quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Ramona e Izabella vencem na rodada da Segunda Divisão Espanhola

Na Segunda Divisão Espanhola, o cenário pouco tem mudado.

Apesar de excelentes atuações individuais de Izabella Sangalli, seu time não decola no grupo A.

Na vitória sobre o Barça (59-67), Izabella teve 14 pontos e 7 rebotes. Mas foi apenas o sexto triunfo em 19 jogos, o que mantém o clube na décima primeira colocação.

É torcer para que as boas atuações da ala lhe garantam um clube com maior poder de força na temporada seguinte.

No grupo B, o time de Ramona (Valencia) derrubou o invicto Canaria na última rodada (82-74).

A brasileira brilhou com 20 pontos, 5 rebotes e 5 assistências.

O clube segue em terceiro lugar, mas com um jogo a menos que o segundo colocado.

Nádia com (muito) moral na Espanha



Na Primeira Divisão Espanhola, os times das brasileiras seguem líderes da temporada regular.

O Avenida, de Érika, venceu o Araski (49-72) com 8 pontos e 6 rebotes da pivô. O time é líder com apenas uma derrota em vinte compromissos.

O Girona, de Nádia, é o vice-líder com duas derrotas a mais. Na vitória sobre o Gipuzkoa (80-69), a brasileira teve 17 pontos e 7 rebotes.

A excelente fase de Nádia produziu na última semana um efeito pouco comum no mercado feminino: a pivô teve anunciada a renovação de seu contrato por mais uma temporada no clube.

A nova façanha de Tainá em Portugal


Bastante à vontade em sua primeira experiência fora do Brasil, a armadora Tainá adicionou mais um feito na sua já pródiga passagem pelo clube português Olivais.

No último domingo, a brasileira foi um dos motores da queda da invencibilidade do União Sportiva na Liga Portuguesa.

Na vitória por 58 a 50, Tainá teve 23 pontos, 7 rebotes, 7 recuperações de bola e 3 assistências.

Do lado derrotado, Raphaella Monteiro teve 12 pontos e 10 rebotes. Letícia não atuou.

O União segue líder. O Olivais é sétimo.

Ziomara Morrison já treina com o Sampaio


Liga de Basquete Feminino lança o programa LBF nas Escolas

Link: aqui!

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Sorteio dos grupos do Mundial 2018


Seletiva São José Basketball Sub-17 e Sub-19 Feminina

O São José Basketball está selecionando garotas nascidas em 1999, 2000 e 2001 para formação de suas equipes Sub-17 e Sub-19 de basquete.

Dia: 16 de fevereiro de 2018 (sexta-feira)
Horário: 19h40
Local: Ginásio Municipal Cidade Jardim
Rua Itambé, 71 - Cidade Jardim
São José dos Campos - SP

Observação: As atletas devem comparecer com roupas apropriadas para a prática esportiva e munidas de RG e atestado médico atual.

Definidas as equipes participantes dos Campeonatos Paulistas Femininos de Base

Na tarde desta terça-feira (06 de fevereiro), na sede da Federação Paulista de Basketball foi realizado o Congresso Técnico dos Campeonatos Paulistas Metropolitanos Sub-13 e Sub-14 e Estaduais Sub-15, Sub-17 e Sub-19 Femininos. Na reunião foram definidas a forma e o sistema de disputa da competição, além também de ser decidido que a partir da temporada de 2018, os clubes terão que usar o logo da FPB na parte da frente de suas camisetas.

Metropolitano Sub-13 
A.D.C. Bradesco, Associação Realizar (Praia Grande), Basketball Santo André/APABA, São José Desportivo e SESI-SP.

Metropolitano Sub-14
A.D. Centro Olímpico, A.D.C. Bradesco, Basketball Santo André/APABA, Casa do Garoto/Tupã Basquete e SESI-SP.

Estadual Sub-15 
A.D. Centro Olímpico, A.D.C. Bradesco, Associação Realizar (Praia Grande), São Bernardo/AFP, São José Desportivo e SELT Taubaté/LBCP.

Estadual Sub-17 
APAGE Bask/FIG/Guarulhos, APAB/Barretos, A.D.C. Bradesco, Associação Realizar (Praia Grande), Basketball Santo André/APABA, Casa do Garoto/Tupã Basquete, LBCP/Pindamonhangaba, São Bernardo/AFP, São José Desportivo e A.D. Centro Olímpico.

Estadual Sub-19 
APAGE Bask/FIG/Guarulhos, A.D.C. Bradesco, Associação Realizar (Praia Grande), Basketball Santo André/APABA e São José Desportivo.

FPB estuda possibilidade de realizar uma Copa com novas equipes do feminino




O Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina da Série A-1 pode ter novidades na temporada 2018. No Congresso Técnico realizado na tarde desta terça-feira (6), na sede da Federação Paulista de Basketball (FPB), novas equipes estão anunciando seus respectivos retornos à elite da modalidade: Bradesco/Osasco, Sorocaba e Araraquara estão anunciando às suas inscrições. Com a possibilidade ainda a presenças de mais duas equipes.

Com o intuito de colocar as novas equipes em evidência, o presidente da FPB, Enyo Correia só aguarda às confirmações para anunciar a Copa FPB, que será disputada em dois meses no primeiro semestre, homenageando, inclusive uma grande jogadora do passado, dando o nome do troféu ao vencedor.

“Estamos esperançosos que todas essas novas equipes possam disputar nossos campeonatos. Todas elas pediram um prazo para confirmarem suas inscrições. E logo que tivermos os nomes, vamos anunciar o nome da Copa”, afirmou o presidente da FPB, Enyo Correia. O Campeonato Estadual será disputado no segundo semestre, depois da LBF.

Márcio Antônio da Silva, o Marcinho, ex-armador e atual presidente da Associação Desportiva Pró-Esporte, de Sorocaba, está otimista quanto ao retorno de Sorocaba ao basquete feminino. “A cidade tem uma tradição muito grande. Tem um histórico rico em basquete feminino, porém desde 1994 não tem participado. Agora estamos buscando apoio para voltarmos”, afirmou Marcinho.

“Inicialmente vamos ter uma equipe jovem, com jogadores sub-20 e sub-22, onde disputaremos os Jogos Regionais e os Jogos Abertos. Depois, com certeza para o segundo semestre, no Estadual, vamos buscar alguns reforços. Pelo menos quatro jogadoras experientes para dar uma base ao elenco”, adiantaMarcinho, que também será o treinador da equipe sorocabana.

A campeã mundial e medalhista olímpica Rosely Gustavo é a gestora do time de Araraquara. Ela está muito otimista que irá conseguir inscrever e participar dos campeonatos da FPB. “Vamos dar nossa resposta até o dia 25. Queremos fazer o basquete feminino adulto porque não podemos interromper o sonho de muitas meninas que estão atuando na nossa base”, afirmou Rosely.

Foto: Divulgação/FPB (Braz Haro - diretor da FPB, Plínio Bortoleto e Márcio Antônio da Silva - Sorocaba, André Carrascoza e Rosely Gustavo - Araraquara, Enyo Correia - Presidente da FPB, Márcio Belliciéri - técnico São Bernardo, Vivian Gitti - Santo André e Régis Moreira - Guarulhos).

Fonte: www.fpb.com.br

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Nádia avança na EuroCopa, Clarissa é eliminada



O Girona, de Nádia, voltou a vencer o Virtus pelas oitavas da EuroCopa. Fora de casa, fez 78-72 com ótima performance da brasileira (18 pontos, 8 rebotes), classificando-se para as quartas-de-final da competição.

Nessa próxima fase, no entanto, a corda aperta ainda um pouco mais.

O cruzamento será com o turco Galatasaray, que não se classificou para as quartas-de-final da Euroliga, terminando na quinta posição do grupo A. Mas tem um time com nomes como a americana Kaela Davis, a americana naturalizada húngara Allie Quigley, a montenegrina Jelena Dublevic, a francesa Epoupa, a polonesa Ewelina Kobryn e a lituana Gintare Petronyte.

Por esse mesmo detalhe do regulamento, o Avenida, de Érika, que acabou na quinta posição do Grupo B da EuroLiga também segue para as quartas da EuroCopa, contra o russo Nadezhda.


Os confrontos se iniciam apenas no dia primeiro de março.



Já o Carolo, de Clarissa, não conseguiu se classificar para a festa. O time volltou a perder para o turco Mersin (86-84). Bem marcada, a brasileira teve apenas um arremesso e dois lances-livres em 25' de jogo. Acertou todos, somando 4 pontos e 5 rebotes.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Time de Raphaella Marciano bate o de Raphaella Monteiro e Letícia na final da Taça da Federação



Líder invicto da Liga Portuguesa, o time do União Sportiva não tem conseguido repetir o mesmo desempenho nas decisões da temporada.

Depois da derrota na final da Taça Victor Hugo, o clube caiu novamente nesse fim de semana.

Foi na decisão da Taça da Federação, que registrou vitória do Quinta dos Lombos por 47 a 44.

Apesar de derrotada, Raphaella Monteiro foi eleita MVP, com 19 pontos e 7 rebotes (em 40'). Sua colega Letícia marcou 11 pontos e 7 rebotes (em 35').

No Lombos, Raphaella Marciano (a Rafona) teve 2 pontos e 1 rebote em 15'.

Clarissa encera decisão por playoffs da EuroCup de basquete Feminino



Na próxima 5ª feira, dia 1º de fevereiro, Clarissa dos Santos e o Flammes Carolo Charleville, irão enfrentar o turco, Mersin, em busca de uma vaga nas quartas de final da EuroCup de Basquete feminino. A partida será na França, casa do Flammes Carolo, a partir das 17h, horário de Brasília. Para seguir na competição, o time da brasileira precisa vencer a partida por 10 pontos de diferença. Isto porque, no primeiro confronto, na Turquia, na última quarta feira (24/01), o Mersin venceu por 80 a 71.

- Agora vamos jogar em casa e buscar uma vitória, se Deus quiser. Estamos trabalhando bastante para acertar os detalhes e executar nosso objetivo da melhor forma possível. Nesta fase são dois jogos para definir quem vai passar. Perdemos o primeiro por nove pontos, em um partida bem difícil, contra um adversário forte, mas não foi um jogo ruim para nós, foi definido nos detalhes – comentou Clarissa dos Santos.

Na partida passada, Clarissa foi um dos destaques da partida e registrou mais um duplo-duplo, quinto na competição, com 18 pontos e 15 rebotes. Em 37 minutos de atuação, a brasileira ainda somou 26 pontos de eficiência.

Clarissa tem média de 14,9 pontos, 17,3 rebotes e 22,4 pontos de eficiência, por jogo, aparecendo no “top 5”, em três quesitos nas estatísticas – rebote, eficiência e duplo-duplos, na competição europeia. O Flammes Carolo tem nove jogos e soma oito vitórias.


Destaque na Liga Francesa


No último domingo, 28/01, pela liga francesa, a equipe de Charleville levou a melhor sobre o Saint-Amand Hainaut e venceu por 75 a 74. Clarissa foi a cestinha da partida, com 21 pontos e ainda recuperou 16 rebotes, em mais um duplo- duplo.

- Já esperávamos que seria um jogo difícil, na casa do adversário, e realmente foi. Era muito importante a vitória para seguirmos o campeonato em uma boa colocação e felizmente conquistamos – finalizou Clarissa.

Após a partida, Clarissa foi destaque no site da competição. Veja aqui.

Na liga da França o time da brasileira está na terceira colocação, com 22 pontos, após a 13ª rodada da fase inicial. A competição terá uma pausa, para a realização de compromissos locais, e retorna no final de fevereiro. 

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A jogadora Z


Ziomara Morrison, a chilena recém-contratada pelo Sampaio tem uma trajetória sólida no basquete europeu e uma discreta passagem pela WNBA.

No ano passado, esteve a serviço do tradicional clube polonês Wisla, com boa produção.

Encerrada a temporada, a trajetória foi algo confusa.

Retornou ao turco Osmaniye, clube no qual fez excelente temporada há 2 anos, mas abandonou o time após três jogos da Liga. Voltou ao Chile e vinha treinando por conta própria. 


No final do ano, foi parar no basquete da Islândia.

Na última semana, chegou a Dubai, onde disputará um torneio por um clube local durante essa semana.

Por essas razões, é provável que Morrison não se apresente na melhor forma. Mas certamente trata-se de uma contratação certeira do clube maranhense, que tende a dar mais equilíbrio ao time e maior força onde o seu principal oponente na LBF (o Vera Cruz/Campinas) tem uma de suas fragilidades.

sábado, 27 de janeiro de 2018

Sorocaba anuncia retorno do basquete feminino ao Campeonato Paulista 2018


O presidente da Federação Paulista de Basketball, Enyo Correia, esteve nesta quinta-feira (25), na cidade de Sorocaba para ter uma importante reunião com o Secretário de Esportes da cidade, Simei Fernando Lamarca, juntamente com o presidente da Associação Desportiva Pró-Esporte, Márcio Antônio da Silva, o Marcinho. O principal assunto foi o basquete feminino. E para a alegria dos amantes, a cidade de Sorocaba já irá retornar nesta temporada de 2018, com equipe adulta feminino e posteriormente com a base.

Para o presidente da FPB, Sorocaba que já tem uma ótima equipe no masculino, sob o comando de Rinaldo Rodrigues, retornar às tradições no feminino, será muito importante para a cidade e região.

“Foi uma reunião muito proveitosa para o basquete de Sorocaba. A Prefeitura está apoiando e a cidade já terá basquete nesta próxima temporada porque o projeto é bom e será duradouro, inclusive com montagem de equipes de base. Fiquei muito feliz e a Federação Paulista vai apoiar no que estiver ao seu alcance para que Sorocaba, de tantas tradições, retorne ao cenário nacional”, afirmou Enyo Correia.

Fonte: FPB

Sampaio Basquete anuncia a contratação da pivô chilena Ziomara Morrison para a LBF

O Sampaio Basquete anunciou através das suas redes sociais a sua última - e misteriosa - contratação: trata-se da ótima pivô chilena Ziomara Morrison, com passagens pelo basquete europeu e WNBA.

A previsão é que a pivô desembarque em São Luís na segunda semana de fevereiro.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

São Bernardo UNIP 77 x 69 POTY BAX Catanduva - Liga de Basquete Feminino...

UNINASSAU Basquete vence primeira na LBF 2018



A UNINASSAU Basquete entrou em quadra na noite da última terça-feira (23), no Ginásio Wilson Campos, em Recife – PE, e venceu sua primeira partida na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2018. O jogo válido pela terceira rodada da competição foi diante da Funvic/Ituano e o placar final ficou 70 x 55 para as meninas comandadas pelo técnico Roberto Dornelas.


A partida teve os dois primeiros quartos bem equilibrados, com as duas equipes praticamente empatadas no placar. A partir do terceiro período, a UNINASSAU tomou a frente do jogo e abriu 10 pontos, aumentando esta diferença na última etapa, conquistando assim a primeira vitória na LBF.


O destaque da equipe pernambucana foi a armadora e cestinha da partida Casanova, com 20 pontos. A ala/armadora Tássia e a pivô Gil também fizeram um bom jogo e junto a Casanova marcaram 58, dos 70 pontos da UNINASSAU. “Essa vitória foi fundamental para nossa equipe. Precisávamos vencer para voltarmos fortes na competição. Tivemos calma, escolhemos bem a bola e conseguimos vencer”, disse Casanova.


O técnico Roberto Dornelas fez questão de parabenizar as atletas pela vitória. “O time começou a se encaixar. O que vimos no jogo foram momentos de lucidez extrema, jogadas desenhadas que aconteceram como trabalhamos”, afirmou. A equipe pernambucana só volta a jogar pela LBF no dia 15 de fevereiro, diante da equipe do Poty/Bax/Catanduva, em São Paulo. 

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Notícias da Europa

Espanha



Érika e Nádia voltaram a se enfrentar em solo espanhol. Dessa vez pela final da Copa da Rainha. Novamente deu Avenida, de Érika, sobre o Girona, de Nádia por 76 a 62.

Érika teve 8 pontos e 5 rebotes em 21', na sua sétima conquista do torneio.

Nádia, 11 pontos e 6 rebotes, em 31'.

O time de Érika está ainda na disputa da EuroLiga. Com uma campanha se seis vitórias e seis derrotas, o clube está no momento fora da zona de classificação do grupo B, faltando apenas dois jogos. Na última rodada, vitória dramática sobre o Fenerbache (65-64) e a pivô foi a cestinha do seu time, com 15 pontos.

O Girona, de Nádia, joga a EuroCopa. Com uma vitória na primeira eliminatória contra o Olympiakos (89-62 no segundo jogo, com 17 pontos da brasileira), o time joga a primeira partida das oitavas amanhã contra o Virtus.

Na Segunda Divisão, apesar das boas atuações de Izabella Sangalli, o BasketMar não emplaca. Com 4 vitórias em 15 jogos, está na décima primeira colocação. Na última partida derrota para o Rioja (86-77), com 21 pontos e 7 rebotes da lateral.

Situação mais confortável vive o Valência de Ramona, na terceira colocação do grupo B, com onze vitórias em 14 jogos. Na vitória sobre o Alcobendas (74-62), Ramona teve 8 pontos e 6 rebotes.

França

O Charleville Mézières, de Clarissa, é o terceiro colocado da Liga, com oito vitórias em 12 jogos.

Na última rodada, o clube passou pelo Montpellier (79-48), com 19 pontos e 8 rebotes da pivô.

O clube também avançou às oitavas da EuroCopa, etapa na qual duelará com o Mersin. Na rodada anterior, o Charleville despachou com facilidade o Artego (84-47), com 16 pontos e 12 rebotes de Clarissa.

Portugal

Em Portugal, o União Sportiva, de Letícia e Raphaella Monteiro esteve na disputa das quartas-de-final da Taça de Porugal. Bateu o Ovarense (68-45) com 14 pontos de Raphaella Monteiro e 9 pontos e 8 rebotes de Letícia.

Pela Liga, o Olivais passou pelo Academico (49-58, com 15 pontos de Tainá.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O que quer, o que pode essa Liga?

Enfim começou.

Depois de uma longa espera, a "nova" LBF começou.

São apenas dez dias desde o início da temporada, mas o começo é animador.

A competição conseguiu atrair nove equipes, segunda maior marca desde a temporada de estreia, igualando o número de times do torneio de 2011, e abaixo da marca recorde de dez times, em 2014.

Conseguiu algo inédito: a transmissão de jogos em tv aberta, na rede Gazeta, viabilizou a transmissão dos jogos via web _ outra iniciativa bastante ousada e melhorou bastante a divulgação do torneio nas redes sociais.

Realmente chama a atenção o trabalho comandado por Ricardo Molina na entidade, ainda mais quando se considera o cenário de crise da modalidade no país, agravado pelo fracasso na classificação para o Mundial da categoria e por uma incômoda inércia da nova administração da CBB na gestão do feminino.


Havia uma expectativa em função do aumento de equipes e do êxodo de atletas que o torneio fosse (bem) fraco. Mas até o momento não aconteceu nada que não tenhamos visto nos anos anteriores. 




São ainda poucos jogos realizados, uma das equipes (Blumenau) ainda não estreou e é precipitado qualquer exercício de adivinhação. 

Mas os movimentos iniciais sugerem uma disputa equilibrada, mas polarizada entre duas equipes: o Vera Cruz/Campinas e o Sampaio Basquete.

A equipe campineira dá continuidade ao trabalho de Americana, maior vencedor da LBF, e foi alçada à condição de favorita com a surpreendente contratação de Ariadna. A cubana vem perdendo precisão e explosão nos últimos anos, mas ainda é uma atleta diferenciada no ambiente doméstico. Com a argentina Melissa Gretter, a experiente Babi e as alas Patty e Jeanne, o time tem concentrado seu jogo nesse setor. Nesses primeiros jogos, nota-se uma dose de inibição no bom trio de pivôs (Fabi, Aline e Mônica), um grupo menos acostumado ao protagonismo.



Última equipe a definir o elenco, o Sampaio é uma boa surpresa do começo da temporada. O francês Virgil tinha no currículo como técnico principal uma passagem algo confusa em Americana. Mas contratou com competência e parece ter feito uma escolha acertadíssima com a destemida armadora  americana Briahanna Jackson. Mesmo com elenco reduzido, o treinador tem movimentado bastante as atletas e arrancado atuações sólidas de Joice Coelho e Vitória Marcelino. Comenta-se que o poder de fogo do clube pode subir bastante com a chegada de mais um (misterioso) reforço no próximo mês. Entre os nomes especulados está o de Damiris, que certamente colocaria a equipe maranhense em uma situação privilegiada.

Numa situação um pouco abaixo está a tradicional equipe de Santo André. Vista como potencial favorita às vésperas do início da Liga, o time viu suas expectativas serem reduzidas quando Ariadna desertou. Ainda assim o time tem uma organização correta sob o comando do técnico Bruno Guidorizzi, na melhor tradição "lais-elênica" de arrancar leite de pedra. Uma nova contratação (que no momento parece improvável) pode aumentar a cotação do clube na competição.



Se esses três primeiros clubes tem uma organização tática que favorece o trabalho das jogadoras, os outros dois clubes começaram a competição mal pela mão pesada de seus treinadores.

O Funvic/Ituano conta com um quarto da última seleção olímpica (Kelly, Joice e Palmira). Tem boas revelações (como Maira e Licinara) e boas opções no banco (Aruzha e Milena). No entanto sob o comando do eterno Antônio Carlos Barbosa, os ingredientes ainda não renderam um bom prato. O time jogou suas duas partidas de maneira desorganizada e antiquada e enxerga no horizonte uma dura primeira temporada.

Outro técnico que lida mal com seus ingredientes é Roberto Dornelas, do Uninassau Basquete. Até o momento o que se vê é uma dependência enorme das individualidades de Casanova e Gil, a apatia de Tássia e uma porção de jovens (e talentosas) jogadoras desorientadas. Só vejo chance de salvação, caso uma dessas novas atletas consiga se firmar, repetindo o milagre de Raphaella Monteiro na temporada passada. 



Entre o trio que parece nesse início menos bem acabado, há o xodó da temporada: o São Bernardo/Unip/Brazolin. É um exercício muito agradável ver um amontoado de meninas jovens e ignoradas pelo mercado dando sinais evidentes do que podem. Ontem foi possível assistir uma atuação incrível de Thayná (30 pontos, maior marca da competição até o momento), uma jogadora de 21 anos que no ano passado estava relegada à disputa de uma competição amadora. Acompanhar essas meninas e a euforia do técnico Marcio Bellicieri com a primeira vitória já valeu essa liga. Vida longa ao São Bernardo!

O time de Presidente Venceslau experimenta alguma melhora com a chegada de suas argentinas, mas que me parece insuficiente dentro do cenário de acomodação técnica e física da maioria de seu plantel. 

Por fim, a equipe do Poty/Bax/ Catanduva veio para a batalha com um elenco muito limitado, mas que ainda assim transparece as boas intenções da técnica Fernanda Hartwig. A recuperação da armadora Thaissa pode eventualmente tornar o cenário menos dramático.  

Vale a pena ficar de olho!


quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

No "Clássico do Nordeste", Sampaio Basquete supera Uninassau na LBF 2018


A versão 2018 do Sampaio Basquete vem para brigar. Com uma atuação bastante eficiente e gritos da torcida de que “O campeão voltou”, a equipe maranhense começou a LBF CAIXA com a vitória por 87 a 73 sobre a Uninassau. A ala-pivô Vitória Marcelino foi o principal destaque da partida, vindo do banco para registrar 20 pontos, 6 rebotes e 77% de aproveitamento. A maior pontuadora da partida foi Ineidis Casanova, com 26 pontos, que também adicionou 6 assistências e 3 rebotes.

Após um primeiro período bastante igual, que terminou empatado a 16 pontos, a superioridade das donas da casa apareceu no segundo quarto da partida, quando registrou parcial 31×15. Sampaio também dominou um terceiro quarto acirrado (23×21) e até pode perder o último período (17×21) que a vantagem ainda assim permaneceu.

A equipe maranhense foi bastante eficiente, com 61,7% nos arremessos gerais e 58% da linha dos três pontos. Além da ótima atuação de Vitória, a ala Joice Coelho, que também veio do banco, fez 12 pontos com um perfeito 100% de aproveitamento. A armadora norte-americana Briahanna Jackson, que chegou ontem ao Brasil, já pareceu estar muito a vontade no novo país – contribuiu com 17 pontos e 3 rebotes antes de sair de quadra sentindo dores musculares. Pelo lado do Uninassau, além de Casanova, a ala/pivô Gil se destacou anotando 22 pontos.

Destaque do Sampaio, Vitória Marcelino creditou sua boa atuação à equipe. “Todo mundo marcou bem, atacou, passou as bolas que eu consegui converter. Pra estreia, a gente fez um ótimo trabalho, oscilou poucas vezes. Começar com o pé direito é muito importante, falou a ala-pivô.

“O time, apesar de pouco tempo de treino, fez uma ótima estreia. Jogamos de forma bem coletiva, tanto ofensiva quanto defensivamente. As meninas vão crescer mais ainda. Estou muito feliz com essa estreia. Foi uma grata surpresa.”, disse Virgil Lopez.

Maior pontuadora do jogo, Casanova já pensa no próximo compromisso da equipe. “Sentimos um pouco o primeiro jogo, a estreia, fora de casa e com um time muito renovado. A tendência é que a gente já apresente um desempenho melhor no domingo. Mas esperamos o ginásio cheio para nos ajudar contra o time do Campinas. Será um jogo complicado, mas tenho certeza que a torcida fará a diferença em nosso favor”, disse a cubana.

O próximo compromisso de ambos é no próximo domingo. Sampaio recebe o Funvic/Ituano, ás 11h, enquanto a Uninassau encara o Vera Cruz Campinas ás 18h, ambos com transmissão pela LBF LIVE.

Entrevista - Karina Rodrigues (Pick and Roll)

Entrevista bastante completa com a pivô argentina naturalizada brasileira Karina Rodrigues.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Final de semana das brasileiras no exterior


No final de semana, as brasileiras que jogam no exterior entraram em quadra, com exceção de Clarissa, porque o Campeonato Francês fez um intervalo para dar início ao returno no próximo final de semana e Damiris, ausente das últimas duas rodadas na Liga Coreana. Destaque para o confronto entre Nádia e Erika, o recorde de pontos de Ramona na Espanha e o duplo duplo de Tainá em Portugal, líder em média de assistências da Liga Portuguesa.

Espanha

Primeira Divisão

Star CityLift Girona 61 x 66 Perfumarias Avenidas
Nádia: 19 pontos, 11 rebotes e 21 de eficiência
Érika: 7 pontos e 3 rebotes

Segunda Divisão

Ascensores Tresan 55 x 74 Patatas Hijolusa
Izabella Sangalli: 21 pontos, 6 rebotes, 4 assistências e 23 de eficiência

Valência 70 x 49 Ciudad de los Adelantados
Ramona: 24 pontos (5/9 – 3 pts – 56%), 4 rebotes, 3 recuperações, 3 assistências e 21 de eficiência

Portugal

Rodada 13/01

União Sportiva 72 x 65 Barreiro
Letícia: 16 pontos e 4 rebotes
Raphaella: 12 pontos e 5 rebotes

Quinta dos Lombos 85 x 57 Olivais Coimbra
Rafona: 3 pontos e 1 rebote em 8 minutos
Tainá: 9 pontos e 5 assistências

Rodada 14/01

União Sportiva 71 x 54 Sport Benfica
Raphaella: 16 pontos, 14 rebotes e 25,5 de eficiência
Letícia não jogou

Quinta dos Lombos 56 x 45 CAB Madeira
Rafona: 6 pontos e 3 rebote em 11 minutos

Olivais Coimbra 74 x 54 Algés
Tainá: 19 pontos, 12 assistências e 29,5 de eficiência


Resultados da 1.ª rodada da LBF 2018

Santo André 74 x 51 São Bernardo

Santo André: Silvinha 22 pontos e 5 assistências, Jaqueline 13 pontos, Erika e Domick 12 pontos
São Bernardo: Geovanna 12 pontos e 7 rebotes, Lays 8 pontos e 3 assistências, Thayná 8 pontos, Milena 7 pontos

Catanduva 58 x 63 Presidente Venceslau

Catanduva: Natália 26 pontos e 3 assistências, Ornela Bacchini 13 pontos, Tati Castro 9 pontos
Venceslau: Izabela 15 pontos e 7 rebotes, Augustiva Leiva 13 pontos e 8 rebotes, Karen 13 pontos

Vera Cruz Campinas 80 x 51  Funvic Ituano

Campinas: Gretter 19 pontos e 5 assistências, Ariadna 15 pontos e 8 rebotes, Jeanne 11 pontos, Patty 10 pontos
Ituano: Palmira 12 pontos, Kelly 10 pontos e 6 rebotes, Leide 9 pontos e 4 rebotes, Maira 6 pontos, Joice 6 pontos

Vera Cruz Campinas x Funvic Ituano - Liga de Basquete Feminino (14/01/18...

domingo, 14 de janeiro de 2018

Basquete Feminino na TV aberta

Depois de muitos anos, o basquete feminino volta ter uma partida transmitida pela TV aberta.

Para quem não tem a TV Gazeta, é possível assistir o jogo pelo site da emissora: www.tvgazeta.com.br/aovivo


Vamos prestigiar a volta do basquete feminino na tv aberta!

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

São Bernardo enfrenta Santo André na abertura da LBF 2018 - hoje às 20h


O São Bernardo abre participação na Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) – 2018 em disputa com o Basketball Santo André/APABA, nesta sexta-feira (12), às 20h, no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, em Santo André. O clássico regional dá início a competição nacional.

O representante de São Bernardo disputa a primeira LBF com elenco jovem mesclado com jogadoras mais experientes. “Acreditamos na juventude do grupo, esse foi o objetivo maior de montar esse elenco; temos o caso da Thayná, que tem um potencial maravilhoso – me chamou muito a atenção no vídeo do jogo da seleção de base – e fiquei sabendo que ela estava parada no Rio de Janeiro. Além das jogadoras mais novas que vieram de Jundiaí, todas com passagens pelos selecionados de base, que também possuem um potencial excelente”, comentou o técnico Márcio Bellicieri.

“Esperamos, com esse grupo, conseguir surpreender e trabalhar a importante e necessária renovação do basquete feminino brasileiro”, completou Bellicieri.

A lateral Júlia Carvalho acredita que pode ajudar o grupo. “Cheguei para agregar, tenho muito a ensinar às minhas companheiras, mas também tenho muito a aprender, vim para ser uma líder, incentivar e ajudar, além de dar o meu melhor”, relatou.

“A equipe está bem preparada e estou bastante confiante. Vamos surpreender nesse campeonato”, sintetizou a pivô Ana Júlia Passos.

Já o gestor André Brazolin está feliz com a chegada da equipe a competição nacional. “Trata-se de um sonho o Instituto Brazolin fazer parte da Liga de Basquete Feminino (LBF)”, comentou.

ELENCO

Armadoras: Paloma Lima  e Lays da Silva

Laterais: Milena Rodrigues, Gabriela Soares, Mariane Vargas, Lu Ariescha, Júlia Carvalho e Manu Silveira

Ala/Pivô: Thayná Silva, e Ana Júlia Passos

Pivô: Geovana Fonseca e Lorena Silva

A partida será transmitida ao vivo pela web através da página da LBF.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Liga Portuguesa

Acadêmico 54 x 71 União Sportiva (líder invicto)

Letícia - 12 pontos e 10 rebotes
Raphaella Monteiro - 12 pontos, 6 rebotes e 2 assistências

Lombos (terceiro colocado) 71 x 46 Vagos
Rafona - 4 pontos, 5 rebotes

Benfica 67 x 61 Olivais (oitavo colocado)
Tainá - 5 pontos, 8 rebotes e 5 assistências

Espanha - Resultados

1a. Divisão

Avenida (líder) 74 x 65 Extremadura
Érika: 8 pontos, 7 rebotes em 22'.

Girona (vice-líder) 91x47 Estudiantes
Nádia 8 pontos, 5 rebotes em 16'.

2a. Divisão

Gijon (décimo primeiro colocado do Grupo A) 57 x 71 Arxil
Izabella Sangalli - 19 pontos, 7 rebotes, 4 assistências

Claret 51 x 67 Valencia (quinto colocado do Grupo B)
Ramona: 14 pontos

Clarissa vence na EuroCopa e na Liga Francesa



Na manhã de domingo, dia 07/01, a brasileira ajudou sua equipe, Flammes Carolo, a vencer o líder do campeonato, Tango Bourges, por 75 a 70.

Jogando em casa, em Charleville, com o apoio da torcida, o time de Clarissa enfrentou dificuldades, mas faltando poucos minutos para o termino da partida voltou à liderança e venceu. A brasileira marcou 10 pontos e recuperou cinco rebotes, em pouco mais de meia hora em quadra.

- Foi uma ótima vitória, contra o time que está na liderança da competição e têm melhor defesa e melhor ataque. Foi importante voltar a vencer em casa, traz mais confiança para as próximas partidas – comentou Clarissa dos Santos.

Na primeira partida do “round 16” da EuroCup de Basquete feminino, realizada na Polônia, na tarde da útima quarta-feira (dia 03/01), em 35 minutos e meio de atuação e duplo-duplo, de 21 pontos e 18 rebotes, Clarissa dos Santos foi destaque na vitória do Flammes Carolo sobre o Artego Bydgoszcz, pelo placar de 83 a 62. A brasileira foi a atleta mais eficiente da partida, com 28 pontos em eficiência. 

- Nosso objetivo principal era ganhar e conquistamos uma ótima vitória. Mesmo com a quantidade de erros na partida, 23 ao todo, que é um ponto que temos que melhorar, conseguimos manter diferença larga no placar. Agora é continuar trabalhando para acertar os detalhes e executar melhor o que for pedido pelo treinador. Sabemos ainda teremos fortes jogos e temos que estar preparadas - comentou Clarissa dos Santos.

A segunda partida será na cidade francesa de Charleville, casa do Flammes, na próxima quarta-feira, dia 10/01.

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Vera Cruz Campinas anuncia a contratação de Ariadna para a LBF 2018



A cubana Ariadna foi anunciada hoje como novo reforço da equipe do Vera Cruz Campinas. Campeã Paulista jogando por Santo André, ela já estava listada no elenco da equipe do ABC para jogar a LBF 2018, o que leva a crer que foi uma negociação fechada de última hora.

Ariadna é a maior cestinha da história da LBF com 2303 pontos acumulados. Ela já foi campeã e MVP jogando por Santo André em 2011 e também jogando por Americana em 2014, que é a base da equipe transferida para a cidade de Campinas no ano passado.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Desempenho das brasileiras no exterior - Dezembro/2017



As jogadoras brasileiras que atuam no exterior tiveram bom desempenho no mês de dezembro, antes do recesso de final de ano.

Espanha

Primeira Divisão 

Rodada 16/12 

Perfumarias Avenidas 77 x 65 Embutidos Bembirre
Érika: 17 pontos e 7 rebotes (cestinha do Avenidas)

Star CityLift Girona 74 x 59 Man Filter
Nádia: 18 pontos, 10 rebotes, 5 tocos e 30 de eficiência (MVP da rodada)

Rodada de 23/12

Star CityLift Girona 74 x 59 Queso El Pastor
Nádia: 22 pontos, 12 rebotes e 38 de eficiência (MVP da rodada)

Erika não jogou a última rodada da Liga Espanhola

Segunda Divisão

Última Rodada – 16/12

Ascensores Tresan 64 x 84 Durán Maquinaria 
Izabella Sangalli: 16 pontos, 6 rebotes, 4 assistências.

Valência 70 x 49 Corral y Vargas
Ramona: 7 pontos, 5 recuperações e 4 assistências


Terceira Divisão

Rodada 09/12

Tirso Igualatorio 72-53 Instituto Rosalía

Joice Coelho: 16 pontos (cestinha do jogo)

A brasileira, que foi anunciada como reforço do Sampaio Correia para a LBF, não a última rodada do dia 16/12 (última de 2017).

França


Rodada: 17/12

Flammes Carolo 60 x 69 Tarbes

Clarissa: 14 pontos e 8 rebotes

Portugal

Rodada 16/12

União Sportiva 68 x 59 Vitória Guimarães

Letícia: 10 pontos e 9 rebotes

Raphaella: 15 pontos, 5 rebotes e 4 assistências

Olivais Coimbra 44 x 66 Gdessa Barreiro

Tainá: 12 pontos, 4 assistências e 5 rebotes

Rodada 19/12

União Sportiva 63 x 61 Vitória Boa Viagem

Letícia: 19 pontos, 14 rebotes e 24 de eficiência

Raphaella: 13 pontos, 6 rebotes e 4 assistências


Olivais Coimbra 80 x 55 CAB Madeira

Tainá: 30 pontos, 10 assistências, 8 rebotes e 43,5 de eficiência (MVP da rodada)

Coréia do Sul

Damiris não teve descanço devido ao calendário coreano ser diferente do ocidental.

Jogo das Estrelas – 24/12

Pink Star 100 x 100 Blue Star

Damiris: 13 pontos

Rodada 28/12

KB Stars 69 x 66 Banco Shinhan
Damiris: 29 pontos e 12 rebotes 

Rodada 31/12

KB Star 71 x 56 KDB Life

Damiris: 15 pontos


quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Clarissa busca Top 8 da EuroCup com equipe francesa

Após breve pausa para o recesso, o Flammes Carolo, time da brasileira Clarissa dos Santos, está na Polônia onde enfrentará o Artego Bydgoszcz, nesta quarta-feira, 04/01, a partir das 15h (horário de Brasília). Este será o primeiro confronto do “round 16” da EuroCup de Basquete feminino. A competição que reuniu 40 equipes encontra-se em fase eliminatória, entre as melhores 16 equipes.

- Amanhã será um jogo muito importante para a nossa sequência no campeonato, contra uma equipe muito boa, que jogará em casa. Vamos ter que entrar concentradas, respeitando as orientações táticas, e jogar toda a partida com atenção e intensidade. Acreditamos que assim poderemos conquistar um bom resultado - comentou Clarissa dos Santos.

Em sua primeira temporada pela equipe francesa de Chaleville, Clarissa destaca-se com seus números. A brasileira, que teve a melhor média de rebotes das duas últimas edições de Jogos Olímpicos (Rio 2016 e Londres 2012), na EuroCup aparece na oitava colocação, com 53 rebotes, no total, e média de 10,6 por jogo. Em eficiência, Clarissa segue como a 11ª melhor pontuada, com média 20,6 de eficiência, por partida.

Também pela EuroCup, na próxima semana, dia 10/01, será realizada a partida de volta, contra o Artego Bydgoszcz, na França, que irá definir qual equipe seguirá na competição.

Antes disto, no dia 07/01, o Flammes irá enfrentar o Tango Burges, em casa, pela Liga Francesa – LFB.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Pivô paraense Julynne trilha carreira nos Estados Unidos e sonha com a WNBA



O futuro do basquete brasileiro pode ter um DNA paraense como destaque. Isso porque a atleta Julynne Silva, 20 anos, está cumprindo à risca a cartilha para chegar ao basquete profissional feminino dos Estados Unidos, alcançando um patamar elevado para os padrões da modalidade no Brasil.

"Saí com 15 anos de Belém, foi tudo muito rápido. Joguei alguns meses pelo Remo, mas quase não disputei competições. Joguei mais pela seleção paraense, quando tive a chance de disputar o Campeonato Brasileiro", disse a jovem.

Foi através da seleção paraense que a precoce carreira de Julynne ganhou um importante salto.

Com 1,90m de altura aos 15 anos, ela chamou a atenção do então técnico da Seleção Brasileira Sub-15, que acompanhou o desempenho da moça representando o Pará.

Mesmo com a parte técnica precisando ser desenvolvida inicialmente, a aposta do treinador levou a paraense para São Paulo.

"Vieram olheiros assistir ao Campeonato Brasileiro de Seleções sub-15 e o então técnico da Seleção Brasileira (Cristiano Cedra) me viu jogar e me convidou para treinar com o grupo. Eu só tinha altura, tinha acabado de começar a jogar basquete. Fiquei treinando na seleção e depois ele me indicou para o Osasco-SP. Joguei lá até meus 19 anos", contou.

Chegada aos Estados Unidos 


Julynne estava prestes a encarar uma dura realidade do esporte no Brasil, principalmente na categoria feminina. Sem um calendário satisfatório e sem clubes estruturados, a paraense não queria deixar de jogar e, ao mesmo tempo, queria estudar.

Então, Cristiano Cedra, o mesmo técnico da Seleção Sub-15, gravou um vídeo com os melhores lances da jogadora e mandou para uma agência de talentos nos Estados Unidos.

O vídeo fez sucesso e a "basqueteira" nascida em Belém e criada em Barcarena foi convidada a ser recrutada pelo Jr College, categoria entre a escola e o universitário norte-americano, que ajuda jovens a praticarem esporte no período de adaptação.

"Nos Estados Unidos eu posso estudar um curso que ainda nem tem no Brasil, que engloba Educação Física e Fisioterapia, duas coisas que eu queria. No começo tive algumas dificuldades principalmente com a cultura, eu nem falava inglês. É tudo muito diferente", revelou.


No Jr College, Julynne joga ao lado da armadora brasileira Domenica Gomes (21 anos) pela equipe do Northwest College. Ela ainda precisa completar mais um ano de basquete e estudos. Depois disso, o caminho será o basquete universitário, o último nível antes de chegar na WNBA - liga profissional.

As universidades de Maine e de Arkansas, por exemplo, já manifestaram interesse em recrutar a belenense no próximo ano.

Na universidade, Julynne deve jogar mais dois anos antes do Draft, quando as equipes profissionais escolhem as melhores jogadoras.

Seleção Brasileira

Enquanto não retoma os treinos em solo norte-americano, a atleta mata a saudade da família no Pará. Com família dividida entre Barcarena e Belém, a moça aproveita o período para se manter em forma, treinando com o time masculino do Paysandu.

As pivôs Julynne Silva, de 1,92m, e Ana Flávia Garcia de Souza, de 1,93m, convocadas pelo técnico Júlio César Patrício
O objetivo de Julynne é chegar ao nível profissional e, consequentemente, chegar à seleção brasileira quando for adulta, sonho que não parece ser tão distante.

"Admiro muitas atletas, como a Érika, que é pivô e joga na mesma posição que eu, Clarissa e muitas outras. Eu estava em uma lista de convocação para a Seleção Brasileira Sub-17, mas nem cheguei a treinar, pois a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) estava com contenção de gastos na época", lamentou.

O final do Jr College e recrutamento universitário nos Estados Unidos inicia no final do ano letivo, no mês de maio de 2018.

Quando, então, poderemos saber o destino da jovem talento do Pará, que em até três anos pode chegar ao lugar mais desejado pelas meninas que amam basquete ao redor do mundo: a WNBA.


(Felipe Saraiva/DOL)

sábado, 16 de dezembro de 2017

Sampaio Basquete anuncia as primeiras contratações para a LBF

Após a participação na apresentação da LBF 2018 - onde foi divulgada a contratação da ala Tatiane Pacheco que estava no Estudiantes de Madrid, o Sampaio Basquete divulgou na sua página do Facebook a contratação da armadora americana Briahanna Jackson, que vem do basquete universitário americano.

Além de Briahanna, a equipe maranhense contratou a armadora Ana Beatriz (ex-São José), a ala Leila Zabani (ex-Blumenau) e a pivô Êga (ex-Americana).

O Sampaio também anunciou a volta da pivô Karina Jacob e da ala/pivô Vitória Marcelino, que participaram da equipe no ano passado.

Catanduva anuncia a contratação de mais quatro jogadoras para a LBF

Matéria aqui.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Barbosa e Alessandra lamentam fracasso da seleção brasileira

Copa América de 2017 foi traumática para o basquete feminino brasileiro. Pela primeira vez desde 1959 o time verde e amarelo não participará de um Mundial, que em 2018 será realizado na Espanha. Perdendo a decisão de terceiro lugar do torneio continental para Porto Rico, por 75 a 68, a Seleção agora tem de lidar com uma série de questionamentos. Alessandra Oliveira, campeã do mundo com o Brasil em 1994 e detentora de duas medalhas olímpicas, em Atlanta 1996 e Sydney 2000, respectivamente, não escondeu a tristeza por conta do resultado frustrante e lamentou o fato de as jovens com biotipo adequado estarem migrando para o vôlei.

"É uma tristeza, porque defendi por mais de 17 anos a Seleção Brasileira com unhas e dentes. Muitas vezes deixei minha família, meus interesses pessoais, para defender o país. Foi o reflexo de má gestões, alguns problemas internos. Não vi totalmente essa última Copa América, não estou aqui para falar quem é o culpado, isso aí é uma página virada. Agora temos que juntar a família basquete, esquecer vaidade, tentar massificar, principalmente no feminino, porque estamos perdendo meninas altas para o vôlei. Nada contra o vôlei, porque pelo menos elas estão praticando algum esporte e não estão na rua. Precisamos formar uma nova Seleção. Não vai ser em 2024 que vamos ter resultados. Começaremos a ter resultados, se começarmos a trabalhar agora, em 2028, porque quando eu fui campeã mundial, em 1994, eram quatro gerações juntas", afirmou Alessandra à Gazeta Esportiva .

Embora o resultado tenha surpreendido grande parte dos fãs de basquete, para o técnico Antônio Carlos Barbosa, multicampeão à frente da Seleção Brasileira, a tragédia era anunciada há tempo. No entanto, ele crê que o país só não se classificou ao Mundial do ano que vem porque não teve à disposição suas principais atletas, atualmente jogando no exterior.

"Com toda a honestidade, não foi surpreendente. Não foi surpreendente porque em toda a minha vida houve situações como essa. A Copa América bate com a WNBA. Chegamos a ter oito jogadoras na WNBA. Era uma outra época, em que tínhamos quantidade de jogadoras maior. Infelizmente, a falta de jogadores que são referência fez a diferença, porque se vai a Damiris, a Clarissa, a Érika, a Nádia, pelo menos duas dessas quatro jogadoras que são referência, certamente o Brasil teria se classificado para o Mundial", disse Barbosa, lamentando os importantes desfalques do técnico interino Carlos Lima.

O experiente treinador também relembrou a falta de planejamento desde a época em que foi chamado para assumir pela terceira vez na carreira o comando da Seleção Brasileira feminina de Basquete. Depois do bronze em Sydney 2000 e o quarto lugar em Atenas 2004, ele teve a missão de guiar a equipe nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado, mesmo sem uma preparação adequada - o Brasil acabou eliminado na primeira fase após perder todas as suas partidas.

"Já teve essa Olimpíada em que eu fui chamado de última hora. Eu não decepcionei, eu me frustrei, porque fizemos grandes jogos, perdendo sempre na hora de ganhar o jogo. Fruto do que? De uma falta total de planejamento, de uma falta total de um ciclo olímpico para o basquete brasileiro. Você compete com equipes que fazem o ciclo olímpico. Mesmo assim poderíamos ter ganhado da Bielorrússia, da Turquia tranquilamente. A França é uma equipe superior à nossa, mas também fizemos um jogo igual. Contra o Japão jogamos muito mal, merecemos perder. Contra a Austrália também fizemos um jogo igual. Então, se houvesse uma preparação, com excursão para a Europa, com certeza, teríamos chegado às quartas de final [das Olimpíadas", concluiu Barbosa

LBF apresenta nova temporada com compromisso de “resgate moral”

Link: aqui!

LBF na TV Gazeta

Ontem, durante a apresentação oficial da LBF 2018, foi anunciado que a TV Gazeta passa a transmitir ao vivo os jogos da Liga de Basquete Feminino na Tv Aberta, todos os Domingos às 15 horas. Os jogos também serão transmitidos pelo Sportv na Tv Fechada, pelo site globoesporte.com e pela própria liga via web. A promessa é que 100% dos jogos serão transmitidos pela internet.




segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Chegada de Tainá eleva aproveitamento do Olivais na temporada portuguesa



A chegada de Tainá ao clube português Olivais aconteceu tardiamente, mas a espera parece ter valido a pena.

Há cerca de um mês, quando Tainá se apresentou ao clube, a campanha na Liga Portuguesa era de de cinco derrotas.

Com a participação de Tainá nos 6 jogos seguintes foram três vitórias e três derrotas que fizeram o clube abandonar a lanterna da competição e subir ao nono posto.

Tainá tem mantido uma média de 13.8 pontos por jogo e é a líder de assistências da competição (5,7/jogo).

Com a brasileira, o clube ainda teve sucesso na disputa das oitavas-de-final da Taça de Portugal.

Situação mais confortável vive a dupla Letícia Rodrigues e Raphaella Monteiro.

As duas seguem como destaques da campanha invicta de onze vitórias do União Sportiva na competição.

Raphaella tem médias de 15 pontos e 8 rebotes na competição e é quinta mais valiosa atleta da Liga no momento.

Letícia teve um começo de temporada mais complicado em função de uma contusão, mas retornou com números sólidos, que lhe garantem a quinta posição entre as cestinhas da competição (médias de 15.8 pontos e 7 rebotes).


Vera Cruz Campinas apresenta elenco para a disputa da LBF 2018


O basquete está oficialmente de volta a Campinas. Após mais de uma década, a cidade volta a ter um representante na liga feminina. O projeto liderado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini foi apresentado nesta segunda-feira, na sede do Hospital Vera Cruz, um dos patrocinadores principais do clube.

– Nós andamos, andamos, chegamos aqui em cinco minutos e tivemos o nosso patrocinador master. Queria agradecer toda a confiança – disse o treinador, que já tem 11 atletas contratadas para disputar a Liga de Basquete Feminino (LBF), que começa em meados de janeiro (veja a lista completa do elenco abaixo).

O evento contou com a presença de autoridades, como o prefeito Jonas Donizette, o vice Henrique Magalhães Teixeira e o secretário de esportes Dario Saad, e também de representantes do Vera Cruz, como o presidente Gustavo Carvalho. A aposta é que, em Campinas, o elenco repita o sucesso de Americana, atual campeão da Liga.

– Não estamos trazendo só um time campeão. Atrás disso vem um projeto para trabalhar com crianças nas áreas mais vulneráveis da cidade e uma ideia de categorias de base para trabalhar com adolescentes. É muito mais que um time, é um projeto – destacou Vendramini.

O investimento total do projeto de basquete em Campinas é de R$ 1 milhão por temporada, valor que será dividido entre os patrocinadores (Sanasa, Vera Cruz, Pague Menos e Danny cosméticos).

O elenco do Basquete Campinas é composto por:

Armadora: Babi, Carla e Melissa Gretter, Ana Carolina
Ala-armadora: Karla e Patrícia
Ala: Jeanne
Ala-pivô: Aline Moura, Fabiana e Maria Dias
Pivô: Mônica

A comissão técnica tem os seguintes integrantes:

Atendente: Elisabete Pereira de Souza Carcavalli
Supervisor/preparador físico: Marcos Vinicius Strapasson
Auxiliar: Norberto José da Siva
Fisioterapeutas: Denylton Pedro Tossi e Bruno Tomaz Barreto
Nutricionista: Stephania Cerioni Ricardo

O novo time feminino de Campinas mandará seus jogos no clube da Ponte Preta, no Jardim das Paineiras. O ginásio foi reformado com as cores da equipe (azul e vermelho) e vai receber a torcida pela primeira vez no dia 14 de janeiro, às 15h, contra o Ituano, pela rodada de abertura da LBF.

Será o reencontro da cidade com o esporte, já que o último time de Campinas acabou em 2006, com o vice-campeonato paulista da Ponte Preta. Foi a segunda tentativa da Macaca, que, na década de 1990, foi bicampeã mundial com uma equipe liderada por Hortência e Paula.

Fonte: Globo Esporte

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Funvic Ituano apresenta elenco para a LBF 2018


Elenco Funvic/Ituano

Armadoras: Joice e Aruzha
Alas: Palmira, Maira e Lais
Alas/Pivôs: Leidilânia, Monique e Licinara
Pivôs: Kelly e Milena

São Bernardo aposta em equipe jovem para a disputa da LBF



A equipe São Bernardo / Instituto Brazolin / Unip está praticamente completa para disputar a LBF Caixa 2018.

Ficarão da equipe que foi Campeã Estadual Invicta Sub-19 neste ano de 2017, todas as nossas meninas que passaram para a categoria Adulta.

Teremos uma equipe muito nova, mas extremamente competitiva.

Nossas meninas, as armadoras Lays Silva e Paloma Soller, as laterais Milena Rodrigues e Luana Ariescha e a ala pivô Ana Júlia, estarão pelo 4° ano consecutivo em São Bernardo, agora, adultas..
Foram contratadas mais 4 atletas, também novas, com excelentes condições técnicas, todas com passagens pelas Seleções Brasileiras de Base.

Para a temporada de 2018, foram contratadas, a Pivô Geovana Fonseca, as laterais Mariane Vargas Cruz e Gabriella Soares, a Soso, todas da equipe do Time Jundiaí, além da Ala Pivô, Thayná Silva, do Rio de Janeiro, que teve passagem pela equipe da Mangueira-RJ.

Ainda devem chegar uma ou duas jogadoras, para completar o elenco, além das meninas que também farão parte da categoria Sub-19 em 2018.

A equipe de São Bernardo será comandada pelo experiente Técnico Márcio Bellicieri e tem como AssistenteTécnica, Edneia Fernandes Bassoli.

"A nossa expectativa é grande, pois o potencial técnico e a forma com que estão motivadas, por ser uma jovem equipe, fazem acreditarmos que possam transportar para o campeonato, a nossa forma de jogar, obtendo o crescimento técnico e tático durante a competição" citou o Técnico Márcio Bellicieri.

A estréia da equipe será justamente no jogo inaugural da LBF Caixa 2018, contra a equipe de Santo André, dia 12 de janeiro, no Ginásio Pedro Dell`Antonia em Santo André.

Fonte: Basquete Feminino São Bernardo/instituto Brazolin