sábado, 30 de novembro de 2002

Na Gazeta...

Ourinhos: 15 dias para o novo piso
Marta Teixeira


Ourinhos (SP) - Mais 15 dias e o piso novo do ginásio José Maria Paschoalick, o Monstrinho, deve estar pronto. Pelo menos é o que promete o diretor da equipe da Unimed/Ourinhos, Antonio Alves Passos. "Todo o piso já foi cimentado. Agora temos que esperar um pouco para colocar o emborrachado e finalizar com a madeira", afirma o dirigente.

Segundo ele, a data mais provável para estréia do novo piso é o jogo da última rodada do returno contra o ACF/Prefeitura de Campos. "Vamos ter uma quadra com nível de primeiro mundo, com piso de madeira e certamente fica entre uma das três melhores que conhecemos", analisa Passos.

As mudanças no ginásio não se limitaram ao piso. As dimensões da quadra também foram modificadas. Passos diz que a partir de agora, elas obedecem o tamanho oficial, estabelecido pela Federação Internacional de Basquete (Fiba). No entanto, a capacidade para duas mil pessoas permanece inalterada.

A reforma no ginásio de Ourinhos começou há 20 dias e foram bancadas com recursos da Prefeitura. "Por isso, demorou para começar. Tiveram que fazer a licitação antes. O ideal seria que a reforma tivesse sido feita logo depois dos Jogos Regionais, mas não foi possível". O Monstrinho foi interditado depois da final do Campeonato Paulista, vencido pelas donas da casa. Desde então, o time do técnico Edson Ferreto tem jogado na cidade no Ginásio Henrique Schimith, na cidade de Santo Antonio da Platina. O Município fica a 40 quilômetros de Ourinhos. "Temos jogado sempre em quadra neutra", brinca Passos.

Ferreto lamentou as viagens constantes e a falta de presença da torcida provocadas pela mudança no mando de quadra. Segundo ele, tudo isto tem contribuído para o baixo rendimento da equipe no Nacional.

Nesta sexta-feira, a Ourinhos faz seu primeiro jogo pelo returno da competição, enfrentando o Dom Bosco, às 20 horas, em Santo Antonio da Platina. As campeãs paulistas ocupam a quarta colocação na tabela, com cinco vitórias em nove jogos. As adversárias estão em quinto lugar, com uma vitória a menos.


Fonte: A Gazeta Esportiva.Net
Classificação do Nacional

1º - Unimed/Americana - 19 pts (9 vitórias, 1 derrota)

2º - Santo André - 19 pts (9vit, 1der)

3º - São Paulo/Guaru - 18 pts (8vit, 2der)

4º - Unimed/Ourinhos - 16 pts (6vit, 4der)

5º - Dom Bosco - 15 pts (5vit, 5der)

6º - São Caetano - 14 pts (4vit, 6der)

7º - Black & Decker/Uberaba - 14 pts (4vit, 6der)

8º - Automóvel Clube/Campos - 13 pts (3vit, 7der)

9º - Lages/Uniplac - 12 pts (2vit, 8der)

10º - Ponta Grossa - 10 pts (0vit, 10der)
São Caetano 76 x 47 Ponta Grossa

Destaques:
Regininha (SCS) - 24pts
Pati (SCS) - 20pts
Shenya e Lara (Ponta Grossa) - 13 pts
Unimed/Americana 83 x 60 Sírio/Black & Decker/Uberaba

Destaques:
Silvinha (Americana) - 22pts
Êga (Americana) - 22pts, 10reb
Tina (Uberaba) - 18pts

Automóvel Clube/Campos 66 x 67 São Paulo/Guaru

Destaques:
Marta (Campos) - 22pts, 11reb
Lilian (Campos) - 18pts, 5 assist
Érika (Guaru) - 15pts, 11reb
Janeth (Guaru) - 13pts, 8reb, 5 assist
Unimed/Ourinhos 63 x 57 Dom Bosco/Governo Popular

Destaques:
Vanessa Gattei (Ourinhos) - 16pts, 5 assist
Micaela (Dom Bosco) - 19pts, 5reb
Eliane (Dom Bosco) - 10pts, 20reb

sexta-feira, 29 de novembro de 2002

Começa o Returno

RETURNO DO NACIONAL FEMININO COMEÇA NESTA SEXTA COM 5 JOGOS

Rio de Janeiro – A primeira rodada do returno do 5º Campeonato Nacional de Basquete Feminino será disputada nesta sexta-feira com cinco jogos: São Caetano x Ponta Grossa, em São Caetano (19h); Automóvel Clube/Campos x São Paulo/Guaru, em Campos (19h); Unimed/Americana x Sírio/Black&Decker/Uberaba, em Americana (19:30h); Lages/Uniplac x Santo André, em Lages (20h) e Unimed/Ourinhos x Dom Bosco/Governo Popular, em Santo Antonio da Platina (20h). Comprovando o equilíbrio do Nacional 2002, apenas cinco pontos separam o líder, Unimed/Americana (17 pontos) do oitavo colocado, São Caetano (12). E pelos resultados do turno os quatro finalistas só serão conhecidos nas últimas rodadas do returno.

— O primeiro turno correspondeu às expectativas de um Campeonato de alto nível. Os jogos foram muito bons, houve bastante equilíbrio entre as equipes e isso é muito bom para o basquete brasileiro. A definição dos quatro finalistas é imprevisível, assim como a ordem em que as equipes vão se classificar. Nosso objetivo daqui para frente é manter a regularidade que tivemos ate agora para conseguir chegar as semifinais — comentou o técnico Paulo Bassul, do Unimed/Americana.

— Esse início foi muito bom e bastante competitivo. As equipes estão niveladas o que proporcionou jogos muito bons, decididos nos últimos minutos. A competição está bem equilibrada e ninguém ainda está garantido nas semifinais. Nosso objetivo é ficar entre os quatro classificados e vamos trabalhar forte para isso — disse a técnica Laís Helena, do Santo André, segundo colocado também com 17 pontos.

— O returno é como um recomeço. Agora temos a Janeth que é uma ótima atleta e está muito bem fisicamente. Com ela, acredito que temos boas chances de chegar às finais. O Nacional é um Campeonato equilibrado. A briga pelas primeiras posições vai ser resolvida nos detalhes. Com exceção de Lages, que não vem conseguindo bons resultados, e de Ponta Grossa, que tem uma equipe jovem e um pouco inexperiente, os demais sete times estão mostrando seu potencial e fazendo um Campeonato muito bonito — analisou o técnico Alexandre Cato, do São Paulo/Guaru, que está em segundo lugar, com 16 pontos.

Um dos jogos mais equilibrados da primeira rodada será entre Ourinhos (4º) e Dom Bosco (5º). As duas equipes somam 14 pontos (5 vitórias e 4 derrotas), mas o time paulista leva vantagem no confronto direto, primeiro critério de desempate. No turno, em Campo Grande (MS), vitória do Ourinhos por 75 a 69.

— A equipe não está muito bem. Vamos continuar jogando fora da nossa cidade, o que está desgastando as jogadoras. Nossa torcida não pode comparecer em Santo Antonio da Platina para acompanhar os jogos e apoiar o time. Isso é muito ruim. Apesar disso, espero fazer um bom jogo contra o Dom Bosco — desabafou o técnico Edson Ferreto, do Ourinhos.

— No início do campeonato, o Dom Bosco não estava bem. Nosso maior problema era a falta de entrosamento, mas, nos últimos jogos do turno, o time cresceu muito. Acredito que podemos terminar a competição entre os quatro primeiros colocados. Para alcançar esse objetivo, a vitória contra o Unimed/Ourinhos é muito importante. Precisamos ganhar mais jogos fora de casa — explicou o técnico Antonio Carlos Vendramini, do Dom Bosco.

1ª Rodada do Returno – Sexta-feira (dia 29)
19:00h – São Caetano x Ponta Grossa – Ginásio Joaquim Cambaúva Rabello
árbitros: Cleber Alvarenga (SP) e Eticar Madeira (SP)
19:00h – Automóvel Clube/Fluminense x São Paulo/Guaru – Ginásio do ACF
árbitros: José Calos Pelissari (SP) e Fernando Serpa (RS)
19:30h – Unimed/Americana x Sírio/Black&Decker/Uberaba – Gin. do Centro Cívico
árbitros: Carlos Renato dos Santos (SP) e José Aparecido (SP)
20:00h – Lages/Uniplac x Santo André – Ginásio Ivo Silveira
árbitros: Luis Fernando Santoro (RS) e Daniela Oliveira (RS)
20:00h – Unimed/Ourinhos x Dom Bosco/Governo Popular – Gin. Henrique Schimith
árbitros: Sérgio Pacheco (SP) e Tarcio Silva (SP)
Ministra?

Magic Paula está na lista dos possíveis nomes para o Ministérios dos Esportes no Governo Lula.

quinta-feira, 28 de novembro de 2002

Barbosa na Boate Azul

BARBOSA FAZ PALESTRA TÉCNICA DOMINGO EM POÇOS DE CALDAS

Rio de Janeiro - O técnico da seleção brasileira de basquete adulta feminina, Antonio Carlos Barbosa, irá realizar neste domingo (1/12), em Poços de Caldas (MG), uma Palestra Técnica para professores, técnicos, atletas, alunos de Educação Física e público em geral presente a 3ª Olimpíadas Colegiais, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A palestra terá início às 20 horas, no Auditório do Palace Cassino (2º andar - Boate Azul).

- Fico muito feliz em participar de eventos como esse. Vou falar sobre a participação da seleção adulta feminina no Mundial da China, abordando aspectos técnicos e táticos; o momento atual do basquete feminino no Brasil e no mundo; a programação e os projetos da CBB para a temporada 2003 e a minha experiência como técnico - disse Barbosa.
CAMPOS

CAMPOS ENFRENTA SÃO PAULO DE JANETH PELO NACIONAL

A equipe feminina de basquete do ACF/Prefeitura de Campos tem uma difícil missão nesta sexta-feira (29/11): tentar vencer o São Paulo/Guaru, de Janeth, Érika e cia. A partida, válida pela primeira rodada do returno, acontece às 20h, no ginásio do Automóvel Clube, em Campos.

Este será o quarto jogo consecutivo que o time norte-fluminense faz em casa. E o saldo é positivo: duas vitórias (São Caetano e Ponta Grossa) e apenas uma derrota, contra Ourinhos. Campos está na sétima colocação na tabela de classificação com 12 pontos em nove jogos ( três vitórias e seis derrotas)

"Será um jogo muito importante. Se conseguirmos vencer poderemos recuperar a derrota contra o time de Ourinhos e voltar a ocupar as primeiras colocações na tabela. O fato de jogarmos em casa é um ponto a nosso favor. A nossa torcida tem comparecido e nos ajudado bastante", disse o técnico Marcus Gama

O fato de Janeth e Érika estarem do outro lado da quadra não intimida às jogadoras. Pelo contrário, é encarado como uma motivação a mais.

"Sem dúvida são grandes jogadoras, duas das melhores do país. Mas nós vamos ganhar com ou sem elas. Temos potencial e time para isso", avisou a pivô Marta Sobral.

O técnico Marcus Gama ainda não definiu quais jogadoras colocará em quadra. Ele fará um teste no treino de hoje à tarde e já visou que fará mudanças. A intenção do treinador é fazer com que a equipe jogue com mais velocidade.
BALANÇO DO TURNO

Encerrado o turno, alguns personagens desse Nacional Feminino se projetam como destaques (positivos ou negativos) no cenário nacional.

Então, vamos a uma primeira lista de quem está com a bola toda e as bolas foras desse Nacional.



QUEM SOBE !



Laís Elena




A técnica comprovou seu talento nesse primeiro turno e vai levando Santo André onde ninguém imaginava que ele pudesse chegar. Com um time desfalcado e que ao final do Paulista era patrocinado por um açougue, Laís conseguiu fazer uma campanha gloriosa, com apenas uma derrota. É, realmente, mais uma espcialista na arte de tirar leite de pedra.


Aide



Outra grande responsável pela campanha de Santo André, a ala Aide tem dado nesse Nacional mais provas do seu talento. Tem feito partidas regulares e está se consolidando entre as melhores na sua posição no país.


Érika



Depois de amargar um senhor banco na WNBA, perder a forma física e técnica, dar vexame no Mundial da China e ainda se deparar com a notícia do fim do Vasco, Érika sacodiu a poeira e deu a volta por cima. É a maior responsável pela campanha do São Paulo/Guaru, cestinha e reboteira incansável.

Eliane




Com passagens rápidas pela seleção brasileira, essa pivô se transformou com o comando de Vendraminni. Sempre foi talentosa, mas era irregular em demasia em São Caetano. Agora, são raras as partidas em que não alcança double-doubles. É o principal nome do time do Dom Bosco e tem tudo para volta à seleção.

Black & Decker/Sírio/Uberaba




O time formado em Jundiaí é o de mais animador que surgiu nessa competição. A equipe manteve o ritmo que mostrou no Paulista e nos Jogos Abertos e chegou ao Nacional surpreendendo equipes mais tradicionais e jogadoras veteranas. A base da equipe é de atletas recém-saídas do juvenil e, espero que elas continuem a mostrar seu talento.


Vanessa Gattei



A armadora de Ourinhos é das poucas que se salvam na campanha irregular do time. Jogadora que costuma crescer nos jogos decisivos, Gattei mudou nese Nacional: vem se apresentando com regularidade desde o princípio e esbanja segurança.



QUEM DESCE !

Automóvel Clube de Campos



É a maior decepção desse turno. Uma equipe estruturada, com bons valores individuais, que até agora vai perdendo a chance de conseguir marcar história no seu ano de estréia na Liga.


Redá Jankovska



Realmente, o faro de Paulo Bassul falhou. Depois de muito procurar, o técnico de Americana trouxe a pivô lituana, mas o saldo até agora é negativo. Porque na situação de penúria que os clubes brasileiros estão, se prestar a trazer uma jogadora estrangeira, com o dólar nas alturas, para a atleta não acrescentar nada ao time, realmente é um mico. Espero que a atleta cresça no returno, mas pelo que mostrou até agora, vai ser difícil.


Karla, Cris e Luciana Perandini



Coloco juntas essas três atletas que disputaram o Mundial Juvenil de Natal de 1997, junto com Kelly e Adrianinha, e que são atletas cujo talento qualquer um pode atestar. Mas por alguma razão que eu desconheço, vem perdendo sucessivas chances de corroborar o que todo mundo já sabe. Porque pra garfar um lugar na seleção como fizeram Kelly e Adrianinha, só talento não basta. É preciso mostrar muito serviço.

A armadora do Dom Bosco tem qualidades de sobra, mas até agora não mostrou 30% do que é capaz nessa chance histórica que Vendraminni lhe deu.

A ala de Ourinhos está aquém do que pode. Vem errando muito nos jogos e tentando se segurar ofensivamente na monotonia dos 3 pontos. Isso num campeonato em que ela poderia ser cestinha...

E a lateral de São Caetano vem deixando Borracha em apuros. Não sei se é o tempo em que esteve afastadas das quadras, já que não podia atuar no Paulista pela equipe do ABC, pois já jogara o turno por Jundiaí, mas o fato é que Lú não chama o jogo para si. Assim o espaço sobra para Kattynha, que pode não ser talentosa quanto, mas é uma jogadora em que esforço não falta.


Miami Sol deixa a WNBA

Não é só no basquete nacional que as coisas não andam bem das pernas. Após o fechamento da franquia do Orlando Miracle, onde atua a pivô Cintia Tuiú, nesta quinta-feira foi a vez do Miami Sol, equipe de Claudinha e Iziane, anunciar que não participará da liga em 2003.

Citando dificuldades financeiras e uma necessidade de concentrar seus esforços na equipe do Miami Heat, da NBA, o presidente do grupo Eric Woolworth anunciou que a franquia decidiu encerrar as operações em Miami.

Na verdade, a falta de lucro está levando muitas franquias a repensar suas estratégias, mas os oficiais da WNBA não revelam quanto dinheiro foi perdido desde que o Miami ingressou na WNBA em 2000.

Estima-se que a companhia gastou mais de 2 milhões de dólares em um ano. Valor referente às depesas de transporte, hospedagem das atletas, aluguel de carros e alimentação, já que os salários das jogadoras é pago pela WNBA.

Além de Orlando e Miami, correm soltos os boatos de que outras cidades podem dar adeus à WNBA. Apesar de San Antonio estar confirmada para estrear no próximo ano, as equipes do Detroit Shock, Charlotte Sting e Utah Starzz também podem anunciar suas desistências.

A perpectiva da WNBA é que a equipe do Miami possa ir para outra cidade em 2003, de preferência que não tenha um time da NBA. A decisão deverá ser tomada nos próximos dias. As jogadoras do Miami Sol, incluindo a ala Sheri Sam e a russa Elena Baranova, seguirão com a equipe para a cidade que for determinada.
Da Gazeta

Guaru vai para o returno com mais responsabilidades
Marta Teixeira


O técnico Alexandre Cato ficou satisfeito com a campanha do grupo no turno


Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press


Guarulhos (SP) - Antes mesmo da chegada da ala Janeth ao São Paulo/Guaru, o técnico Alexandre Cato já tinha porque se sentir satisfeito com o trabalho do grupo no Campeonato Nacional feminino de basquete. Em nove rodadas, a equipe perdeu apenas dois jogos e conseguiu fechar o primeiro turno na terceira posição. A partir de domingo, quando começa o returno, ele reconhece que a responsabilidade e os obstáculos vão ser ainda maiores.
'O pessoal não acreditou muito na gente no começo. No início não tínhamos nem jogadoreas nem dinheiro', lembra Cato. 'Se o São Paulo não investisse, não conseguiriamos trazer nem Érika nem Janeth, mas eles confiaram e as coisas acabaram acontecendo. Agora, é fazer jus ao que conseguimos', diz, referindo-se ao bom posicionamento na tabela.

Além de atenção maior dos adversários, que já viram o poder de fogo do time guarulhense, Cato antecipa o desgaste por causa das viagens. No primeiro turno, o time de Guaru fez seis dos nove jogos em seu ginásio e por isso, fará a maior parte dos confrontos do returno na casa dos adversários.

'Vamos viajar bastante e quase não vamos ter tempo para nos recuperar. As meninas vão dormir em uma cama que não é a delas e vamos comer uma comida que não sabemos quem vai fazer. O desgaste é maior, mas é assim mesmo', antecipa.

Por isso, a chegada de uma atleta mais experiente como Janeth também é importante. 'Com a Janeth ganhamos amadurecimento, que é algo que não se treina. Mesmo assim, a equipe continua com uma média de 22 anos, o que a caracteriza como um time jovem'.

Daqui para frente, sua principal preocupação é com o crescimento do grupo, em especial as armadoras. 'Temos as armadoras mais novas do Nacional e estamos tentando encontrar a pessoa certa na posição. Vamos trabalhar as meninas que estão conosco para se desenvolverem', afirma o treinador, que ficou muito satisfeito com o desempenho de Kátia no confronto.

'Ela jogou bem, ganhou moral e é uma menina que completou 19 anos ontem (segunda-feira). Pode-se dizer que foi um presente de aniversário a vitória. Ela jogou ao lado de um ídolo e não se intimidou e certamente vai ter mais espaço daqui para a frente'.

Fonte: Gazeta Esportiva

quarta-feira, 27 de novembro de 2002

Álbum do Nacional 2002 - I



Tina, Uberaba
Dá-lhe Gazeta Esportiva.Net!

Graças ao bom trabalho da repórter Marta Teixeira, pelo menos no site de A Gazeta Esportiva o nosso basquete tem a cobertura e o respeito que merece. Ontem eles foram cobrir a estréia de Janeth no São Paulo. Vale a pena conferir a matéria...


Janeth estréia pensando em título inédito para Guaru

Por Marta Teixeira


Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press
Guarulhos (SP) - Com dois títulos Nacionais conquistados - pelo Santo André (1999) e pelo Vasco da Gama (2001) -, a ala Janeth Arcain estreou nesta terça-feira na equipe do São Paulo/Guaru de olho em mais um título para sua coleção e principalmente, em uma conquista inédita para a cidade de Guarulhos. 'É uma motivação a mais, com certeza', afirma a jogadora, referindo-se à oportunidade de ajudar o Guaru a conquistar seu primeiro título nacional. 'Este é um novo desafio. Cada mudança na nossa vida traz sempre coisas boas e tudo vem acrescentar na minha vida profissional'.

A estréia de Janeth foi em bom estilo. Em 33m16 de jogo, marcou 26 pontos, colaborando de maneira decisiva para a vitória por 97 a 75 sobre o Lages/Uniplac. Em Guarulhos, Janeth chama para si a responsabilidade de levar a equipe ainda mais para o topo não apenas da classificação, mas também do esporte. 'Esta é uma equipe que estava bem e espero poder ajudar ainda mais. Vamos trabalhar para puxar novamente o basquete aqui, onde ele já é tradicional'.

Na nova equipe, sua principal preocupação é manter o bom rendimento. 'Espero passar bem mais esta etapa da minha vida, como em todas as outras, e ajudar mesmo a equipe'. Apesar de ser apontada como o principal destaque do grupo, Janeth não fala em ser estrela. 'Isto é uma coisa que sempre falo para as meninas. Em uma equipe, todas têm que abrir mão da vaidade em benefício do grupo'.

Sobre seu desempenho no primeiro jogo, a ala demonstra que espera muito mais. 'Foi bom, mas poderia ter melhor. A gente tem sempre que pensar em melhorar. Mas é assim mesmo, não podemos pular degraus', conforma-se.
São Caetano 70 x 77 Dom Bosco/Governo Popular

Destaques:
Regininha (SCS) - 19pts
Eliane (Dom Bosco) - 17pts, 22reb,
Maristela (Dom Bosco) - 19pts, 10reb
Rose (Dom Bosco) - 17pts

@ -
No confronto dos técnicos Vendramini e Borracha, o primeiro levou a melhor, mas no sufoco. O time do Mato Grosso do Sul dominou toda a partida, mas sempre que estava quase abrindo 20 pontos, dava um branco nas meninas, principalmente nas armadoras, que não conseguiam romper a marcação pressão de São Caetano. No final da partida, a diferença que sempre se manteve nos 10 pontos, chegou a cair para apenas cinco, faltando dois minutos para o final. Mas um arremesso de Maristela e dois lances-livres de Karla, garantiram o resultado positivo ao Dom Bosco.

Dona do Garrafão:
A pivô Eliane foi a grande responsável pelo massacre nos rebotes para o Dom Bosco. A equipe do Mato Grosso do Sul apanhou 47 rebotes, contra 17 de São Caetano. Eliane, sozinha, pegou 22 rebotes. Bela partida da pivô, que ainda anotou 17 pontos.

Palmatória:
Nas últimas rodadas andei cobrando o desempenho da armadora Karla. Na partida dessa terça-feira, Karla jogou pouco, apenas 8 minutos, mas o suficiente para ajudar sua equipe no momento crucial do jogo. A armadora do Dom Bosco está com fortes dores nas costas e, por isso, foi poupada a maioria do tempo. No finalzinho da partida, quando o time estava com sérias dificuldades para levar a bola ao ataque, Vendramini não pensou duas vezes ao chamar Karla para resolver o problema. E ela resolveu. Boa recuperação, Karla!

Devendo:
As Perandinis continuam devendo boas atuações. A ala Patrícia até que esteve melhor que na partida contra Santo André, mas ainda está muito longe do que ela pode apresentar... Já a cunhada Luciana (Paty é casada com seu irmão), parece que nem foi ao jogo. Estava completamente desconcentrada, errando muitas bolas, inclusive com horríveis air-balls da linha dos três. Ficou um bom tempo no banco e voltou no finalzinho da partida. Acertou um arremesso de três pontos que baixou a diferença, mas nada que apagasse sua péssima atuação!


Unimed/Americana 95 x 40 Ponta Grossa

Destaques:
Silvinha (Americana) - 28pts, 5rec, 4assist
Geisa (Americana) - 17pts, 10reb, 6 tocos
Lara (Ponta Grossa) - 11pts, 8reb

@ - Presa fácil para Americana, que só ratificou a condição de líder do campeonato. Mesmo sendo diante de um adversário fraco, vale destacar a atuação da pivô Geisa, que deu simplesmente seis tocos. Americana termina como líder do primeiro turno, com uma ótima campanha (8 vitórias e 1 derrota). Ponta Grossa ainda não venceu neste Nacional e está na lanterna.
Automóvel Clube/Campos 61 x 64 Unimed/Ourinhos

Destaques:
Lílian (Campos) - 18pts, 5reb
Patrícia Mara (Campos) - 13pts, 12reb
Rosângela (Ourinhos) - 22pts
Gattei (Ourinhos) - 13pts, 5 assist

@ -
A equipe de Campos realmente parece não ter jeito. Após estar vencendo a partida por 10 pontos no primeiro tempo, o time caiu de produção no último quarto e assistiu à mais uma derrota dentro de casa. Um primeiro turno sofrível para essa equipe de elenco tão talentoso. Uma pena! Enquanto isso, o Ourinhos parece ter acordado após a vitória diante de Americana. Na classificação, Ourinhos termina o primeiro turno em quatro lugar, com 5 vitórias e 4 derrotas. Campos amarga a sexta colocação, com 3 vitórias e 6 derrotas.
Sírio/Black & Decker/Uberaba 55 x 73 Santo André

Destaques:
Lelê (Uberaba) - 10pts, 13 reb
Grazi (Uberaba) - 17pts
Chuca (Sto. André) - 24pts, 7reb
Aide (Sto. André) - 22pts, 5reb

@ - Confesso que dessa vez eu pensei que a equipe de Santo André fosse perder, principalmente pelo volume de jogo de Uberaba dentro do garrafão (principal deficiência da equipe do ABC paulista). Só que mais uma vez, a equipe da técnica Laís Elena me surpreendeu de maneira positiva. O resultado confirma o Santo André na vice-liderança do Nacional, com 8 vitórias e apenas 1 derrota. Já Uberaba continua na briga por uma vaga, ocupando o sexto lugar com 4 vitórias e 5 derrotas.
São Paulo/Guaru 97 x 75 Lages/Uniplac

Destaques:
Érika (Guaru) - 27pts, 12 reb
Janeth (Guaru) - 26pts, 4reb, 6 assist
Patrícia (Lages) - 31pts, 13reb
Lisi (Lages) - 19pts

@ - Empolgado pela estréia de Janeth, o Guaru não teve problemas para derrotar a equipe de Lages, que mais uma vez contou com o bom desempenho da pivô Patrícia. O resultado deixa a equipe paulista na terceira colocação na tabela, com 6 vitórias e 2 derrotas (14 pontos).

terça-feira, 26 de novembro de 2002

Fale com o Presidente!

O Presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Grego, estará amanhã (quarta, 27) em um chat no site Lancenet, respondendo às perguntas do internauta.

Se eu não puder aparecer, por favor alguém pergunte se ele já decidiu se vai manter Barbosa no comando seleção feminina e depois me contem a resposta.


Borrachinha

O técnico Borracha, do São Caetano, está em entrevista no site da CBB e lá explica a curiosa origem do apelido:

É de infância. Meu pai tinha um posto de gasolina e por causa do trabalho com pneus de carro ele era chamado de Borracha e eu era o Borrachinha. Cresci e o apelido ficou.


Confira a entrevista: aqui!



França 7

O Aix, de Iziane bateu o Montpellier de Adriana por 73 a 67. Iziane jogou por 6 minutos e fez 5 pontos, teve uma contusão e foi poupada do resto do jogo. Adriana teve 14 pontos e 5 rebotes em 29 minutos.

Mamá colaborou com 9 pontos e 10 rebotes na vitória do Nice sobre o Toulosse por 66 a 54.

O Bourges de Kelly bateu o Bourdeaux por 72 a 50 e permanece invicto. Kelly jogou 7 minutos, fez 2 pontos e pegou 4 rebotes.
Caiu o último invicto!

Bem, caiu o último invicto no Nacional Feminino de Basquete.

Numa partida movimentada, em que as defesas trabalharam melhor que os ataques, Ourinhos bateu Americana por 61 a 59.

Não deixa de ser um resultado surpreendente quando consideramos as campanhas opostas que as equipes que decidiram o último campeonato paulista vinham trilhando na competição.

Por Ourinhos, o ponto de sustentação novamente foi Lígia. Outra jogadora que vem tendo boa participação no torneio é Gattei. Roberta também tem se esforçado. A ala Cris vem se segurando com alguns poucos arremessos de três, mas seu jogo anda demasiadamente apagado. Gostei bastante da entrada da reserva Bethânia (ex-Vasco) no jogo.

Em Americana, o time mostrou-se extremamente dependente de Silvinha, e mais tarde de Êga. Geisa errou lances fáceis. E a lituana Rêda ainda não mostrou a que veio. A derrota ainda deixou mais uma vez evidente que o time sente (muito) a falta de Helen.

Hoje as equipes jogam a última rodada do turno.
Alhos ...

O narrador do SPORTV neste domingo já inventou uma nova dupla-sertaneja no basquete feminino brasileiro: "Redá & Rêga".

Foi assim que ele se referiu, na maior parte do jogo entre Americana e Ourinhos às pivôs de Americana.

...e Bugalhos

E o repórter da mesma emissora deve aprender que Lore é apelido de Loredana; e não de Lorena.



M.C.

Estive fora no final-de-semana, e o blog aqui foi brilhantemente abastecido pelo meu amigo-de-fé (e-irmão-camarada) Manoel Carlos.

Por problemas no meu calendário nesse fim de ano, estarei dividindo com ele a responsabilidade de manter o blog sempre com as melhores e mais interessantes notícias do basquete feminino do Brasil.

Última rodada do turno terá estréia de Janeth no São Paulo/Guaru


Rio de Janeiro - A nona e última rodada do turno do 5º Campeonato Nacional de Basquete Feminino será disputada nesta terça-feira com cinco partidas. O destaque é a estréia da ala Janeth Arcain no São Paulo/Guaru contra o Lages/Uniplac, às 20h, no ginásio Thomeozão, em Guarulhos. A rodada terá ainda São Caetano x Dom Bosco/Governo Popular, em São Caetano (19h); Unimed/Americana x Ponta Grossa/SER, em Americana (19:30h); Automóvel Clube/Campos x Unimed/Ourinhos, em Campos (20h); e Sírio/Black&Decker/Uberaba x Santo André, em Uberaba (20h). O Unimed/Americana segue na liderança, com 15 pontos ganhos (7 vitórias e uma derrota); seguido do Santo André, também com 15.

"É uma enorme satisfação jogar o Campeonato Nacional pela quinta vez. A equipe do São Paulo/Guaru está bem na competição, disputando as primeiras colocações e espero poder ajudar nessa luta. Entrei no time porque acredito no projeto que o clube está realizando para o esporte amador. Além disso, é muito legal jogar em um time de tradição, com uma torcida de massa", disse Janeth, campeã do Nacional em 1999 (Santo André) e 2001 (Vasco da Gama) e vice em 2000 (Santo André). Janeth foi três vezes cestinha da competição: 1998 (Santo André), 2000 (Santo André) e 2001 (Vasco da Gama).

Depois de perder na segunda rodada para o Americana por 77 a 73, o Santo André venceu as seis partidas seguintes e ocupa o segundo lugar, com 15 pontos (7 vitórias e uma derrota). O último adversário do turno é o Uberaba que está em sexto lugar, com 12 pontos (4 vitórias e 4 derrotas).

"A competição está muito equilibrada e os jogos são bastante disputados, com uma diferença pequena de pontos nos placares finais. O time de Uberaba pode surpreender porque tem uma equipe jovem, mas que teve bons resultados contra equipes fortes. Esperamos contar com os nossos pontos fortes, que são a defesa forte e o contra-ataque rápido. Queremos vencer e levar o Santo André à primeira colocação no Campeonato", afirmou Laís Helena, técnica do Santo André.

Um dos jogos mais equilibrados da rodada colocará frente a frente o time de Campos (7º com 11 pontos) e o Ourinhos (4º com 12). As duas equipes precisam da vitória para continuar na briga por uma vaga na semifinal.

"Vencemos duas partidas consecutivas dentro de casa e isso motivou bastante as jogadoras. Ourinhos é uma equipe forte, conta com boas atletas e vem de uma vitória importante sobre o time de Americana, que é o líder da competição. A gente pretende impor um ritmo de jogo forte e tentar manter essa seqüência de vitórias para subir na classificação", disse o técnico Marcus Gama, do Automóvel Clube/Campos.

9ª Rodada - Terça-feira (dia 26)
19:00h - São Caetano x Dom Bosco/Governo Popular - Ginásio Lauro Gomes
árbitros: Carlos Renato dos Santos (SP) e João Vaz Júnior (SP)

19:30h - Unimed/Americana x Ponta Grossa/SER - Ginásio do Centro Cívico
árbitros: João Batista Vinhaes (SP) e José Aparecido (SP)

20:00h - Automóvel Clube/Campos x Unimed/Ourinhos - Ginásio do ACF
árbitros: Cristiano Maranho (PR) e Fernando Serpa (RS)

20:00h - Sírio/Black&Decker/Uberaba x Santo André - Ginásio do Uberaba
árbitros: José Luís Barbosa (RS) e Luiz Carlos Arantes (MG)

20:00h - São Paulo/Guaru x Lages/Uniplac - Ginásio Thomeozão
árbitros: Sérgio Corraucci (SP) e Tárcio Tales (SP)

segunda-feira, 25 de novembro de 2002

Campos tenta manter o embalo contra Ourinhos


Campos (RJ) - A tarefa não é fácil, mas motivação está sobrando no ACF/Prefeitura de Campos para o confronto desta terça-feira pelo Campeonato Nacional feminino de basquete. A equipe do técnico Marcus Gama recebe o Unimed/Ourinhos, às 20 horas, no ginásio do Automóvel Clube tentando sua terceira vitória consecutiva na competição. O confronto é válido pela última rodada do primeiro turno do Nacional.

Nas duas rodadas anteriores, Campos derrotou São Caetano e Ponta Grossa o que, na opinião do técnico Marcus Gama, deixou o grupo mais confiante para o próximo compromisso. "Vencemos duas partidas consecutivas dentro de casa e isso motivou bastante as jogadoras. A gente pretende impor um ritmo de jogo forte e tentar manter essa seqüência de vitórias para subir na classificação", afirma.

Apesar dos bons resultados, a ala Juliana reconhece que enfrenta Ourinhos, atual campeão paulista, vai ser complicado. "O time de Ourinhos vem de uma vitória importante sobre o líder Unimed/Americana e deve fazer jogo duro contra Campos", lembra a ala. "Apesar disso, temos a vantagem de jogar em nosso ginásio, com o apoio de nossa torcida e vamos jogar de igual por igual com elas", garante.

Campos, sétimo colocado no Nacional, quer aproveitar a seqüência de partidas em casa para se recuperar no torneio. O time já venceu dois dos cinco jogos programados para seu ginásio e tem pela frente, além de Ourinhos, São Paulo/Guaru e Dom Bosco.

Fonte:
A Gazeta Esportiva.Net
Janeth estréia em casa pelo Guaru

Guarulhos (SP) - A torcida do São Paulo/Guaru poderá acompanhar de perto a estréia da ala Janeth na equipe. Nesta terça-feira, o time de Guarulhos enfrenta o Lages/Uniplac, às 20 horas, no ginásio Thomeozão, pela última rodada no Nacional feminino de basquete.

Três vezes cestinha do Nacional - pelo Santo André (1998 e 2000) e pelo Vasco da Gama (2001) -, Janeth estréia motivada com a boa participação de seu novo time no torneio. "A equipe do São Paulo/Guaru está bem na competição, disputando as primeiras colocações e espero poder ajudar nessa luta. Entrei no time porque acredito no projeto que o clube está realizando para o esporte amador. Além disso, é muito legal jogar em um time de tradição, com uma torcida de massa", afirma.

O Guaru está em terceiro lugar na competição, com 14 pontos. A liderança do torneio permanece com o Unimed/Americana, que soma 15 pontos, seguida pelo Santo André, com a mesma pontuação. A rodada desta terça-feira tem mais quatro jogos programados.

Outros jogos:

19h - São Caetano x Dom Bosco/Governo Popular - Ginásio Lauro Gomes

19h30 - Unimed/Americana x Ponta Grossa/SER - Ginásio do Centro Cívico

20h - Automóvel Clube/Campos x Unimed/Ourinhos - Ginásio do ACF

20h - Sírio/Black&Decker/Uberaba x Santo André - Ginásio do Uberaba


Fonte: A Gazeta Esportiva.Net

PARABÉNS, HELEN!!!!

No último dia 23 de novembro foi o aniversário da armadora Helen Luz... Obviamente esse não deve ter sido um dos melhores aniversários que ela já teve, mas com certeza o melhor presente que Helen poderia receber seria a recuperação total de sua lesão na panturrilha, para que ela possa voltar às quadras o mais rápido possível.

A Helen faz muita falta ao nosso basquete que, com ela, ganha em graça, beleza e precisão. Volte logo Helen, estamos todos torcendo pela sua recuperação!

E parabéns!!!
Classificação do Nacional


1º Unimed/Americana - 15 pontos (7vitórias e 1 derrota)

2º Santo André - 15 pontos (7 vit, 1 der)

3º São Paulo/Guaru - 14 pontos (6 vit, 2 der)

4º Unimed/Ourinhos - 12 pontos (4 vit, 4 der)

5º Dom Bosco - 12 pontos (4 vit, 4 der)

6º Black&Decker/Uberaba - 12 pontos (4 vit, 4 der)

7º Automóvel Clube/Campos - 11 pontos (3 vit, 5 der)

8º São Caetano - 11 pontos (3 vit, 5 der)

9º Lages/Uniplac - 10 pontos (2 vit, 6 der)

10º Ponta Grossa/SER - 8 pontos (0 vit, 8 der)



Unimed/Ourinhos 61 x 59 Unimed/Americana

Destaques:
Roberta (Ourinhos) - 17 pts
Lígia (Ourinhos) - 13 pts, 11 reb
Silvinha (Americana) - 21 pts
Êga (Americana) - 14 pts, 10 reb
Geisa (Americana) - 14 pts, 11 reb
Automóvel Clube/Campos 81 x 35 Ponta Grossa/SER

Destaques:
Ju (Campos) - 15 pts
Lílian (Campos) - 14 pts
Lara (Ponta Grossa) - 9 pts
São Paulo/Guaru 71 x 67 Dom Bosco/Governo Popular

Destaques:
Ana Lúcia (Guaru) - 16 pts
Érika (Guaru) - 15 pts, 9 reb
Simone Pontello (Guaru) - 15 pts
Micela (Dom Bosco) - 14 pts
Black & Decker 76 x 58 Lages/Uniplac

Destaques:
Tina (Uberaba) - 22 pts
Grazi (Uberaba) - 17 pts
Patrícia (Lages) - 19 pts, 8 reb
São Caetano 68 x 70 Santo André

Destaques:
Kattya (SCS) - 17 pts, 8 reb
Laine (SCS) - 17 pts, 5 reb
Chuca ( Sto. André) - 18 pts, 13 reb
Aide (Sto. André) - 14 pts, 6 assist

Uma partida decidida nos minutos finais, com uma quantidade de erros incrível. Por São Caetano, as jogadoras Luciana e Patrícia Perandini precisam assumir mais o jogo. A primeira anotou apenas dois pontos e a segunda seis. O Borracha precisa de uma atuação mais efetiva dessas duas jogadoras, que chegaram com a incubência de comandarr o time em pontos e isso não vem ocorrendo com regularidade.

Já o Santo André, aos trancos e barrancos, vai fazendo uma campanha excelente, com apenas uma derrota (para Americana) em oito jogos. Mais uma vez, faço questão de dar parabéns à técnica Laís Elena, que além de possuir um grupo reduzido de jogadoras para revezar, tem colocado em quadra um time aguerrido e que não desiste nunca da vitória. Além disso, a pivô Simone Lima sente fortes dores nas costas e, mesmo assim, tem mostrado muita garra e disposição, atuando muito bem (dentro das condições que ela se encontra).



sábado, 23 de novembro de 2002

Nacional terá cinco jogos neste domingo e SPORTV ao vivo

A oitava rodada do turno do 5º Campeonato Nacional de Basquete Feminino será disputada neste domingo (24/11) com cinco partidas: Automóvel Clube/Campos x Ponta Grossa/SER, em Campos (11h); São Caetano x Santo André, em São Caetano (11h); São Paulo/Guaru x Dom Bosco/Governo Popular, em Guarulhos (11h); Sírio/Black&Decker/Uberaba x Lages/Uniplac, em Uberaba (18h); e Unimed/Ourinhos x Unimed/Americana, em Santo Antonio da Platina (20:30h), com transmissão ao vivo do SPORTV.

"Essa partida gera muita expectativa devido à grande rivalidade entre as duas equipes. Precisamos ter calma e muita concentração, pois Ourinhos, além de ser um grande time, vai aproveitar ao máximo o fato de jogar em casa", disse o técnico Paulo Bassul, do Unimed/Americana.

"Precisamos melhorar nosso desempenho no Campeonato, principalmente no ataque. Fizemos apenas 54 pontos no último jogo, contra o São Caetano. Temos que pontuar mais. Esse é o momento de tentar a reabilitação. Sabemos que jogar contra Americana nunca é fácil, mas vamos jogar em casa e precisamos da vitória", afirmou a ala/pivô Rosângela, do Unimed/Ourinhos.

8ª Rodada - Domingo (dia 24)

11:00h - Automóvel Clube/Campos x Ponta Grossa/SER - Ginásio do ACF
árbitros: Joaquins Feitosa (DF) e Enaldo Batista (SC)

11:00h - São Caetano x Santo André - Ginásio Lauro Gomes
árbitros: Tatiana Steigerwald (SP) e Edson Nascimento (SP)

11:00h - São Paulo/Guaru x Dom Bosco/Governo Popular - Ginásio Thomeozão
árbitros: João Batista Vinhaes (SP) e Jacob Barreto (SP)

18:00h - Sírio/Black&Decker/Uberaba x Lages/Uniplac - Ginásio do Uberaba
árbitros: José Luis Barbosa (RS) e Marcos Guedes (MG)

20:30h - Unimed/Ourinhos x Unimed/Americana - Ginásio Henrique Schimith (SPORTV - Ao vivo)
árbitros: Geraldo Fontana (SP) e Maurício Antunes (SP)

Unimed/Americana 84 x 60 São Paulo/Guaru

Destaques:

Silvinha (Americana) - 34 pts, 4 reb, 5 roub, 6 assist
Êga (Americana) - 21 pts, 11 reb
Palmira (Guaru) - 14 pts
Érika (Guaru) - 10 pts, 14 reb

@ - Uma vitória esmagadora e até certo ponto surpreendente pelo placar apresentado garantiu a Americana a invencibilidade no Nacional. Quanto a Gaurulhos, vamos aguardar o novo gás que a equipe de Guarulhos terá com a chegada de Janeth.

De três: Excelente atuação de Silvinha. Foram 5 bolas de três pontos em 8 tentativas (63% de aproveitamento).

Duelo: Finalmente parece que a pivô Êga colocou a cabeça no lugar e voltou a jogar basquete. Ela já que estava na dívida com a equipe de Americana desde as finais do Paulista. Nesta sexta-feira, Êga venceu o duelo diante da pivô Érika, que teve seu rendimento ofensivo bem reduzido.


Lages/Uniplac 55 x 68 Dom Bosco/Governo Popular
Destaques:

Mina (Lages) - 14 pts, 5 reb
Micaela (Campo Grande) - 19 pts, 5 roubos
Eliane (Campo Grande) - 12 pts, 20 rebotes
Maristela (Campo Grande) - 14 pts, 13 reb


@ - Boa vitória da equipe do Mato Grosso do Sul fora de casa. Pelo time da casa faltou uma atuação mais ofensiva da pivô Patrícia, umas das comandantes da equipe, mas que anotou apenas quatro pontos.

Chuá: Pelo Dom Bosco, vale destacar a excelente performance da pivô Eliane, com 20 rebotes. E atuação da armadora Mina, por Lages.

Air Ball: Mais uma vez a atuação da armadora Karla deixou a desejar. Mesmo dando sete assistências, assim como na partida diante de Americana, Karla passou em branco e não pontuou, apesar de ficar 33 minutos em quadra. A recém-chegada Ana Flávia (Passarinho) jogou pouco é verdade (6min), mas o suficiente para anotar 6 pts. Não quero pegar no pé da ótima e jovem armadora Karla, mas todos nós sabemos do potencial que esta garota tem e eu ainda acredito que ela será um dos destaques desse Nacional!


Ourinhos 76 x 77 Santo André
Destaques:

Cris (Ourinhos) - 26 pts, 7 reb
Casé (Ourinhos) - 7 pts, 12 reb
Chuca (Sto. André) - 31 pts, 11 reb
Gigi (Sto.André) - 16 pts, 4 roub


@ - "Ai que saudade da Janeth!" - Este deve ser o pensamento da maioria dos torcedores de Ourinhos, que ainda não viu o atual campeão paulista engrenar no campeoanto e dessa vez a derrota ocorreu em casa. Já o Santo André, mostra a força do grupo andreense e a categoria da técnica Laís Elena, que mesmo com um grupo limitado, faz por merecer a vice-liderança na tabela.

Decisiva: Assim como na vitória por um ponto diante do Guarulhos, quando Aide meteu uma bola de três a poucos segundos do final, diante do Ourinhos a história se repetiu. Em grande fase, Aide acertou um arremesso de longa distância faltando menos de 5 segundos para o final que garantiu a vitória para Santo André. Tá dando gosto ver a Aide jogar!


Automóvel Clube/Campos 71 x 66 São Caetano (prorrogação)
Destaques:

Lílian (Campos) - 20 pontos, 10 rebotes, 5 roubos, 5 assist
Patrícia Mara (Campos) - 23 pontos, 10 reb
Lu Perandini (São Caetano) - 15 pontos
Pati Perandini (São Caetano) - 14 pontos


@ - Campos anotou 33 pontos no primeiro tempo, contra 27 de São Caetano. Na segunda etapa, a história se inverteu e o time paulista levou o jogo para a prorrogação. No tempo extra, prevaleceu o mando de quadra e o time de Campos finalmente voltou a vencer.

Eficiência: Vale destacar a grande atuação da dupla Lílian e Patrícia Mara, que fizeram um double-double cada. A primeira aliás, voltou a mostrar seu bom basquetebol, fazendo o que todos nós esperamos dela. Parabéns Lílian!
Black & Decker/Uberaba 90 x 49 Ponta Grossa
Destaques:
Grazi (Uberaba) - 27 pts, 8 reb, 6 roubos
Lelê (Uberaba) - 10 pts, 8 reb, 6 roubos
Shenya (P.Grossa) - 17 pts, 3 reb, 4 roubos, 3 assist



@ - Vitória fácil da equipe mineira, que permitiu ao jovem técnico Mário Fernandes colocar em quadra toda sua equipe, inclusive as jogadoras locais.

sexta-feira, 22 de novembro de 2002

Unimed/Americana

Unimed defende liderança no Centro Cívico


AMERICANA - Em jogo da antepenúltima rodada do 1º turno do 5º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, a Unimed defende a liderança contra o São Paulo/Guaru, nesta sexta-feira (22), às 19h30, no ginásio do Centro Cívico, em Americana.
Com 12 pontos (6 vitórias em 6 jogos), a equipe do técnico Paulo Bassul espera manter a sequência de resultados positivos, mas está consciente que terá dificuldades em razão da qualidade do adversário, que tem 11 pontos (5 vitórias e 1 derrota em 6 rodadas).
A Unimed inicia o jogo com o quinteto formado por Silvinha, Loredana, Roseli, Geisa e Ega.

HELEN

A armadora Helen, que sofreu nova lesão muscular na panturrilha direita, segue em tratamento médico na clínica do fisioterapeuta Nivaldo Baldo, em Campinas. A jogadora não faz previsão para retornar às quadras, mas está otimista. "Sinto que melhoro a cada dia", disse Helen.
A pedido do médico ortopedista Armando Lazzaris Fornari, Helen fará exame de ressonância magnética na próxima sexta-feira (29). Assim que tiver o laudo em mãos, Fornari poderá precisar o tempo necessário para Helen voltar a jogar.
Campos

CAMPOS BUSCA REABILITAÇÃO EM CASA PELO NACIONAL



A equipe feminina de basquete do ACF/Prefeitura de Campos enfrenta o São Caetano nesta sexta-feira, às 20h, no ginásio do Automóvel Clube, em Campos, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Nacional. O time norte-fluminense corre atrás da reabilitação na competição já que ocupa a penúltima colocação na tabela de classificação com sete pontos ganhos ? cinco derrotas e apenas uma vitória.

O técnico Marcus Gama está apostando na seqüência de jogos em casa para que sua equipe passe a ocupar uma melhor colocação na tabela. Campos fará cinco partida seguidas em casa.

"Não tenho mais nada que explicar. Já passou da hora de fazermos a história mudar de lado. Não adianta ficar arrumando desculpas para esses resultados ruins. Fizemos uma partida abaixo da crítica contra Lages, mas nas outras partidas deixamos a vitória escapar no fim. Todas as jogadoras tem que entrar em quadra e dar 110% por do que podem. Está na hora de encontrarmos o nosso caminho"

O treinador acredita que poderá reverter a situação caso seu time vença pelo menos três das cinco partidas que jogará em casa (São Caetano, Ponta Grossa, Ourinhos, São Paulo/Guaru e Dom Bosco).

"Custe o que custar temos que vencer. O quarto colocado tem apenas três vitórias, então nada está perdido. Vamos dar a volta por cima. Espero contar com o apoio da nossa torcida para revertermos esta situação. A competição está começando agora para nós?, completou.

A equipe titular só será definida momentos antes da partida. Mas a tendência é que a ala Juliana perca a vaga de titular para Márcia Sobral, irmã de Marta. Ela entrou na última partida contra Lages e agradou a comissão técnica que ainda poderá fazer outras alterações

"Ainda estamos estudando que entrará no jogo desta sexta-feira. Mas alguma mudanças poderão acontecer", avisou Marquinhos.

quinta-feira, 21 de novembro de 2002

Dom Bosco contrata Ana Flávia


O Dom Bosco/Governo Popular fez uma grande contratação que ajudará o técnico Vendramini no revezamento da armação. Nesta semana, a armadora Ana Flávia, a Passarinho, assinou com o time de Campo Grande/MS.

Ainda juvenil, Ana Flávia estava na equipe do Bauru/Comegnio, que perdeu para o BCN/Osasco nas quartas-de-final do Paulista Juvenil. Vale lembrar, que na primeira partida, a armadora anotou 41 pontos.


Passarinho se incorporou ao grupo nesta quinta-feira e já viajou para Lages, onde jogará contra o time local.
Sétima

UNIMED/AMERICANA DEFENDE LIDERANÇA DO NACIONAL CONTRA SÃO PAULO/GUARU

A sétima rodada do turno do 5º Campeonato Nacional de Basquete Feminino será realizada nesta sexta-feira com cinco partidas: Unimed/Americana x São Paulo/Guaru, em Americana (19:30h); Lages/Uniplac x Dom Bosco/Governo Popular, em Lages (20h); Unimed/Ourinhos x Santo André, em Santo Antonio da Platina (20h); Automóvel Clube/Campos x São Caetano, em Campos (20h); e Sírio/Black&Decker/Uberaba x Ponta Grossa/SER, em Uberaba (20h). O destaque da rodada é o confronto entre o líder invicto Unimed/Americana (12 pontos e seis vitórias) e o vice-líder São Paulo/Guaru (11 pontos, 5 vitórias e uma derrota).

? Com certeza será uma partida muito difícil, pois o Guaru está evoluindo bastante na competição e é uma grande equipe. O ponto forte deles está embaixo do garrafão, com as pivôs Érika e Ana Lúcia, que são bem difíceis de marcar. Mas a nossa equipe está confiante em mais uma vitória. Estamos treinando com muito entusiasmo e preparadas para fazer uma grande partida ? disse a pivô Ega, do Unimed/Americana.

? Estamos animadas para essa partida. O time está crescendo muito e só perdemos uma partida. A grande diferença entre as duas equipes está na experiência. Americana tem jogadoras mais experientes, com passagem pela seleção brasileira. Já Guarulhos é mais jovem, mas compensamos com muita garra e entusiasmo. A chegada da Janeth vai trazer ao grupo exatamente essa experiência que está faltando ? declarou a pivô Érika, do São Paulo/Guaru.

Uma das estreantes do Campeonato Nacional, o Lages/Uniplac ocupa o sétimo lugar, com oito pontos (duas vitórias e 4 derrotas), e terá pela frente um adversário na briga direta por uma vaga na semifinal, o Dom Bosco, sexto colocado, com nove pontos (3 vitórias e 3 derrotas).

? A equipe está começando a entrar no ritmo forte da competição, já que aqui em Santa Catarina não fazemos muitos jogos no Estadual. Acredito que o Dom Bosco seja o favorito, pois muitas atletas vieram de outros Estados e têm mais ritmo do que a gente. Mas entraremos em quadra para tentar surpreendê-los, principalmente com a nossa defesa, que vem sendo o ponto forte até agora, embora ainda estejamos pontuando pouco ? disse Antônio Sobé, técnico do Lages/Uniplac.

quarta-feira, 20 de novembro de 2002

Mudança à vista?

Olha só a matéria, assinda por Fredrico Batalha que o site DATABASKET traz:

O presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Gerasime Nicolas Bozikis (Grego), e o técnico do Flamengo (RJ), Miguel Ângelo da Luz (foto), estiveram reunidos nesta terça-feira (19 de novembro), no Rio de Janeiro (RJ), para conversar informalmente sobre basquete.

Segundo Miguel Ângelo, nenhum assunto de Seleção Brasileira foi colocado em pauta. ?Esta foi uma conversa informal, para tocarmos informações e para que alguns assuntos fossem esclarecidos. Os momentos atuais vividos pelas seleções nacionais não foram abordados?, explica.

Mesmo sem ter falado em Seleção Brasileira, o técnico campeão mundial com o time feminino (1.994), afirmou ter expectativa de ser indicado. ?A minha intenção é ajudar o basquete brasileiro de um modo geral. É claro que tenho a expectativa de ser indicado para a seleção, pois possuo um currículo vitorioso no comando da seleção feminina?, comenta.


Não tenho nenhum candidato pra técnico, mas uma coisa é certa: precisamos de mudanças.

(Mesmo que Barbosa permaneça, mudanças são essencias. A começar por ele próprio).
De Molho

Médico veta Helen para jogo de sexta-feira

A armadora Helen Luz foi examinada nesta terça-feira (19) pelo médico ortopedista Armando Lazzaris Fornari e vetada para o jogo da Unimed contra o São Paulo/Guaru, sexta-feira (22), às 19h30, no ginásio do Centro Cívico, em Americana, pela sétima rodada do primeiro turno do 5º Campeonato Nacional de Basquete.

Helen, que ficou dois meses afastada por causa de uma lesão na panturrilha direita, voltou a jogar na última sexta-feira (19), na vitória da Unimed sobre o Automóvel Clube/Fluminense, mas ficou em quadra apenas 9 minutos e 51 segundos, pois sentiu dores numa região próxima à antiga contusão.

Ao examinar a jogadora, nesta terça-feira, Fornari constatou a lesão muscular, mas descartou qualquer possibilidade de ser a mesma que Helen sofreu durante o Mundial da China, em setembro. "A contusão é um pouco acima do ponto onde ela teve o problema anterior. A Helen está fora do jogo contra Guaru, mas só poderemos precisar o tempo exato que será necessário para sua recuperação após o exame de ressonância magnética", explicou o ortopedista.

O exame deve ser feito até o final desta semana e o resultado conhecido no início da próxima. Enquanto isso, Helen fica afastada das atividades normais.

terça-feira, 19 de novembro de 2002

Esperança

Notinha publicada hoje no caderno de Esportes da Folha:

"Transição...

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que um grupo de trabalho formule um projeto para o esporte até a posse. O presidente eleito convidou 11 pessoas para a primeira reunião: os ex-jogadores Tostão, Sócrates, Wladimir, Raí, Paula e Ana Moser; o técnico Oswaldo de Oliveira; o novo presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas; os jornalistas Juca Kfouri e José Trajano; e o secretário-executivo do Ministério do Esporte, José Luiz Portella. Tostão, colunista da Folha, e Ana Moser, não compareceram.":
Já fiquei fã!



Entrevista no site da CBB com o técnico de Uberaba: Mário Fernandes, de apenas 25 anos, levando o time a uma campanha de fazer invenja a tecnicos da época do guaraná de rolha.

É isso aí.

Além de renovação de jogadoras, e dirigentes, precisamos também de técnicos!!!

"Minha principal característica é o perfeccionismo. Sou muito chato. Tudo tem que ser exatamente como eu quero, senão não fico satisfeito. Mas ainda tenho muito o que aprender, tenho apenas 25 anos. Muita gente diz que sou jovem demais para estar num campeonato com técnicos como Antônio Carlos Vendramini, Edson Ferreto e Paulo Bassul, mas estudo muito e faço um trabalho sério com o Sírio/Black&Decker/Uberaba. Estamos provando para nós mesmos e para a cidade de Uberaba que somos capazes de realizar um projeto importante."

Leia a entrevista: aqui!

ESTATÍSTICAS APONTAM AS MELHORES DO NACIONAL FEMININO 2002

Nas 30 partidas disputadas no 5º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, 14 (46.7%) foram vencidas pelas equipes que tiveram o mando de quadra, contra 16 (53.3%) dos times que jogaram como visitantes. O Unimed/Americana lidera invicto a competição com 12 pontos ganhos (6 vitórias), seguido do Santo André e do São Paulo/Guaru, ambos com 11 pontos (5 vitórias e uma derrota). O Unimed/Americana tem o melhor ataque e a melhor defesa, com as médias de 84.6 pontos e 63.0, respectivamente. Já o Ponta Grossa/SER é a equipe com o ataque menos eficiente, 42.8 (257), e a defesa mais vazada, 91.5 (549).

A cestinha e reboteira do Nacional 2002 é a pivô Erika, do São Paulo/Guaru, com as médias de 21.3 (128 no total) e 13.5 (81), respectivamente. A líder nas assistências é a armadora Sandra, também do São Paulo/Guaru, com 5.0 (30). A primeira nas recuperações de bolas é a armadora Tina, do Sírio/Black&Decker/Uberaba, com 3.8 (23). Já a pivô Patrícia, do Lages/Uniplac, é a melhor nos bloqueios, com 3.2 (19).

— O conjunto vem sendo o ponto forte de nossa equipe. Estamos jogando com regularidade, o que é muito importante, e fazendo uma ótima defesa. Assim conseguimos superar a ausência da Helen e vencer as seis partidas. Quando a equipe se entrosar mais com a pivô lituana Reda, que chegou há pouco tempo, e a Helen se recuperar completamente, o time ainda irá crescer mais ainda na competição. Isso não nos torna favorito, já que o Campeonato é de alto nível e as outras equipes também vão melhorar o entrosamento e evoluir nas próximas rodadas — analisou o técnico Paulo Bassul, do Unimed/Americana.

CESTINHA
1º- Erika (Guaru/São Paulo) – 21.3 (128); 2º- Silvinha (Unimed/Americana) – 21.0 (126); 3º- Aide (Santo André) – 20.2 (121); 4º- Patrícia (São Caetano) – 18.7 (112); 5º- Eliane (Dom Bosco) – 17.2 (86)

REBOTE
1º- Erika (Guaru/São Paulo) – 13.5 (81); 2º- Eliane (Dom Bosco) – 12.6 (63); 3º- Patrícia (Lages/Uniplac) – 11.5 (69); 4º- Ega (Unimed/Americana) – 10.5 (63); 5º- Lígia (Unimed/Ourinhos) – 10.3 (62)

ASSISTÊNCIA
1º- Sandra (São Paulo/Guaru) – 5.0 (30); 2º- Silvinha (Unimed/Americana) – 4.3 (26); 3º- Tina (Black&Decker/Uberaba) – 4.2 (25); 4º- Micaela (Dom Bosco) – 4.2 (21); 5º- Lore (Unimed/Americana) – 4.0 (24)

RECUPERAÇÃO DE BOLAS
1º- Tina (Black&Decker/Uberaba) – 3.8 (23); 2º- Patrícia (São Caetano) – 3.5 (21); 3º- Fabiana (Automóvel Clube/Campos) – 3.3 (20); 4º- Regininha (São Caetano) – 3.2 (19); 5º- Lilian (Automóvel Cluibe/Campos) – 3.0 (18).

BLOQUEIO
1º- Patrícia (Lages/Uniplac) – 3.2 (19); 2º- Geisa (Unimed/Americana) – 2.0 (12); 3º- Erika (São Paulo/Guaru) – 1.5 (9); 4º- Lisiane (Lages/Uniplac) – 1.5 (9); 5º- Kátia (Santo André) – 1.3 (8)

CLASSIFICAÇÃO
COL. – EQUIPE – PTS – JOG – VIT – DER
1º- Unimed/Americana (SP) – 12 – 6 – 6 – 0
2º- Santo André (SP) – 11 – 6 – 5 – 1
3º- São Paulo/Guaru (SP) – 11 – 6 – 5 – 1
4º- Unimed/Ourinhos (SP) – 9 – 6 – 3 – 3
5º- São Caetano (SP) – 9 – 6 – 3 – 3
6º- Dom Bosco (MS) – 9 – 6 – 3 – 3
7º- Lages/Uniplac (SC) – 8 – 6 – 2 – 4
8º- Black&Decker/Uberaba (MG) – 8 – 6 – 2 – 4
9º- Automóvel Clube/Campos (RJ) – 7 – 6 – 1 – 5
10º- Ponta Grossa/SER (PR) – 6 – 6 – 0 – 6

7ª Rodada – Sexta-feira (dia 22)
19:30h – Unimed/Americana x São Paulo/Guaru
20:00h – Lages/Uniplac x Dom Bosco/Governo Popular
20:00h – Unimed/Ourinhos x Santo André
20:00h – Automóvel Clube/Campos x São Caetano
20:00h – Sírio/Black&Decker/Uberaba x Ponta Grossa/SER –
Confirmado!!!

Como antecipado aqui, no domingo:

Janeth agora é Tricolor


Está confirmado. A ala da seleção brasileira de Basquete, Janeth Arcain (33 anos,1,80m), irá defender as cores do São Paulo/Guaru no Campeonato Nacional de Basquete. Os últimos detalhes da transferência da jogadora foram acertados, ontem, pelo Diretor Adjunto de Basquetebol do clube, Marcus Villela, e pela procuradora da atleta, Karine Batista.
Eleita como uma das cinco melhores jogadoras do século no Brasil, e um dos destaques da WNBA (Liga Norte-americana de Basquete Feminino), Janeth já se incorpora ao plantel Tricolor no próximo sábado (23/11). A sua estréia no time são-paulino será na terça-feira (26/11), contra a equipe de Lages (SC), em partida válida pela segunda fase do Nacional.

Segundo o diretor de Esportes Amadores, Paulo Eduardo Mutti, a vinda da Janeth para o Tricolor reforça a política da nova diretoria do clube de investimento nos Esportes Amadores. ?Sem dúvida, Janeth não é só um reforço importante para a equipe de Basquete Feminino, que está destacando no campeonato, mas também vem somar aos Esportes Amadores do São Paulo. É um grande orgulho para nós ter uma atleta com este renome e com o curriculum que ela tem?, declarou.

Estrela que dividiu com Paula e Hortência os melhores momentos do basquete feminino brasileiro, Janeth tem em seu currículo alguns dos principais títulos da modalidade no planeta. Dois deles, o de Campeã mundial na Austrália, em 1994, e o de campeã dos Jogos Pan-Americanos de Cuba, em 1991, ambos pela Seleção Brasileira, são lembrados com especial atenção. "Esses títulos me trouxeram um maior reconhecimento e fizeram com que eu acreditasse ainda mais no meu basquete".

Em 1997, Janeth se tornou a primeira brasileira convocada para jogar na Woman National Basketball Association (WNBA), a elite feminina do basquete mundial. Em Nas quadras do Tio Sam, a ala não decepcionou. Em sua primeira temporada sagrou-se campeã, fato inédito na história da Liga. "Jogar lá foi um sonho que eu sempre tive", admite. Hoje, Janeth é ídolo nos EUA e a única estrangeira a ser tricampeã do melhor basquetebol do mundo.

O São Paulo/Guarú entra em quadra pelo Nacional de Basquete nesta sexta, às 19:30 horas, contra o Unimed/Americana em Americana (SP). No domingo, às 14:30 horas contra o Dom Bosco/Gov. Popular (MS) e na terça-feira, às 20 horas contra Lages (SC), no Thomeuzão, em Guarulhos, marcando a estréia de Janeth.
Ferida Viva

É com felicidade que noticio o nascimento de mais um blog basqueteiro: é o Diário do Basquete, com maior enfoque no masculino, mas que eu gostei muito e colaborarei sempre que possível.

O Bruno Lima, responsável pelo blog, me manda um texto escrito pelo Alcir Magalhães Filho, uma das poucas pessoas dispostas a discutir o basquete e propor soluções para o esporte no país.

Trata-se de uma carta em que Alcir comenta o que viu no "Histórias do Esporte", da ESPN Brasil, no último sábado.

Realmente, é de chocar!

Reproduzo o texto em versão integral a seguir:

Hoje assistindo o programa HISTORIAS DO ESPORTE , na Espn-Brasil , vimos por um lado, pq o basquete feminino se encontra no estado que esta e por outro pq ainda não morreu no Brasil , graças aos seguintes abnegados técnicos , jogadores e alguns amantes de basquete que ainda patrocinam o esporte , inclusive no programa utilizaram o termo os " MALUCOS POR BASQUETE ".

Vi e ouvi coisas que certamente se fosse um empresário jamais investiria num produto como o basquete ,espero que a CBB tenha gravado o programa e avalie como a imagem da administração da instituição a cada dia fica mais desgastada em todos os níveis do basquete do Brasil .
Quem viu o programa assistiu atletas dormindo em colchões no chão e era a realidade de um clube que tem estrutura , imaginem aqueles que não possuem estrutura , como será?????

Aqueles que estão no basquete no dia a dia se resolvessem comentar o que já viram, certamente iria espantar a todos nós , como atletas dormindo embaixo de arquibancadas , desmaiando em quadra em virtude de não ter se alimentado direito, técnicos colocando dinheiro do bolso para o clube ir jogar , enfim coisas que daria para fazer um filme de HORROR ESPORTIVO .

Entretanto o que mais me assustou foram as informações veiculadas no programa , muitas delas discutidas e divulgadas em nosso Workshop , que passo a divulgar , para avaliem e comparem com o que foi dito pelo Sr.Grego no ultimo debate na Espn-Brasil , aquilo que sempre menciono , a retórica difere da pratica em muito, na maioria das vezes quando são mencionadas por dirigentes .

Gostaria de ressaltar que as informações abaixo não são minhas palavras e sim o que foi dito no programa :

1 - Mordaça que a CBB colocou nos técnicos e jogadores impedindo-os de falar a realidade .
2 - Vaidade dos dirigentes prejudicando o basquete .
3 - Apareceu no programa um um dirigente do SP/Guaru conversando com um agente de atleta , de nome BOB , pergunto: este não é o filho do Bob presidente do conselho fiscal da CBB , que possui uma empresa de Marketing contratada pela própria CBB ? gostaria que a CBB nos informasse , inclusive se falava em contratação por R$ 12.000,00 , se realmente for este o nome que a própria Paula mencionou no debate acho um tanto grave , ter contrato de marketing com a CBB e agenciar atletas de seleção , acho que não se coadunam as posturas ,vamos aguardar o pronunciamento da CBB , para que não façamos pré-julgamentos e venhamos cometer injustiças .
4 - O técnico de uma equipe mostrando a situação do ginásio em que treinam , péssimas , inclusive podendo provocar contusões graves nas atletas .
5 - Atletas de equipes que vão disputar liga nacional feminina se quer tem uniforme de treino .
6 - Atleta dizendo claramente que o técnico da Seleção Brasileira Sr.Barbosa não gosta de mim por isto não me convoca e que gostaria de saber o motivo .
7 - Atleta informando que o basquete é um esporte de incertezas e promessas , corroborando com o que o Barbosa disse no debate da ESPN-Brasil sobre a rotatividade de patrocinadores que hoje estão amanhã a equipe esta sem patrocínio , pergunto como um profissional pode trabalhar tranqüilo seja atleta ou comissão técnica que não por quanto tempo esta empregado ?????
8 - Equipes brasileiras que foram jogar torneio na Inglaterra e passaram fome e não tinha sido a primeira vez .
9 - Equipe dias antes de confirmar a participação na liga informa que não vai participar deixando as jogadoras jogadas ao vento ,desempregadas , sem receber o passivo e com dificuldades para conseguirem outra equipe.
10 - Técnicas como Maria Helena desempregada , será que isto aconteceria em algum outro lugar do mundo ?????
11 - Ponto positivo o Colégio Dom Bosco ,MS , cria mais um posto de trabalho para o basquete feminino ,levando uma equipe para disputar a liga .
12 - Como pode um técnico como Vendramini o técnico com maior numero de títulos dentro do país ficar desempregado por um ano e meio , será que foi represália pq ele trabalhou com a Hortência ?????, nas palavras dele mostravam uma certa magoa com os dirigentes do basquete e fez questão de mencionar que não era possível que ninguém fosse chamar a Maria Helena , vejam que sentimento nobre de profissionalismo.
13 - Atleta dizendo que se sentia um boneco de fantoche na mão dos dirigentes , olha que é atleta de seleção , não é uma simples mortal não .
14 - Imposição besta impedindo dos técnicos falarem pq do contrário serão penalizados pelo regulamento autoritarista da CBB .
15 - Reclamação da arbitragem , inclusive o técnico do clube que jogou no MS , alem de reclamar da arbitragem achou um absurdo o arbitro ser da própria cidade .


Caros participantes essas foram algumas coisas que me chamaram a atenção dentre tudo que foi falado no programa , como podem ver aos poucos os profissionais do basquete começam a ter coragem e romper a barreira do silêncio imposta pela CBB , começou com Marcelinho ,Oscar , Marcel ,Trajano no debate da Espn-Brasil , Paula no debate Espn-Brasil , Maués,Bruno Lima ,Prof.Medalha e outros que não me lembro aqui no Workshop , enfim as pessoas começaram a entender que vivemos num país democrático e a liberdade de expressão é um direito de todos os Brasileiros .

Espero que depois dessas iniciativas da ESPN-Brasil de debater e mostrar a situação do basquete do Brasil como um todo, as pessoas comecem a internalizar pq estamos no meio desta tormenta , o pior cego não é o que não enxerga e sim aquele que tem visão e não quer enxergar o que esta acontecendo a sua volta , por conveniência .

A cada programa da Espn-Brasil sobre o basquete fica claro pelo menos para mim algumas coisas :
a) Criação urgente de uma associação ou sindicato de técnicos e atletas , o momento político do próximo governo é propicio para este tipo de atitude ;
b)As pessoas estão perdendo o medo de denunciar de forma ética e profissional o que esta acontecendo no basquete do País ;
c) A Espn-Brasil esta mostrando para todo o país como o basquete esta sendo administrado de forma errada em relação aos demais esportes .
Fica para avaliação de todos os participantes .

Atenciosamente,

Alcir Magalhães Filho



FIBA

Leio nos sites internacionais alguns resultados da reunião da FIBA: o calendário será padronizado. Os meses de julho a setembro estariam reservados para os campeonatos continentais (Copa América, Campeonato Europeu, etc). Nos anos olímpicos, reservam-se os meses de julho e agosto para a competição. E para os Mundiais, a cota reservada é entre 25 de agosto e 30 de setembro.

A intenção é que as competições internacionais sejam disputadas sempre no mesmo prazo, favorecendo o planejamento das seleções.

A federação quer criar ainda uma nova competição: Copa FIBA das Nações com a participação de cada campeão continental, mais um país organizador(uma mini-Liga Mundial). Mas só a partir de 2005.

Nos anos olímpicos, haveria a Copa Diamante, com seis seleções classificadas para o torneio. Em 2004, a Iugoslávia já manifestou a intenção de sediar o evento.

Outra idéia que foi lançada é a criação do Mundial de Clubes para o Basquetebol Feminino, com participação de dez equipes em duas fases: maio e outubro. Mas ainda nada oficialmente concluído.
Euroliga: Kelly arrasa



Enfim o time francês do Bourges conseguiu sua primeira vitória na Euroliga, depois de duas derrotas iniciais.

O time bateu o Lietuvos por 64 a 54, com grande atuação de Kelly Santos.

A pivô foi a única das atletas a ficar 40 minutos na quadra e combinou um respeitável double-double: 13 pontos e 15 rebotes.

Dividiu a condição de cestinha com sua colega russa, Illona Korstine.

segunda-feira, 18 de novembro de 2002

O outro lado

A equipe de Campos nega que domingo tenham ocorrido os incidentes aqui relatados na partida contra o Lages, pela sexta rodada do Nacional Feminino.

Classificação do Nacional



1. Unimed/Americana - invicta - seis vitórias

Nos três próximos jogos que encerram o turno, pega Guaru, Ourinhos e depois Ponta Grossa, com a possibilidade de se manter na liderança invicta.

2. Santo André - cinco vitórias

Tem três jogos duros: Ourinhos, São Caetano e Uberaba, mas deve obter bons resultados.

3. São Paulo/Guaru - cinco vitórias

Pega Americana, Dom Bosco e Lages.

4. Unimed/Ourinhos - três vitórias

Também tem três jogos dificilímos: Santo André, Americana e Campos. Se não melhorar, cairá na classificação.

5. São Caetano - três vitórias

6. Dom Bosco - três vitórias


7. Lages/Uniplac - duas vitórias

8. Black & Decker/Uberaba - duas vitórias

9. Campos - uma vitória

10. Ponta Grossa - nenhuma vitória



Cestinhas



Érika, pivô, (São Paulo/Guaru) - 21,3 pontos por jogo

Silvinha, ala (Unimed/Americana) - 21,0 pontos por jogo

Aide, ala (Santo André) - 20,2 pontos por jogo

Pati, ala, (São Caetano) - 18,7 pontos por jogo

Eliane, pivô e Micaela, ala (Dom Bosco) - 17,2 pontos por jogo



domingo, 17 de novembro de 2002

Monstrinho tira uma soneca

Muita gente anda estranhando porque o time de Ourinhos não está mandando seus jogos na cidade paulista, mas sim em Santo Antônio da Platina, a 40 km de lá.

A resposta está aqui:

Quadra do Monstrinho está
sendo reformada e ampliada


Iniciaram ontem, 8, [de novembro] as obras de reforma e ampliação da quadra do Ginásio Municipal de Esportes José Pascoalick (Monstrinho).

O prefeito Claudemir Alves da Silva acompanhou o começo dos trabalhos acompanhado pelos engenheiros da Secretaria de Obras, Tsuneo Oda, secretário, e Michel Sahade Filho, diretor, e pelo presidente da Autarquia Municipal de Esportes e Recreação (Amespor), Alfredo Devienne Júnior.

Para o prefeito, a obra sinaliza seu empenho em apoiar os esportes ourinhenses, desde o amador até o profissional, como o basquete feminino que se sagrou bi-campeão paulista no final do mês passado. ?A quadra tem a idade de construção do Monstrinho, e durante todo esse período ela nunca passou por uma reforma. Somente eram realizados pequenos reparos, como remendos no madeiramento e pintura. Agora, ela será modernizada e ampliada. Essa é uma das muitas maneiras que a Prefeitura vem apoiando os esportes ourinhenses, como é o caso do basquete feminino que tantas alegrias tem dado a Ourinhos?,

A reforma da quadra precisou esperar uma folga no calendário da Federação Paulista de Basquete e também na realização de campeonatos regionais para ter início. Assim que acabou o campeonato paulista de basquete feminino, começaram as reformas.

Quadra original tinha 37 anos - A quadra do Monstrinho tem 37 anos de idade. Embora a tecnologia tenha avançado bastante nesse período, ela permaneceu na sua forma original até hoje, tendo passado apenas por pequenas reformas, como remendos no madeiramento e pintura.

A sua medida atual, de 26x14 metros é a mínima exigida pelas federações esportivas. Com a reforma, ela ganhará alguns metros a mais, passando a medir 28x15 metros, medida oficial tanto para a federação paulista quanto para a brasileira.

A empresa contratada para a execução da obra, calcula entregar a quadra completamente pronta dentro de aproximadamente, 40 dias.

Andamento - Pelas previsões da empresa, até domingo, a quadra estará completamente demolida. Na próxima semana, terá início a parte de concretagem e ampliação do piso, e depois o madeiramento e pintura.

No lugar da areia existente entre o concreto e o madeiramento serão utilizadas tiras de borracha como amortecedores de impactos. A borracha também tem a finalidade de proteger a madeira contra umidade, servindo como impermeabilizante.


Fonte: Jornal da Divisa
BCN precisa da vitória para forçar o terceiro jogo

A equipe da técnica Macau tem de vencer nesta segunda-feira o Bauru, em Osasco

A equipe feminina juvenil de basquete do BCN tem uma partida decisiva nesta segunda-feira, às 17 horas, no Ginásio Geodésico, em Osasco, contra o Bauru/Comegnio. O time dirigido pela técnica Macau perdeu na sexta-feira o primeiro encontro da série melhor-de-três, que definirá uma vaga para as semifinais do Campeonato Paulista da categoria. O jogo foi disputado no Ginásio Santa Luzia, em Bauru, e a equipe da casa venceu por 84 a 81, na prorrogação, depois do empate em 75 a 75, no tempo normal.

O BCN tem de vencer a partida desta segunda-feira para forçar o terceiro jogo decisivo, programado para terça-feira, no mesmo local e horário. O jogo em Bauru foi muito disputado e a equipe da casa conseguiu praticamente manter o mesmo time em quadra o tempo todo. As jogadoras fizeram poucas faltas e Ana Flávia foi o destaque, marcando 42 pontos.

"Nossa equipe jogou bem, mas não conseguimos forçar as faltas do adversário, como aconteceram nos três encontros anteriores esse ano. Temos de vencer essa próxima partida para continuarmos na luta para chegar às semifinais. Vamos jogar em casa, que é sempre um fator importante", explicou a técnica Macau.

O destaque do BCN/Osasco na partida de sexta-feira foi a jogadora Vivi, que marcou 29 pontos.

CLIMA DE DECISÃO

A categoria mini do BCN, dirigida pela técnica Flávia Cristina da Silva, decide o título do Campeonato da Grande São Paulo, com o Corinthians/Santo André. A série melhor-de-três jogos começa nesta terça-feira, no ABC. O segundo encontro será na quinta-feira, às 17h30, no Ginásio Geodésico, em Osasco. Caso seja necessário o terceiro encontro, este será no dia 25, às 15h30, no Ginásio Geodésico.

O BCN também decidirá o título do Campeonato da Grande São Paulo na categoria mirim contra o Sundown Bike, de Jundiaí. A técnica Fernanda Amado Ferreira tem comandado os treinamentos da equipe de Osasco, que faz o primeiro jogo na quarta-feira, a partir das 16 horas, no Ginásio do Clube São João, em Jundiaí. Os dois times voltam a se encontrar no dia 25, às 17h30, no Ginásio Geodésico. Se houver o terceiro jogo, este está marcado para o dia 27, no mesmo horário e local.

Paulista Juvenil

Era aniversário de Macau, mas também era aniversário de Mariana do time de Bauru.

Aí, acabou ficando assim: o Bauru bateu o BCN na prorrogação, em Bauru, por 84 a 81 e saiu na frente na melhor de 3 das quartas-de-final do Paulista Juvenil.

A cestinha foi a Ana Flávia, a Passarinho, com 41 pontos.

Os times voltam à quadra nessa segunda, em Osasco, às 17 horas.
Babado Forte


Dizem os bastidores do basquete que amanhã de manhã, Janeth Arcain vai ao Morumbi assinar contrato com o São Paulo-Guaru.

A segunda-feira responderá.
Não é só isso!

Além de cortar o supercílio de Mina e lascar a mordida nas costas de Patrícia, mais uma atleta de Lages teria levado recordações de Marta Sobral: a armadora Mônica está com o pulso luxado.

Parece que guerra foi pouco...

No final, ainda teve gritaria de Patrícia Mara com a arbitragem.
Ourinhos 54 X 59 São Caetano - Socorro!!!

Meu Deus do Céu!

Minha televisão nem conseguia ficar sintonizada no SPORTV!

Eu punha lá e ela mesmo mudava pro Gugu, pro Faustão, pra Glória Maria. Era isso que minha Tv queria me dizer: "qualquer coisa tem nível melhor que esse jogo que você tá insistindo em assitir".

E eu teimei, e assisti TUDO até o finzinho.

Mas foi ruim, ruim, ruim, ruim, ruuuuuuuuuuuuuuuiiiiimmmmmmmm esse jogo.

Cruzes!

Minha Nossa Senhora das Causas Basqueteiras, não deixei-nos cair em tentação.

Porque tá triste a coisa. Tá preta!

O jogo foi riquíssimo em air-balls, aro-balls, tabela-balls, quina-da-tabela-balls, fora-balls, mas nada, nadinha de basquetebol!!! Naaaada!

Olhem só os aproveitamentos. Melhor, a total falta de aproveitamento:

Ourinhos

lances livres - 20 em 27
bolas de 2 - 11 em 36
bolas de 3 - 4 em 20

São Caetano

lances livres - 18 em 26
bolas de 2 - 16 em 37
bolas de 3 - 3 em 11

No final, São Caetano levou a melhor e conseguiu a vitória, ancorada em lances individuais de Regininha, Paty e Kattynha.

E Ourinhos continua devendo muita bola pra quem foi campeão paulista.

Por São Caetano: Regininha (17), Paty (14) e Kattynha (10).

Em Ourinhos: Lígia (19pts e 16 rebs) e Rosângela (14). Cris, que deveria estar sobrando em meio a ausência de estrelas desse Nacional, está apagada, apagada. Três jogadoras não conseguiram fazer nem meio-ponto juntas: Wívian, Casé e Milene. Pra facilitar as coisas, Roberta torceu o pé.

Pra encerrar, a declaração de Rosângela que resumiu bem o espetáculo dantesco: "Fizemos 50 pontos. Falar o quê?"

Peneira no Vasco!!!

Maria Helena e Heleninha comandarão os testes

Uma grande peneira selecionará jovens jogadoras de basquete para as divisões de base do Vasco da Gama, no próximo dia 21. Comandados pelas técnicas Maria Helena e Heleninha, os testes serão realizados em São Januário, das 13h às 18h. As candidatas devem ter nascido entre 1986 e 1990.

As inscrições podem ser feitas por telefone, através do número 2580-7373 (ramal 258), ou diretamente no ginásio de treinamento do Vasco, das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira. A peneira será realizada no ginásio principal do clube e na quadra do Complexo João da Silva.

Fonte: Lancenet

Santo André 90 X 38 Ponta Grossa

Aide - 26 pontos e Lucimara - 11 pontos.
À la Êga

Parece que a moda pegou.

Na partida de hoje contra Lages, foi a vez da pivô Marta Sobral, de Campos, lascar a mordida pra cima da lateral Patrícia, do time catarinense. Um pouco depois, uma cotovelada da mesma Marta Sobral abriu o supercílio da armadora Mina.

Marta assistiu ao final da derrota de Campos do banco, eliminada com 5 faltas.
Americana massacra

A Unimed/Americana não deu chances hoje ao Dom Bosco. Jogando em Campo Grande, a equipe iniciou abrindo em 23-12, diferença que pulou para 47-20 no segundo tempo.

Silvinha (22 pts), Roseli e Geisa (20 pts) foram os maiores destaques.

Por Campo Grande, Micaela (18 pts), Rose e Eliane (11 pts).

No time do Centro-Oeste, quem anda com dívidas com a cesta é a armadora Karla...
São Paulo/Guaru 69 X 66 Black & Decker/Uberaba

O time paulista teve que suar pra ganhar da equipe mineira, que até agora é a grande surpresa do Nacional.

Pelo Guaru, os destaques tradicionais: Érika (19 pts e 10 rebs) e Sandrinha (12 pts e 8 assists).

Por Uberaba, Gorda (12 pts) e Lelê (11 pts e 15 rebotes).

Campos perde mais uma

Na primeira partida da rodade de hoje, a equipe de Campos acaba de perder seu sexto jogo no campeonato, complicando a situação de um dos melhores elencos do país.

O time desta vez foi batido pelo Lages, em Santa Catarina, por 55 a 52., que teve como destaques o trio Mônica (19 pts), Patrícia (11pts e 8rebs) e Mina (10pts e 6rebs).

Por Campos, Marta (18 pts e 7rebs), eliminada com 5 faltas, jogou sozinha.
Salve ESPN!



Mesmo sem poder transmitir o Nacional, a ESPN Brasil dá show.

Ontem à noite, no programa Histórias do Esporte, o foco foi o basquete feminino.

No primeiro bloco, a entrevistada foi Sandrinha, armadora de Guarulhos, que contou sua dramática hitória de vida, com a perda do pai e do irmão assassinados.

No segundo, brilhou Lígia, pivô de Ourinhos, que falou de suas dificuldades e batalhas para chegar onde chegou.

Depois, uma visita à Uberaba para conferir a adaptação das meninas de Jundiaí à cidade mineira, a chegada de Tata e as expectativas do time.

Por último, a equipe visitou Campo Grande e fez uma bela reportagem com o técnico Vendramini e aproveitou para mostrar o time de Campos que treinava para enfrentar o time do Mato Grosso, havendo um tempo ainda para uma conversa com Marta, que mostrou o seu piercing!

Espero que alguma alma boa no SPORTV estivesse assitindo ao programa, para que, um dia enfim, eles aprendam como fazer basquete.
Ourinhos na Parede



Aproveite e pegue o papel de parede da conquista do bi-campeonato paulista de Ourinhos, feito pela Gazeta Esportiva.

Clique aqui!

sábado, 16 de novembro de 2002

Aniversário!

Parabéns à técnica Macau, do BCN, que assopra velinhas hoje!
Notícia Chata




Essa história da contusão da Helen já está enchendo o saco.

O mais novo capítulo é que a jogadora não viajou para Campo Grande junto com o time de Americana para a disputa do jogo contra o Dom Bosco, pela sexta rodada do Nacional.

O motivo foi que a armadora voltou a sentir dores na panturrilha e foi vetada pelo departamento médico.

"O mais importante é que não é a mesma lesão. Ele [o fisioterapeuta Nivaldo Baldo] me disse que não tem nada a ver com a parte muscular, mas na segunda-feira terei que fazer alguns exames para que possamos detectar o que realmente aconteceu e o que precisa ser feito para evitar novo problema" - foi o que disse a atleta à Gazeta Esportiva.

Pois é...
Pequenos Detalhes

Alguns pequenos detalhes nas quadras do Nacional Feminino em sua quinta edição:




A fita no braço esquerdo de Paty (São Caetano)






O visual moderno dos tênis de Silvinha Gustavo, de Americana (foto acima) e Lílian, de Campos (embaixo)




As unhas pintadas da pivô Juliana Kanda (São Caetano)




E Maria, do São Paulo/Guaru, prova que é tricolor até nas meias!!!




Sexta

CAMPOS TEM OUTRO DESAFIO FORA DE CASA

A equipe feminina de basquete do ACF/Prefeitura de Campos enfrenta neste domingo, o Lages/Uniplac, às 10h, pela sexta rodada do Nacional Feminino, na casa do adversário. O time campista ocupa a penúltima colocação na tabela de classificação com seis pontos, somandando quatro derrotas e apenas uma vitória na competição. O adversário está na oitava colocação, com a mesma campanha, mas leva vantagem no saldo de cestas.

O time comandado pelo técnico Marcus Gama volta à quadra menos de 48h depois de ter sido derrotado pelo líder invicto Americana. Na última sexta-feira, as meninas campistas não conseguiram superar às paulistas e perderam por 77 a 61 (43 a 28). A cestinha deste jogo foi Silvinha, com 21 pontos. A maior pontuadora do time de Campos foi a ala/pivô Márcia Sobral, com 18 pontos.

"Por ser uma competição longa, não dá tempo nem para chorar a derrota. Já passou. Agora, temos que vencer esta partida de qualquer maneira. A equipe de Lages é uma dos nossos adversários diretos e mesmo jogando na casa deles não podemos deixar que eles abra vantagem no marcador. Nosso time vai tomar a iniciativa e sair na frente com uma marcação forte e jogadas de velocidade", contou o técnico Marcus Gama.

sexta-feira, 15 de novembro de 2002

Domingão

NACIONAL FEMININO TERÁ 5 JOGOS DOMINGO E SPORTV AO VIVO

A sexta rodada do 5º Campeonato Nacional de Basquete Feminino será disputada neste domingo com cinco partidas (horários de Brasília): Lages/Uniplac x Automóvel Clube/Campos, em Lages (10h); São Paulo/Guaru x Sírio/Black&Decker/Uberaba, em Guarulhos (11h); Dom Bosco/Governo Popular x Unimed/Americana, em Campo Grande (12h); Santo André x Ponta Grossa/SER, em Santo André (15h); e Unimed/Ourinhos x São Caetano, em Santo Antonio da Platina (20:30h), com transmissão ao vivo do SPORTV.
E...

CLASSIFICAÇÃO
COL. - EQUIPE - PTS - JOG - VIT - DER
1º- Unimed/Americana (SP) - 10 - 5 - 5 - 0
2º- São Paulo/Guaru (SP) - 9 - 5 - 4 - 1
3º- Santo André (SP) - 9 - 5 - 4 - 1
4º- Unimed/Ourinhos (SP) - 8 - 5 - 3 - 2
5º- Dom Bosco (MS) - 8 - 5 - 3 - 2
6º- São Caetano (SP) - 7 - 5 - 2 - 3
7º- Black&Decker/Uberaba (MG) - 7 - 5 - 2 - 3
8º- Lages/Uniplac (SC) - 6 - 5 - 1 - 4
9º- Automóvel Clube/Campos (RJ) - 6 - 5 - 1 - 4
10º- Ponta Grossa/SER (PR) - 5 - 5 - 0 - 5