segunda-feira, 31 de janeiro de 2005

ADRIANINHA É CESTINHA NA PRIMEIRA RODADA DO RETURNO DO CAMPEONATO ITALIANO DE BASQUETE

A primeira rodada do returno do 74º Campeonato Italiano de Basquete aconteceu neste fim-de-semana (29 e 30 de janeiro). Adrianinha, capitã do Penta Faenza, foi a cestinha da partida deste domingo (30 de janeiro) contra o Meverin Parma.

A armadora marcou 24 pontos em 38 minutos em quadra, sete recuperações de bola, duas assistências e um rebote. É a sétima vez que Adrianinha é cestinha nesta edição do Campeonato Italiano.

Na mesma partida, Graziane registrou 17 pontos e 9 rebotes.

Apesar do bom desempenho de Adrianinha, o Penta Faenza perdeu para o Meverin Parma por 83 a 70, em Parma. A equipe da brasileira está em terceiro lugar na classificação, com 12 vitórias e quatro derrotas.

Com um jogo a menos, o Famila Schio, da pivô Cíntia Tuiú, soma 13 vitórias e duas derrotas e se mantém na vice-liderança da competição. O time bateu o Coconuda Maddaloni por 70 a 58, neste domingo (30 de janeiro). Cíntia converteu três pontos em 15 minutos em quadra e pegou um rebote.

Neste domingo (30 de janeiro), o Reyer Venezia, da pivô e capitã Alessandra Oliveira, levou a melhor no confronto entre brasileiras da primeira rodada do returno do Campeonato Italiano. A equipe venceu o Cari Chieti, da pivô Kelly Santos, por 70 a 58, em Chieti. O jogo, disputado ponto a ponto, foi decidido no último quarto, quando o Venezia marcou 20 pontos contra 11 do Chieti.

Kelly foi a melhor pontuadora do seu time na partida, com 16 pontos em 40 minutos em quadra, cinco rebotes e duas recuperações de bola. Em 34 minutos em quadra, Alessandra fez 16 pontos, pegou quatro rebotes e recuperou duas bolas. Zaine marcou 9 pontos e 3 rebotes. A cestinha da partida foi a armadora Francesca Modica, do Reyer Venezia, com 18 pontos.

O Reyer Venezia é o sexto colocado, com 11 vitórias e cinco derrotas. O Cari Chieti tem quatro vitórias e 12 derrotas e está na 13ª colocação.

Neste sábado (29 de janeiro), o Pool Comense, da ala Micaela Jacintho, perdeu para o Ares Ribera por 82 a 72. Kaé anotou quatro pontos em 27 minutos em quadra, uma recuperação de bola e uma assistência. Com 11 vitórias e cinco derrotas, o Comense ocupa a quinta colocação.

O Alghero, de Flávia Luisa, venceu o Bolzano por 72 a 60, com 11 pontos, 6 recuperações e 3 rebotes da brasileira. O time é o décimo quarto.

Outra brasileira que está na Itália é a pivô Patrícia Mara, que segue contratada pelo Taranto, mas espera a definição como jogadora comunitária para estrear nesta temporada.

A segunda rodada do returno do Campeonato Italiano de Basquete acontece no próximo fim-de-semana (05 e 06 de fevereiro). Os jogos são: Ares Ribera x Meverin Parma, Trogylos Priolo x Basket Bolzano, Mercede Alghero x Cari Chieti, Basket Spezia Club x Copra Alessandria, Cras Taranto x Pool Comense, Penta Faenza x Phard Napoli, Reyer Venezia x Coconuda Maddaloni e Famila Schio x Rovereto Basket.

sábado, 29 de janeiro de 2005

EL CELTA VIGOURBAN FICHA A SOELI GARVAO PARA SUSTITUIR A IVANCEVIC

El Celta Vigourban ya no se puede incluir en la pequeña lista de equipos que no han introducido cambios en su plantilla en las vacaciones de invierno. Si en el mes de diciembre se apostaba por la continuidad de Natasha Ivancevic, en las últimas horas los acontecimientos daban un giro inesperado y se producía el relevo de jugadoras extranjeras.

Por la mañana, el club le comunicaba a la serbia la rescisión de su contrato, y por la tarde anunciaba el nombre de su sustituta, la brasileña, Soeli Garvao Zakrzeski. "Ega", como popularmente se le conoce en Brasil, es una pívot de 27 años y 1,85, que desde el año 2002 militaba en el Unimed Americana, finalista esta temporada de la liga brasileira. En la clasificación final del campeonato, Ega acabó en sexta posición con una media de 11.3 puntos y 34 minutos por partido.

Fue internacional con la selección brasileña, siendo subcampeona de Suramérica en 2001 y medalla de bronce en los Juegos Panamericanos de Santo Domingo en 2003. A nivel de club, Ega fue bicampeona paulista en 2000 y 2001 con Ourinhos y con Americana respectivamente, subcampeona con Americana en 2002 y 2004; subcampeona del Nacional en 2002; campeona paulista en 2003 y, en ese mismo año, campeona del Nacional.

La nueva pívot del Celta Vigourban llegará a Vigo mañana, sábado, para ser presentada oficialmente el lunes en rueda de prensa. Sin lugar a dudas puede ser el complemento perfecto para la otra brasileña del club, Leila de Souza. La intención de la entidad celeste es agilizar lo más rápido posible los papeles e intentar que la jugadora debute el sábado de la semana que viene en As Travesas ante el Canoe madrileño.

Presión
Ega viene a sustituir a la yugoslava Ivancevic. Natasha no con consiguió sacarse en los meses que estuvo en Vigo la presión de encima. Su juventud, en mayo cumplirá 24 años, fue un serio hándicap que hizo imposible que desarrollara su verdadero juego. Jugó un total de once partidos, en los que posee un promedio de 17 minutos por partido con 49 puntos, y un 46% en el tiro de dos y un 52% en tiros libres. Veintisiete Rebotes y cuatro asistencias son los números de la serbia.

La serbia conocía ayer por la mñana la noticia de la rescisión de su contrato de manos del presidente, Paco Araújo. Por la tarde se entrenaba con el resto de sus compañeras en el pabellón de As Travesas, ya que hoy viajará con el resto del equipo a Ibiza, donde mañana jugará su último partido con la camiseta celeste ante el Puig D´en Valls.


Fonte: Liga Femenina
CÍNTIA TUIÚ É DESTAQUE NO FAMILA SCHIO E VICE-LÍDER DO CAMPEONATO ITALIANO DE BASQUETE

Com um jogo a menos, o Famila Schio, equipe da pivô Cíntia Tuiú, vem fazendo uma grande campanha e ocupa a vice-liderança do 74º Campeonato Italiano de Basquete, competição de alto nível que reúne algumas das principais jogadoras da atualidade de vários países da Europa, dos Estados Unidos e da Austrália, além de nove brasileiras. Cíntia Tuiú, que fez um double-double na última rodada, tem 94 pontos, 63 rebotes e nove assistências em dez jogos disputados.

Além de Cíntia, o Famila Schio tem como principais jogadoras a australiana Penny Taylor e a norte-americana Bethany Donaphin, do New York Liberty. O Phard Napoli, time que lidera o Campeonato Italiano, conta com a portuguesa Mary Andrade, a norte-americana Victoria Bullett e a francesa Nicole Antibe. O Coconuda Maddaloni, que enfrenta o Schio neste domingo (30 de janeiro), tem Betty Lennox, MVP da última temporada da WNBA pelo Seattle Storm, e a pivô eslovena Rankica Sarenac. O Reyer Venezia tem como cestinha a pivô Alessandra Oliveira, com 203 pontos em 13 jogos, além da francesa Cathy Melain e da italiana Francesca Modica. O atual campeão italiano Pool Comense tem como cestinhas Laura Macchi, Nevriye Yilmaz e Micaela Jacintho, a Kaé. O Rovereto Basket tem a pivô alemã Linda Frohlich e a norte-americana Tamecka Dixon. O Cras Taranto conta com as norte-americanas Simone Edwards e Vicki Hall. O Penta Faenza tem na capitã Adrianinha, cestinha da equipe com 249 pontos em 15 jogos, seu principal reforço, além de Emilija Podrug e Simona Ballardini. Nesse cenário de grandes forças mundiais, as atletas brasileiras mostram o seu talento e são destaque em suas equipes.

A primeira rodada do returno do Campeonato Italiano acontece neste fim-de-semana (29 e 30 de janeiro). O Famila Schio, vice-líder com 12 vitórias e duas derrotas, encara o Coconuda Maddaloni neste domingo (30 de janeiro), às 14h (horário de Brasília), em Caserta.

– O Coconuda Maddaloni é um time com jogadoras experientes, principalmente a norte-americana Betty Lennox, cestinha da equipe. Não vai ser a mesma facilidade do turno, quando vencemos por 75 a 64. Será um jogo bem equilibrado. Nosso objetivo é ganhar. Também queremos a vitória na nossa última partida para finalizar o turno, contra o Meverin Parma, no dia 9 de fevereiro. Precisamos vencer para terminar o turno em segundo lugar, o que nos dará uma grande vantagem. Os dois primeiros colocados no final do turno do Campeonato Italiano já estão classificados para a semifinal da Copa Itália. Pela primeira vez, temos cinco jogadoras no time que pontuam e uma de nós sempre se destaca. Estou fazendo uma boa temporada e espero continuar ajudando a minha equipe – afirma Cíntia Tuiú.

O Penta Faenza, de Adrianinha, joga contra o Meverin Parma neste domingo (30 de janeiro), às 14h (horário de Brasília), em Parma. O time da armadora brasileira está em terceiro lugar, com 12 vitórias e três derrotas.

– Não será um jogo fácil. O Meverin Parma mudou muito. As jogadoras começaram a temporada precisando de entrosamento, mas ganharam conjunto. A equipe está disputando a Euroliga e tem uma das principais cestinhas do campeonato, a armadora Gordana Grubin. Vencemos no turno por 74 a 64, mas esse será um jogo bem diferente. Estamos estreando no returno com muita disposição. Nosso time está disputando duas competições e estamos nos saindo muito bem. Na Eurocopa FIBA, ganhamos a vaga para o Final Four da Conferência Oeste. No Campeonato Italiano, estamos entre os primeiros colocados e não podemos perder esse espaço. Por isso, existe muito empenho de todo o grupo e muita confiança no nosso trabalho – conta Adrianinha.

As pivôs brasileiras Alessandra Oliveira, do Reyer Venezia, e Kelly Santos, do Cari Chieti, se enfrentam neste domingo (30 de janeiro), às 14h (horário de Brasília), em Chieti. O Reyer Venezia soma dez vitórias e cinco derrotas e está na sexta colocação. O Cari Chieti, 13º colocado, tem quatro vitórias e 11 derrotas.


– Nosso time não teve descanso, participando de duas competições fortes ao mesmo tempo. Mas isso também nos deu mais ritmo de jogo e entrosamento. Vamos jogar fora de casa neste domingo (30 de janeiro), em Chieti. Queremos a vitória para ganhar mais dois pontos na classificação. Estamos treinando bastante para melhorar a nossa posição no Campeonato Italiano e para participar do Final Four da Conferência Oeste da Eurocopa FIBA – comenta Alessandra, capitã do Reyer Venezia.

– Sempre jogamos melhor em casa e começamos o returno mais bem preparadas. Perdemos para o Reyer Venezia no turno por 79 a 50. Esse jogo foi complicado, nosso time ainda estava se conhecendo. O Venezia tem uma equipe muito forte. No domingo (30 de janeiro), vamos procurar dificultar o máximo possível o jogo delas fazendo uma defesa de pressão para atrapalhar o ataque. Também vamos tentar ter mais velocidade no contra-ataque e não desperdiçar bolas. Tivemos derrotas por poucos pontos, errando nos detalhes. Esperamos corrigir esses erros nessa fase da competição – analisa Kelly.

Neste sábado (29 de janeiro), às 16h30 (horário de Brasília), o Pool Comense, da ala Micaela Jacintho, enfrenta o Ares Ribera. Com 11 vitórias e quatro derrotas, a equipe de Kaé é a quarta colocada.

– O Ares Ribera está em 12º lugar, mas venceu algumas equipes favoritas. Não podemos subestimar o seu jogo. O Pool Comense tem uma cobrança muito grande porque é o atual campeão italiano. Para conquistar o bicampeonato, não podemos perder das equipes que estão abaixo de nós na tabela e ainda temos que vencer as que estão em melhor posição. Essa partida vai ser bastante tensa, principalmente porque vamos jogar fora de casa. Nossa equipe deve demonstrar mais vontade e mais determinação para conseguir as vitórias necessárias no returno. Espero melhorar o meu desempenho. No início da competição, estava me recuperando de uma cirurgia no tendão de Aquiles. Agora sei que posso render mais e vou me dedicar bastante – garante Kaé.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2005

O Baby da Paty



A cestinha Paty Perandini começa 2005 com sua cesta definitiva: o nascimento da bela Barbara Luiza.

Bárbara nasceu no último dia 24.

Nossos beijos a Paty e família e nossos desejos de muita saúde e felicidade a Babi, filha de basqueteiros e paparicada pela tia-coruja-basqueteira Luciana Perandini.


Basquete da Unimep está de volta

Depois de cumprir uma excelente campanha em 2004, quando foi campeã da Liga Regional, campeã dos Jogos Regionais, 4º lugar nos Jogos Abertos e Vice Campeonato Paulista da Série A2, a equipe de basquete feminino da Unimep retorna aos treinamentos dia 31 de janeiro em meio a incertezas.
Foram 40 jogos em 2004, com 31 vitórias e 9 derrotas, marcando 3.432 pontos a favor e 2.256 pontos contra, com saldo positivo de 1.176 e média de 85,8 pontos por partida. Esses resultados garantiram a equipe unimepiana o direito de disputar a Série A1 do Campeonato Paulista da Divisão especial, que é considerada e elite do basquetebol.
O retorno do time acontece em razão da preparação para futuros compromissos e a volta às aulas das atletas. Mas a participação na Série A1, ainda é incerta. Mesmo com respaldo da Prefeitura, através da Selam e o compromisso com o Instituto Educacional Piracicabano, os valores não são suficientes para enfrentar a disputa, que exige mais investimentos.
A direção da A. D. Unimep tem mantido contatos com empresas locais e trabalha contra o tempo devido ao início do campeonato marcado para 19 de fevereiro e as inscrições se encerram no dia 14.

Comissão Técnica faz sua parte

A técnica Branca e a Comissão Técnica estão planejando as atividades para 2005 e mantendo o contato com as jogadoras. A necessidade de reforços, dado o alto nível da Série A1 e a pouco tempo para o início do campeonato são as maiores dificuldades do time.
"A grande tradição de Piracicaba em basquete e o alcance social do esporte principalmente para crianças e jovens, que se espelham nos atletas parecem não sensibilizar os empresários de Piracicaba", lamenta Branca.
Ela afirma que se não houver possibilidade de disputar a Série A1, ela deixará a equipe.

Farnell-Newark InOne patrocina projeto social da jogadora Magic Paula

O acordo viabilizará um novo núcleo do projeto Passe de Mágica, que levará esporte e cidadania para cerca de 100 crianças em Diadema





Para marcar o início de 2005 e dentro de sua política de responsabilidade social, a Farnell-Newark InOne, líder mundial em distribuição de componentes eletroeletrônicos, anuncia a parceria com a jogadora Maria Paula Gonçalves da Silva, a "Magic Paula", para o patrocínio do projeto social Passe de Mágica, criado e coordenado pela atleta campeã do basquete.

Com o acordo, será estabelecido um novo núcleo do projeto Passe de Mágica, sob a coordenação de Magic Paula e Branca , atenderá, 100 crianças de 7 a 15 anos. Além de duas aulas semanais de basquete, que acontecerão nas instalações esportivas cedidas pelo SENAI "Manuel Garcia Filho"localizado em Diadema, serão oferecidos uniformes e lanches, além de noções de cidadania e ecologia.

"O objetivo é utilizar o esporte como uma ponte na transformação pessoal de cada criança participante, despertando consciência cidadã, disciplina, sociabilidade e o respeito com o próximo", afirma a jogadora que foi recebida na sede da Farnell-Newark InOne para a assinatura e oficialização do patrocínio.

De acordo com Stuart Silk, gerente geral da Farnell-Newark InOne no Brasil, o projeto envolverá recursos captados através das vendas do novo site da empresa www.farnell-newarkinone.com.br lançado no final do ano passado. Para toda compra acima de R$ 100,00 feita pelo Web Site , 1% do valor irá para o Projeto Passe de Mágica. O lançamento oficial do projeto em Diadema acontecerá no próximo dia 17 de Fevereiro, nas instalações do Senai.

Sobre a Farnell-Newark InOne

A Farnell-Newark InOne iniciou suas atividades no Brasil em 1998, como Farnell do Brasil, trazendo para o país três grandes novidades no segmento de distribuição de componentes eletroeletrônicos e instrumentos de teste e medição: venda por catálogo, entrega sem valor ou quantidade mínima e disponibilidade imediata de cerca de 20.000 produtos.

Em 2002, além da linha de produtos Farnell (Inglaterra), foi incorporado também a gama de produtos da Newark ( EUA ), proporcionando desta maneira, soluções com mais de 500.000 mil itens. Nos últimos três anos, a Farnell-Newark InOne recebe os prêmios "Best Suplier" e "Top Five" concedidos por respeitadas publicações da área. E em 2003, absorve as operações da Tektronix no Brasil passando a ser seu Distribuidor Master para o mercado brasileiro.

terça-feira, 25 de janeiro de 2005

Gilmara é a nova sensação da Liga Portuguesa



Caso se concretizem algumas transações que se comentam nos últimos dias, 2005 será o ano recorde de êxodo de atletas brasileiras.

O mais novo caso é a talentosa pivô Gilmara Justino, a Gil, que estreou captando a atração de todos na Liga Portuguesa.

Gilmara está no Algés Dafundo. No fim-de-semana, seu time bateu o Academico, por 97 a 56.

Gilmara marcou 32 pontos e pegou 17 rebotes.

A vitória valeu ainda a classificação para as quartas da Taça de Portugal.

Na Liga, o time é o nono.
Janeth agora exige tratamento de estrela na WNBA


MARCELO VIANA



Tetracampeã pelo Houston Comets, ela quer voltar a defender a equipe em 2005, mas vai exigir viagens ao Brasil e quarto particular quando o time viajar

Ourinhos - A cestinha Janeth comemora mais um título na carreira e já projeta mais conquistas. Depois de ganhar seu quarto título nacional pelo Ourinhos, ela deve disputar novamente a WNBA pelo Houston Comets, mas promete que fará exigências para assinar novo contrato. A primeira-dama do basquete brasileiro quer tratamento de estrela na terra do Tio Sam, como mais passagens aéreas para o Brasil e quarto exclusivo quando o time viajar durante a temporada.

O interesse do Houston em seu retorno é um fato, tanto que o técnico da equipe, Van Chancellor, deve vir ao Brasil negociar o novo contrato, que poderá ter um ou dois anos. A cestinha não disputou a temporada passada por causa da preparação da seleção brasileira para as Olimpíadas. Não esconde que deseja voltar, mas não abre mão das regalias. “Quero uma valorização maior por tudo o que eu já fiz”, disse a jogadora, que já ganha carro e moradia do clube.

No Brasil, mordomias como essa poderiam ser fatais para a união de uma equipe, mas Janeth garante que isso não é problema nos EUA. “Lá é muito normal e seria encarado numa boa”, garante a cestinha, que teria que se apresentar ao clube em abril para a pré-temporada. O torneio começa em maio. Ela não descarta, porém, disputar o Campeonato Paulista, que deve começar no final de fevereiro.


Desfile

Janeth comemorou muito o inédito título de Ourinhos. Após a decisão, o time desfilou em carro do Corpo de Bombeiros pela cidade. No ano anterior, a equipe havia sido vice-campeã nacional, perdendo a taça justamente Americana, que desta vez foi vice. “Aquela derrota (do ano passado) estava engasgada, porque perdemos no finalzinho. Agora, tínhamos um grupo consciente e entrosada. Estou muito feliz com nosso trabalho e o resultado.”

Cestinha da final com 29 pontos e do torneio com média de 18,4 pontos por jogo, a lateral dedicou a conquista à torcida local, que sempre lota o ginásio Monstrinho. “É empolgante. A torcida participa e vibra o tempo todo.” Por esse motivo, apesar de ter conquistado pela quarta vez em sete edições o Campeonato Nacional, ela acredita que esse título tenha sido diferente. “Foi como se eu tivesse vencido pela primeira vez, porque foi a primeira vez para a torcida de Ourinhos.”

Cestinha disputou finais com dor



Ourinhos - A dor faz parte do esporte competitivo, e Janeth sabe bem disso. Ela confessou ontem que jogou as finais do Campeonato Nacional no sacrifício, por causa de dores no tendão patelar do joelho direito que a incomodam desde o final do ano, após o Natal. Agora, quer descansar e tratar com calma da contusão.

Na reta final do torneio, Janeth evitou até treinar para não correr riscos. Mesmo assim, teve que tomar antiinflamatórios para poder entrar em quadra. Um tombo durante uma das partidas piorou a situação. “Eu estava atuando com dor, mas valeu a pena.”

A cestinha acredita que a contusão não tenha tido influência em seu desempenho no play-off final. Além de maior pontuadora, ganhou o prêmio de melhor jogadora do torneio. Na final, ajudou Ourinhos a fechar o play-off contra Americana por 3 a 1. Ontem mesmo deixou a cidade e foi para Santo André, onde mantém projeto social no basquete.


Fonte: Diário de São Paulo


“Não vou fazer do Centro trampolim para nada”

ALESSANDRO LUCCHETTI

Paula reassume a diretoria do Centro Olímpico do Ibirapuera dizendo que sua ambição, no cargo de segundo escalão, é ser de alguma forma útil ao esporte
A casa é modesta e antiga, mas está arrumadinha. Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, 42 anos, reassumiu esta semana a diretoria do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa do Ibirapuera depois de ter promovido a faxina mais drástica, em sua primeira passagem pelo cargo, de 2001 a 2003. Paula deixara o centro para assumir a Secretaria de Esporte de Alto Rendimento, a convite do ministro do Esporte, Agnelo Queiroz.

Frustrada com sua passagem por Brasília, a ex-jogadora de basquete diz que abraça o cargo de segundo escalão, como o próprio prefeito José Serra a ele se refere, com a certeza de que pode ajudar a fazer algo pelo esporte.


DIÁRIO — Como você compara este momento, em que assume a diretoria do Centro, àquele de quatro anos atrás, quando chegou aqui?

Paula — Este momento é bem mais tranqüilo. Já temos um conhecimento de como anda a máquina. Não vivemos mais aquele sufoco de encarar todas as instalações deterioradas, mas ainda está longe do que a gente quer.

Como você quer ver o Centro quando chegar ao fim esta sua passagem por ele?

O Centro Olímpico pode ser bem mais do que é, pode até funcionar como um Centro de Treinamento para seleções de categorias menores, mas é necessário modernizar suas instalações. Nós não conseguimos também segurar os atletas que formamos aqui. Perdemos 123 atletas no ano passado. Não temos recursos para oferecer uma ajuda de custo, apenas passes para o transporte e um lanche. Mas minhas metas principais são duas: aumentar o número de modalidades oferecidas — hoje temos 11 — e melhorar as instalações.

Serra está fazendo cortes orçamentários e vem apregoando um discurso de austeridade. Como você vê a perspectiva de conviver com essas limitações de dinheiro?

Temos uma verba de uma parceria com o Ministério, de R$ 1 milhão. É exigida uma contrapartida da prefeitura de R$ 200 mil para que haja a liberação. O Serra autorizou a fazer. Ele disse que não se pode desperdiçar uma verba pública que já foi conseguida. Mas não tenho medo de trabalhar sem dinheiro. No meu primeiro ano aqui, 2001, não tive orçamento nenhum. Fizemos parcerias interessantes com a Unifesp, por exemplo. Vou ter de usar a criatividade, isso não vai me impedir de trabalhar.

Você deixou o Centro Olímpico para assumir um cargo no Ministério. Quais são suas ambições agora?

Minha proposta é trabalhar. Não tenho ambições, senão realizar alguma coisa pelo esporte. Aqui eu posso ser útil. O Centro Olímpico para mim não é trampolim para nada. Quero me realizar aqui, um lugar onde eu já estive e coloquei as coisas para funcionar, um lugar que tem a minha cara. Em Brasília me cobravam um perfil político. Eu quero fazer, não dizer.

Qual o legado que te deixa a Ana Moser? (diretora do Centro no final do mandato de Marta Suplicy).

Ela aperfeiçoou algumas coisas. O trabalho tem continuidade. Até minhas gavetas estão como deixei.

Fonte: Diário de São Paulo

Antônio Carlos Vendramini

Aos 54 anos, Antonio Carlos Vendramini fez história ao conquistar seu terceiro título do Nacional Feminino, sendo único técnico a vencer a competição mais de uma vez. A equipe do FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos derrotou o Unimed/Americana por 3 a 1 na série final, fechando o playoff em casa para delírio da torcida de Ourinhos que lotou o Ginásio Monstrinho e comemorou o primeiro título nacional do clube. Vendramini participou de todas as sete edições do Nacional Feminino e esteve presente em seis finais. O técnico também foi campeão em 1998, pela equipe do Fluminense e em 2000, pelo Paraná Basquete. Foi vice-campeão em 99, 2001 e 2003. Em 2002, ficou em quinto lugar dirigindo o Dom Bosco (MS). Em 20 anos como técnico proffisional, Vendramini acumula outras importantes conquistas: duas vezes campeão mundial de clubes, campeão pan-americano, quatro vezes campeão sul-americano, nove vezes campeão paulista e cinco vezes campeão da Taça Brasil. Tais marcas deste profissional um dos grandes nomes do basquete brasileiro. Há um ano e meio em Ourinhos, Vendramini divide suas funções de técnico da equipe adulta com a supervisão técnica do Projeto Gente Feliz, que incentiva a prática do basquete para crianças nas escolas estaduais da cidade. Veja também

Como foi a trajetória do Ourinhos na conquista do título?

Começamos com muita irregularidade na fase de classificação. Aliás, a primeira etapa do campeonato teve um nível técnico um pouco baixo no geral. Nos playoffs melhorou, permaneceram mesmo as equipes mais fortes equipes e as partidas ficaram melhores. A partir das quartas-de-final contra Guarulhos, nós jogamos com mais raça, corrigimos os erros e entramos com mais concentração nas partidas. Na série final, a vitória sobre Americana fora de casa nos deixou muito confiantes, pois levamos dois jogos para Ourinhos, onde a torcida nos dá um apoio fantástico, com sua alegria contagiante. Nosso compromisso então foi ser campeão na nossa cidade, sem levar a disputa para a quinta partida em Americana. E conseguimos dar a esse povo a felicidade do título inédito.


Qual a receita para o sucesso de Ourinhos?


União, disciplina e garra. Tecnicamente o que fez a diferença em nosso time foi a regularidade defensiva. A marcação forte funcionou bem e deu tranqüilidade para a equipe nos contra-ataques. A experiência de algumas jogadoras, como Janeth, por exemplo, ajudou muito as mais jovens nos momentos de decisão. Cada atleta se empenhou ao máximo dentro de suas características, além da Janeth, que apareceu na hora exata e deu um show nos playoffs.


Mas também não teve a ajuda de um “bolo da sorte”? Conte essa história.

É uma coisa muito engraçada que mostra bem o clima de amizade e bom humor da nossa equipe. Minha esposa Alba, que sempre me apoiou, fez uns docinhos e entregou para as meninas no dia de uma partida contra o Guaru nas quartas-de-final, junto com um bilhetinho de boa sorte. Foi um sucesso e vencemos. Depois ela levou um bolo para a gente em um treino antes de mais um jogo. A partir de então o grupo todo começou a dizer que o bolo dava sorte e ela não podia mais parar de cozinhá-lo. Na final, foi a mesma coisa, antes de cada jogo ela distribuía o bolo e foi assim até a sermos campeões.


Para você quais foram os destaques do Nacional?

Na armação, além da Fabianna (São Caetano), a Betânia (Ourinhos) foi uma grata surpresa. Era uma jogadora que costumava atuar poucos minutos mas amadureceu muito aqui em Ourinhos e foi fundamental nos playoffs. Chuca e Janeth (Ourinhos) foram os destaques nas laterais. As pivôs Ega (Ourinhos) e Kátia (Santo André) foram referências em suas equipes e me impressionaram muito. Eu destaco ainda o trabalho super competente de dois grandes treinadores: Paulo Bassul (Americana) e Norberto Borracha (São Caetano). São ótimos profissionais que estão no basquete há bastante tempo, desde que eram assistentes técnicos. O Borracha trabalhou comigo muitos anos e fico extremamente feliz e orgulhoso de ver como ele está bem treinando a equipe do São Caetano.


Você está em Ourinhos há um ano e meio. Como avalia o seu trabalho?

Fui contratado inicialmente para treinar o time adulto, mas não consigo ficar longe das categorias de base. Sinto necessidade de desenvolver uma filosofia de trabalho em todas as faixas etárias Fiz isso em quase todas as cidades em que trabalhei, como Presidente Prudente, Sorocaba, Paulinea, Americana e no Paraná, onde o Centro de Excelência do Estado do Paraná atendeu a 14 mil crianças quando estive lá entre 1999 e 2001. Fico muito feliz ao ver o resultado desses dezoito meses de trabalho aqui em Ourinhos. Temos equipe de competição nos colégios Objetivo e COC desde o mirim. Essa categoria inclusive foi campeã brasileira dos Jogos Escolares deste ano, em Brasília. A torcida abraçou completamente a idéia e incentiva a nossa equipe adulta com uma alegria contagiante, sempre lotando o ginásio Monstrinho e vivendo intensamente o basquete na cidade.


Fale um pouco sobre o Projeto Gente Feliz.


É um projeto patrocinado pelo Pão de Açúcar que tem como objetivo incentivar a prática do basquete entre as crianças da rede estadual de ensino aqui em Ourinhos. Acho que o esporte é uma das melhores formas de ajudar as crianças a superar as dificuldades da vida. Eu trabalho como supervisor técnico, organizando cursos e ajudando na capacitação dos professores. Alguns que se destacam são encaminhados para as equipes de competição das categorias de base de Ourinhos, mas a meta principal não é detectar talentos e sim incentivar essas meninas a terem uma opção útil de lazer, no caso o basquete, que só ajuda no desenvolvimento físico e emocional dos praticantes.


Quais os seus planos para o futuro?

Estou analisando a proposta que recebi de Ourinhos para ficar mais uma temporada e ainda não sei o que vou fazer em relação a isso. Este ano eu gostaria também de retomar o meu mestrado em Ciência do Esporte na Unicamp. Se eu conseguir um dia na semana na minha agenda corrida, volto para os estudos.


Quais as características de um bom técnico?

Além, claro, de conhecimento, o profissional que treina uma equipe dever ter liderança e bom senso para poder ajudar o grupo a se desenvolver e superar as dificuldades. E, na minha opinião, o mais importante é ter uma relação de amizade com as atletas. Eu, por exemplo, prefiro montar o meu time, não gosto muito de encontrar o elenco pronto. Um ambiente de união e respeito influi diretamente no resultado em quadra.


Fonte: CBB
Iziane nas semifinais da Copa da Rússia

El Ekaterinburg de Iziane, vivo en la Copa.

Sección de Internacional - 25 Ene 2005
El UMMC de Ekaterinburg, equipo en el que juegan nuestras jugadoras Iziane Castro y Yolanda Griffith, acaban de apear de la Copa Rusa, al Dynamo de Novosibirsk, tras vencerle por (77-67), en el partido de vuelta. En la ida, las de Ekaterinburg, ya habían vencido también por (77-81).

Iziane Castro, sigue demostrando en Rusia, que es una verdadera “killer”, ya que la joven internacional brasileña, anotó 22 puntos en los 30 minutos que permaneció en la pista, capturando, además 3 rebotes y repartiendo 2 asistencias. Nuestra jugadora, anotó 6 de los 9 lanzamientos que realizó de dos puntos, 2 de los 4 que intentó desde más allá de la línea de 6,25 y 4 de los 5 tiros libres. ¡Todo un espectáculo!

Por su parte, Yolanda Griffith, anotó 23 puntos y capturó 11 rebotes, en los 31 minutos que estuvo en pista. La internacional americana, anotó 11 de sus 15 tiros de campo, pero tan sólo 1 de sus 5 lanzamientos desde el tiro libre.

Con este resultado, el Ekaterinburg, se mete de lleno en la Final Four de la Copa de Rusia, que se disputará en Ekaterinburg entre los días 16 al 18 de Febrero, y en la que estarán los cuatro mejores equipos rusos, el UMMC de Ekaterinburg, el VBM-SGAU de Samara, el Dynamo de Moscu y el Nadezhda de Orenburg.


Fonte: Prodep

GESTO DE SOLIDARIEDADE DAS ATLETAS DO TIME DE ADRIANINHA

O ano de 2005 começou com um pouco mais de tranqüilidade para a Caminhar, uma ONG formada pela Associação das Famílias, Pessoas e Portadores de Paralisia Cerebral. A entidade, localizada na cidade de Franca, em São Paulo, recebeu uma doação da armadora Adrianinha e das demais atletas da equipe italiana do Penta Faenza, no final de dezembro.

A idéia da doação partiu da secretária do Penta Faenza Bice Ferraresi. Ela colabora com um orfanato na África chamado Casa Feliz, que trata de crianças portadoras do vírus da Aids e utiliza medicamentos brasileiros comprados a preço simbólico. Pensando nessa ajuda que o Brasil oferece, Bice quis fazer algo em troca para o país.

As jogadoras do Penta Faenza aprovaram a idéia e todas decidiram reverter o dinheiro que seria gasto pelo clube com presentes de Natal para a equipe para ajudar uma instituição brasileira. Coube à Adrianinha, capitã do time italiano, indicar a entidade para receber a doação. A armadora lembrou das dificuldades que um grupo de pais enfrenta em Franca, sua cidade natal, para manter a Caminhar, responsável pelo atendimento a portadores de paralisia cerebral.

A presidente da Caminhar Elizabete das Graças de Melo Salloun, mãe de uma criança portadora de paralisia cerebral, conta que a entidade tem poucos anos de atuação, muitos objetivos e muitas metas a alcançar, mas luta com a falta de dinheiro. Emocionada, ela agradeceu a ajuda.

– Quero agradecer imensamente a essas atletas e dizer a elas que ajudaram pessoas portadoras de paralisia cerebral, dependentes de tratamento adequado e de muita atenção. A ação dessas meninas foi recebida como uma benção e elas serão recompensadas por esse gesto que chegou numa hora em que tanto precisávamos. Também agradeço à Bice Ferraresi pela intenção de ajudar uma instituição necessitada no Brasil. Como uma força divina, a Caminhar foi premiada. Asseguro que essa doação tem um valor extremo, pois está sendo bem empregada e trouxe alívio e apoio ás pessoas atendidas pela nossa entidade – afirma Elizabete.

A Caminhar trata de cerca de 50 crianças e adultos e também atua no treinamento de profissionais de escolas municipais para que eles recebam as crianças portadoras de paralisia cerebral de forma adequada, reintegrando-as à sociedade. As doações dão continuidade ao trabalho da entidade, atualmente ameaçado pela falta de auxílio. Mais informações no site www.caminhar.org.br.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

TIMES DE ADRIANINHA, ALESSANDRA, CÍNTIA TUIÚ E MICAELA GARANTEM VAGA PARA A COPA ITÁLIA

Neste domingo (23 de janeiro), foi realizada a 15ª e última rodada do turno do Campeonato Italiano de Basquete. Com os resultados de hoje (23 de janeiro), as equipes de Adrianinha (Penta Faenza), Alessandra Oliveira (Reyer Venezia), Cíntia Tuiú (Famila Schio) e Micaela Jacintho (Pool Comense) garantiram a classificação para a Copa Itália, que acontece de 18 a 20 de março.

Os times das brasileiras ganharam a vaga para a Copa Itália porque ficaram entre os seis primeiros colocados ao final do turno do Campeonato Italiano. As outras duas equipes classificadas são o Phard Napoli e o Meverin Parma.

O ginásio PalaBubani, em Faenza, vai sediar a 13ª edição da Copa Itália. O atual campeão da competição é o Famila Schio, de Cíntia Tuiú.

Pela última rodada do turno do Campeonato Italiano, o Penta Faenza derrotou em casa o Coconuda Maddaloni de Betty Lennox, MVP da última edição da WNBA, por 89 a 60. A armadora e capitã Adrianinha foi a cestinha da partida, com 24 pontos em 35 minutos em quadra, oito rebotes, quatro recuperações de bola e uma assistência. O Penta Faenza subiu do quarto para o terceiro lugar, com 12 vitórias e três derrotas.

O Reyer Venezia, de Alessandra Oliveira, tem dez vitórias e cinco derrotas e está em sexto lugar. Neste domingo (23 de janeiro), o time perdeu em casa para o Meverin Parma por 74 a 66.

A capitã do Reyer Venezia Alessandra foi destaque na competição. A pivô fez um double-double e foi a melhor reboteira da rodada, com 21 pontos e 14 rebotes.

Alessandra também foi a cestinha da partida, junto com a companheira de equipe Cathy Melain e Michelle Snow, do Meverin Parma, ambas com 21 pontos. Nos 40 minutos em que esteve em quadra, a brasileira recuperou três bolas.

O Famila Schio, da pivô Cíntia Tuiú, venceu o duelo contra o Pool Comense, da ala Micaela Jacintho, por 75 a 51. O confronto aconteceu neste domingo (23 de janeiro), em Schio.

Cíntia Tuiú fez um double-double e ajudou a sua equipe a conquistar a 12ª vitória. A pivô atuou durante 36 minutos, converteu 11 pontos, pegou 11 rebotes e fez uma assistência. Já Kaé anotou quatro pontos em 34 minutos em quadra, quatro rebotes e quatro recuperações de bola.

O time de Cíntia Tuiú ainda precisa disputar a sua última partida do turno. O confronto da rodada passada (16 de janeiro) teve que ser adiado para o dia 9 de fevereiro. A equipe adversária, Meverin Parma, não conseguiu voltar para a Itália a tempo, depois de uma participação na Euroliga, por causa da neblina que atrapalhou o funcionamento de alguns aeroportos italianos.

Com um jogo a menos, o Famila Schio soma 12 vitórias e duas derrotas e se mantém na vice-liderança do Campeonato Italiano. Independente do resultado do dia 9 de fevereiro, o time já garantiu a classificação para a Copa Itália. O Pool Comense está na quarta colocação, com 11 vitórias e quatro derrotas.

Neste domingo (23 de janeiro), o Cari Chieti, da pivô Kelly Santos, perdeu para o Ares Ribera por 93 a 79. Kelly marcou seis pontos em 25 minutos em quadra, quatro rebotes e uma recuperação de bola. O Cari Chieti é o 13º colocado, com quatro vitórias e 11 derrotas.

A primeira rodada do returno do Campeonato Italiano de Basquete acontece no próximo domingo (30 de janeiro). Os confrontos são: Pool Comense x Ares Ribera, Famila Schio x Coconuda Maddaloni, Meverin Parma x Penta Faenza, Phard Napoli x Basket Spezia Club, Rovereto Basket x Trogylos Priolo, Basket Bolzano x Mercede Alghero, Cari Chieti x Reyer Venezia e Copra Alessandria x Cras Taranto.



CAMPEONATO ITALIANO:

TURNO: de 17/10/2004 a 23/01/2005

RETURNO: de 30/01/2005 a 20/04/2005

15ª RODADA – TURNO

23/01/2005

Basket Spezia Club 102 x 59 Basket Bolzano

Penta Faenza 89 x 60 Coconuda Maddaloni

Trogylos Priolo 99 x 65 Copra Alessandria

Phard Napoli 73 x 56 Rovereto Basket

Famila Schio 75 x 51 Pool Comense

Ares Ribera 93 x 79 Cari Chieti

Cras Taranto 79 x 76 Mercede Alghero

Reyer Venezia 66 x 74 Meverin Parma

1ª RODADA – RETURNO


30/01/2005

Pool Comense x Ares Ribera

Famila Schio x Coconuda Maddaloni

Meverin Parma x Penta Faenza

Phard Napoli x Basket Spezia Club

Rovereto Basket x Trogylos Priolo

Basket Bolzano x Mercede Alghero

Cari Chieti x Reyer Venezia

Copra Alessandria x Cras Taranto

CLASSIFICAÇÃO

1º) Phard Napoli: 28 pts – 15 jgs – 14 vitórias – 1 derrota – 1139 pts pró – 877 pts contra

2º) Famila Schio: 24 pts – 14 jgs – 12 vitórias – 2 derrotas – 1089 pts pró – 885 pts contra

3º) Penta Faenza: 24 pts – 15 jgs – 12 vitórias – 3 derrotas – 1094 pts pró – 952 pts contra

4º) Pool Comense: 22 pts – 15 jgs – 11 vitórias – 4 derrotas – 1029 pts pró – 908 pts contra

5º) Meverin Parma: 22 pts – 14 jgs – 11 vitórias – 3 derrotas – 1058 pts pró – 986 pts contra

6º) Reyer Venezia: 20 pts – 15 jgs – 10 vitórias – 5 derrotas – 1049 pts pró – 972 pts contra

7º) Cras Taranto: 16 pts – 15 jgs – 8 vitórias – 7 derrotas – 1045 pts pró – 1030 pts contra

8º) Rovereto Basket: 14 pts – 15 jgs – 7 vitórias – 8 derrotas – 1087 pts pró – 1045 pts contra

9º) Trogylos Priolo: 14 pts – 15 jgs – 7 vitórias – 8 derrotas – 1119 pts pró – 1094 pts contra

10º) Coconuda Maddaloni: 14 pts – 15 jgs – 7 vitórias – 8 derrotas – 1036 pts pró – 1116 pts contra

11º) Basket Spezia Club: 12 pts – 15 jgs – 6 vitórias – 9 derrotas – 1058 pts pró – 1033 pts contra

12º) Ares Ribera: 10 pts – 15 jgs – 5 vitórias – 10 derrotas – 1012 pts pró – 1118 pts contra

13º) Cari Chieti: 8 pts – 15 jgs – 4 vitórias – 11 derrotas – 1010 pts pró – 1143 pts contra

14º) Mercede Alghero: 6 pts – 15 jgs – 3 vitórias – 12 derrotas – 1030 pts pró – 1200 pts contra

15º) Copra Alessandria: 2 pts – 15 jgs – 1 vitória – 14 derrotas – 970 pts pró – 1216 pts contra

16º) Basket Bolzano: 2 pts – 15 jgs – 1 vitória – 14 derrotas – 920 pts pró – 1170 pts contra

domingo, 23 de janeiro de 2005

Liga Italiana

Após a décima quinta rodada a liderança na Itália, segue com o Napoli, de Vicky Bullet.

Na segunda posição está o Schio, de Tuiú, que bateu por 75 a 51 o Comense, de Micaela, que se mantém na quinta colocação. Tuiú marcou 11 pontos e 11 rebotes. Micaela, 4 pontos, 4 rebotes.

Na terceira colocação está o Faenza, de Adrianinha e Grazi, que bateu o Maddaloni por 89 a 60. Adrianinha foi a cestinha, com 24 pontos e 8 rebotes. Graziane não ficou atrás: 20 pontos e 6 rebotes.

O Venezia, de Alessandra e Zaine caiu frente ao Parma: 66-74 e agora está na sexta posição. Alessandra segue impossível: 21 pontos, 14 rebotes. Zaine, que é a brasileira melhor classificada na enquete para melhoir jogadora da liga, fez 6 pontos e 4 rebotes.

Na décima terceira posição, está o Chietti, de Kelly que perdeu para o Ribera (93-79). Kelly ficou nos 6 pontos e 4 rebotes.

Logo atrás, está o Alghero, de Flávia Souza, que marcou 16 pontos e 5 rebotes, na derrota para o Taranto (79 - 76).


Uma passadinha na Euroliga

Sem contar com brasileiras nessa edição, a Euroliga mereceu pouco espaço aqui.

Então vamos ver como andam as coisas por lá e os principais destaques da fortíssima competição européia.

Bem, no Grupo A, a liderança é do tcheco Brno (8v 1d), cujo maior destaque é a americana Taj McWilliams (16 ppj). Seguem-no: o lituano Vilnius (7v 2d), que tem a cestinha do torneio: a americana Katie Douglas (22,3 ppj); o francês Valenciennes (6v 4d) liderado pela francesa Lucienne Berthieu (13 ppj), o húngaro Sopron (5v 5d), liderado pela sérvia Gordana Kovacevic (18,1 ppj); o ucraniano Zalk (4v 6d) de Olexandra Gorbunova (12,5 ppj); o polonês Wisla (3v 6d) guiado pela americana Tangela Smith (15,4 ppj), e por fim o russo São Petesburgo (9d) de Nelli Nevzorova (16 ppj).

No Grupo B, o russo Dynamo lidera (7v 3d), com 17,9 ppj de Elena Shakirova; mas o húngaro Mizo tem campanha melhor (8v 1d), com 14,1 ppj de Dalma Ivanyi. A ponta traz também o francês Bourges (7v 2d), cuja maior cestinha é Anete Jekabsone (13,8), da Letônia. Tentando se recuperar está o espanhol Ros Casares (6v 4d) liderado por Chamique Holdsclaw (20,4 ppj). Em situação mais desconfortável, estão o eslovaco Delta (2v 8d), da americana Jennifer Smith (15,5 ppj); o tcheco Loko (2v 7d) de Petra Kulichová (14,7 ppj) e na lanterna, o grego Athens (1v 9d) deDimitra Kalentzou (14,8 ppj).

No Grupo C, está o único invicto da competição, o russo Samara (9v), cuja maior cestinha é Ilone Korstine (15,3 ppj). É seguido pelo Lotos, da Polônia (7v 2d), da estrela Margo Dydek (16,9 ppj); e pelo francês Tarbes (6v 4d) da americana Katryna Gaither (18,1 ppj). Atrás estão o belga Dexia Namur, (4v 5d)de Rebekkah Brunson (13,4 ppj); o italiano Parma (3v 7d) da sérvia Gordana Grubin (18,1 ppj); o húngaro Coop (3v 6d), da neozelandesa Gina Farmer (17 ppj) e o sérvio ZKK (1v 9d), que vinha sendo liderado pela sérvia Milica Dabovic (22,1 ppj), que se transferiu para a equipe de Iziane, na Rússia.
Mamá vence duelo com Claudinha

Pela Liga Francesa, na disputa entre o Mondeville, de Mamá, e o Montpellier, de Claudinha, deu o primeiro.

O Mondeville ganhou por 89 a 65.

Mamá colaborou com 6 pontos e 6 rebotes.

Claudinha fez 10 pontos.

O Mondeville é o líder do campeonato, com apenas uma derrota, mesma campanha do Vallenciennes e do Bourges.

O montpellier é o nono.
Mais Uma Campanha



Tenho acompanhado com muita expectativa as notícias que cercam a confirmação do time da Unimep/Piracicaba na série A-1 do próximo Campeonato Paulista.

Sei que Dona Hilda e Branca tem feito uma insistente peregrinação pela cidade em busca de apoio para o projeto, que tenta devolver Piracicaba ao local de onde a cidade nunca deveria ter saído.

Acredito que só pessoas novas, como Branca, e apaixonadas como só Branca é pelo basquete, podem alterar essa mesmice insonsa que vigora atualmente.

Por isso, torço muito para que Branca encontre seu mecenas.

Por que ela, Piracicaba, sua equipe, sua mãe, suas jogadoras merecem.

E por que nós, fãs, também merecemos algo de novo e bom nesse cenário.
Espanha: Barcelona perde do lanterna e encerra a rodada das zebras

Pela Liga Espanhola, mais uma zebra.

O Barcelona, até há pouco tempo líder, perdeu do lanterna Breógan por 70 a 62.

Pelo Breogan, Adriana Santos marcou 14 pontos, 5 rebotes, 2 recuperações e 1 assistência. Mariana Santos pegou 1 rebote em 7 minutos.

Pelo Barcelona, Érika registrou 12 pontos, 12 rebotes, 2 recuperações e 1 assistência.

E Helen marcou 4 pontos, 3 rebotes, 3 assistências.

Realmente, a situação está pretíssima para o Barcelona, que não sabe o que é ganhar há cinco rodadas.

Mesmo assim, a posição na tabela mudou pouco.

O Salamanca segue líder (13v 2d); seguido pelo Barcelona (10v 5d), de Helen e Érika, que estão empatadas com o Ros Casares, o Canarias e o Hondarribia, de Maria Helena Cardoso. Estudiantes e Zaragoza (8v 7d) dividem a sexta posição. São seguidos pelo Celta, de Leila Sobral, que está na oitava colocação (7v 8d), empatado com o Eulalia. Ancinas e Leon dividem a décima colocação. Com a vitória de hoje, o Breogán, de Adriana e Mariana Santos subiu para a décima segunda posição (4v 11d), seguido pelo Canoe e Extrugasa, com campanhas idênticas.

Érika é destaque nas estatísticas

A pivô Érika é a brasileira com melhores números na Liga.

É a quarta atleta mais valiosa, a quarta maior reboteira e a segunda melhor em tocos.

Helen surge como a décima em assistências.

E Leila é a décima nas recuperações.

Leila entre as Melhores da Semana


Encerrando o assunto Espanha, Leila Sobral foi eleita para a seleção da rodada, ao lado de Mar Rovira, Elena Tornikidou, Monika Brosovszky e Jennifer Benningfield.

JOSE MEDALHA É OFICIALMENTE CANDIDATO REGISTRADO A PRESIDÊNCIA DA CBB

Desde 19 de janeiro, o Professor Jose Medalha esta oficialmente legalizado como candidato oposicionista à presidência da CBB para a próxima gestão 2005-2008.

A sua chapa foi protocolada na Secretaria Geral da CBB contendo também os demais membros do Conselho Fiscal, que foram indicados por federações que referendaram a sua candidatura.

Assim sendo, a chapa completa ficou assim formada:

Presidente: Jose Medalha

Conselho Fiscal (efetivos)

Carlos Alexandre Brazolin (Federação do ACRE)
André Luis da Costa Santos (Federação do PARA)
Talvanes Lins e Silva (Federação de ALAGOAS)

(suplentes)

João Luis Dantas Soares (Federação do CEARA)
Gilson Kroef (Federação do RIO GRANDE DO SUL)
Otto Barby Colominas (ex-diretor da PFB na gestão Paulo Cheidde)



O Plano de Ação da Gestão Jose Medalha já esta finalizado e será apresentado pessoalmente pelo candidato em visita a todas as federações estaduais. Na oportunidade, serão ouvidas e discutidas as propostas para mudança efetiva nos destinos do basquetebol brasileiro.

O Professor Jose Medalha, através de sua assessoria de imprensa, esta programando entrevistas coletivas em São Paulo e Rio de Janeiro em Fevereiro, e nas demais capitais durante suas visitas aos presidentes das federações, que compõe o Colégio Eleitoral.


Fonte: Muda CBB
O Mel da Abelha

Uma abelha entrou na fresta da janela nessa manhã ensolarada de domingo, zumbiu, zumbiu, mas deixou uma gotinha de mel.

Me garantiu ela que o basquete adulto em Sorocaba estará de volta em breve, desta vez, pelas mãos das irmãs Vânia e Vanira Hernandes.

ZZZZZZZZZZUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMM
Segunda Divisão Espanhola

Na Segundona, o Rivas bateu o Majadahonda, por 77 a 48 e segue na vice-liderança. Silvinha marcou 18 pontos e deu 6 assistências, Kátia teve 7 pontos e 3 rebotes.

O Guadalajara, de Veneza, despenca na tabela. Perdeu para o Ourense (56-41). A brasileira teve 5 pontos, 5 rebotes, 4 assistências e 8 bolas perdidas.
Leila Sobral arrasa e vence partida contra Valdemoro e Chamique



A rodada da Liga Espanhola, inciada ontem, esteve recheada de surpresas.

O líder Salamanca perdeu a segunda, para o Canarias (90X78).

Vice-campeão da Copa da Rainha, o Zaragoza perdeu para o fraco Ancinaz (60X54).

Mas para as brasileiras, só boas notícias.

O Hondarribia, de Maria Helena Cardoso, papou o Leon (87-67), com grande atuação de Elena Tornikidou (37 pontos, 10 rebotes).

Mas o melhor foi a vitória do Vigo, de Leila Sobral, sobre o estrelado Ros Casares, de Amaya Valdemoro, Chamique Holdsclaw e Catarina Pollini, por 64 a 61. A brasileira foi o grande nome do jogo, com 23 pontos e 10 rebotes.

A rodada se encerra hoje com duplo duelo de brasileiras: O Barcelona, de Érika e Helen, pega o Breogan, das Santos (Adriana e Mariana).
De patinho a cisne

Subaproveitada pelo técnico Barbosa em Atenas-04, a pivô Kelly é a cestinha do Italiano, um dos mais fortes do mundo. Em 14 jogos, totaliza 259 pontos (média de 18,5 pontos). Durante os Jogos Olímpicos, acostumou-se a esquentar o banco.


Fonte: Folha de São Paulo, Coluna Painel FC
Três brasileiras são destaques de liga universitária norte-americana

Três brasileiras são destaques entre as estatísticas da MIAA (Mild-America Intercollegiate Atlhetics Association). As três com passagens em clubes brasileiros.



A armadora Eldra Paixão (ex-Jundiaí) é a décima primeira cestinha (13,8 ppj), a vice-líder em assistências (5,8) e a melhor nas recuperações (3,4).



A lateral Selma Barbosa (cria de Santo André, se eu não me engano) joga ao lado de Eldra. É a segunda cestinha (17,6) e terceira nos rebotes (8,4), melhor aproveitamento (61%) de arremessos.



Por fim, há a ala-pivô goiana Carla Sintra (ex-Vila Nova e Araçatuba), oitava cestinha (14,2), nona reboteira (6,4), segunda melhor em tocos (1,4) e aproveitamento de arremessos (60%).

sábado, 22 de janeiro de 2005

Título valoriza projeto de Ourinhos


São Paulo - A festa das jogadoras de Ourinhos, pela conquista do inédito título brasileiro de basquete, foi até às 2 horas de hoje, com desfile em carro de bombeiros, carreata e jantar, e retomada logo pela manhã, com uma visita a um asilo e depois um almoço. O técnico Antônio Carlos Vendramini explicou que o título nacional tem grande importância para Ourinhos por fortalecer o projeto de desenvolvimento do basquete feminino na cidade e região.

Em sete edições do Nacional foi o primeiro título de Ourinhos, que venceu a Unimed/Americana por 3 a 1 na série melhor-de-cinco. Também foi campeã paulista e dos Jogos Abertos. A equipe é mantida por um pool de patrocinadores - FIO (universidade), Pão de Açúcar, Unimed e Prefeitura. Ainda há a ajuda do empresário do setor agropecuário Francisco Eroídes Quagliato, o sr. Chico, apaixonado por basquete que paga o salário de Janeth.

"O título nacional envolveu a comunidade e isso é bom. No Projeto Gente Feliz são 350 meninas, de 8 a 14 anos, jogando basquete na periferia de Ourinhos, e equipes mini, mirim, infantil e infanto", diz Vendramini, de 54 anos, que assumiu a equipe em 2004, tem 3 títulos do Nacional e mais 6 da antiga Copa Brasil.

Numa reunião com dirigentes, sábado, estará em pauta o futuro. O técnico acha que fica e também a base do time, com atletas como Ligia, Milene e Ana Flávia, identificadas com a cidade.

Heleni Felippe

Fonte: Estadão




sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

Karla reforça time polonês



A armadora Karla Costa, participante da equipe olímpica brasileira em Atenas, e titular da equipe do Universo/Juiz de Fora no último nacional, inaugura o êxodo de jogadoras brasileiras em 2005.

Karla deixa o Brasil na terça-feira, rumo a Polônia, onde reforçará o time do Pabianice, que ocupa a terceira colocação na liga local, atrás do Lotos (de Margo Dydek, Agnieszka Bibrzycka, Elaine Powell e Deanna Nolan) e do Wisla ( de Shannon Johnson e Tangela Smith).

Os maiores destaques do novo time de Karla são as polonesas Olga Pantelejewa e Elzbieta Trzesniewska (foto).
Basquete feminino pede socorro

Por Juarez Araújo - 11:45 - 21/01/2005



Certa vez fui testemunhal de uma declaração bombástica do diretor de basquete feminino da Federação Paulista, Fiorizi Piovesana. Na época (1997), o dirigente apostava na criação de várias divisões para expandir o esporte. E apostava: sem Paula e Hortência em quadra, as previsões eram otimistas que iria melhorar. E dava uma explicação que só ele entendia. Sem as duas estrelas, novas jogadoras chamariam a atenção da mídia, o campeonatos seriam equilibrados, etc. Paulas e Hortências iriam multiplicar em números, segundo ele. A mídia iria tratar todas igualmente. Pura ilusão.


Já se passaram oito anos da tão famosa frase, e cada vez vejo um buraco sem fim do basquete feminino brasileiro. Escrevo isso com uma dor tremenda no coração porque realmente quem viu em quadra a geração passada, sempre pensa grande. E fico ainda mais triste acompanhar que o basquete feminino brasileiro está chegando no fundo do poço. E literalmente, não só tecnicamente, como também financeiramente.


As equipes de bom nível se resumem em duas: Ourinhos e Americana. E vou mais longe ainda. Essas duas equipes, com os mesmos técnicos e jogadoras, em outras épocas, brigariam por um terceiro e quarto lugares em qualquer competição que estivessem.


Antes, Paula e Hortência, jogavam por aqui, lotavam ginásios e chamavam sim a atenção da mídia. Hoje nada disso acontece, ao contrário. As principais jogadoras estão na Europa. E por aqui ficaram as jogadoras que os clubes podem pagar. Como Janeth, em fim de carreira, a principal estrela do time de Ourinhos.


Foi uma tortura assistir pela TV a pobre série final do Campeonato Nacional, diga-se de passagem, a terceira seguida entre Americana e Ourinhos, onde a principal jogadora foi a veterana Cinthia Luz, de Americana, a irmã mais velha de Helen e Silvinha. Revelação com potencial, nenhuma.


Não há nada de novo, nada de bonito, nada agradável... O pobre aro ficou todo amassado na vitória por 73 a 63 de Ourinhos e definindo assim o título do Nacional. Não existe mais a magia. Enfim, quase nada de um basquete primitivo que lamentavelmente não é o verdadeiro basquete feminino que conheci. E ainda lamentável foi o posicionamento do técnico Vendramini, de Ourinhos: "nunca vi uma série final tão empolgante como essa. Nem nos tempos de Prudentina x Sorocaba, Sorocaba x Piracicaba presenciei algo assim”.


Vendra, com todo respeito. Dá um tempo tá. Se não tem o que falar, feche a boca. Tapar o sol com a peneira é uma forçada que vai ficar na história.


Perspectiva a curto prazo, não vejo. Ou será que os candidatos à presidência da Confederação Brasileira, Gerasime Bozikis, Hélio Barbosa e José Medalha têm a solução. Pelo menos terão a oportunidade de falarem no encontro que terão no Teatro da UniverCidade, no Rio neste fim de semana. O tema: futuro da CBB: novas perspectivas para o basquete.


Além disso, começou no Unicoc, em Ribeirão Preto, com 21 jogadoras entre 15 a 17 anos, a primeira fase do Desenvolvimento de Talentos da Confederação Brasileira. Durante 10 dias, as promessas observadas durante os campeonatos nacionais de base, serão treinados. Quem sabe, de vice cadete do continente, possam se tornar verdadeiras campeãs sul-americanas.



De Bandeja



A equipe do Hondarribia Irun, comandada pela técnica brasileira Maria Helena Cardoso continua na briga pelo título da Liga Espanhola. Atualmente, a equipe do País Basco tem oito vitórias e cinco derrotas, ocupando a quarta colocação. O líder é o Perfumarias Avenida, com 12 vitórias e apenas uma derrota. O time da treinadora brasileira tem como próximos adversários o Acis-Sufi Leon, neste domingo e o Adecco Estudiantes, no próximo dia 29.

**********


Enquanto o basquete feminino está à beira da falência, o que se vê é a ex-estrela Hortência nos estádios de futebol assistindo e promovendo o Campeonato Paulista, ao lado do filho. Aos dirigentes do basquete falta imaginação, falta competência. E aos poucos, o esporte está se acabando.


Fonte: AOL
Unimep espera que repasse oficial dobre nesta temporada

Branca e a presidente da AD Unimep, Ilda Borges, estiveram ontem com Mello



A técnica do time feminino de basquete da Unimep, Maria Angélica Gonçalves, a Branca, e a presidente da AD Unimep, Ilda Borges Gonçalves, reivindicaram, ontem, ao secretário de Esportes, Pedro Antônio de Mello, melhorias no Ginásio Municipal Waldemar Blatskauskas. Outra expectativa é que o repasse oficial dobre este ano de R$ 2.500 para R$ 5.000, no mínimo. O encontro aconteceu no gabinete de Mello, no Centro Cívico.
Uma das sugestões de Branca é que o espaço interno do ginásio seja utilizado comercialmente. O dinheiro do aluguel seria revertido a um fundo de esportes.
Segundo elas, o secretário foi receptivo e garantiu a manutenção do apoio oficial para a temporada 2005, porém os valores ainda estão indefinidos. A Unimep participa este ano do Campeonato Paulista da A-1. Para Branca, o secretário está apto para auxiliar as atividades esportivas porque conhece a importância de cada clube. Hoje a reunião será com o conselho do Instituto Educacional Piracicabano e o assunto é a renovação do apoio da universidade para o basquete feminino.


Fonte: Jornal de Piracicaba
KELLY SANTOS É CESTINHA DO CAMPEONATO ITALIANO DE BASQUETE

A pivô do Cari Chieti Kelly Santos é a cestinha do Campeonato Italiano de Basquete. A brasileira soma 259 pontos em 14 jogos, com uma média de 18,5 pontos por partida, e é a maior pontuadora da competição. A pivô Linda Fröhlich, do Rovereto Basket, está em segundo lugar, com 256 pontos em 14 jogos, e a armadora Gordana Grubin, do Meverin Parma, é a terceira colocada, com 250 pontos em 13 jogos.

Apesar do excelente desempenho de Kelly, o Cari Chieti tem apenas quatro vitórias em 14 jogos e é o 12º colocado na classificação. Neste domingo (23 de janeiro), às 14h (horário de Brasília), a equipe encara o Ares Ribera pela 15ª e última rodada do turno do Campeonato Italiano.

? A maioria dos times contratou estrangeiras para a posição de pivô e o jogo acaba centrado no garrafão. Tenho tido boas atuações e acredito que o Cari Chieti fará uma campanha melhor no returno. Nossa equipe vem crescendo, mas ainda peca nos detalhes. Estamos bem fisicamente. Contamos com jogadoras jovens, mas falta malícia, que só conseguiremos jogando. Estamos ganhando confiança e o nosso jogo está melhorando. Acreditamos que podemos ficar entre as oito equipes classificadas para os playoffs ? afirma Kelly.

Também pela última rodada do turno do Campeonato Italiano, o Famila Schio, da pivô Cíntia Tuiú, enfrenta o Pool Comense, da ala Micaela Jacintho. O duelo de brasileiras acontece neste domingo (23 de janeiro), às 14h (horário de Brasília), em Schio.

O time de Cíntia Tuiú está fazendo uma ótima campanha no Campeonato Italiano. O Famila Schio soma 11 vitórias e duas derrotas e segue na vice-liderança da competição.

O confronto do Famila Schio na última rodada (16 de janeiro) teve que ser adiado para o dia 9 de fevereiro. A equipe adversária, Meverin Parma, não conseguiu voltar para a Itália a tempo depois do jogo da Euroliga contra o Vojvodina Nis-Gas por causa da neblina que atrapalhou o funcionamento de alguns aeroportos italianos.

? Não jogamos no último domingo (16 de janeiro) e estamos mais descansadas. Nossa expectativa é vencer, principalmente porque o jogo vai ser em casa. O Pool Comense, da Kaé, é um dos melhores times do campeonato, mas ainda não encontrou a química certa. Temos que aproveitar o bom momento que estamos vivendo na competição. Estamos bem entrosadas e todas as jogadoras estão melhorando o seu desempenho. Os seis primeiros colocados estão embolados na classificação. Uma derrota pode nos privar de pontos importantes, enquanto uma vitória nos deixa numa posição confortável para começar o returno ? garante Cíntia Tuiú.

O Pool Comense, de Kaé, atual campeão italiano, está na terceira colocação, com 11 vitórias e três derrotas.

? Esse será mais um clássico do basquete italiano. Existe muita rivalidade entre o Pool Comense e o Famila Schio. Vamos entrar em quadra com a cobrança de conquistar a vitória. Para isso, estamos treinando muito, principalmente marcação sob pressão. Será um jogo muito tenso. As duas equipes estão empatadas com 22 pontos e 11 vitórias na classificação. Se vencermos, podemos terminar o turno em segundo lugar ? conta Kaé.

Neste domingo (23 de janeiro), às 14h (horário de Brasília), o Reyer Venezia, de Alessandra Oliveira, enfrenta em casa o Meverin Parma. A equipe da pivô brasileira acaba de garantir, junto com o Penta Faenza, de Adrianinha, a classificação para o Final Four da Conferência Oeste da Eurocopa FIBA.

O Reyer Venezia tem dez vitórias e quatro derrotas e está em quinto lugar no Campeonato Italiano. O Meverin Parma está logo atrás do time de Alessandra na classificação. É o sexto colocado, com dez vitórias e três derrotas.

? Nosso time tem sofrido com a participação em duas competições fortes e desgastantes, o Campeonato Italiano e a Eurocopa FIBA. A equipe do Meverin Parma também está sofrendo com a participação na Euroliga. As viagens têm sido o mais complicado, considerando o mau tempo que tem feito na Europa. O Parma tem o mesmo número de vitórias que nós, com um jogo a menos. É uma equipe forte, que investiu em boas jogadoras. Precisamos vencer para estrear no returno com vantagem ? comenta Alessandra, capitã do Reyer Venezia.

O Penta Faenza, da capitã Adrianinha, joga em casa contra o Coconuda Maddaloni, neste domingo (23 de janeiro), às 14h (horário de Brasília). Com 11 vitórias e três derrotas, o time da armadora brasileira está em quarto lugar na classificação.

? Não fizemos uma boa partida no último domingo (16 de janeiro). Perdemos para o Rovereto Basket por 76 a 69. Estamos disputando duas competições fortes (o Campeonato Italiano e a Eurocopa FIBA) e é normal que o rendimento da nossa equipe caia um pouco. O Coconuda Maddaloni tem boas jogadoras. Uma delas é a cestinha do time no campeonato Betty Lennox, MVP da última edição da WNBA pelo Seattle Storm. Temos que fazer o máximo para não perder esse jogo e não cair na classificação ? conclui Adrianinha.
Janeth pode retornar ao Houston Comets

Depois do tetra brasileiro, Janeth pode tentar o penta na WNBA


Thiago Rocha

Primeira jogadora a se sagrar quatro vezes campeã brasileira de basquete, após comandar o Ourinhos no inédito título do Nacional feminino, na última quarta-feira, contra Americana, a ala Janeth negocia seu retorno ao Houston Comets.

A equipe do Texas, onde Janeth faturou o tetracampeonato da WNBA ? a liga americana profissional ? entre 1997 e 2000, ofereceu dois anos de contrato para a brasileira, que é ídolo local. No dia 29, o assistente técnico do Comets, Kevin Cook, desembarca no Brasil para oficializar a proposta.

As duas partes vêm mantendo contato por e-mail desde o início de janeiro. Mas pelas regras da WNBA, as negociações para esta temporada só devem ser fechadas a partir do dia 1 de fevereiro. A proposta conflita com a rotina que Janeth implantou em sua carreira, já que se reveza entre os campeonatos no Brasil e nos EUA ? apenas na temporada passada ela abriu mão da WNBA por causa da Olimpíada de Atenas.

Mesmo assim, a jogadora não coloca empecilhos à proposta do Houston.

? Falta apenas acertar alguns detalhes financeiros. Eles querem que eu volte de qualquer jeito. Mesmo com a minha rotina de
jogar e parar um pouco para me resguardar, é muito viável acontecer um acerto ? afirmou.

A temporada 2005 da WNBA tem início no dia 21 de maio.


Fonte: LANCE!
Iziane é cestinha e seu time vence

Na SuperLiga Russa, mais uma vitória do Ekaterimburg, que bateu o lanterna Cheliabinsk, por 83 a 45.

Iziane foi o grande destaque do jogo, com 20 pontos e 8 rebotes.

O time segue em terceiro.
Após derrota, Americana se volta para o Paulista

Para o técnico Paulo Bassul, conquista de Ourinhos foi merecida

Luiz Peninha
Americana


Depois de perder a final do Campeonato Brasileiro de basquete feminino para Ourinhos, a Unimed/Americana começa a planejar o Campeonato Paulista, com início previsto para final de fevereiro ou primeira quinzena de março.

Nessa temporada, a expectativa é que pelo menos dez equipes participem do Estadual. Além de Americana, Ourinhos, São Caetano, Guarulhos, São Bernardo, Santo André e Jundiaí, também estarão na competição Piracicaba e Santos, que conseguiram acesso da Série A-2. Ribeirão Preto e Marília serão convidadas a participarem da elite.

O técnico de Americana, Paulo Bassul, pretende se reunir com a diretoria da Unimed nos próximos dias para definir o planejamento. O contrato com a comissão técnica e jogadoras terminam esse mês. ?Então precisamos sentar e definir um planejamento. A direção da Unimed já ventilou que o projeto basquete continuará?, adiantou Bassul.

O treinador fez questão de ressaltar o trabalho que vem sendo feito em Americana. ?De 2001 para cá, chegamos em quatro finais do Campeonato Paulista, quatro dos Jogos Abertos do Interior e três do Nacional, e ganhamos cinco títulos. Não restam dúvidas de que o projeto está consolidado e é vencedor?, comentou Bassul.

Em relação às finais do Campeonato Brasileiro, Bassul avaliou que a conquista de Ourinhos foi merecida. ?Fizemos um bom campeonato, mas na final o time não se encontrou, não conseguiu impor seu basquete. Ourinhos foi mais consistente, conseguiu anular nossos pontos fortes e mereceu ganhar o título. Eu seria injusto se não reconhecesse o merecimento da equipe deles?, declarou.

No Nacional, a Unimed disputou 21 jogos, conquistando 16 vitórias (76,2%) e sofrendo cinco derrotas (23,8%) - as três da final e duas na primeira fase.

Janeth é a cestinha do Brasileiro

Principal destaque na conquista do Nacional feminino de basquete pelo Fio/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, a ala Janeth também terminou como cestinha da competição, com média de 18,4 pontos por jogo. Na partida de anteontem, em que o Ourinhos venceu o Unimed/Americana por 63 a 53, em casa, e fechou o playoff final em 3 a 1, Janeth marcou 29 pontos - 46% do total de sua equipe na partida.
??A equipe entrou muito determinada a vencer essa partida e estou muito contente por ter conquistado o título inédito para Ourinhos. Cada título tem a sua importância, mas esse teve um gosto especial??, disse Janeth. A ala-pivô Kátia (Santo André) foi segunda principal pontuadora, com média de 17,6 pontos, seguida pela ala Palmira (São Paulo/Guaru), com 17,4, e a ala-armadora Karla (Universo/Juiz de Fora), com 17,2.

A ala-pivô Simone (Santo André) foi a principal reboteira do Nacional, com média de 10,2 rebotes por jogo. A pivô Êga ficou em segundo neste fundamento, com dez, seguida pela ala-pivô Kátia (Santo André), com 9,4. A ala Cristina foi a líder nas assistências, com média 5,2 por partida. A armadora Gattei (Sirio/Black&Decker/Uberaba) ficou em segundo (4,6), e a armadora Fabianna (Santa Maria/São Caetano), em terceiro (4,4). (Folhapress)


Fonte: Todo Dia
Unimed é vice-campeã do Campeonato Nacional

Americana - A Unimed/Americana sagrou-se vice-campeã do 7º Campeonato Nacional de Basquete Feminino. Na noite desta quarta-feira, no Ginásio Monstrinho, em Ourinhos, a equipe do técnico Paulo Bassul perdeu para o time da casa por 63 a 53 (29 a 25 no primeiro tempo). Com o resultado, Ourinhos fechou em 3 a 1 a série melhor-de-cinco. Esta foi a terceira decisão consecutiva da Unimed, que foi campeã em 2003 e vice em 2002.

A Unimed fez um bom primeiro tempo na partida de ontem, equilibrando as ações e disputando ponto a ponto com Ourinhos. Nos minutos finais do segundo quarto, a equipe de Bassul teve queda de rendimento e permitiu que o adversário abrisse quatro pontos de vantagem. A partir do terceiro quarto, porém, o time de Americana passou a errar muitos passes, possibilitando que Ourinhos ampliasse a vantagem.

As jogadoras da Unimed/Americana terão alguns dias de folga. Na próxima semana, deve haver uma reunião entre Bassul e a diretoria do clube para avaliação do trabalho e definição dos planos para a temporada 2005.


Bassul enaltece consolidação do projeto da Unimed

Americana - Apesar da Unimed/Americana não ter conquistado o bicampeonato do Nacional de Basquete Feminino, o técnico Paulo Bassul enalteceu a consolidação do projeto implantando no clube em 1999. "De 2001 para cá, chegamos em quatro finais do Campeonato Paulista, quatro dos Jogos Abertos do Interior e três do Nacional, e ganhamos cinco títulos. Não restam dúvidas de que o projeto está consolidado e é vencedor", comentou o treinador, após a partida contra Ourinhos, na noite desta quarta-feira, no Ginásio Monstrinho.

Na opinião de Bassul, a conquista de Ourinhos foi merecida. "Fizemos um bom campeonato, mas na final o time não se encontrou, não conseguiu impor seu basquete. Ourinhos foi mais consistente, conseguiu anular nossos pontos fortes e mereceu ganhar o título. Eu seria injusto se não reconhecesse o merecimento da equipe deles", disse o técnico da Unimed.

Bassul pretende se reunir com a diretoria da Unimed no início da próxima semana para definir o planejamento da temporada 2005. "A idéia da Unimed é dar continuidade ao projeto. Com quem isso será feito, vamos definir nesta reunião, já que os contratos da comissão técnica e das jogadoras estão no fim", frisou o treinador.

Na 7ª edição do Campeonato Nacional, a Unimed/Americana disputou 21 jogos, conquistando 16 vitórias (76,19%) e sofrendo cinco derrotas (23,80%).

Paulista feminino pode ser antecipado

Previsão é que campeonato comece entre os dias 18 e 19 de fevereiro com com a participação de 11 equipes na Série A-1; técnica Branca diz que data é inviável


O Campeonato Paulista de Basquete Feminino da Série A-1 deste ano poderá começar com pelo menos 15 dias de antecedência ?? 18 ou 19 de fevereiro ?? em relação a temporada de 2004, segundo informou, ontem, a técnica da Unimep, Maria Angélica Gonçalves, a Branca. A informação foi confirmada extra-oficialmente pela assessoria de imprensa da FPB (Federação Paulista de Basquete).
De acordo com a assessoria, a data oficial será confirmada no início de fevereiro, quando acontecerá a reunião técnica entre o presidente da FPB, Antonio Chakmati, e os clubes. Nesta reunião é que se confirma o número de times e a partir disto é organizada a tabela dos jogos. A federação também tem um contrato com a ESPN Brasil para a transmissão dos jogos, o que pode contribuir para a antecipação das disputas de 2005.
A técnica Branca disse que é inviável o início do campeonato ainda em fevereiro. Ela explicou que será prejudicial para todas as equipes porque vivem uma fase de reformulação e também em busca de patrocínios para se manterem na temporada.
De acordo com a assessoria da FPB, é comum que o campeonato comece entre a segunda quinzena de fevereiro e o início de março. Tudo dependerá do número de times. No ano passado participaram da A-1 sete times. Este ano o campeonato poderá ter mais quatro equipes totalizando 11: o campeão da A-2 Vasco/Santos e a vice Unimep, além dos convidados Marília e Ribeirão Preto.
Branca disse ainda que precisa de pelo menos duas semanas de pré-temporada quando além de testes físicos, as jogadoras passarão por baterias médicas. "Não quero começar "atropelando". É preciso planejamento para se estruturar". O time retorna na primeira quinzena de fevereiro.
A armadora Joceli Viana, 21, passou por uma cirurgia, ontem, na cartilagem do joelho direito. A operação foi realizada pelo médico Oswaldo Taglieta e bancada pela Amhpla. A jogadora deve ficar no mínimo três meses fora das quadras, segundo Branca. "O nosso convênio com a Amhpla expirou em dezembro, mas mesmo assim a empresa se dispôs a atender nossa atleta", frisou a técnica.
Embora os planos sejam a A-1, sabe-se que é preciso reunir recursos para este campeonato. Caso contrário o time deverá abrir mão da competição o que culminaria com a saída de Branca ?? como já confirmou a própria treinadora.


Fonte: Jornal de Piracicaba
Brasil será a sede do Mundial Feminino em 2006


Genebra (Suíça) - Pela sexta vez o Brasil terá a oportunidade de sediar um Mundial de basquete. Nesta semana, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou que o país será palco da competição feminina de 2006, entre os dias 12 e 24 de setembro. Na eleição, o Brasil obteve 11 votos e deixou a Espanha na segunda colocação, com sete.
Além dos Mundiais da categoria adulto, o Brasil também sediou duas vezes a competição juvenil. Agora, a seleção brasileira tenta voltar ao posto mais alto do pódio. A equipe venceu o campeonato apenas uma vez, em 1994, na Austrália.


Fonte: Gazeta Esportiva
BRASILEIRAS SE ENFRENTAM NO FINAL FOUR DA CONFERÊNCIA OESTE DA EUROCOPA

A próxima etapa da Eurocopa FIBA vai ter um duelo de brasileiras. O Penta Faenza, da armadora Adrianinha, joga contra o Reyer Venezia, da pivô Alessandra Oliveira, na primeira partida do Final Four da Conferência Oeste, que acontece no dia 9 de fevereiro.

Os outros dois times classificados para o Final Four da Conferência Oeste também jogam no dia 9 de fevereiro. O Pays D'Aix Basket, da França, encara o Phard Napoli, da Itália. Os perdedores e os vencedores do primeiro jogo se enfrentam no dia 10 de fevereiro.

Adrianinha e Alessandra garantiram a classificação para o Final Four nesta quarta-feira (19 de janeiro), após o segundo e último confronto dos playoffs da Conferência Oeste da Eurocopa FIBA.

O Reyer Venezia bateu o Halcón Avenida por 70 a 58, em Veneza, na Itália. A equipe da capitã Alessandra perdeu o primeiro dos dois jogos dos playoffs por 72 a 69 e precisava de uma vitória por pelo menos quatro pontos de diferença para avançar à próxima fase da competição.

Alessandra brilhou nesta quarta-feira (19 de janeiro). Com 23 pontos e 19 rebotes, foi a cestinha da partida contra o Halcón Avenida e fez o seu sexto double-double em oito jogos disputados na Eurocopa. A pivô também teve 90,9% de aproveitamento nas cestas de dois, acertando dez arremessos em 11 tentativas, e roubou seis bolas nos 35 minutos em que esteve em quadra. Zaine marcou 2 pontos e roubou 3 bolas.

Num resultado inusitado para o basquete, o Penta Faenza empatou com o Rovereto Basket em 68 a 68. O jogo não teve prorrogação. A FIBA Europa retificou o placar oficial da partida em seu site (http://www.fibaeurope.com) nesta quinta-feira (20 de janeiro). Na quarta-feira (19 de janeiro), o placar informado era de 65 a 64 para o Faenza.

A capitã Adrianinha marcou dez pontos em 36 minutos em quadra, três rebotes, uma assistência e uma roubada de bola. Graziane marcou 12 pontos, pegou 5 rebotes, deu 3 assistências e recuperou 3 bolas. O Penta Faenza venceu a primeira partida dos playoffs contra o Rovereto Basket por 69 a 58 e podia ser derrotado por até 11 pontos.

A outra brasileira envolvida na disputa da Eurocopa foi eliminada. Após perder para o Napoli, por 79 a 62, o Mondeville, de Mamá, deixou a competição. Mamá marcou 10 pontos, 4 rebotes e 4 roubadas no jogo. O destaque do vencedor foi Vicky Bullet (19 pontos, 11 rebotes).

EUROCOPA FIBA

PLAYOFFS - CONFERÊNCIA OESTE:


1º JOGO

12/01/2005

Rovereto Basket 58 x 69 Penta Faenza

13/01/2005

Halcón Avenida 72 x 69 Reyer Venezia

USO Mondeville Basket 52 x 53 Phard Napoli

CajaCanarias 67 x 71 Pays D'Aix Basket

2º JOGO

19/01/2005

Penta Faenza 68 x 68 Rovereto Basket

Reyer Venezia 70 x 58 Halcón Avenida

20/01/2005

Phard Napoli 79 x 62 USO Mondeville Basket

Pays D'Aix Basket 77 x 69 CajaCanarias


FINAL FOUR - CONFERÊNCIA OESTE:

09/02/2005

JOGO 1

Penta Faenza x Reyer Venezia

JOGO 2

Pays D'Aix Basket x Phard Napoli

10/02/2005

Perdedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2

Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2


CLASSIFICADOS PARA O FINAL FOUR DAS CONFERÊNCIAS:

CONFERÊNCIA OESTE

Penta Faenza (Itália)

Reyer Venezia (Itália)

Pays D'Aix Basket (França)

Phard Napoli (Itália)


CONFERÊNCIA SUL

Lukoil Neftochimik (Bulgária)

Dynamo Novosibirsk (Rússia)

Anda Ramat Hasharon (Israel)

Fenerbahce SK Istanbul (Turquia)


CONFERÊNCIA CENTRAL

ZKK Croatia Zagreb (Croácia)

Szeviép Szeged (Hungria)

Nadezhda (Rússia)

Sibenik Jolly JBS (Croácia)


SISTEMA DE COMPETIÇÃO:

A Eurocopa FIBA é uma das competições mais importantes do basquete europeu e conta com jogadoras de alto nível de todo o mundo. Os times estão divididos em três Conferências: Central, Sul e Oeste.

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, quatro equipes de cada Conferência disputam o Final Four.

Em 24 de fevereiro e 3 de março, oito times se enfrentam nos playoffs Pan-Europeus: dois da Conferência Oeste, dois da Conferência Sul e quatro da Conferência Central.

Nos dias 2 e 3 de abril, os quatro finalistas dos playoffs participam do Final Four Pan-Europeu. O vencedor leva o título de campeão da Eurocopa.




Ourinhos vence Americana e conquista título inédito


Ourinhos (SP) - O FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos conquistou nesta quarta-feira o inédito título do Nacional feminino de basquete. Em seu ginásio, a equipe do técnico Antônio Carlos Vendramini marcou 63 a 53 (29 a 25 no primeiro tempo) sobre o Unimed/Americana, fazendo 3 a 1 na série melhor-de-cinco.
Com isso, fica adiado o sonho do bicampeonato para Americana, que tentava um feito que nenhum clube conseguiu na competição. Ourinhos consegue a revanche do vice na última edição, e o técnico Vendramini confirma sua condição de maior vencedor do brasileiro, depois dos títulos de 98, com o Fluminense, e 2000, com o Paraná.

A vitória desta quarta também desempata a série de confrontos entre os dois times paulistas, que já se enfrentaram 19 vezes, agora com dez resultados positivos para o Ourinhos.

A ala Janeth, que defendeu o Ourinhos também na campanha do vice em 2003, foi a cestinha da partida decisiva, com 29 pontos. Ela também é a maior pontuadora do nacional. Este é seu quarto título em seis finais disputadas. Ela venceu com o Santo André em 1999, Vasco da Gama em 2001 e São Paulo/Guaru em 2002.


Janeth comemora tetra com título de melhor jogadora


Ourinhos (SP) - A melhor jogadora do Nacional feminino de basquete foi a ala Janeth, do Ourinhos, que também fechou o torneio como cestinha, marcando 350 pontos. Nesta quarta-feira, ela ajudou a equipe a vencer o Americana e fazer 3 a 1 na série decisiva, conquistando um inédito título para a cidade.
'Cada título tem a sua importância, mas esse teve um gosto especial. Ser eleita a melhor jogadora da competição me deixa muito satisfeita e divido esse título de MVP com as outras jogadoras e comissão técnica', disse a jogadora, que agora tem quatro títulos do torneio.

Em 25 jogos do Nacional 2004, o Ourinhos venceu 20. A equipe terminou a fase classificatória em terceiro lugar, eliminou o São Paulo/Guaru por 3 a 0 nas quartas-de-final, o São Caetano por 3 a 1, na semi, e pelo mesmo placar o já conhecido adversário de finais. Na edição anterior, o troféu havia ficado com Americana.

'Estou muito orgulhoso de poder dar esse título para a cidade de Ourinhos, que sempre nos apoiou e respira basquete feminino. Tenho certeza que esse trabalho vai continuar e ainda vamos dar muitas alegrias para essa torcida maravilhosa', afirmou o técnico Antônio Carlos Vendramini, maior vencedor do Nacional, agora com três títulos. Antes, ele havia conquistado a taça com o Fluminense, em 98, e com o Paraná, em 2000.

Fonte: Gazeta Esportiva

Basquete: Ourinhos conquista Nacional

Ourinhos - A equipe de Ourinhos ganhou pela primeira vez em sete anos o título de Campeonato Nacional Feminino de Basquete. Em casa, o FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos bateu nesta quarta-feira a Unimed/Americana por 63 a 53 (29 a 25), em um Ginásio Monstrinho lotado, e fechou o playoff melhor-de-cinco jogos por 3 a 1. Janeth foi a cestinha da partida, com 29 pontos para Ourinhos, e eleita a melhor jogadora do campeonato. Este foi o quarto título de São Paulo em sete edições do Nacional - os outros foram ganhos por Americana (2003), São Paulo/Guaru (2002) e Santo André (1999).

Jogando em Americana, Ourinhos venceu a primeira partida por 61 a 56 e perdeu a segunda por 73 a 83. Na terça-feira, já diante de sua torcida, venceu por 74 a 55. Dos 25 jogos que disputou no Nacional, Ourinhos venceu 20 e perdeu 5, com aproveitamento de 80%.

A pivô Ligia, que está com o time desde a primeira edição do Campeonato Nacional, é uma das jogadoras mais conhecidas dos torcedores por seu vínculo duradouro com o time e a cidade. Comemorou muito o título obtido pelo time do técnico Antônio Carlos Vendramini. "Estou aqui há sete anos, vi esse time se formar e dedico o título à torcida ourinhense."

Para Janeth, o time esteve muito determinado a fechar o playoff nesta quarta. "Estou contente por ter conquistado o título inédito para Ourinhos. Cada título tem a sua importância, mas este teve um gosto especial. Ser eleita a melhor jogadora da competição me deixa muito satisfeita e divido o título de MVP com as outras jogadoras e comissão técnica."


Fonte: Estadão