo Roberto Perez Garcia, colégio localizado no Parque Ouro Verde, zona norte de Londrina, venceu a concorrência pública realizada pela Fundação de Esportes de Londrina para indicar quem irá gerenciar o Projeto do Basquete feminino Juventude de Londrina.

Coordenado pelo Prof. Marival Jr, o projeto prevê a instalação de 3 pólos de basquete feminino de categorias menores em colégios da cidade(Col. Wistremundo, Col. Gabriel Martins e Col. Newton Guimarães) além de 1 pólo central (Iate Clube de Londrina) com os professores Paulo Vasconcelos e Jorge Barbirato. A equipe principal (Juventude – sub 17) será treinada pelo Prof. Marival Jr e terá como preparador físico Mário Balvedi, da Academia Performance.

“A nossa intenção é de dar continuidade ao trabalho feito até o ano passado pela LMB, massificando o basquete feminino em Londrina e aumentar a quantidade de crianças/adolescentes que praticam o esporte na cidade, em virtude disso instalamos pólos em regiões distintas da cidade e um pólo central para que outras atletas possam treinar para representar a cidade em competições regionais e estaduais” explicou o coordenador do projeto.

As competições que as equipes do projeto participarão serão: Torneio Início LMB 2010, Campeonato Municipal LMB 2010, TORNESCOLON, Jogos Colegiais do Paraná, Jogos da Juventude do Paraná (Fase regional e Fase Final), Fases regional e Final da Federação Paranaense de Basketball, quadrangulares e amistosos na região e no Paraná.

As atletas interessadas em treinar basquete, nascidas entre 1992 e 1995, devem procurar o Prof. Marival Jr pelo telefone 9945-6344 ou pelo e-mail lumavibe@pop.com.br e as atletas nascidas a partir de 96 devem procurar o Prof. Paulinho pelo telefone 9977-6615 ou paulossvas@hotmail.com.

O Projeto Basquete feminino Juventude conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina através da Fundação de Esportes de Londrina(FEIPE), Colégio Portinari, Academia Performance e Restaurante Beef House.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Paranavaí leva destaques do basquetebol sul-mato-grossense

Outro exemplo de talento esportivo douradense está de malas prontas: A armadora Kaline Azambuja Silva, 16, desfalca o basquetebol feminino douradense. Ela segue nesta primeira quinzena de fevereiro, neste dia 8, para Paranavaí/PR, juntamente com outra sul-mato-grossense, a ala Camila, de Naviraí.

O talento das atletas despertou observadores do Colégio Nobel durante os Jogos Escolares Brasileiros, disputados ano passado em Londrina e também no Paraná. Kaline havia conquistado a Liga Pró-Basquete em dois mil e sete, além de muitas outras ao longo da meteórica carreira.

“Antes do basquete achava que iria jogar vôlei, mas com o passar do tempo e com o apoio dos meus pais e das professoras Michele e Carol me encontrei nesta modalidade”, confessa Kaline, fã da ex-atleta Magic Paula.

Teve como base os treinos promovidos no Erasmo Braga e no Decisivo/Anglo, duas escolas que auxiliaram no seu aprendizado desde o Fundamental até o Ensino Médio. O desempenho da jovem promessa enche de orgulho os pais Elda (UFGD) e Baiano, ex-lateral do Operário e do Clube Atlético Douradense.

“Sabemos do potencial atlético e intelectual da Kaline, essa realidade em conhecer outro horizonte só beneficiará o seu crescimento”, observa Baiano. Mesma torcida das professoras Michele Mendonça e Carolina Moraes.

Fonte: Agora MS

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Seletiva de Basquete – Paranavaí (PR)

A técnica Kellen Quadrado, da ABASP (Associação de Basquete de Paranavaí) comunica que está selecionando atletas so sexo feminino e masculino nascidos em 1993 ou 1994 para disputar o Campeonato Paranaense e as edições locais dos Jogos Colegiais e da Juventude.

A ABASP oferece alojamento, bolsa de estudo e alimentação.

E-mail: abasp_paranavai@hotmail.com

Telefones: (44) 8827-0117 (Samuel) e (44)8827-0120 (Kellen)