Mostrando postagens com marcador Laís Tobias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Laís Tobias. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Três anos depois, o trio Clarissa, Joice e Laís pede passagem

wall_bra

Há cerca de três anos e meio, as meninas da foto acima encerravam a participação no Mundial Sub-21, da Rússia.

Entre as doze, oito estão em atividade na LBF: Izabela, Jaqueline, Júlia, Roberta (São Caetano), Djane, Joice (Ourinhos), Ivana (Mangueira) e Clarissa (Catanduva).

Durante esses anos, uma delas se firmou na seleção adulta (Franciele). As demais foram observadas com ansiedade nesse período _ bastante turbulento para a maioria.

Debrucei-me sobre os números desse octeto na atual temporada da LBF para tentar confirmar as minhas impressões e constatei que uma dupla se destaca do grupo.

A primeira da fila é a pivô Clarissa, 22 anos (que já mereceu minhas considerações aqui) e que está comendo a bola na liga.

O segundo nome é o da ala-armadora Joice Cristina (24 anos), aquela mesma que combina talento e afobação em proporções ora agradáveis, ora frustrantes. Justiça seja feita, Joice faz um campeonato muito bom por Ourinhos. Entre as oito, é a que apresenta a melhor média de assistências - 4,3 por jogo (contra 4,0 da armadora Ivana) - e de recuperações - 3,2 (contra 1,8 de Clarissa). No ranking de eficiência, alcança 14 de média, contra 8,4 da terceira colocada (a ala Jaqueline). Mesmo entre os erros, Joice mantém uma média melhor (2,9 por jogo) do que as armadoras Ivana (4,0) e Roberta (3,0) e do que Jaqueline (3,7).

Depois da dupla Joice e Clarissa, o terceiro nome seria o da própria Jaqueline Silvestre, segunda cestinha do campeonato.

laistobias

No entanto, no momento aparece uma intrusa em melhores condições. Trata-se de Laís Tobias (23 anos), contemporânea do grupo, mas que não participou do Mundial Sub-21.

A veloz Laís comanda a equipe de Joinville, que cumpre a melhor campanha que um time catarinense já alcançou em Nacionais. Até o momento ela permanece mais tempo em quadra que as oito do Mundial (34 minutos em média) e registra 13,5 pontos, 4,4 rebotes, 2,4 recuperações, 1,6 assistênciase e 3,2 erros por jogo. Embora não esteja bem nos arremessos de três pontos (27%), seu desempenho nos dois pontos (49%) só não supera o de Clarissa (66%, o melhor do campeonato).

Enfim, se o desempenho na LBF for utilizado para a convocação, acredito que Hortência e sua trupe devam dispensar alguns minutos para a observação desse trio. Elas merecem a oportunidade.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Catarinense Vasto Verde mantém equipe em atividade para a temporada 2010

207b Sexto colocado no último Campeonato Nacional, vice-campeão estadual e dos Jogos Universitários Brasileiros, a equipe do Vasto Verde (da cidade de Blumenau, Santa Catarina) manteve grande parte do elenco do ano passado para a temporada atual e ainda fez algumas contratações, uma atitude bastante infreqüente fora de São Paulo.

O técnico João Camargo conseguiu manter o núcleo principal da equipe que disputou o Nacional, com a experiente pivô Patrícia Silva e as alas Mariana Camargo e Laís Tobias. Essa última perdeu grande parte do torneio, após grave contusão em lance com a cubana Ariadna, de Santo André.

Seguem ainda as armadoras Gabriela Maas Vieira, Juliana Sponchiado, a ala Barbara Schwaimle e as pivôs Daiane Daleaste e Gabriela Pedri.

Os reforços da equipe até o momento são a pivô Monah Pegorari (companheira de Mariana na Oral Roberts University), a ala Bruna Siqueira (ex-Osasco e Jundiaí) e a armadora Ana Pricila (ex-Ourinhos).

O primeiro compromisso do time é no próximo mês, com a participação nos Jogos Abertos Brasileiros (Cuiabá). No segundo semestre, o time disputa o Estadual (a partir de agosto), os Jogos Abertos de Santa Catarina (setembro) e os Jogos Universitários Brasileiros (em novembro, na cidade de Blumenau).

Em meio a essas disputas, o time espera viabilizar sua participação no Campeonato Nacional desse ano.

sábado, 14 de novembro de 2009

CNBF 2009: Catanduva 102 x 55 Vasto Verde

Na abertura 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) ganhou do Vasto Verde/Uniasselvi (SC) por 102 a 55 (56 a 37 no primeiro tempo), no ginásio Anuar Pachá, em Catanduva. A cestinha da partida foi a ala Fernanda Beling, do Catanduva, com 25 pontos, enquanto a principal pontuadora do time catarinense foi a ala Laís de Souza, com 14 pontos. Um dos destaques do jogo foi a ala/pivô Silvia Gustavo, do Catanduva, que marcou um Duplo-Duplo: 14 pontos e 11 rebotes.
 
— A equipe está de parabéns porque além da vitória fez uma boa partida, tanto na defesa como no ataque. No primeiro período elas conseguiram equilibrar um pouco a partida e a nossa vantagem foi de apenas nove pontos (30 a 21). A partir do segundo quarto, acertamos a defesa, imprimimos nosso ritmo e fomos abrindo vantagem no placar até chegar a diferença final de 47 pontos. É muito importante estrear no Nacional com vitória — disse a cestinha Fernanda Beling.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Guarulhos volta a derrotar Piracicaba no Paulista

O Guaru ESD/Guarulhos Esporte conseguiu a recuperação no Campeonato Paulista Feminino - 2009 ao derrotar XV/Cosan/Unimep/Selam, mesmo atuando no ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, na cidade de Piracicaba (SP), na noite desta segunda-feira (08 de junho), por 90 a 77 (32 a 35 no primeiro tempo), pelo returno da fase inicial.

As maiores pontuadoras da partida foram Ângela, 41 pontos, pelo time do Interior; Laís, 19 pontos, e Joice, 18 pontos, em favor do representante da Grande São Paulo.

Com a vitória, o time comandado pelo técnico Alexandre Cato chegou aos 14 pontos, em 11 jogos realizados (03 vitórias e 08 derrotas), seguindo na quinta colocação. Já a agremiação piracicabana aparece no sexto lugar, ao lado do São Caetano/UNIP, com 11 pontos, em 11 jogos realizados.

O XV/Cosan/Unimep/Selam buscará a recuperação contra o São Caetano/UNIP, no dia 16 de junho (terça-feira), às 20h00, em São Caetano do Sul (SP). O Guaru ESD/Guarulhos Esporte encara o mesmo São Caetano/UNIP (6º colocado), já nesta terça-feira (09 de junho), às 20h00, no ginásio Municipal Paschoal Thomeu, em Guarulhos (SP).

sábado, 30 de maio de 2009

VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana vence Guarulhos por 79 a 56

DSCF4428_baixa A VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana derrotou, por 79 a 56, Guarulhos na tarde de hoje, no Centro Cívico, em Americana. Num jogo eletrizante, a equipe da técnica Branca fez 40 a 29 no primeiro tempo e 39 a 27 no segundo tempo.

O time de Americana dominou todos os quartos da partida. O primeiro foi 22 a 16, o segundo, 18 a 13, o terceiro, 22 a 15 e o último período, 17 a 12. Branca comentou que o time de Americana está no caminho certo. “A equipe começou a se encaixar e se entrosar em quadra. Mas ainda temos que jogar com mais personalidade”.

Com 20 pontos, Kaé foi a cestinha da VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana e Lais, a cestinha de Guarulhos, marcando 13 pontos na partida. Também pontuaram por Americana: Babi (2), Renata (8), Natalia (10), Carina (2), Flavia (14), Karla (10), Ega (10) e Adriana (3).

O próximo jogo da VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana acontece segunda-feira, com Piracicaba, às 18 horas, na casa do adversário. “Piracicaba fez um bom jogo com Santo André e tem evoluído em quadra. Teremos que ter um bom desempenho e produção nesta partida. Assim enfrentaremos Catanduva com mais confiança”, finalizou.

sábado, 7 de março de 2009

Cato monta elenco interessante para defender Guarulhos no Paulista


Dentro das possibilidades do mercado, o técnico Alexandre Cato conseguiu montar um elenco interessante para o Paulista.

A cidade terá o retorno da pivô Eliane (ex-São Bernardo do Campo), que começou a chamar atenção quando jogou lá, há cerca de dez anos.

Duas outras presenças frequentes no garrafão da cidade retornam: Maria Cristina (ex-Florianópolis) e Regina Casé (ex-Araraquara e República Tcheca).

De São Caetano, o técnico pescou as três atletas dispensadas por ultrapassar o limite de idade do clube: Laís, Priscila e Roberta.

Companheira dessas três na seleção sub-21, a talentosa Joice (ex-Sport) também estará no time.

Completam o time: Kattynha, destaque absoluto de Santo André nos últimos anos e Dani Biagiotti.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Americana e Ourinhos vencem pelo Nacional



Pela sétima e penúltima semana do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2008), o Unimed/FAM/Goodyear/Americana (SP) derrotou o São Caetano (SP) por 90 a 63 (51 a 36 no primeiro tempo), no ginásio da Escola SEMEF, em São Caetano. As cestinhas foram Karina, de Americana, e Laís, de São Caetano, com 21 e 20 pontos, respectivamente. Em Ourinhos, o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) ganhou do Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) por 84 a 65 (50 a 41), no ginásio Monstrinho. A cestinha foi Palmira, de Catanduva, com 25 pontos, enquanto Micaela foi a principal pontuadora de Ourinhos com 24 pontos. A pivô Mámá, de Ourinhos, anotou um Duplo-Duplo com 22 pontos e 12 rebotes.

Com os resultados, ficaram definidas as três primeiras colocações. Ourinhos terminou na liderança com 93.8% de aproveitamento (15 vitórias e uma derrota). Americana ficou em segundo lugar com 87.5% de aproveitamento (14 vitórias e duas derrotas). E Catanduva se manteve em terceiro com 75% (12 vitórias e quatro derrotas). A quarta e última vaga na semifinal será decidida no confronto entre Santo André (SP) e São Bernardo/Metodista/Associação (SP) no domingo.

Ainda sobre a rodada: A Primeira de Tássia (Fábio Balassiano, Bala na Cesta)

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ourinhos vence e também se classifica para as semifinais


Pela quinta semana do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2008), o Unimed/FAM/Goodyear/Americana (SP) venceu o São Bernardo/Associação/Metodista (SP) por 73 a 55 (30 a 31 no primeiro tempo), em Americana. A pivô Karina Jacob, de Americana, foi o destaque do jogo com 31 pontos, 16 rebotes, quatro recuperações, uma assistência e 41 pontos de eficiência. Por São Bernardo, Eliane foi a cestinha com 19 pontos e ainda anotou 15 rebotes, três assistências, duas recuperações e 33 pontos de eficiência. Em São Caetano, o Clube Doze/Floripa (SC) superou o São Caetano (SP) por 75 a 74 (27 a 43). A cestinha e destaque da partida foi Patrícia, de Floripa, com 27 pontos, sete rebotes, uma recuperação, uma assistência, um bloqueio e 34 pontos de eficiência. A principal pontuadora de São Caetano foi Laís com 21 pontos. E, em Recife, o Colchões Castor/DIO/Unimed/Ourinhos (SP) derrotou o Sport Recife/Maurício de Nassau (PE) por 77 a 61 (30 a 38). As cestinhas foram Tayara, do Sport, e Chuca, de Ourinhos, com 19 e 17 pontos, respectivamente. Com a vitória, Ourinhos garantiu vaga na semifinal.

— Foi um jogo bastante disputado. A nossa equipe começou um pouco frouxa na defesa, mas do meio do terceiro quarto para frente, a nossa marcação melhorou muito. Com isso, começamos a roubar muitas bolas e fazer belos contra-ataques, garantindo mais uma importante vitória — comentou a pivô Karina Jacob, de Americana.

— Foi a vitória do conjunto e da determinação defensiva. Marcamos bem e o time todo estava empenhado em vencer. A coletividade funcionou e todas vibravam a cada jogada, na quadra e no banco. Apesar de muitos erros que temos que consertar para a próxima partida, a equipe soube se comportar no momento final do jogo e assegurar a vitória — disse a técnica Marli Muller, do Floripa.

— Não começamos bem a partida e elas aproveitaram para abrir vantagem logo no primeiro quarto (22 a 14) e foram para o intervalo com oito pontos na frente (38 a 30). Voltamos mais atentas para o terceiro período e nos recuperamos. Vencer essa partida era importante para nós. Garantimos nossa vaga na semifinal e agora é manter o foco para os próximos jogos em busca do primeiro lugar na tabela — comentou a ala Chuca, de Ourinhos.

O Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) ganhou da Mangueira/Petrobras (RJ) por 72 a 44 (37 a 30 no primeiro tempo), no Ginásio do Municipal, no Rio de Janeiro, com 17 pontos da cestinha Palmira. A principal pontuadora do time carioca foi a ala Renata Oliveira, com 9 pontos. O destaque da partida foi a pivô Sílvia Gustavo, de Catanduva, que anotou 15 pontos, 13 rebotes, cinco assistências, três recuperações de bola, um bloqueio e 26 pontos de eficiência.

— Fizemos uma partida com altos e baixos, mas o importante foi a vitória e os dois pontos. Estamos vindo de uma seqüência de jogos desgastante, inclusive com condições climáticas diferentes e, de uma certa forma, isso influencia no rendimento de cada jogadora. Domingo contra Americana precisamos melhorar a defesa para poder fazer um confronto equilibrado — comentou Palmira Marçal, de Catanduva.

— No primeiro tempo conseguimos colocar em prática nosso esquema tático, mantendo a partida equilibrada. Na etapa final o time voltou desconcentrado, perdeu o equilíbrio emocional e cometeu uma série no ataque. Com isso, a equipe de Catanduva foi abrindo vantagem no placar e não conseguimos tirar a diferença — disse a ala Renata Oliveira, da Mangueira.

A equipe de Americana segue na liderança invicta com 100% de aproveitamento em 13 jogos (13 vitórias), seguida de Ourinhos com 91.7% em 12 partidas (11 vitórias e uma derrota). Os dois times estão classificados para a semifinal. Catanduva vem em terceiro com 75% em 12 jogos (nove vitórias e três derrotas). O Santo André está na quarta colocação com 50% em 12 partidas (seis vitórias e seis derrotas). Em quinto lugar aparece o São Bernardo com 41.7% em 12 jogos (cinco vitórias e sete derrotas). O Sport Recife ocupa a sexta posição com 30.8% em 13 confrontos (quatro vitórias e nove derrotas). São Caetano e Mangueira dividem a sétima posição com 23.1% em 13 partidas (três vitórias e dez derrotas). Floripa está em nono com 16.7% em 12 jogos (duas vitórias e dez derrotas).

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

São Caetano derrota Santo André


Pela terceira semana do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2008), o São Caetano (SP) ganhou do Santo André (SP) por 72 a 71 (38 a 27 no primeiro tempo), no ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André. As cestinhas foram Kátia Cavallaro, de Santo André, e Laís, de São Caetano, com 23 e 19 pontos, respectivamente. Em Americana, o Unimed/FAM/Goodyear/Americana (SP) derrotou a Mangueira/Petrobras (RJ) por 104 a 57 (46 a 32), no ginásio Centro Cívico. A principal pontuadora do jogo foi a pivô Clarissa, da Mangueira, com 24 pontos, enquanto Renata anotou 21 pontos pelo time paulista.

— Nós começamos bem defensivamente. Vacilamos no segundo quarto, afrouxamos um pouco e a diferença foi de apenas um ponto (17 a 16). Voltamos bem no segundo tempo, marcando forte e abrimos uma boa vantagem para fechar o jogo. Nossa próxima partida é contra São Caetano, uma equipe que conta com jogadoras velozes. Para vencer, precisamos encaixar a marcação — disse a pivô Karina Jacob, de Americana.

— Foi uma bela partida. Começamos bem, abrindo onze pontos de vantagem no primeiro tempo, o que acabou assegurando nossa vitória no final. Foi um jogo muito equilibrado. Vencer uma equipe organizada como a de Santo André melhorou a auto-estima do time. Perdemos em casa para a Mangueira, que é um time jovem como o nosso, e nos abatemos um pouco. Estou muito satisfeito com o desempenho do grupo. O Campeonato está sendo muito bom para nós, já que estamos pensando em dar experiência às nossas atletas para um futuro bem próximo. Agora, vamos nos preparar para o confronto contra Americana, que será uma pedreira — comentou o técnico Norberto “Borracha”, de São Caetano.

A equipe de Americana segue na liderança isolada da competição com 100% de aproveitamento em sete partidas (sete vitórias). Em segundo lugar está Ourinhos com 85.7% em sete (seis vitórias e uma derrota). Catanduva segue na terceira posição com 71.4% em sete partidas (cinco vitórias e duas derrotas), seguido por Santo André com 62.5% em oito partidas (cinco vitórias e três derrotas). O São Bernardo vem em quinto lugar, com 42.9% em sete partidas (três vitórias e quatro derrotas). O Sport Recife aparece em sexto com 28.6% em sete jogos (duas vitórias e cinco derrotas). São Caetano ocupa a sétima posição com 28.6% em sete partidas (duas vitórias e cinco derrotas). Mangueira e Floripa dividem a oitava colocação com 14.3% em sete jogos (uma vitória e seis derrotas).

sábado, 18 de outubro de 2008

Americana e Sport ganham no sábado


No encerramento da segunda semana do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2008), o Unimed/FAM/Goodyear/Americana (SP) venceu o Clube Doze/Floripa (SC) por 76 a 44 (40 a 22 no primeiro tempo), no ginásio do Clube Doze de Agosto, em Florianópolis. A cestinha do jogo foi a ala/armadora Karla Costa, do Americana, com 15 pontos, enquanto as principais pontuadoras do Floripa foram a pivô Ana Lúcia e a ala/pivô Íris de Moraes, ambas com 10 pontos. O destaque da partida e jogadora mais eficiente foi a pivô Karina Jacob, do Americana, com 10 pontos, 16 rebotes, cinco recuperações, uma assistência e 20 pontos de eficiência.

Na outra partida deste sábado, o Sport Recife/Maurício de Nassau (PE) derrotou o São Caetano (SP) por 77 a 70 (39 a 37), no ginásio da Escola SEMEF, em São Caetano. As cestinhas da partida foram Laís Souza, do São Caetano, e Tayara Pesenti, do Sport, com 20 e 19 pontos, respectivamente.

— Foi uma partida muita disputada no primeiro tempo. Na etapa final melhoramos a defesa e conseguimos ter mais tranqüilidade nas finalizações. Por isso, abrimos uma diferença que foi decisiva para a vitória. Neste domingo vamos enfrentar Santo André que é um adversário direto na disputa por uma vaga na semifinal. Vai ser um confronto bem mais difícil, mas temos todas as condições de ganhar — comentou a ala Tayara, do Sport Recife, que marcou 19 pontos, seis rebotes, duas recuperações e um bloqueio.

A equipe de Americana segue na liderança isolada da competição com 100% de aproveitamento em cinco partidas (cinco vitórias). Em segundo lugar está Ourinhos com 80% em cinco jogos (quatro vitórias e uma derrota). Santo André, Catanduva e São Bernardo dividem a terceira colocação com 60% em cinco partidas (três vitórias e duas derrotas). Na sexta posição aparece o Sport Recife com 40% em cinco jogos (duas vitórias e três derrotas). Floripa e São Caetano seguem na sétima colocação com 20% em cinco partidas (uma vitória e quatro derrotas). A Mangueira está em nono com quatro derrotas em quatro partidas.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Americana, São Bernardo e Catanduva vencem na rodada de abertura, mesmo jogando fora de casa

No início da primeira semana do 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, o São Bernardo/Metodista/Associação (SP) ganhou do Sport Recife/Maurício de Nassau (PE) por 79 a 74 (37 a 44 no primeiro tempo), em Recife. As cestinhas foram Cíntia Luz, de São Bernardo, e Tayara, do Sport, com 20 e 18 pontos, respectivamente. Jogando em casa, o Unimed/FAM/Goodyear/Americana (SP) derrotou o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) por 64 a 54 (28 a 25). A cestinha foi a ala Renata, de Americana, com 22 pontos. As principais pontuadoras de Ourinhos foram as pivôs Mamá e Êga, ambas com 12 pontos. E, com 24 pontos da cestinha Ariani, o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) venceu o São Caetano (SP) por 73 a 64 (43 a 26), em São Caetano. A principal pontuadora da equipe do ABC foi a ala Laís com 17 pontos.

— Foi ótimo começar a competição com uma vitória fora de casa. Foi um jogo difícil, mas conseguimos imprimir uma defesa forte e impor o nosso ritmo no final. Temos que continuar com essa garra para as próximas partidas — disse a ala Cintia Luz, de São Bernardo.

— Tivemos uma feliz estréia. O jogo foi equilibrado e difícil. Cometemos muitos erros no primeiro tempo, principalmente nos bloqueios de rebote. A partir do terceiro quarto, a equipe se recuperou e teve uma reação ótima, mostrando ainda que está muito bem fisicamente — analisou a técnica Branca, de Americana.

— Cometemos muitos erros por conta da falta de entrosamento, mas que importa é a vitória. Vamos acertando a equipe aos poucos durante os próximos jogos treinando concentradas em melhorar para continuar alcançando bons resultados — comentou a ala/pivô Silvia Gustavo, de Catanduva.