
A seleção brasileira sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, conquistou a medalha de prata nos II Jogos da Lusofonia. Na última rodada da competição, disputada no ginásio do Hóquei Clube de Cintra, Portugal ganhou do Brasil por 57 a 47 (24 a 21 no primeiro tempo) e levou o ouro da competição. A cestinha da partida foi a pivô brasileira Mônica Nascimento, com 16 pontos, enquanto a principal pontuadora portuguesa foi Sonia Reis, com 11 pontos. A pivô brasileira Fabiana de Souza marcou um Duplo-Duplo: 10 pontos e 21 rebotes (sete ofensivos e 14 defensivos).
— Entramos em quadra em busca da vitória e da medalha de ouro. Infelizmente não conseguimos e ficamos com a prata. A Lusofonia foi a fase final da nossa reparação para o Mundial e o resultado é muito bom. O grupo ganhou mais experiência internacional, ritmo de jogo e atuamos de igual para igual com todos os adversários. E o mais importante: a equipe mostrou amadurecimento e evolução. Na terça-feira, já em Bangkok, faremos um amistoso contra a Rússia, uma das favoritas ao título, e estaremos prontos para o Mundial — explicou o técnico Luiz Cláudio Tarallo.
A seleção brasileira sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, vai enfrentar neste domingo (6h de Brasília) Portugal na disputa da medalha de ouro dos II Jogos da Lusofonia, que estão sendo disputados em Lisboa, Portugal. Sábado à tarde, pela penúltima rodada da competição, o Brasil superou Angola por 56 a 55 (29 a 22 no primeiro tempo), com 15 pontos da cestinha Patrícia Ribeiro. A principal pontuadora angolana foi Sonia Guadalupe, com 14 pontos. Brasileiras e portuguesas chegam na última rodada invictas com três vitórias.
— Foi importante essa vitória sobre um time adulto. Imprimimos uma defesa forte e conseguimos anular algumas das principais forças do time adversário. Empatamos o primeiro e segundo quartos. Começamos mal o terceiro período e Moçambique abriu oito a zero. Mas a nossa equipe mostrou maturidade e soube buscar a vitória — explicou o técnico Luiz Cláudio Tarallo.
As equipes de basquete masculina e feminina do Brasil desembarcaram nesta quinta-feira, dia 9, em Lisboa para participar dos II Jogos da Lusofonia com objetivos diferentes. 
As seleção brasileiras sub-19 feminina estreia nos Jogos da Lusofonia no dias 12 de julho contra Cabo Verde. Será a última fase de preparação antes do Campeonato Mundial da Tailândia, de 23 de julho a 2 de agosto.
O técnico da seleção brasileira sub-19 feminina, Luiz Cláudio Tarallo, espera que os Jogos da Lusofonia tragam às jogadoras a bagagem internacional necessária para um bom desempenho no 8º Mundial da categoria na Tailândia.
— Os Jogos da Lusofonia serão importantes para a preparação da equipe para a Tailândia. Vamos jogar com as meninas de até 19 anos contra equipes adultas, o que vai nos trazer uma grande experiência internacional. Entraremos em contato com escolas diferentes de basquete, algumas africanas e pouco conhecidas, mas que estamos estudando a partir de vídeos. Esse aprendizado nos trará uma boa bagagem para disputar o Mundial — explicou Tarallo.
Os Jogos da Lusofonia serão realizados de 11 a 19 de julho em Lisboa e o Brasil terá representantes em sete das nove modalidades disputadas: atletismo, basquete, futsal, judô, taekwondo, tênis de mesa e vôlei de praia. Participam da competição os países membros da Associação de Comitês Olímpicos de Língua Portuguesa (Acolop): Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Índia e Sri-Lanka. Esta é a segunda edição dos Jogos. A primeira aconteceu em Macau, em 2006. Na ocasião, o Brasil levou 77 atletas na delegação e terminou a competição em primeiro lugar no quadro de medalhas.