domingo, 19 de dezembro de 2004

Unimes/Fupes/LSB conquista o bicampeonato estadual de basquete

Com uma grande atuação da armadora Adriana – cestinha do jogo com 27 pontos – a equipe adulta feminina da Unimes/Fupes/LSB conquistou o título do Campeonato Estadual de Basquete da Divisão Especial, Série A-2, ao derrotar a Unimep/Amhpla/Selam por 96 a 92. O jogo, realizado na noite de quinta-feira (16) no Ginásio Municipal Antônio Guenaga, apresentou elevado nível técnico e muita emoção, sendo decidido apenas nos segundos finais com a terceira vitória consecutiva do time santista diante da representação de Piracicaba.

“Foi uma vitória do grupo que soube superar uma série de dificuldades ao longo de toda a temporada, e mostrou muita união para chegar ao título”, afirmou, visivelmente emocionada, a técnica Carmen Lúcia Fernandes. “É natural que tivemos alguns destaques individuais durante os jogos finais, mas todo o elenco esteve unido, quem jogava e quem ficava no banco, todas com um único objetivo: a vitória. E o resultado provou que a determinação dessas meninas poderá levá-las a outras conquistas”.

Para a técnica de Piracicaba, a ex-jogadora Branca Gonçalves, o time santista fez por merecer a conquista do título estadual. “Foi um grande jogo, digno de uma final e que reuniu as duas melhores equipes estaduais da Série A-2. O resultado premiou o trabalho da Carmen e de suas meninas, que mostraram muita evolução em todo o campeonato”, afirmou. “Para nós fica o resultado negativo, mas temos que prosseguir com esse trabalho iniciado há dez meses, afinal, nosso projeto visa resgatar a tradição do basquete feminino de Piracicaba, que há oito anos estava desativado”.

Ao final da partida a capitã Rosa, do time santista, recebeu o troféu de campeã e comandou a volta olímpica no ginásio municipal. A alegria estampada pelas atletas motivou o grande público que assistiu ao jogo decisivo e que, munido de balões de gás, prestou uma justa e barulhenta homenagem ao time campeão estadual de basquete feminino, feito que havia sido conquistado também em 2002. A pivô Fabiana, de Santos, foi a atleta que apresentou o melhor índice de pontuação em todo o campeonato estadual.

O JOGO

Unimes/Fupes/LSB e Unimep/Amhpla/Selam realizaram um jogo de elevado nível técnico no quarto e decisivo encontro do play-off do estadual feminino.

A equipe de Piracicaba entrou em quadra decidida em buscar o empate – Santos vencia a série melhor de cinco jogos por 2 a 1 – e imprimiu um ritmo veloz nos dois primeiros quartos, chegando a estabelecer uma vantagem no marcador de 13 pontos: 30 a 17. Com chutes precisos de meia e longa distância a equipe de Piracicaba dominava as ações ofensivas e exercia forte poder de marcação anulando as ações do time santista.

A partir do terceiro quarto a Unimes/Fupes/LSB passou a equilibrar as ações em quadra e foi tirando a diferença no marcador até empatar em 67 a 67 e fechar a série com um ponto de vantagem: 73 a 72. Nos dez minutos finais o jogo apresentou um volume ofensivo muito grande dos dois times e a decisão aconteceu apenas nos segundos finais.

Com suas principais jogadoras “penduradas” com quatro faltas – a quinta falta elimina a atleta de quadra – a equipe de Piracicaba foi obrigada a relaxar a marcação individual, o que permitiu a pequena armadora santista Adriana, de apenas 1,61 de altura, surgir como o grande destaque técnico do jogo. Imprimindo velocidade nos ataques pelo meio, Adriana converteu pontos importantes que proporcionaram a virada no marcador e ainda sofreu faltas que eliminaram a pivô Kelly Cota e a ala Aninha, duas das principais finalizadoras do time de Piracicaba.

Restando 47 segundos para o final da partida o placar apresentava a vantagem de apenas dois pontos para Santos – 94 a 92 – e após sofrer falta na entrada do garrafão Adriana desperdiçou dois lances livres. No ataque seguinte o time de Piracicaba também não foi feliz na conclusão e permitiu o contra-ataque veloz de Adriana que aumentou para 96 a 92. Nos dez segundos finais o time de Piracicaba montou um esquema para tentar uma cesta de três pontos, mas a defesa santista impediu o arremesso e a vitória foi assegurada com muita festa.

Jogaram e marcaram: Unimes/Fupes/LSB – Adriana (27), Karen, Cida, Sabrina (2), Joana (10), Daniela (1), Rosa (23), Fabiana (22), Celemar, Janaína (3), Josi e Denise (7). Técnica – Carmen Lúcia Fernandes.

Unimep/Amhpla/Selam – Ângela (10), Lico (8), Fabi (20), Lelê, Paula (12), Gra (8), Lili (4), Vanvan, Michele, Fernanda, Aninha (16) e Kelly Cota (14). Técnica – Branca Gonçalves.

Árbitros – Marcos Antônio de Matos Ferreira e Jonas de Carlo Pereira.


Fonte: Prefeitura de Santos

Nenhum comentário: