terça-feira, 28 de dezembro de 2004

As Finais

As Finais do Café

Depois de uma desenfreada primeira fase, chegou a hora da decisão na Copa Café Com Leite.

Tirado o leite, vem agora a Copa do Café - quatro equipes de São Paulo decidem o título nacional, mesma disputa que acontecerá daqui a poucos meses, quando começar o Campeonato Paulista.

Realmente, novidades não são o forte do nosso basquete.

Não repetirei minhas opiniões sobre Americana e São Caetano, líderes do campeonato e que folgaram na fase anterior. São as equipes que mostraram o basquete mais consistente do torneio, o melhor trabalho coletivo, bem como organização tática. Pelo apresentado até aqui, os dois times conquistaram a vantagem de iniciar a decisão em casa e jogar lá o maior número de partidas.

A equipe de Ourinhos não teve problemas nas quartas, eliminando o São Paulo/Guaru por 3 a 0. Parte desse resultado se deve à performance de Janeth, que depois de uma primeira fase em banho-maria pulou dos 16 para os 23 pontos por jogo na trinca de partidas. Ainda assim, Chuca conseguiu manter sua média na casa dos 14 pontos. Outro destaque do time, Lisdeivi caiu dos 14 para 9,7. Esse tripé deve ser a receita de Vendramini para chegar à final do campeonato, já que durante toda a temporada, a estruturação coletiva da equipe não se solidificou. De qualquer modo, num campeonato depauperado como esse, apostar na individualidade da abelha-rainha Janeth pode ser tão eficaz quanto lapidar um quinteto de operárias. Por falar em operária, a decisão motivou Lígia, que anotou 10,7 pontos de média. Milene continua regular (8,3) . Ana Flávia (8,0) deu os primeiros sinais de despertar. E Fernanda (6,0) fez bom uso dos seus 10 minutos por jogo.

De Guaru, as semifinais ratificaram as boas temporadas de Palmira (18), Patrícia (11,3) e Cléia (10,3) e ainda assistiram a dedicação da incansável Simone Pontello (12).

Na outra semifinal, Santo André e Uberaba se degladiaram até o último minuto na luta pela vaga. A tradição de Santo André e a sagacidade de Laís Elena acabaram fazendo 3 a 2 na equipe mineira. Embora o último jogo tenha sido medonho, Santo André se superou. No banco, Laís não escondia sua irritação e justificou o rendimento fraquíssimo das equipes com o excesso de partidas e o pouco tempo de treinamento. Mais marcada pelas adversárias e sentindo a responsabilidade pelo que mostrou na primeira fase, a gigante Kátia viu sua média desmoronar dos 19,9 para os 11,4 pontos por jogo. Simone Lima caiu dos 15 para os 12. Velhas de guerra, Vívian e Gislaine fizeram o caminho oposto; Vívian passou de 11,5 para 18,4 pontos por jogo e Gigi pulou de 7,8 para 14,8.

Em Uberaba, as semifinais também confirmam as atuações anteriores do trio Gattei (10,8), Roberta (15,0) e Luciana (12,6) e o esforço de Silmara Pereira (6,8).

A Copa do Café começa no dia 05, conforme tabela anunciada ontem pela CBB. Em oito dias, acontecem as (possíveis) dez partidas semifinais. Sem tempo para técnicos digerirem o resultado, ou armar novas táticas, sem tempo para o descanso das atletas e sem tempo até para divulgação na imprensa. Mas entendamos o Grego: ele deve ter pressa, mas muita pressa mesmo, que isso tudo acabe logo. Antes que o bule seque.

Nenhum comentário: