sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Liga tem data de início adiada novamente

Nem tudo é terra arrasada no basquete feminino brasileiro. Um velho projeto, enfim, vai sair do papel: a Liga Nacional. A data de início do torneio, adiada duas vezes, agora é 13 de novembro. A primeira mudança ocorreu pela participação das jogadoras nos Jogos Abertos do Interior. A segunda se deveu à impensada escolha do dia 30, véspera do segundo turno das eleições presidenciais.
Dez clubes vão participar da competição, que terá transmissão de um jogo por semana pela SporTV. O Bradesco, que já estampa sua marca nas camisas da seleção brasileira, planeja patrocinar também a Liga, que vai bancar hospedagem, transporte rodoviário para deslocamentos entre cidades de um mesmo Estado e aéreo no caso de viagens interestaduais e 50% das taxas de arbitragem.
Hortência, diretora da seleção feminina da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), concorda que as últimas edições do Campeonato Nacional estava decadente. A dirigente espera que, com a criação da Liga, os clubes tenham dinheiro em caixa para se reforçar, elevando assim o nível técnico da competição. "Acho que pode até sobrar um dinheirinho para a contratação de estrangeiras", afirmou.
Custo baixo - De fato, o custo para participar da competição não será alto. Samuel Belarmino, gerente de esportes da Mangueira, calcula que vai desembolsar de R$ 4 mil a R$ 5 mil mensais. A equipe carioca participou do Nacional pela última vez em 2008, mas foi prejudicada pela tabela malfeita. O time ficou viajando por 16 dias pelo interior de São Paulo, o que estourou o magro orçamento do time.
Hortência tem o projeto de incluir a seleção brasileira Sub-19 na competição, para dar mais experiência às jogadoras. Isso já foi feito em 2001. Daquela equipe saíram três jogadoras que disputaram o último Mundial, na República Checa, incluindo Iziane. Dois anos depois, esse time, comandado pelo técnico Paulo Roberto Bassul, foi vice-campeão mundial Sub-21 na Croácia Trata-se do último grande feito de uma equipe de base feminina brasileira.

Fonte: Agência Estado

12 comentários:

Miguel Gonzalez disse...

Vamos ter Sul-Americano de Clubes?

Bert disse...

Acho que não.

Anônimo disse...

Chamar o Nova Liga (que de nova não tem nada) de velho projeto que enfim saiu de papel me deixou meio confuso.

Seria redundância ou contradição?

Paulinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinho disse...

Vamos lá:

Fato 1 - Em agosto foi decidido que a Liga estreiaria em 15 de outubro, há algumas semanas perceberam que iria coincidir com os Jogos Abertos do Interior e adiaram a data para 30 de outubro, então perceberam que seria no dia das eleições e adiaram por mais 15 dias.

1.ª Pergunta - Se os organizadores se atrapalham tanto numa simples escolha de data, o que podemos esperar de todo o resto no que se refere ao planejamento da Liga Nacional?


Fato 2 - Segundo informado "O Bradesco [ainda] planeja patrocinar a Liga", isso a menos de 1 mês da estréia do campeonato, mesmo assim já se tem como certo que o banco será o responsável por grande parte dos custos da competição.

2.ª Pergunta - Sendo tudo decidido dias antes do início da competição, como os clubes podem programar seu orçamento e avaliar se tem condições de participar ou não da Liga, investir em mais contratações, etc?

Fato 3 - Dando como certo esse patrocínio, os clubes terão seus custo reduzidos consideravelemente e terão portanto, mais dinheiro em caixa.

3.ª Pergunta - A Liga Nacional negociou ou estimulou que o valor economizado seja investido em novas contratações para não termos tanta diferença entre as equipes paulistas e as de outros estados e também para aumentar o nível técnico da competição?

Fato 4- "Hortência tem o projeto de incluir a seleção sub-19 na competição".

4.ª Pergunta - Se o projeto for para essa edição, não estaria meio em cima da hora para conseguir a liberação de atletas que tem contratos com outros clubes?

5.ª Pergunta - Se "o projeto" for apenas "um projeto ainda", vamos perder essa excelente chance de preparar as meninas para o Mundial sub-19 do Chile em 2011?

6.ª Pergunta - Não seria mais prático a CBB investir e viabilizar a a participação de Jundiaí na Liga, já que eles tem um elenco montado com duas atletas da seleção sub-18: Damiris e Mariana e a base da seleção juvenil de 2009 e reforçar o time com o maior número possível de atletas da seleção juvenil atual?

7.ª e última pergunta pergunta:

Alguém consegue levar a sério quando a Hortência diz que a CBB tem um projeto para o basquete feminino?

Bert disse...

Ótimas perguntas, Paulinho...

O problema são as respostas!

Paulinho disse...

Eis o problema maior caro Bert:

Quem pode nos dar essas respostas, tem a função de evitar a existência dessas questões.

Anônimo disse...

E ainda tem um problema maior,,,Até agora não foi resolvida qual será a bola da liga,por falta competência não conseguiram um contrato com a Molten e agora querem jogar com a Penalti,q além d grande e horrível,já vem oval de fábrica pra facilitar pra eles....Um absurdo...

C. da Páscoa disse...

Todo mundo sabe que as bolas da Penalty, são boas para serem usadas como presentes na páscoa...a criança ganha uma bola e váááááários ovos junto com ela.

sta.ignorancia® disse...

Nossa, não acredito que eles não conseguiram fechar com a Molten que está entrando no mercado brasileiro agora...

Aff... to achando que essa liga nem vai sair do papel.

Estão destruindo o pouco que restou do basquete feminino.

Anônimo disse...

Paulinho, parabéns, sua análise do contexto atual de organização da Liga foi FANTÁSTICA. Agora, mais um elemento para refletirmos: Como pode nossa RAINHA DA SUCATA ter cabeça para pensar na liga se ela fica até as 3 da manhã, pensando em como "motivar" as atletas para o próximo o jogo. Tudo isso é no mínimo uma grande piada!!! FORA HORTENCIA.