Mostrando postagens com marcador Barretos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Barretos. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de abril de 2011

São José e Barretos estreiam com vitória no Paulista Sub-17

estela Na sua estréia(01/04) no Campeonato Paulista sub 17 Feminino – 2011, a equipe da A.E. São José Basketball/Atleta Cidadão venceu a equipe de Ourinhos pelo placar de 63 a 62 (26 a 33 no primeiro tempo), e começou a temporada com o pé direito.

Com jogadas bem encaixadas e uma defesa forte, as comandadas do treinador Elvis Luis permaneceram o 1º Quarto à frente do marcador anulando com eficiência o ataque adversário(17 a 07). No 2º quarto, a equipe de Ourinhos reagiu e passou a frente no placar(09 a 26). Já no 3º quarto a equipe de São José voltou a impor seu jogo forte e fez (21 a 09). O 4º quarto foi o mais equilibrado, terminado em 16 a 20.

O destaque da partida foi a atleta Estela Arantes Gregório, que retornou nesta última quinta-feira (31/03) da fase de preparação da Seleção Brasileira sub 17 em Santos, anotando 18 pontos. Estela fez a cesta final aos 6 segundos, quando sua equipe perdia por 1 ponto de diferença.

A equipe do A.E. São José Basketball/Atleta Cidadão voltaria a jogar pelo Paulista sub 17 neste domingo dia 03 de abril contra a equipe ADC Bradesco/Osasco as 16:30 em São José dos Campos. Já a equipe de Ourinhos retorna a jogar pelo Paulista dia 30/04 contra a equipe de São Bernardo em seu Ginásio Monstrinho em Ourinhos.

Barretos também vence - A equipe de basquete sub-17 da APAB/Poty/Unimed- Barretos estreou com vitória no campeonato da Federação Paulista de Basquete, com vitória de 52 a 45 contra o Finasa/Osasco na quarta-feira (30), na casa do adversário.

barretos Basquete sub-17 estréia com vitória na Federação

A equipe de basquete sub-17 da APAB/Poty/Unimed estreou com vitória no campeonato da Federação Paulista de Basquete, com vitória de 52 a 45 contra o Finasa Osasco. A partida aconteceu na noite de quarta-feira (30), na casa do adversário.

 Falta de treino com novas regras dificulta disputa de Barretos na Sub-15

As novas regras de jogo feitas pelo Comitê Central da FIBA (Federação Internacional de Basquete) surpreenderam a equipe sub-15 da APAB/Unimed/Poty, que estreou no Campeonato Paulista de Basquete com vitória apertada de 59 x 57 contra Americana. “Não tínhamos treinado com as novas medidas, e as jogadoras tiveram dificuldade de adaptação”, avalia a treinadora Cynthia de Almeida. O pedido para remarcação de quadra havia sido feito, e deve ser atendido nesta semana. A treinadora explica que a principal dificuldade das atletas refere-se aos lances livres. Com a remarcação, a áreas restritiva deixou de ser um trapézio para ser retangular. A distância das cestas de três pontos também mudou de 6,25m para 6,75m. “Com o treino parado conseguimos simular as novas regras, mas em movimento fica difícil”, observa. Na avaliação do treinador Victor Cappucci, que coordena a equipe sub-17, toda mudança é bem vinda, mas avalia que a mudança na distância dos arremessos é prejudicial para as equipes de base. “Arremessar a quase 7 metros de distância é complicado para atletas de 12 e 13 anos”, comenta. Para o diretor Jesus Antônio, as novas regras deveriam ser implementadas a partir da categoria sub-17. “A adaptação para a linha dos três pontos exige mais força do que técnica, o que não é bom para o basquete”, declarou.

Fonte: O Diário de Barretos

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Barretos conquista o bi-campeonato paulista infanto

061210_01

Barretos conquistou o título de bi campeão do infanto-juvenil feminino de basquete da FPB, derrotando na final no Rochão o Centro Olímpico por 87 a 57.

O técnico Alexandre Escame conquistou seu segundo título estadual com Barretos na categoria infanto juvenil. A equipe teve média de 76,69 pontos por jogo e sofreu 51,77 na temporada.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Treinador Alexandre Escame retorna para Barretos

O técnicoAlexandre Escame foi reapresentado ontem à noite em Barretos, onde assume o time que disputa o Paulista Série A-2.
Mais detalhes: aqui!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cléia é dúvida para o confronto entre Araçatuba e Ourinhos nas quartas-de-final do Paulista

A série melhor-de-três do playoff - quartas-de-final do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2010 será aberta nesta terça-feira (1o de junho) com o duelo isolado entre Basquete Clube e Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos, às 20h00, no ginásio Municipal Doutor Plácido Rocha, na cidade de Araçatuba (SP).
Para chegar a esta etapa, o time da casa, comandado pelo técnico Alvacyr Lazarini Júnior, concluiu a primeira fase com a sexta colocação na classificação geral, contabilizando 13 pontos, em 12 jogos disputados (01 vitória e 11 derrotas).
A experiente Cléia, um dos destaques do Basquete Clube, é dúvida para este jogo, pois se recupera de uma contratura na panturrilha da perna esquerda. - Não tenho certeza se vou atuar, só ficarei sabendo depois do parecer do departamento médico. Mas, para sair com a vitória neste primeiro duelo do playoff, temos que jogar forte na defesa, que será o ponto chave, procurado conter o forte jogo das laterais de Ourinhos - analisa a ala, segunda colocada na estatística das cestinhas, com média de 15,33 pontos por jogo.
Já á equipe visitante, dirigida por Urubatan Lopes Paccini, fechou a etapa inicial com a terceira colocação, somando 20 pontos, com as mesmas 12 partidas realizadas (08 vitórias e 04 derrotas). O grande destaque do time de Ourinhos é a ala Patrícia Chuca, que aparece na primeira colocação da estatística da eficiência, com média de 19,5 por jogo.
- Temos que tomar todos os cuidados e fazer um jogo seguro em Araçatuba, já que no playoff, qualquer descuido pode fortalecer o seu rival. O time cresceu durante a primeira fase, pois foi bastante motivado para esta competição, mas chega em boas condições para esta disputa, já que tivemos boas atuações no fechamento da primeira fase, especialmente no duelo contra Americana - comenta Urubatan.
Na primeira fase estas equipes se enfrentaram duas vezes, com dois resultados favoráveis ao Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos: 99 a 74, em Ourinhos (SP); e 87 a 64, em Araçatuba (SP).
O segundo confronto da série está marcado para sexta-feira (04 de junho), ás 20h00, na cidade de Ourinhos (SP). O terceiro jogo, se necessário, será disputado no sábado (05 de junho), ás 16h00, novamente em Ourinhos (SP).

A-2 - O XV/Unimep/Amhpla/Selam se isolou na liderança do Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 - 2010 ao derrotar o APAB/Barretos, na noite deste domingo (30 de maio), no ginásio Municipal de Esportes Rochão, na cidade de Barretos (SP), por 71 a 58 (35 a 39 no primeiro tempo), na seqüência do turno da fase inicial. As cestinhas da partida foram Drielle, com 16 pontos, pelo time da casa; e Kelly Cota, 25 pontos, em favor do visitante.
Com a vitória, o time comandado pela técnica Ana Cristofoletti chegou aos seis pontos, decorrentes de três resultados positivos, mantendo o 100% de aproveitamento. Já a equipe de Barretos, dirigida pela treinadora Cynthia de Almeida, contabiliza três pontos, em dois jogos (01 vitória e 01 derrota), permanecendo no quarto lugar.
A competição prossegue na quarta-feira (02 de maio), às 20h00, na cidade de São José dos Campos (SP), com o duelo isolado entre AE São José/SEL/Fadenp e FAPI/Sejelp/Pindamonhangaba.

Fonte: FPB

sábado, 29 de maio de 2010

Jundiaí vence Araçatuba na última partida da fase de classificação do Paulista

A primeira fase do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2010 foi complementada na noite desta sexta-feira (28 de maio), com a vitória do Divino/COC/Jundiaí sobre o Basquete Clube, por 72 a 69 (38 a 37 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Municipal Romão de Souza, na cidade de Jundiaí (SP). As cestinhas da partida foram Aninha, 23 pontos, 09 rebotes e 02 assistências, pelo time da casa; Fernanda Bibiano., 24 pontos e 08 rebotes, em favor do visitante.
Com o fechamento da rodada, a classificação final da primeira fase ficou da seguinte maneira:

1o) Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva - 23 pontos (11 vitórias e 01 derrota)
2o) Santo André/Semasa - 21 pontos (09 vitórias e 03 derrotas)
3o) Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos - 20 pontos (08 vitórias e 04 derrotas)
4o) Americana - 20 pontos (08 vitórias e 04 derrotas)
5o) São Caetano/UNIP - 16 pontos (04 vitórias e 08 derrotas)
6o) Basquete Clube - 13 pontos (01 vitória e 11 derrotas)
7o) Divino/COC/Jundiaí - 13 pontos (01 vitória e 11 derrotas)

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou a tabela completa do playoff - quartas-de-final do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2010, que começa no dia 01 de junho (terça-feira). Os confrontos das séries, que serão decididas em melhor-de-três jogos, são estes: Santo André/Semasa x Divino/COC/Jundiaí, Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos x Basquete Clube e Americana x São Caetano/UNIP.

De acordo com o regulamento, a equipe que primeiro totalizar duas vitórias, em cada uma das séries, avança ao playoff - semifinal, que já tem o Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva garantido, pois ficou com a primeira colocação na fase inicial do estadual.

TABELA 
01 de junho (terça-feira)

20h00 - Basquete Clube x Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos, em Araçatuba (SP)
02 de junho (quarta-feira)
20h00 - Divino/COC/Jundiaí x Santo André/Semasa, em Jundiaí (SP)
20h00 - São Caetano/UNIP x Americana, em São Caetano do Sul (SP)
04 de junho (sexta-feira)
18h30 - Americana x São Caetano/UNIP, em Americana (SP)
19h00 - Santo André/Semasa x Divino/COC/Jundiaí, em Santo André (SP)
20h00 - Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos x Basquete Clube, em Ourinhos (SP)
05 de junho (sábado) - se necessário
16h00 - Santo André/Semasa x Divino/COC/Jundiaí, em Santo André (SP)
17h00 - Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos x Basquete Clube, em Ourinhos (SP)
17h00 - Americana x São Caetano/UNIP, em Americana (SP)

A-2: O Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 - 2010 prossegue neste domingo (30 de maio) com o duelo isolado entre APAB/Barretos e XV/Unimep/Amhpla/Selam, às 17h00, no ginásio Municipal de Esportes Rochão, na cidade de Barretos (SP), no prosseguimento do turno da fase inicial. O jogo chega cercado de expectativa, pois reúne duas equipes invictas até aqui na competição.
A agremiação de Barretos, que estreou com uma vitória sobre o FAPI/Sejelp/Pindamonhangaba, ocupa a quarta colocação na classificação geral, com dois pontos. Já o time piracicabano, que passou pelo SME Ribeirão Preto em seu compromisso mais recente, lidera com quatro pontos, decorrentes de dois resultados positivos, ao lado do Internacional/Prefeitura de Santos.

sábado, 22 de maio de 2010

Barretos e Piracicaba vencem pela A2

O APAB/Barretos estreou com uma vitória sobre o FAPI/Sejelp/Pindamonhangaba, no Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 - 2010, atuando no ginásio Municipal de Esportes Rochão, na cidade de Barretos (SP), por 83 a 56, neste sábado (22 de maio).

No outro duelo da noite, o XV/Unimep/Amhpla/Selam passou pelo SME/Ribeirão Preto, por 68 a 46, mesmo jogando no ginásio de Esportes Gavino Virdes, na cidade de Ribeirão Preto (SP). Com a vitória, o time comandado pela técnica Ana Cristofoleti chegou aos quatro pontos, em dois jogos realizados, assumindo a liderança isolada da competição.

A competição prossegue no dia 27 de maio (quinta-feira), com o duelo isolado entre Internacional/Prefeitura de Santos e AE São José/SEL/Fadenp, às 19h30, no ginásio Municipal Antonio Guenaga, na cidade de Santos (SP).

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Líder das categorias de base do Paulista, Barretos estreia no adulto na A-2

Recebi e-mail do diretor da equipe de Barretos, Jesus de Oliveira, que esclarece sobre a participação da cidade no Paulista Adulto Série A-2.

Segundo ele, a equipe será formada pelas atletas do infanto, com mais duas atletas adultas.

O elenco é composto por: Érika, Joice, Letícia, Drielle, Maila, Mariana, Karen, Temilly, Carol, Carol Bianchi, Mayara e Taynara.

Em relação à recentes críticas sofridas pela equipe, o dirigente afirma que “ menos 10% do que foi falado é verdade” e que a cidade continuará “trabalhando e conquistando títulos”, enquanto “os fracassados tentam denegrir nossa imagem”.

Jesus ainda me passou os últimos resultados dos times no Paulista.

No mini (composto por 12 atletas locais), no mirim (sete atletas locais) e no infanto (cinco locais),vitórias sobre Guarulhos (83-23, 72-46 e 102-62 respectivamente).

As equipes lideram as três categorias nos Estaduais.

sábado, 1 de maio de 2010

Confirmado: Federação Paulista promove Série A2 com seis times


Já consta no site da Federação Paulista a relação de times e a tabela de disputa do Campeonato Paulista Feminino da Série A2.

Com seis times, o campeonato começa no dia 08/05 com o jogo entre Piracicaba e Santos, em Piracicaba às 16:00.

Os times que participarão da série A2 são:

A.E.S.JOSÉ/ATLETA CIDADÃO/HEATCRAFT - Camila Lima, Cintia Janoswky, Angélica Valdo, Agnes Silva, Dominick Rocha (ex-Santo André), Lorena Santos, Nívea Fonseca e Flávia Andrade.

APAB / BARRETOS - Ainda não há a relação das atletas.

FAPI / SEJELP / PINDA - Joice Rita, Lauriene Berthoud, Millena Pereira (ex-São Caetano), Daiana Ferreira (ex-São Caetano), Daniela Brites (ex-Osasco), Monique Bezerra, Daiane Lima e Natália da Silva.

INTER / PREF. DE SANTOS - Vívian Lopes (ex-São Bernardo), Fabiana Oliveira, Rosa Polato, Janaína Santana, Karen Pena, Maria Aparecida Menezes (Cida), Adriana Pereira e Ana Lúcia Silva (ex-Blumenau).

SME / RIBEIRÃO PRETO - Samara, Katleen Sirtoli (ex-Jundiaí), Tatiane Balbino (ex-Sport Recife), Ádria, Lidiane, Nayara, Karen e Giovana.

XV/UNIMEP/AMHPLA/SELAM - Kelly Cota, Suelen Soares, Luciana Moraes (Luco), Joceli Viana, Elaine Ambrósio, Lucinete Rodrigues (ex-Suzano) e Sandra Bravet (Sandra Leão).

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Após desabafo, técnico Alexandre Escame é dispensado do trabalho em Barretos

"Quer andar de carro velho, amor?" (Ivete Sangalo) Uma nota hoje no jornal O Diário de Barretos confirma a dispensa do técnico Alexandre Escame das categorias de base de Barretos.

Na matéria, o diretor da equipe aponta um desgaste de relacionamento com o treinador para justificar a dispensa.

Na temporada passada, Escame comandou a equipe na conquista do título paulista infanto-juvenil, foi eleito o melhor treinador da categoria e foi o técnico da seleção paulista na conquista do Brasileiro sub-17.

Parte desse “desgaste” deve ter vindo de uma mesangem que o técnico Escame divulgou na véspera da derrota para o Centro Olímpico (57-53, no dia 28 de março) e choca pela descrição assustadora das condições precárias das categorias de base no país.

Relembrando: estamos falando da equipe campeã da categoria no Estado de São Paulo, tido como o de melhor infra-estrutura no país.

“Estamos saindo às 6h00 de Barretos e estou responsável por 30 crianças de 13 a 17 anos. O motorista acaba de chegar de uma outra viagem onde passou 24 horas fora, sem dormir e está iniciando mais uma jornada de 24 horas. O ônibus da delegação foi barrado no pedágio por falta de dinheiro. E não temos nenhum centavo para a alimentação. Gostaria de saber se estas campeãs merecem passar por isso ou seria melhor repensarmos se Barretos tem condições de manter este trabalho? Eu não sei mais como agir. Gostaria de saber quem se responsabilizará por todos estes fatos: motorista 48 horas sem dormir, sem dinheiro para pedágio, 24 horas com 30 crianças sem sequer comer um pão com manteiga? Publique esta notícia do melhor basquete do Brasil nas categorias de base.”

quarta-feira, 10 de março de 2010

Longe de casa para realizar um sonho (Jornal de Jundiaí)

ALEX M. CARMELLO O sonho de qualquer jovem esportista é, sem dúvida, defender a camisa da seleção de seu país. E, para algumas promessas, este sonho já começou. É o caso da ala Joice dos Santos Coelho, de 17 anos, que foi convocada pela primeira vez para treinar com a equipe nacional da  categoria Sub-18 de basquete feminino. Carioca, nascida em Cachoeiras de Macacu, cidade próxima a Nova Friburgo, Joice aproveitou as chances que teimaram em aparecer em seu caminho, há três anos.
A garota, que jogava futebol, não queria saber de basquete. "Eu não gostava, mas tinha um professor de educação física que ficava me chamando para jogar. Um dia, de tanto ele falar, eu fui no treino, mas eu não gostei. No dia seguinte, fui de novo e não parei mais", conta. O primeiro contato com o basquete aconteceu aos 13 anos na Associação de Basquetebol Cachoeirense (Abasca), onde ficou por dois anos.
Neste período, Joice foi convocada para a seleção carioca sub-15, onde conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro da categoria. "Foi lá no Rio Grande do Sul e o Alexandre Escame (técnico) me viu jogar e me chamou para ir jogar no APAB/Barretos", relata. Da região serrana do Rio de Janeiro, Joice veio para o interior paulista com 16 anos, sozinha, em busca de um sonho.
"Minha mãe apoiou minha decisão. Ela sabia que eu queria vir e pensou no meu futuro", explica. Em Barretos, a ala foi campeã no Campeonato Paulista da categoria Infanto e convocada para integrar a seleção paulista, também campeã em 2009.

Família - A jogadora perdeu o pai aos cinco anos de idade. A mãe, a irmã, de 21 anos, e o e irmão, de 15 anos, ainda vivem em Cachoeiras do Macacu, onde Joice volta apenas duas vezes por ano, durante as férias. Segundo a jogadora a saudade é grande. "Sempre falo com minha mãe por telefone. Mas isto é que eu quero: representar o Brasil", comenta.
Com todas as chances que tem aparecido, a expectativa é fazer carreira como jogadora de basquete e ajudar a família. "Minha mãe é diarista, mas ela não está trabalhando. O dinheiro que eu recebo no Barretos eu mando para ela", diz a jovem. Questionada se um dia pretende trazer a família para mais perto, ela é enfática. "Não. Vou ajudá-los, mas quero que eles fiquem lá, porque eu gosto muito da cidade."

CÍNTIA FLORES

Seleção treina para o Sul-Americano

A seleção brasileira de basquete feminino sub-18 treina há mais de uma semana em Jundiaí, se preparando para os Jogos Sul-Americanos, que serão realizados em Medelín, na Colômbia, entre os dias 20 e 24 deste mês. Segundo o técnico da equipe, Luiz Claudio Tarallo, o campeonato é difícil e o Brasil deve enfrentar seleções como o Chile, Paraguai e Argentina.
"O Sul-Americano é muito difícil, mas vamos fazer de tudo para vencer. Esse campeonato nos serve para preparar melhor o time que vai para o Pré-Mundial, que acontece em junho, nos Estados Unidos." A seleção segue o treinamento em Jundiaí até o dia 16, trabalhando de segunda a sábado.
"Faz cinco anos que eu trago a seleção para cá. Aqui temos estrutura e o apoio da Secretaria de Esportes. É importante também para promover a cidade, que tem tradição no basquete", conta.
Por enquanto, a seleção conta com 16 meninas, mas somente 12 irão para a Colômbia. "A gente traz mais meninas para conhecer o trabalho delas. Não podemos descartar lesões. Na seleção, é preciso pensar no futuro, no momento de cada uma. É difícil cortar nomes, mas temos que fazer", comenta.

hortjundiai Rainha Hortência volta a Jundiaí

Após confirmar a contratação do técnico espanhol Carlos Colinas, anteontem, para a seleção feminina adulta, a diretora do departamento feminino da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), Hortência Marcari, esteve em Jundiaí. Ontem pela manhã, ela visitou a seleção brasileira feminina sub18, que está hospedada no Hotel São Carlos, na Colônia. A equipe é comanda pelo jundiaiense Luiz Cláudio Tarallo.
"Guardo boas lembranças de Jundiaí. Lembranças de rivalidade com o Colégio Divino Salvador. Jogos com ginásio lotado. Eu lembro muito bem do Bolão e como era difícil jogar aqui", disse Hortência. "Gosto de Jundiaí porque o povo daqui sempre respirou basquete e respeitou o esporte. Além disso, tem o Divino que faz um papel importantíssimo na categoria de base.
O Tarallo é daqui e a gente sabe do trabalho que ele faz." Hortência fez uma revelação que pouca gente sabe. Foi Jundiaí a primeira cidade que teve a honra de ver nascer a "rivalidade" com a armadora Paula. "Dentro de quadra, minha grande rival foi a Paula e a primeira vez que encontrei ela em um jogo foi em Jundiaí. Tínhamos 15 anos. A rivalidade nasceu aqui."
Revelar talentos - Antes de vir para Jundiaí, Hortência passou em Santa Bárbara d'Oeste para visitar a seleção sub15 comandada por Janeth, sua ex-companheira da seleção. "Quando assumi o cargo na CBB a grande meta era revelar novos talentos. Perdemos muito tempo e a gente precisa de jogadoras de talento. Nos últimos tempo, se revelou pouco.
Quando a Janeth assumiu a equipe sub15, ela viajou todo o Brasil e acompanhou vários campeonatos." Para revelar novos talentos, Hortência quer as atletas encarando adversários fortes desde cedo. "Vamos fazer vários intercâmbios. O sub16 vai para os Estados Unidos, o sub18 também. Não importa os resultados, quero as meninas jogando contra grandes forças para pegarem 'cancha'", afirmou.
Sub18 - A seleção brasileira sub18 feminina segue treinando em ritmo forte em Jundiaí para a Copa América da categoria, que será realizada em Colorado Springs, nos Estados Unidos, de 23 a 27 de junho. A competição é classificatória para o Campeonato Mundial Sub-19 de 2011.
A primeira fase de treinos aconteceu entre os dias 20 e 28 de fevereiro e, ontem, as meninas se apresentaram novamente para dar continuidade à preparação da equipe. Antes da Copa América, o time do técnico Luiz Cláudio Tarallo disputará os Jogos Sul-Americanos, que acontecem na cidade colombiana de Medellín.
"A Copa América é muito importante porque classifica para o Mundial. Por isso vamos para Medellín e também faremos seis jogos contra os Estados Unidos. Nosso trabalho é a médio, longo prazo. Elas tem toda estrutura por trás, agora é ter espírito dentro de quadra", confirmou Hortência.

FABIO MANZINI

Hortência diz que mudança era necessária

A escolha do espanhol Carlos Colinas para ser treinador da seleção brasileira feminina adulta no lugar de Paulo Bassul não agradou aos brasileiros. Hortência revelou  que não liga para as polêmicas. "Ninguém agrada a todos. Tinha a necessidade de mudar. É um técnico jovem que vive na Europa e que conhece as jogadoras brasileiras. Além disso, nosso principal jogo no Mundial será contra a Espanha.
Não tenho medo de ousar, de dar a cara para bater. É preciso ter coragem para mudar e alguma coisa precisava acontecer", afirmou a rainha. Colinas vai comandar  o Brasil no Campeonato Mundial deste ano, a ser disputado na República Checa a partir de setembro. "O estilo europeu é mais difícil de jogar, é um jogo mais cadenciado com uma defesa forte. É importante agregar com o estilo nosso.
Essa mudança estimula os novos técnicos porque também não há renovação de treinadores." Assim que oficializou Colinas como técnico, Hortência revelou ter enviado email para as jogadoras da seleção brasileira. "Falei da importância delas apoiarem o treinador e todas responderam positivamente. Nunca houve esta aproximação entre diretoria e jogadoras."

Fonte: Jornal de Jundiaí

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Barretos comemora a conquista do Paulista Infanto

DSC_0491 DSC_0466 DSC_0490

O professor Jesus Antonio de Oliveira sonhou montar uma equipe extraordinária no basquete feminino de base. O sonho de formar uma equipe competitiva, talentosa, focada exigia tempo, dedicação e recursos. Não era uma tarefa fácil, porque Barretos estava distante dos principais centros competitivos do basquete. Era preciso vencer as barreiras internas, a falta de estrutura física e esportiva, superar as limitações de verbas e apoio.

A base foi montada com Patrícia, Mariana, Aline, Ana Paula, Bárbara e Camila. O grupo foi em 2007 a França para o mundial escolar de Pau. Era a mudança decisiva para consolidar a APAB como entidade focada no basquete feminino. A partir de 2008, o projeto do esporte de base tomou nova consistência e projeção. A comissão técnica ganhou um professor transformador. A chegada do técnico Alexandre Escame determinou a base tática e técnica da equipe.

Em 2009, Barretos venceu os Jogos Regionais em Franca, foi campeão escolar estadual e campeão brasileiro escolar em Londrina. Ficou em segundo lugar nos Jogos Aberto de São Caetano e 6o lugar no mundial escolar de Istambul, na Turquia.
A nova geração infanto-juvenil de basquete estava formada, com uma doutrina exemplar, com talentos brilhantes e uma formação notável. As dificuldades de infraestrutura física, a ausência de política pública de valorização esportiva, as limitações de acomodações e logísticas não impediram que o grupo reunido em torno de Alexandre Escame foi evoluindo.
Driele, Érika, Maila, Letícia, Joyce formaram o time base. O grupo contou com a incansável marcação de Emily, a força de Ana Flora, a dedicação de Karen, a renovação com Elizangela e Temille e a sensibilidade de Julie Figueiredo. No primeiro turno, o time teve ainda Rafaele, Ana Luiza e Jéssica.

A temporada de 2009 do infanto-juvenil da APAB veio coroar os sonhos do professor Jesus Antonio de Oliveira e confirmar Barretos como “centro de excelência no basquete feminino de base”.

A equipe disputou 30 jogos, com apenas duas derrotas. Acumulou mais de 2.150 cestas, uma media de quase 72 pontos por partida. As jogadoras assimilaram o esquema tático marcador do professor Alexandre Escame e evoluíram na maturidade interior, fixaram os objetivos e foram obstinadas na busca de novas vitórias.

A partida final foi disputada dia 19 de dezembro, as 17 no Rochão. Após um primeiro tempo muito tenso, com derrota de 27 a 25, o time barretense da APAB virou o jogo, fechando a partida em 64 a 54. O título consagra o talento individual, a união do conjunto, a eficiência de um esquema tático e a beleza do amor ao esporte.

Barretos, campeão paulista infanto juvenil com todos os méritos e encantos.

Fonte: O Diário de Barretos

Instituto Janeth Arcain perde de Barretos e fica com o vice no Paulista Infanto

0c1c42dc7d_mini A equipe feminina de Janeth viajou até Barretos para a disputa do segundo jogo da final do Campeonato Paulista 2009, categoria infanto, série melhor de três. Com um jogo equilibrado e nervoso para ambas as equipes, o time de Barretos no último quarto teve um ritmo mais forte e conseguiu garantir o titulo, fechando a série (2x0) por 64 x 54.
A equipe do CFE Janeth sagrou-se Vice-Campeã Paulista 2009 e levou mais uma conquista para casa.
“Para mim ser a segunda melhor equipe do Estado é motivo de grande felicidade” comemora Caroline Liberato, lateral do CFE Janeth.
“Buscamos a todo o momento o ouro, mas sempre nos foi mostrado a importância de comemorar os resultados positivos e eu e minhas companheiras estamos orgulhosas de levar este troféu para o Clube” vibra a pivô Andressa.
“Todas estão de parabéns, quero agradecer todo a diretoria pelo apoio, por estarem sempre presentes e principalmente pela confiança em nós profissionais” ressalta o técnico Luis Cardoso do CFE Janeth.
Para comemorar esta conquista, o Instituto Janeth levará todas as atletas e comissão técnica ao parque aquático Wet’ n Wild nesta terça feira (22).
A história do Instituto Janeth em competições oficiais começou em 2003 quando a diretoria decidiu ampliar seu atendimento e oferecer aos jovens a oportunidade de fazer do basquete sua profissão. Através de seus Núcleos de Formação Esportiva o Instituto Janeth Arcain começou a identificar jovens que apresentam níveis de desempenho em atividades físicas superiores a média dos participantes, motivando a montagem das equipes de competição.
Ao longo desta brilhante caminhada o Instituto Janeth Arcain compartilhou com seus atletas momentos de muita alegria, barreiras, vitórias, desafios e conquistas. É por sua persistência, profissionalismo e competência que hoje o IJA tem seu espaço e reconhecimento na formação de atletas de basquetebol.
Trabalhando com ambos os gêneros, traçou uma jornada de sucesso, marcada de bons resultados. As equipes femininas sempre tiveram grandes conquistas, desde a Categoria Mini ao Infanto sendo Campeãs Estadual, Campeãs Metropolitana, além de conquistarem boas oportunidades de jogar em clubes internacionais na Europa e até de brilhar na seleção brasileira.
Nas equipes masculinas sempre tiveram entre os quatro melhores clubes do Estado e conquistaram o título Paulista, chave prata em 2008, contando também com jovens nas seleções paulista e brasileira.

Veja a baixo os títulos e destaques desta trajetória de sucesso:

EQUIPE FEMININA – CFE JANETH
MINI
Campeã - I Copa Saúde da Mulher - 2003
Vice-Campeã Metropolitana – 2004
Vice-Campeã Estadual – 2004
Campeã Metropolitana – 2005
Campeã Estadual – 2005
MIRIM
Campeã Metropolitana – 2004
Campeã Estadual – 2004
Medalha de Bronze Paulista – 2005
Campeã Metropolitana – 2006
Campeã Estadual – 2006
Vice-Campeã Estadual - Série Prata – 2007
INFANTIL
Vice-Campeã Estadual – 2005
Campeã Estadual – 2007
INFANTO
Vice-Campeã Estadual – 2009


EQUIPE MASCULINA – CFE JANETH
MIRIM
Campeão Metropolitano – 2007 – Série Prata
INFANTIL
4º lugar Estadual – 2008 – Série Ouro
INFANTO
4º lugar Estadual – 2009 – Série Ouro


DESTAQUES
Técnicos premiados pela FPB como Melhores do Ano 2004/2005/2007
Atletas premiados pela FPB como Melhores do Ano 2004/2005/2007
Atletas em Intercâmbio:
Equipe Pamesa/Espanha 2006 - Equipe Maristas/Espanha 2008
Atletas conduzindo a tocha Pan-Americana 2007
Atletas convocados para Seleção Paulista 2005/2007/2008/2009
Atletas convocados para Seleção Brasileira 2005/2007/2008/2009

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Decisão do Paulista Infanto começa amanhã

Nesta quarta-feira (16), terá início o primeiro jogo (série melhor de três) da final do Campeonato Paulista 2009. Às 18 horas, o CFE Janeth em sua casa (Rua Xavier de Toledo, nº 243 - Santo André) enfrentará a equipe de Barretos.
“Contamos com o apoio de nossa torcida nesta quarta-feira” comenta a atleta Milena Sulla.

Os próximos jogos acontecerão sábado (19) ás 17 horas e domingo (20) às 15 horas no GME Rochão em Barretos.
“Enfrentar a equipe de Barretos será um grande desafio, mas estamos preparados para esta decisão” afirma o técnico da equipe do CFE, Luís Cardoso.

A equipe é formada por Andressa Frias, Caroline Liberato, Damiris Dantas, Fabiana Silva, Glenda Aguiar, Stephanie Costa Oliveira, Glaucia Fernandes, Laura Domingos, Milena Sulla, Patricia do Amaral e Aline da Silva. Comissão técnica Luiz Cardoso (técnico), Dra. Michele Marques (fisiterapeuta) e Dra Ângela Visconti (psicóloga).

domingo, 6 de dezembro de 2009

CFE Janeth é finalista do Paulista Infanto

c3f9ed94ea_mini Nesta sexta-feira(4) a equipe do CFE Janeth superou o Santo André por 54 x 46 fechando a série melhor de 3 em 2 a 1.

Em uma partida emocionante e equilibrada o CFE conseguiu impor seu ritmo de jogo e venceu a disputa.

'A equipe esteve unida o tempo todo e sempre acreditou no resultado positivo, treinamos forte para esse momento e estavamos focadas ' disse a cestinha da partida Damiris Amaral.

Agora para a disputa do título o CFE Janeth enfrentará Barretos, os jogos serão marcados após o Campeonato Brasileiro Sub17 que será disputado no Paraná entre os dias 9 e 13 de Dezembro.

domingo, 15 de novembro de 2009

Paulistas de Barretos vencem duelo contra cariocas na decisão do torneio feminino de basquete das Olimpíadas Escolares

basket barretos A cidade de Barretos, em São Paulo, é conhecida internacionalmente por causa da Festa do Peão de Boiadeiros. Mas não é só de rodeio que vive a cidade. Neste domingo, dia 15, as jovens do CETEC Barretos conquistaram o título da Divisão Especial, das Olimpíadas Escolares 2009, para atletas de 15 a 17 anos, no ginásio do Londrina Country Clube, e mostraram que a cidade também é um grande centro do basquete.

As paulistas derrotaram as cariocas do Colégio Santa Mônica Cachambi (RJ), por larga margem de pontos: 80 a 47. O resultado da decisão traduz a facilidade que a equipe enfrentou na competição. Na disputa pela terceira colocação, a equipe do Colégio La Salle (PR) completou o pódio após vencer o Colégio Geo Sul (PB) por 67 a 46.

A cestinha da partida decisiva foi a armadora Erika Regina Leite, de 16 anos, que marcou 16 pontos. Outras duas atletas da equipe anotaram 14 pontos. Foram elas: Maila Ciciardi e Letícia Lisboa.

"Não esperava que o resultado fosse com tantos pontos de diferença. Esperava um jogo mais difícil", disse Erika, eleita a melhor jogadora mirim de 2007 e de 2008 no estado de São Paulo. "Foi a vitória da superação. Disputamos muitas competições na temporada e atravessamos muitas dificuldades", explicou a atleta, chamada para a seleção brasileira pela primeira vez em 2008 e que já soma cinco convocações.

Como não poderia deixar de ser diferente, o técnico Alexandre Escame aprovou o rendimento da equipe paulista. "Conseguimos impor um ritmo forte de jogo no primeiro quarto. Nossa defesa esteve ótima", disse Escame.

"Tivemos muitos jogos nesse ano, por isso o desgaste físico e emocional das atletas era evidente. Durante essa semana, devido a estrutura e a qualidade do evento, foi possível recuperar um pouco o desgaste. A equipe foi muito produtiva. Conseguimos nosso objetivo", detalhou.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Barretos tem atletas na seleção de base

Quatro atletas de Barretos foram chamadas para as seleções de base

Temille e Elizangela da Silva foram convocadas para seleção sub-15 e Érika Leite e Drielli Nascimento foram convocadas para a sub 17.

“Estou feliz com essa oportunidade de treinar na seleção na categoria de cima. Esse ano está sendo muito bom, porque estou jogando no Campeonato Paulista Juvenil e participando de jogos da categoria sub 18 e sub 21”. disse Drielli.

O técnico Alexandre Escame parabenizou o técnico Borracha pela convocação da seleção sub 17: “Dar a oportunidade para as atletas jogarem na categoria acima melhora o desempenho da atleta.”

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Poty/Unimed/Barretos é campeã invicta dos Jogos da Juventude

067

Com uma forte defesa e  um ataque consciente, a equipe de Barretos não deu chance para seus adversários.

Sobre o comando do técnico Alexandre Escame, a cidade conquistou de forma invicta o titulo dos Joguinhos da Juventude, disputados em Lins (SP).

Barretos utilizou oito atletas da categoria sub-16 e quatro da sub-18.

A conquista do título foi mais um motivo para comemoração da diretoria da APAB-Barretos, que recebeu durante a semana uma área de 20.000 metros da prefeitura local para a construção de um centro de treinamento, que deve projetar a cidade como núcleo de formação do basquete feminino.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Brasil fica em sexto lugar no mundial escolar

As partidas decisivas do mundial escolar em Istambul foram disputadas no domingo. A França derrotou o Brasil por 65 a 49 e ficou em quinto lugar. A Rússia venceu a Servia por 60 a 56, ficando com o terceiro lugar. A decisão foi entre Espanha e Turquia. O título ficou com as espanholas, vencendo a partida por 72 a 55.



Em 2007, no mundial de Pau na França, o Brasil ficou em 13o lugar. O time de 2009 foi comandado pelo professor Alexandre Escame.


Resultados do Brasil:


Fonte: O Diário de Barretos

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Barretos representa Brasil no Mundial Escolar

Basquete vence mais uma no Mundial

A seleção brasileira feminina venceu as duas partidas na tarde hoje, pelo Mundial Escolar de Basquete, que está sendo realizado em Istambul, na Turquia. A equipe barretense da Unimed/Unifeb, que representa o Brasil na competição derrotou a seleção da França por 48 a 40 e, no seu segundo jogo do dia, venceu a China por apenas um ponto de diferença, 45 a 44. Com estes resultados, a seleção brasileira soma cinco vitórias no Mundial, diante Eslovênia, Holanda, Lituânia, França e China. A única derrota da equipe foi contra Espanha, na primeira rodada da competição. O coordenador da equipe ressaltou o empenho das atletas no torneio. “As vitórias diante da França, e principalmente contra a China foram emocionantes”, afirmou Jesus.

Brasil disputa as quartas-de-final na Turquia

A seleção brasileira feminina está classificada para as quartas-de-final do Mundial Escolar de Basquete, em Istambul, na Turquia. Nas duas partidas pela segunda fase, as atletas da Unimed/Unifeb derrotaram a Holanda, pelo placar de 52 a 22, e passou fácil pela seleção da Lituânia, por 85 a 22.
Na primeira partida Ana Luiza foi o destaque da equipe com 10 pontos assinalados. No jogo seguinte, contra a Lituânia, a jogadora Karen foi a cestinha da partida com 17 pontos. O próximo adversário da equipe ainda não foi definido, mas o jogo será realizado amanhã.

Fonte:  O Diário de Barretos

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Categorias de Base

Barretos
Infanto-juvenil arrasa Osasco no Rochão
O primeiro período foi equilibrado, com o placar fechando 11 a 10. Mas a partida do segundo, Barretos detonou Osasco na rodada de sábado do campeonato infanto-juvenil de basquete feminino. O time de Alexandre Escame fechou o primeiro tempo com 36 a 19. No terceiro período, abriu 58 a 25. O placar final de 81 a 42 revelou a diferença de postura, marcação e eficiência ofensiva barretense em relação a Osasco. Barretos agora tem 6 jogos, com 5 vitórias. A próxima partida será terça-feira, em Americana.

Emily e Ana Flora foram as estrelas no Rochão
O time infanto juvenil fez 81 a 42 contra Osasco, sábado no Rochão. E a "estrela da torcida" foi a ala Emily Rã. Apesar de entrar somente no segundo período, a ala bailou em campo, roubou bolas no ataque, desarmou na defesa e fez cestas fabulosas, inclusive de 3 pontos. Ana Flora também foi outra grande estrela da equipe barretense na espetacular vitória. Drielle, Letícia e Maira estiveram bem. Érica errou muito e cometeu faltas repetidamente até ser sacada para "acalmar". Joice sofreu uma lesão e gerou preocupação para a comissão técnica. Mas nada grave, retornando no último quarto de jogo.



Finasa/Osasco
A equipe infanto-juvenil feminina de basquete do Finasa perdeu no sábado para o Barretos por 42 a 81, na casa do adversário, no interior paulista. Com o resultado, o time orientado por Cristiano Cedra, que foi eleito em 2008 como o melhor técnico da categoria mirim pela Federação Paulista de Basquete (FPB), não manteve a sequência de vitórias no Campeonato Estadual da categoria.
Para Cristiano, apesar da primeira derrota após seis vitórias seguidas, a equipe está evoluindo. "Temos conseguido crescer tecnicamente e fazer boas atuações. Desta vez, porém, precisamos dar os méritos ao nosso adversário que fez uma ótima partida”, lembrou o treinador, que dirige novamente o infanto nesta quarta-feira contra o Jundiaí, às 18 horas, fora de casa.
Na categoria mirim, o Finasa também foi vencido pelo Barretos por 38 a 56, fora de casa. "Fizemos um bom primeiro tempo, perdendo por apenas um ponto. Mas, no decorrer dos outros períodos da partida, não conseguimos manter a mesma eficiência no ataque”, avaliou José Mario Valério, outro a receber em 2008 o troféu Carmo de Souza dado pela FPB ao melhor técnico da temporada, quando orientava o míni.
O mirim faz seu terceiro confronto no sábado, diante do Praia Grande, às 18 horas, no Geodésico, em Osasco. O time soma uma vitória no Estadual.
Festival ARB - Já o iniciantes, da técnica Priscila Tibério, fez no domingo dois jogos válidos pelo Festival da Associação Regional de Basquete (ARB), em Jundiaí (SP). No primeiro confronto, o time ganhou do Atletas em Ação por 43 a 3.
Enquanto no segundo desafio, o iniciantes foi derrotado pelo Divino Jundiaí por 22 a 24. O grupo segue na terceira colocação da competição.