Narrei hoje de manhã a derrota da sub-19 para a França, ao lado do Santa Ignorância. Ficamos irritados. Recebi várias mensagens irritadas durante a transmissão. Falei com o Fábio, igualmente irritado.
Mais tarde, fui falando com outras pessoas e concordando que talvez precisemos ser um pouco mais tolerantes com essas meninas. Lembrar das condições de trabalho e treinamento em que elas foram criadas, da preparação absolutamente improvisada… Do conjunto da obra, enfim.
Mas só podemos exercer essa tolerância quando há uma perspectiva de mudança.
E me chamem de otimista, ingênuo ou puxa-saco, eu acredito que Hortência (que concorda com essa nossa indignação) já está fazendo e pode realmente ao menos tirar nossas seleções da inércia em que se encontram.
E agora há pouco, o Renato me mandou o link do blog da Hortência e a sincera análise dela me enche de esperança que um dia a nossa bola volte a cair.
Vale a pena ler o post da Rainha todo, mas selecionei alguns trechos:
“As meninas começaram muito bem. Ganhamos da Tailândia, República Tcheca, que é terceira da Europa, e perdemos de 4 pontos para a Lituânia atual campeã européia. Vejam que maravilha! Estamos em primeiro na nossa chave. Estou bastante surpresa com as nossas meninas e feliz, pois elas estão umas verdadeiras guerreiras.
Só de pensar que se tivéssemos tido uma preparação adequada essas meninas estariam com certeza disputando o título. Fizemos um amistoso, logo que chegamos, com a Rússia, que é a segunda da Europa e ganhamos de 2 pontos.
Enfim, tenho muita coisa a fazer com esse meu novo cargo, mas é por isso que estou aqui acompanhando essas meninas de perto, para conhecer o futuro do basquete mundial e ver como teremos que agir de agora pra frente.
Estou muito animada, apesar de termos perdido muito tempo. Não sei que posição voltaremos daqui, pois o equilíbrio é muito forte. Temos um ponto contra que é a falta de experiência, mas será a ultima vez que competiremos sem conhecer os nossos adversários.”
Para encerrar, fecho com uma frase também do Renato, que para mim foi a melhor do dia:
“Podiam ter colocado a Hortência hoje para cobrar os lances-livres, né?”