Mostrando postagens com marcador Carina Souza. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Carina Souza. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Jogadora de Americana será recebida pela Presidente Dilma Rousseff

DSC00706 Medalha de bronze no Pan-Americano de Guadalajara (México) defendendo a Seleção Brasileira de Basquete Feminino, a pivô Carina Felippus da equipe de Americana, viaja nesta quarta-feira (09) para Brasília (DF) onde será recebida, junto com todos os atletas brasileiros que conquistaram medalhas,  pela Presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, às 9h.

Carina esteve com a Seleção Brasileira desde o período preparatório para a disputa do Pré-Olímpico, e ganhou espaço na equipe de Enio Vecchi para disputar o Pan-Americano.

A equipe de  Americana segue em período de preparação para a disputa dos Jogos Abertos do Interior, este ano, disputados na cidade de Mogi das Cruzes

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Novata aos 32, Carina celebra chance na seleção: 'Mais feliz do que todas'

Pivô de Americana, com passagens pelo basquete americano e outras equipes brasileiras, festeja primeira convocação na carreira e diz não guardar mágoas

Por João Gabriel Rodrigues
São Caetano do Sul, SP

Carina Felippus já não é nenhuma menina. Aos 32 anos, a pivô de Americana tem um currículo extenso, com passagens pelo basquete americano e por diversas equipes brasileiras. No último dia 23, porém, sorriu como uma novata. Na primeira lista de Ênio Vecchi à frente da seleção, viu seu nome entre as convocadas com surpresa. Afinal, é a sua primeira chance no grupo.

- Eu disse para as meninas que eu fiquei mais feliz do que todo mundo. Por ser a primeira vez, eu dou ainda mais valor. Antes tarde do que nunca, né? – disse a jogadora, que está em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, para os primeiros treinos da seleção.

Esquecida pelos outros técnicos, Carina afirma que não guarda mágoas. Diz que, cada vez que uma convocação se aproximava, renovava a esperança de ser chamada. Agora que a oportunidade chegou, espera aproveitar.

- Nunca guardei mágoa, mas sempre tive esperança. A convocação é resultado de um campeonato muito bom na última LBF. Mas é uma responsabilidade muito grande. E estou grata pela oportunidade.

A estreia tardia com a camisa do Brasil, segundo Carina, não gera nenhum tipo pressão. Como uma novata, a jogadora quer aprender tudo o que puder durante o período que estiver no grupo.

- A gente sempre aprende. São técnicos diferentes, situações diferentes. Então, tenho muito a aprender por aqui.

A jogadora elogia seu primeiro grupo na seleção. Lembra que, ao longo da carreira, já jogou ao lado ou contra várias das companheiras. Ainda assim, Carina diz que sabe que a disputa por posições vai ser intensa.

- Vai ser uma briga. Esse é um grupo onde todo mundo se conhece de outras competições. Mas vai ser uma disputa saudável. Ainda vão ser integradas as meninas que jogam na WNBA (Érika e Iziane), é um grupo bem heterogêneo.

Na próxima segunda-feira, a seleção deixa São Caetano e parte para a China, onde vai disputar dois torneios amistosos, contra as donas da casa, Austrália e Nova Zelândia. Depois, o grupo volta ao Brasil e terá algumas semanas de descanso até a nova convocação, no dia 17 de julho, já para o Pré-Olímpico.

Fonte: Globoesporte.com

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Americana estréia com vitória no Paulista, Santo André vence a segunda e FPB divulga a tabela da A-2

Americanapf1

A equipe de Basquete Feminina de Americana estreou bem no Campeonato Paulista 2011 e venceu Ourinhos pelo placar de 67 a 56, em confronto ocorrido na noite desta quarta-feira (06), na quadra principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico).

A frente do placar durante toda a partida, Americana venceu o primeiro e segundo quarto (20 a 14 e 18 a 14), e finalizou o primeiro tempo 10 pontos em vantagem (38 a 28). Ourinhos fechou o terceiro quarto na frente (13 a 17), porém Americana voltou a impor seu ritmo de jogo no último tempo e venceu por 16 a 11, decretando sua primeira vitória na competição.

As estreantes Clarissa, Silvinha Luz e Fernanda iniciaram a partida como titulares, e destacaram-se durante todo o jogo. A pivô Clarissa liderou as estatísticas de rebotes do confronto, com 12 recuperações de bola, além de anotar 12 pontos. A lateral Fernanda também somou 12 pontos em sua estréia, e teve 07 rebotes durante a partida. Silvinha Luz, por sua vez, fez 06 assistências e somou 10 pontos. A cestinha do jogo foi a pivô e Carina Felippus, com 19 pontos.

O próximo compromisso de Americana pelo campeonato Paulista será no próximo domingo (10), contra a equipe de Araçatuba, em confronto realizado na cidade de Araçatuba.

Além das novidades em quadra e da estréia no campeonato, Americana estreou também eu novo uniforme, estilizado para favorecer uma melhor movimentação às jogadoras, e trazer mais visibilidade às marcas das empresas parceiras que apóiam a equipe.

Santo André 94 x 57 Araçatuba

O Santo André/Semasa chegou ao seu segundo resultado positivo no Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2011 ao suplantar o Basquete Clube/Araçatuba, na noite desta quarta-feira (06 de abril), por 94 a 57 (53 a 31 no primeiro tempo), em partida disputada no ginásio Municipal Pedro Dell´Antonnia, na cidade de Santo André (SP), na sequencia do turno da fase inicial. Com a vitória, o time comandado pela treinadora Laís Elena lidera a competição, somando quatro pontos, decorrentes de dois resultados favoráveis.
Os principais nomes da partida foram Kátia Cavallaro (19 pontos e 09 assistências), Micaela Jacintho (19 pontos, 06 rebotes e 06 assistências) e a cubana Ariadna Felipe (16 pontos, 07 rebotes e 04 assistências), pelo time do Grande ABC; Ísis Nascimento (15 pontos, 16 rebotes e 01 assistência - double-double), Renata Oliveira (14 pontos, 04 rebotes e 01 assistência) e Gigi  (13 pontos e 01 assistência), em favor do representante do Interior.

O Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2011 tem sequencia no sábado (09 de abril), às 18h00, na cidade de Catanduva (SP), com a estreia do Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, que recebe a visita do líder invicto Santo André/Semasa. No domingo (10 de abril), jogam Basquete Clube/Araçatuba e Americana, às 18h00, na cidade de Araçatuba (SP).

SÉRIE A-2

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou a tabela completa da fase inicial do Campeonato Paulista da Série A-2 - 2011, que começa no dia 15 de abril (sexta-feira), às 20h00, na cidade de São José dos Campos (SP), com o clássico do Vale do Paraíba entre AE São José/SEL/Fadenp e FAPI/Sejelp/Pindamonhangaba. A rodada inicial segue no dia 16 de abril (sábado) com a partida entre UNIESP/Cia Talentos/Top Therme/Venceslau e XV/Unimep/Amhpla/Selam, às 20h00, na cidade de Presidente Venceslau (SP).
A jornada de abertura será complementada no dia 19 de abril (terça-feira), às 20h00, com o clássico do Grande ABC entre São Caetano/UNIP e São Bernardo/ASA, na cidade de São Caetano do Sul (SP).
De acordo com o regulamento, na fase inicial, os times jogam entre si, em turno e returno, apurando a classificação do primeiro ao oitavo colocado. Em seguida, ocorre o playoff - quartas-de-final, depois à série semifinal e, posteriormente, a final. Os times participantes são estes: Divino/COC/Jundiaí, FAPI/Sejelp/Pindamonhangaba, UNIESP/Cia Talentos/Top Therme/Venceslau (Presidente Venceslau), AE São José/SEL/Fadenp (São José dos Campos), XV/Unimep/Amhpla/Selam (Piracicaba), São Caetano/UNIP (São Caetano do Sul), Recreativa/Ribeirão Preto e São Bernardo/ASA (São Bernardo do Campo).

sábado, 29 de janeiro de 2011

Americana confirma liderança e supera Ourinhos

Líder do basquete feminino espera agora pelos confrontos das quartas-de-final

116105_158582_carina_americana_11_5 LIGA DE BASQUETE FEMININO - LFB Em jogo pautado pelo equilíbrio, pela alternância das equipes à frente do marcador e definido apenas nos dois últimos minutos, Americana bateu Ourinhos por 76 a 62 e confirmou a liderança da primeira fase da Liga de Basquete Feminino. Com apenas uma derrota, a equipe comandada por Luiz Augusto Zanon precisou contar com o apoio do bom público presente ao ginásio do Centro Cívico de Americana para alcançar a 13ª vitória na competição.

Americana garantiu passagem às semifinais ao lado de Santo André, única equipe capaz de superá-la até agora. Enfrentará o vencedor do encontro entre Ourinhos, que terminou na 4ª posição, e Mangueira, 5º colocado. Com mais tradição e um elenco recheado de boas jogadoras, Ourinhos leva o favoritismo. Neste sábado à noite, as meninas do treinador Antonio Carlos Barbosa ratificaram o momento de crescimento e deram trabalho. "Foi excelente terminar em primeiro. A equipe fez dois turnos constantes e está de parabéns. E a torcida de Americana é de arrepiar. Está sempre presente, independente da importância do jogo", comentou Carina, cestinha da partida com 16 pontos.

Ourinhos mostrou personalidade e só caiu na parte final do encontro, quando Americana arrancou sob a liderança da ala Karla e da pivô Mamá. Mas deixou a impressão de que a má fase que atravessou antes da chegada do atual treinador ficou mesmo para trás. "A gente esperava fazer um bom jogo, e foi o que aconteceu", disse a armadora Joice, destaque do time com 13 pontos. Sobre o próximo embate contra Mangueira, mostrou respeito. "Temos de jogar basquete. É o que a gente sabe fazer."

O primeiro jogo da melhor de três será realizado sábado no Rio de Janeiro. O outro duelo das quartas-de-final envolverá o terceiro-colocado Catanduva contra o sexto Joinville. Quem passar encontrará Santo André nas semifinais.

A classificação final da primeira fase da LBF:

1 - Americana, 27 pontos
2 - Santo André, 26
3 - Catanduva, 25
4 - Ourinhos, 21
5 - Mangueira, 18
6 - Joinville, 18
7 - Basquete Clube, 17
8 - São Caetano, 16

sábado, 15 de janeiro de 2011

Uma estrela chamada Carina Felippus

carina

Não sei se já publiquei esse post alguma vez, mas a ideia de escrevê-lo me persegue há alguns anos sempre que vejo as atuações da ala-pivô Carina Felippus, 31 anos e 1,84m.

Desde que retornou dos Estados Unidos, Carina é certamente das melhores jogadoras que atuam por aqui.

De uma oportunidade em Guarulhos, Carina logo foi fisgada para Catanduva e depois passou por Ourinhos até chegar a Americana.

Nesses três clubes que dominam o cenário nacional nos últimos anos, Carina sempre obteve espaço e destaque.

É daquele tipo de jogadora que aconteça o que acontecer, mantém-se protutiva com regularidade, o que talvez seja a causa desse seu brilho discreto.

Carina é inteligente, tem bons fundamentos, um belo arremesso na meia distância, tem visão de jogo e é disciplinada.

Defendendo o líder do campeonato ontem, Carina teve uma atuação maiúscula, com 20 pontos (9/12 nos dois pontos) e 4 rebotes.

Há oito anos entrevistei a ala Aide e quando a questionei sobre o fato de ela nunca ter recebido uma convocação para a seleção, ela me citou três fatores:

“Primeiro porque acho que meu estilo de jogo não agrada ou não se encaixa na filosofia deles; segundo porque pelo fato de por muitos anos eu ter atuado em equipes médias, isso pode ter estreitado as minhas oportunidades de conquistar um espaço na seleção; terceiro porque não entendo o critério de convocação que é utilizado por eles e aproveito a oportunidade para que se faça essa pergunta, pois acho que sanaria não só a minha duvida como a de muitas outras pessoas.”

A resposta de Aide ficou sempre marcada em minha memória e ressoa quando vejo casos como o de Carina.

Por que Carina nunca mereceu uma única convocação para a seleção?

Os argumentos mais recorrentes são os de que seja “velha” e “baixa”.

Pois enquanto a velha baixa estava por aqui, assistimos a ala Sílvia Gustavo ser improvisada na posição 4 durante a disputa do último Mundial, sendo que apenas três anos e dois centímetros separam as duas. Por alguns poucos minutos na mesma competição, assiti ainda um dos lances mais bizarros de toda a história do basquete feminino nacional, quando o espanhol Carlos Colinas -do alto de sua sabedoria- colocou Fernanda Beling para ocupar a mesma posição.

A verdade é que os critérios de convocação por aqui continuam “elitistas”, melindrosos e impenetráveis e excluem automaticamente nomes como os de Carina, que parecem nunca suficientemente bons.

Americana vence Catanduva e se isola na liderança da LBF

Meninas do técnico Luiz Augusto Zanon impõem segunda derrota às grandes rivais

115098_157183_karla Americana assumiu a liderança isolada da Liga de Basquete Feminino ao conquistar na noite desta sexta-feira uma merecida vitória por 76 a 70 diante de Catanduva. Mesmo jogando na casa das atuais campeãs brasileiras, sobre quem haviam imposto no turno a única derrota até então no certame nacional, as meninas do técnico Luiz Augusto Zanon dominaram a partida desde o início e nunca perderam a vantagem no marcador.

Mais organizado em quadra, Americana foi para cima logo no início e chegou abrir oito pontos de diferença nos primeiros minutos - 9 a 1. Insatisfeito com a atuação de suas comandadas, o treinador Edson Ferreto pediu tempo para se queixar das falhas cometidas pelas jogadoras. "Elas estão aproveitando os nossos erros", esbravejou. O puxão de orelhas deu certo por algum tempo - Catanduva fechou o quarto inicial perdendo apenas por três pontos (17 a 20). Aos poucos, mesmo já desfalcada da ala Fabão, que saiu da quadra com suspeita de fratura na clavícula esquerda, Americana retomou as ações e chegou ao intervalo ganhando por 42 a 31.

Catanduva voltou mais determinado para o terceiro quarto, reduziu a desvantagem para cinco pontos e obrigou Zanon a parar o jogo para conversar com seu time, que estaria menosprezando o poder de fogo da equipe que mais pontuou na competição. "Estamos deixando-as atirarem bolas de três pontos achando que vão errar", criticou. O problema é que Catanduva continuou apresentando uma atuação irregular, com sucessivos erros no ataque que permitiam os contragolpes certeiros de Americana. No final, apesar do esforço e do excelente trabalho de Clarissa nos garrafões ofensivo e defensivo, nos quais apanhou 17 rebotes, e do crescimento de produção de Sílvia Luz, que anotou 18 pontos, as locais não tiveram forças para a reação. Com 20 pontos, Carina, de Americana, foi a cestinha da noitada. As estrangeiras de Catanduva, a sueca Anna Barthold e a cubana Yuli, tiveram atuações apenas discretas.

Com 16 pontos e quatro rebotes, Helen usou sua experiência para tranqüilizar Americana nos momentos de maior pressão de Catanduva. "Sabíamos das dificuldades de jogar aqui, mas viemos focadas. Tivemos concentração quando elas encostaram no placar, soubemos abrir e tomar conta da partida", comentou. A catanduvense Natália reconheceu a superioridade das vencedoras. "Americana consegue encaixar o jogo contra a gente. Para nós, faltou tranqüilidade quando tivemos chance de passar à frente."

O nacional feminino volta a ser movimentado neste sábado com duas partidas no ABC: Santo André x Mangueira e São Caetano x Joinville, ambas com início marcado para as 18 horas. Americana jogará na terça-feira contra o Basquete Clube, em Araçatuba, enquanto Catanduva sairá para enfrentar Ourinhos no mesmo dia.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Federação Paulista divulga lista dos melhores de 2009

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou, nesta terça-feira (13 de abril), a relação dos melhores atletas da temporada de 2009, que receberão o Troféu “Ubiratan Pereira Maciel”.

Mini

Atleta Capital: Vitória Maria Domingos Marcelino (Jacareí Basketball/LBCP)

Atleta Interior: Kananda Ribeiro Benedicto (Ourinhos)

Técnica: Rita de Cássia Fenalti (Unimed/Americana)

Mirim

Atleta: Vanessa Fausto Gonçalves (AD Santo André)

Técnica: Vânia Paulette (AD Centro Olímpico)

Infanto-juvenil

Atleta: Damiris Dantas do Amaral (CFE Janeth Arcain)

Técnico: Alexandre Escame (APAB/Barretos)

Juvenil

Atleta: Leila Zabani (Unimed/Americana)

Atleta: Mônica Fernanda Nascimento (Finasa/Osasco)

Técnica: Maria do Carmo Ferreira, a Macau (Finasa/Osasco)

Divisão Especial A-1

Atleta: Patrícia de Oliveira Ferreira, Chuca (Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos)

Técnico: Urubatan Lopes Paccini (Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos)

Atleta Revelação

Nadia Gomes Colhado (São Caetano/UNIP)

Seleção de Ouro

Armadora: Palmira Cristina Marçal (Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva)

Ala: Ariadna Capiro Felipe (AD Santo André)

Ala: Patrícia de Oliveira Ferreira, Chuca (Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos)

Pivô: Carina Felippus de Souza (Vivosabor/Unimed/Folhamatic/Americana)

Pivô: Jucimara Evangelista Dantas, Mamá (Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos)

domingo, 11 de abril de 2010

Americana vence Santo André na prorrogação

O Americana manteve a invencibilidade e de quebra se juntou ao Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC na liderança do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2010 ao derrotar o Santo André/Semasa, no tempo extra, no início da noite deste sábado (10 de abril), por 77 a 74 (65 a 65 no tempo normal e 36 a 39 no primeiro tempo), em duelo válido pela quinta rodada do turno da fase inicial, disputado no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP).

As equipes de Americana e Catanduva lideram com oito pontos conquistados, decorrentes de quatro resultados positivos. Já a equipe do Grande ABC aparece logo atrás, na terceira colocação, com sete pontos (03 vitórias e 01 derrota).

O time andreense levou ligeira vantagem nos dois períodos iniciais, terminando o primeiro tempo três pontos à frente do rival. O terceiro quarto, entretanto, foi dominado completamente pela equipe da casa, que conseguiu uma vantagem de nove pontos (14 a 05), passando a comandar o marcador.

Mas, a reação do Santo André veio rapidamente, deixado o último quarto eletrizante, com as duas equipes se alternando no comando do marcador.

Faltando apenas 05 segundos para o encerramento do quarto período, Americana perdia pelo placar de 65 a 63, e chegou ao empate no arremesso da atleta Karen. “Fico feliz em ter ajudado a equipe. Nós tínhamos apenas cinco segundos para tentar empatar, o técnico Zanon pediu tempo e disse à equipe que quem ficasse com a bola teria que decidir o jogo. Eu recebi o passe da Babi na esquerda e arremessei. Fui feliz no lance e consegui marcar os pontos para a equipe” contou a jogadora.

No final, o empate demonstrou bem o equilíbrio entre os times. Na prorrogação, o time de Luis Zanon, contando com apoio da torcida, conseguiu um rendimento melhor e garantiu a importante vitória.

Os principais nomes da partida foram Carina (20 pontos e 03 assistências) e Karen (14 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), pelo time do Interior; Êga (16 pontos e 13 rebotes – double-double), Tayara (14 pontos e 03 assistências) e Ariadna (14 pontos, 09 rebotes e 03 assistências), em favor do representante do Grande ABC.

No intervalo da partida deste sábado, foi apresentada a torcida a jogadora Helen Luz, nova contratada da Equipe de Americana “Gostaria de agradecer o apoio de Americana, em depositar confiança em mim. Considero-me uma pessoa privilegiada em voltar pra casa, pois considero Americana minha casa, por ser o último clube brasileiro em que joguei no Brasil, antes de ir para a Europa. Vou me esforçar ao máximo para dar o meu melhor pela equipe” declarou Helen sobre seu retorno ao Brasil.

O Americana volta a quadra na quinta-feira (15 de abril), às 20h00, em Catanduva (SP), para enfrentar o Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC. Já o Santo André/Semasa tentará a recuperação contra este mesmo adversário, no dia 22 de abril (quinta-feira), ás 20h00, jogando em Santo André (SP).

COMPLEMENTO

O Basquete Clube e o Divino/COC/Jundiaí lutam pela primeira vitória no estadual, neste domingo (11 de abril), às 17h00, no ginásio Municipal Dr. Plácido Rocha, na cidade de Araçatuba (SP), no complemento da quinta rodada do turno da fase inicial.

As duas agremiações dividem a sexta colocação na classificação geral, ambos com quatro pontos, decorrentes de quatro resultados negativos. Na última vez que esteve em quadra, o time da casa foi superado pelo São Caetano/UNIP; enquanto a equipe visitante perdeu para o Americana.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Frases soltas do telespectador rabugento sobre o jogo 2

sb10065489ag-001 1) A velocidade e os arremessos de Natália continuam os mesmos. Mas na armação, a impressão de quem viu o jogo 2 é de retrocesso. A menina não se ocupa muito de fazer o time jogar, função que a experiente (e ainda valorosa) Adriana está assumindo. A reserva Babi também padece da mesma falta de inspiração. Entre as muitas besteiras que a equipe de Americana fez ultimamente, de uma deve se arrepender amargamente: a dispensa de Ana Flávia Sackis.

2) Talvez muito em função dessa má armação, as pivôs não conseguem jogar. O time só sabe jogar com Carina, que resolve a parada por conta própria em infiltrações laterais ou arremessos de longa distância. As que dependem de um bom passe (Flávia e Cíntia Tuiú) cumprem as piores temporadas da carreira.

3) Apesar dos 16 pontos e da cesta decisiva, Palmira é a cestinha serial-killer. Chegou na mão dela é arremesso em qualquer posição. Ela não se intimida nem em tentar lances embaixo da cesta, em situações completamente desfavoráveis. Enquanto uma jogadora como essa (que chuta 16 para acertar 3) for exemplo de sucesso ou eleita revelação, o caminho do nosso basquete não será outro que não o fundo do poço.

4) Depois de um bom início de temporada, Fernanda Beling está completamente perdida no ataque de Catanduva e teve atuações abaixo da crítica nos dois primeiros jogos. Colabora bastante o descompasso entre a sua velocidade de arremesso e a filosofia de Ferreto. 

sábado, 9 de janeiro de 2010

Frases soltas de um rabugento observador de estatísticas

85737577 1) Karla teve 39 pontos (55% dos pontos de sua equipe). Pra ficar nos 3 pontos, foram 5/14. Algum time aguenta tanta previsibilidade assim?

2) As boas pivôs de Zanon não conseguiram jogar, algo que já vinha acontecendo em outras rodadas. As quatro somadas (Cíntia, Carina, Flávia e Fabiana) alcançaram 13 pontos. É muito pouco.

3) Do outro lado, com 14 pontos e 8 rebotes, em apena 15’ (tá certo isso?) Gilmara está sobrando.

4) Sílvia Gustavo vem mantendo atuações bastante regulares. Que assim continue.

5) Vanessa Gattei jogou bem.

6) Com 6 erros, 4 faltas e o habitual descontrole nos arremessos (4/14), Palmira fez seu primeiro jogo em 2010 repetindo o que fez em 2009 todo. Vai levar uma chuva de tomates o próximo que a convocar para a seleção brasileira.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Americana e Catanduva vencem no CNBF 2009

20091208_540871_Gil_gde Para encerrar a quarta semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) ganhou do Botafogo (RJ) por 92 a 60 (42 a 38 no primeiro tempo), em General Severiano, no Rio de Janeiro. A cestinha da partida foi a pivô alvinegra Kelly Cota com 25 pontos e ainda pegou oito rebotes. Pela equipe paulista, Gilmara foi a principal pontuadora com um duplo-duplo: 20 pontos e onze rebotes. Outros destaques na partida foram a ala/armadora Camila, do Botafogo, com 19 pontos, quatro assistências e três rebotes, e ala/pivô Sílvia Gustavo, de Catanduva, com 19 pontos, oito rebotes, quatro assistências, três recuperações e três bloqueios.
 
— No início do jogo estamos muito desconcentradas. Sentimos um pouco o cansaço da viagem para o Rio de Janeiro. No terceiro quarto, conseguimos imprimir nosso ritmo e conseguimos essa importante vitória sobre o Botafogo, que nos mantém na liderança da competição — comentou a pivô Gilmara, de Catanduva.
 
Na outra partida, o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) foi até Blumenau e conseguiu a vitória sobre o Verde/Uniasselvi (SC) por 78 a 53 (35 a 34), no ginásio Galegão. Gislaine Paulino foi a cestinha do jogo, anotando 18 pontos pela equipe catarinense. Renata de Oliveira foi a principal ponturadora de Americana com 14 pontos. O time de Vasto Verde teve mais dois destaques no jogo: Mariana Camargo com 17 pontos e cinco rebotes, e Patrícia da Silva com um duplo-duplo (dez pontos e dez rebotes). Por Americana, Carina Fellipus anotou onze pontos e oito rebotes e Flávia Luiza converteu oito pontos e pegou nove rebotes.
 
— Foi um jogo atípico. Começamos sem atitude. Os dois primeiros quartos foram fracos. Depois mudamos de comportamento e o time passou a ser agressivo em quadra, fazendo um segundo tempo mais ativo — disse o técnico Luiz Augusto Zanon, de Americana.
 
A quinta semana começa no sábado (dia 12), com quatro jogos: Colchões Castor/Fio/Unimed/Ourinhos (SP) x Vasto Verde/Uniasselvi (SC), em Ourinhos (17h); VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) x São Bernardo (SP), em Americana (17h), Santo André (SP) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP), em Santo André (18h); e São Caetano/UNIP (SP) x Botafogo (RJ), em São Caetano (19h).

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Americana segue invicta no CNBF 2009 e Catanduva derrota Ourinhos

383b Pela terceira semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/ Americana (SP) manteve a liderança invicta e isolada com a vitória sobre o São Caetano/UNIP (SP) por 66 a 57 (28 a 24 no primeiro tempo), no ginásio do SEMEF, em São Caetano. A cestinha do jogo foi a ala Karla Costa, de Americana, com 16 pontos. A principal pontuadora da equipe do ABC foi a ala Jaqueline Silvestre, com 12 pontos.
 
— O primeiro tempo foi equilibrado e não conseguimos impor nosso ritmo. Elas pegaram mais rebotes e tiveram a segunda chance em algumas jogadas. No intervalo, o técnico Zanon orientou sobre o nosso posicionamento e voltamos bem melhor para o segundo tempo. Conseguimos acertar a defesa e o ataque fez os pontos necessários. O mais importante foi a vitória e a liderança — disse a pivô Carina Fellipus, que foi a jogadora mais eficiente com 15 pontos, quatro rebotes, três recuperações e uma assistência.
 
Num confronto equilibrado em um dos clássicos do basquete brasileiro, o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) acabou surpreendendo o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) no ginásio do SESI, em Ourinhos, com uma vitória por 70 a 65 (39 a 36). As cestinhas foram a ala Micaela Jacintho, de Ourinhos, e a pivô Gilmara Justino, de Catanduva, com 25 e 21 pontos, respectivamente.
 
— Não começamos bem e terminamos o primeiro quarto atrás no placar. Acertamos os detalhes, principalmente defensivos, a partir do segundo período, quando começamos a nossa reação. Ourinhos tem uma equipe muito competente, ainda mais jogando em casa. Foi uma vitória importante, que vai dar moral para time nos próximos confrontos — disse a pivô Gilmara, de Catanduva.
 
Em Blumenau, o Vasto Verde/Uniasselvi (SC) conseguiu a primeira vitória na competição ao superar o AFP/São Bernardo (SP) por 82 a 68 (42 a 34). As cestinhas da partida foram as alas Patrícia Paulo, do São Bernardo, e Mariana Camargo, do Vasto Verde, com 22 e 19 pontos, respectivamente.
 
— A primeira vitória foi muito importante para o grupo ganhar confiança. Temos feitos bons jogos e a tendência é a equipe subir de produção. Precisamos aproveitar melhor os jogos em casa, com o apoio da torcida, para conseguir bons resultados começando pelo Botafogo na quarta-feira — afirmou a ala catarinense Mariana Camargo.
 
No ginásio de General Severiano, no Rio de Janeiro, o Santo André (SP) derrotou o Botafogo (RJ) por 79 a 54 (29 a 22). A ala Lilian Gonçalves foi a cestinha do jogo, anotando 21 pontos pela equipe do ABC paulista. A principal pontuadora da equipe alvinegra foi Camila Lacerda com 14 pontos
 
— Foi uma partida muito boa. Era uma vitória esperada, porque o Botafogo é uma equipe nova, apesar de muito aguerrida. Fizemos uma defesa forte e esperamos que a gente possa repetir a nossa atuação defensiva no jogo em casa contra São Bernardo, na quarta-feira — comentou a ala Lilian, de Santo André.
 
Com esses resultados, Americana segue na liderança invicta com 100% de aproveitamento em cinco jogos, seguido de Catanduva com 83.3% em seis partidas (cinco vitórias e uma derrota). Ourinhos divide a terceira posição com Santo André, com 66.7% em seis jogos (quatro vitórias e duas derrotas). A terceira semana prossegue na quarta-feira com Santo André x São Bernardo, em Santo André (19h), São Caetano x Ourinhos, em São Caetano (19h), Vasto Verde x Botafogo, em Blumenau (20h), e Catanduva x Americana, em Catanduva (20h).

sábado, 27 de junho de 2009

Americana 50 x 51 Ourinhos, na prorrogação

216b Na tarde deste sábado, teve inicio o playoff da final do Campeonato Paulista Feminino. 




A VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana jogou com Ourinhos e perdeu por 51 a 50.




O primeiro e o segundo quartos tiveram o domínio de Americana (16 a 13 e 9 a 3). Ourinhos se recuperou no segundo tempo e venceu o terceiro e quarto quartos (16 a 8 e 13 e 12). 




A partida terminou empatada em 45 a 45 e na prorrogação, Americana perdeu por um ponto (6 a 5).




A cestinha da partida foi Carina, da VivoSabor/Unimed/Folhamatic, com 17 pontos. Bethânia foi a cestinha de Ourinhos com 15 pontos. 




Amanhã, as duas equipes se encontram novamente no Centro Cívico, às 18h30min.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana vence Piracicaba por 58 pontos de diferença

A VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana venceu Piracicaba, por 105 a 47, na casa do adversário. Num jogo muito bom, a equipe da técnica Branca fez 58 a 35 no primeiro tempo e 47 a 12 no segundo.

O time de Americana teve um excelente desempenho e produção em quadra. Dominou mais uma vez todos os quartos da partida. O primeiro foi 35 a 14, o segundo, 23 a 21, o terceiro, 23 a 04 e o quarto, 24 a 08.

Com 22 pontos, Carina foi a cestinha da VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana Também pontuaram por Americana: Karla (18), Natalia (02), Flavia (16), Adriana (08), Babi (05), Ega (11), Kaé (16) e Renata (07).

“Foi uma partida muito boa não só pela diferença do placar, mas também pela regularidade entre os quartos. Pude fazer um revezamento legal com as jogadoras”, falou Branca.

Amanhã, a equipe de Americana já inicia forte treinamento para o jogo com Catanduva que acontece na quinta-feira. “Vai ser um jogo difícil. Estaremos na casa do adversário. Temos que nos preparar fisicamente e emocionalmente para esta partida. Estamos fazendo o possível para atingir a primeira colocação no Campeonato”, finalizou a técnica.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Americana vence São Caetano, sob observação da comissão técnica da seleção

O VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana assumiu as liderança do Campeonato Paulista Feminino – 2009 ao derrotar o São Caetano/UNIP, na noite desta terça-feira (19 de maio), por 85 a 57 (45 a 30 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Municipal Armando Lima Silva Corujeira, na cidade de São Caetano do Sul (SP), pelo returno da fase inicial. Com este resultado, o time comandado pela técnica Branca chegou aos 13 pontos, em sete jogos realizados (06 vitórias e 01 vitória), ultrapassando o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos, que soma 12 pontos.

As atletas mais efetivas do encontro foram Nádia, 20 pontos, pelo time do Grande ABC; Karla e Carina, ambas com 18 pontos, em favor do representante do Interior.

Também pontuaram pela VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana: Kaé (5), Renata (10), Natalia (10), Flavia (6), Babi (4), Débora (2), Ega (4) e Adriana (8).


"O time ainda carece de rodagem, mas vem crescendo gradativamente e mostrou mais um passo a frente neste jogo. O time de Americana teve muito bem em quadra e venceu com méritos", analisa Norberto Silva, o Borracha, técnico do São Caetano/UNIP.



A comissão técnica da Seleção Feminina, ao lado da coordenadora Hortência Marcari, esteve no ginásio para acompanhar este jogo.



O São Caetano/UNIP buscará a reabilitação contra o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC, no dia 29 de maio (sexta-feira), às 20h00, em Catanduva (SP). Já o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana encara o Guaru ESD/Esporte Guarulhos, no dia 03 de junho (quarta-feira), às 20h00, em Americana (SP).

sexta-feira, 15 de maio de 2009

VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana encerra primeiro turno e assume a vice-liderança no Paulista Feminino

Carina foi o destaque de Americana nesta primeira fase

A VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana encerrou o primeiro turno do Campeonato Paulista Feminino ocupando a segunda colocação. Foram seis jogos, sendo cinco vitórias e uma derrota. Na liderança está Ourinhos com seis vitórias.

Com uma média de 72 pontos por jogo, a VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana marcou um total de 433 pontos no primeiro turno. Sofreu 381 pontos, média de 63 por partida.

A pivô Carina teve uma grande atuação nesta primeira fase do Campeonato. Foi a cestinha da equipe com 88 pontos, uma média de 14 pontos por jogo e a melhor reboteira com a marca de 39 rebotes. A lateral Karla foi a segunda melhor cestinha com 80 pontos e a pivô Flávia fez 38 rebotes. A melhor assistência ficou a cargo da armadora Natalinha.

Branca, técnica da equipe, avalia a segunda colocação como positiva. “Perdemos apenas para a atual Campeã Brasileira, Ourinhos. Se tivéssemos perdido para outras equipes, estaria bem preocupada. Temos metas claras e faremos o possível e o impossível para atingi-las. Quero o meu grupo muito melhor do que tem sido. É com comprometimento e fidelidade nos treinamentos que atingiremos nossos objetivos”, ressaltou.

Segundo turno

O segundo turno do Campeonato Paulista Feminino começa na terça-feira (19/5). A VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana encara o São Cateano/Unip, às 20 horas, fora de casa. “Encontraremos uma equipe embalada porque venceu na última rodada contra Piracicaba. Será necessário ter disciplina tática, ter esforços nos treinamentos para ter uma boa dinâmica no jogo”, falou Branca que espera que nesta fase, a equipe de Americana se torne a primeira colocada em defesa. “Quando você tem uma boa defesa, naturalmente o seu ataque melhora”, finalizou.

Ourinhos vence Catanduva por 24 pontos e segue na liderança

O Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos manteve a liderança isolada do Campeonato Paulista Feminino - 2009 ao derrotar o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC, atuando no ginásio Municipal José Maria Paschialik (Monstrinho), em Ourinhos (SP), por 87 a 63, na noite de quinta-feira (14 de maio).

Com a vitória, o time comandado pelo técnico Urubatan Lopes Paccini chegou aos 12 pontos, decorrentes de seis resultados positivos. Já o representante de Catanduva soma dez pontos, com as mesmas seis partidas disputadas (04 vitórias e 02 derrotas), aparecendo na terceira colocação na classificação geral.

O Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos volta a quadra no dia 21 de maio (quinta-feira), às 20h00, para enfrentar o XV/Unimep/Amhpla/Selam. Já o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC buscará a recuperação contra o São Caetano/UNIP, no dia 29 de maio (sexta-feira), às 20h00, em Catanduva (SP).

Já o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana venceu a AD Santo André, por 66 a 59 (36 a 36 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal Pedro Dell´Antonnia, em Santo André (SP). Com a vitória, o time comandado pela técnica Branca se isolou na segunda colocação na classificação geral, com 11 pontos, em seis jogos realizados (05 vitórias e 01 derrota).

As maiores pontuadoras foram Paula, 18 pontos, pelo time do Grande ABC; Carina, 18 pontos, e Kae, 15 pontos, em favor do representante do Interior.

Na avaliação da jogadora Adriana, do time de Americana, a partida foi difícil. - Entramos em quadra já sabendo que o jogo ia ser complicado. O time de Santo André está com novas jogadoras. Vencemos e sabemos que em cada disputa o nosso grupo se fortalece cada vez mais - disse.

A AD Santo André buscará a recuperação jogando contra o Guaru ESD/Guarulhos Esporte, no dia 21 de maio (quinta-feira), às 20h00, em Guarulhos (SP). Já o próximo desafio do VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana acontece no dia 19 de maio (terça-feira), às 20h00, contra o São Caetano/UNIP, na casa do adversário.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ourinhos segue na liderança do Paulista

O Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos manteve a liderança isolada no Campeonato Paulista Feminino – 2009 ao derrotar o Guaru ESD/Esporte Guarulhos, na noite desta quinta-feira (07 de maio), mesmo atuando no ginásio Municipal Paschoal Thomeu, na cidade de Guarulhos (SP), por 103 a 56 (54 a 22 no primeiro tempo). Com este resultado, o time comandado pelo técnico Urubatan Lopes Paccini segue na ponta, com 100% de aproveitamento, somando 10 pontos, decorrentes de cindo resultados positivos.

As atletas mais efetivas foram Joice, 22 pontos, pelo time da Grande São Paulo; e Tayara, 16 pontos, em favor do representante do Interior.

O Guarulhos ESD/Esporte Guarulhos buscará a recuperação jogando contra a AD Santo André, no dia 21 de maio (quinta-feira), às 20h00, em Guarulhos (SP). O Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos enfrenta o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC, no dia 14 de maio (quinta-feira), em Ourinhos (SP).

O VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana se reabilitou ao superar o XV/Cosan/Unimed/Selam, 78 a 61 (39 a 31 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Municipal Dejaniro Pedroza, em Santa Bárbara D'Oeste (SP). As cestinhas foram Carina, 18 pontos, e Cae, 17 pontos, pelo time da casa; e Ângela, 18 pontos, em favor do visitante.

Com a vitória, o time de Americana chegou aos nove pontos, em cinco jogos realizados (04 vitórias e 01 derrota), ocupando a segunda colocação. Já o representante piracicabano soma cinco pontos, ainda sem vencer, aparecendo no sexto lugar.

Na rodada vindoura, o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana enfrenta a AD Santo André, no dia 14 de maio (quinta-feira), às 20h00, em Santo André (SP). O XV/Cosan/Unimed/Selam buscará a recuperação contra o São Caetano/UNIP, no dia 13 de maio (quarta-feira), ás 20h00, em São Caetano do Sul (SP).

Por fim, complementando a rodada, o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC também chegou à segunda colocação ao bater a AD Santo André, atuando no ginásio Municipal Anuar Pachá, na cidade de Catanduva (SP), por 56 a 46 (33 a 15 no primeiro tempo).

Com a vitória, o time comandado pelo experiente técnico Edson Ferreto chegou aos nove pontos, em cinco jogos realizados (04 vitórias e 01 derrota), dividindo a segunda colocação com o representante de Americana. A equipe andreense aparece no quarto lugar, com oito pontos, em cinco partidas disputadas (03 vitórias e 02 derrotas).

O Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC volta à quadra no dia 14 de maio (quinta-feira), ás 20h00, em Ourinhos (SP), para enfrentar o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos. Já a AD Santo André tentará a recuperação contra o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana, em Santo André (SP), na mesma data e horário.

terça-feira, 7 de abril de 2009

VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana estreia com vitória no Campeonato Paulista

mar%C3%A7o 2009 796 Em sua estreia no Campeonato Paulista de basquete feminino, a VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana venceu São Caetano por 79 a 60, na noite desta terça-feira, no Centro Cívico, em Americana.

Com 19 pontos, Carina foi a cestinha da equipe da técnica Branca. "Foi uma boa estreia. Nosso time é forte e obediente. Sabíamos que nosso adversário daria trabalho. Começamos perdendo, mas mudamos a nossa defesa e reagimos nos três últimos tempos", comentou a treinadora. “Nosso jogo foi muito dinâmico. Tivemos 10 jogadoras se revezando em quadra”, completou.

A VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana perdeu o primeiro quarto (17 x 20) reagiu e venceu o segundo (38 x 23). No terceiro período fez 56 a 41, e comandou também ações no último quarto (79 x 60), vencendo a partida.

Além da cestinha Carina, também jogaram e pontuaram na estreia da VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana: Babi (6), Kaé (4), Bolha, Renata (10), Natalinha (8), Carina (19), Flávia (4), Dodô, Karla (18) e Adriana (11).

O próximo jogo acontece, no dia 16 de abril, às 20 horas, com o Esporte Guarulhos, em Guarulhos.

Segundo a FPB, a cestinha de São Caetano foi Nádia, com 18 pontos.

sábado, 28 de março de 2009

Parabéns, Carina!

204b

Completa 30 anos hoje a ala-pivô Carina, de Americana.