Mostrando postagens com marcador FPB. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador FPB. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Federação Paulista escolhe Êga e Zanon como os melhores de 2010

A Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou a lista dos destaques da temporada de 2010, com os nomes dos atletas e treinadores que vão receber o Troféu ´Edson Bispo dos Santos´, em cerimonia que acontece na noite do dia 25 de abril (segunda-feira), na cidade de São Paulo (SP). Na ocasião, o presidente Antônio Chakmati (foto) e os diretores da FPB vão recepcionar os laureados, seus familiares, imprensa e demais convidados.

- A entrega dos troféus aos destaques do ano é um evento tradicional no calendário do basquete paulista, pois é bastante aguardado por jogadores de todas as idades, desde a garotada que está iniciando, até os mais experientes, sem esquecer os treinadores. Este ano, a Federação Paulista vai homenagear o campeão mundial e medalhista olímpico Edson Bispo dos Santos, falecido recentemente, que muito fez pelo basquete paulista e nacional, batizando o troféu com seu nome - comenta Chakmati.

No Campeonato Paulista Feminino da Série A-1, Soeli Garvão, a Êga, do Santo André/Semasa, foi eleita a principal jogadora; enquanto Luiz Zanon, campeão pelo Americana, foi escolhido o melhor técnico. A ´seleção de ouro´ traz as seguintes jogadoras: Karla Costa (armadora - Americana), Ariadna Felipe (ala - Santo André/Semasa), Patrícia Ferreira, a Chuca (ala - Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos), Sílvia Valente (pivô - Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC) e Soeli Garvão, a Êga (pivô -Santo André/Semasa).

Na base feminina, destaque para a Unimed/Americana que ficou com os dois prêmios no mirim: Izabela Sangalli, como atleta, e Anne Freitas, como treinadora. Já o Divino/COC/Jundiaí ficou com os dois troféus no juvenil, com o técnico Luís Cláudio Tarallo e a jogadora Tainá da Paixão sendo os eleitos.

Categoria Mini
Atleta Capital: Stefanni Veiga (APAB/Barretos)
Atleta Interior: Milena Cristina Flausino (AE Mocoquense)
Técnica: Priscila Tibério (Bradesco/Osasco)


Categoria Mirim
Atleta: Izabela Sangalli (Unimed/Americana)
Técnica: Anne Amália Freitas (Unimed/Americana)


Categoria Infanto-juvenil
Atleta: Vanessa Fausto Gonçalves (AD Santo André)
Técnica: Vania Paulette (AD Centro Olímpico)


Categoria Juvenil
Atleta: Tainá Mayara da Paixão (Divino/COC/Jundiaí)
Técnica: Luís Claudio Tarallo (Divino/COC/Jundiaí)


Paulista Feminino da Série A-2
Atleta: Kelly Cristina Silva Cota (XV/Unimep/Piracicaba)
Técnica: Ana Cristina Christofoletti (XV/Unimep/Piracicaba)


Paulista Feminino da Série A-1
Atleta: Soeli Garvão Zakrzeski, Ega (Santo André/Semasa)
Técnico: Luiz Augusto Zanon (Americana)

Atleta Revelação
Michele Vaz Lopes (Divino/COC/Jundiaí)


Seleção de Ouro
Karla Cristina Marins da Costa (Americana)
Ariadna Capiro Felipe (Santo André/Semasa)
Patrícia de Oliveira Ferreira, Chuca (Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos)
Silvia Rocha Valente (Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva)
Soerli Garvão Zakrzeski, Ega (Santo André/Semasa)

quarta-feira, 23 de março de 2011

FPB divulga a tabela do Paulista Feminino

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou, na noite desta quarta-feira (23 de março), a tabela completa da primeira fase do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2011, que começa no dia 02 de abril (sábado) com a disputa do jogo isolado entre Ourinhos Basquete e Santo André/Semasa, às 18h00, na cidade de Ourinhos (SP). No dia 03 de abril (domingo), o Basquete Clube/Araçatuba recebe a visita do Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC, às 18h00, em Araçatuba (SP).
De acordo com o regulamento, nesta fase inicial, as equipes jogam entre si, em turno e returno, e os quatro melhores classificados avançam ao playoff - semifinal; depois, acontece à série final. A disputa de semifinal será decidida em melhor-de-três jogos, enquanto a decisiva será em melhor-de-cinco jogos.
As equipes participantes são estas: Basquete Clube/Araçatuba, Santo André/Semasa, Americana, Ourinhos Basquete e Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC. A tabela completa pode ser conferida no site oficial da Federação Paulista de Basketball.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ourinhos derrota Araçatuba nas quartas-de-final do Paulista

O Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos saiu na frente na série melhor-de-três do playoff - quartas-de-final do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2010 ao derrotar o Basquete Clube, na noite desta terça-feira (1o de junho), mesmo atuando no ginásio Municipal Doutor Plácido Rocha, na cidade de Araçatuba (SP), por 66 a 48 (28 a 26 no primeiro tempo).

As principais jogadoras da partida foram Fernanda Bibiano (14 pontos, 11 rebotes e 02 assistências - double-double) e Fernanda Brito (11 pontos, 04 rebotes e 01 assistência), pelo time da casa; Fernanda Beling(23 pontos, 05 rebotes e 02 assistências) e Patrícia Chuca (16 pontos, 03 rebotes e 01 assistência), em favor do visitante.

O segundo confronto será jogado na sexta-feira (04 de junho), às 20h00, na cidade de Ourinhos (SP). Uma nova vitória garante o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos na semifinal.

Fonte: FPB

*Quem preferir checar o site da Federação Paulista, pode se divertir tentando resolver o enigma: “Quem são as Fernandas?”

imagemfernandas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Basquete de Santo André será premiado pela Federação Paulista

A Federação Paulista de Basquete premiará os melhores de 2009 na próxima segunda-feira (26), na S.E. Palmeiras (entrada pela avenida Francisco Matarazzo, 1705), em São Paulo. Santo André receberá quatro troféus “Ubiratan Pereira Maciel”. A cubana Ariadna Capiró, ala da equipe andreense, será a grande premiada do time.

A jogadora compõe a seleção de ouro 2009, na categoria feminina. Com atuações irrepreensíveis, terminou o ano como cestinha noPaulistão, Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior e do Nacional. No entanto, ela não foi eleita a melhor jogadora da categoria adulta, divisão especial A1. “A Patrícia (vencedora) fez um grande Paulista sem dúvidas, mas acho que a Ariadna foi o nome do ano”, analisa a técnica andreense Laís Elena, sobre a premiação.

Aos 27 anos, e com 1,78m de altura, Ariadna anotou mais de 400 pontos no Nacional, encerrado em janeiro. Somando todas as competições do ano foram mais de 1 mil pontos anotados.

Ariadna atuou quatro anos pela seleção de Cuba, sendo campeã Pan-americana em 2003 e, antes de chegar a Santo André, jogou na França, Equador e no Brasil por Marília, Catanduva e Ourinhos, por onde se sagrou campeã Nacional. Com a camisa do time andreense ela conquistou os Jogos Abertos do Interior no ano passado.

Na categoria Mirim, Vanessa Fausto Gonçalves, destaque da seleção paulista no último Campeonato Brasileiro sub-15 foi mais uma atleta de Santo André eleita a melhor do estado pela federação.

Já no masculino, Santo André teve o melhor atleta da capital, que na divisão da federação inclui o ABC, e o melhor técnico, ambos na categoria infantil. Representando o Apaba/Santo André, o ala/pivô Wesley Henrique Andrade, que também faz parte da seleção brasileira sub-15, e o técnico Marcel Adrian, foram os escolhidos.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Kananda, de Ourinhos, é eleita a melhor da categoria mini

<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>A atleta ourinhense Kananda Ribeiro Benedicto, de 13 anos, foi eleita a melhor jogadora da categoria mini de basquete feminino do Estado de São Paulo. Kananda vinha sendo o grande destaque nos últimos campeonatos e essa premiação vem coroar seu desempenho e dedicação apresentada.

A carreira de Kananda no Basquete teve início há dois anos, incentivada pelo professor Luís Alberto Terçariol – Luisão - responsável por descobrir seu talento, que sempre chamou atenção por sua altura. A princípio ela não se interessou pelo basquete, optando pelo vôlei. Porém, cedendo à insistência do professor, Kananda acabou por experimentar o basquete, se adaptando de tal forma a não retornar mais ao vôlei.

Desde então, a atleta vem atuando de maneira decisiva nos jogos, principalmente quando disputou a final das Interligas (Liga de Basquete do Centro-Oeste Paulista) em Jundiaí – SP juntamente com as quatro melhores equipes do Estado. Através de uma decisão tomada pelos técnicos e árbitros reconhecidos, ganhou o prêmio de Melhor Jogadora da Categoria Mini do Estado de São Paulo do ano de 2009.

Kananda afirma “ter ficado muito orgulhosa e feliz com o resultado de seu destaque no basquete, e diz espelhar-se principalmente em sua técnica Lisdeivi, sua maior fonte de inspiração, e seu maior sonho é chegar até a Seleção Brasileira”.

A equipe de basquete da técnica Lisdeivi participará de uma rodada dupla pelo Campeonato Estadual Infanto-Juvenil Feminino, enfrentando nos dias 17 e 18 de abril em Guarulhos e São Bernardo dos Campos os times da casa, respectivamente.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Federação Paulista divulga lista dos melhores de 2009

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou, nesta terça-feira (13 de abril), a relação dos melhores atletas da temporada de 2009, que receberão o Troféu “Ubiratan Pereira Maciel”.

Mini

Atleta Capital: Vitória Maria Domingos Marcelino (Jacareí Basketball/LBCP)

Atleta Interior: Kananda Ribeiro Benedicto (Ourinhos)

Técnica: Rita de Cássia Fenalti (Unimed/Americana)

Mirim

Atleta: Vanessa Fausto Gonçalves (AD Santo André)

Técnica: Vânia Paulette (AD Centro Olímpico)

Infanto-juvenil

Atleta: Damiris Dantas do Amaral (CFE Janeth Arcain)

Técnico: Alexandre Escame (APAB/Barretos)

Juvenil

Atleta: Leila Zabani (Unimed/Americana)

Atleta: Mônica Fernanda Nascimento (Finasa/Osasco)

Técnica: Maria do Carmo Ferreira, a Macau (Finasa/Osasco)

Divisão Especial A-1

Atleta: Patrícia de Oliveira Ferreira, Chuca (Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos)

Técnico: Urubatan Lopes Paccini (Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos)

Atleta Revelação

Nadia Gomes Colhado (São Caetano/UNIP)

Seleção de Ouro

Armadora: Palmira Cristina Marçal (Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva)

Ala: Ariadna Capiro Felipe (AD Santo André)

Ala: Patrícia de Oliveira Ferreira, Chuca (Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos)

Pivô: Carina Felippus de Souza (Vivosabor/Unimed/Folhamatic/Americana)

Pivô: Jucimara Evangelista Dantas, Mamá (Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos)

terça-feira, 23 de março de 2010

FPB divulga tabela do Juvenil 2010

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou, nesta terça-feira (23 de março), a tabela completa do turno da fase inicial do Campeonato Paulista Juvenil Feminino – 2010, que começa no dia 27 de março (sábado), ás 17h00, com o duelo isolado entre ADC Bradesco/Osasco x Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, às 17h00, em São Paulo (SP).

A competição segue no domingo (28 de março), com o duelo entre Basquete Marília e Unimed/Americana, às 16h00, na cidade de Marília (SP). Na segunda-feira (29 de março), acontece o complemento da rodada de abertura com o jogo envolvendo Divino/COC/Jundiaí e Santo André/Semasa, às 17h00, em Jundiaí (SP).

O restante da tabela pode ser conferido neste link: http://www.fpb.com.br/_dynamics/campeonatos/jogos_a1.asp?opcao=Previstos&cod_chave=223

quinta-feira, 18 de março de 2010

Federação Paulista divulga calendário das competições de base

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou as tabelas dos certames de base da temporada de 2010, nas seguintes categorias do naipe feminino: Mini da Grande São Paulo, Estadual Mirim e Estadual Infanto-juvenil.

O Campeonato Mini Feminino da Grande São Paulo – 2010 começa no dia 20 de março (sábado), com dois jogos: Americana x Guaru ESD/Guarulhos Esporte, às 14h00, em Americana (SP); e Unimed/FUPES/Santos x APAB/Barretos, às 15h00, em Santos (SP). No domingo (21 de março), três partidas complementam a jornada inicial: Jacareí Basketball/LBCP x DEL/Taubaté/LBCP/C Danelli/Gotas C, ás 10h00, em Jacareí (SP); ADC Bradesco/Osasco x São José/Atleta Cidadão/Heatcraft, ás 15h00, em São Paulo (SP); e São Bernardo/ASA/ABA x Santo André/Semasa, às 15h00, em São Bernardo do Campo (SP).

A tabela completa pode ser conferida através do link: http://www.fpb.com.br/_dynamics/campeonatos/jogos_a1.asp?opcao=Previstos&cod_chave=226

O Campeonato Estadual Mirim Feminino – 2010 também começa do dia 20 de março (sábado), com a disputa de três jogos: Santo André/Semasa x CEM Poá, ás 10h00, em Santo André (SP); São Bernardo/ASA/ABA x São José/Atleta Cidadão/Heatcraft, às 15h00, em São Bernardo do Campo (SP); e Unimed/FUPES/Santos x APAB/Barretos, às 16h30, em Santos (SP). No domingo (21 de março) acontece o duelo isolado entre Santa Maria/São Caetano x Guaru ESD/Guarulhos Esporte, ás 10h00, em São Caetano do Sul (SP). A rodada de abertura será complementada na quarta-feira (24 de março) com a partida entre ADC Bradesco/Osasco x AD Centro Olímpico, às 19h00, em São Paulo (SP).

A tabela completa pode ser conferida através do link: http://www.fpb.com.br/_dynamics/campeonatos/jogos_a1.asp?opcao=Previstos&cod_chave=225

O Campeonato Estadual Infanto-juvenil feminino – 2010 será aberto no dia 20 de março (sábado), com a partida isolada entre Americana e Guaru ESD/Guarulhos Esporte, ás 15h30, em Americana (SP). No domingo (21 de março), mais dois jogos: ADC Bradesco/Osasco x São José/Atleta Cidadão/Heatcraft, às 16h30, em São Paulo (SP); e São Bernardo/ASA/ABA x Santo André/Semasa, ás 16h30, em São Bernardo do Campo (SP). A rodada será complementada na quarta-feira (24 de março), com o jogo entre GR Barueri x Divino/COC/Jundiaí, às 18h00, em Barueri (SP).

A tabela completa pode ser conferida através do link: http://www.fpb.com.br/_dynamics/campeonatos/jogos_a1.asp?opcao=Previstos&cod_chave=224

sábado, 13 de março de 2010

Sem Piracicaba, federação divulga tabela do Paulista

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou a tabela completa da primeira fase, turno e returno, do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2010, que começa no dia 20 de março (sábado), com a realização de dois jogos: São Caetano/UNIP x VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana, às 18h00, em São Caetano do Sul (SP); e Colchões Castor/Fio/Unimed/Ourinhos x Divino/COC/Jundiaí, às 18h00, em Ourinhos (SP).

A jornada inicial será complementada no domingo (21 de março) com a partida isolada entre Basquete Clube/Araçatuba e CELT/Unimed/Catanduva Basket, na cidade de Araçatuba (SP). Já o Santo André/Semasa fica de folga nesta primeira rodada.

A competição será jogada por sete agremiações: Basquete Clube/Araçatuba, CELT/Unimed/Catanduva Basket, Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos, Divino/COC/Jundiaí, Santo André/Semasa, São Caetano/UNIP (São Caetano do Sul) e VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana.

A tabela completa poderá ser conferida no site da Federação Paulista de Basketball (FPB), através do link: http://www.fpb.com.br/_dynamics/campeonatos/jogos_a1.asp?opcao=Previstos&cod_chave=244.

terça-feira, 2 de março de 2010

Catanduva participa da reunião da Federação Paulista hoje

Membros da diretoria e da comissão técnica do Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva vão estar hoje em São Paulo, na sede da Federação Paulista de Basquete (FPB), para participarem de reunião técnica com o objetivo de definirem as equipes e a fórmula de disputa do Campeonato Paulista da Série A-1 adulto feminino. O encontro tem previsão de início para as 15 horas.
Durante a semana passada, foram realizados vários encontros para a formatação das disputas da base masculinos e femininos, além do torneio Novo Milênio Adulto Masculino.
Na reunião, ficará definida a data de início, período de encerramento, fórmula de disputa e os participantes do estadual feminino do Estado de São Paulo. Este ano, duas novas equipes devem participar: Araçatuba e Jundiaí.
“Existe a possibilidade dessas equipes se inscreverem para participarem da competição, mas ainda haverá discussões quanto também à fórmula de disputa, que precisa ser elaborada da melhor maneira possível”, comentou o técnico Édson Ferreto.
O calendário do basquete feminino nacional deste ano terá pelo menos quatro competições de clubes consideradas importantes: o Paulista, Jogos Abertos, Sul Americano e o Nacional Feminino.
O que deve atrapalhar o desenvolvimento dessas competições são as convocações para a Seleção Brasileira, que disputará o Mundial da República Tcheca (setembro) e o Sul Americano (outubro em Santiago, no Chile).  Com isso, o Paulista deve ser mais ‘curto’. A competição deve começar já neste mês e ser encerrada em junho. “O Paulista é importante, já que fomos campeões em 2008 e vamos buscar agora repetir também esse bom desempenho”, finalizou o treinador.

Fonte: O Regional

segunda-feira, 1 de março de 2010

Federação Paulista faz reunião do Estadual Feminino amanhã

A Federação Paulista de Basketball (FPB) fecha, nesta terça-feira (02 de março), às 15h00, em sua sede, na cidade de São Paulo (SP), o clico de reuniões técnicas deste primeiro semestre, com o encontro para discutir e formatar o Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2010. Já foram realizados democráticos encontros para formatar os certames de base masculinos e femininos e o Torneio Novo Milênio Adulto Masculino.
O presidente Antonio Chakmati e Tatiana Steigerwald, do departamento técnico da entidade, além dos representantes dos times, vão definir todos os assuntos relativos a esta importante competição. Na reunião será definida à data de início, período de encerramento, fórmula de disputa e os participantes do estadual feminino do Estado de São Paulo.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Federação Paulista faz reunião técnica das categorias de base

reuniao_feminina

Os campeonatos de base femininos da temporada de 2010, da Federação Paulista de Basketball (FPB), foram definidos e formatados nesta quinta-feira (25 de fevereiro), com a realização da tradicional reunião técnica, envolvendo o presidente Antonio Chakmati, o diretor Antonio Souza, Tatiana Steigerwald, do departamento técnico da entidade, e os representantes das equipes.

Na ocasião, foram discutidos os principais assuntos dos certames mini, mirim, infanto-juvenil e juvenil. Mais uma vez, o ponto determinante da reunião foi o clima democrático, com as equipes podendo expor suas idéias e sugestões, sempre com objetivo de tornar estas competições cada vez mais atrativas e interessantes, sem perder o caráter formativo e educacional.

MINI

Clubes: AE São José Basketball (São José dos Campos), APAB/Barretos, Bradesco/Osasco, Unimed/Americana, Santo André/Semasa, Esporte Guarulhos, São Bernardo/AFPMSBC (São Bernardo do Campo), AD Centro Olímpico (São Paulo), Jacareí Basketball/LBCP, Fupes/Santos, CEM Poá e Taubaté.

  • Formato: na primeira fase, as equipes participantes formam uma chave única, com jogos entre si, em turno e returno. Depois, os quatro melhores formam à Série Ouro, os outros quatro à Série Prata e os demais à Série Bronze.
  • Início: previsto para o dia 13 de março

MIRIM

Clubes: Bradesco/Osasco, Unimed/Americana, AD Centro Olímpico (São Paulo), Jacareí Basketball/LBPC, Divino/COC/Jundiaí, UNIESP/Cia Talentos/Vensceslau (Presidente Venceslau), Birigui Perola Clube e SESI/Guarulhos, todos pelo Grupo A. Já pelo Grupo B, AE São José Basketball (São José dos Campos), APAB/Barretos, Santo André/Semasa, Esporte Guarulhos, São Bernardo/AFPMSBC (São Bernardo do Campo), Fupes/Santos, CEM/Poá, SERC/Santa Maria (São Caetano do Sul)

  • Formato: as equipes jogam entre si, em turno e returno, dentro de suas respectivas chaves. Os quatro melhores times, em cada um dos grupos, formam à Série Ouro e os demais integram á Série Prata
  • Início: previsto para o dia 13 de março

INFANTO-JUVENIL

Clubes: AE São José Basketball (São José dos Campos), APAB/Barretos, Bradesco/Osasco, Divino/COC/Jundiaí, Unimed/Americana, Santo André/Semasa, Esporte Guarulhos, São Bernardo/AFPMSBC (São Bernardo do Campo), AD Centro Olímpico (São Paulo), GR Barueri e Ourinhos.

  • Formato: Chave única, com as equipes se enfrentando em turno e returno. Os oito melhores classificados avançam ao playoff – quartas-de-final
  • Início: previsto para o dia 13 de março

JUVENIL

Clubes: AE São José Basketball (São José dos Campos), APAB/Barretos, Bradesco/Osasco, Unimed/Americana, Santo André/Semasa, São Bernardo/AFPMSBC (São Bernardo do Campo), Divino/COC/Jundiaí, UNIESP/Cia Talentos/Vensceslau (Presidente Venceslau), Catanduva BC e Basquete Marília.

  • Formato: na primeira fase, as equipes participantes formam uma chave única, com jogos entre si, em turno e returno. Os oito melhores classificados avançam ao playoff – quartas-de-final
  • Início: previsto para o dia 13 de março

quinta-feira, 11 de junho de 2009

FPB define datas das semifinais. Tv pode aparecer. Ou não.

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) definiu as datas do playoff – semifinal do Campeonato Paulista Feminino – 2009, que tem sua fase inicial terminando nos próximos dias.

Os duelos acontecerão nestas datas: 16, 17, 19, 20 e 22 de junho. Eventualmente, as datas da terceira, quarta e quinta partidas poderão sofrer modificações a pedido da ESPN Brasil.

E, de acordo com o sistema de disputa do estadual, a primeira e segunda partidas semifinais serão realizadas no ginásio do time melhor colocado na fase inicial, bem como a quinta partida, caso seja necessária a sua realização. O terceiro e quarto jogos (este último, se necessário) serão realizados no ginásio da equipe com classificação inferior na primeira fase.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Acabou o Campeonato Paulista Feminino. Vai começar a Copa São Silvestre de Basquete!


É, meus amigos.

Mais um fato parece manchar a reputação do já combalido Campeonato Paulista.

Não bastassem todos os problemas na organização da competição, as desistências, seu estranho regulamento, a falta de estatísticas e sua nula visibilidade; uma mudança de última hora acaba de torná-lo ainda mais estrambólico.

É o seguinte: com as mudanças no comando da CBB, Hortência e a comissão técnica definiram aumentar o tempo de preparação da seleção para a Copa América, agora prevista para começar em julho.

O que fez a FPB?

Refez todo o calendário para que o torneio se encerre antes disso.

Assim, o returno da competição será disputado em tempo recorde: 23 dias. São 21 jogos em 23 dias! Para comparação: o turno foi disputado em 39 dias.

Acompanhemos a equipe de Americana, apenas para exemplo: sábado (30) joga com Guarulhos, segunda (01): Piracicaba, quarta (03): Catanduva, sexta (05): Ourinhos e enfim, na segunda (08): Santo André.

São cinco jogos em 10 dias!

Haja joelho!

A lambança não termina aí.

A semifinal também será apertadíssima: 10, 11, 13, 14 e 16 de junho.

E a final? 18, 19, 21, 22 e 24 de junho.

Corram, moças, corram!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Chakmati confirma retirada de candidatura da eleição da CBB

Em comunicado oficial, o presidente da FPB Antônio Chakmati confirmou hoje a retirada de sua candidatura da eleição para a presidência da CBB.

Chakmati justificou a decisão pelos problemas de saúde que enfrentou recentemente.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Tentou acompanhar on-line o primeiro jogo do Paulista 2009?

imagemfpb

Quem sabe no próximo milênio?

Federação Paulista divulga a lista das melhores na temporada 2008

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou, nesta terça-feira (07 de abril) a relação dos atletas, treinadores, árbitros e mesário que se destacaram na temporada de 2008. Os escolhidos receberão o "Troféu Carmo de Souza", que homenageia o ex-jogador Rosa Branca, que muito fez pelo basquete paulista e brasileiro.

Categoria Mini

Atleta Capital: Kimberly Salvador da Silva (AD Centro Olímpico)

Atleta Interior: Julia Araújo Lima (Divino/COC/Jundiaí)

Técnico: José Mario Valério (Finasa/Osasco)

Categoria Mirim

Atleta: Érika Regina Leite (Unimed/Americana)

Técnico: Cristiano Cedra (Finasa/Osasco)

Categoria Infanto Juvenil

Atleta: Tássia Pereira de Souza Carcavalli (Unimed/Americana)

Técnico: Mila Souto Mayor Rondon (Unimed/Americana)

Categoria Juvenil

Atleta: Patrícia Teixeira Ribeiro (Santa Maria/São Caetano)

Técnico: Urubatan Lopes Paccini (Objetivo/Unimed/Ourinhos)

Categoria Divisão Especial A-1

Atleta: Natália Aparecida Mares Burian (Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva)

Técnico: Edson Ferreto (Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva)

Atleta Revelação

Palmira Cristina Marçal (Açúcar Cometa/Catanduva)

Seleção de Ouro

Armadora: Natália Aparecida Mares Burian (Açúcar Cometa//Unimed/Catanduva)

Ala: Karla Cristina Martins da Costa (Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva)

Ala: Patrícia de Oliveira Ferreira – Chuca (Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos)

Pivô: Micaela Martins Jacintho (Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos)

Pivô: Flávia Luiza de Souza dos Santos (São Bernardo/Metodista/Associação)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Divirta-se no site da Federação Paulista!

Quem gosta de brincar de Jogo de Erros, pode se divertir à beça no site da Federação Paulista de Basquete.

Só que ali não sete os erros, devem ser uns 777.777, por baixo.

Para ficar em um exemplo só, tente verificar quais são as jogadoras que fazem parte da equipe de São Caetano.

maristelasc

O primeiro nome chama a atenção: Maristela Aparecida Owergoor.

Me respondam aí: há quantos anos mesmo a pivô Maristela (a valorosa ‘Panta’) está aposentada?

terça-feira, 31 de março de 2009

Divino desiste de disputar Estadual

FÁBIO ESTEVAM

O Divino/Coc desistiu de participar do Campeonato Paulista de basquete feminino. O motivo foi a mudança promovida pela Federação Paulista de Basquete (FPB) no sistema de disputa da competição. Além do Divino, outros quatro times deixaram o torneio, antes mesmo de seu início. Assim, o Estadual começará no próximo dia 7 com apenas seis times na disputa: Santo André, Catanduva, Ourinhos, Guarulhos, São Caetano e Americana.

Fora do principal campeonato, o Divino terá de se curvar à ligas regionais de menor expressão e pode participar de uma competição não oficial. Desde o início das conversações com a Federação, o Divino e outros sete clubes expressaram a vontade de disputar o Campeonato Paulista somente caso fosse criada a 2ª Divisão. Esses clubes, com menor poder aquisitivo, entenderam que os clubes ´ricos´ certamente chegariam às finais, sem que os ´pobres´ tivessem chances para tanto.

Nova fórmula - Diante da situação, a FPB propôs que a competição fosse dividida em duas chaves. Os clubes se enfrentariam dentro delas e os dois primeiros colocados de cada uma fariam as semifinais, denominada Série A1. O terceiro e quarto colocados de cada grupo disputariam a chamada Série A2. Quatro equipes não aceitaram a proposta e o campeonato seria disputado por 10 times, entre eles o Divino.

No entanto, poucos dias antes de ser definida a tabela de jogos, São Bernardo anunciou sua retirada da disputa e a FPB decidiu mudar o regulamento. Os nove times restantes se enfrentariam em turno único e os quatro primeiros fariam os play-offs. Foi a gota d´água para que outros quatro times, incluindo o Divino, abandonassem o campeonato.

"Demoramos a tomar essa decisão, pois estávamos pensando, principalmente, nas meninas que estouraram a idade de juvenil e firmaram compromisso com a gente. Mas não teve jeito, preparamos o time para um esquema de calendário e a formula de disputa não será cumprida", lamenta.

Competição paralela -
Fora da disputa do Campeonato Paulista, o Divino busca alternativas para manter em atividade seu time adulto. Segundo Nestor Mostério, algumas opções estão sendo estudadas. "Vamos apostar em ligas regionais e vamos nos reunir, nas próximas semanas, com os outros clubes que ficaram de fora do Estadual para formularmos uma competição entre a gente, a fim de que nos mantenhamos ativos. Será uma competição não oficial".

Este é o segundo ano consecutivo que o Divino/Coc fica de fora da principal competição estadual. No ano passado, o time não disputou o campeonato por ter ficado sem elenco suficiente, depois que várias atletas, valorizadas pelo quarto lugar no torneio de 2007, deixaram a cidade.


Fonte: Jornal de Jundiaí

segunda-feira, 30 de março de 2009

Federação divulga (enfim) a tabela do Paulista

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou nesta segunda-feira (30 de março), a tabela completa do turno do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2009, que começa no dia 07 de abril (terça-feira). O duelo inicial envolve Vivo Sabor/Unimed/Folhamatc x São Caetano/UNIP, às 20h00, em Americana (SP).

No dia 08 de abril (quarta-feira) acontecerão mais dois jogos, ambos às 20h00: AD Santo André x Esporte Guarulhos, em Santo André (SP); e XV/Cosan/Lupo/Selam x Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos, em Piracicaba (SP).

O restante da tabela pode ser conferido no site oficial da Federação Paulista de Basketball (FPB), www.fpb.com.br.