Mostrando postagens com marcador Mundial Sub-19 2009. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mundial Sub-19 2009. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sub 19 vence China pelo torneio de Fougeres

A seleção brasileira sub-19 feminina derrotou a China por 69 a 53 (38 a 24 no primeiro tempo) na estreia da equipe do Brasil no torneio internacional de Fougeres, na França. A cestinha foi Isabela Ramona com 19 pontos e sete bolas recuperadas. Com um duplo-duplo (16 pontos e 10 rebotes), Damiris Dantas foi um dos principais destaques.

BRASIL (14+24+20+11= 69)
Damiris (16pts e 10 rebotes); Isabela (19); Drielle (2); Carina (1); Tássia (10); Vanessa (3); Jessica (0); Aruzha (5); Mariana (2); Joice (4); Aline (3) e Thamara (4).

CHINA (12+12+12+17= 53)

Sob o comando de Luis Claudio Tarallo, o próximo desafio da seleção será neste sábado (18) a disputa contra a França, às 15h30. Depois, é a vez do confronto com a Nigéria, domingo (19), às 9h30.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Geração de Ouro: Guerreira baiana (Jornal da Tarde)

Márcio Fernandes/AE

Alessandro Lucchetti

Há muitos anos, a Seleção Brasileira feminina de basquete é sustentada por jogadoras egressas de dois polos: o interior paulista e o ABC. De uns tempos para cá, o projeto esportivo da Mangueira, no Rio de Janeiro, tem produzido jogadoras convocáveis. A carioca Érika, principal atleta da Seleção, ao lado de Iziane, foi revelada pela Estação Primeira. A talentosa ala Clarissa, do Catanduva, também saiu de lá. E a mais recente e grata cria mangueirense atende pelo nome de Isabela Ramona, uma ala de 17 anos e 1,78m que tem vaga garantida na Seleção Sub-17 e já está queimando etapas.

Isabela foi convocada pelo técnico Luiz Cláudio Tarallo para a sub-19, que cumpre um período de seis meses de treinamento em Jundiaí na preparação para o Mundial do Chile, que será disputado em julho.

A ala “made in Mangueira” chama a atenção pela força física. Mesmo treinando contra equipes masculinas, ela disputa rebotes com apetite, vale-se dos músculos das pernas para se deslocar com rapidez na hora de marcar e para irromper no garrafão adversário em contra-ataques. Mas ainda falta dosar essa potência nas ocasiões em que o basquete pede apenas habilidade. Como no momento do arremesso, por exemplo, em que a quebra da munheca perfeita faz a diferença entre uma bola no aro e outra que entra de chuá.

Guilherme Vos, que a treina desde 2008 no Rio, não se cansa de admirar o empenho da atleta, mas não se desmancha em elogios gratuitos. “A Isabela tem um vigor físico fora de série, mas está longe de ser uma jogadora pronta. Ela ainda não equilibra o movimento do braço quando faz uma jogada em alta velocidade. Às vezes solta a bola com muita força. Precisa cadenciar.”

Ex-treinador do Fluminense e ainda dando murros em ponta de faca no Rio, que não tem competição estadual adulta, Guilherme sonha em ver uma jogadora formada na cidade brilhando em 2016. Os cariocas já se preocupam com o risco de fazer parte dos Jogos apenas como torcedores, sem presença expressiva na delegação. “A vontade que o jogador precisa ter para chegar a esse nível a Isabela tem. Ela está numa batida legal, é muito responsável e determinada, além de ter talento. A presença dela na Olimpíada vai depender do tamanho dessa obstinação.”
Tarallo, por sua vez, gosta de ver o esforço da baiana. “Ela tem um espírito de luta muito acima da média. Não tem receio do jogo, nenhum medo. E fora de quadra é o tipo de jogadora que faz bem a qualquer grupo: simpática, disciplinada e amiga.”

Muitos torcedores ainda sonham com uma nova Hortência ou uma nova Paula, mas, na falta de craques como elas, uma jogadora tão empenhada na defesa não pode ser desprezada. Isabela acredita até que defender a Mangueira, que era considerada a oitava e última força da Liga Feminina e acabou em quinto, ajudou a mexer com seus brios. “A vontade de marcar é uma coisa minha que foi aflorando na Mangueira. Se a gente não defendesse muito, ia perder feio para equipes como Americana e Santo André. Conseguimos evitar muitas derrotas feias assim.”

Fonte: Jornal da Tarde

domingo, 2 de agosto de 2009

Quem poderá nos defender?

capitao_america Encerrado o Mundial Sub-19, além de lamentarmos o mau desempenho da nossa seleção,  preocupa ainda a excelente performance do continente: Estados Unidos (ouro), Argentina (bronze) e Canadá (quarto).

Uma combinação que sugere um futuro complicado para nós, com dificuldades maiores nos classificatórios para as competições internacionais em todas as categorias.

Sobre os EUA, comentários são desnecessários. Para as outras duas seleções (Canadá e Argentina) embora as derrotas sejam comuns na base, elas ainda não chegaram ao adulto.

O principal fator –acredito- é a ausência da possibilidade de ‘profissionalização’ paras as atletas nesses países.

Algo que se não mudar internamente, poderá acontecer a partir do assédio de clubes europeus a essas meninas.

Na sub-19 argentina, por exemplo, dois dos destaques da campanha de bronze já estão no exterior: Debora Fernandez (Itália) e Andrea Boquete (Espanha).

Hortência retorna ao Brasil e fala em reunião para planejar o ciclo olímpico

29b“Acabei voltando antes do que eu imaginava da Tailândia, pois tinha que estar junto a seleção adulta que vai disputar a  Copa América no Brasil.

A sub 19 começou muito bem e depois deu uma desandada, mas fiquei muito satisfeita e pude ver tudo para fazer um planejamento ideal para todas as nossas seleções.

Estou de malas prontas para a Copa América Sub 16 (…).

O que fica bem claro é que teremos que trabalhar muito, mas (…) poderemos mostrar que quando se trabalha com amor (…) e profissionalismo, tudo anda muito bem. (…)

Claro que estamos só há três meses trabalhando nesse projeto e muita coisa ainda vai ser feita, mas já estamos sentindo a diferença o dia a dia das seleções. (…)

Terça, 04/8, teremos uma reunião para planejarmos o nosso ciclo olímpico.”

Hortência, em seu blog.

Mundial Sub-19: Estados Unidos batem a Espanha e levam ouro, Argentina é bronze

USA_20090208_OGWUMIKE_NNEMKADI_5 Encerrando o Mundial Sub-19, a França derrotou a Lituânia (65-56) e ficou com a sétima posição.

A Austrália atropelou a Rússia (78-38) na disputa da quinta colocação.

A Argentina ficou com o bronze, com uma vitória sobre o Canadá (58-51).

Debora Gonzalez teve 14 pontos.

Na final, os Estados Unidos superaram a Espanha, por 87 a 71.

A ala-pivô Nnemkadi Ogwumike foi a cestinha, com 22 pontos.

Pela Espanha, Leonor Rodriguez teve 21.

A ala Marta Xargay, da Espanha, foi eleita a MVP da competição.

Além dela, a seleção do torneio contou com a  armadora lituana guard Marina Solopova, a espanhola Cristina Ouvina, a americana Nnemkadi e, por fim, a pivô australiana Beth Cambage.

sábado, 1 de agosto de 2009

Brasil vence novamente a República Tcheca e fica com a nona posição

BRA_20093107_NACIMIENTO_TATIANE_1 Depois de um início triunfante, o Brasil encerrou hoje sua participação no Mundial Sub-19, repetindo seu maior feito no torneio: vencendo a (superestimada?) República Tcheca por 75 a 70.

Com o resultado, a seleção ficou com a nona colocação (uma posição acima do resultado de 2007).

Tatiane Pacheco novamente foi a cestinha. Hoje marcou 18 pontos.

Fabiana registrou um double-double: 14 pontos e 16 rebotes.

Débora marcou 12 e Patrícia, 11.

As declarações finais de Tarallo:

Não foi a colocação desejada, pois a equipe tinha potencial para ir mais longe. Começamos bem o campeonato e terminamos em primeiro lugar no grupo. Na segunda fase não conseguimos manter as boas atuações e ficamos fora da disputa pelas primeiras posições. Precisamos continuar trabalhando esse grupo porque é uma geração promissora e ainda vai dar muitas alegrias para o basquete brasileiro.

Mais cedo, a China havia derrotado o Japão (76-59) e ficado na décima primeira posição.

Rússia e Austrália decidirão o quinto lugar, após derrotarem respectivamente França (71-53) e Lituânia (65-62).

Semifinais, mais tarde.

Os Estados Unidos bateram o Canadá com facilidade (82-51) e garantiram a primeira vaga na final.

Segunda semifinal: Argentina 49 x 67 Espanha (Começou com17 x 0 para a Espanha).

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Brasil vence o Japão no Mundial e disputa a nona colocação

Depois de quatro derrotas consecutivas no Mundial Sub-19, a seleção brasileira voltou a ganhar hoje.

Foi contra o Japão, por 62 a 56.

Destaques para Tatiane (20 pontos), Leila (14) e Mônica (11 pontos e 15 rebotes).

Com o resultado, o Brasil joga amanhã com a República Tcheca, que venceu a China (76-70), pela nona colocação do torneio.

As quartas-de-final começaram com uma grande surpresa.

O Canadá enterrou o favoritismo australiano, ao derrotar a seleção de Beth Cambage (26 pontos, 10 rebotes), por 50-49. Natalie Achonwa foi a cestinha canadense, com 16 pontos.

Os Estados Unidos passaram pela França (88-75), com 16 pontos de Nnemkadi Ogwumike e Skylar Diggins.

A Argentina derrotou a Rússia por 67 a 65, na prorrogação. Essa é a melhor campanha na história do basquete feminino argentino.

No último jogo do dia, a Espanha passou fácil pela Lituânia por 79 a 47.

Semifinais: Canadá x EUA e Argentina x Espanha.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Brasil enfrenta Japão nesta 6ª feira

A seleção brasileira sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, enfrenta o Japão, nesta sexta-feira (dia 31), às 5h15 de Brasília, na disputa do 9º ao 12º lugares do Campeonato Mundial da Tailândia, que está sendo disputado em Bangkok. Em caso de vitória, o Brasil irá enfrentar o ganhador de República Tcheca x China no sábado, valendo o nono lugar da competição.

— Na partida contra as australianas, na quarta-feira, foi possível usar todas as jogadoras e com a folga na quinta, o grupo está menos desgastado e com as baterias recarregadas. O Japão é um time que corre muito e tem um bom aproveitamento de três pontos. Vamos entrar com muita determinação para buscar a vitória e a melhor colocação possível — disse o técnico Luiz Cláudio Tarallo

Fonte: CBB

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Brasil perde da Austrália no Mundial Sub-19

AUS_20092807_CAMBAGE_ELIZABETH Como previsto, a seleção sub-19 foi derrotada pela Austrália nessa manhã.

O placar: 72-51.

Tatiane (12 pontos), Leidilânia (9 pontos e 5 rebotes) e Tainá (8 pontos), foram os destaques.

Beth Cambage foi até poupada e jogou só 17’. Suficientes para ser a cestinha do jogo, com 20 pontos.

A segunda fase foi encerrada com Espanha e Austrália invictas.

Amanhã é dia de folga e os jogos voltam na sexta.

A seleção brasileira enfrenta o Japão, na disputa da nona posição. Tchecas e chinesas também fazem parte da disputa.

Nas quartas-de-final, o panorama é mais interessante. Confira:

  • Austrália (1E) x Canadá (4F)
  • Argentina (2E) x Rússia (3F)
  • França (3E) x Estados Unidos (2F)
  • Lituânia (4E) x Espanha (1F).

No Bala na Cesta, o Fábio analisa com maestria os números da seleção de Tarallo e pede mudança.

Por falar em Tarallo, vale o registro das preciosas declarações de hoje:

“Ainda temos duas partidas para vencer e buscar a melhor classificação possível. A equipe vem mostrando bom volume de jogo em todos os confrontos, especialmente na defesa. Mas estamos pecando muito nas finalizações, o que fez o ataque não alcançar o patamar desejado. Melhoramos nos rebotes ofensivos e diminuímos o número de passes errados, mas não conseguimos converter isso em pontos, errando na hora de escolher o arremesso.”

Vale ainda a leitura de “A nossa forma de lapidar jóias”, excelente texto do Henrique Gonçalves, no Draft Brasil.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Para Tarallo, faltou "confiança"

Pela segunda rodada das oitavas-de-final do Campeonato Mundial Sub-19 Feminino da Tailândia, que está sendo disputado em Bangkok, o Brasil perdeu pela Argentina por 70 a 46 (34 a 24 no primeiro tempo). A cestinha da partida foi a argentina Débora Gonzáles, com 19 pontos. As principais pontuadoras da equipe brasileira foram as alas Joseane Bazílio e Leila Zabani, com nove pontos cada. Com a derrota, o Brasil vai disputar do 9° ao 12° lugares na sexta e no sábado. Nesta quarta-feira (7h30 de Brasília), a seleção brasileira enfrenta a Austrália no encerramento das oitavas-de-final.

— Infelizmente não conseguimos alcançar o objetivo de ficar entre os oito primeiros. Agora vamos usar o jogo contra a Austrália para nos prepararmos para as partidas de sexta e sábado e conseguir a melhor colocação possível. Começamos bem o campeonato, mas fomos perdendo a confiança depois da primeira derrota para a Lituânia. Contra a Argentina, conseguimos reagir e diminuir para três pontos uma diferença que chegou a vinte. Mas as adversárias souberam aproveitar os nossos pontos fracos e venceram a partida — explicou o técnico.

Fonte: CBB

Dai-nos paciência: Brasil perde de 24 pontos da Argentina


Com um primeiro quadro arrasador das argentinas (25-9), não sobrou pedra sobre pedra no confronto com a nossa seleção sub-19.

Placar final: 70-46.

Com o time titular absolutamente perdido em quadra (Fabiana - 5 pontos, Patrícia -2 e Tatiane - 0), os destaques foram as reservas Leila (9 pontos, 9 rebotes) e Joseane (9 pontos).

O adversário de amanhã é a Austrália, da gigante Elizabeth Folake Cambage (média de 20,6 pontos por jogo até o momento).

Vou fechar os olhos e exercitar a paciência.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

O difícil exercício da paciência

image001(220)

Narrei hoje de manhã a derrota da sub-19 para a França, ao lado do Santa Ignorância. Ficamos irritados. Recebi várias mensagens irritadas durante a transmissão. Falei com o Fábio, igualmente irritado.

Mais tarde, fui falando com outras pessoas e concordando que talvez precisemos ser um pouco mais tolerantes com essas meninas. Lembrar das condições de trabalho e treinamento em que elas foram criadas, da preparação absolutamente improvisada… Do conjunto da obra, enfim.

Mas só podemos exercer essa tolerância quando há uma perspectiva de mudança.

E me chamem de otimista, ingênuo ou puxa-saco, eu acredito que Hortência (que concorda com essa nossa indignação)  já está fazendo e pode realmente ao menos tirar nossas seleções da inércia em que se encontram.

E agora há pouco, o Renato me mandou o link do blog da Hortência e a sincera análise dela me enche de esperança que um dia a nossa bola volte a cair.

Vale a pena ler o post da Rainha todo, mas selecionei alguns trechos:

“As meninas começaram muito bem. Ganhamos da Tailândia, República Tcheca, que é terceira da Europa, e perdemos de 4 pontos para a Lituânia atual campeã européia. Vejam que maravilha! Estamos em primeiro na nossa chave. Estou bastante surpresa com as nossas meninas e feliz, pois elas estão umas verdadeiras guerreiras.

Só de pensar que se tivéssemos tido uma preparação adequada essas meninas estariam com certeza disputando o título. Fizemos um amistoso, logo que chegamos, com a Rússia, que é a segunda da Europa e ganhamos de 2 pontos.

Enfim, tenho muita coisa a fazer com esse meu novo cargo, mas é por isso que estou aqui acompanhando essas meninas de perto, para conhecer o futuro do basquete mundial e ver como teremos que agir de agora pra frente.

Estou muito animada, apesar de termos perdido muito tempo. Não sei que posição voltaremos daqui,  pois o equilíbrio é muito forte. Temos um ponto contra que é a falta de experiência, mas será a ultima vez que competiremos sem conhecer os nossos adversários.”

Para encerrar, fecho com uma frase também do Renato, que para mim foi a melhor do dia:

“Podiam ter colocado a Hortência hoje para cobrar os lances-livres, né?”

domingo, 26 de julho de 2009

Brasil perde da França no Mundial Sub-19 e encara a Argentina amanhã

FRA_20092707_PLAGNARD_ALEXIA Na abertura das oitavas-de-final do Campeonato Mundial Sub-19 Feminino da Tailândia, que está sendo disputado em Bangkok, o Brasil foi superado pela França por 59 a 48 (35 a 24 no primeiro tempo). A cestinha brasileira foi a ala Tatiane Nascimento, com 16 pontos, além de sete rebotes. Pela equipe francesa, a principal pontuadora foi Alexia Plagnard, com 15 pontos. Com os resultados desta segunda-feira, o Brasil está em terceiro lugar no grupo “E”, com seis pontos (duas vitórias e duas derrotas), atrás da líder Austrália (oito pontos) e da República Tcheca (sete pontos). O próximo confronto da seleção brasileira, patrocinada pela Eletrobrás, será nesta terça-feira (9h45 de Brasília) contra a Argentina.

 
— Infelizmente, não repetimos as boas atuações anteriores. Defendemos bem, mas cometemos muitos erros no ataque. As bolas recuperadas não resultaram em pontos. Conseguimos diminuir a diferença de onze para um ponto no último quarto. Mas vacilamos na marcação e nos minutos finais permitimos que a França abrisse novamente vantagem no placar. Agora é levantar a cabeça e passar mais confiança ao grupo, que foi o que faltou nos momentos decisivos. A equipe tem potencial e com um pouco mais de equilíbrio, podemos vencer a Argentina — explicou o técnico.
 
O Brasil jogou com Débora (2 e 6 rebotes), Patrícia (7), Tatiane (16 e 7 rebotes), Fabiana (9 e 11 rebotes) e Monica (0). Entraram: Leila (4), Leidilânia (10), Tainá (0), Cristiane (0), Amanda (0) e Joseane (0).
 
As oitavas-de-final terão ainda os seguintes jogos nesta terça-feira: Austrália x República Tcheca (5h15), Rússia x Estados Unidos (5h15), França x Lituânia (7h30), Japão x China (7h30) e Canadá x Espanha (9h45).
 
MUNDIAL SUB-19 DA TAILÂNDIA
Grupo E: Austrália, Brasil, República Tcheca, Lituânia, Argentina e França
Grupo F: Rússia, Espanha, Canadá, Estados Unidos, China e Japão.
 
PROGRAMAÇÃO – 2ª FASE
— 1ª Rodada – Segunda-feira (dia 27 de julho)
República Tcheca 72 x 60 Argentina, Estados Unidos 64 x 50 Canadá, China 62 x 67 Rússia, Lituânia 53 x 69 Austrália, Brasil 48 x 59 França e Espanha 81 x 57 Japão

Seleção Sub-19 joga contra o “bom conjunto” da França amanhã

BRA_20092507_DA_PAIXAO_TAINA A seleção brasileira sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, enfrenta a França, nesta segunda-feira (9h45 de Brasília), na abertura da segunda fase do Campeonato Mundial da Tailândia, que está sendo disputado em Bangkok. Na terça-feira (9h45), o Brasil joga contra a Argentina e na quarta-feira (7h30) é a vez da Austrália. Na primeira fase do Mundial o Brasil foi o primeiro colocado no grupo “B”, com cinco pontos (duas vitórias e uma derrota), enquanto a França terminou em terceiro no grupo “A”, com quatro pontos (uma vitória e duas derrotas).
 
— Uma vitória vai nos deixar bem próximo das quartas-de-final. Precisamos imprimir nosso ritmo de jogo desde o início para evitar uma surpresa conforme aconteceu contra a Lituânia. A seleção francesa tem um bom conjunto, três destaques individuais e faz um bom jogo de transição. Depois das boas exibições que tivemos na primeira fase, o grupo está mais confiante e temos todas as condições de alcançar mais um resultado positivo. Mas é preciso deixar claro que estamos com os pés no chão e sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente — explicou o técnico Luiz Cláudio Tarallo.
 
A primeira rodada da segunda fase terá ainda República Tcheca x Argentina (5h15), Estados Unidos x Canadá (5h15), China x Rússia (7h30), Lituânia x Austrália (7h30) e Espanha x Japão (9h45).

sábado, 25 de julho de 2009

Brasil perde, mas termina em primeiro no Mundial Sub 19

BRA_20092507_ZABANI_LEILA A seleção brasileira sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, terminou em primeiro lugar no grupo “B” do Campeonato Mundial da Tailândia, que está sendo disputado em Bangkok. Na última rodada da primeira fase, o Brasil foi superado pela Lituânia por 69 a 65 (37 a 25 no primeiro tempo), com 31 pontos da cestinha Marina Solopova. A principal pontuadora brasileira foi a ala Tatiane Nascimento, com 15 pontos. Brasil, Lituânia e República Tcheca terminaram com cinco pontos (duas vitórias e uma derrota), mas a equipe nacional levou vantagem no saldo de cestas. Na segunda fase as brasileiras terão como adversárias a França (segunda), Argentina (terça) e Austrália (quarta).

- Contra a Lituânia não fizemos um bom primeiro tempo porque não conseguimos imprimir nosso ritmo de jogo e terminamos com uma desvantagem de 12 pontos. Na etapa final, voltamos fazendo uma marcação mais agressiva e jogamos com quatro jogadoras abertas e uma pivô. Passamos a frente do placar no último período, mas nos minutos finais perdemos nos detalhes. Também não tivemos um bom aproveitamento nos chutes de três pontos (10% com 1/10) e nos lances-livres (35% com 6/17). Esses números foram abaixo do que apresentamos contra a Tailândia e a República Tcheca. Temos dois dias para corrigir esses erros. De qualquer forma, conseguimos jogar de igual para igual contra a Lituânia, campeã européia, e a República Tcheca, medalha de bronze no Europeu. Esses resultados aumentam a confiança do grupo para a segunda fase – comentou o técnico Luiz Cláudio Tarallo, que, neste domingo, junto com a comissão técnica e as jogadoras, analisará mais detalhadamente os próximos adversários.

O Brasil jogou com Débora (4pts), Patrícia (2), Tatiane (15), Fabiana (6 e 5 rebotes) e Monica (10 e 10 rebotes). Entraram: Leidilânia (4 e 5 rebotes), Leila (12), Tainá(8), Cristiane (2) e Joseane (2).

Mundial Sub-19 - III Dia

Grupo A

Argentina 60 x 58 França

Com 13 pontos de Agostina Burani, as argentinas bateram as francesas e encerraram a primeira fase com apenas uma derrota (para a Austrália). O técnico Eduardo Pinto já comentou o novo confronto com o Brasil.

Austrália 99 x 41 Coréia

As australianas lideram o grupo. Coréia, eliminada.

Grupo B

República Tcheca 97 x 45 Tailândia

Lituânia 69 x 65 Brasil

Apesar da (infeliz) derrota, o Brasil ainda ficou com a primeira colocação do grupo.

Grupo C

Rússia 93 x 41 Tunísia

Rússia encerra invicta a primeira fase. Tunísia, eliminada.

Canadá 73 x 51 Japão

Foi a segunda vitória canadense.

Grupo D

Estados Unidos 100 x 38 Mali

Espanha 77 x 75 China

Espanha sai invicta e cheia de moral da primeira fase.
 

Classificação – 1ª FASE

Grupo A
1º- Austrália – 6pts; 2º- Argentina – 5pts; 3º- França – 4pts; 4º- Coréia – 3pts
Grupo B
1º- Brasil – 5pts; 2º- República Tcheca – 5pts; 3º- Lituânia – 5pts; 4º- Tailândia – 3pts
Grupo C
1º- Rússia – 6pts; 2º- Canadá – 5pts; 3º- Japão – 4pts; 4º- Tunísia – 3pts
Grupo D
1º- Espanha – 6pts; 2º- Estados Unidos – 5pts; 3º- China – 4pts; 4º- Máli – 3pts
 

2ª FASE

1ª Rodada – Segunda-feira (dia 27 de julho)
República Tcheca x Argentina (5h15), Estados Unidos x Canadá (5h15), China x Rússia (7h30), Lituânia x Austrália (7h30), Brasil x França (9h45) e Espanha x Japão (9h45)
 
 
2ª Rodada – Terça-feira (dia 28de julho)
Austrália x Lituânia (5h15), Rússia x China (5h15), França x República Tcheca (7h30), Japão x Estados Unidos (7h30), Argentina x Brasil (9h45) e Canadá x Espanha (9h45)
 
 
3ª Rodada – Quarta-feira (dia 29 de julho)
República Tcheca x França (3h00), Estados Unidos x Japão(3h00), Lituânia x Argentina (5h15), China x Canadá (5h15), Brasil x Austrália (7h30) e Espanha x Rússia (7h30)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Brasil vence República Tcheca

A seleção brasileira sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, venceu a República Tcheca por 86 a 76 (44 a 30 no primeiro tempo) pela segunda rodada do Campeonato Mundial da Tailândia, que está sendo disputado em Bangkok. A cestinha do Brasil foi a armadora Débora Costa, com 18 pontos, além de cinco rebotes. As alas Tatiane Nacimento e Leila Zabani marcaram 13 pontos cada. Pela República Tcheca, a principal pontuadora foi Alena Hanusovu, com 17 pontos. Com a vitória, o Brasil lidera invicto o grupo “B” com quatro pontos (duas vitórias) e está garantido na segunda fase da competição. O próximo confronto da equipe, dirigida pelo técnico Luiz Cláudio Tarallo, será neste sábado (9h45 de Brasília) contra a Lituânia, campeã do Europeu 2008.

— Soubemos imprimir um ritmo forte ao jogo. A equipe da República Tcheca teve uma partida desgastante contra a Lituânia na quinta-feira e nós tiramos proveito disso, reforçando bastante a defesa. Elas também entraram sem muita atenção e nós aproveitamos para abrir uma vantagem no primeiro quarto, que fechou 20 a 9 para o Brasil. Depois, administramos o placar já sabendo que elas iriam reagir, o que só aconteceu no final do jogo — explicou o técnico.

Tarallo pode utilizar as 12 jogadoras na partida e se mostrou satisfeito com o desempenho do conjunto, que teve cinco atletas marcando dez ou mais pontos (Débora, Patrícia, Tatiane, Mônica e Leila).


— A distribuição da pontuação é um ponto muito positivo, pois mostra o equilíbrio do grupo. E mesmo as jogadoras que não pontuam tanto estão ajudando demais, tanto ofensivamente quanto defensivamente — disse Tarallo.


O Brasil jogou com Débora (18pts e 5 rebotes), Patrícia (11), Tatiane (13), Fabiana (6) e Monica (10 e 6 rebotes). Entraram: Leidilânia (9), Tainá (3), Leila (13 e duas assistências), Cristiane (2 e 4 rebotes), Damiris (0), Joseane (1) e Amanda (0).

Mundial Sub 19: Resultados do 2º dia

Além da vitória brasileira (86 x 76) sobre as tchecas, aconteceram os seguintes jogos:

Austrália 66 x 57 França
A pivô sensação australiana Elizabeth Cambage (2,03 m) marcou 38 pts (!) e 10 rebs.

Canadá 87 x 26 Tunísia
Nesse atropelamento, quem brilhou foi a canadense Kayla Alexander com 13 pts e 10 rebs.

Japão 64 x 83 Rússia
A russa Tatiana Petrushina marcou 15 pts.

Coréia do Sul 63 x 73 Argentina
A argentina Nayla Kraft (que foi de última hora pra substituir Macarena Rosset, lesionada) marcou 18 pts.

Lituânia 89 x 34 Tailândia
A lituana Marina Solopova marcou 20 pts.

Mali 35 x 89 Espanha
No terceiro atropelamento do dia, Aminata Mariko jogou sozinha por Mali, marcando 14 pts e 12 rebs. Pela Espanha, Laura Gil marcou 12 pts.

EUA 88 x 53 China
A americana Nnemkadi Ogwumike marcou 18 pts.

Brasil está ganhando a segunda partida

Estou a caminho do aeroporto, mas ñao consegui ficar sem espiar o segundo jogo da sub-19 no Mundial.

Por enquanto, vamos ganhando das tchecas (63-46).

Faltam dois minutos para encerrar o terceiro quarto.
_______________________________________________________

Atualização: O Brasil venceu por 86 a 76. A cestinha do jogo foi a armadora Débora, com 18 pontos.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Brasil estréia com vitória

A seleção brasileira sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, estreou com vitória no Campeonato Mundial da Tailândia, que está sendo disputado em Bangkok. Com 24 pontos da cestinha Patrícia Ribeiro, o Brasil ganhou da Tailândia por 104 a 45 (48 a 20 no primeiro tempo). A principal pontuadora tailandesa foi Sangtad, com 15 pontos. A equipe dirigida pelo técnico Luiz Cláudio Tarallo volta à quadra nesta sexta-feira (9h45 de Brasília) para enfrentar a República Tcheca, medalha de bronze no último Campeonato Europeu. No sábado, no mesmo horário, o adversário é a Lituânia.

— Fizemos uma boa partida, tanto na defesa como no ataque. Desde o início pressionamos a saída de bola delas e isso dificultou as ações ofensivas. Também conseguimos fazer uma boa defesa e diminuímos o bom aproveitamento dos três pontos. Além disso, fizemos um trabalho forte com as pivôs e dominamos os rebotes. Pude utilizar as 12 jogadoras e mesmo com o rodízio mantivemos o mesmo ritmo de jogo durante os 40 aminutos — analisou Tarallo.

Também nesta quinta-feira, as duas próximas adversárias do Brasil pelo Grupo B da competição se enfrentaram, com vitória para a República Tcheca por 84 a 72. A Comissão Técnica do Brasil gravou a partida para realizar uma análise junto às jogadoras.

— É uma equipe muito forte, que soube surpreender a Lituânia, atual campeã européia. Eles têm três ótimas jogadoras: as alas Katerina Bartonova (nº 9) e Klára Rosenbaumová (12) e a pivô Renáta Brezinova (14), cestinha do jogo com 16 pontos. A Katerina é bastante agressiva no ataque e a Renáta tem bom chute de três. A Klára se machucou no final da partida e não sei se enfrentará o Brasil amanhã. O time é persistente e busca resultado durante todo o jogo. Vamos analisar a gravação e, no próximo treino, trabalhar para amenizar os pontos fortes delas — disse o técnico.

O Brasil jogou com Débora (2pts), Patrícia (24), Tatiane (8 e 10 rebotes), Fabiana (9) e Monica (11 e 11 rebotes). Entraram: Leidilânia (8), Leila (15), Tainá (2), Joseane (6), Cristiane (4), Amanda (9) e Damiris (6).

Fonte: CBB