No ano em que Araçatuba retoma as atividades do basquete feminino adulto, o time tem mais um grande desafio pela frente: participar da principal competição do país, a Liga Nacional, que será realizada entre a segunda quinzena de outubro deste ano e o começo de março de 2011. E para chegar bem na competição, o Basquete Clube (BC) contratou a pivô Ísis Nascimento (ex-Catanduva) e treina forte no Ginásio Municipal Álvaro Giordano, o Vavá.
Comandada pelo técnico Alvacyr Lazarini, a equipe araçatubense conta com jogadoras mais experientes, como a ala Cléia Crepaldi, e atletas que vieram das categorias de base, formadas no BC. Segundo a secretária municipal de Esporte, Lazer e Recreação de Araçatuba, Cláudia Crepaldi, o convite para participar da Liga Nacional veio depois da participação do time no Campeonato Paulista – A1, realizado no primeiro semestre deste ano, ocasião em que a equipe retornou à elite do esporte depois de quase dez anos.
“A iniciativa de montar um time de alto rendimento para o Paulista deu resultados muito positivos. Agora, a cidade terá a oportunidade de ver as principais equipes de basquete do Brasil em Araçatuba”, disse Cláudia. A secretária também destacou a oportunidade que será dada às meninas que foram formadas no BC. “Elas já tiveram uma boa experiência no Estadual e vão ter a chance de atuar ao lado de atletas em nível de seleção brasileira”, diz a secretária.
Com TV
Segundo Cláudia, os patrocinadores do time também serão projetados, pois, além da cobertura da mídia local, os organizadores da Liga firmaram contrato de transmissão dos jogos com o canal Sport TV e podem fechar parceria com a Rede Globo. “Com isso, a cidade, as nossas atletas, os patrocinadores, todos terão mais visibilidade e aos poucos Araçatuba se recoloca no cenário do basquete feminino nacional”, enfatiza Cláudia, que já foi jogadora profissional de basquete.
O elenco atual do BC é composto por Cléia Crepaldi, Gigi, Fernanda de Brito, Fernanda Bibiano, Janie Rayback, Isis Nascimento e as pratas-da-casa Ariane, Carla, Jéssica, Flávia, Renata, Vanessa e Viviane. Para esta primeira edição da Liga Nacional – que substitui o Campeonato Brasileiro -, foram inscritas dez equipes: seis de São Paulo (Americana, Araçatuba, Catanduva, Ourinhos, Santo André e São Caetano) duas de Santa Catarina (Joinville e Blumenau) e duas do Rio de Janeiro (Botafogo e Mangueira).
Ísis
A nova contratada do BC, Ísis de Melo Nascimento, nasceu em Goiânia. Tem 2,02 metros de altura e 27 anos. Veio do time de Catanduva, onde venceu a última edição do Nacional, sendo a bloqueadora mais eficiente da competição. No seu currículo, acumula quatro títulos nacionais, quatro paulistas e cinco vezes foi campeã dos Jogos Abertos. Além de ter jogado em Catanduva, atuou na equipe de Ourinhos e na Liga Espanhola pelo CB Valls. Ela também conquistou a medalha de prata com a Seleção Brasileira no Pan-Americano realizado no Rio de Janeiro em 2007.
A pivô assinou com o BC para o Nacional, mas pode ter o contrato prorrogado. “Espero me adaptar à cidade e junto com a equipe disputar um bom campeonato”, afirma. Ísis ressalta que escolheu jogar na cidade por acreditar no projeto. “Uma das coisas que me motivou a vir para Araçatuba foi o trabalho que é desenvolvido aqui. A gente vê que BC dá oportunidade para as atletas da categoria de base e é isso que ajuda a fazer a renovação no esporte”.
Entre as curiosidades na vida de Isis, ela é a única atleta brasileira de basquete a executar a enterrada, fundamento que é bastante comum no masculino. A atleta também tem uma experiência relativamente curta com o basquete, pois era jogadora de vôlei e chegou a ser treinada por Bernardinho. Só a partir de 2004, então com 21 anos de idade, ela começou a se dedicar ao basquete. Três anos depois, já vestia a camisa da Seleção Brasileira, no Pan do Rio.