Mostrando postagens com marcador Carina Martins. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Carina Martins. Mostrar todas as postagens

domingo, 25 de março de 2012

Jundiai contrata Cacá, ex-Santo André

O time adulto do Divino/COC ganhou um reforço para o Campeonato Paulista de basquete feminino na temporada 2012. A equipe acertou a contratação da ala/armadora Carina dos Santos Martins, de 20 anos, que jogava no Santo André. A jogadora treina há duas semanas em Jundiaí e já tem um objetivo traçado: ser campeã paulista. "Nunca ergui um troféu paulista em todos esses anos que participei da competição, acho que chegou a hora", diz. Cacá, como é chamada nas quadras, é velha conhecida do Divino. Nos últimos anos, sempre enfrentou o time jundiaiense nos campeonatos estaduais juvenis, mas não tem um bom retrospecto. "Joguei quatro semifinais contra o Divino e não venci um", diz, aos risos.

Trajetória - A jovem atleta começou na modalidade jogando na rua com os meninos, porque o irmão também jogava. Ela fez escolinha de basquete do C.F.E. Janeth Arcain e em seguida foi contratada pelo Santo André para jogar nas categorias de base. Já na equipe juvenil, Cacá passou a jogar na equipe adulta onde campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2011. "Sempre estive a frente da minha categoria, desde pequena e, jogar a Liga, foi uma experiência incrível", comenta. No primeiro semestre de 2011, ela também passou seis meses com a seleção brasileira de basquete Sub-19, em Jundiaí e foi medalha de bronze no Mundial Sub-19 Feminino realizado no Chile, no passado.

Equipe - O time adulto do Divino segue treinando para o estadual da Série A-2 que deve começar em abril. A equipe conta com Emily, Isabela Ramona, Joyce, Tamara, Drielle, Mariana Lambert e Cacá. O Divino segue buscando mais uma atleta para fechar o elenco para a temporada.

Fonte: Jornal de Jundiaí

domingo, 28 de março de 2010

Seleção campeã já pensa na Copa América

A seleção brasileira sub-18 feminina, patrocinada pela Eletrobras, desembarcou no aeroporto de Guarulhos (SP), na madrugada desta sexta-feira, com a mala mais pesada. Na última quarta-feira (24), o Brasil venceu a Argentina por 63 a 49 e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Medellín, na Colômbia. A equipe comandada pelo técnico Luiz Claudio Tarallo trouxe a felicidade estampada no rosto de cada integrante da delegação. Recompensadas pelo esforço e trabalho, as atletas destacaram a importância da união e entrosamento do grupo para garantir mais um resultado positivo para o basquete brasileiro.
 
— Uma palavra que eu poderia usar para resumir tudo que passamos na Colômbia seria felicidade. Fizemos uma final bastante aguerrida. As argentinas vieram fortes e nos provocaram bastante, mas não caímos no jogo delas. Elas queriam uma revanche do Sul-Americano do ano passado, mas não conseguiram. Nós ficamos com o ouro mais uma vez. Para mim, a força de vontade foi decisiva no resultado, pois mesmo com alguns erros, nos superamos e conseguimos alcançar o objetivo — comentou a pivô paulista Milena Santos.
 
— Foi emocionante e estou muito orgulhosa de mim e do grupo. É a segunda vez que sou campeã com a seleção brasileira. Esse momento vai ficar guardado para sempre na memória de todas nós, assim como o primeiro título sul-americano que ganhamos no ano passado. Mais uma vez, derrotamos a Argentina na final e isso é também gratificante. Estávamos bastante focadas e acredito que a defesa foi o diferencial. Além disso, conseguimos usar a tática delas contra elas mesmas — analisou a armadora Carina Martins.
 
Os Jogos Sul-Americanos foi apenas o primeiro passo da equipe, que volta a se reunir neste domingo (28), em Jundiaí. A equipe ficará concentrada até o embarque para Las Vegas (3 de abril), onde fazem mais uma fase de treinos e amistosos contra equipes universitárias americanas.
 
— Foi muito bom ganhar mais um título para o Brasil. Desde o inicio da preparação tínhamos esse pensamento e alcançar o objetivo foi maravilhoso. Agora temos os treinos em Las Vegas (EUA) e alguns amistosos contra equipes americanas. Acredito que os jogos vão nos dar mais ritmo e experiência para chegarmos bem preparadas para disputar a Copa América — disse a armadora Mariana Lambert.
 
— Estou muito realizada. Já são dois títulos no continente sul-americano representando meu país e isso é um honra. Fiquei contente com meu rendimento e todas as meninas me ajudaram muito. A nossa equipe é muito unida, aguerrida e batalhadora. Vamos para Las Vegas na semana que vem para mais uma etapa da preparação. Acredito que teremos sucesso nos treinos e amistosos — afirmou Damiris Amaral, que teve média de 15 pontos (75 no total) e 15 rebotes (75). A pivô também foi a segunda melhor em recuperação de bola com média de 3.0 (15).

quinta-feira, 25 de março de 2010

Santo André/Semasa estreia como favorita ao título paulista

Basquete feminino andreense joga amanhã (26), com novo uniforme e equipe reforçada

ariadna_divulgacao_prefeituraSA (4) O Santo André/Semasa estreia contra o Divino/Coc/Jundiaí no Campeonato Paulista de Basquete Feminino nesta sexta-feira (26), às 20h, em Jundiaí, cotada como favorita ao título. A equipe não vive esta condição desde a temporada 1999/2000, quando se sagrou campeã Nacional e Sul-americana de clubes.

Com a chegada do novo patrocinador, o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), e os reforços da ala Tayara Pessenti e da ala/pivô Soeli Zakrzeski, a Êga, a equipe é apontada por especialistas e técnicos como forte candidata ao título.

No confronto diante do Jundiaí, o time de Santo André também atuará de uniforme novo. Jogará de azul, deixando o tradicional amarelo para a partida seguinte, em casa, contra Araçatuba.

A equipe, comandada por Laís Elena, busca retomar a fase de conquistas vivida há 10 anos. Ultimamente o time já vinha incomodando as principais forças do basquete nacional. Em 2009 ficou com o título dos Jogos Abertos do Interior, batendo adversários de nível como Ourinhos, Americana e Catanduva, na grande final. Durante o Nacional, na fase de classificação, terminou na mesma colocação que as finalistas.

Os reforços complementam aspectos positivos da equipe. Tayara, cestinha do Nacional em 2008, chega para dar maior potencial ofensivo ao time, que já conta com a melhor finalizadora do basquete brasileiro em 2009, a ala cubana Ariadna Capiró. Ela também foi a maior pontuadora do último Campeonato Paulista e dos Jogos Abertos do Interior. .Já a ala/pivô Êga chega para acrescentar sua experiência no garrafão, que já conta com Simone Lima, a maior reboteira de 2009 no Paulista e no Nacional. A recém-contratada já disputou a Olimpíada de Pequim em 2008 pela seleção brasileira e ocupa o posto de segunda maior reboteira dos Nacionais.uniforme_azul_basquete

A técnica Laís comanda a equipe andreense desde 1983. “Com essas grandes jogadoras, que vêm somar forças a um elenco muito bom, tenho certeza que estaremos brigando por títulos em todas as competições que participarmos. Esse é o meu pensamento e tenho certeza que é o mesmo do time”, analisa a treinadora.

Além dos reforços, o time de Laís manteve o elenco do ano passado, incluindo a ala Lilian Lopes, ex-seleção brasileira, as talentosas armadoras Paula Pacheco e Kátia Cavallaro e a experiente Fabiana Guedes.

Retorno da seleção

A jovem Carina dos Santos Martins, a Cacá, retorna de Medellín, na Colômbia, com mais um título internacional na bagagem. A armadora de Santo André foi campeã dos Jogos Sul-americanos com a seleção sub-18.

Cacá completou 18 anos recentemente e também estava com a seleção sub-17, campeã sul-americana no ano passado. A jogadora, de 1,72 m de altura, foi promovida na última temporada à equipe principal.

Em Medellín, Cacá estreou com oito pontos contra o Equador, anotou nove pontos e recuperou seis bolas contra a Venezuela. No jogo contra as donas da casa marcou sete pontos e pegou quarto rebotes. Na semifinal contribuiu com dois pontos sobre o Chile e na final, enfrentando as argentinas, fez outros cinco.

A delegação brasileira sai de Medellin na tarde de hoje e desembarca no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) às 6h desta sexta-feira (26). Por esse motivo Cacá  não estará à disposição de Laís para o jogo contra o Jundiaí.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Santo André apresenta novas jogadoras de basquete e patrocinador

Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (22), a técnica Lais Elena afirmou que a equipe está preparada para brigar por títulos

005 - Basquete - foto por Norberto da Silva

Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (22) no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, a equipe feminina de basquete anunciou o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), autarquia da Prefeitura de Santo André, como parceiro para a temporada 2010. Na oportunidade também foram apresentadas novas jogadoras.

A ala Tayara Pessenti, com convocações pela seleção brasileira, e a ala/pivô Soeli Zakrzeski, a Êga, que jogou a última Olimpíada pelo Brasil, somam forças a Ariadna Capiró, cestinha do Nacional 2009, e Simone Lima, maior reboteira da história da competição. O time também conta com Lílian Lopes, que atuou em diversas competições representando o Brasil.

“Essa vinda para Santo André com a ajuda da Lais é um namoro antigo. Participei de times que fizeram história em suas cidades. Ainda amo o que eu faço. E ser parte deste retorno de Santo André às épocas de glória é motivante”, explica Êga sobre os motivos que a trouxeram ao time.

Tayara também falou sobre sua chegada. “A Lais sempre acreditou no meu trabalho. Tentamos outras vezes, mas só agora foi possível um acordo. Santo André é uma grande equipe e é bom estar aqui”, disse.

O apoio do Semasa tem duração de 12 meses. “Para que pudéssemos fazer a parceria nos programamos no ano passado. Nada impede que no orçamento do ano que vem renovemos o apoio”, afirmou o superintendente Ângelo Pavin, alegando que o prazo foi estipulado por questões orçamentárias.

A Prefeitura de Santo André manterá todo o trabalho de base, com suas escolinhas e as categorias menores, e o Semasa ajudará a equipe principal. No último ano a cidade cedeu cinco atletas para as seleções brasileiras de base no feminino.

Outra grande jogadora está sendo formada nas bases andreenses. Trata-se de uma jovem de 14 anos, 1,90m e que no momento é preservada pela comissão técnica para que seu desenvolvimento não seja prejudicado. A jovem tem uma história de muitas dificuldades, apesar da pouca idade, e terá atenção especial. O Centro Integrado de Saúde do Atleta (Cisa), projeto pioneiro na América Latina, oferece apoio psicológico, fisiológico e nutricional.

Temporada 2010

Laís Elena, técnica da equipe há quase 30 anos, também falou da expectativa para a temporada 2010. “Com essas grandes jogadoras, que vêm somar forças a um elenco muito bom, tenho certeza que estaremos brigando por títulos em todas as competições que participarmos. Esse é o meu pensamento e tenho certeza que é o mesmo da equipe.”

O primeiro desafio do time andreense está programado para o segunda quinzena de março, com o início do Campeonato Paulista. A data ainda será definida pela Federação.

Patrocínio

004 - Basquete - foto por Norberto da Silva

Para 2010, a equipe de basquete feminino de Santo André firma parceria com o Semasa. Enquanto ela se mantiver, o time será denominado Semasa/Santo André.

O basquete feminino, tradicional na cidade de Santo André e na modalidade, agrega valor à marca Semasa. Juntas estarão duas referências em suas áreas de atuação: as meninas do basquete com a força e qualidade técnica e o Semasa, autarquia da Prefeitura de Santo André, referência nacional em saneamento ambiental.

Ações de educação ambiental serão realizadas com a ajuda da equipe por meio de atividades nos dias e locais de jogos. Eventos serão organizados em escolas da cidade com as presenças das atletas para que o Semasa leve informações sobre os serviços que realiza à população. O esporte será uma importante ferramenta de educação relacionada à economia de água e não descarte irregular de lixo em vias públicas e terrenos. Também haverá trabalhos nos intervalos das partidas com participação de Santo André.

Basquete andreense

De 1984 a 1997 era realizada em nível nacional a Taça Brasil de Basquete Feminino. Na maior parte deste período o time de Santo André manteve parceria com a Pirelli.

A partir de 1998, em 11 anos de disputa do Nacional Feminino com o atual formato, 35 clubes participaram e o Santo André foi o único presente em todas as edições. A equipe conquistou o título de 1999 e o vice-campeonato de 2000. O time ainda sagrou-se bicampeão paulista em 1975 e 1976 e ganhou novamente o título em 1995.

O basquete feminino de Santo André tem um projeto chancelado pelo Ministério do Esporte para usufruir da Lei de Incentivo ao Esporte, intitulado Bola Laranja. A lei proporciona que um investidor faça uso de 1% do imposto devido para aplicar em um projeto com esse selo.

As jogadores que representarão a equipe em 2010 são:


5 - Ariadna Capiro Felipe

7 - Luciane Moskalesk

8 - Lilian Cristina Lopes Gonçalves

9 - Luana Batista de Souza

11 - Jessica Beatriz Nogueira

12 - Vanuzia dos Santos de Almeida

13 - Ega (Soeli Garvão)

14 - Simone Inacio de Lima

15 - Fabiana Guedes

17 - Tayara M. de J. Pesenti

56 - Carina Martins

78 - Katia Silva Cavallaro

Basquete de base

O atleta normalmente inicia sua carreira com o incentivo à pratica do esporte. A Prefeitura de Santo André mantém trabalhos de base em escolas esportivas espalhadas pela cidade com diversas modalidades e jovens em categorias de base, que competem por federações.

A importância de incentivar o esporte não é a de formar um atleta, mas a de gerar um cidadão melhor. Nem todos que praticam esporte serão atletas, nem todos terão medalhas, mas terão inclusão social e melhor saúde.

A Êga, a Tayara, a Ariadna, a Simone e todas as demais atletas do time feminino de basquete principal são símbolos para as crianças e adolescentes que praticam a modalidade.

O trabalho de base no basquetebol andreense divide-se em masculino e feminino e conta com mais de 150 crianças e adolescentes distribuídas por dez categorias. No último ano, esse trabalho rendeu sete convocações para as seleções de base.

Esses jovens, além de todos os ganhos citados, tiveram a oportunidade de competir e representar o país ou estado no Brasil e pelo mundo. Foram experiências únicas na vida deles e caso não se tornem atletas profissionais, ganharam lições e experiências que os acompanharão por toda a vida.

Um grande exemplo é a andreense Carina dos Santos Martins, a Cacá, ser convocada para a seleção brasileira sub-18 de basquete. A jovem armadora pode disputar os Jogos Sul-americanos, que acontecem de 20 a 24 de março na Colômbia. Em junho pode jogar a Copa América, nos Estados Unidos, na qual os três melhores são classificados para o Mundial Sub-19, em 2011.

Cacá foi promovida no último Nacional de Basquete ao time principal de Santo André. A jovem também fez parte da equipe brasileira campeã sul-americana sub-17. Ela completou 18 anos no dia 17 de fevereiro.

Na mesma faixa etária, a ala Michelli Trentini, atuando hoje por São Bernardo, e Vitória Carvalho, ainda em Santo André, foram convocadas no ano passado.

Entre as mais novas, Klaudia Kalinin e Vanessa Gonçalves foram campeãs sul-americanas sub-15 com a treinadora Janeth Arcain. Também representaram o estado no Brasileiro de basquete e sagraram-se vencedoras novamente.

No masculino, Santo André cedeu jogadores para a disputa do Sul-Americano sub-15. O time andreense teve convocações de Fernando Henrique Tamasiro Vieira, ala/armador, e Wesley Andrade, ala/pivô, ambos de 15 anos.

Lais Helena Aranha da Silva

O basquetebol feminino tem uma história e identificação antiga com a cidade de Santo André. Muito desta história é associada ao nome Laís Elena Aranha da Silva.

Ela ganhou títulos como jogadora e foi atleta da seleção brasileira, tendo como vitórias mais importantes: terceira colocação noMundial de 1971 no Brasil, bi-campeonato em Pan-americano no Canadá e Colômbia e seis campeonatos sul-americanos.

Lais chegou em Santo André em 1964 como jogadora do C.A. Pirelli, o qual representou até 1978. Iniciou sua carreira como técnica em 1979, nas categorias de base, também na Pirelli. Lá permaneceu até iniciar seu trabalho com a categoria adulta.

Foi técnica de seleção brasileira juvenil, tornando-se campeã sul-americana, e assistente técnica da seleção brasileira adulta no Pré-Olímpico do México, sendo campeã.

Em Santo André, é técnica da equipe adulta desde 1983, conquistando títulos dos campeonatos Paulista, Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior,Brasileiro e Sul-americano de Clubes. Também registrou outros dois vice-campeonatos nacionais.

Laís sempre deu atenção especial ao trabalho de base. Durante sua trajetória em Santo André colaborou para a revelação de jogadoras que serviram seleções paulistas e brasileiras, tais como Marta e Leila Sobral,  medalha de prata na Olimpíada de Sidney. Mamá e Chuca, que ainda servem a seleção brasileira, e tantas outras que estão em atividade em vários clubes do Brasil, Europa e universidades dos Estados Unidos, também tiveram formação com a técnica andreense.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Carina Martins se apresenta com a seleção brasileira sub-18 nesse sábado

20100219_357231_1902_CarinaMartins_gde As 18 jogadoras que farão parte da primeira fase de treinos da seleção brasileira sub-18, patrocinada pela Eletrobrás, rumo aos Jogos Sul-Americanos, se apresentam no próximo dia 20 no São Carlos Eventos e Hospedagem, em Jundiaí (SP), às 18h de Brasília. O evento será realizado de 20 a 24 de março, na cidade colombiana de Medellín. A andreense Carina dos Santos Martins, a Cacá, foi chamada pela segunda vez para fazer parte da elite do basquete brasileiro da categoria. Cacá está bastante animada para representar mais uma vez a camisa verde e amarela em uma competição oficial. Cacá também foi promovida no último Nacional de Basquete ao time principal de Santo André (SP), clube que defende há sete anos. A jovem também fez parte da equipe campeã sul-americana sub-17 com a seleção. Na competição, atuando como titular foi líder de assistências do torneio (18 assistências em seis jogos) e anotou 36 pontos.
 
— Estava na expectativa desta convocação, sabia das chances, mas quase não acreditei quando me contaram. Fiquei sabendo que havia sido chamada através das minhas amigas e depois entrei no site da CBB para conferir. É a segunda vez que participo de uma seleção brasileira. A primeira foi a vitória da superação e da força de vontade. Conseguimos o título com muito trabalho e dedicação. Fico feliz de esta seleção ser com a maioria das meninas que foram campeãs ao meu lado no sul-americano. Já nos conhecemos e somos muito entrosadas, acredito que renderemos mais ainda — disse a armadora que completou 18 anos na última quarta-feira (dia 17).
 
A jovem armadora de Santo André iniciou suas atividades no basquete paulista no ano de 2000, treinando no CFE Janeth Arcain, onde ficou por três anos.
 
— Tive uma base muita boa desde o início. Comecei treinando com a Janeth e depois fui para Santo André, que também faz um trabalho muito bom nas categorias de base. Espero aproveitar ao máximo essa oportunidade para mostrar meu talento. É uma geração de muito potencial, que acredito que ainda vai dar novas alegrias ao basquete brasileiro.
 
Depois dos Jogos Sul-Americanos, a seleção brasileira sub-18 tem outro compromisso. Em junho disputa a Copa América, nos Estados Unidos, que classifica os três melhores ao Mundial Sub-19, em 2011. Para estar sempre entre as melhores, Cacá não parou os treinamentos nem mesmo no carnaval.
 
— Quero muito ajudar a equipe a conquistar os Jogos Sul-Americanos e depois nos outros compromissos também. Mas tenho consciência que precisamos alcançar um objetivo por vez. Agora estarei focada no Sul-Americano, mas para isso não parei de treinar nem no carnaval. Aliás, não paro nunca de jogar e tento sempre me superar e aumentar meu ritmo nas partidas. Estou bastante confiante num bom desempenho da equipe nesses torneios. Acredito que chegou a hora do Brasil se destacar de vez nessa modalidade — finalizou a armadora andreense, de 1,72m.