Mostrando postagens com marcador Patrícia Maria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Patrícia Maria. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Catarinense Vasto Verde mantém equipe em atividade para a temporada 2010

207b Sexto colocado no último Campeonato Nacional, vice-campeão estadual e dos Jogos Universitários Brasileiros, a equipe do Vasto Verde (da cidade de Blumenau, Santa Catarina) manteve grande parte do elenco do ano passado para a temporada atual e ainda fez algumas contratações, uma atitude bastante infreqüente fora de São Paulo.

O técnico João Camargo conseguiu manter o núcleo principal da equipe que disputou o Nacional, com a experiente pivô Patrícia Silva e as alas Mariana Camargo e Laís Tobias. Essa última perdeu grande parte do torneio, após grave contusão em lance com a cubana Ariadna, de Santo André.

Seguem ainda as armadoras Gabriela Maas Vieira, Juliana Sponchiado, a ala Barbara Schwaimle e as pivôs Daiane Daleaste e Gabriela Pedri.

Os reforços da equipe até o momento são a pivô Monah Pegorari (companheira de Mariana na Oral Roberts University), a ala Bruna Siqueira (ex-Osasco e Jundiaí) e a armadora Ana Pricila (ex-Ourinhos).

O primeiro compromisso do time é no próximo mês, com a participação nos Jogos Abertos Brasileiros (Cuiabá). No segundo semestre, o time disputa o Estadual (a partir de agosto), os Jogos Abertos de Santa Catarina (setembro) e os Jogos Universitários Brasileiros (em novembro, na cidade de Blumenau).

Em meio a essas disputas, o time espera viabilizar sua participação no Campeonato Nacional desse ano.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Vitória de Ourinhos deixa Americana isolada na liderança do CNBF 2009

053b Faltando um jogo para cada equipe encerrar sua participação na primeira fase do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) assumiu a liderança isolada com 84.6% de aproveitamento em 13 jogos (11 vitórias e duas derrotas), seguido do Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP), Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) e do Santo André (SP) todos com 76.9% em 13 partidas (dez vitórias e três derrotas). As partidas de segunda-feira irão definir a colocação final da primeira fase e os confrontos do playoff semifinal, que começam dia 8 de janeiro, com transmissão do SPORTV.
 
Neste sábado, no ginásio Centro Cívico, Americana venceu o São Caetano por 74 a 59 (38 a 26 no primeiro tempo), com 17 pontos da cestinha Karla Costa. Pelo time do ABC, a principal pontuadora foi a pivô Nádia Colhado, com dez pontos.
 
— Foi uma vitória importante em casa e a partida foi muito equilibrada. São Caetano melhorou bastante desde o inicio do Campeonato, mas elas sabiam que essa vitória era importante para nossa equipe. Apesar do esforço de São Caetano, fomos para quadra com um jogo firme e bastante duro. É bom continuar na briga pelo primeiro lugar e todas estão muito contentes com o resultado — disse a ala Karla Costa, de Americana.
 
A equipe de Ourinhos foi até Catanduva e ganhou do time da casa por 84 a 67 (40 a 41). A pivô Gilmara Justino, do Catanduva, foi a cestinha do jogo com 23 pontos, enquanto a ala Micaela Jacintho foi a principal marcadora de Ourinhos, com 16 pontos.
 
— O jogo foi muito disputado do início ao fim e ganhou quem errou menos. Foi difícil, mas conseguimos imprimir uma defesa forte e impor o nosso ritmo na etapa final. Raça e vontade de vencer foram fundamentais para conseguirmos essa vitória, que era tão importante para nós. Fizemos um primeiro tempo abaixo do que podemos, cometendo muitos erros. Na etapa final, melhoramos defensivamente e conseguimos acertar as finalizações. A equipe está de parabéns pela atuação — disse Micaela Jacintho, de Ourinhos.
 
Jogando em casa, o Santo André (SP) alcançou a décima vitória ao derrotar o Botafogo (RJ) por 83 a 61 (41 a 33), com 22 pontos da cestinha Vanuzia Almeida. Outro destaque da equipe paulista foi Paula Andrade, que marcou um Duplo-Duplo: 18 pontos e 11 assistências. A principal pontuadora do clube carioca foi Renata Oliveira, com 17 pontos.
 
— No primeiro tempo não conseguimos impor nosso ritmo porque o Botafogo dificultou o nosso ataque. Na etapa final, acertamos o posicionamento ofensivo, a defesa melhorou a marcação e fomos abrindo uma boa vantagem. Continuamos na briga pelo primeiro lugar e vamos buscar uma nova vitória na segunda-feira sobre São Bernardo — explicou a pivô Vanuzia Almeida, do Santo André.
 
Já o AFP/São Bernardo (SP) superou o Vasto Verde/Uniasselvi (SC) por 73 a 71 (37 a 36), no ginásio Baetinha, e ganhou a primeira partida na competição. As principais pontuadoras foram Patrícia da Silva, do Vasto Verde, e Vivian Lopes, do São Bernardo, com 19 e 17 pontos, respectivamente.
 
A fase de classificação termina na segunda-feira com os seguintes jogos, todos às 20h de Brasília: Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x São Caetano/UNIP (SP), no ginásio do SESI, em Ourinhos; Botafogo (RJ) x Vasto Verde/Uniasselvi (SC), no ginásio do Botafogo, no Rio de Janeiro; VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP), no ginásio Centro Cívico, em Americana; e AFP/São Bernardo (SP) x Santo André (SP), no ginásio Baetinha, em São Bernardo.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Americana derrota Ourinhos e divide liderança com Catanduva

20091216_994164_1612_Natalia_gde Pela quinta semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) manteve a liderança ao ganhar do São Caetano/UNIP (SP) por 94 a 66 (57 a 29 no primeiro tempo), no ginásio Anuar Pachá, em Catanduva, com 23 pontos da cestinha Gilmara Justino. A principal pontuadora do time do ABC foi a pivô Eliane Ferreira, com 16 pontos. A pivô Nádia Colhado, do São Caetano, fez um Duplo-Duplo: 12 pontos e 11 rebotes.
 
— A equipe toda jogou muito bem e conseguimos colocar em pratica tudo que temos treinado. O ponto forte foi a defesa e sofremos apenas 66 pontos. Estamos muito focadas e queremos terminar a primeira fase em primeiro lugar. Temos dois jogos difíceis pela frente, Ourinhos em casa e Americana fora, mas vamos fazer de tudo para ganhar os dois confrontos — afirmou Gilmara Justino, do Catanduva.
 
O VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) também segue na ponta ao vencer o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) por 65 a 57 (34 a 28), no ginásio Centro Cívico, em Americana. A cestinha do jogo foi Karen Gustavo, do Ourinhos, com 17 pontos, enquanto as principais pontuadoras de Americana foram Natália Burian e Karla Costa, com 15 pontos cada uma.
 
— Entramos em quadra com o objetivo de impor nosso ritmo e mantê-lo durante os 40 minutos. A partida foi muito acirrada e as duas equipes estão de parabéns. Estamos jogando concentradas e determinadas sempre em busca da vitória. Acredito que superamos as adversárias por causa da união do grupo.Além disso, também tivemos a defesa bastante eficiente. Felizmente minha pontuação hoje ajudou o time a conquistar um resultado muito importante. Para as próximas partidas precisamos acertar alguns detalhes para nos mantermos na disputa pelo primeiro lugar — analisou a armadora Natália Burian, de Americana.
 
Jogando em casa, o Santo André (SP) confirmou a excelente fase que atravessa e derrotou o Vasto Verde/Uniasselvi (SC) por 96 a 57 (45 a 23). As cestinhas foram Lílian Gonçalves, do Santo André, e Patricia Silva, do Vasto Verde, com 27 e 25 pontos, respectivamente.
 
— Foi uma partida fácil, mas poderíamos ter ido melhor. Conseguimos impor o ritmo de jogo desde o início, abrindo 22 pontos no primeiro tempo (45 a 23). O mais importante é que fomos aumentando a diferença até o final da partida, conseguindo uma importante vitória. Estamos muito contentes com o resultado e vamos continuar trabalhando para melhorar a cada disputa — afirmou a ala Lilian Gonçalves, do Santo André.
 
O Botafogo (RJ) foi até São Paulo e conseguiu a segunda vitória na competição ao superar o AFP/São Bernardo (SP) por 71 a 57 (42 a 23), no ginásio Baetinha, com 20 pontos e sete rebotes da cestinha Renata Oliveira. Outro destaque do clube carioca foi a ala Camila Lacerda que marcou um Duplo-Duplo: 17 pontos e dez rebotes, além de sete assistências e duas recuperações. A principal pontuadora do time paulista foi Flávia Ferreira, com 17 pontos.
 
— A equipe toda está de parabéns. Jogamos com o astral lá em cima e conseguimos impor nosso ritmo do início ao fim. Fizemos um jogo encaixado e vibrante. È uma vitória para dar moral para o grupo. No sábado teremos uma parada dura contra o Santo André, mas vamos nos empenhar ao máximo em busca de um bom resultado — comentou Renata Oliveira, do Botafogo.
 
Faltando dois jogos para cada clube encerrar sua participação na primeira fase, Catanduva e Americana dividem a liderança com 83.3% de aproveitamento em 12 partidas (dez vitórias e duas derrotas), seguidos de Ourinhos e Santo André com 75% em 12 jogos (nove vitórias e três derrotas). São Caetano aparece em quinto com 50% (seis vitórias e seis derrotas). Vasto Verde e Botafogo dividem a sexta colocação com 16.7% (duas vitórias e dez derrotas). O São Bernardo está na última posição com 12 derrotas.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

VivoSabor/Unimed/Folhamatic perde para Santo André e divide liderança no Nacional

http://catanduvabasquete.blogspot.com/

Pela quinta semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), a equipe de Santo André (SP) venceu a do Sabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) por 72 a 70 (35 a 35 no primeiro tempo), no ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André. A cestinha da partida foi Karla Costa, de Americana, com 32 pontos. Ariadna Felipe foi a principal pontuadora da equipe do ABC com 24 pontos. Também se destacaram por Santo André com Duplo-Duplo a armadora Paula Andrade (15 pontos e dez rebotes) e Simone Lima (14 pontos e 11 rebotes).
 
— A partida foi muito difícil e decidida nos minutos finais. Além de Americana ter jogado muito forte, a equipe possui excelentes jogadoras, o que dificulta nossa movimentação. Mas fomos com tranquilidade e persistimos no objetivo, conseguindo a vitória. Estamos muito contentes com o resultado. Vencer em casa foi muito importante e vamos continuar trabalhando ainda mais forte para melhorar a cada partida — afirmou Ariadna Felipe, ala de Santo André.
 
Jogando em casa, o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) derrotou o AFP/São Bernardo (SP) por 110 a 27 (55 a 16). A cestinha da partida foi a pivô Êga, que anotou 17 pontos para a equipe de Catanduva. Juliana Gomes marcou oito pontos por São Bernardo.
 
— Foi uma vitória importante para nos manter entre os primeiros colocados. Conseguimos imprimir uma defesa forte e um contra-ataque veloz, que é a característica do time. O conjunto do time também é fundamental para alcançarmos os resultados positivos. O Ferreto conta com doze jogadoras. Quem entra em quadra sabe do papel que deve desempenhar e não deixa o nível do jogo cair — disse Êga, pivô de Catanduva.
 
Comandado por Norberto “Borracha” da Silva, o São Caetano/UNIP (SP) ganhou do Vasto Verde/Uniasselvi (SC) por 74 a 63 (42 a 34), no ginásio do SEMEF, em São Caetano. A cestinha foi Nádia Colhado, de São Caetano, que além dos 24 pontos pegou 13 rebotes. Também pela equipe do ABC paulista, Eliane Ferreira anotou 10 pontos e 18 rebotes. Patrícia da Silva foi a principal pontuadora de Vasto Verde com 19 pontos.
 
No ginásio do SESI, em Ourinhos, a equipe da casa levou a melhor. O Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) venceu o Botafogo (RJ) por 84 a 45 (44 a 24). As cestinhas foram Micaela Jacintho e Karen Gustavo, ambas de Ourinhos, com 17 e 16 pontos, respectivamente. Pela equipe carioca, Renata Oliveira e Camila Lacerda foram as principais pontuadoras com 11 pontos cada.
 
— Foi uma partida fácil, mas nós não jogamos o nosso melhor. Estávamos apáticas no primeiro tempo. O técnico Urubatan teve que nos chamar de volta para o jogo no intervalo e, a partir daí, jogamos com mais garra e dedicação. Precisamos melhorar a vibração e a defesa do time se quisermos ficar em primeiro lugar na fase de classificação. O mais importante é que conseguimos administrar a vantagem até o final da partida, conseguindo uma importante vitória — afirmou a ala Micaela Jacintho.
 
Com os resultados, Catanduva, Americana e Ourinhos edividem a liderança com 81.8% de aproveitamento em 11 partidas (nove vitórias e duas derrotas). Santo André está em quarto lugar com 72.7% em 11 jogos (oito vitórias e três derrotas). São Caetano aparece em quinto com 54.5% (seis vitórias e cinco derrotas), seguido de Vasto verde com 18.2% (duas vitórias e nove derrotas) e do Botafogo com 9.1% (uma vitória e dez derrotas). São Bernardo está na última colocação com onze derrotas.
 
A quinta semana continua na quarta-feira com Santo André (SP) x Vasto Verde/Uniasselvi (SC), no ginásio Pedro Dell’Antonia (19h); VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) x Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP), no ginásio Centro Cívico (20h); Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x São Caetano/UNIP (SP), no ginásio Anuar Pachá (20h); e AFP/São Bernardo (SP) x Botafogo (RJ), no ginásio Baetinha (20h).

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Americana e Catanduva vencem no CNBF 2009

20091208_540871_Gil_gde Para encerrar a quarta semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) ganhou do Botafogo (RJ) por 92 a 60 (42 a 38 no primeiro tempo), em General Severiano, no Rio de Janeiro. A cestinha da partida foi a pivô alvinegra Kelly Cota com 25 pontos e ainda pegou oito rebotes. Pela equipe paulista, Gilmara foi a principal pontuadora com um duplo-duplo: 20 pontos e onze rebotes. Outros destaques na partida foram a ala/armadora Camila, do Botafogo, com 19 pontos, quatro assistências e três rebotes, e ala/pivô Sílvia Gustavo, de Catanduva, com 19 pontos, oito rebotes, quatro assistências, três recuperações e três bloqueios.
 
— No início do jogo estamos muito desconcentradas. Sentimos um pouco o cansaço da viagem para o Rio de Janeiro. No terceiro quarto, conseguimos imprimir nosso ritmo e conseguimos essa importante vitória sobre o Botafogo, que nos mantém na liderança da competição — comentou a pivô Gilmara, de Catanduva.
 
Na outra partida, o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) foi até Blumenau e conseguiu a vitória sobre o Verde/Uniasselvi (SC) por 78 a 53 (35 a 34), no ginásio Galegão. Gislaine Paulino foi a cestinha do jogo, anotando 18 pontos pela equipe catarinense. Renata de Oliveira foi a principal ponturadora de Americana com 14 pontos. O time de Vasto Verde teve mais dois destaques no jogo: Mariana Camargo com 17 pontos e cinco rebotes, e Patrícia da Silva com um duplo-duplo (dez pontos e dez rebotes). Por Americana, Carina Fellipus anotou onze pontos e oito rebotes e Flávia Luiza converteu oito pontos e pegou nove rebotes.
 
— Foi um jogo atípico. Começamos sem atitude. Os dois primeiros quartos foram fracos. Depois mudamos de comportamento e o time passou a ser agressivo em quadra, fazendo um segundo tempo mais ativo — disse o técnico Luiz Augusto Zanon, de Americana.
 
A quinta semana começa no sábado (dia 12), com quatro jogos: Colchões Castor/Fio/Unimed/Ourinhos (SP) x Vasto Verde/Uniasselvi (SC), em Ourinhos (17h); VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) x São Bernardo (SP), em Americana (17h), Santo André (SP) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP), em Santo André (18h); e São Caetano/UNIP (SP) x Botafogo (RJ), em São Caetano (19h).

domingo, 6 de dezembro de 2009

Catanduva e Americana voltam a vencer no Nacional

Pela quarta semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) venceu o Vasto Verde/Uniasselvi (SC) por 95 a 63 (62 a 38 no primeiro tempo), em Blumenau. A cestinha do jogo foi a pivô Patrícia Maria da Silva, de Vasto Verde, com 19 pontos. As principais pontuadoras do time paulista foram Palmira Marçal, Fernanda Beling e Gilmara Justino, de Catanduva, todas com 14 pontos.
 
— Conseguimos impor o nosso ritmo de jogo desde o início, abrindo 19 pontos logo no primeiro quarto (36 a 17). O técnico Ferreto pode rodar bem o time todo sem deixar o ritmo cair. Foi uma vitória importante fora de casa e vamos continuar treinando para seguir forte no campeonato — disse a ala Palmira Marçal, de Catanduva.
 
Na outra partida deste domingo, no Rio de Janeiro, o VivoSabor/Unimed/ Folhamatic/Americana (SP) derrotou o Botafogo (RJ) por 66 a 38 (26 a 21). A cestinha e destaque da partida foi a ala Karla Costa, de Americana, com 27 pontos, dez rebotes, quatro recuperações de bola, duas assistências e 31 pontos de eficiência. As principais pontuadoras da equipe carioca foram a ala/armadora Renata Oliveira e a pivô Kelly Cota, com 12 pontos cada.
 
— O Botafogo mostrou evolução e soube jogar bem em casa, nos dando trabalho, principalmente no primeiro tempo. Depois do intervalo conseguimos o controle do jogo e conquistamos a vitória. Os primeiros 20 minutos da partida nos servem de lição para estarmos sempre focados e não sermos surpreendidos nos próximos confrontos — comentou Karla Costa, de Americana.
 
— Começamos bem a partida, muito concentradas na defesa, que conseguiu segurar o placar no primeiro tempo. Depois o nosso ataque piorou bastante, ficamos desmotivadas na marcação e permitimos que elas abrissem uma grande diferença e fechassem o jogo com 28 pontos na frente (66 a 38) — explicou Renata Oliveira, do Botafogo.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ourinhos e Americana seguem invictos no Nacional

DSC01406
 
 
Pela segunda semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/ Americana (SP) ganhou do Santo André (SP) por 75 a 69 (40 a 30), no ginásio Centro Cívico, em Americana. A cestinha e um dos destaques do jogo foi a ala cubana Ariadna Felipe, do Santo André, com 25 pontos, 12 rebotes, duas assistências e uma recuperação. Na equipe de Americana as principais pontuadoras foram a armadora Natália Burian e a armadora Karla Costa, com 16 pontos cada. Outro destaque e jogadora mais eficiente (28 pontos) da partida foi a pivô Cíntia Santos, de Americana, que marcou 13 pontos, 13 rebotes, dois bloqueios, duas recuperações e duas assistências.
 
— Conseguimos ganhar de uma equipe que estará entre os quatro finalistas da competição. Mais uma vez o jogo coletivo da nossa equipe fez a diferença e a prova disso é que quatro atletas marcaram mais de dez pontos. Abrimos uma vantagem de 20 pontos e depois tivemos tranquildade para administrar o placar. A cada dia o grupo está assimilando melhor o padrão de jogo do técnico Zanon e está crescendo de produção — analisou a armadora Natália, de Americana.
 
Com 17 pontos da ala Tayara Pesenti, o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) derrotou o Botafogo (RJ) por 73 a 50 (42 a 23), no ginásio do Botafogo, no Rio de Janeiro. A principal pontuadora do time carioca foi a ala/pivô Alice Arantes, com 14 pontos.
 
— Esperávamos uma diferença maior no placar. Mas a nossa defesa não foi agressiva como de costume. A partir do segundo quarto, desconcentramos um pouco e demos espaço para o Botafogo jogar. Isso não pode acontecer na próxima partida. Precisamos defender bem durante os quarenta minutos — afirmou a ala Tayara, de Ourinhos.
São Bernardo x Catanduva 03 - Fernanda
 
— O time é muito novo e a derrota não foi surpresa, mas achei que seria por uma diferença maior. O importante é que estamos crescendo a cada partida e ganhando mais ritmo de jogo e entrosamento. Com isso, podemos pensar em jogar ainda melhor nos próximos confrontos e beliscar uma vitória — disse a ala/pivô Alice, do Botafogo.
 
O São Caetano/UNIP (SP) superou o Vasto Verde/Uniasselvi (SC) por 61 a 58 (30 a 29), no ginásio do Vasto Verde, em Blumenau. A cestinha do jogo foi a pivô Patrícia da Silva, do Vasto Verde, com 21 pontos, enquanto a principal pontuadora do time paulista foi a ala Djane Santos, com 18 pontos. Duas jogadoras do São Caetano marcaram um Duplo-Duplo: Eliane Ferreira (14 pontos e 12 rebotes) e Nádia Colhado (13 pontos e 11 rebotes).
 
— Foi um confronto equilibrado, disputado ponto a ponto e definido no último minuto. Tivemos pela frente um adversário que conta com jogadoras experientes e vai dar muito trabalho para outras equipes. Nos momentos decisivos tivemos mais tranqüilidade para definir as jogadas e conseguir a vitória — comentou o técnico Norberto “Borracha”, do São Caetano,
 
E o Açúcar/Cometa/Catanduva (SP) venceu o AFP/São Bernardo (SP) por 97 a 60 (49 a 37), no ginásio Baetinha, em São Bernardo. A cestinha da partida foi a ala Fernanda Beling, do Catanduva, com 19 pontos, enquanto a pivô Flávia Ferreira foi a principal pontuadora do time do ABC, com 15 pontos.
 
— Foi uma boa partida, em que o resultado era previsto. O grupo jogou bem e pude usar todas as jogadoras, sem cair a qualidade. Isso foi importante para todas ganharem ritmo de jogo e descansar algumas atletas — comentou o técnico Edson Ferreto, de Catanduva.
 
Com esses resultados, Americana e Ourinhos seguem na liderança invicta com 100% de aproveitamento em três jogos (três vitórias); seguidos de Catanduva e São Caetano, com 75% em quatro partidas (três vitórias e uma derrota).

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ourinhos vence e também se classifica para as semifinais


Pela quinta semana do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2008), o Unimed/FAM/Goodyear/Americana (SP) venceu o São Bernardo/Associação/Metodista (SP) por 73 a 55 (30 a 31 no primeiro tempo), em Americana. A pivô Karina Jacob, de Americana, foi o destaque do jogo com 31 pontos, 16 rebotes, quatro recuperações, uma assistência e 41 pontos de eficiência. Por São Bernardo, Eliane foi a cestinha com 19 pontos e ainda anotou 15 rebotes, três assistências, duas recuperações e 33 pontos de eficiência. Em São Caetano, o Clube Doze/Floripa (SC) superou o São Caetano (SP) por 75 a 74 (27 a 43). A cestinha e destaque da partida foi Patrícia, de Floripa, com 27 pontos, sete rebotes, uma recuperação, uma assistência, um bloqueio e 34 pontos de eficiência. A principal pontuadora de São Caetano foi Laís com 21 pontos. E, em Recife, o Colchões Castor/DIO/Unimed/Ourinhos (SP) derrotou o Sport Recife/Maurício de Nassau (PE) por 77 a 61 (30 a 38). As cestinhas foram Tayara, do Sport, e Chuca, de Ourinhos, com 19 e 17 pontos, respectivamente. Com a vitória, Ourinhos garantiu vaga na semifinal.

— Foi um jogo bastante disputado. A nossa equipe começou um pouco frouxa na defesa, mas do meio do terceiro quarto para frente, a nossa marcação melhorou muito. Com isso, começamos a roubar muitas bolas e fazer belos contra-ataques, garantindo mais uma importante vitória — comentou a pivô Karina Jacob, de Americana.

— Foi a vitória do conjunto e da determinação defensiva. Marcamos bem e o time todo estava empenhado em vencer. A coletividade funcionou e todas vibravam a cada jogada, na quadra e no banco. Apesar de muitos erros que temos que consertar para a próxima partida, a equipe soube se comportar no momento final do jogo e assegurar a vitória — disse a técnica Marli Muller, do Floripa.

— Não começamos bem a partida e elas aproveitaram para abrir vantagem logo no primeiro quarto (22 a 14) e foram para o intervalo com oito pontos na frente (38 a 30). Voltamos mais atentas para o terceiro período e nos recuperamos. Vencer essa partida era importante para nós. Garantimos nossa vaga na semifinal e agora é manter o foco para os próximos jogos em busca do primeiro lugar na tabela — comentou a ala Chuca, de Ourinhos.

O Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) ganhou da Mangueira/Petrobras (RJ) por 72 a 44 (37 a 30 no primeiro tempo), no Ginásio do Municipal, no Rio de Janeiro, com 17 pontos da cestinha Palmira. A principal pontuadora do time carioca foi a ala Renata Oliveira, com 9 pontos. O destaque da partida foi a pivô Sílvia Gustavo, de Catanduva, que anotou 15 pontos, 13 rebotes, cinco assistências, três recuperações de bola, um bloqueio e 26 pontos de eficiência.

— Fizemos uma partida com altos e baixos, mas o importante foi a vitória e os dois pontos. Estamos vindo de uma seqüência de jogos desgastante, inclusive com condições climáticas diferentes e, de uma certa forma, isso influencia no rendimento de cada jogadora. Domingo contra Americana precisamos melhorar a defesa para poder fazer um confronto equilibrado — comentou Palmira Marçal, de Catanduva.

— No primeiro tempo conseguimos colocar em prática nosso esquema tático, mantendo a partida equilibrada. Na etapa final o time voltou desconcentrado, perdeu o equilíbrio emocional e cometeu uma série no ataque. Com isso, a equipe de Catanduva foi abrindo vantagem no placar e não conseguimos tirar a diferença — disse a ala Renata Oliveira, da Mangueira.

A equipe de Americana segue na liderança invicta com 100% de aproveitamento em 13 jogos (13 vitórias), seguida de Ourinhos com 91.7% em 12 partidas (11 vitórias e uma derrota). Os dois times estão classificados para a semifinal. Catanduva vem em terceiro com 75% em 12 jogos (nove vitórias e três derrotas). O Santo André está na quarta colocação com 50% em 12 partidas (seis vitórias e seis derrotas). Em quinto lugar aparece o São Bernardo com 41.7% em 12 jogos (cinco vitórias e sete derrotas). O Sport Recife ocupa a sexta posição com 30.8% em 13 confrontos (quatro vitórias e nove derrotas). São Caetano e Mangueira dividem a sétima posição com 23.1% em 13 partidas (três vitórias e dez derrotas). Floripa está em nono com 16.7% em 12 jogos (duas vitórias e dez derrotas).

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Ourinhos e Catanduva venceram na quinta-feira


Pela quarta semana do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2008), o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) venceu o Clube Doze/Floripa (SC) por 65 a 47 (32 a 25 no primeiro tempo), no ginásio do Clube Doze de Agosto, em Florianópolis, com 20 pontos da cestinha Ariadna Felipe. A principal pontuadora da equipe catarinense e destaque da partda foi a pivô Patrícia da Silva, com 15 pontos, 13 rebotes, três assistências, uma recuperação de bola e 24 pontos de eficiência. Em São Bernardo, o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) derrotou o São Bernardo/Metodista/Associação (SP) por 71 a 58 (39 a 30), no ginásio Baetinha. As cestinhas do jogo foram a pivô Sílvia Gustavo e a ala/armadora Palmira Marçal, ambas de Catanduva, com 24 e 19 pontos, respectivamente. No time do ABC, a principal pontuadora foi a ala Fabiana Oliveira, com 16 pontos. Duas atletas anotaram um duplo-duplo: Izabela Moraes, de Catanduva (16 pontos e 11 rebotes) e Eliane Ferreira, de São Bernardo (10 pontos e 12 rebotes).

— Hoje, a defesa foi razoavelmente bem, mas o ataque foi ruim. Não conseguimos escolher as melhores bolas e erramos nas finalizações. O importante é que conseguimos outra vitória, mas temos que melhorar para as próximas partidas, pois o campeonato está equilibrado. Não podemos tropeçar e cair de posição na tabela — disse a ala/armadora Karen Gustavo, de Ourinhos.

— Foi uma boa partida. A equipe está se conhecendo melhor e crescendo no momento certo do campeonato. Conseguimos uma bela vitória sobre um forte adversário, fazendo uma boa defesa e saindo rápido para o contra-ataque — comentou a ala/armadora Vivian Lopes, de Catanduva.

O time de Americana segue líder invicto na competição com 100% de aproveitamento em nove partidas (nove vitórias). Em segundo lugar está Ourinhos com 90% em dez jogos (nove vitórias e uma derrota). Catanduva ocupa a terceira posição com 70% em dez partidas (sete vitórias e três derrotas), seguido de Santo André com 50% em dez (cinco vitórias e cinco derrotas). Sport Recife e São Bernardo dividem a quinta colocação com 40% em dez confrontos (quatro vitórias e seis derrotas). A Mangueira aparece em sétimo lugar, com 30%, em dez partidas (três vitórias e sete derrotas). São Caetano é o oitavo colocado, com 22.2% em nove jogos (duas vitórias e sete derrotas). Floripa está em nono com 10% em dez confrontos (uma vitória e nove derrotas).

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ourinhos vence São Bernardo; Catanduva bate Floripa

Pela quarta semana do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2008), o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) venceu o São Bernardo/Metodista/Associação (SP) por 97 a 74 (39 a 35 no primeiro tempo), no ginásio Baetinha, em São Bernardo. As cestinhas da partida foram as alas Fabiana Oliveira, de São Bernardo, e Micaela, de Ourinhos, com 25 e 24 pontos, respectivamente. O Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) foi a Florianópolis e ganhou do Clube Doze/Floripa (SC) por 68 a 60 (38 a 35), no ginásio do Clube Doze de Agosto. A cestinha e destaque do jogo foi a pivô Patrícia da Silva, do Floripa, que anotou 23 pontos, 11 rebotes, seis recuperações de bola, duas assistências e 31 pontos de eficiência. A principal pontuadora de Catanduva foi a ala/armadora Palmira Marçal, com 20 pontos.

— Começamos meio fora de ritmo, desorganizadas no ataque e não conseguimos mostrar o nosso melhor jogo. Voltamos do intervalo mais atentas e fechamos o terceiro quarto com uma boa vantagem de 15 pontos (72 a 57). Continuamos em um bom ritmo no quarto período e conseguimos fechar bem a partida — comentou a armadora Vanessa Gattei, de Ourinhos.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Nove Notas Sobre o Nacional

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket


[A bela mudança] Num país em que o número de atletas em atividade é insignificante, não permitir que jovens promessas joguem deveria ser crime. Infelizmente, nos últimos anos, a excelente Izabela foi vítima de tal equívoco. Em meio aos contratos exagerados e sem critérios de Ourinhos, a ala foi vendo seu espaço minguar e encarando a improvisação numa posição (4) que não era a sua. Era triste assistir em tempo real a involução da menina e uma crescente insegurança em seu jogo. Em boa hora, Iza deixou a equipe, então treinada por Paulo Bassul, para defender Catanduva. Edson Ferreto a trouxe para aquela posição em que ela pode efetivamente brilhar (3) e Iza é, até o momento, um dos grandes destaques do campeonato. Seu tempo em quadra quase dobrou em relação ao Paulista (de 19 para 36'), mas a média em pontos quase triplicou (de 7 para 19). Cresceram o aproveitamento de 3 pontos (de 32 para 47%, o segundo melhor do campeonato), de 2 pontos (de 38 para 47%); bem como os rebotes (de 3,8 para 7,4 por jogo). A reviravolta estatística de Izabela é um alerta para que outras jogadoras, em igual condição, não submetam seus basquetes à mesma geladeira estéril.

[Beleza Americana] Maior destaque do Nacional até o momento, a invicta Americana, da técnica Branca, tem contado com um bom envolvimento de suas atletas na competição; o que tem permitido um grau de revezamento um pouco superior às demais equipes. Nenhuma atelta do clube aparece entre as vinte que mais tempo têm em quadra. Em boa fase, as mais novas Karina Jacob e Renatinha têm ficado mais tempo em quadra (29', em média) possibilitando um refresco à Adriana (25') e Karla (20'). Carina e Milene também vêm correspondendo. E a aposta na armadora Babi funcionou. Quatro jogadoras do time ultrapassam os dois dígitos na pontuação: Renatinha (14.5), Karina (13.6), Karla (13.3) e Adriana (11.9).

[Caetano] Por trás da irregularidade da campanha, há grandes valores no projeto de São Caetano, comandado pelo técnico Borracha. É saboroso poder acompanhar a progressiva afirmação de suas meninas (Laís, Priscila, Djane e Patrícia), bem como o ótimo retorno de Nádia, nas últimas rodadas.

[A Fênix do ABC] Há algum tempo atrás me referi a ala Lílian como uma fênix, em função da sua impressionante capacidade de recuperação. E mais uma vez, a atleta (medalha de bronze em Sydney) reforça tal menção. Dispensada da equipe de Ourinhos, após o encerramento do Nacional 2006/7, Lílian se converteu numa das maiores e mais completas referências da equipe de São Bernardo do Campo. Aos 29 anos, e permanecendo em quadra por insanos 36' a cada jogo, a ala soma 14 pontos por partida. Os vôos de Lílian, no entanto, devem ser temporariamente suspensos no returno, em função de uma lesão no dedo.

[Hematomas] Algumas das equipes tecnicamente mais fracas têm recorrido a um expediente ultrapassado na luta pela sobrevivência no torneio: a agressão física. A pancadaria tem rolado solta nas quadras, sob o olhar conivente da arbitragem.

[Garrafão 61 anos] De volta ao Brasil, após a participação em Pequim, as pivôs Mamá (30 anos) e Êga (31 anos, a mais ''eficiente" no campeonato até o momento) são as grandes responsáveis por manter a equipe de Ourinhos viva na disputa pelo quinto título consecutivo. Destaques nos rebotes e maiores cestinhas do time, as duas têm amenizado o impacto do mau momento do quarteto de laterais (Ariadna, Micaela, Karen e Chuca) e a ausência da grande Lisdeivi.

[A Dama do Nacional] Há alguns dias, enquanto comentava o histórico de Laís Elena Aranha no torneio, um amigo me disse que as realizações da treinadora já mereciam um busto em praça pública. Realmente, a trajetória é absolutamente louvável. Laís completa onze edições à frente da (mesma) equipe no Nacional. Um feito inédito e dificílimo de ser alcançado no basquete feminino. Não fosse o bastante, Laís não está apenas sobrevivendo. Embora os tempos não sejam os melhores para a equipe, nem do ponto-de-vista financeiro, nem no surgimento de novos talentos, a treinadora não se cansa de surpreender os advsersários.

[Patrícias de volta] A edição do Nacional trouxe de volta às quadras, duas boas jogadoras, ambas de nome Patrícia, que andavam afastadas. Ainda como coincidência, as duas tiveram passagens breves pela seleção. A primeira, a pivô Patrícia Maria da Silva, que cumpre temporada com a correção de sempre em Florianópolis, com médias de 15 pontos e 8,7 rebotes por jogo. A segunda é a ala Patrícia da Silva, que ao menos no turno, cumpriu temporada discreta em Santo André.

[Carnaval] O incansável Guilherme Vos e suas meninas voltam a chamar atenção, agora com a camisa da Mangueira. É de se lamentar apenas que jogadoras como Ivana (21 anos), Clarissa (20) e Camila (19) possam enfrentar maiores desafios apenas em três dos doze meses do ano.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Três jogos amanhã, pelo Nacional

A quarta semana do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2008) prossegue nesta terça-feira com Mangueira/Petrobras (RJ) x Unimed/FAM/Goodyear/Americana (SP), no ginásio da Mangueira, no Rio de Janeiro (18h de Brasília); São Bernardo/Metodista/Associação (SP) x Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP), no ginásio Baetinha, em São Bernardo (20h); e Clube Doze/Floripa (SC) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP), no ginásio do Clube Doze de agosto, em Florianópolis (20h). Na quarta-feira jogam Mangueira/Petrobras (RJ) x Santo André (SP), no Rio de Janeiro (18h); e Sport Recife/Maurício de Nassau (PE) x São Caetano (SP), em Recife (20h30).

A equipe de Americana segue na liderança isolada da competição com 100% de aproveitamento em oito partidas (oito vitórias). Em segundo lugar está Ourinhos com 87.5% em oito jogos (sete vitórias e uma derrota). Catanduva e Santo André dividem a terceira posição com 62.5% em oito partidas (cinco vitórias e três derrotas). O São Bernardo vem em quinto lugar, com 50% em oito jogos (quatro vitórias e quatro derrotas). Sport Recife, São Caetano e Mangueira dividem a sexta colocação com 25% em oito confrontos (duas vitórias e seis derrotas). Floripa está em nono com 12.5% em oito partidas (uma vitória e sete derrotas).

MANGUEIRA x AMERICANA

— Sabemos da realidade de jogar contra Americana. É um time forte e muito experiente. No primeiro confronto, na semana passada. a diferença do placar foi de 47 pontos (104 a 57). Vamos tentar acertar alguns pontos na equipe para errar menos. O objetivo é entrar em quadra e jogar de igual para igual. A vitória será de quem cometer menos erros — disse a pivô Clarissa, da Mangueira, que é a primeira reboteira da competição com a média de 10.8 (86 no total).

— Estamos indo para o nono jogo na liderança invicta. Então, a expectativa é muito grande e a responsabilidade também. Queremos fazer um bom jogo no Rio de Janeiro para alcançar mais uma vitória. Já estamos nos preparando para a partida contra o Sport, na sexta-feira, em Recife — comentou a ala Renata, de Americana.

SÃO BERNARDO x OURINHOS

— É um jogo difícil apesar de estarmos atuando em casa. Para garantir a classificação para a semifinal, é importante ganhar pelo menos uma vez das equipes favoritas, e Ourinhos pode ser uma delas. Fizemos um bom jogo lá, mas sabemos que é uma equipe fortíssima e candidata ao título nacional. Precisamos entrar com determinação e jogar de igual para igual — explicou o técnico de São Bernardo, Márcio Bellicieri.

— Sabemos da dificuldade do jogo. São Bernardo é um adversário forte, que está se encontrando no Nacional. Nós temos pouco tempo para treinos, mas a equipe vai com disposição. Elas têm jogadoras fortes de arremesso, como a Cíntia Luz e a Priscila, que chutam bem de fora. Temos que acertar o time para tirar esse jogo forte delas — analisou o técnico de Ourinhos, Urubatan Paccini.

FLORIPA x CATANDUVA

— Fizemos um bom jogo com elas em Catanduva. Espero que aqui em Florianópolis a equipe erre menos. Acho que estamos tendo muitos passes errados, antes mesmo de chegar à cesta. Estamos treinando em cima disso e a técnica Marli tem cobrado muito. Embora o time seja experiente, as equipes de São Paulo levam vantagem porque têm um Campeonato Estadual bem mais forte — analisou a pivô Patrícia, de Floripa.

domingo, 26 de outubro de 2008

Americana e São Bernardo também venceram no sábado


Pela terceira semana do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2008), o São Bernardo/Metodista/Associação (SP) venceu o Clube Doze/Floripa (SC) por 70 a 60 (34 a 20 no primeiro tempo), no Ginásio do Clube Doze de Agosto, em Floripa. As cestinhas da partida foram as pivôs Patrícia, do Floripa, e Eliane, de São Bernardo, com 24 e 19 pontos, respectivamente. Jogando em casa, o Unimed/FAM/Goodyear/Americana (SP) superou o São Caetano (SP) por 73 a 59 (27 a 21), no ginásio Centro Cívico, com 21 pontos da cestinha Adriana Santos. A principal pontuadora de São Caetano foi a pivô Nádia, com 18 pontos. O destaque do jogo foi a pivô Karina Jacob, de Americana, que anotou 17 pontos, 17 rebotes, três bloqueios, duas assistências, uma recuperação e 36 pontos de eficiência.

— Foi um jogo equibrado. Conseguimos encaixar uma boa defesa desde o início do jogo e isso garantiu a nossa vitória. Chegamos a abrir dezoito pontos no terceiro quarto, relaxamos um pouco, mas mantivemos uma boa vantagem, vencendo por dez pontos. Foi uma vitória importante para motivar a equipe, depois de quatro derrotas seguidas — comentou o técnico Márcio Bellicieri, de São Bernardo.

— Tivemos altos e baixos na partida, mas o importante foi conseguir mais uma vitória e manter a equipe invicta no campeonato. Perdemos algumas bolas bobas. Apesar de alguns momentos de desconcentração na defesa, conseguimos marcar forte e diminuir a velocidade da equipe de São Caetano — disse a ala Adriana Santos, de Americana.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Catanduva e Ourinhos vencem no Nacional

Pela terceira semana do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2008), o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) ganhou do Clube Doze/Floripa (SC), por 90 a 61 (42 a 25 no primeiro tempo), no ginásio Monstrinho, em Ourinhos. A cestinha do jogo foi a pivô Patrícia da Silva, do Floripa, com 21 pontos. Pela equipe paulista, a principal pontuadora foi a pivô Ariadna Felipe, com 17 pontos. Jogando em casa, o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) venceu o São Bernardo/Metodista (SP) por 72 a 50 (36 a 29), no ginásio Anuar Pachá. A cestinha da partida foi a ala/armadora Palmira Marçal, do Catanduva, com 21 pontos. A principal pontuadora de São Bernardo foi a ala Lílian Lopes, com 17 pontos.

— Não marcamos bem no primeiro tempo. Mas quando a defesa encaixou tudo ficou mais fácil. A equipe cresceu muito nas últimas partidas e está ganhando bastante entrosamento. A tendência agora é melhorar ainda mais rumo ao nosso próximo desafio, que é enfrentar a forte equipe de Catanduva fora de casa na sexta-feira — disse a ala/armadora Karen, do Ourinhos.

— O time estava bem organizado defensivamente. Com isso, conseguimos impor um contra-ataque veloz, que é a grande característica do nosso time. Imprimimos um ritmo forte o jogo inteiro e conseguimos uma bela vitória por 22 pontos de diferença — comentou a pivô Sílvia Gustavo, de Catanduva.

A equipe de Americana segue na liderança isolada da competição com 100% de aproveitamento em seis partidas (seis vitórias). Em segundo lugar está Ourinhos com 85.7% em sete (seis vitórias e uma derrota). Catanduva e Santo André dividem terceira posição com 71.4% em sete partidas (cinco vitórias e duas derrotas). O São Bernardo vem em quinto lugar, com 42.9% em sete partidas (três vitórias e quatro derrotas). O Sport Recife aparece em sexto com 28.6% em sete jogos (duas vitórias e cinco derrotas). São Caetano e Mangueira dividem a sétima colocação com 16.7% em seis partidas (uma vitória e cinco derrotas). O Floripa está em nono com 14.3% em sete jogos (uma vitória e seis derrotas).