Mostrando postagens com marcador Jogos da Lusofonia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Jogos da Lusofonia. Mostrar todas as postagens

domingo, 19 de julho de 2009

Fotos: Brasil x Portugal








Brasil fica com a prata na Lusofonia

A seleção brasileira sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, conquistou a medalha de prata nos II Jogos da Lusofonia. Na última rodada da competição, disputada no ginásio do Hóquei Clube de Cintra, Portugal ganhou do Brasil por 57 a 47 (24 a 21 no primeiro tempo) e levou o ouro da competição. A cestinha da partida foi a pivô brasileira Mônica Nascimento, com 16 pontos, enquanto a principal pontuadora portuguesa foi Sonia Reis, com 11 pontos. A pivô brasileira Fabiana de Souza marcou um Duplo-Duplo: 10 pontos e 21 rebotes (sete ofensivos e 14 defensivos).

— Entramos em quadra em busca da vitória e da medalha de ouro. Infelizmente não conseguimos e ficamos com a prata. A Lusofonia foi a fase final da nossa reparação para o Mundial e o resultado é muito bom. O grupo ganhou mais experiência internacional, ritmo de jogo e atuamos de igual para igual com todos os adversários. E o mais importante: a equipe mostrou amadurecimento e evolução. Na terça-feira, já em Bangkok, faremos um amistoso contra a Rússia, uma das favoritas ao título, e estaremos prontos para o Mundial — explicou o técnico Luiz Cláudio Tarallo.


A delegação nacional segue neste domingo para Bangkok, capital da Tailândia. O Brasil estréia no Campeonato Mundial Sub-19 na quinta-feira contra as donas da casa pelo grupo “B”. Ainda pela fase de classificação as brasileiras jogam contra a República Tcheca (sexta) e a Lituânia (sábado).
______________________________________________
Equívoco no release da CBB: A cestinha do jogo foi a pivô portuguesa Sônia Reis (que jogou no Cadí, no último campeonato espanhol) com 26 pontos e não com 11 como está no release.

As pivôs Cristiane e Damiris não jogaram. O que mais me preocupa nessa seleção são os problemas físicos que as atletas vem enfrentando. Será que elas foram poupadas e estarão inteiras no Mundial?

sábado, 18 de julho de 2009

Seleção Feminina Sub-19 enfrenta Portugal na final do basquete dos II Jogos da Lusofonia Lisboa 2009


Depois de um jogo dramático, com uma vitória por diferença mínima sobre Angola, 56 a 55, a Seleção feminina sub-19 de basquete garantiu-se na disputa pela medalha de ouro no torneio de basquete dos II Jogos da Lusofonia Lisboa 2009. As adversárias na última partida serão as portuguesas. A vitória sobre Angola, neste sábado, dia 18, no Hockey Club de Sintra, comprova a boa preparação feita pela equipe para o Mundial da categoria, na Tailândia. Para a comissão técnica, o resultado ganha contornos ainda mais expressivos se for levado em consideração, que as comandadas do de Luis Claúdio Tarallo estão competindo contra times adultos em Lisboa. A partida final será neste domingo, a partir das 6h (horário de Brasília), no Hockey Club de Sintra.
"As meninas não vieram para cá para justificar derrotas alegando que são uma equipe jovem, vieram para disputar a competição dando o seu melhor basquete. Elas estão conscientes de que só assim estarão fazendo a melhor preparação para o Mundial", afirma o chefe de equipe da Seleção feminina de basquete, Rafael Assunção.
Porém, a vitória sobre as angolanas não escondeu alguns erros da equipe. Por muitas vezes o Brasil se desconcentrou e permitiu que Angola equilibrasse as ações. Os dois primeiros quartros foram vencidos pelas brasileiras, com parciais de 14 a 11 e 15 a 11, respectivamente. Nos quartos seguintes, as africanas reagiram e venceram por 20 a 19 e 14 a 7. O resultado final sintetiza o equilíbrio do confronto, mas não amedronta a equipe brasileira.
"Acho que a final está em aberto. Temos todas as condições de ganhar o torneio. Respeitamos a equipe de Portugal, mas assistimos à partida entre Portugal e Angola, e as portuguesas só ganharam na prorrogação. Confio na nossa equipe", declarou Rafael.
A cestinha do Brasil na semifinal contra Angola foi a lateral Patrícia, com 15 pontos.
A partida final será neste domingo, a partir das 6h (horário de Brasília), no Hockey Club de Sintra.

Fonte: COB

Fotos: Brasil x Angola





























Sub 19 disputa ouro com Portugal pela Lusofonia

A seleção brasileira sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, vai enfrentar neste domingo (6h de Brasília) Portugal na disputa da medalha de ouro dos II Jogos da Lusofonia, que estão sendo disputados em Lisboa, Portugal. Sábado à tarde, pela penúltima rodada da competição, o Brasil superou Angola por 56 a 55 (29 a 22 no primeiro tempo), com 15 pontos da cestinha Patrícia Ribeiro. A principal pontuadora angolana foi Sonia Guadalupe, com 14 pontos. Brasileiras e portuguesas chegam na última rodada invictas com três vitórias.
— Foi uma partida equilibrada e disputada ponto a ponto. Todas as vezes que conseguimos abrir uma pequena vantagem, as angolanas reagiram e encostavam no placar graças ao excelente percentual de três pontos (acertaram 11 cestas). Mas conseguimos fazer uma boa defesa e dominamos os rebotes (47 a 33) para chegar à vitória. Contra Portugal teremos pouco mais de 14 horas de descanso. Mas vamos entrar com muita determinação em busca da medalha de ouro. O grupo está muito motivado e confiante — afirmou o técnico Luiz Cláudio Tarallo.

O Brasil ganhou com Débora (8pts), Patrícia (15), Tatiane (9), Fabiana (4 e 11 rebotes) e Monica (0 e 6 rebotes). Entraram: Tainá (2), Leila (9 e 5 assistências), Leidilânia (4) e Cristiane (5). (No release da CBB não diz, mas consta nas estatísticas do jogo - nesse link da pontuação - que Amanda e Joseane jogaram, mas não marcaram pontos.)

JOGOS DA LUSOFONIA – FEMININO
Local: Ginásio do Hóquei Clube de Sintra

1ª Rodada – Domingo (dia 12)
Angola 53 x 60 Portugal e Brasil 74 x 21 Cabo Verde

2ª Rodada – Terça-feira (dia 14)
Angola 71 x 22 Cabo Verde e Portugal 71 x 62 Moçambique

3ª Rodada – Quarta-feira (dia 15)
Brasil 58 x 53 Moçambique e Cabo Verde 42 x 63 Portugal

4ª Rodada – Sábado (dia 18)
Cabo Verde 52 x 79 Moçambique e Angola 55 x 56 Brasil

5ª Rodada – Domingo (dia 19)
Brasil x Portugal (6h) e Angola x Moçambique (8h15)

Fonte: CBB, COB e Jogos da Lusofonia 2009

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Brasil joga nesse final de semana pela Lusofonia

A seleção brasileira sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, enfrenta Angola neste sábado (14h15 de Brasília) pela penúltima rodada dos II Jogos da Lusofonia, que estão sendo disputados em Lisboa, Portugal. No domingo, último dia de competição, o Brasil enfrenta Portugal (6h). Invicta na competição com duas vitórias (74 a 21 sobre Cabo Verde e 58 a 53 sobre Moçambique) a equipe dirigida por Luiz Cláudio Tarallo está evoluindo nessa reta final de preparação para o Campeonato Mundial da Tailândia, de 23 de agosto a 2 de setembro.

— Estou contente com os dois primeiros jogos da Lusofonia. O grupo vem melhorando em todos os aspectos e está cada vez mais consciente e concentrado rumo ao Mundial. No fim de semana enfrentaremos seleções com características diferentes, que será bom para as atletas. Angola joga com mais velocidade, centrado nas laterais, enquanto Portugal é uma equipe mais completa, com ritmo mais cadenciado e tem boas arremessadoras de três pontos — disse Tarallo.
De acordo com o regulamento da competição, as cinco seleções jogam entre si em turno único sendo campeã a que somar o maior número de pontos.

BRASIL
4. Tainá; 5. Débora; 6. Amanda; 7. Patricia; 8. Joseane; 9. Tatiane; 10. Leila; 11. Leidilânia; 12. Fabiana; 13. Damiris; 14. Cristiane e 15. Mônica. Técnico: Luiz Cláudio Tarallo.

ANGOLA
4. Catarina Camufal; 5. Ngiendula Filipe; 6. Domitila Ventura; 7. Antonieta Gabriel; 8. Isabel Francisco; 9.Sonia Guadalupe; 10. Irene Guerreio; 11. Luisa Tomás; 12. Astride Vicente; 13. Nacissela Mauricio; Nadir Manuel e 15. Jaqueline Francisco. Técnico: Raul Duarte.

JOGOS DA LUSOFONIA – FEMININO
Local: Ginásio do Hóquei Clube de Sintra
1ª Rodada – Domingo (dia 12)
Angola 53 x 60 Portugal e Brasil 74 x 21 Cabo Verde

2ª Rodada – Terça-feira (dia 14)
Angola 71 x 22 Cabo Verde e Portugal 71 x 62 Moçambique

3ª Rodada – Quarta-feira (dia 15)
Brasil 58 x 53 Moçambique e Cabo Verde 42 x 63 Portugal

4ª Rodada – Sábado (dia 18)
Cabo Verde x Moçambique (12h) e Angola x Brasil (14h15)

5ª Rodada – Domingo (dia 19)
Brasil x Portugal (6h) e Angola x Moçambique (8h15)

Fonte: CBB

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Fotos: Brasil x Moçambique





Jogos da Lusofonia: Estatísticas

— Foi importante essa vitória sobre um time adulto. Imprimimos uma defesa forte e conseguimos anular algumas das principais forças do time adversário. Empatamos o primeiro e segundo quartos. Começamos mal o terceiro período e Moçambique abriu oito a zero. Mas a nossa equipe mostrou maturidade e soube buscar a vitória — explicou o técnico Luiz Cláudio Tarallo.

No outro jogo do dia, Portugal venceu Cabo Verde por 63 a 42.

Finalmente, a organização dos jogos disponibilizou as estatísticas dos jogos:



Brasil 58 x 53 Moçambique


Portugal 63 x 42 Cabo Verde

Seleção Sub-19 bate Moçambique nos Jogos da Lusofonua

Com um Duplo–Duplo (12 pontos e 10 rebotes) da cestinha Fabiana de Souza, a seleção brasileira sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, venceu Moçambique por 58 a 53 (25 a 25 no primeiro tempo) pela terceira rodada dos Jogos da Lusofonia, que estão sendo disputados em Lisboa, Portugal. A principal pontuadora da equipe africana foi Ana, com 17 pontos. A rodada termina com Cabo Verde x Portugal (10h de Brasília). O Brasil volta à quadra neste sábado (14h15) para enfrentar Angola.
 
O Brasil ganhou de Moçambique com Débora (7pts), Patrícia (8), Tatiane (9), Fabiana (12 e 10 rebotes) e Monica (5). Entraram: Tainá (2), Leila (8), Leidilânia (2) e Cristiane (5). As jogadoras Amanda, Josiane e Damiris foram poupadas.
 
De acordo com o regulamento da competição, as cinco seleções jogam entre si em turno único sendo campeã a que somar o maior número de pontos.
 
Resultados da 2ª Rodada – Terça-feira (dia 14)
Angola 71 x 22 Cabo Verde e Portugal 71 x 62 Moçambique

domingo, 12 de julho de 2009

Sub-19 estreia com vitória sobre Cabo Verde em Lisboa

Pelos Jogos da Lusofonia, a seleção brasileira (sub-19, comandada por Tarallo) massacrou Cabo Verde por 74 a 21, em seu jogo de estreia.

O Brasil derrotou a Cabo Verde com Débora (6pts), Patrícia (10 e 5 assistências), Tatiane (4), Fabiana (18) e Monica (3). Entraram: Tainá (7), Amanda (2), Leila (13), Leidilânia (7 e 13 rebotes) e Cristiane (4). As jogadoras Josiane e Damiris foram poupadas.

No outro jogo de hoje, Portugal venceu Angola (60-53).

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Sub 19 chega em Lisboa

As equipes de basquete masculina e feminina do Brasil desembarcaram nesta quinta-feira, dia 9, em Lisboa para participar dos II Jogos da Lusofonia com objetivos diferentes.
 
Enquanto os jogadores da seleção masculina sub-23, treinada por José Alves dos Santos, pretendem mostrar serviço para figurar nas próximas convocações da equipe principal, de técnico Moncho Monsalve; a seleção feminina, do treinador Luiz Claúdio Tarallo fará da competição em Portugal sua principal etapa na preparação para o Mundial sub-19, em Bangcoc, na Tailândia.
 
Além dos novos talentos do basquete brasileiro, as presenças da campeã mundial Hortência, diretora do Departamento Feminino da CBB, e do técnico da equipe principal, Moncho Monsalve, será mais uma motivação para os atletas. Os torneios de basquete nos II Jogos da Lusofonia acontecem entre os dias 11 e 19. O Brasil enfrentará Cabo Verde nas suas primeiras partidas nos Jogos, dia 12 (feminino), e dia 14 (masculino).
 
Acostumada com as viagens e os títulos internacionais, a "Rainha" Hotência mostrou-se bem humorada na chegada a Portugal. Contou que para ela a viagem tinha sido boa, mas para as atletas, todas muito altas, deve ter sido mais cansativa. A ex-jogadora, que assumiu há pouco tempo um cargo de direção no Departamento Feminino da CBB, disse que está acompanhando de perto o desempenho das novatas em competições internacionais. "Estou indo ver as equipes de perto e as competições pois isso gera conhecimento. Quero analisar friamente para ver em que nível está o Brasil e o que precisa ser trabalhado. Ainda mais essas meninas, cujo próximo degrau é a seleção adulta", explica a atual dirigente.

Fonte: COB

terça-feira, 7 de julho de 2009

Sub 19 embarca para disputa da Lusofonia e Mundial nesta quarta

A seleção brasileira sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, viaja nesta quarta-feira (17h de Brasília) rumo ao 8º Campeonato Mundial da categoria, que será disputado em Bangkok, capital da Tailândia, de 23 de julho a 2 de agosto. Além dos treinos, a preparação da equipe foi aprimorada com sete amistosos durante o período de treinamento em Jundiaí (SP). Nos seis jogos contra equipes adultas femininas, o Brasil levou a melhor. A única derrota foi para o time masculino sub-17 de Jundiaí. Antes do Mundial a delegação brasileira fará uma escala em Lisboa, Portugal, para participar dos Jogos da Lusofonia, onde irá enfrentar Cabo Verde (dia 12 de julho), Moçambique (15), Angola (18) e Portugal (19).

— Estamos embarcando rumo às competições. A primeira é a Lusofonia, que nos dará mais gabarito contra equipes adultas internacionais. Os amistosos no Brasil nos ajudaram muito nessa parte. As meninas pegaram bastante confiança e ritmo contra times adultos e ganharam quase todos os amistosos. Perdemos apenas um contra um time masculino, mas eles são muito mais fortes fisicamente. Ainda assim aproveitamos para corrigir erros e sempre tiramos proveito de todos os confrontos que são a melhor forma de avaliação técnica. O nível das jogadoras está muito bom e chegaremos ao Mundial bem preparados — analisa o técnico da seleção sub-19, Luiz Claudio Tarallo.

Depois dos Jogos da Lusofonia, a equipe brasileira segue para Tailândia, onde estreia contra as donas da casa no dia 23 de julho pelo grupo “B”. Ainda pela fase de classificação jogam contra a República Tcheca (24) e a Lituânia (25).

— O trabalho com essa geração começou em 2007 e, este ano, iniciamos cedo a preparação na expectativa de garantirmos a conquista da vaga para o Mundial. Estamos com a melhor expectativa possível e pretendemos pôr em prática o que vem sendo treinado. Após os jogos da Lusofonia acredito que estaremos melhores ainda, já que teremos somado mais essa experiência. Assim que chegarmos em Bangkok, teremos um amistoso contra a Rússia, que é uma equipe que está entre as melhores do mundo — comenta Tarallo.

Na véspera do embarque, o comandante brasileiro afirma que a seleção brasileira está preparada para qualquer confronto.

— Todas as posições em quadra estão completas. Tivemos que fazer algumas adaptações como a Leidilânia, que jogava somente como ala/pivô e agora trabalha também como ala, assim como teremos jogadoras que vão armar e jogar na lateral. As meninas treinaram todas as posições de formação para que, conforme a necessidade, estejam preparadas para qualquer surpresa que surgir. Passamos também a estrutura tática e ataque consciente, explorando a técnica de leitura de jogo. Na parte física, as meninas estão fortes e com a defesa agressiva. Pretendo ter uma última conversa antes do embarque, mas para que elas fiquem tranquilas, sempre buscando a melhoria da equipe.

SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-19
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURAL
4. Taina Mayara da Paixão – Armadora – 18 anos – 1,70m – Divino/COC/Jundiaí (SP) – SP
5. Débora da Costa – Armadora – 18 anos – 1,65m – Unimed/Americana (SP) – SP
6. Amanda Karine Lazaro – Ala – 18 anos – 1,70m – São Caetano (SP) – SP
7. Patricia Ribeiro – Ala – 18 anos – 1,75m – São Caetano (SP) – SP
8. Joseane Maria Bazilio – Ala – 18 anos – 1,77m – Divino/COC/Jundiaí (SP) – RJ
9. Tatiane Nascimento – Ala – 18 anos – 1,78m – Divino/COC/Jundiaí (SP) – SP
10. Leila Zabani – Ala – 18 anos – 1,80m – Unimed/Americana (SP) – SP
11. Leidilânia Ferreira – Pivô – 18 anos – 1,87m – Finasa/Osasco (SP) – GO
12. Fabiana de Souza – Pivô – 18 anos – 1,92m – Unimed/Americana (SP) – SP
13. Nayara Cristina Araújo – Pivô – 18 anos – 1,93m – GRESEP/Mangueira (RJ) – MG
14. Cristiane de Lima – Pivô – 18 anos – 1,95m – Divino/COC/Jundiaí (SP) – MG
15. Mônica Fernanda Nascimento – Pivô – 18 anos – 1,89m – Finasa/Osasco (SP) – SP
Média de idade: 18 anos
Média de altura: 1,80m

COMISSÃO TÉCNICA
Chefe da delegação: Rafael Assumpção
Técnico: Luiz Cláudio Tarallo
Assistente Técnico: Maria do Carmo Ferreira (Macau)
Preparador Físico: Clóvis Hadadd
Médico: Dr. Luis Eduardo Tirico
Fisioterapeuta: Heloísa Manso Neto
Fonte: CBB

quinta-feira, 2 de julho de 2009

As meninas do Tarallo


Mesmo num dia nublado e com garoa, resolvi ir à Santos assistir o amistoso entre a Seleção Sub 19 e a equipe local.

E gostei do que vi.

Primeiro, foi bom ver o ginásio cheio para assistir um amistoso e a presença de Hortência, que conversou com os dirigentes da FUPES (fundação que cuida do time santista), deu entrevista ao vivo para a tv local, demonstrando estar empolgada como diretora da CBB e depois ficou junto com a comissão técnica e jogadoras.

Em relação ao jogo, a seleção brasileira iniciou o jogo com a seguinte formação: Débora (1), Patrícia (2), Tatiane (3), Fabi (4) e Mônica (5).

A seleção iniciou o jogo bem consistente, com boa movimentação e aplicação na defesa, que pra mim, foi um dos pontos altos dessa equipe que me pareceu bem entrosada. O técnico Tarallo esteve bem atuante na beira da quadra e a equipe executava as jogadas com segurança no ataque. Com isso, a seleção abriu vantagem em relação às santistas.

No segundo quarto, naturalmente, Tarallo colocou as reservas em quadra e Santos acabou encostando no placar, graças a sucessivos erros embaixo da cesta, ponto este que deve ser urgentemente corrigido até o Mundial. Mesmo com a pressão santista (que jogou da maneira que estamos acostumados a ver - muita cadência e voluntariedade), a equipe fechou o primeiro tempo na frente.

No terceiro quarto, Tarallo utilizou uma formação que deu certo e me agradou bastante: Débora (1), Tainá (2), Leidilânia (3), Fabiana (4) e Mônica (5). A defesa ficou bem agressiva e o ataque fluiu bem, com um esquema de duas armadoras que fracassou em Pequim. No final do terceiro quarto, Tarallo modificou a defesa e Santos começou a acertar uma bola de 3 atrás da outra. Outro ponto a ser corrigido, afinal iremos enfrentar equipes que adoram soltar o "pombo" dos 3 pontos (Lituânia e República Tcheca).

No quarto período, Tarallo experimentou outros tipos de formação e esquemas táticos, e Santos encostou de vez. Porém, para minha surpresa, as meninas mostraram muita frieza e maturidade para definirem os pontos, sem arremessos tresloucados e fora de hora ou o famoso "me-passa-a-bola-que-eu-resolvo-a-qualquer-custo". A equipe joga coletivamente, sem estrelismos.

Por fim, a Seleção Sub 19 venceu Santos por 58 a 53. E antes que digam, por causa do placar baixo, que o jogo foi terrível, eu digo: o jogo foi muito bem jogado. Se o nível técnico não é dos melhores, pelos menos não houve aqueles erros bizarros que vimos na traumatizante final do campeonato paulista.


Em relação às jogadoras da seleção:
Débora: Armadora veloz e consciente, que armou muito bem a equipe, com velocidade e com raciocínio. Boa defensora, possui um excelente controle de bola e um arremesso de três muito bom.
Tainá: A armadora reserva é mais cadenciada, mas arma bem as jogadas e possui um bom controle de bola e um arremesso preciso de três pontos (no jogo, foram dois).
Patrícia: Esteve apagada no jogo, mas o seu maior mérito foi jogar coletivamente, não querendo arremessar compulsivamente, dando prosseguimento às jogadas.
Tatiane: Assim como Patrícia, não pontuou muito, porém foi muito importante na parte defensiva. Jogadora talentosa e com bom controle de bola.
Joseane: Me pareceu dedicada na defesa, mas um pouco tímida no ataque. Precisa se soltar mais em quadra.
Leila: Mais agressiva no ataque do que Joseane, porém a impressão que dá é que ela ainda está travada. Não foi tão bem na defesa.
Amanda: Contundida, não jogou.
Mônica: Pivô alta e forte, que me deixou irritado com sucessivos erros embaixo da cesta. Precisa treinar para que esses erros não ocorram no Mundial, porque senão a coisa vai ficar feia.
Leidilânia: A ala/pivô me agradou muito, tanto jogando na posição 4, quanto na 3. Jogadora muito atlética, que tem um estilo de jogo parecido com o de Franciele.
Fabiana: Ótima no jogo de hoje. Possui bom arremesso de média e longa distância, e é firme nos rebotes. Só confirmou a boa impressão que sempre tive dela.
Cristiane: Como é alta e forte! É uma pivô consistente na pontuação e no rebote. Apesar de ter jogado pouco hoje, marcou presença, com bom aproveitamento nos arremessos. Será um dos nossos pilares nesse Mundial.
Nayara: Alta, porém magrinha. Jogou pouco hoje, e não comprometeu. Tem jogado na posição 4, e essa é a melhor opção mesmo para ela.


No geral, gostei muito dessa seleção. Se irá bem ou mal no Mundial eu não sei, mas que está no caminho certo, está.

Santos realiza amistoso contra Seleção Sub 19 e é convidada para o Nacional

A equipe da FUPES/Santos disputará hoje (02/07) às 18:45, no Ginásio Antônio Guenaga, um amistoso contra a Seleção Brasileira Sub 19, que se prepara para os Jogos da Lusofonia e o Mundial Sub 19.

O amistoso contará com a presença de Hortência, que convidou a equipe santista para a disputa do Campeonato Nacional, segundo reportagem da tv local, na qual você pode conferir através do link.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Seleção Sub-19 Feminina usará Jogos da Lusofonia como última preparação para o Mundial

As seleção brasileiras sub-19 feminina estreia nos Jogos da Lusofonia no dias 12 de julho contra  Cabo Verde.  Será a última fase de preparação antes do Campeonato Mundial da Tailândia, de 23 de julho a 2 de agosto.

O técnico da seleção brasileira sub-19 feminina, Luiz Cláudio Tarallo, espera que os Jogos da Lusofonia tragam às jogadoras a bagagem internacional necessária para um bom desempenho no 8º Mundial da categoria na Tailândia.

— Os Jogos da Lusofonia serão importantes para a preparação da equipe para a Tailândia. Vamos jogar com as meninas de até 19 anos contra equipes adultas, o que vai nos trazer uma grande experiência internacional. Entraremos em contato com escolas diferentes de basquete, algumas africanas e pouco conhecidas, mas que estamos estudando a partir de vídeos. Esse aprendizado nos trará uma boa bagagem para disputar o Mundial — explicou Tarallo.

Os Jogos da Lusofonia serão realizados de 11 a 19 de julho em Lisboa e o Brasil terá representantes em sete das nove modalidades disputadas: atletismo, basquete, futsal, judô, taekwondo, tênis de mesa e vôlei de praia. Participam da competição os países membros da Associação de Comitês Olímpicos de Língua Portuguesa (Acolop): Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Índia e Sri-Lanka. Esta é a segunda edição dos Jogos. A primeira aconteceu em Macau, em 2006. Na ocasião, o Brasil levou 77 atletas na delegação e terminou a competição em primeiro lugar no quadro de medalhas.