
Depois de vencer o Unimed/FAM/Goodyear/Americana, e conquistar o pentacampeonato nacional de basquete feminino, a equipe do Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos, entra numa fase de reestruturação, que inclui contratação de novas jogadoras e também a saída de algumas delas. A primeira a deixar o time, foi a armadora Vanessa Gattei, que há oito anos integrava o time da cidade e agora vai para Catanduva.
Segundo o técnico de Ourinhos, Urubatan Paccini (Uruba), a jogadora teria anunciado sua saída há aproximadamente uma semana.
"No ano passado ela (Gattei) se mostrou com disposição para ir para Catanduva. Existiram muito assédio da equipe e esse ano ela resolveu ir para jogar o Campeonato Paulista. Agora percebo que esses são os motivos, mas não posso responder por ela. Comigo estava tudo certo, a gente tem um vinculo de amizade grande, ela é muito leal, uma jogadora muito boa, que também queria trabalhar aqui conosco, porém não sei qual foi o fator mais forte que pesou para ela sair daqui para tentar novos desafios" foi o que disse Uruba.
Já Gattei, afirmou que os motivos que a fizeram deixar a equipe foram muitos e pessoais, algo que ela particularmente não gostaria de comentar. O médico Antonio Passos, um dos apoiadores do basquete feminino ourinhense e presidente do Centro Esportivo de Ourinhos (ACEO), relatou não saber os reais fatores que levaram a armadora a sair do Colchões Castor.
Quem vai substituir Gattei, será a armadora Bethânia que há seis anos joga na cidade. "A gente manteve a Bethânia (Beth) e agora estamos fazendo contatos, com outras jogadoras para contratar mais uma armadora. Vamos efetivar a Beth, como titular da equipe e trazer mais uma armadora para auxiliá-la" relatou o técnico de Ourinhos.
"Existe a possibilidade de várias contratações. Algumas ainda não foram subjetivadas, pois estamos em negociações. Temos uma jogadora, inclusive contatada para assumir esta posição, cujo nome pode ser definido até amanhã, nome este que não vou me referir agora, pois estamos em negociação há mais de uma semana e é possível que a gente traga uma nova jogadora para ocupar esta posição. Caso não caiba dentro do orçamento, nós temos algumas opções dentro da equipe para suprir a necessidade, quando a Bethânia, precisar ir para o banco ou se contundir" destacou Dr. Passos.
Beth, como é conhecida entre as companheiras de quadra e passará a substituir Vanessa nos próximos jogos, falou sobre a saída da amiga. "É um pouco difícil, por que nós convivemos há quatro anos, mas é uma oportunidade que eu tenho de assumir o time. É a segunda vez que ela sai. Então é a segunda oportunidade que recebo".
Um dos nomes cotados para substituir Vanessa, é a armadora ourinhense, Ana Flavia Sackis, que disputou o 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, pelo Unimed/FAM/Goodyear/Americana e que atualmente está sem clube.
Urubatan Paccini, não descarta a possibilidade de a armadora retornar ao time local, entretanto pondera que quando a jogadora sinalizou que não possuía equipe para disputar o Paulista, outras atletas já haviam sido contatadas. "Quando a Ana Flavia divulgou que estava sem clube, a gente já havia feito alguns contatos, então estamos esperando a resposta dessas esportistas. Mas, temos interesse e acredito que até esse final de semana isso se resolva".
Dr. Passos, assim como Uruba, foi cauteloso ao falar sobre Ana Flavia. "No momento, não temos nada definido e todas as jogadoras que forem armadoras podem ser uma possível contratação".
Em entrevista ao JD, Vanessa, contou que espera ajudar as novas companheiras de equipe e deixou uma mensagem as jogadoras de Ourinhos. "As expectativas são as melhores. Vou para Catanduva para somar e ajudar. Espero fazer a minha parte e ter bastante êxito para ajudar o time a chegar à final. Mas, desejo as meninas de Ourinhos muita sorte para que elas consigam fazer aquilo que esperam delas. O Carinho é eterno, mas existe a distância, porém elas vão continuar no meu coração".
Bethânia, que por aproximadamente quatro anos foi companheira de Gattei, em quadra e também fora dela, já que ambas dividiam a mesma casa, disse que vai dar o máximo de si e que vai superar as dificuldades para auxiliar as meninas de Ourinhos "Agora vou ter mais tempo de quadra e vou ter mais oportunidade de mostrar meu jogo".
Foi fundada no dia 1º de agosto de 2008, a Liga Nacional de Basquete (LNB), que inclui os principais clubes do basquetebol brasileiro.
As equipes masculinas de Limeira, Assis, São José, Bauru, Paulistano, Franca, Pinheiros, Araraquara, Rio Claro, Flamengo, Saldanha da Gama, CETAF, Lajeado, Joinville, Londrina, Minas Tênis, Brasília, Uberlândia, Nova Iguaçu e Univates, já jogaram no ano passado pela Liga.
Questionado sobre as mudanças que a criança da (LNB), pode trazer para o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos, Dr. Passos, disse que por enquanto nada vai mudar para Ourinhos, já que a Liga foi criada somente na categoria masculina e ainda não teve a adesão da feminina. "Além do mais, quando ela foi criada, o Campeonato Brasileiro Feminino, já estava em andamento. Então nós somente vamos pensar em Liga, na parte feminina, no segundo semestre, no Campeonato Brasileiro 2009", finalizou.
Fonte: Jornal da Divisa