
Foi uma noite inesquecível para o basquete feminino de Americana. A equipe da Unimed, depois de começar perdendo por 2 a 0 o playoff final do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, mostrou força para reagir e fechar em 3 a 2 a série melhor-de-cinco. O ápice da história foi quinta-feira (24), no Ginásio Pedro Dell´Antônia, na Vila Pires, em Santo André, no confronto que definiu o título da temporada 2010.
Apoiadas por aproximadamente 300 torcedores que foram ao ABC, as meninas do técnico Luiz Zanon derrotaram o time da casa por 71 a 61 (31 a 35 no primeiro tempo) e sagraram-se campeãs estaduais. A Unimed não ganhava um campeonato desde 2003, quando conquistou o Paulista e o Brasileiro. A festa foi intensa na casa do adversário, com jogadoras, comissão técnica, dirigentes e torcida extravasando toda alegria pela vitória.
O jogo foi digno de final de campeonato. Santo André foi um pouco melhor no primeiro tempo, vencendo o primeiro quarto por 15 a 12 e o segundo por 20 a 19. A Unimed sobrou no segundo tempo. Com defesa agressiva e sob comando de Karla Costa e Helen Luz, a equipe de Americana, gradativamente, passou a dominar as ações em quadra, enquanto o adversário começou a cometer erros em excesso. A Unimed venceu o terceiro quarto por 19 a 13 e o último período por 21 a 13, fechando o jogo em 71 a 61.
Antes mesmo do cronômetro zerar, da arquibancada já ecoavam os gritos de "é campeão!". Ao final da partida, jogadoras, comissão técnica, dirigentes e patrocinadores se abraçaram e não faltou choro de alegria. A delegação retornou a Americana na madrugada de hoje. No início da tarde, aconteceu evento na sede da VivoSabor Alimentação. Logo após, houve carreata pelas principais ruas e avenidas de Americana.
Karla Costa foi a cestinha do jogo com 22 pontos. Também pontuaram pela Unimed: Mamá (5), Carina (10), Karina (7), Fabi (2), Karen (9), Helen (12) e Fabão (4).
KC22: "Foi a conquista da superação e merecimento"
Ídolo da torcida e destaque nos jogos finais, a lateral Karla Costa, a KC22, teve o privilégio de levantar a taça do Campeonato Paulista como capitão da equipe. Depois de muita comemoração e fotos com os torcedores, a jogadora falou ao O JOGO sobre o título.
"Foram cinco jogos difíceis, mas nossa conquista foi a conquista da superação, do merecimento. Nossa equipe foi muita criticada, judiada, mas mostrou que tem valor. Devíamos um título para Americana e para os patrocinadores. O título agora está aí", afirmou KC22.
"Voltei para ser campeã. Estou muito feliz. Merecemos o título por toda superação que tivemos", disse a armadora Helen Luz, outro destaque da Unimed e que retornou do basquete europeu recentemente.
"É o tipo de conquista que ninguém pode contestar, não há questionamento. Superamos Catanduva, que era apontada como grande favorita, e agora batemos Santo André depois de sair perdendo por 2 a 0. Nossa primeira missão do ano está cumprida. Temos outras pela frente", comentou o técnico Luiz Augusto Zanon, que faz história como campeão com time masculino e com equipe feminina.
"Tivemos alguns momentos complicados ao longo do campeonato, mas em momento algum as meninas perderam o foco no trabalho. Todos nós tínhamos confiança naquilo que estávamos fazendo e o resultado veio. Me enche de orgulho saber que a parte física foi importante na conquista do título", falou o preparador físico Vita Haddad.
Bastidores do título da Unimed – Zaramelo Jr
- O jogo começou com 40 minutos de atraso porque o ônibus que levava a delegação da Unimed ao ginásio ficou preso em congestionamento monstro pelas ruas de Santo André.
- O atraso acabou sendo benéfico, pois a chegada das jogadoras coincidiu com a chegada dos ônibus dos torcedores. A troca de energia positiva começou fora do ginásio.
- Karla Costa, a KC22, desceu do ônibus com a cara fechada, amarrada, sinal de concentração total. E ela jogou muito.
- Torcida de Americana deu show na arquibancada do Pedro Dell´Antônia. Apoiou do início ao fim. A torcida da casa, mesmo em maior número, foi goleada pelos americanenses.
- Além dos ônibus, muita gente de Americana foi ao ABC paulista de carro.
- Parentes de integrantes da comissão técnica de Santo André meteram pressão para que não fosse liberado um espaço para a torcida da Unimed. Um carequinha mau-humorado e uma moça histérica queriam que os americanenses ficassem no fundo do ginásio, mas o policiamento liberou e a galera fez a festa.
- Dos patrocinadores da equipe, dois estavam em Santo André: Alexandre Brochi, da VivoSabor Alimentação, e Émerson Oliveira, da Folhamatic.
- Mario Antonucci, secretário de Esportes, também marcou presença no jogo que valeu o título à Unimed. Ele abraçou e beijou quem apareceu pela frente. E fez a entrega da taça à capitã Karla Costa.
- A família do prefeito Diego De Nadai foi apoiar a equipe de Americana. Estavam no ginásio o pai Oswaldo, a irmã Talita e o cunhado Rodrigo Siqueira.
- Débora Costa e Leila Zabani, jogadoras campeãs nascidas em Americana, assim como Babi Honório, tiveram o apoio dos pais e dos irmãos.
- O último título da Unimed havia sido o Nacional de 2003, com vitória sobre Ourinhos, também na casa do adversário. Daquela época, os remanescentes são o preparador físico Vita Haddad e as jogadoras Babi Honório e Karen Gustavo.
- Na comemoração, a taça caiu das mãos da pivô Mamá e uma parte ficou solta. Mas nem isso serviu para tirar o ânimo das campeãs.
- Ricardo Molina, presidente da ADCF Unimed, estava em êxtase. Foi seu primeiro título desde que assumiu o comando do basquete da cooperativa médica. "PQP, ganhamos essa p...!!!", não cansava de gritar o dirigente.
- Molina queria que jogadoras, comissão técnica e patrocinadores jantassem em churrascaria da Capital, mas em razão do horário avançado, mais de meia-noite, nenhum local estava aberto.
- Por isso, ficou mesmo num lanche no Frango Assado da Rod
ovia Bandeirantes.
- Vita Haddad desfilava todo orgulhoso pela lanchonete com a medalha de campeão no peito. "Amanhã cedinho vou entregar essa medalha para minha filha", disse o preparador físico.
- Os ônibus das jogadoras e dos torcedores chegaram em Americana durante a madrugada, por volta das 3h. Os veículos tiveram que desviar de congestionamnto na Marginal, em São Paulo.
- Pela ordem, as próximas competições da Unimed são Jogos Regionais, em julho, Jogos Abertos do Interior, em outubro, e Liga Nacional, a partir de 30 de outubro.
- A armadora Natalinha, que jogou pela Unimed em 2009, foi a Santo André levar seu apoio às amigas da equipe de Americana.
- O JOGO foi ao Pedro Dell´Antônia. Estive lá ao lado do fotógrafo Allisson Roberto.
- O cartola multiuso Roberto Camacho não aguentou a tensão e ficou o jogo todo do lado de fora do ginásio. Só voltou quando escutou a torcida gritando "Americana!" e "É campeão!". O coração do glorioso Tio disparou
- Na foto da coluna, o rebolation de Karina Jacob e Karla Costa.
Zaramelo Jr
Vídeo (EPTV): http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,18310;1,americana+campea.aspx
Fonte: Jornal O Jogo
Campeãs paulista desfilam pela cidade
O time de basquete feminino de Americana, que conquistou o título paulista quinta-feira, ao bater Santo André no ABC, foi recepcionado no início da tarde de ontem na empresa Vivo Sabor, uma das patrocinadoras da equipe, em Americana, e depois percorreu as principais ruas e avenidas da cidade sobre um carro de som. A ausência foi o técnico Luiz Augusto Zanon.
O preparador Vita Haddad, que há anos participa do projeto de basquete da Unimed. “O trabalho em equipe é tudo e posso dizer que é fantástico trabalhar com vocês (grupo de atletas). Passamos juntos por todas as dificuldades”, comemorou. Para a ala Karla, uma das principais jogadoras da equipe, o time “tinha algo a mais” para buscar o título e não se abalou com as críticas.
O secretário de Esporte, Mário Antonucci, era um dos mais animados com a conquista do time americanense. “Vínhamos há vários anos tentando a conquista e sempre batia na trave. Desta vez foi diferente. Vocês não sabem a alegria que deram a Americana. Agora temos pela frente os Jogos Regionais, e com certeza não terá pra ninguém”, comemorou.
Para o presidente da Unimed Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, Rafael Moliterno, a conquista é “de muita importância e incentivo para as garotas que fazem parte das categorias de base”. Americana tem pela frente os Regionais, no mês que vem, depois o Brasileiro e os Abertos.
LUIZ PENINHA
Fonte: Todo Dia
Mais fotos da carreata:
Fonte: Jornal O Liberal