Mostrando postagens com marcador Camila Lacerda. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Camila Lacerda. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Americana derrota Ourinhos e divide liderança com Catanduva

20091216_994164_1612_Natalia_gde Pela quinta semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) manteve a liderança ao ganhar do São Caetano/UNIP (SP) por 94 a 66 (57 a 29 no primeiro tempo), no ginásio Anuar Pachá, em Catanduva, com 23 pontos da cestinha Gilmara Justino. A principal pontuadora do time do ABC foi a pivô Eliane Ferreira, com 16 pontos. A pivô Nádia Colhado, do São Caetano, fez um Duplo-Duplo: 12 pontos e 11 rebotes.
 
— A equipe toda jogou muito bem e conseguimos colocar em pratica tudo que temos treinado. O ponto forte foi a defesa e sofremos apenas 66 pontos. Estamos muito focadas e queremos terminar a primeira fase em primeiro lugar. Temos dois jogos difíceis pela frente, Ourinhos em casa e Americana fora, mas vamos fazer de tudo para ganhar os dois confrontos — afirmou Gilmara Justino, do Catanduva.
 
O VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) também segue na ponta ao vencer o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) por 65 a 57 (34 a 28), no ginásio Centro Cívico, em Americana. A cestinha do jogo foi Karen Gustavo, do Ourinhos, com 17 pontos, enquanto as principais pontuadoras de Americana foram Natália Burian e Karla Costa, com 15 pontos cada uma.
 
— Entramos em quadra com o objetivo de impor nosso ritmo e mantê-lo durante os 40 minutos. A partida foi muito acirrada e as duas equipes estão de parabéns. Estamos jogando concentradas e determinadas sempre em busca da vitória. Acredito que superamos as adversárias por causa da união do grupo.Além disso, também tivemos a defesa bastante eficiente. Felizmente minha pontuação hoje ajudou o time a conquistar um resultado muito importante. Para as próximas partidas precisamos acertar alguns detalhes para nos mantermos na disputa pelo primeiro lugar — analisou a armadora Natália Burian, de Americana.
 
Jogando em casa, o Santo André (SP) confirmou a excelente fase que atravessa e derrotou o Vasto Verde/Uniasselvi (SC) por 96 a 57 (45 a 23). As cestinhas foram Lílian Gonçalves, do Santo André, e Patricia Silva, do Vasto Verde, com 27 e 25 pontos, respectivamente.
 
— Foi uma partida fácil, mas poderíamos ter ido melhor. Conseguimos impor o ritmo de jogo desde o início, abrindo 22 pontos no primeiro tempo (45 a 23). O mais importante é que fomos aumentando a diferença até o final da partida, conseguindo uma importante vitória. Estamos muito contentes com o resultado e vamos continuar trabalhando para melhorar a cada disputa — afirmou a ala Lilian Gonçalves, do Santo André.
 
O Botafogo (RJ) foi até São Paulo e conseguiu a segunda vitória na competição ao superar o AFP/São Bernardo (SP) por 71 a 57 (42 a 23), no ginásio Baetinha, com 20 pontos e sete rebotes da cestinha Renata Oliveira. Outro destaque do clube carioca foi a ala Camila Lacerda que marcou um Duplo-Duplo: 17 pontos e dez rebotes, além de sete assistências e duas recuperações. A principal pontuadora do time paulista foi Flávia Ferreira, com 17 pontos.
 
— A equipe toda está de parabéns. Jogamos com o astral lá em cima e conseguimos impor nosso ritmo do início ao fim. Fizemos um jogo encaixado e vibrante. È uma vitória para dar moral para o grupo. No sábado teremos uma parada dura contra o Santo André, mas vamos nos empenhar ao máximo em busca de um bom resultado — comentou Renata Oliveira, do Botafogo.
 
Faltando dois jogos para cada clube encerrar sua participação na primeira fase, Catanduva e Americana dividem a liderança com 83.3% de aproveitamento em 12 partidas (dez vitórias e duas derrotas), seguidos de Ourinhos e Santo André com 75% em 12 jogos (nove vitórias e três derrotas). São Caetano aparece em quinto com 50% (seis vitórias e seis derrotas). Vasto Verde e Botafogo dividem a sexta colocação com 16.7% (duas vitórias e dez derrotas). O São Bernardo está na última posição com 12 derrotas.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Americana e Catanduva vencem no CNBF 2009

20091208_540871_Gil_gde Para encerrar a quarta semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) ganhou do Botafogo (RJ) por 92 a 60 (42 a 38 no primeiro tempo), em General Severiano, no Rio de Janeiro. A cestinha da partida foi a pivô alvinegra Kelly Cota com 25 pontos e ainda pegou oito rebotes. Pela equipe paulista, Gilmara foi a principal pontuadora com um duplo-duplo: 20 pontos e onze rebotes. Outros destaques na partida foram a ala/armadora Camila, do Botafogo, com 19 pontos, quatro assistências e três rebotes, e ala/pivô Sílvia Gustavo, de Catanduva, com 19 pontos, oito rebotes, quatro assistências, três recuperações e três bloqueios.
 
— No início do jogo estamos muito desconcentradas. Sentimos um pouco o cansaço da viagem para o Rio de Janeiro. No terceiro quarto, conseguimos imprimir nosso ritmo e conseguimos essa importante vitória sobre o Botafogo, que nos mantém na liderança da competição — comentou a pivô Gilmara, de Catanduva.
 
Na outra partida, o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) foi até Blumenau e conseguiu a vitória sobre o Verde/Uniasselvi (SC) por 78 a 53 (35 a 34), no ginásio Galegão. Gislaine Paulino foi a cestinha do jogo, anotando 18 pontos pela equipe catarinense. Renata de Oliveira foi a principal ponturadora de Americana com 14 pontos. O time de Vasto Verde teve mais dois destaques no jogo: Mariana Camargo com 17 pontos e cinco rebotes, e Patrícia da Silva com um duplo-duplo (dez pontos e dez rebotes). Por Americana, Carina Fellipus anotou onze pontos e oito rebotes e Flávia Luiza converteu oito pontos e pegou nove rebotes.
 
— Foi um jogo atípico. Começamos sem atitude. Os dois primeiros quartos foram fracos. Depois mudamos de comportamento e o time passou a ser agressivo em quadra, fazendo um segundo tempo mais ativo — disse o técnico Luiz Augusto Zanon, de Americana.
 
A quinta semana começa no sábado (dia 12), com quatro jogos: Colchões Castor/Fio/Unimed/Ourinhos (SP) x Vasto Verde/Uniasselvi (SC), em Ourinhos (17h); VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) x São Bernardo (SP), em Americana (17h), Santo André (SP) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP), em Santo André (18h); e São Caetano/UNIP (SP) x Botafogo (RJ), em São Caetano (19h).

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ourinhos bate Santo André por 77 a 44 no CNBF 2009

20091207_404122_0712_Cae_Vanuzia_Gde Pela quarta semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) ganhou do Santo André (SP) por 77 a 44 (32 a 25 no primeiro tempo), com 20 pontos da ala Micaela Jacintho. A principal pontuadora de Santo André foi a pivô Ariadna Felipe, com 13 pontos.
 
— Recuperamos o nosso padrão defensivo. Marcamos muito bem e Santo André conseguiu fazer apenas 44 pontos. O ataque poderia ter sido um pouco melhor, mas o importante é que estamos subindo de produção e precisamos manter esse crescimento daqui para frente — concluiu a ala Micaela, de Ourinhos.
 
No outro confronto desta segunda-feira, o São Caetano/UNIP (SP) venceu, em casa, o AFP/São Bernardo (SP) por 71 a 53 (43 a 27). A cestinha e destaque do jogo foi a pivô Nádia Colhado, de São Caetano, que marcou um Duplo-Duplo, com 28 pontos e 10 rebotes, além de duas assistências, duas recuperações de bola e 32 pontos de eficiência. Pelo time de São Bernardo, a ala Márcia Lopes foi a principal pontuadora, com 15 pontos.
 
— Começamos bem, em ritmo forte e terminamos o primeiro tempo com 16 pontos na frente (43 a 27). Voltamos um pouco desconcentradas para o terceiro quarto, que perdemos por 13 a 11. Recuperamos o controle no último período e administramos a vantagem até o final da partida, conseguindo uma importante vitória — comentou a pivô Nádia Colhado, de São Caetano.
A quarta semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009) termina nesta terça-feira com dois jogos, às 20h de Brasília: Vasto Verde/Uniasselvi (SC) x VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP), no ginásio Galegão, em Blumenau e Botafogo (RJ) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (RJ), no ginásio do Botafogo, no Rio de Janeiro. Catanduva e Americana dividem a liderança com 87.5% de aproveitamento em oito jogos (sete vitórias e uma derrota). O Vasto Verde é o sexto colocado com 25% em oito partidas (duas vitórias e seis derrotas) e o Botafogo está na sétima posição com 12.5% (uma vitória e sete derrotas).
 
— Para obtermos melhores resultados precisamos melhorar o desempenho no segundo tempo. Começamos sempre bem no primeiro tempo, mas não estamos conseguindo manter o mesmo ritmo. O primeiro confronto contra Catanduva foi bastante acirrado na etapa inicial (41 a 27), mas no final perdemos por uma diferença de 31 pontos (79 a 48). Esperamos agora, já que vamos jogar em casa, que o resultado não se repita. Queremos muito essa vitória, e vamos lutar com todas as nossas armas — afirmou a ala/armadora Camila Lacerda, de Botafogo.
20091207_621106_0712_Vastoverde_Amer_gde
— Apesar de ser uma equipe bastante jovem, as jogadoras de Botafogo têm dado muito trabalho para todas as equipes, principalmente nos jogos em casa. Queremos entrar firme em quadra, impor nosso ritmo e fazer um bom trabalho coletivo. Para isso, precisamos fazer a nossa parte e trazer mais essa vitória para Catanduva — explicou a armadora Vanessa Gattei, de Catanduva.
 
— Precisamos melhorar a parte ofensiva porque no jogo em Americana só fizemos 32 pontos. Isso é muito pouco para uma equipe que precisa da vitória. A parte defensiva até que foi bem, já que sofremos 62 pontos. Então para fazer uma partida mais equilibrada será fundamental ter mais tranqüilidade no ataque e finalizar com precisão — avaliou a ala Mariana Camargo, do Vasto Verde.
 
— O nosso primeiro confronto contra Vasto Verde foi por uma diferença de 30 pontos (62 a 32) e jogamos em Americana. Acho que agora teremos muito mais dificuldade para conseguir um placar tão dilatado. Vasto Verde se mostrou uma equipe bastante guerreira e esta crescendo na competição. Para alcançarmos nosso objetivo precisamos vencer todas as partidas, principalmente as disputas fora de casa — disse a ala Adriana Santos de Americana.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Confronto entre Catanduva e Americana é destaque da rodada de quarta-feira

O destaque desta quarta-feira do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009) é o confronto entre os dois primeiros colocados da competição: Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP), no ginásio Anuar Pachá, em Catanduva (20h de Brasília). Líder invicto e isolado com 100% de aproveitamento em cinco jogos, a equipe de Americana aposta no conjunto para seguir na ponta. O Catanduva está em segundo lugar com 83.3% em seis partidas (cinco vitórias e uma derrota) e vem motivado pela vitória sobre Ourinhos na casa do adversário.
 
— Será um jogo difícil. Sabemos que, além da nossa equipe, Americana, Ourinhos e Santo André são fortes candidatas a ficar entre os quatro primeiros colocados. Esses três confrontos são sempre equilibrados. Nosso maior desafio é superar o cansaço, o resto a gente resolve na quadra, jogando — afirmou o técnico Edson Ferreto, de Catanduva.
 
— Catanduva deve vir bem motivada após a vitória sobre Ourinhos, o que, além da qualidade técnica do time, vai tornar a partida bastante difícil. Sabemos que a responsabilidade de ganhar está com elas, uma vez que vão jogar em casa. Mas nós estamos preparados. Acredito numa partida equilibrada do início ao fim — declarou o técnico Luiz Augusto Zanon, de Americana.
 
Outro confronto equilibrado colocará frente a frente São Caetano/UNIP (SP) e Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP), no ginásio do SEMEF, em São Caetano (20h). O clube do ABC é o quinto colocado com 50% de aproveitamento em seis jogos (três vitórias e três derrotas) e busca a reabilitação depois de perder os últimos dois jogos. Já o pentacampeão brasileiro Ourinhos sofreu duas derrotas em casa (Americana e Catanduva) e caiu para a terceira posição com 66.7% em seis partidas (quatro vitórias e duas derrotas).
 
— O nosso time é jovem, mas ambicioso. Estamos crescendo na competição e fizemos um ótimo jogo contra Americana na segunda-feira. Temos que levar para o confronto contra Ourinhos o mesmo espírito de luta e coletividade para buscar a vitória. Não será fácil, já que Ourinhos precisa ganhar, mas temos todas as chances de fazer uma belíssima partida — explicou o técnico Norberto Borracha, do São Caetano.
 
— Para nós é ganhar ou ganhar. A nossa equipe ainda não está no melhor momento, estamos acertando o time após as mudanças no elenco. O sistema ofensivo está irregular, mas a defesa está boa. Vamos corrigir os detalhes para a partida contra São Caetano rumo à vitória — comentou o técnico Urubatan Paccini, de Ourinhos.
 
Quarto colocado com 66.7% em seis partidas (quatro vitórias e duas derrotas), o Santo André recebe em seu ginásio (19h) o AFP/São Bernardo (SP), que ocupa o oitavo lugar e busca a primeira vitória. Um dos destaques do Santo André é a ala cubana Ariadna Felipe, cestinha do CNBF 2009 com a média de 18.7 pontos.
 
— São Bernardo é uma equipe jovem, mas, como todas as demais, merece respeito e atenção. Faremos o nosso melhor, pensando na vitória. Elas precisam de muita experiência ainda, mas sei que jogam com coragem e garra. Acredito que não teremos dificuldade para levar a vitória — comentou a ala Ariadna.
 
Vasto Verde/Uniasselvi (SC) e Botafogo (RJ) jogam no ginásio Barão do Rio Branco, em Blumenau (20h). Apesar de ocuparem a sexta (Vasto Verde) e sétima colocações (Botafogo), os dois clubes estão crescendo no Campeonato e dando trabalho aos adversários.
 
— O Botafogo é uma equipe perigosa, vem fazendo bons jogos e merece todo respeito. Precisamos imprimir nosso ritmo desde o início, fazendo uma defesa forte e tendo tranquilidade no ataque. Com certeza, vai ser uma partida difícil e vai ganhar quem errar menos. Mais uma vez, conto com o apoio da nossa torcida para conseguir a vitória — disse a ala Mariana Camargo, do Vasto Verde.
 
— Sabemos que como nós, Vasto Verde é uma equipe que esta crescendo e dando trabalho aos outros times mais tradicionais. Vamos estar na casa delas, precisamos de cautela e cabeça fria para levar bem o jogo durante os 40 minutos. Além disso, precisamos acertar alguns erros que estamos cometendo e reforçar a defesa. Acredito que será uma partida decidida nos detalhes — comentou Camila Lacerda, ala/armadora do Botafogo.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Americana segue invicta no CNBF 2009 e Catanduva derrota Ourinhos

383b Pela terceira semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/ Americana (SP) manteve a liderança invicta e isolada com a vitória sobre o São Caetano/UNIP (SP) por 66 a 57 (28 a 24 no primeiro tempo), no ginásio do SEMEF, em São Caetano. A cestinha do jogo foi a ala Karla Costa, de Americana, com 16 pontos. A principal pontuadora da equipe do ABC foi a ala Jaqueline Silvestre, com 12 pontos.
 
— O primeiro tempo foi equilibrado e não conseguimos impor nosso ritmo. Elas pegaram mais rebotes e tiveram a segunda chance em algumas jogadas. No intervalo, o técnico Zanon orientou sobre o nosso posicionamento e voltamos bem melhor para o segundo tempo. Conseguimos acertar a defesa e o ataque fez os pontos necessários. O mais importante foi a vitória e a liderança — disse a pivô Carina Fellipus, que foi a jogadora mais eficiente com 15 pontos, quatro rebotes, três recuperações e uma assistência.
 
Num confronto equilibrado em um dos clássicos do basquete brasileiro, o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) acabou surpreendendo o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) no ginásio do SESI, em Ourinhos, com uma vitória por 70 a 65 (39 a 36). As cestinhas foram a ala Micaela Jacintho, de Ourinhos, e a pivô Gilmara Justino, de Catanduva, com 25 e 21 pontos, respectivamente.
 
— Não começamos bem e terminamos o primeiro quarto atrás no placar. Acertamos os detalhes, principalmente defensivos, a partir do segundo período, quando começamos a nossa reação. Ourinhos tem uma equipe muito competente, ainda mais jogando em casa. Foi uma vitória importante, que vai dar moral para time nos próximos confrontos — disse a pivô Gilmara, de Catanduva.
 
Em Blumenau, o Vasto Verde/Uniasselvi (SC) conseguiu a primeira vitória na competição ao superar o AFP/São Bernardo (SP) por 82 a 68 (42 a 34). As cestinhas da partida foram as alas Patrícia Paulo, do São Bernardo, e Mariana Camargo, do Vasto Verde, com 22 e 19 pontos, respectivamente.
 
— A primeira vitória foi muito importante para o grupo ganhar confiança. Temos feitos bons jogos e a tendência é a equipe subir de produção. Precisamos aproveitar melhor os jogos em casa, com o apoio da torcida, para conseguir bons resultados começando pelo Botafogo na quarta-feira — afirmou a ala catarinense Mariana Camargo.
 
No ginásio de General Severiano, no Rio de Janeiro, o Santo André (SP) derrotou o Botafogo (RJ) por 79 a 54 (29 a 22). A ala Lilian Gonçalves foi a cestinha do jogo, anotando 21 pontos pela equipe do ABC paulista. A principal pontuadora da equipe alvinegra foi Camila Lacerda com 14 pontos
 
— Foi uma partida muito boa. Era uma vitória esperada, porque o Botafogo é uma equipe nova, apesar de muito aguerrida. Fizemos uma defesa forte e esperamos que a gente possa repetir a nossa atuação defensiva no jogo em casa contra São Bernardo, na quarta-feira — comentou a ala Lilian, de Santo André.
 
Com esses resultados, Americana segue na liderança invicta com 100% de aproveitamento em cinco jogos, seguido de Catanduva com 83.3% em seis partidas (cinco vitórias e uma derrota). Ourinhos divide a terceira posição com Santo André, com 66.7% em seis jogos (quatro vitórias e duas derrotas). A terceira semana prossegue na quarta-feira com Santo André x São Bernardo, em Santo André (19h), São Caetano x Ourinhos, em São Caetano (19h), Vasto Verde x Botafogo, em Blumenau (20h), e Catanduva x Americana, em Catanduva (20h).

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Botafogo encara Nacional com “pratas da casa”

20091113_523110_1311_Bota_AV_gde_ O Botafogo é o único representante do Rio de Janeiro no 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), que começa neste sábado (14). A equipe carioca estreia contra o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP), em Americana (17h de Brasília). Com um time bastante jovem, composto por atletas formadas nas categorias de base do clube, o alvinegro quer fazer bonito em sua segunda participação no Nacional. Do grupo que disputou a edição de 2007, além do técnico Orlando Assunção, estão as alas/armadoras Camila Lacerda e Renata Oliveira.
 
— Um dos objetivos do Botafogo neste Nacional é mostrar que o caminho para a formação do atleta é o trabalho de base, que é feito com muita seriedade aqui no clube. A nossa proposta é representar bem o Rio de Janeiro e, quem sabe, beliscar uma vaga na semifinal. O campeonato dará experiência a nossas atletas, para que evoluam e desenvolvam suas potencialidades. Vamos apresentar uma equipe valente, que jogo um basquete moderno e com muita velocidade — explicou Orlando.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Kelly Cota, Suellen e Camila Lacerda são os reforços do Botafogo para o Nacional

A CBB anunciou nesta semana os participantes e a tabela do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino Adulto, que começará no dia 14 de novembro, um sábado. A competição terá oito times, representando somente três estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O nome que mais chama atenção no novo campeonato, porém, é o Botafogo, do Rio de Janeiro, que retorna à competição de olho em beliscar um lugar na futura liga feminina, projetada para 2010, e em revelar talentos para os Jogos Olímpicos do Rio-2016.

O Nacional terá a presença do atual pentacampeão Colchões Castor/Fio/Unimed/Ourinhos, além dos paulistas Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana, São Caetano/UNIP, AD Santo André (único a participar de todas as 12 edições do Nacional) e São Bernardo. O Vasto Verde/Uniasselvi, de Blumenau, é o representante de Santa Catarina. O Botafogo entra no lugar da Mangueira, sétimo colocado no ano passado, como representante carioca. A equipe alvinegra participou do campeonato de 2007, terminando na sétima posição, e antes disso, esteve na competição em 1999, quando foi quinto lugar.

Com a formação de uma liga feminina, nos moldes da Liga Nacional de Basquete masculina, prevista para o início de 2010, o diretor de esportes olímpicos do Botafogo, Miguel Ângelo da Luz, admitiu que a participação no Nacional deste ano é uma forma de deixar seu clube bem encaminhado para conseguir uma vaga no ano que vem. Na liga masculina, os times que participaram do último Nacional Masculino tiveram preferência na obtenção de franquias, e hoje o Alvinegro se encontra entre as equipes que têm dificuldades para entrar no NBB. “A liga vai acontecer no ano que vem e é um dos nossos objetivos. Estamos em contato com a confederação. Deve haver uma reunião no começo do ano que vem para discutir isso”, disse Miguel Ângelo.
O Glorioso entra no campeonato feminino sem patrocinadores, bancando sua participação por conta própria. O time contará com alguns reforços, como a pivô Kelly Cota e a ala Suelen, que estavam em Piracicaba, e a ala-armadora Camila Lacerda, que volta ao clube após uma passagem por Ourinhos. O núcleo da equipe, porém, vem das categorias de base, reconhecidas entre as melhores do estado e do país. Nos presentes campeonatos estaduais, o Botafogo lidera a categoria infanto-juvenil e está na segunda posição na categoria juvenil. O Alvinegro emplacou também cinco jogadoras na Seleção Carioca Sub-17: Ana Luisa, Camila, Érika, Laís Daiane e Nathalia.

Miguel Ângelo está apostando no futuro de suas garotas, já visando os Jogos Olímpicos de 2016. “É um time forte e talentoso. Queremos dar experiência para elas, que têm muito potencial. Na minha opinião, pelo menos três delas vão vingar e chegar à Seleção Brasileira em breve”, disse o dirigente.

O time será comandado por Orlando Assunção, o Alfinete, e jogará no ginásio de General Severiano, com capacidade para 1.500 pessoas. O clube planeja ações de marketing no Estádio Olímpico de futebol, popularmente conhecido como Engenhão, para atrair público para o campeonato.

sábado, 22 de agosto de 2009

Pivô Clarissa é destaque da vitória do Rio de Janeiro no torneio feminino de basquete das Olimpíadas Universitárias 2009

gal_2009_8_22_13_18_44_basqm_wa_2208_31180 A Universidade Castelo Branco (UCB-RJ) venceu o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi-SC) por 56 a 39 e sagrou-se campeã do torneio feminino de basquete das Olimpíadas Universitárias Jubs 2009, neste sábado, dia 22, no Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza (CE). O destaque da partida foi a pivô Clarissa Cristina, cestinha com 21 pontos.

"Esse é o resultado de uma equipe focada e unida. Jogamos bem desde o primeiro jogo. Treinamos muito para conseguir esse título", disse a atleta de 21 anos, estudante de fisioterapia, que foi convocada para a Seleção Brasileira que disputará a Copa América, classificatório para o Mundial do ano que vem.

Apesar da convocação, Clarissa já foi cortada do grupo, que iniciou os treinos com 24 atletas. No ano passado, ela jogou no Vagos, de Portugal, para onde voltará no fim do ano, para participar da Euroliga e do Campeonato Português.

Com exceção de duas atletas, o time carioca é o mesmo que disputa a Liga Nacional e o Campeonato Carioca pela Mangueira. Assim como Clarissa, a armadora Ivana da Silva e a técnica Raffaela Bauerfeldt também destacaram a união do time e o entrosamento como os ingredientes principais para a conquista.

"Nosso time joga junto há muito tempo. Praticamente todo o time disputou as Olimpíadas Universitárias do ano passado (em Maceió-2008), além de disputar outras competições pela Mangueira", explicou Ivana, que cursa o quarto período de educação física.

"As lágrimas rolam porque eu e essas meninas sofremos muita cobrança. Hoje é muito difícil fazer o basquete. Tudo é feito com muito sacrifício. Estávamos sempre batendo na trave", afirmou a treinadora de apenas 27 anos. "Treinamos todos os dias às 8h da manhã. Algumas acordavam à 5h pra pegar a condução e chegar no horário marcado. Raramente uma atrasava", explicou.

Remanescente da equipe do ano passado, que ficou com a medalha de bronze, a bela ala/armadora Camila Lacerda, de 20 anos, era só alegria. Ela marcou apenas seis pontos na partida, quatro deles num momento crucial - no quarto período, quando as catarinenses encostaram no placar (39 a 34).

"A base era essa, mas o nosso time está muito mais completo do que o do ano passadgal_2009_8_22_15_55_44_basqm_wa_2208_31183o. Estamos mais fortes física e tecnicamente. Sem contar a união do grupo. Jogamos como se fossemos 12 em uma", analisou a estudante de educação física, que já defendeu o Botafogo na Liga Nacional e joga atualmente na Mangueira.

Pela Uniasselvi (SC), o destaque foi a ala/armadora Mariana Camargo, de 23 anos, que assim como Clarissa foi convocada para a Seleção Brasileira adulta em julho e cortada após a primeira fase de treinos. Bem marcada, Mariana foi cestinha da sua equipe com apenas 13 pontos, muito aquém das partidas anteriores.

Desconhecida do público brasileiro, ela defendeu a Oral Roberts University, de Oklahoma (EUA), nos últimos quatro anos. Usando a camisa dez do "Golden Eagles", ela conseguiu destaque no torneio da NCAA (Campeonato Universitário dos Estados Unidos) desde a primeira temporada. Hoje, ela divide as quadras de basquete com a pós-graduação em gestão empresarial. Mariana fez história em sua carreira universitária. Ela se tornou a décima cestinha de todos os tempos (1.194 pontos), terceira em assistências (474) e quarta em recuperações de bola (206).

Fonte: Olimpíadas Universitárias

sábado, 24 de janeiro de 2009

Ourinhos confirma confirma Chuca, Karen, Mamá, Karina Jacob, Tayara e Camila Lacerda


O Campeonato Paulista de Basquete Feminino ainda não tem data marcada para começar, mas o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos, já está em fase de preparação para a competição.

Do time que conquistou o pentacampeonato nacional, restaram oito jogadoras e três foram contratadas. Permanecem no time Bethânia (armadora), Chuca (ala), Fabiana (lateral/pivô), Jeniffer (ala), Karen (ala/armadora), Lisdeivi (pivô), Mamá (ala/pivô) e Tatiana (pivô).

Além da armadora, Vanessa Gattei, que foi a primeira a deixar a equipe rumo à Catanduva, também saíram do grupo as atletas Ariadna (ala), Danila (pivô), Êga (ala/pivô) e Micaela (ala).

Contratações – Para o paulista, o técnico de Ourinhos, Urubatan Paccini (Uruba), vai contar com mais três jogadoras, a ala, Tayara; a pivô, Karina e a armadora, Camila da Mangueira.

Tayara Maria de Jesus Pesenti, de 26 anos, disputou o Campeonato Nacional, pelo Sport/Faculdade Maurício de Nassau, e foi eleita a cestinha da competição, com a média de 20.4 (327), além de ser a quarta em eficiência e recuperação de bola. Pela seleção brasileira, a jogadora, conquistou em 2006, no Paraguai, o Campeonato Sul-Americano Adulto.

A pivô, Karina da Silva Jacob, 23 anos, jogou o Nacional 2008, pelo Unimed/FAM/Goodyear/Americana. Karina foi a segunda colocada em rebotes com 10.0 (249), e a sexta em eficiência com 17.4 pontos. Pela seleção brasileira, a atleta, conquistou em 2008, no Equador, o Campeonato Sul-Americano Adulto.

Fonte: Jornal da Divisa