segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Santo André apresenta novas jogadoras de basquete e patrocinador

Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (22), a técnica Lais Elena afirmou que a equipe está preparada para brigar por títulos

005 - Basquete - foto por Norberto da Silva

Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (22) no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, a equipe feminina de basquete anunciou o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), autarquia da Prefeitura de Santo André, como parceiro para a temporada 2010. Na oportunidade também foram apresentadas novas jogadoras.

A ala Tayara Pessenti, com convocações pela seleção brasileira, e a ala/pivô Soeli Zakrzeski, a Êga, que jogou a última Olimpíada pelo Brasil, somam forças a Ariadna Capiró, cestinha do Nacional 2009, e Simone Lima, maior reboteira da história da competição. O time também conta com Lílian Lopes, que atuou em diversas competições representando o Brasil.

“Essa vinda para Santo André com a ajuda da Lais é um namoro antigo. Participei de times que fizeram história em suas cidades. Ainda amo o que eu faço. E ser parte deste retorno de Santo André às épocas de glória é motivante”, explica Êga sobre os motivos que a trouxeram ao time.

Tayara também falou sobre sua chegada. “A Lais sempre acreditou no meu trabalho. Tentamos outras vezes, mas só agora foi possível um acordo. Santo André é uma grande equipe e é bom estar aqui”, disse.

O apoio do Semasa tem duração de 12 meses. “Para que pudéssemos fazer a parceria nos programamos no ano passado. Nada impede que no orçamento do ano que vem renovemos o apoio”, afirmou o superintendente Ângelo Pavin, alegando que o prazo foi estipulado por questões orçamentárias.

A Prefeitura de Santo André manterá todo o trabalho de base, com suas escolinhas e as categorias menores, e o Semasa ajudará a equipe principal. No último ano a cidade cedeu cinco atletas para as seleções brasileiras de base no feminino.

Outra grande jogadora está sendo formada nas bases andreenses. Trata-se de uma jovem de 14 anos, 1,90m e que no momento é preservada pela comissão técnica para que seu desenvolvimento não seja prejudicado. A jovem tem uma história de muitas dificuldades, apesar da pouca idade, e terá atenção especial. O Centro Integrado de Saúde do Atleta (Cisa), projeto pioneiro na América Latina, oferece apoio psicológico, fisiológico e nutricional.

Temporada 2010

Laís Elena, técnica da equipe há quase 30 anos, também falou da expectativa para a temporada 2010. “Com essas grandes jogadoras, que vêm somar forças a um elenco muito bom, tenho certeza que estaremos brigando por títulos em todas as competições que participarmos. Esse é o meu pensamento e tenho certeza que é o mesmo da equipe.”

O primeiro desafio do time andreense está programado para o segunda quinzena de março, com o início do Campeonato Paulista. A data ainda será definida pela Federação.

Patrocínio

004 - Basquete - foto por Norberto da Silva

Para 2010, a equipe de basquete feminino de Santo André firma parceria com o Semasa. Enquanto ela se mantiver, o time será denominado Semasa/Santo André.

O basquete feminino, tradicional na cidade de Santo André e na modalidade, agrega valor à marca Semasa. Juntas estarão duas referências em suas áreas de atuação: as meninas do basquete com a força e qualidade técnica e o Semasa, autarquia da Prefeitura de Santo André, referência nacional em saneamento ambiental.

Ações de educação ambiental serão realizadas com a ajuda da equipe por meio de atividades nos dias e locais de jogos. Eventos serão organizados em escolas da cidade com as presenças das atletas para que o Semasa leve informações sobre os serviços que realiza à população. O esporte será uma importante ferramenta de educação relacionada à economia de água e não descarte irregular de lixo em vias públicas e terrenos. Também haverá trabalhos nos intervalos das partidas com participação de Santo André.

Basquete andreense

De 1984 a 1997 era realizada em nível nacional a Taça Brasil de Basquete Feminino. Na maior parte deste período o time de Santo André manteve parceria com a Pirelli.

A partir de 1998, em 11 anos de disputa do Nacional Feminino com o atual formato, 35 clubes participaram e o Santo André foi o único presente em todas as edições. A equipe conquistou o título de 1999 e o vice-campeonato de 2000. O time ainda sagrou-se bicampeão paulista em 1975 e 1976 e ganhou novamente o título em 1995.

O basquete feminino de Santo André tem um projeto chancelado pelo Ministério do Esporte para usufruir da Lei de Incentivo ao Esporte, intitulado Bola Laranja. A lei proporciona que um investidor faça uso de 1% do imposto devido para aplicar em um projeto com esse selo.

As jogadores que representarão a equipe em 2010 são:


5 - Ariadna Capiro Felipe

7 - Luciane Moskalesk

8 - Lilian Cristina Lopes Gonçalves

9 - Luana Batista de Souza

11 - Jessica Beatriz Nogueira

12 - Vanuzia dos Santos de Almeida

13 - Ega (Soeli Garvão)

14 - Simone Inacio de Lima

15 - Fabiana Guedes

17 - Tayara M. de J. Pesenti

56 - Carina Martins

78 - Katia Silva Cavallaro

Basquete de base

O atleta normalmente inicia sua carreira com o incentivo à pratica do esporte. A Prefeitura de Santo André mantém trabalhos de base em escolas esportivas espalhadas pela cidade com diversas modalidades e jovens em categorias de base, que competem por federações.

A importância de incentivar o esporte não é a de formar um atleta, mas a de gerar um cidadão melhor. Nem todos que praticam esporte serão atletas, nem todos terão medalhas, mas terão inclusão social e melhor saúde.

A Êga, a Tayara, a Ariadna, a Simone e todas as demais atletas do time feminino de basquete principal são símbolos para as crianças e adolescentes que praticam a modalidade.

O trabalho de base no basquetebol andreense divide-se em masculino e feminino e conta com mais de 150 crianças e adolescentes distribuídas por dez categorias. No último ano, esse trabalho rendeu sete convocações para as seleções de base.

Esses jovens, além de todos os ganhos citados, tiveram a oportunidade de competir e representar o país ou estado no Brasil e pelo mundo. Foram experiências únicas na vida deles e caso não se tornem atletas profissionais, ganharam lições e experiências que os acompanharão por toda a vida.

Um grande exemplo é a andreense Carina dos Santos Martins, a Cacá, ser convocada para a seleção brasileira sub-18 de basquete. A jovem armadora pode disputar os Jogos Sul-americanos, que acontecem de 20 a 24 de março na Colômbia. Em junho pode jogar a Copa América, nos Estados Unidos, na qual os três melhores são classificados para o Mundial Sub-19, em 2011.

Cacá foi promovida no último Nacional de Basquete ao time principal de Santo André. A jovem também fez parte da equipe brasileira campeã sul-americana sub-17. Ela completou 18 anos no dia 17 de fevereiro.

Na mesma faixa etária, a ala Michelli Trentini, atuando hoje por São Bernardo, e Vitória Carvalho, ainda em Santo André, foram convocadas no ano passado.

Entre as mais novas, Klaudia Kalinin e Vanessa Gonçalves foram campeãs sul-americanas sub-15 com a treinadora Janeth Arcain. Também representaram o estado no Brasileiro de basquete e sagraram-se vencedoras novamente.

No masculino, Santo André cedeu jogadores para a disputa do Sul-Americano sub-15. O time andreense teve convocações de Fernando Henrique Tamasiro Vieira, ala/armador, e Wesley Andrade, ala/pivô, ambos de 15 anos.

Lais Helena Aranha da Silva

O basquetebol feminino tem uma história e identificação antiga com a cidade de Santo André. Muito desta história é associada ao nome Laís Elena Aranha da Silva.

Ela ganhou títulos como jogadora e foi atleta da seleção brasileira, tendo como vitórias mais importantes: terceira colocação noMundial de 1971 no Brasil, bi-campeonato em Pan-americano no Canadá e Colômbia e seis campeonatos sul-americanos.

Lais chegou em Santo André em 1964 como jogadora do C.A. Pirelli, o qual representou até 1978. Iniciou sua carreira como técnica em 1979, nas categorias de base, também na Pirelli. Lá permaneceu até iniciar seu trabalho com a categoria adulta.

Foi técnica de seleção brasileira juvenil, tornando-se campeã sul-americana, e assistente técnica da seleção brasileira adulta no Pré-Olímpico do México, sendo campeã.

Em Santo André, é técnica da equipe adulta desde 1983, conquistando títulos dos campeonatos Paulista, Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior,Brasileiro e Sul-americano de Clubes. Também registrou outros dois vice-campeonatos nacionais.

Laís sempre deu atenção especial ao trabalho de base. Durante sua trajetória em Santo André colaborou para a revelação de jogadoras que serviram seleções paulistas e brasileiras, tais como Marta e Leila Sobral,  medalha de prata na Olimpíada de Sidney. Mamá e Chuca, que ainda servem a seleção brasileira, e tantas outras que estão em atividade em vários clubes do Brasil, Europa e universidades dos Estados Unidos, também tiveram formação com a técnica andreense.

9 comentários:

sta.ignorancia® disse...

A Paulinha saiu de Sto André?


Sto André, pra mim, é a favorita ao titulo paulista.

Anônimo disse...

Parabens Ega
muito sucesso pra Ti

Anônimo disse...

sera que isso e um sinal de que a paulinha vai assinar com americana

Anônimo disse...

POIS É..CADE A PAULINHA??SÓ SE A LAIS TIVER DOIDA NÃO TER A PAULINHA NESSA EQUIPE..ELA FARÁ MUITA FALTA NESSA EQUIPE..

Anônimo disse...

Santo André está qualificadíssimo para ganhar um título.

Anônimo disse...

A Paulinha não tem dicernimento como armadora, tem altos e baixos e infelizmente seus "baixos" são sempre em momentos decisivos nos jogos. Independente disso a Lais precisa de uma armadora titular experiente, coisa dificil de encontrar, mas enfim...Muito bom a introdução da Carina na equipe adulta, mas ainda não é hora dela ter responsabilidade total, pq a Katia tbem é instavel. Vai Lais, traz Silvia Luz por exemplo, ai é mão no título hehehe...

Unknown disse...

Boa sorte a equipe de Santo andré q formou um excelente grupo para o ano de 2010...

Certamente estará brigando por todos os títulos das competições q participará...

Quem ganha com isso é o basquete feminino afinal independentemente qual a cidade q torcemos o mais importante é o crescimento e o equilíbrio técnico q certamente estará sendo predominante no Paulista e tb no Brasileiro...

Boa sorte ao Santo André e independente de rivalidade q tenhamos um Paulista repleto de emoções para todas as torcidas!

Anônimo disse...

e a glauce?

Anônimo disse...

VAI LAIS TRAZ SILVIA LUZ, VOCE ESTARÁ COM ESSE TIMAÇO EM BOAS MÃOS