Mostrando postagens com marcador Vanessa Gattei. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Vanessa Gattei. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Subindo a Colina: Armadoras

imagemenquete

A primeira etapa da enquete aqui no blog para definir a convocação de Carlos Colinas para o Mundial se encerrou essa semana.

Os leitores sugerem a manutenção do mesmo trio que disputou a Copa América no ano passado: Adrianinha, Natália e Helen.

As três suplentes seriam na ordem: Vanessa Gattei, Bethânia e Débora da Costa.

A enquete prossegue essa semana com a votação para as alas.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Armadoras Bethânia e Gattei duelam na final do Nacional

O playoff final (melhor de cinco) 12º Campeonato Nacional Feminino de Basquete (CNBF 2009) começa na segunda-feira (dia 18) com um duelo de armadoras, que já foram companheiras de equipe. De um lado, Vanessa Gattei, que atuou por Ourinhos em seis edições do Nacional e agora está em Catanduva para buscar o primeiro título para a cidade. Do outro, Bethânia Vasconcelos, que está em Ourinhos desde 2002 e pode ser a primeira atleta heptacampeã do CNBF. As duas acreditam no jogo coletivo para vencer.
 
— A Bethânia é uma armadora muito inteligente, com um estilo bem cadenciado. Acredito que poderemos proporcionar um bom duelo para os fãs. O jogo coletivo vai predominar nos confrontos. Os dois times são muito bons, tanto que fizeram a mesma campanha na fase de classificação. As duas equipes têm condições de conquistar o título. Temos que manter a união e brigar ponto a ponto pelas vitórias. Será importante vencer uma partida fora de casa para tentar decidir em casa — afirmou Gattei.
 
— A Vanessa é uma boa arremessadora de três pontos, inteligente e rápida. Ela é muito persistente. Nosso conjunto vem sendo a principal característica do time. Não temos apenas uma jogadora que se destaca na partida. Temos sempre de cinco a sete meninas pontuando bem nos jogos. É fazer uma boa defesa e aproveitar as oportunidades de ataque que tivermos — explicou Bethânia.
 
Gattei já participou de nove edições do Nacional por três equipes: Santo André/SP (1998), América/RJ (2000), Ourinhos (2001, 2002, 2003, 2005, 2007 e 2008) e Uberaba/MG (2004). A temporada 2009/2010, Vanessa fechou com Catanduva para tentar o título inédito para a cidade. A armadora acumulou 633 assistências e 318 recuperações em 181 jogos.
 
— Não tive um começo de temporada muito bom, mas melhorei nos playoffs. Espero ajudar a equipe nessa final. É um pouco complicado jogar contra meu ex-time, pois tenho afinidade com todos em Ourinhos. Mas na quadra, na hora do jogo, a única coisa que penso é na camisa que eu estou vestindo — disse Vanessa.
 
Bethânia teve uma passagem pelo Vasco/RJ (2001) e está há oito anos em Ourinhos/SP (2002 a 2009). A armadora soma 477 assistências e 223 recuperações em 179 jogos. A atleta tem seis títulos no currículo, um com o Vasco (2001) e cinco com Ourinhos (2004, 2005, 2006, 2007 e 2008).
 
— Eu amadureci muito este ano, até pelo tempo de quadra que estou tendo. Minha função é fazer com que minhas companheiras joguem. Acho fundamental ter uma boa visão de jogo. Procuro sempre a atleta melhor posicionada, vejo quem está desmarcada. E é isso que vou fazer para ajudar meu time a vencer — finalizou Bethânia.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Frases soltas de um rabugento observador de estatísticas

85737577 1) Karla teve 39 pontos (55% dos pontos de sua equipe). Pra ficar nos 3 pontos, foram 5/14. Algum time aguenta tanta previsibilidade assim?

2) As boas pivôs de Zanon não conseguiram jogar, algo que já vinha acontecendo em outras rodadas. As quatro somadas (Cíntia, Carina, Flávia e Fabiana) alcançaram 13 pontos. É muito pouco.

3) Do outro lado, com 14 pontos e 8 rebotes, em apena 15’ (tá certo isso?) Gilmara está sobrando.

4) Sílvia Gustavo vem mantendo atuações bastante regulares. Que assim continue.

5) Vanessa Gattei jogou bem.

6) Com 6 erros, 4 faltas e o habitual descontrole nos arremessos (4/14), Palmira fez seu primeiro jogo em 2010 repetindo o que fez em 2009 todo. Vai levar uma chuva de tomates o próximo que a convocar para a seleção brasileira.

Ourinhos e Catanduva vencem os primeiros jogos do play-off seminal

277b No primeiro jogo da semifinal do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), Ourinhos e Catanduva saíram vitoriosos de seus confrontos na sexta-feira à noite e abriram um a zero na série melhor de cinco. E, como era previsto, as partidas foram bastante equilibradas.
 
O Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos ganhou do Santo André de virada por 62 a 60 (31 a 41 no primeiro tempo), no ginásio Monstrinho, em Ourinhos. As cestinhas foram Ariadna Felipe (Santo André) e Tayara Pesenti (Ourinhos) com 15 e 14 pontos, respectivamente. Bethânia Vasconcelos também foi peça importante na vitória de Ourinhos. A armadora anotou um duplo-duplo com 11 pontos e 11 assistências, além de cinco rebotes.
 
— Semifinal é assim mesmo, equilibrada, emocionante, decidida nos segundos finais. Estávamos com uma defesa boa no primeiro tempo, mas o contra-ataque não estava funcionando e Santo André foi abrindo vantagem, que chegou a dez pontos de diferença. Conseguimos marcamos mais forte e aproveitamos as oportunidades de cestas para encostar no placar e vencer. Amanhã temos que dar o dobro. O segundo jogo é mais importante do que o primeiro e elas vão vir com tudo para levar uma vitória para casa. Temos que jogar melhor ainda para abrir dois a zero na série — comentou a ala Tayara Pesenti, de Ourinhos.
 
O VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana foi surpreendido em casa pelo o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, que venceu por 75 a 70 (28 a 26), no ginásio Centro Cívico, em Americana. A cestinha da partida foi a ala/armadora de Americana Karla Costa com 39 pontos. Pela equipe de Catanduva, Vanessa Gattei foi a principal pontuadora com 18 pontos, Sílvia Gustavo fez um duplo-duplo com dez pontos e dez rebotes, e Gilmara Justino anotou 14 pontos e oito rebotes.
 
— Começamos a partida cometendo alguns erros, mas depois do intervalo conseguimos o controle do jogo e conquistamos a vitória. A disputa foi decidida nos detalhes e Americana está de parabéns pela partida. Vamos estar mais confiantes no jogo de sábado, sabendo que precisamos acertar alguns pontos na defesa e no ataque — disse a armadora Vanessa Gattei, de Catanduva.
 
As quatro equipes voltam à quadra neste sábado, às 20 horas de Brasília, para o segundo jogo da fase semifinal. O SPORTV vai transmitir ao vivo o confronto entre VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana e Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, no ginásio Centro Cívico, em Americana. O Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos contará mais uma vez com o apoio da torcida para enfrentar o Santo André no ginásio Monstrinho, em Ourinhos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ourinhos bate Santo André por 77 a 44 no CNBF 2009

20091207_404122_0712_Cae_Vanuzia_Gde Pela quarta semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) ganhou do Santo André (SP) por 77 a 44 (32 a 25 no primeiro tempo), com 20 pontos da ala Micaela Jacintho. A principal pontuadora de Santo André foi a pivô Ariadna Felipe, com 13 pontos.
 
— Recuperamos o nosso padrão defensivo. Marcamos muito bem e Santo André conseguiu fazer apenas 44 pontos. O ataque poderia ter sido um pouco melhor, mas o importante é que estamos subindo de produção e precisamos manter esse crescimento daqui para frente — concluiu a ala Micaela, de Ourinhos.
 
No outro confronto desta segunda-feira, o São Caetano/UNIP (SP) venceu, em casa, o AFP/São Bernardo (SP) por 71 a 53 (43 a 27). A cestinha e destaque do jogo foi a pivô Nádia Colhado, de São Caetano, que marcou um Duplo-Duplo, com 28 pontos e 10 rebotes, além de duas assistências, duas recuperações de bola e 32 pontos de eficiência. Pelo time de São Bernardo, a ala Márcia Lopes foi a principal pontuadora, com 15 pontos.
 
— Começamos bem, em ritmo forte e terminamos o primeiro tempo com 16 pontos na frente (43 a 27). Voltamos um pouco desconcentradas para o terceiro quarto, que perdemos por 13 a 11. Recuperamos o controle no último período e administramos a vantagem até o final da partida, conseguindo uma importante vitória — comentou a pivô Nádia Colhado, de São Caetano.
A quarta semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009) termina nesta terça-feira com dois jogos, às 20h de Brasília: Vasto Verde/Uniasselvi (SC) x VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP), no ginásio Galegão, em Blumenau e Botafogo (RJ) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (RJ), no ginásio do Botafogo, no Rio de Janeiro. Catanduva e Americana dividem a liderança com 87.5% de aproveitamento em oito jogos (sete vitórias e uma derrota). O Vasto Verde é o sexto colocado com 25% em oito partidas (duas vitórias e seis derrotas) e o Botafogo está na sétima posição com 12.5% (uma vitória e sete derrotas).
 
— Para obtermos melhores resultados precisamos melhorar o desempenho no segundo tempo. Começamos sempre bem no primeiro tempo, mas não estamos conseguindo manter o mesmo ritmo. O primeiro confronto contra Catanduva foi bastante acirrado na etapa inicial (41 a 27), mas no final perdemos por uma diferença de 31 pontos (79 a 48). Esperamos agora, já que vamos jogar em casa, que o resultado não se repita. Queremos muito essa vitória, e vamos lutar com todas as nossas armas — afirmou a ala/armadora Camila Lacerda, de Botafogo.
20091207_621106_0712_Vastoverde_Amer_gde
— Apesar de ser uma equipe bastante jovem, as jogadoras de Botafogo têm dado muito trabalho para todas as equipes, principalmente nos jogos em casa. Queremos entrar firme em quadra, impor nosso ritmo e fazer um bom trabalho coletivo. Para isso, precisamos fazer a nossa parte e trazer mais essa vitória para Catanduva — explicou a armadora Vanessa Gattei, de Catanduva.
 
— Precisamos melhorar a parte ofensiva porque no jogo em Americana só fizemos 32 pontos. Isso é muito pouco para uma equipe que precisa da vitória. A parte defensiva até que foi bem, já que sofremos 62 pontos. Então para fazer uma partida mais equilibrada será fundamental ter mais tranqüilidade no ataque e finalizar com precisão — avaliou a ala Mariana Camargo, do Vasto Verde.
 
— O nosso primeiro confronto contra Vasto Verde foi por uma diferença de 30 pontos (62 a 32) e jogamos em Americana. Acho que agora teremos muito mais dificuldade para conseguir um placar tão dilatado. Vasto Verde se mostrou uma equipe bastante guerreira e esta crescendo na competição. Para alcançarmos nosso objetivo precisamos vencer todas as partidas, principalmente as disputas fora de casa — disse a ala Adriana Santos de Americana.

sábado, 28 de novembro de 2009

Confronto entre invictos é destaque da rodada do CNBF 2009

20091127_106438_2711_Adriana_MF_gde A terceira semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009) começa neste sábado com destaque para o confronto entre os líderes invictos da competição: Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP), com quatro vitórias, e VivoSabor/Unimed/ Folhamatic/Americana (SP), com três vitórias. A partida está marcada para o ginásio do SESI, em Ourinhos (17h de Brasília). No sábado jogam ainda Vasto Verde/Uniasselvi (SC) x Santo André (SP), em Blumenau (17h); São Caetano/UNIP (SP) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP), em São Caetano (19h); e Botafogo (RJ) x AFP/São Bernardo (SP), no Rio de Janeiro (19h30).
 
Pentacampeão brasileiro, a equipe de Ourinhos dirigida pelo técnico Urubatan Paccinni faz a sua primeira em casa. As quatro vitórias e a liderança foram conquistadas nas quadras adversárias: São Bernardo, Santo André, Botafogo e Vasto Verde.
 
— A expectativa é a melhor possível. Precisamos manter a defesa forte e fazer alguns ajustes, como não desperdiçar tantas bolas como temos feito e melhorar as finalizações. Acredito que Americana, que possui jogadoras muito experientes, não permitirá que tenhamos um jogo fácil, mas tenho certeza de que conseguiremos mais essa vitória — disse a armadora de Ourinhos, Bethania Vasconcelos.
 
Vice-campeã do Nacional 2008, o time de Americana começou a competição de 2009 com duas vitórias centenárias (Botafogo e São Bernardo) e depois superou o Santo André por 75 a 69. A filosofia de jogo do técnico Luiz Augusto Zanon é um dos destaques do time.
 
— Tudo pode acontecer numa partida entre Ourinhos e Americana. Acredito que sairá vencedor o time que jogar com mais tranquilidade e errar menos. Temos que fazer uma defesa forte e trabalhar bem a bola para ter um bom aproveitamento no ataque e vencer o jogo — afirmou a armadora Adriana Santos, de Americana.
 
São Caetano e Catanduva dividem a terceira colocação com 87.5% de aproveitamento em quatro jogos (três vitórias e uma derrota). A única derrota que os dois times sofreram foi para o mesmo adversário: Santo André. E quem levar a melhor nesse confronto subirá na tabela.
 
— Sabemos que é um jogo difícil, pois Catanduva é um time talentoso e muito experiente. Mas estamos motivadas pelas últimas três vitórias (São Bernardo, Botafogo e Vasto Verde) para fazer uma bela partida. Temos que explorar o nosso ponto forte, que vem sendo a variação defensiva, para dar trabalho ao adversário — analisou a armadora Roberta Fogaça, de São Caetano.
 
— A derrota para Santo André nos deixou mais alerta e treinamos em ritmo forte para corrigir os nossos pontos vulneráveis. A maior preocupação é a defesa, que foi abaixo do esperado na última partida. O São Caetano é uma equipe jovem e rápido e precisamos estar concentradas o tempo todo para evitar novas surpresas — explicou a armadora Vanessa Gattei, de Catanduva.
 
Quinto colocado no Nacional com 50% de aproveitamento em quatro partidas (duas vitórias e duas derrotas), a equipe do Santo André precisa da vitória para voltar a ficar entre os quatro primeiros. Já o Vasto Verde vai contar com o apoio da torcida de Blumenau para conseguir a primeira vitória.
 
— A expectativa é a mesma desde o inicio do Nacional, conquistar a vitória. Mas, para isso precisamos aumentar nosso ritmo de jogo e melhorar o entrosamento. Queremos fazer uma boa partida contra Santo André e aproveitar que vamos jogar em casa, com o apoio da torcida. Além disso, estamos trabalhando intensamente para melhorar nosso jogo — comentou a ala Mariana Camargo, do Vasto Verde.
 
— A equipe do Vasto Verde vem crescendo e temos que jogar com atitude e concentração, especialmente fora de casa. Vamos imprimir uma defesa forte desde o início para não deixá-las gostar da partida — declarou a armadora Kátia Cavalaro, de Santo André.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Catanduva vence Abertos, após vitória por apenas dois pontos sobre a Mangueira

A equipe de Catanduva teve extrema dificuldade para vencer a equipe da Mangueira, na tarde de hoje, em Maringá, na final dos Jogos Abertos Brasileiros.

O time fez 76 a 74, em partida com final dramático, decidida com um arremesso de Sílvia Gustavo, após rebote de Fabão em lance-livre errado por Gil, a 12 segundos do fim.

As cestinhas de Catanduva foram Palmira (18), Sílvia (12) e Gattei (11).

Título a parte, foi uma apresentação de ouro das cariocas.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Torcedor registra momento de tietagem no Anuar Pachá














Torcedor apaixonado do basquete de Catanduva, o Lucas Canossa conta os dias para a estréia da equipe na temporada e mandou para o blog o resgistro de sua tietagem com as atletas nas finais do último Paulista.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ísis e Fabão retornam aos treinamentos com a equipe

Por Enio Franco

Depois de se ausentar dos treinamentos por conta de problemas musculares, o pivô Ísis e a ala Fabão retornaram ontem aos trabalhos preparativos do Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva para a disputa do Campeonato Paulista da Série A-1.
Fabão voltou a sentir o cotovelo contundido na semifinal do Nacional. Já Ísis sentiu incômodo na coxa direita em função do retorno do ritmo nos treinamentos. “As duas já retomaram o ritmo normal de treinos. Por conta da pré-temporada, esse tipo de contusão pode ser considerado normal. Agora, elas vão readaptar-se para voltar aos treinos”, comentou Bename Pliacekos, auxiliar do técnico Édson Ferreto.

Segundo Pliacekos, as atletas Gattei e Jaqueline já se sentem adaptadas ao novo clube. “Em breve, as duas vão estar entrosadas com o restante do grupo”, argumentou.

Outra jogadora que retorna e também está bem adaptada é Roberta. “Nesse caso, o basquete mostra o seu valor. Roberta, que acabou de ter um bebê, já consegue acompanhar bem o ritmo de treinamento das demais”.

Experientes

As experientes Mirlei e Sílvia, que fizeram parte do lendário time do Clube Recreativo Higienópolis, treinam três vezes por semana com a equipe adulta. Mirlei já foi seleção brasileira e Sílvia, seleção paulista.
“Ambas dão um toque de experiência ao grupo”, disse Pliacekos.

Base

A diretoria do Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva definiu que participará tanto no masculino quanto no feminino da Libask 2009, competição voltada para as categorias de base. Os treinos são realizados das 14 às 16h30, três vezes por semana.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Gattei deixa o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos e equipe passa por reestruturação


Depois de vencer o Unimed/FAM/Goodyear/Americana, e conquistar o pentacampeonato nacional de basquete feminino, a equipe do Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos, entra numa fase de reestruturação, que inclui contratação de novas jogadoras e também a saída de algumas delas. A primeira a deixar o time, foi a armadora Vanessa Gattei, que há oito anos integrava o time da cidade e agora vai para Catanduva.

Segundo o técnico de Ourinhos, Urubatan Paccini (Uruba), a jogadora teria anunciado sua saída há aproximadamente uma semana.

"No ano passado ela (Gattei) se mostrou com disposição para ir para Catanduva. Existiram muito assédio da equipe e esse ano ela resolveu ir para jogar o Campeonato Paulista. Agora percebo que esses são os motivos, mas não posso responder por ela. Comigo estava tudo certo, a gente tem um vinculo de amizade grande, ela é muito leal, uma jogadora muito boa, que também queria trabalhar aqui conosco, porém não sei qual foi o fator mais forte que pesou para ela sair daqui para tentar novos desafios" foi o que disse Uruba.

Já Gattei, afirmou que os motivos que a fizeram deixar a equipe foram muitos e pessoais, algo que ela particularmente não gostaria de comentar. O médico Antonio Passos, um dos apoiadores do basquete feminino ourinhense e presidente do Centro Esportivo de Ourinhos (ACEO), relatou não saber os reais fatores que levaram a armadora a sair do Colchões Castor.

Quem vai substituir Gattei, será a armadora Bethânia que há seis anos joga na cidade. "A gente manteve a Bethânia (Beth) e agora estamos fazendo contatos, com outras jogadoras para contratar mais uma armadora. Vamos efetivar a Beth, como titular da equipe e trazer mais uma armadora para auxiliá-la" relatou o técnico de Ourinhos.

"Existe a possibilidade de várias contratações. Algumas ainda não foram subjetivadas, pois estamos em negociações. Temos uma jogadora, inclusive contatada para assumir esta posição, cujo nome pode ser definido até amanhã, nome este que não vou me referir agora, pois estamos em negociação há mais de uma semana e é possível que a gente traga uma nova jogadora para ocupar esta posição. Caso não caiba dentro do orçamento, nós temos algumas opções dentro da equipe para suprir a necessidade, quando a Bethânia, precisar ir para o banco ou se contundir" destacou Dr. Passos.

Beth, como é conhecida entre as companheiras de quadra e passará a substituir Vanessa nos próximos jogos, falou sobre a saída da amiga. "É um pouco difícil, por que nós convivemos há quatro anos, mas é uma oportunidade que eu tenho de assumir o time. É a segunda vez que ela sai. Então é a segunda oportunidade que recebo".

Um dos nomes cotados para substituir Vanessa, é a armadora ourinhense, Ana Flavia Sackis, que disputou o 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, pelo Unimed/FAM/Goodyear/Americana e que atualmente está sem clube.

Urubatan Paccini, não descarta a possibilidade de a armadora retornar ao time local, entretanto pondera que quando a jogadora sinalizou que não possuía equipe para disputar o Paulista, outras atletas já haviam sido contatadas. "Quando a Ana Flavia divulgou que estava sem clube, a gente já havia feito alguns contatos, então estamos esperando a resposta dessas esportistas. Mas, temos interesse e acredito que até esse final de semana isso se resolva".

Dr. Passos, assim como Uruba, foi cauteloso ao falar sobre Ana Flavia. "No momento, não temos nada definido e todas as jogadoras que forem armadoras podem ser uma possível contratação".

Em entrevista ao JD, Vanessa, contou que espera ajudar as novas companheiras de equipe e deixou uma mensagem as jogadoras de Ourinhos. "As expectativas são as melhores. Vou para Catanduva para somar e ajudar. Espero fazer a minha parte e ter bastante êxito para ajudar o time a chegar à final. Mas, desejo as meninas de Ourinhos muita sorte para que elas consigam fazer aquilo que esperam delas. O Carinho é eterno, mas existe a distância, porém elas vão continuar no meu coração".

Bethânia, que por aproximadamente quatro anos foi companheira de Gattei, em quadra e também fora dela, já que ambas dividiam a mesma casa, disse que vai dar o máximo de si e que vai superar as dificuldades para auxiliar as meninas de Ourinhos "Agora vou ter mais tempo de quadra e vou ter mais oportunidade de mostrar meu jogo".
Foi fundada no dia 1º de agosto de 2008, a Liga Nacional de Basquete (LNB), que inclui os principais clubes do basquetebol brasileiro.

As equipes masculinas de Limeira, Assis, São José, Bauru, Paulistano, Franca, Pinheiros, Araraquara, Rio Claro, Flamengo, Saldanha da Gama, CETAF, Lajeado, Joinville, Londrina, Minas Tênis, Brasília, Uberlândia, Nova Iguaçu e Univates, já jogaram no ano passado pela Liga.

Questionado sobre as mudanças que a criança da (LNB), pode trazer para o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos, Dr. Passos, disse que por enquanto nada vai mudar para Ourinhos, já que a Liga foi criada somente na categoria masculina e ainda não teve a adesão da feminina. "Além do mais, quando ela foi criada, o Campeonato Brasileiro Feminino, já estava em andamento. Então nós somente vamos pensar em Liga, na parte feminina, no segundo semestre, no Campeonato Brasileiro 2009", finalizou.


Fonte: Jornal da Divisa

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Depois da chegada de Gattei, Catanduva quer pivô para fechar elenco

Por Enio Franco

O técnico do Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, Édson Ferreto, ainda busca realizar a contratação de mais um pivô para fechar o elenco que vai disputar o Campeonato Paulista deste ano. No total, a equipe conta com 11 jogadoras.

O treinador costuma trabalhar com elenco de 12 atletas. “Estamos em negociação com essa atleta que falta. No mercado, não há jogadoras disponíveis com as características que nossa equipe precisa”, comentou o treinador.
Ferreto procura jogadora de boa estatura para compor o garrafão da equipe. “Temos alguns nomes em vista. Pode ser alguma jogadora nova, que esteja nas categorias de base de algum clube”, continuou.

Com a indefinição da data do começo do Campeonato Paulista, o treinador não descartou a possibilidade de realizar partidas amistosas antes do Estadual.

“É importante que as jogadoras adquiram ritmo de jogo o mais rápido possível. Por isso, os amistoso serão essenciais”, avaliou.

Indefinição

O técnico catanduvense lamentou a falta de definição sobre a data do começo do Paulista. O presidente da Federação Paulista de Basquete (FPB), Tony Chakmat, pleiteia a presidência da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), fator que deve atrasar o começo do estadual.
“Quanto antes começar melhor, já que neste ano a Seleção Brasileira disputará a Copa América no meio da temporada. Para os clubes, o ideal seria que essa competição ocorresse no intervalo entre o Paulista e o Nacional”, frisou.

Elenco

Atualmente, o elenco do time de Catanduva é formado por Ísis, Fabão, Gil, Silmara, Palmira, Iza, Jaqueline, Roberta, Ana Paula, Ariani e Gattei.

Ferreto: vamos bater de frente com Ourinhos e Americana


Pela primeira vez, o técnico de Catanduva, Édson Ferreto, admitiu que, neste ano, sua equipe vai fazer frente com Ourinhos e Americana na briga pelos títulos da temporada 2009 do basquete feminino Nacional. Para o treinador, a confiança está depositada na manutenção da base da equipe do ano passado para este ano.

“Mantemos as principais jogadoras, além da chegada de outras atletas consideradas de bom nível. Por esses fatores, vamos sim brigar de igual para igual com Ourinhos e Americana”, comentou o treinador. Segundo Ferreto, mesmo com Americana que contará com Karina Jacob, Carina Felippus, Karla Costa e Natália Burian e Ourinhos a manter as principais jogadoras do basquete nacional, Catanduva enfrentará em igualdade essas equipes. “A manutenção da base com a inserção de atletas de nível era essencial. Vamos entrar forte nesse ano”.

Fonte: Notícia da Manhã

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ala Jaqueline seria a primeira novidade de Catanduva para o Paulista


A ala Jaqueline Silvestre (22 anos, 1,78m) deve ser confirmada como o mais novo reforço da equipe de Catanduva para o Paulista.

A ala jogou o Nacional pelo Sport e registrou médias de 13,3 pontos por jogo na competição.

O time do Sport foi desativado após a competição e o futuro é bastante incerto, já que o técnico Roberto Dornelas se afastou do projeto em função de desentendimentos com a diretoria do clube.

Por outro lado, parece que tanto a ala Karen, como a armadora Vanessa Gattei estão distantes do Anuar Pachá e mais próximas de um novo acerto com Ourinhos.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Armadoras finalistas se preparam para o quarto jogo da decisão do Nacional



Elas são espécies de comandantes dos times. Dentro de quadra, distribuem as bolas, planejam as jogadas, ditam o ritmo da partida. São elas, as armadoras, que carregam essa enorme responsabilidade. Para o quarto jogo da final do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2008) nesta sexta-feira (20h de Brasília), em Americana, Ana Flávia e Bárbara, de Americana, e Vanessa Gattei e Bethânia, de Ourinhos, se preparam com muito treino e dedicação.

— Armadora é a cabeça do time e controla as jogadas. Uma boa armadora é a que joga para o time, procurando as melhores condições de arremesso para cada companheira. Temos que conhecer bem cada atleta para acertar o tempo da bola. No jogo com Ourinhos, a concentração será fundamental para acertar os detalhes. Além disso, temos que aproveitar mais uma vez o fator casa — contou Bárbara, de Americana, dona da segunda melhor média de assistências por partida no Nacional, com a média de 4.3.

Ana Flávia, companheira de Bárbara na equipe de Americana, lembra da importância dos ensinamentos da técnica Branca, que também atuou na posição de armadora.

— A armadora traz uma responsabilidade enorme, pois é ela quem organiza as jogadas e administra o ritmo da partida. O que faz uma boa armadora é o treinamento, como em qualquer outra posição. O fato de trabalhar com a Branca facilita bastante. Ela vê coisas importantes na parte da armação que nos ajuda demais em quadra. Na sexta-feira, temos que estar atentas ao contra-ataque de Ourinhos e principalmente na Micaela, que é muito veloz — disse Ana Flávia.

Vanessa Gattei e Bethânia são as duas responsáveis pela armação da equipe de Ourinhos, que lidera a série melhor de cinco por dois a um. Se vencer na sexta, o time será pentacampeão brasileiro. Caso Americana empate a série, haverá o quinto jogo no domingo (21), em Ourinhos. As duas equipes estão invictas em casa.

— A posição da armadora é fundamental. É onde as jogadas se iniciam e começa o sistema ofensivo. É preciso ter visão de quadra, liderança e percepção da marcação do outro time. Não podemos errar e vamos com tudo para esse jogo. Queremos fechar a série em Americana para não precisar da final em Ourinhos — explica Bethânia.

Já Vanessa Gattei diz que, para ela, não houve escolha. Para jogar basquete com 1,69m de altura, a posição de armadora era a única solução. Mas não há motivos para reclamações: ela gosta de comandar o time. E o resultado está expresso em números: são, em média, quatro assistências por jogo, terceira melhor média do campeonato.

— Eu não tenho tamanho para jogar em outras posições, então tenho que ser armadora mesmo, mas eu gosto muito. É quem comanda e organiza o time. Nós, armadoras, temos que saber utilizar a melhor jogadora em cada momento da partida. Acredito que, na sexta-feira, a equipe que tiver mais controle e mais organização vai vencer — aposta Gattei.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ourinhos vence São Bernardo; Catanduva bate Floripa

Pela quarta semana do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2008), o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) venceu o São Bernardo/Metodista/Associação (SP) por 97 a 74 (39 a 35 no primeiro tempo), no ginásio Baetinha, em São Bernardo. As cestinhas da partida foram as alas Fabiana Oliveira, de São Bernardo, e Micaela, de Ourinhos, com 25 e 24 pontos, respectivamente. O Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) foi a Florianópolis e ganhou do Clube Doze/Floripa (SC) por 68 a 60 (38 a 35), no ginásio do Clube Doze de Agosto. A cestinha e destaque do jogo foi a pivô Patrícia da Silva, do Floripa, que anotou 23 pontos, 11 rebotes, seis recuperações de bola, duas assistências e 31 pontos de eficiência. A principal pontuadora de Catanduva foi a ala/armadora Palmira Marçal, com 20 pontos.

— Começamos meio fora de ritmo, desorganizadas no ataque e não conseguimos mostrar o nosso melhor jogo. Voltamos do intervalo mais atentas e fechamos o terceiro quarto com uma boa vantagem de 15 pontos (72 a 57). Continuamos em um bom ritmo no quarto período e conseguimos fechar bem a partida — comentou a armadora Vanessa Gattei, de Ourinhos.