Mostrando postagens com marcador Érika. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Érika. Mostrar todas as postagens

domingo, 15 de abril de 2012

Equipe de Érika está na final da liga espanhola

O Perfumerias Avenida, equipe da pivô brasileira, Érika de Souza, venceu novamente o Girona FC no segundo encontro dos playoffs da série melhor de três partidas. As gerundenses estiveram bem melhor do que a primeira partida da série, mas a equipe do técnico Lucas Mondelo foi magistral e com o alto nível de suas jogadoras como Érika e Dewanna Bonner não deram chances para a equipe do Girona. As salamancas venceram por 69 a 58 (36 a 28 no primeiro tempo) e se classificaram ao lado do Ciudad Ros Casares Valencia para a grande final da Liga de Basquete feminino da Espanha.

O volume de jogo apresentado pela equipe de salamanca é tão grande que os números mostram que pouquíssimas equipes podem superar essas jogadoras.

A cestinha do confronto foi Dewanna Bonner com 18 pontos e sete rebotes, um ponto só a mais do que Érika de Souza que com 17 pontos e 12 rebotes anotou um duplo-duplo. Pelo Girona, Angelica Robinson anotou 16 pontos.

Na outra série da semifinal, o Ciudad Ros Casares Valencia, que foi o campeão da Euroliga, venceu a série na segunda partida sobre o Rivas Ecopólis por 57 a 47.

Fonte: CBB

domingo, 11 de março de 2012

Perfumerías Avenida é campeão da Copa da Rainha e Érika é eleita a MVP

Na final da Copa da Rainha, o Perfumerías Avenida venceu o favoritíssimo time do Ros Casares por 68 a 57.

A brasileira Érika marcou 17 pontos e pegou 13 rebotes, jogando contra Sancho Lyttle, Lauren Jackson e Ann Wauters.

Com este (ótimo) desempenho, a pivô brasileira foi eleita a MVP.

O técnico do Avenida, Lucas Mondelo, disse: “Erika es una de las cuatro mejores pívots del mundo. Lástima que este con Brasil, pero es una jugadora que es la anti estrella: es tímida, amiga de sus compañeras, hay que arrancarla para hacer una entrevista… pero ante todo es la center, la cinco del equipo”

Parabéns à pivô brasileira colecionadora de títulos.

sábado, 10 de março de 2012

Érika renova com o Atlanta Dream, mas só se apresenta após as Olimpíadas de Londres

A pivô brasileira Érika de Souza renovou o seu contrato com o Atlanta Dream, porém só se apresentará à equipe após os Jogos Olímpicos de Londres.

Confira a matéria no site da WNBA aqui.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Time de Érika é eliminado da Euroliga

Jogo 2: Schio (Itália) 82 x 72 Avenida (Espanha)
Érika (Avenida): 22 pontos e 9 rebotes.

O Schio venceu o play-off por 2 a 0.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Érika brilha na Euroliga, mas seu time é derrotado em casa

Avenida (Espanha) 59 x 67 Schio (Itália)
Érika (Avenida): 23 pontos e 17 rebotes

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Brasileiras entraram em quadra nesta semana

As brasileiras Érika de Souza, Damiris Dantas, Franciele Nascimento atuaram pela Liga Feminina Espanhola e Adriana Moisés pela Liga Feminina Italiana, na Europa, nesta quarta-feira (8). Apesar de somente as equipes de Érika e de Franciele alcançarem a vitória, todas apresentaram uma boa performance.

Perfumerias Avenida 81 x 62 Rivas Ecopolis

Na partida entre Perfumerias Avenida e o Rivas Ecopolis, devemos realmente destacar a performance da pivô Erika de Souza. Durante seus 32 minutos em quadra, realizou sete rebotes e duas assistências, contabilizando 23 pontos para sua equipe, que ganhou a partida de 81 a 62 (33 a 34 no primeiro tempo). A pontuação de Érika só fica um ponto abaixo da cestinha da partida, Tenise Bonner, que anotou 24 pontos para o Perfumerias. O próximo jogo do Perfumerias Avenida será contra o Obenasa, no dia 11 de fevereiro.


Hondarribia 73 x 55 Obenasa


A pivô Franciele Nascimento também teve uma atuação importante no jogo do Hondarribia e Obenasa. A pivô jogou durante 20 minutos, obteve 10 pontos. O Hondarribia venceu o Obenasa com pontos de folga (18 pontos), e o resultado final foi 73 a 55 (31 a 31 no primeiro tempo). A jogadora cestinha do Hondarribia foi Sandra Viana, que marcou 16 pontos para sua equipe. O próximo jogo do Hondarribia será contra o Celta, no dia 11 de fevereiro.


Jopisa Ciudad de Burgos 65 x 64 RC Celta Baloncesto

Já a partida entre o Jopisa Ciudad de Burgos e o RC Celta Baloncesto foi apertada. Por apenas um ponto de diferença, o Burgos levou a vitória, vencendo o Celta por 65 a 64 (34 a 32 no primeiro tempo). Apesar de não ter conseguido a vitória neste jogo, a atuação da pivô Damiris Dantas foi muito positiva para a equipe do Celta. A pivô contabilizou 10 pontos, pegou nove rebotes e deu duas assistências para seu time. A cestinha da partida foi Keyonia Adams, jogadora do Celta, que fez 25 pontos.


Lavezzini Parma 56 x 61 Famila Wüber Schio

O jogo entre Lavezzini Parma e Famila Wüber Schio não teve resultado favorável para a equipe da armadora Adriana Moisés. A equipe do Schio venceu a partida por 61 a 56 (36 a 23 no primeiro tempo). A brasileira foi a jogadora que ficou mais tempo em quadra pelo Parma, atuando durante 37 minutos. Adrianinha anotou um duplo-duplo (11 pontos e 10 rebotes), além de quatro assistências. A cestinha da partida foi a jogadora Laura Macchi, da equipe do Schio com 17 pontos. O próximo jogo do Parma será contra o Taranto, no dia 12 de fevereiro, em Palamazzola, Taranto.

Fonte: CBB

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Érika brilha e é MVP da quinta semana da EuroLiga

erika A brasileira Érika voltou a brilhar na rodada da EuroLiga.

Na vitória contro o russo Nadezhda (69-65), a pivô liderou o Avenida com 24 pontos e 10 rebotes.

O aproveitamento de arremessos foi excepcional: 12 em 15.

No garrafão adversário, estiveram Rebekkah Brunson(25 pontos e 8 rebotes) e Anastasiya Verameyenka (16 pontos e 7 rebotes).

O jogo foi ontem, em Orenburg, e valeu a ela o título de MVP da semana na competição.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

As estreias de Érika de Souza e Lauren Jackson na EuroLiga 2011

2431 Rivais históricos, os até então invictos espanhóis Avenida e Ros Casares tiveram durante essa  semana uma rodada oposta  na Euroliga, quando coincidentemente estreaphpThumb_generated_thumbnailvam suas estrelas na competição.

O Avenida contava com a primeira partida de Érika no torneio. A brasileira afastou a “gripe” ao marcar 18 pontos e 10 rebotes na vitória sobre o Tarbes (78-70), a quarta na competição.

Enquanto Érika não vinha, já houve tempo suficiente para a torcida de Salamanca se enamorar por Dewanna Bonner, cestinha até o momento da Euroliga (23,3 ppj).

Já o super-time do Ros Casares promovia o primeiro jogo da australiana Lauren Jackson, que ainda parece estar fora do ponto. Na derrota para o tcheco USK Praga (59-67), ela teve dez minutos e passou em branco. Do outro lado, Eva Vitecková esteve –como de costume – excelente, com 20 pontos.

sábado, 29 de outubro de 2011

A Frase

2426“Estou cansada, com gripe e descansarei até segunda-feira.”

A pivô Érika, chegando a Espanha na última sexta-feira e aguardada ansiosamente pelo Avenida.

Atualização: apesar das intenções, Érika acabou estreando no sábado pelo Avenida na vitória sobre o Bugos (83-77). Em 8 minutos, teve 4 pontos, 3 rebotes e 3 faltas.

domingo, 9 de outubro de 2011

FIBA lista Érika entre as “garotas de ouro” de 2011

clique aqui para ler a matéria completa no site da FIBA

A FIBA fez na semana passada uma seleção dos melhores nos classificatórios masculinos para os Jogos Olímpicos de Londres – Five of the Best from 2011.

Nessa semana, o site da entidade fez a versão feminina da matéria, chamada Five Golden Girls of 2011.

E é claro, Érika está lá com todas as reverências.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Atlanta perde a primeira na final da WNBA

2izzy_desouza_brazil

Jogando fora de casa, o Atlanta acabou dominado pelo Minnesota (88-74) na primeira partida do play-off final da WNBA.

A partida foi duríssima. Ao final do terceiro quarto, o placar estava empatado em 62 pontos.

No quarto final, o Lynx entrou para matar e aplicou um definitivo 13-0, que minou as chances do Dream.

Rebekkah Brunson (26 pontos) e Seimone Augustus (22) foram os destaques do time vencedor.

No Dream, Angel marcou 33. Harding teve 20.

Iziane começou bem, mas parou de pontuar já no segundo quarto. Em 28’, teve 10 pontos (5/15).

O jogo 2 acontece na quarta-feira, quando o Atlanta deve voltar a contar com Érika.

sábado, 24 de setembro de 2011

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Érika e a seleção

A pivô Érika concedeu uma entrevista ao Fábio Balassiano e se mostra bem disposta a jogar o Pré-Olímpico e garantir uma vaga em Londres.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Atlanta Dream arranca na temporada e estraga o retorno de Candance Parker

Erika DeSouza #14 calls for the ball while being denied by Ashley Robinson #43. (WNBA: Seattle Storm 63 v Atlanta Dream 92, Key Arena, Seattle, WA August 13, 2011) Depois de um começo bem ruim na WNBA – o time teve nove derrotas nos primeiros doze jogos da temporada, o Atlanta vai lentamente se recuperando na temporada.

Se os resultados iniciais faziam supor uma eliminação precoce e uma apresentação mais breve de Érika e Iziane à seleção brasileira, o cenário agora mudou. Nos doze jogos subsequentes, o Atlanta inverteu o aproveitamento e conseguiu nove vitórias.

O último capítulo da arrancada foi ontem, quando o time derrotou o Sparks(84-79) em Los Angeles, na partida que marcava o retorno de Candace Parker (alvo de entrevista ontem no Bala na Cesta) após contusão.

No jogo de ontem, Érika teve 18 pontos, 13 rebotes e 3 recuperações, em 35’. A pivô mantém médias excelentes e bastante semelhantes à da temporada 2010 – a sua melhor na carreira na WNBA.

Ontem, Iziane veio do banco e somou 6 pontos em 10’. A temporada não é das melhores para a ala. A cestinha perdeu espaço e a posição de titular e tem alternado boas e más atuações. Sua média de pontos na atual temporada (8,2) é inferior à metade registrada na temporada 2010 (16,9) e iguala seu desempenho em 2005, quando desempenhava papel secundário no estrelar Seattle.

Por falar em estrela, apesar de boa atuação (15 pontos e 10 rebotes), Candace saiu expulsa por discutir com a arbitragem por uma decisão sobre posse de bola nos segundos finais.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Seleção guarda 'lugar cativo' a atletas da WNBA e inicia testes com veteranas

Com um grupo repleto de desfalques,a seleção brasileira feminina iniciou sua preparação para o Pré-Olímpico das Américas. Enquanto dezesseis jogadoras tentam mostrar trabalho em seu primeiro contato com o treinador Ênio Vecchi, duas atletas têm lugar cativo na equipe mesmo sem treinar com o elenco. Fora de todo o período de treinamentos por causa da WNBA, a pivô Érika e a ala Iziane são consideradas insubstituíveis e tem vaga garantida para o torneio.

“Você não pode abrir mão de jogadoras com a qualidade das duas ou exigir que elas cumpram 100% daquilo que o resto do time vem fazendo”, disse Vecchi, durante a premiação dos melhores do NBB3. “Teremos que aguardar até o último momento para saber se elas virão. Mas existe o compromisso informal das duas com a seleção brasileira, o que é importante”.

O tratamento diferenciado às atletas da WNBA já havia sido utilizado durante a preparação para o Mundial de 2010. Érika e Iziane atrasaram sua apresentação por causa das finais da liga norte-americana e se juntaram ao grupo apenas na véspera da estreia no torneio. Com nítidos problemas de entrosamento, a seleção brasileira fez campanha ruim e terminou na nona colocação.

“Não é fácil para nenhum técnico e não será para mim. É complicado saber o momento exato de utilizar estas jogadoras dentro de quadra. O importante é fazer o possível para potencializar o que cada uma tem de melhor para a seleção”, comentou Vecchi.

Outra ausência importante neste início de preparação da seleção feminina são as jogadoras que integram a equipe sub-19. A armadora Tássia e a pivô Damiris, tidas como as principais ‘jóias’ da base brasileira, disputarão o Mundial da categoria, em julho, e só se juntarão ao time principal em uma segunda fase de preparação.

Com muitas baixas em sua primeira convocação, Vecchi deu oportunidade a veteranas que ainda não haviam tido chances na seleção, como a armadora Bethânia (Ourinhos) e a pivô Carina Felippus (Americana), e chamou atletas regularmente convocadas por outros treinadores, como Fernanda Beling, Micaela, Silvia Gustavo e Palmira. Segundo o técnico, todas serão testadas durante o período de treinos.

“Não tive a preocupação com a idade das jogadoras. Um dos critérios foi observar o desempenho delas na Liga de Basquete Feminino e no Campeonato Paulista. Teremos a chance de observar o peso que estar com a seleção terá para estas atletas. Se for ‘leve’, a chance de continuar são boas”, afirmou o treinador.

A seleção brasileira feminina treinará em São Caetano, em dois períodos, até o dia 13 de junho, quando viajará à China para disputar torneio amistoso contra a equipe local, a Austrália e a Nova Zelândia. A estreia no Pré-Olímpico das Américas, que será disputado em Neiva, na Colômbia, ocorrerá no dia 24 de setembro, contra o Paraguai.

Fonte: UOL

domingo, 1 de maio de 2011

Érika é campeã espanhola com o Avenida

O Avenida ganhou seu terceiro título da Liga ao vencer o Ros Casares, em Valência, no segundo jogo da final. O time de Salamanca se impôs em uma partida emocionante e alcançou a tríplice coroa ao vencer a Supercopa da Espanha, a Euroliga e a Liga nesta temporada.

O sexto jogo da temporada entre as equipes começou com uma vantagem curta para o local, mas as "charras" tiveram uma reação imediata. O jogo teve um ritmo acelerado nos minutos iniciais, onde as alternativas no placar foram constantes, graças aos ataques de ambos os conjuntos. Lyttle e Erika de Souza foram as jogadoras mais bem sucedidas do Avenida, mas também deu show no primeiro quarto, que terminou 32-24 para o Ros, que chegou a abrir uma vantagem de 10 pontos.

No segundo quarto, Torrens surgiu para combinar com a corrida e Dominguez para virar o jogo: 34-36. O ritmo permaneceu frenético para o Avenida/Salamanca, que abriu uma vantagem de 10 pontos para um 39-49 no placar, o que demonstra a elevada taxa de sucesso no ataque para ambas as equipes.

O terceiro quarto foi novamente uma exibição ofensiva de ambas as equipes, mas o Ros não podia abaixar a vantagem de 10 pontos do Avenida/Salamanca, apesar do sucesso de Brunson e Douglas. Cada triplo do Ros Casares, foi respondido com outro pelo Salamanca. No entanto, nos segundos finais do terceiro quarto, a vantagem foi reduzida: 63-67.

Os últimos dez minutos iniciou-se com uma sequência do Avenida. Em apenas alguns minutos, Marta Xargay com dois triplos recuperou a liderança com 10 pontos de Salamanca. Com cinco minutos restantes, o Salamanca venceu por onze pontos, 69-80. No entanto, no último minuto, o Avenida permitiu que o Ros diminuísse a vantagem a três pontos, com 9 segundos. Dois lances livres de Belinda Snell, colocou a paz no placar. Com a vitória, o Perfumerias Avenida/Salamanca fechou uma temporada histórica.

Texto adaptado do site da Prodep

domingo, 24 de abril de 2011

Só deu Érika na primeira partida da final espanhola

FO0D7741Não teve para mais ninguém na partida inicial da decisão da Liga Espanhola.

Jogando em casa, com o apoio de sua torcida azul, o Avenida contou com uma atuação magnífica de Érika para bater o Ros Casares por 79 a 73.

Em 31 minutos, a brasileira chegou aos 29 pontos (10 em 14 nos 2 pontos, mais 9 em 12 nos lances-livres) e 12 rebotes,

O jogo 2 ocorre na quinta-feira, em Valência.

Em recente partida do Paulista, vi o técnico Ênio Vecchi ser entrevistado e citar nominalmente apenas Érika, que segundo ele pode conseguir liberação para disputar o Pré-Olímpico, numa negociação conduzida por Hortência.

Não havia me animado com as declarações do novo treinador até então, mas respirei fundo  ao perceber que ele já compreendeu que a seleção hoje é “Érika e mais onze” e foi capaz de fugir da obsessão histérica por Iziane.

domingo, 17 de abril de 2011

Érika é finalista da Liga Espanhola

FO0D0349erika Mesmo com o cansaço depois da conquista da EuroLiga, o Avenida confirmou o favoritismo e despachou o Rivas, de Amaya Valdemoro, na semifinal da Liga Espanhola.

Na primeira partida, quinta-feira: 69-65, com 11 pontos e 9 rebotes de Érika.

Ontem, o placar foi 60-66, fechando a série em 2 a 0, com 14 pontos e 7 rebotes.

A veterana Amaya esteve bem na série, com 25 pontos e 16 pontos respectivamente.

Mas a derrota parece bastante simbólica no processo de afirmação de Alba Torrens (14 e 16 pontos), nova queridinha da imprensa local e eleita MVP da EuroLiga na semana passada.

O Avenida aguarda o Ros Casares encerrar sua série.

Time de Geisa se classifica na II Divisão

Pela II Divisão, o Canarias, de Geisa, encerrou a fase regular da competição com vitória sobre o Mataró (51-45), com 10 pontos da brasileira. A campanha de 16 vitórias em 26 jogos rendeu o terceiro lugar do Grupo B e uma das oito vagas para a disputa da Fase de Acesso.

No Grupo A, o Ensíno, de Gilmara, não conseguiu o mesmo feito. O time terminou na sétima posição, apesar da vitória ontem sobre Carmelitas (57-53, com 12 pontos e 7 rebotes da pivô).

uni cajacanarias celebracin equipo_400_267

domingo, 10 de abril de 2011

Érika é um dos pilares do triunfo espanhol na EuroLiga

A última vez em que um clube espanhol  ganhou o título da EuroLiga foi na temporada de 1993, quando o time da cidade de Valencia – na época conhecido como Dorna Godella, hoje Ros Casares – ficou com o ouro.

Em 1993, uma dupla fantástica compunha o garrafão: a americana Katrina McClain (19,8 e 11,6 rebotes por jogo) e a russa Natalia Zasulskaya (18,4 pontos e 6,5 rebotes).

Hoje, a Espanha voltou a experimentar o sabor do sucesso, quando o Avenida (de Salamanca) bateu o russo Spartak (68-59), que tentava seu quinto título consecutivo,

Novamente, uma dupla de peso no garrafão teve participação fundamental no triunfo: a “neo-espanhola” Sancho Lyttle (13,9 pontos e 9,8 rebotes) e a brasileira Érika (12,6 pontos e 7,7 rebotes).

Na partida de hoje, Sancho teve 12 pontos e 13 rebotes e Érika, 6 pontos e 4 rebotes.

Mais do que números, as duas foram a essência da vitória ao garantir a ação das alas Anke De Mondt (9 pontos), Belinda Snell (7), Alba Torrens (12) e da armadora Silvia Dominguez (16).

No Spartak, brilharam isoladas as americanas Taj Mc Williams (17 pontos e 11 rebotes) e Sue Bird (16 pontos).