Mostrando postagens com marcador Gilmara. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Gilmara. Mostrar todas as postagens

domingo, 9 de outubro de 2011

Palmira e Gil no Pan (O Regional)

imagempalegil As jogadoras do Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, Palmira e Gil, que defenderam a Seleção Brasileira que assegurou vaga para as Olimpíadas de Londres, apresentaramm-se na quinta-feira ao técnico Ênio Vecchi, para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, que serão disputados a partir da próxima semana em Guadalajara. Elas estiveram ontem em Catanduva .

As atletas comemoraram o desempenho da Seleção em Neiva, durante o Pré-Olímpico. O time brasileiro conquistou o título da competição de forma invicta. “O time estava bem entrosado e isso acabou refletindo positivamente dentro de quadra”, comentou a lateral Palmira, que disputará seu segundo Pan- americano consecutivo.

Em 2007, no Rio de Janeiro, a seleção acabou sendo derrotada para o time universitário dos Estados Unidos. “Não podemos repetir os mesmos erros da edição passada, quando perdemos a medalha de ouro por um detalhe”, destacou.

Gil explicou que a preparação de três meses  foi fundamental para a boa campanha da seleção. “Foram três meses intensos, com enfoque principalmente na preparação física das jogadoras. Tivemos um ganho excepcional no que diz respeito ao sistema de marcação na defesa”.

“Apesar das trocas constantes durante as partidas, o time manteve sempre o mesmo nível. Isso foi importante para manter o nível de coesão do grupo, tanto dentro quanto fora de quadra”, falou Palmira, que confessou que ter vencido a Argentina na final teve um sabor ‘especial’. “São nossos rivais e deixá-las de fora da Olimpíada, não tem preço que pague”.

As duas atletas fizeram questão de ressaltar o estilo de treinamento do técnico Ênio Vecchi, que até assumir a seleção feminina, havia trabalhado apenas com times masculinos.

Para Palmira, um dos diferenciais do estilo do treinador foi o sistema de defesa implantado pelo treinador. “Ele trabalhava de forma específica, conforme o adversário que tínhamos pela frente. Isso foi fundamental para a evolução do time durante os treinos”, falou.

A atleta também disse ter visto diferença acentuada no comando da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) em 2007 para 2011. “É uma nova visão tanto de administração quanto no dia a dia com a seleção”, falou.

Gil destacou o planejamento feito pela seleção. “Tudo foi muito bem programado e organizado para que os resultados aparecessem dentro de quadra”.

LBF

O presidente do Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, Luis Roberto Daoglio, explicou que a burocracia tem impedido a liberação de verbas do Governo Federal para a Liga de Basquete Feminino (LBF). “Com isso, a participação de times do Maranhão e de João Pessoa estão condicionados com a liberação dessa verba”, concluiu.

Fonte: O Regional

terça-feira, 26 de abril de 2011

Gil pode estrear contra Santo André

A pivô Gil, considerada a melhor jogadora do Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva na temporada 2008/2009 - ano da conquista do Nacional – se apresentou ontem ao técnico Édson Ferreto e deve estar em condições de fazer parte do elenco que jogará contra Santo André/Semasa, no dia 1º de maio, pelo Campeonato Paulista.
A jogadora, que estava no Ensino/Lugo, da segunda divisão da Espanha, assinou contrato até o final do ano com o time catanduvense. “Espero me readaptar o mais rápido possível ao estilo de jogo do basquete brasileiro, que é diferente do que é praticado na Espanha”, disse a atleta.
Gil manteve o bom desempenho na Espanha do tempo em que atuou em Catanduva. Foi considerada MVP da competição, assim como em 2008/2009. “Tive propostas de outros clubes antes de voltar para o Brasil, mas dei preferência por Catanduva por conta da identificação que já tenho com a torcida”, comentou a jogadora.
A pivô comentou ainda que Catanduva tem a melhor estrutura dos times do Brasil. “Posso afirmar que o clube tem a melhor estrutura e em busca dessa situação é que estou voltando. Além disso, me adapto fácil ao estilo de jogo do Ferreto”, garante.
Na última semana, o time catanduvense já havia apresentado a carioca Karina Jacob, que estava em Americana. “Estamos montando um elenco forte para buscar os títulos da temporada”, disse.
Assembleia
A diretoria do time catanduvense vai se reunir amanhã, quarta-feira, para decidir o presidente da equipe para o próximo biênio. “A reunião será realizada no prédio da ACE, a partir das 20 horas”, explicou o diretor João Leite.

Fonte: O Regional

domingo, 17 de abril de 2011

Érika é finalista da Liga Espanhola

FO0D0349erika Mesmo com o cansaço depois da conquista da EuroLiga, o Avenida confirmou o favoritismo e despachou o Rivas, de Amaya Valdemoro, na semifinal da Liga Espanhola.

Na primeira partida, quinta-feira: 69-65, com 11 pontos e 9 rebotes de Érika.

Ontem, o placar foi 60-66, fechando a série em 2 a 0, com 14 pontos e 7 rebotes.

A veterana Amaya esteve bem na série, com 25 pontos e 16 pontos respectivamente.

Mas a derrota parece bastante simbólica no processo de afirmação de Alba Torrens (14 e 16 pontos), nova queridinha da imprensa local e eleita MVP da EuroLiga na semana passada.

O Avenida aguarda o Ros Casares encerrar sua série.

Time de Geisa se classifica na II Divisão

Pela II Divisão, o Canarias, de Geisa, encerrou a fase regular da competição com vitória sobre o Mataró (51-45), com 10 pontos da brasileira. A campanha de 16 vitórias em 26 jogos rendeu o terceiro lugar do Grupo B e uma das oito vagas para a disputa da Fase de Acesso.

No Grupo A, o Ensíno, de Gilmara, não conseguiu o mesmo feito. O time terminou na sétima posição, apesar da vitória ontem sobre Carmelitas (57-53, com 12 pontos e 7 rebotes da pivô).

uni cajacanarias celebracin equipo_400_267

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Gil, a andorinha solitária

g_justino_p O Ensino, clube da segunda divisão da Espanha, já marcou 1029 pontos ao longo de seus 16 jogos na temporada da Liga.

Desses, 315 (ou 30,6%) levaram a assinatura da brasileira Gilmara Justino.

Nos rebotes, o fenômeno se repete.

A pivô foi responsável até o momento por 167 de um total de 530 (31,5%).

Das 274 faltas que o time sofreu ao longo da competição, Gilmara foi o alvo em 98 (35,7%).

Os números da brasileira, que mantém média de 19,7 pontos e 10,4 rebotes, são mesmo impressionantes.

Apesar deles, a campanha do time é ruim.

Com 8 vitórias e 8 derrotas, ocupa a oitava posição e deve ficar de fora da fase decisiva, mesmo após ter trocado de técnico e dispensado jogadoras (como Renatinha).

Parece mesmo que apesar dos altos vôos dela, já é melhor pensar em um porto mais seguro no próximo verão.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O final de ano das brasileiras na Liga Espanhola

erikafim2010 Na última rodada do ano da Liga Espanhola, o Rivas acabou tirando a invencibilidade do Avenida, de Érika (88-81). A brasileira teve 10 pontos e 9 rebotes. Do outro lado, quem comandou a festa foi Dewana Bonner, com 30 pontos. O resultado entregou a liderança nas mão do Ros Casares, liderado por Rebekkah Brunson.

Na EuroLiga, o Avenida lidera o Grupo C, com seis vitórias em oito jogos. O último compromisso foi um passeio sobre o Tarbes (87-49), com 9 pontos e 6 rebotes de Érika.

387A situação segue extremamente favorável para o Extrugasa, de Cristina Carvalho. O time ocupa uma confortável quinta posição, após bater o lanterna Navarra (62-60). Cris foi a cestinha, com 18 pontos, em 28’ (5/6 nos três pontos). As boas atuações de Cris são um dos motivos que me desanimam a divulgar as estatísticas das brasileiras que jogam fora. Joga bem o ano todo na Liga Espanhola para ser o primeiro corte da seleção? Só Freud explica, porque nem Colinas consegue.

No Navarra, Cíntia Tuiú jogou 7 minutos (1 ponto).

O Cadí, de Franciele e Katião, sofreu uma derrota para o Soller (72-70) e chia até hoje, alegando que a cesta que definiu a partida teria sido irregular. O time tem até vídeo mostrando que a paraguaia Paola Ferrari 670 aremessou após o cronômetro zerar. Fran marcou 14 pontos e 7 rebotes no encontro. Katião nem jogou. Na décima segunda posição, o time está na zona do rebaixamento.

Na II Divisão, o Ensíno bateu o Burgos (72-69) e encerrou o ano apenas na oitava posição do Grupo A. Gilmara teve 24 pontos e 13 rebotes.

O UniCanarias, de Geisa, também está fora da zona de classificação. O time ocupa a sétima posição do Grupo B encerrou o ano com derrota para o Tanit (80-69), apesar dos 24 pontos e 5 rebotes da brasileira.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O fim-de-semana das brasileiras na Europa

1674 Espanha – O primeiro atropelamento do Avenida veio sobre o Olesa (95-58). Érika brilhou com 19 pontos e 12 rebotes (26’).

O Extrugasa superou o Cadí (72-62). Pelo Extrugasa, Cris somou 8 pontos (21’). Pelo Cadí, Franciele teve 14 pontos e 6 rebotes (22’) e Kátia, 3 pontos e 3 rebotes, em 16’.

Na II Divisão, nova derrota do Ensino (59-68 para o Bembibre), apesar dos 23 pontos e 9 rebotes de Gilmara e dos 17 pontos de Renatinha.

O UniCanarias teve sua primeia vitória (72 x 58 Estudiantes), com 17 pontos e 15 rebotes de Geisa.

Itália- Na fase de classificação da Copa da Itália, o Taranto atropelou o Lucca (93-35, com apenas 3 pontos e 2 rebotes de Zaine, em 14’). Mas depois caiu frente ao Umbertide (64-56, com 5 pontos e 3 rebotes de Zaine, em 19’). Com os resultados, o time ficou de fora da Copa.

Já o Faenza venceu seus dois compromissos e segue na competição. Primeiro bateu o Napoli (69-58, com 15 pontos e 7 assistências de Adrianinha), depois o Giovanni (87-59, com 9 pontos e 11 assistências da armadora).

Portugal – O Vagos estreou com derrota para o Boa Viagem (55-50) e depois se recuperou frente ao Micaelense (93-45).Lílian teve 12 pontos na segunda partida. Andrea Santos marcou apenas 2 pelo Micaelense.

domingo, 10 de outubro de 2010

Brasileiras estreiam com vitória na I Divisão da Espanha e com derrota na II Divisão, Adrianinha é MVP na Itália e Lilian ganha título em Portugal

Portugal

33298227670923431014

Na disputa da Taça Victor Hugo, Lilian conquistou seu primeiro título com a camisa do Vagos. Na decisão contra o Algés (89-81), teve 26 pontos. Na semifinal contra o Madeira (65-49), havia chegado aos 19.

Itáliaadriana_tarroni

No torneio amistoso Memorial Pallavicino/Corradini, o Faenza bateu o Parma (72-53).

Adrianinha marcou 13 pontos na partida (três a menos que a francesa Nicole Antibe, cestinha do jogo) e foi eleita MVP da competição.

Espanha

II Divisão1014

O Ensino começou a temporada com derrota. Perdeu para o Aguere (72-56).

Renatinha teve 16 pontos, 7 recuperações, 6 rebotes e 6 erros.

Gilmara teve 15 pontos, 7 rebotes e 4 erros.

As duas jogaram 40’.

O Canarias também teve derrota. Contra o Casablanca (76-60), Geisa teve 10 pontos e 8 rebotes, em 35’.

I Divisão

1004 A estreia do Cadí foi vitoriosa. O time superou o Hondarribia (85-69), com uma excelente atuação de Franciele: 16 pontos e 7 rebotes, em 18’. Kátia Denise jogou 12’ e teve 4 pontos, 4 rebotes e 3 assistências.1001cris

O Avenida teve uma vitória de placar baixo sobre o Ibiza (51-36). Em 23’, Érika teve 8 pontos, 9 rebotes e 3 assistências.

De volta à primeira divisão, o Extrugasa passou pelo Girona (63-57), com 10 pontos, 3 rebotes e 2 assistências de Cris, em 28’.

Eficiência: Franciele (21), Érika (18), Kátia (9) e Cris (9).

sábado, 11 de setembro de 2010

Dupla brasileira faz estreia hoje na Espanha

119836

 Gilmara e Renatinha estreiam hoje pelo Ensino em partida contra o Celta, pela Copa da Galícia.

Quem se interessar, pode ler a matéria com as duas no jornal El Progresso: Dos jugadoras modelo en Lugo.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Gilmara deixa Catanduva e retorna para a Espanha

344b MVP do último Nacional, a pivô Gilmara não continua em Catanduva.

A jogadora retornará à Espanha e defenderá o Ensíno, o que já fez com sucesso na temporada 2007/8.

Dessa vez, Gil terá a companhia de outra brasileira: a ala Renata Oliveira, reforço anunciado na semana passada.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Subindo a Colina: as pivôs na véspera da convocação oficial

imagempivos Depois de concluídas as votações para armadoras e alas, encerrei antes do previsto a eleição das pivôs, já que a CBB nos surpreendeu com o anúncio da convocação para amanhã.

Nessa posição, um trio obteve rápido destaque na enquete, ultrapassando a marca dos 100 votos cada.

São elas: Érika, a mais lembrada, Franciele e Nádia Colhado.

Abaixo delas e praticamente empatadas, chegaram Kelly e Alessandra.

A partir daí, quem aparece na sexta posição é Gilmara, liderando um grupo bastante embolado, composto por Damiris(sétima), Ísis (oitava), Clarissa (nona) e Zaine (décima).

O Fábio já deixou nessa manhã um pedido para ser surpreendido pela lista de Colinas, mas achei bastante estranho a CBB optar por uma convocação nesse momento (antes das semifinais – ainda sem data – do Paulista).

Ao contrário do treinador da seleção masculina – o argentino Rubén Magnano, o espanhol Carlos Colinas esteve absolutamente afastado do que acontece aqui no país e o mais provável é uma repetição da última convocação da seleção feminina.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ourinhos volta a derrotar Americana, que cai para a quarta posição

O Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva derrotou o São Caetano/UNIP, na noite desta quinta-feira (27 de maio), por 84 a 66 (39 a 38 no primeiro tempo), em duelo válido pela última rodada do returno da fase inicial do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2010, disputado no ginásio Municipal Armando Lima e Silva Corujeira, na cidade de São Caetano do Sul (SP). Os principais nomes da partida foram Nádia (21 pontos e 14 rebotes - double-double) e Jacqueline (19 pontos e 03 rebotes), pelo time do Grande ABC; Gilmara (22 pontos e 08 rebotes) e Palmira (18 pontos, 06 rebotes e 04 assistências), em favor do representante do Interior.

No outro duelo da noite, o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos superou o Americana, em duelo equilibrado, por 63 a 62, no tempo extra, depois de um empate de 55 pontos no tempo normal (29 a 31 no primeiro tempo), atuando no ginásio Municipal José Maria Paschoalik (Monstrinho), na cidade de Ourinhos (SP). As atletas mais efetivas foram Fernanda Beling (24 pontos, 10 rebotes e 02 assistências - double-double) e  Chuca (12 pontos, 12 rebotes e 06 assistências - double-double), pelo time da casa; Karina Jacob (15 pontos e 04 rebotes), Karla (09 pontos e 05 assistências) e Karen (09 pontos e 04 rebotes), em favor do visitante.

A classificação de momento do estadual feminino é a seguinte:

1o) Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva - 23 pontos (11 vitórias e 01 derrota)
2o) Santo André/Semasa - 21 pontos (09 vitórias e 03 derrotas)
3o) Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos - 20 pontos (08 vitórias e 04 derrotas)
4o) Americana - 20 pontos (08 vitórias e 04 derrotas)
5o) São Caetano/UNIP - 16 pontos (04 vitórias e 08 derrotas)
6o) Basquete Clube - 12 pontos (01 vitória e 10 derrotas)
7o) Divino/COC/Jundiaí - 11 pontos (11 derrotas)

A primeira fase será complementada nesta sexta-feira (28 de maio) com o duelo isolado entre Divino/COC/Jundiaí e Basquete Clube, às 20h00, no ginásio Municipal Romão de Souza, na cidade de Jundiaí (SP). No duelo entre estas duas equipes, válido pelo turno desta fase inicial, vitória do representante de Araçatuba, jogando ao lado de sua torcida, por 69 a 63.

Se a classificação for mantida - isso ocorre se o time de Jundiaí perder ou vencer por uma diferença inferior a seis pontos - os confrontos do playoff - quartas-de-final serão estes: Santo André/Semasa x Divino/COC/Jundiaí, Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos x Basquete Clube e Americana x São Caetano/UNIP. O Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, líder da fase, garantiu classificação diretamente ao playoff - semifinal, como previa o regulamento.

domingo, 16 de maio de 2010

Catanduva derrota Santo André e segue imbatível no Paulista Feminino

fotos Beto Garavello_PSA3

O Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC derrotou o Santo André/Semasa, neste domingo (16 de maio), por 79 a 57 (40 a 29 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Municipal Anoar Pachá, na cidade de Catanduva (SP), válido pelo returno da fase inicial, e manteve a primeira colocação na classificação geral do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2010.

Os principais nomes da partida foram Gil, 18 pontos e 09 rebotes, Sil, 17 pontos, 07 rebotes e 02 assistências, e a pivô Ísis, com a incrível marca de 18 rebotes, pelo time da casa; a cubana Ariadna, 17 pontos, 05 rebotes e 01 assistência, e Fabiana, 13 pontos e 05 rebotes, em favor do visitante.

Já o Americana passou pelo Basquete Clube, mesmo atuando no ginásio Municipal Doutor Plácido Rocha, na cidade de Araçatuba (SP), por 89 a 45 (35 a 22 no primeiro tempo). As jogadoras mais efetivas foram Cléia, 12 pontos e 01 assistência, e Fernanda Brito, 09 pontos, 04 rebotes e 01 assistência, pelo time da casa; Mamá, 18 pontos e 04 rebotes, e Karen, 14 pontos, 04 rebotes e 03 assistências, em favor do visitante.

Com estes resultados, a classificação do estadual feminino ficou da seguinte maneira:

1o) Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC - 20 pontos (10 vitórias)
2o) Santo André/Semasa - 19 pontos (08 vitórias e 03 derrotas)
3o) Americana - 17 pontos (07 vitórias e 03 derrotas)
4o) Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos - 16 pontos (06 vitórias e 04 derrotas)
5o) São Caetano/UNIP - 12 pontos (03 vitórias e 06 derrotas)
6o) Basquete Clube - 11 pontos (01 vitória e 09 derrotas)
7o) Divino/COC/Jundiaí - 10 pontos (10 derrotas)

PRÓXIMOS JOGOS
18 de maio (terça-feira)

20h00 - Santo André/Semasa x São Caetano/UNIP, em Santo André (SP)
20 de maio (quinta-feira)
20h00 - Americana x Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, em Americana (SP)
20h00 - Basquete Clube x Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos, em Araçatuba (SP)

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Catanduva vence e encerra primeiro turno do Paulista na liderança invicta

O Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC manteve o 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2010 ao derrotar o Santo André/Semasa, na noite desta quinta-feira (22 de abril), mesmo atuando no ginásio Municipal Pedro Dell´Antonnia, na cidade de Santo André (SP), por 79 a 68 (40 a 31 no primeiro tempo), no fechamento do turno da fase inicial. Com a vitória, o time comandado pelo técnico Edson Ferreto chegou aos 12 pontos, decorrentes de seis resultados favoráveis.

As cestinhas da partida foram Êga (22 pontos, 10 rebotes e 02 assistências - double-double) e Tayara (14 pontos), pelo time do Grande ABC; Palmira (18 pontos e 03 rebotes) e Gil (17 pontos e 09 rebotes), em favor da agremiação do Interior.

O espanhol Carlos Colinas, que foi apresentado oficialmente como técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina na manhã desta quinta-feira (22 de abril), em São Paulo (SP), esteve acompanhando a este clássico, ao lado da diretoria de seleções do naipe feminino da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Hortência Marcari.

- Estamos observando individualmente as jogadoras, analisando a postura, seja defensiva ou mesmo ofensiva. Este é o início do conhecimento e familiarização do Carlos Colinas com o as jogadoras que atuam por aqui, mas foi muito bom, já que a partida foi bastante disputada - comenta Hortência, salientando que o treinador seguirá com as observações nestes próximos dias.

No outro confronto, o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos passou pelo Americana, mesmo atuando no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP), em duelo bastante disputado e decidido apenas nos segundos finais, por 52 a 50 (28 a 20 no primeiro tempo).

As atletas mais efetivas foram Karen (18 pontos, 09 rebotes e 01 assistência) e Helen (12 pontos e 04 assistências), pelo time da casa; Fernanda Beling (22 pontos e 04 rebotes), Chuca (12 pontos, 05 rebotes e 02 assistências) e Flávia Luiza (11 pontos, 11 rebotes e 01 assistência - double-double), em favor do visitante.

A classificação final deste primeiro turno é esta: 1o) Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC, 12 pontos (06 vitórias); 2o) Santo André/Semana, Colchões Castor/FIO/Uimed/Ourinhos e Americana, todos com 10 pontos (04 vitórias e 02 derrotas); 5o) São Caetano/UNIP, 08 pontos (02 vitórias e 04 derrotas); 6o) Basquete Clube, 07 pontos (01 vitória e 05 derrotas); e 7o) Divino/COC/Jundiaí, 06 pontos (06 derrotas).

O returno será aberto no sábado (24 de abril) com a partida isolada entre Americana e Divino/COC/Jundiaí, às 18h00, na cidade de Americana (SP). No domingo (25 de abril), mais dois confrontos: Basquete Clube x Santo André/Semasa, ás 17h00, em Araçatuba (SP); e Colchões Castor/Fio/Unimed/Ourinhos x São Caetano/UNIP, às 17h00, em Ourinhos (SP).

domingo, 21 de março de 2010

Catanduva começa briga por título do Paulista

18098_FP O Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva dá início hoje à briga pela conquista do título do Campeonato Paulista de Basquete Feminino contra o Basquete Clube/Araçatuba, a partir das 17 horas, com dois desfalques. Micaela e Cíntia Tuiú, que chegaram ao clube contundidas, não vão estar em condições de jogo para duelar no ginásio Municipal Plácido Rocha.
Com isso, o técnico Édson Ferreto não terá força máxima para este confronto, que será o primeiro oficial após a conquista do nacional, no final de janeiro. “Começo de temporada é extremamente dificultoso e isso acaba influenciando dentro de quadra, principalmente com os desfalques”, comentou o treinador catanduvense.
O time da casa, comandado pelo técnico Alvacyr Lazarini Júnior, retorna à elite do basquete paulista depois de alguns anos afastado. O time de Araçatuba contará com uma base jovem, oriunda de seu trabalho de base, reforçado de algumas atletas mais experientes, como são os casos de Cléia Crepaldi (ex-Marília e Catanduva), Gigi (ex-Sport Recife), Fernanda Bibiano (ex-Catanduva) e Djane Brito (ex-São Caetano).
“É um time com valores individuais muito bons e que com certeza dará trabalho a nós. Agora, todos vão querer vencer as atuais campeãs nacionais”, comentou a jogadora Gil, eleita a MVP da temporada passada.
Segundo as jogadoras, o título nacional dará mais responsabilidade ainda quando entrarem dentro de quadra. “Vamos ter de saber conviver com essa situação, com esse tipo de pressão. Temos jogadoras experientes que vão conseguir dar conta do recado e a resposta dentro de quadra”, continuou a jogadora.

2008
Uma das remanescentes do primeiro título do Paulista de 2008, a armadora Natália Burian, que retorna após temporada em Americana, explicou que quatro times vão brigar forte pelo título da competição.
“Além de Catanduva, Americana, Ourinhos e Santo André vão chegar com possibilidades reais para brigar por esse título. O importante é que Catanduva consiga imprimir seu ritmo de jogo desde o começo da competição. Isso é fundamental para quem quer brigar pelas primeiras colocações”, comentou.
Em 2008, Natália fez parte do time que venceu Ourinhos na final do Paulista, dando o primeiro título para Catanduva na Primeira Divisão. “Temos que trazer as boas recordações daquela competição, quando toda a cidade se mobilizou para ficar com o título. E agora, nossa caminhada começa hoje contra Araçatuba”, finalizou.

Enio Franco

Fonte: O Regional

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A pivô que conhece Carlos Colinas

ebb3sb O Rodrigo Alves comenta no Rebote que a data de hoje seria o prazo máximo dado pelo presidente da CBB à Hortência para definir a situação do técnico da seleção feminina.

Enquanto aguardamos, estive tentando descobrir informações sobre o possível novo responsável pelas meninas: o espanhol Carlos Colinas.

Cruzando dados do currículo do rapaz, verifiquei que uma brasileira já havia sido treinada por ele: a pivô Kátia Denise. Kátia jogou no Zaragoza em 2001, na sua primeira experiência internacional após deixar o então campeão nacional Vasco da Gama.

Pedi ajuda à pivô e ela gentilmente reservou um tempo para  me responder ontem após a eliminação de seu time na EuroCopa. bbf437sa

Sobre a experiência com Colinas, Kátia diz tratar-se de “um técnico muito exigente e que gostava de trabalhar sempre com muita diciplina.”

Quando questionada sobre se a troca seria benéfica para a seleção, Kátia afirma que “acreditava que Paulo Bassul estivesse fazendo um bom trabalho”, mas que tem a impressão de que a “CBB queira mudar um pouco”. “Se for para o bem da seleção, que tudo saia bem.” _ conclui.

Em relação ao que a pivô observa de longe após quase uma década na Europa (com exceção de uma breve passagem na Ponte Preta), ela marca firmemente sua impressão e arremessa um elogio a uma ex-companheira do time de Campinas:

“ Acho que a seleção precisa de novos nomes. Temos que deixar de levar jogadoras só porque elas sempre foram da seleção. Precisamos renovar e convocar quem está jogando bem em seus clubes, como por exemplo a Gilmara, que nunca foi chamada e merecia uma chance.”

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Frase

“O Ferreto é tão chato que a gente se diverte com a chatice dele.”

Gilmara, MVP do Nacional, em entrevista ao Rodrigo Alves no Rebote.

Por falar nela, naufragou o namoro da pivô com o Badajoz (Espanha).

O clube já até anunciou a substituta.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Clube da II Divisão Espanhola próximo de acerto com Gilmara

Em má situação na Liga Espanhola da II Divisão – a décima primeira posição do grupo A, o Badajoz tenta reforços que garantam a sua permanência na competição.

Segundo o jornal El Periodico Extremadura, duas pivôs- uma argentina e uma brasileira – estariam prestes a chegar.

Embora o jornalista conte o milagre, mas não a santa – que “teria acabado de se segrar campeã nacional e poderia estrear já no sábado” – apurei que o nome é o da nossa MVP, Gilmara.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Gilmara, MVP

20100122_102425_2201_Gil_MVP_gde O ano de 2010 não podia ter começado melhor para a pivô Gilmara Justino, do Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva. Além de ter conquistado o título inédito do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF), a atleta de 28 anos, foi eleita a MVP da competição. Além dessas conquistas, Gilmara ainda foi a autora da cesta que definiu a vitória de Catanduva sobre Ourinhos por 60 a 59, no último segundo de jogo. Os números confirmam a boa campanha de Gil na competição. A pivô de Piracicaba teve médias de 15.4 pontos, 9.7 rebotes e 17.6 pontos de eficiência. Menos de 24 horas após a conquista do título, Gilmara relembra a emoção de subir no degrau mais alto do pódio, da alegria da vitória e do orgulho de ter sido considerada a melhor jogadora do campeonato.
 
— Foi muito gostoso ver Catanduva ser campeã. A comemoração também foi linda, os torcedores vibraram com a gente e no final entraram em quadra para participar da festa. Graças à dedicação e ao talento de toda a equipe conquistamos a vitória. Se não fosse a união do time e a vontade de vencer, somado ao fato de nunca desistirmos e nem desacreditarmos no nosso objetivo, não teríamos conseguido fechar a série em três a zero. Estou muito contente com o resultado inédito que conquistamos para Catanduva.
 
Sobre o título de MVP do Nacional, Gilmara destaca a importância de um prêmio como esse e agradece o apoio de suas companheiras de equipe.
 
— É maravilhoso e muito especial ser coroada como a melhor jogadora de uma competição desse nível. É a recompensa pelo meu trabalho. Tenho consciência de que dei o máximo de mim em todas as partidas. A equipe inteira treinou muito e batalhou para que o resultado fosse positivo. Mas não esperávamos uma série rápida, nos preparamos para cinco partidas. Graças a toda equipe e a minha dedicação acredito que foi bastante merecido Catanduva ter levantado à taça de campeão e eu o titulo de MVP — concluiu a pivô.

Nacional feminino de basquete acaba sem revelações

Falta de atenção à base e campeonato curto e com poucos times são, para técnicos, algumas das explicações para isso
Catanduva ganha sua 1ª taça ao derrotar Ourinhos, e CBB promete implantar plano de marketing para que clubes invistam mais em jogadoras

catanduva

JOSÉ EDUARDO MARTINS

O Nacional feminino de basquete chegou ao fim com um problema recorrente: nenhuma jogadora teve destaque marcante na competição.
A constatação vem dos próprios técnicos do torneio, vencido ontem pelo Catanduva, que obteve uma inédita taça ao superar em casa o pentacampeão Ourinhos por 60 a 59, fechando o mata-mata em 3 a 0.
Para explicar a escassez no país de novos talentos, os treinadores têm algumas teorias.
Segundo Edson Ferreto, que pelo quinto ano consecutivo comanda o time de Catanduva, a causa pode ter sido o curto período de disputa do campeonato, que teve aproximadamente dois meses de duração.
"É difícil ter uma [revelação] em um campeonato assim. No Brasil, não há uma competição em que você possa refinar e revelar uma jogadora. O Paulista e o Brasileiro, logo quando começam, terminam. Não é em um jogo ou em uma semana que se revela uma atleta."
Outro motivo apontado é a pequena quantidade de times. Foram oito, número inferior ao de outras competições nacionais -o torneio masculino de basquete tem 14 equipes, a Superliga feminina de vôlei, 13 clubes, e a masculina, 17.
"É pouco time para revelar, criando um pequeno mercado de trabalho. Quando dá aquela afunilada para você montar a equipe, ficam as jogadoras do time adulto, e as jovens da base perdem espaço", diz Urubatan Paccini, técnico do Ourinhos.
A falta de ligação entre o trabalho desenvolvido nas categorias de base com os times adultos é ressaltada por Paulo Bassul, técnico da seleção brasileira na Copa América de 2009.
"Os clubes que estão em evidência não têm uma equipe juvenil forte, como acontecia antigamente. Dessa maneira, fica difícil aparecer novas jogadoras", argumenta Bassul.
Treinadora do Santo André, equipe que tradicionalmente revela talentos, Laís Elena é mais dura em sua avaliação.
"Nós não estamos com muitas jogadoras novas que tenham um potencial tão grande. Pelo menos nesta geração."
O alto número de erros no campeonato comprova o baixo índice técnico. Por exemplo, no primeiro jogo da decisão, na segunda-feira, foram 31 arremessos errados da linha dos três pontos e 54 falhas nos de dois pontos. Como comparação, a final olímpica em Pequim-2008, entre EUA e China, apresentou 66 erros -22% a menos.
Para elevar a qualidade do Nacional, a CBB (confederação brasileira) promete implantar um plano de marketing para diminuir os gastos administrativos dos clubes, que poderiam investir mais nas jogadoras.

MADURAS: FINALISTAS TÊM IDADE MÉDIA ALTA
Outra possível explicação para a falta de revelações no Nacional feminino é a alta média de idade dos clubes do campeonato. Os finalistas, Ourinhos e Catanduva, por exemplo, têm times com média de idade de 25,5 anos.

Frase
"Foi um jogo de muitos erros. Sabíamos que seria uma partida dura, mas no final não teve bola perdida. Agora é comemorar"
GILMARA
jogadora do campeão Catanduva

Fonte: Folha de São Paulo