terça-feira, 19 de novembro de 2002

Ferida Viva

É com felicidade que noticio o nascimento de mais um blog basqueteiro: é o Diário do Basquete, com maior enfoque no masculino, mas que eu gostei muito e colaborarei sempre que possível.

O Bruno Lima, responsável pelo blog, me manda um texto escrito pelo Alcir Magalhães Filho, uma das poucas pessoas dispostas a discutir o basquete e propor soluções para o esporte no país.

Trata-se de uma carta em que Alcir comenta o que viu no "Histórias do Esporte", da ESPN Brasil, no último sábado.

Realmente, é de chocar!

Reproduzo o texto em versão integral a seguir:

Hoje assistindo o programa HISTORIAS DO ESPORTE , na Espn-Brasil , vimos por um lado, pq o basquete feminino se encontra no estado que esta e por outro pq ainda não morreu no Brasil , graças aos seguintes abnegados técnicos , jogadores e alguns amantes de basquete que ainda patrocinam o esporte , inclusive no programa utilizaram o termo os " MALUCOS POR BASQUETE ".

Vi e ouvi coisas que certamente se fosse um empresário jamais investiria num produto como o basquete ,espero que a CBB tenha gravado o programa e avalie como a imagem da administração da instituição a cada dia fica mais desgastada em todos os níveis do basquete do Brasil .
Quem viu o programa assistiu atletas dormindo em colchões no chão e era a realidade de um clube que tem estrutura , imaginem aqueles que não possuem estrutura , como será?????

Aqueles que estão no basquete no dia a dia se resolvessem comentar o que já viram, certamente iria espantar a todos nós , como atletas dormindo embaixo de arquibancadas , desmaiando em quadra em virtude de não ter se alimentado direito, técnicos colocando dinheiro do bolso para o clube ir jogar , enfim coisas que daria para fazer um filme de HORROR ESPORTIVO .

Entretanto o que mais me assustou foram as informações veiculadas no programa , muitas delas discutidas e divulgadas em nosso Workshop , que passo a divulgar , para avaliem e comparem com o que foi dito pelo Sr.Grego no ultimo debate na Espn-Brasil , aquilo que sempre menciono , a retórica difere da pratica em muito, na maioria das vezes quando são mencionadas por dirigentes .

Gostaria de ressaltar que as informações abaixo não são minhas palavras e sim o que foi dito no programa :

1 - Mordaça que a CBB colocou nos técnicos e jogadores impedindo-os de falar a realidade .
2 - Vaidade dos dirigentes prejudicando o basquete .
3 - Apareceu no programa um um dirigente do SP/Guaru conversando com um agente de atleta , de nome BOB , pergunto: este não é o filho do Bob presidente do conselho fiscal da CBB , que possui uma empresa de Marketing contratada pela própria CBB ? gostaria que a CBB nos informasse , inclusive se falava em contratação por R$ 12.000,00 , se realmente for este o nome que a própria Paula mencionou no debate acho um tanto grave , ter contrato de marketing com a CBB e agenciar atletas de seleção , acho que não se coadunam as posturas ,vamos aguardar o pronunciamento da CBB , para que não façamos pré-julgamentos e venhamos cometer injustiças .
4 - O técnico de uma equipe mostrando a situação do ginásio em que treinam , péssimas , inclusive podendo provocar contusões graves nas atletas .
5 - Atletas de equipes que vão disputar liga nacional feminina se quer tem uniforme de treino .
6 - Atleta dizendo claramente que o técnico da Seleção Brasileira Sr.Barbosa não gosta de mim por isto não me convoca e que gostaria de saber o motivo .
7 - Atleta informando que o basquete é um esporte de incertezas e promessas , corroborando com o que o Barbosa disse no debate da ESPN-Brasil sobre a rotatividade de patrocinadores que hoje estão amanhã a equipe esta sem patrocínio , pergunto como um profissional pode trabalhar tranqüilo seja atleta ou comissão técnica que não por quanto tempo esta empregado ?????
8 - Equipes brasileiras que foram jogar torneio na Inglaterra e passaram fome e não tinha sido a primeira vez .
9 - Equipe dias antes de confirmar a participação na liga informa que não vai participar deixando as jogadoras jogadas ao vento ,desempregadas , sem receber o passivo e com dificuldades para conseguirem outra equipe.
10 - Técnicas como Maria Helena desempregada , será que isto aconteceria em algum outro lugar do mundo ?????
11 - Ponto positivo o Colégio Dom Bosco ,MS , cria mais um posto de trabalho para o basquete feminino ,levando uma equipe para disputar a liga .
12 - Como pode um técnico como Vendramini o técnico com maior numero de títulos dentro do país ficar desempregado por um ano e meio , será que foi represália pq ele trabalhou com a Hortência ?????, nas palavras dele mostravam uma certa magoa com os dirigentes do basquete e fez questão de mencionar que não era possível que ninguém fosse chamar a Maria Helena , vejam que sentimento nobre de profissionalismo.
13 - Atleta dizendo que se sentia um boneco de fantoche na mão dos dirigentes , olha que é atleta de seleção , não é uma simples mortal não .
14 - Imposição besta impedindo dos técnicos falarem pq do contrário serão penalizados pelo regulamento autoritarista da CBB .
15 - Reclamação da arbitragem , inclusive o técnico do clube que jogou no MS , alem de reclamar da arbitragem achou um absurdo o arbitro ser da própria cidade .


Caros participantes essas foram algumas coisas que me chamaram a atenção dentre tudo que foi falado no programa , como podem ver aos poucos os profissionais do basquete começam a ter coragem e romper a barreira do silêncio imposta pela CBB , começou com Marcelinho ,Oscar , Marcel ,Trajano no debate da Espn-Brasil , Paula no debate Espn-Brasil , Maués,Bruno Lima ,Prof.Medalha e outros que não me lembro aqui no Workshop , enfim as pessoas começaram a entender que vivemos num país democrático e a liberdade de expressão é um direito de todos os Brasileiros .

Espero que depois dessas iniciativas da ESPN-Brasil de debater e mostrar a situação do basquete do Brasil como um todo, as pessoas comecem a internalizar pq estamos no meio desta tormenta , o pior cego não é o que não enxerga e sim aquele que tem visão e não quer enxergar o que esta acontecendo a sua volta , por conveniência .

A cada programa da Espn-Brasil sobre o basquete fica claro pelo menos para mim algumas coisas :
a) Criação urgente de uma associação ou sindicato de técnicos e atletas , o momento político do próximo governo é propicio para este tipo de atitude ;
b)As pessoas estão perdendo o medo de denunciar de forma ética e profissional o que esta acontecendo no basquete do País ;
c) A Espn-Brasil esta mostrando para todo o país como o basquete esta sendo administrado de forma errada em relação aos demais esportes .
Fica para avaliação de todos os participantes .

Atenciosamente,

Alcir Magalhães Filho



Nenhum comentário: