terça-feira, 30 de agosto de 2011

Marta, a Senhora dos Garrafões (Revista Placar 1986)

marta_sg1

marta_sg2

20º Campeonato Sul-Americano Feminino
Local: Guaratinguetá - Brasil
Data: 16 a 18 de maio de 1986

Delegação do Brasil
Anna Maria Krabbenborg (10pts), Hortência de Fátima Marcari (96), Maria Paula Gonçalves da Silva (67), Marta de Souza Sobral (45), Mirlei Aparecida Bento da Silva (87), Nádia Bento de Lima (44), Neusa Maria Ribeiro (14), Ruth Roberta de Souza (9), Suzete Pereira da Silva (17), Vânia Hernandes de Souza (27), Vânia Somaio Teixeira (32) e Wanda Rinalda Dal Col (2). Técnica: Maria Helena Cardoso.

Campanha do Brasil
Brasil 132 x 49 Argentina
Brasil 124 x 45 Peru
Brasil 124 x 96 Colômbia

Classificação final
1º- Brasil; 2º- Peru; 3º- Colômbia; 4º- Argentina

Com transmissão por twitcam, Americana enfrenta Jundiaí amanhã às 18 horas

Nesta quarta-feira (31), a equipe da Unimed/Americana, comandada pela treinadora Adriana Santos, entrará em quadra contra a equipe de Jundiaí, às 18h30, no Complexo Poliesportivo Milton Feley Azenha (Centro Cívico), em confronto válido pelo Campeonato Paulista da categoria Sub 19.

A equipe que integra o Projeto Social – Escola de Futuro da Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa vem de duas vitórias, sobre as equipes de Osasco e Santo André, e segue invicta na competição.

A partida poderá ser acompanhada ao vivo pelo twitter oficial da ADCF Unimed (www.twitter.com.br/ADCF_Unimed) ou pelo site www.adcf.com.br.

Atletas do basquete de São José dão dicas para alunos de escola estadual

Atletas do basquete em tarde de bate-papo 2

Cerca de 280 alunos da Escola Estadual Candelária (localizada no Jardim Morumbi) participaram, na tarde da última sexta-feira (26), de uma tarde diferente. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto alguns atletas das equipes principais de basquete feminino e masculino da cidade. O objetivo do encontro foi mostrar para a garotada a importância da prática esportiva na vida das pessoas.

O encontro aconteceu na quadra de esportes do Centro Comunitário do Jardim Morumbi, com presença de pais e professores. Durante o encontro, os atletas da equipe masculina Fulvio Chiantia e Murilo Becker e da equipe adulta feminina Luana, Camila e Cristiane realizaram uma disputa de lances livres entre os participantes, além de um bate-papo animado com a garotada. A disputa dos lances livres foi dividida em dois grupos, onde os dois primeiros colocados de cada lado ganharam camisas das equipes autografadas pelos atletas.

“Foi muito gratificante pra gente estar rodeado de vários garotos que ficaram empolgados com a nossa visita. Mesmo que não escolham o basquete para seguir no futuro, só de colocarmos a sementinha do esporte na vida deles foi muito importante”, comentou o pivô Murilo Becker após o evento.

Para a supervisora do local Beth Montezano, a iniciativa foi positiva para aumentar a procura de novos alunos para a prática de iniciação esportiva da modalidade. “Nosso objetivo foi colocar as crianças perto de atletas de destaque da cidade para incentivar a prática esportiva. Foi muito legal essa primeira experiência e esperamos que novos atletas venham participar de nossas aulas”, salientou Beth após o evento.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Seleção se prepara para confrontos com Cuba em Americana

fernanda2011

Nos dias 9 e 11 de setembro, com transmissão do SPORTV, a seleção adulta feminina disputa os Jogos Desafio Eletrobras - Brasil x Cuba, no ginásio “Milton Fenley Azenha” – Centro Cívico (Rua Sergipe, 230 – Jardim Colina), em Americana (SP).

“Estamos com uma expectativa muito boa. Afinal esse será o nosso teste para avaliarmos nosso nível na competição. Cuba poderá ser um adversário na segunda fase, então será bom também para conhecermos o time. Vamos entrar para ganhar esses jogos. Estou bastante ansiosa e acredito muito nesta equipe que está aqui em Americana”, comentou a pivô Carina Felippus.

“Estamos treinando forte há um mês para chegarmos bem na Colômbia. Teremos antes da competição esse desafio que nos ajudará a avaliar se precisamos melhorar em algum aspecto. Acredito que estamos no caminho certo e vamos lutar pela vaga em Londres”, falou a ala/armadora Jaqueline Silvestre.

Laís Elena abre as portas para MVP do Mundial (Rede Bom Dia)

Eleita a melhor jogadora do torneio no Chile, Damiris tem propostas da Europa, mas técnica do Santo André acha melhor a jovem continuar no país e diz que tentará bater um papo com ela em amistoso da seleção no interior

Antonio Kurazumi

damiris2011 Há um mês, uma pivô brasileira de 1,92 m impressionava a comunidade do basquete. Aos 18 anos, foi eleita a MVP (jogadora mais valiosa) do Mundial sub-19 do Chile e levou o Brasil nas costas, terminando o campeonato com a medalha de bronze e 20,9 pontos por jogo.

O presente veio com a “promoção” para a seleção principal, que treina para o Pré-Olímpico da Colômbia. Enquanto isso, chovem propostas da Europa e do Brasil, claro, pela pivô. O trunfo do Santo André nessa parada é a técnica Laís Elena.

“Não fizemos nenhum convite, mas temos interesse sim. Vou assistir o amistoso contra Cuba no dia 9 em Americana. Se tiver uma oportunidade, vou conversar com ela, ver o que pensa da carreira”, promete a treinadora, especialista quando o assunto é revelar e desenvolver talentos.

Para Laís, não é o momento de Damiris jogar no basquete europeu, em especial na Espanha. “Seria uma judiação ela ir agora [Europa]. O comentário que ouvi é que irá para a Espanha. Lá o treinamento é inferior ao nosso, eles treinam menos e não trabalham a parte técnica”, avisa a comandante do Santo André. “A Franciele foi nova para a Espanha e desaprendeu um pouco”, exemplifica.

A treinadora não tem dúvidas de que Damiris não está preparada como deveria para o esporte, que precisa melhorar os fundamentos e definir a posição certa em quadra. No ABCD, ela terá espaço. “Temos a Simone, Êga e a Nádia no garrafão, mas a Simone está voltando de lesão”, aponta.

A favor de Santo André nesse sonho difícil, está Janeth Arcain. Damiris fez as primeiras cestas no projeto social da estrela do basquete nacional, cotada para ser técnica da seleção em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. E não é segredo para ninguém a ligação de Janeth com Laís e a cidade onde despontou para o esporte.

“O contrato dela conosco acabou recentemente, mas ela deu a palavra que seguirá aqui se ficar no Brasil. O problema é que tem propostas da Espanha, França e Itália. Não deve permanecer no país”, tenta adivinhar o coordenador do Divino/ COC/ Jundiaí,  ex-equipe de Damiris, Nestor Mostério.

Após o Mundial, a jogadora disse que só decidirá o futuro quando retornar da seleção. Resta saber qual será o pensamento após a conversa com Laís.

Fonte: Rede Bom Dia

Do tempo em que Marta era a “Saré do Basquete” (Revista Placar 1985)

 imagemmarta1 imagemmarta2 imagemmarta3 imagemmarta4

Hortência e Janeth na inauguração do SESC Bom Retiro

 

domingo, 28 de agosto de 2011

Equipes de Americana vencem Santo André no Sub-13 e Sub-19

As equipes Sub 13 e Sub 19 da Unimed/Americana, que compõe o Projeto Social – Escola de Futuro da Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa, entraram em quadra na manhã deste domingo (28) contra a equipe de Santo André na quadra principal do complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), em confrontos válidos pelo Campeonato Paulista de cada categoria.

No primeiro confronto, a equipe Sub 13 bateu Santo André pelo placar de 67 a 56 (29 a 21 no primeiro tempo) e conquistou sua sexta vitória em nove jogos, somando 15 pontos na classificação geral “Fico feliz pelo resultado pois a equipe implantou uma defesa consistente e soube administrar o placar até mesmo em alguns momentos onde o ataque não estava conseguindo atingir suas melhores finalizações” avaliou a treinadora Grasiele Rezende. A jogadora mais efetiva da Unimed/Americana na partida foi Izabela Nicolete com 29 pontos, cestinha do confronto.

A data e horário da próxima rodada da categoria Sub 13 ainda será confirmada pela Federação Paulista de Basketball (SPB).

A equipe Sub-19 da Unimed/Americana, comandada pela treinadora Adriana Santos, entrou em quadra logo em seguida e também bateu a equipe andreense, pelo placar de 61 a 41. Com este resultado a Unimed/Americana chega a sua segunda vitória em dois jogos disputados. A jogadora mais efetiva da equipe em quadra foi Aruzha com 16 pontos anotados. Outro destaque foi a jogadora Carol, com 13 pontos.

O próximo jogo da Unimed/Americana será na próxima quarta-feira (31), às 18h30, contra Jundiaí, em casa.

Twitcam

Uma das novidades dos jogos da manhã de domingo foi a transmissão ao vivo pelo twitter oficial da ADCF Unimed (www.twitter.com/ADCF_Unimed) que mostrou os jogos na integra. No confronto desta quarta-feira entre Unimed\Americana e Jundiaí, mais uma vez haverá a transmissão diretamente da quadra, que pode ser acompanhada também através do site oficial do basquete feminino de Americana www.adcf.com.br.

Fonte: ADCF

Outros resultados:

Paulista Sub-19 – São José 60 x 49 Guarulhos

Paulista Sub-17 – Centro Olímpico 86 x 92 Jundiaí

Paulista Adulto A2 – Ribeirão Preto 48 x 66 Pindamonhagaba e Jundiaí 69 x 61 Presidente Venceslau

China vence Asiático e garante vaga em Londres 2012

LijieMIAOA seleção chinesa bateu a Coréia hoje, na final do Asiático, por 65-62. Além do ouro no torneio, a China ficou garantiu a vaga do continente para os Jogos Olímpicos de Londres.

A China havia estreado no torneio com uma derrota para a própria Coréia na última semana, mas na decisão contou com a atuação de sua base bem experiente para virar o jogo.

A ala Lijie Miao (30 anos) teve 20 pontos. A pivô Chen Nan (28 anos) marcou 19. E a ala Zengyu Ma (28 anos) somou mais 17.

Entre as coreanas, a cestinha foi a pivô Jung-Ja Sin (31 anos), com 15 pontos.

Na decisão do bronze, o Japão não tomou conhecimento de Taipei (83-56).

Medalhistas, Japão e Coréia disputarão o Pré-Olímpico Mundial.

Até o momento, estão garantidos em Londres: o país-sede (Grã-Bretanha), o campeão europeu (Rússia), a China e os Estados Unidos.

No Pré-Olímpico Mundial, as vagas são de Japão, Coréia, Croácia, República Tcheca, Turquia e França.

Até tu, Líbano?! – Surpreso ao ver que a cestinha da competição havia sido uma libanesa, fui checar informações sobre a moça. E aí me dei conta que a senhorita Brittany Janelle Denson (24 anos e 20,5 pontos por jogo) nasceu na Flórida (EUA).

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Enio Vecchi corta Ísis e Izabela

20110826_309364_Isis_gde Nesta sexta-feira (26), o técnico Enio Vecchi anunciou o corte da pivô Isis Nascimento e da ala Izabela Andrade. Com isso, o elenco brasileiro fica composto por 18 atletas. No início desta semana, a armadora Tássia Carcavalli e a pivô Nádia Colhado integram o grupo. As duas atletas estavam na China disputando a Universíade. A pivô Érika de Souza e a ala/armadora Iziane Marques estão disputando a WNBA se apresentam mais perto da data da competição.
 
A seleção adulta feminina segue com a preparação visando o Torneio Pré-Olímpico até o dia 16 de setembro, quando embarca rumo à Colômbia. Antes do desafio final, a equipe comandada pelo técnico Enio Vecchi disputa os Jogos Desafio Eletrobras - Brasil x Cuba, nos dias 9 (20h) e 11 de setembro (10h), com transmissão do SPORTV. Os jogos serão realizados no ginásio “Milton Fenley Azenha” – Centro Cívico (Rua Sergipe, 230 – Jardim Colina), em Americana (SP).
 
A preparação da seleção adulta feminina visa o Torneio Pré-Olímpico, que acontece de 24 de setembro a 1º de outubro, e será realizado no coliseu Silva Álvaro Sánchez, na cidade de Neiva, na Colômbia. A competição classifica a seleção campeã para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. As equipes que terminarem entre a segunda e a quarta posição garantem vaga para o Torneio Pré-Olímpico Mundial.

Americana negocia com Sandora Irvin para a LBF2

Pivô norte-americana deve chegar em outubro e se juntar ao elenco da Unimed/Americana para a disputa do Nacional

Diego Juliani

Sandora Irvin #24 of the Atlanta Dream drives baseline against Plenette Pierson #33 of the New York Liberty. (WNBA Women's Basketball: New York Liberty 94 v. Atlanta Dream 88. Philips Arena, Atlanta Ga. June 05, 2011) O time de basquete feminino adulto da Unimed/Americana está definindo a contratação da pivô norte-americana Sandora Irvin. A atleta que atuou por diversas temporadas na WNBA, a versão feminina da NBA (ligar norte-americana de basquete profissional).

Questionado sobre o fato, o presidente da equipe, Ricardo Molina, negou a informação.
Porém, conforme apurou a reportagem do jornal O LIBERAL, a jogadora de 29 anos deve ser apresentada na primeira semana de outubro.
Sandora chegaria como importante reforço ao grupo americanense na disputa da Liga Nacional, com início previsto para novembro.
A atleta, cujo último time foi o Atlanta Dream, já atuou por Phoenix Mercury, Santo Antonio Silver Stars e Chicago Sky, além de algumas equipes da Europa.
A princípio, seu contrato seria válido até o término do Brasileiro.
Após o vice-campeonato estadual, e os títulos dos Jogos Regionais, Jogos Abertos e Abertos Brasileiros, o grupo comandado por Luiz Augusto Zanon enfrentará na Liga Nacional 11 equipes de quatro estados.
O sistema de disputa é turno e returno, com os oito melhores avançando a série de playoffs.
Já estão confirmados na competição os conjuntos de Americana, Santo André, Catanduva, Araçatuba, São Caetano do Sul, Ourinhos, São José dos Campos, Mangueira, Fluminense, Joinville e um time de São Luís do Maranhão.
Em relação ao grupo do Campeonato Paulista, Zanon perdeu apenas a armadora Silvia Luz, que retornou à Suécia.
Por sua vez, a pivô Mamá, que não atuou no Estadual, segue em tratamento de uma lesão no joelho, e é dúvida.

Fonte: O Liberal

sandoralotos Sandora Irvin tem 29 anos e 1,91m. Depois de ter destaque no basquete universitário, participou do draft de 2005. Foi escolhida na terceira posição pelo Phoenix Mercury, atrás apenas de Janel McCarville e Tan White. Ao longo desses anos de WNBA, nunca teve grande destaque. Depois de dois anos no Phoenix, já circulou por San Antonio, Chicago e atualmente está no Atlanta, de Érika e Iziane, com médias de 1,9 pontos e 2,4 rebotes em 8 minutos por jogo.

Fora da WNBA, seu último clube foi o Lotos (Polônia), onde disputou a última EuroLiga, com médias de 8 pontos e 5,6 rebotes. Na Liga Espanhola, a pivô teve suas melhores médias (13,5 ppj e 10 rebotes) em clubes como o Estudiantes e o Ibiza.

Irmã brasileira de Al Horford leva 'cano' do astro, mas vê coração divido no Pré-Olímpico (UOL)

Daniel Neves

maira-fernanda-irma-de-al-horford-1314324969817_615x300

Adversário do Brasil no Pré-Olímpico das Américas, o dominicano Al Horford contará com uma torcedora especial em São José dos Campos. Irmã brasileira do astro do Atlanta Hawks, a jovem Maíra Fernanda, de 16 anos, mantém carinho especial pelo pivô apesar da relação quase inexistente entre os dois.

Em entrevista ao UOL Esporte, Maíra contou que nunca falou com o irmão famoso e que vivia a expectativa de conhecê-lo neste mês. Pai de ambos, o ex-jogador Tito Horford disse à garota que promoveria um encontro familiar em agosto, durante a visita da seleção dominicana ao país para a disputa da Copa Tuto Marchand. A promessa, porém, não se concretizou.

“Tenho muita vontade de conhecê-los. Fiquei esperando virem para cá agora, mas não eles vieram e nem telefonaram para explicar. Fiquei chateada, pois estava esperando”, contou Maíra.

Na década de 90, Tito Horford jogou por três anos no Brasil, onde defendeu o Sírio e o Suzano. Foi no clube do interior paulista que conheceu a então jogadora de vôlei Patrícia de Andrade, mãe de Maíra. O ex-atleta nunca conheceu a menina, mas conversa frequentemente com a filha por telefone. Nesta semana, porém, cometeu um grande vacilo: esqueceu o aniversário da garota.

“A Maíra fez 16 anos na última terça-feira e o pai não ligou para dar parabéns. Ele é um ‘não pai’”, disse Patrícia. “Mas eles conversam bastante por telefone, ao menos umas três vezes por semana. Falam bastante sobre tudo, inclusive sobre basquete e sobre o desempenho do irmão na NBA”.

Apesar da relação inexistente com o irmão, Maíra tem grande carinho por Al Horford. Ao lado de Kobe Bryant e do armador Fúlvio, o pivô é um dos ídolos da garota, que joga nas categorias de base de São José dos Campos e procura se inspirar no astro da NBA dentro de quadra.

“Quando não estou treinando, assisto aos jogos do meu irmão pela TV. Como jogo quase na mesma posição, procuro imitar o jeito que ele joga. Imitar a maneira de jogar embaixo, de arremessar”, comentou Maíra, que sonha em jogar na WNBA.

A jovem jogadora foi chamada pelo pai para morar e estudar nos Estados Unidos, convite que pretende aceitar em 2013. Enquanto o esperado encontro com os familiares não chega, Maíra revela estar com o coração divido entre Brasil e República Dominicana, que se enfrentarão no Pré-Olímpico das Américas.

“É complicado escolher entre Brasil e República Dominicana por causa do meu irmão. O coração vai ficar dividido. Se der, espero que classifiquem os dois para as Olimpíadas”, disse Maíra.

Fonte: UOL

Americana joga em casa no domingo pelo Sub-13 e Sub-19

A quadra principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico) em Americana será movimentada na manhã do próximo domingo (28) com dois jogos do Campeonato Paulista de Basquete Feminino de Bases, quando as equipes Sub-19 e Sub-13 da Unimed/Americana enfrentam as equipes de Santo André.

Os confrontos terão inicio às 10h, a categoria Sub-13 em quadra. A Unimed/Americana, comandada pela treinadora Grasiele Resende, que não atua pela competição desde o dia 02 de julho quando venceu em casa a equipe de São José pelo placar de 67 a 51, e ocupa a terceira colocação na tabela de classificação com uma campanha de 05 vitórias em 08 jogos.

Na sequencia, com previsão de inicio para 11h30, será a vez da equipe sub-19 da Unimed/Americana, comandada pela treinadora Adriana Santos, entrar em quadra pela segunda rodada do campeonato na categoria. No jogo de estréia, a equipe Americanense bateu o Osasco, fora de casa, pelo placar de 68 a 57.

As partidas serão acompanhadas pelo Twitter Oficial do Projeto Social – Escola de futuro da Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa (http://www.twitter.com/ADCF_Unimed)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O dia em que roubaram o Monza de Magic Paula (Revista Placar 1985)

tb1985a

tb1985b

tb1985c

Ourinhos planeja dois a três reforços para a LBF2

ourinhoslbf1

Durante reuniões realizadas nas últimas semanas, os dirigentes da Liga Nacional de Basquete Feminino discutiram o formato da 2ª Edição da Liga, que deverá ter a participação de 11 equipes de 4 Estados, cuja abertura ocorrerá na última semana de novembro, se estendendo até abril de 2012.

Até o momento, as prováveis equipes participantes são:Ourinhos, Americana, Santo André, Catanduva, Araçatuba, São Caetano do Sul e São José dos Campos (São Paulo); Mangueira (Rio de Janeiro); Blumenau e Joinville (Santa Catarina) e o time de São Luís (Maranhão), que poderá ser a grande novidade do Torneio, participando pela primeira vez de uma competição nacional.

Segundo os dirigentes da Liga, está sendo negociada ainda a participação da equipe da Paraíba (PB), que será definida juntamente com a confirmação das outras equipes participantes, durante reunião que acontecerá no dia 15 de setembro, cujo encontro também ratificará a fórmula de disputa do Torneio, que deverá ser disputado no sistema de turno e returno, com as oito melhores equipes avançando à série de playoffs.

Participação de Ourinhos na Liga

Segundo o Presidente da ACEO (Associação Centro Esportivo de Ourinhos), Júlio Barbin, o "Julião", a competição deste ano deverá ser mais disputada pelo fato de ter mais equipes e a expectativa é de uma boa participação de Ourinhos. "A princípio nossa expectativa é ficar entre os 4 finalistas dos play-offs e depois brigar pela conquista de mais um título para Ourinhos", avalia.

Julião disse ainda que "a equipe de Ourinhos deverá ter 2 ou 3 reforços para a disputa da Liga, em algumas posições que temos mais carência, pois é uma competição  longa e temos que ter peças de reposição para revezar durante as partidas, além de nos precaver para eventuais lesões que possam ocorrer durante o Torneio".

Fonte: Governo Municipal de Ourinhos

Divino/COC conquista a primeira vitória no Paulista Sub-19 (Jornal de Jundiaí)

MARCELO LANGUE/JJ O Divino/COC não teve dificuldades para vencer o ADC Bradesco (Osasco), ontem, pelo Campeonato Paulista Sub-19. A equipe do técnico Luiz Cláudio Tarallo ganhou por 69 a 30 - a primeira na competição -, no ginásio Romão de Souza. O time soma três pontos e está em primeiro lugar da Chave A.
A cestinha da equipe foi a ala Mariana Lambert, que anotou 15 pontos. O próximo jogo do Divino acontece na próxima quarta-feira (31), diante do Unimed/Americana, às 18h30, em Americana. Depois da derrota na estreia para o Santo André, fora de casa, o Divino buscou a vitória em seus domínios, aproveitando os erros das adversárias e, em nenhum momento, a equipe de Jundiaí foi ameaçada por Osasco.
O primeiro quarto foi 14 a 6 para o Divino, que só fez ampliar a diferença no segundo quarto, fechado em 34 a 15. De acordo com Tarallo, apesar da vitória, o time jogou melhor apenas no último quarto. "Foi uma bela vitória, mas foi só no final que a nossa equipe  realmente jogou da maneira que a gente quer que jogue. Ainda temos muito o que crescer", comentou.
Em grupo - Tarallo também destacou que as atletas precisam aprender a jogar mais em grupo. "Por enquanto ainda não está jogando uma pela outra. Elas estão jogando pela vontade de vencer, mas estão resolvendo sozinhas e quando isso acontece em um esporte coletivo, aparecem os desarranjos ofensivos e defensivos. O time acaba cometendo erros táticos", disse.
A lateral Isabela Ramona, que fez sua estreia na equipe, ontem, concorda com o treinador neste ponto. "Apesar do resultado favorável, a gente não jogou tão bem, do jeito que a gente gostaria. Acho que o time está crescendo, buscando se entrosar, porque faz pouco tempo que este grupo está junto. Falta ainda aperfeiçoar melhor o ataque e a defesa, o que jogamos não é o melhor jogo de um time que quer ser campeão", define.

CÍNTIA FLORES

Fonte: Jornal de Jundiaí 

No site Esporte Jundiaí, há a triste informação de que apenas doze pessoas acompanhavam a partida.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uma americana em Americana para a LBF2

Na melhor linha ‘onde há fumaça, há fogo’ um tweet agora à noite reforça os boatos de que a equipe de Americana contará com um reforço norte-americano para a disputa da segunda edição da LBF.

A atleta em questão estaria em ação na WNBA.

Americana vence no Paulista Sub-17

Pelo placar de 61 a 39, a equipe Sub-17 da Unimed/Americana venceu no último domingo (21) a equipe de Jundiaí pelo Campeonato Paulista da categoria, em partida realizada na quadra principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), em Americana.

A equipe que compõe o Projeto Social – Escola de Futuro da Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa teve como destaques na partida a jogadora Thaís, com 20 pontos, 19 rebotes e 04 recuperações, além de Izabella Sangalli com 15 pontos anotados. Com a vitória, a Unimed/Americana chega a sua sexta vitória em 10 jogos, e encerra sua participação no 1º turno da competição com 10 pontos ganhos.

O calendário de jogos do segundo turno da categoria ainda será divulgado pela Federação Paulista de Basketball (FPB), enquanto isso, o time comandado pela treinadora Adriana Santos segue com sua rotina de treinos e preparação.

Outros resultados – São Bernardo 41 x 64 São José / Jundiaí 84 x 34 Ourinhos

Legado de Hortência e Janeth inspira promessa do basquete rumo a 2016 (GloboEsporte.Com)

Nascida no mesmo ano em que as alas conquistavam o mundo, baiana Isabela Ramona se destaca nas quadras e sonha alto após bronze no Mundial sub-19

isaramona

Danielle Rocha

No ano em que Hortência e Janeth comemoravam a conquista do título mundial, dona Iris festejava a chegada do seu "troféu". O que ela não poderia imaginar é que a pequena Isabela Ramona escolheria seguir uma trajetória semelhante à daquelas duas jogadoras alguns anos depois. Muito menos que a história de vida delas, contadas em tom de conversa, faria com que a filha encarasse o basquete não mais como algo para ocupar o tempo, mas como profissão. Os treinos que algumas vezes foram trocados por idas a Salvador para rever os amigos e a família passaram a ser cumpridos religiosamente. E as recompensas não demoraram a aparecer. Aos 17 anos, a ala de 1,78m faz parte de uma geração preciosa, que arrancou elogios dos adversários depois do bronze no Mundial sub-19 do Chile e reforça a esperança verde-amarela para as Olimpíadas do Rio-2016.

- Não sei explicar o que senti quando vi que estava no pódio. Treinamos seis meses para fazer nove jogos. Só nós sabemos pelo que passamos. Foram 16 meninas que trabalharam e marcaram uma nova página na história do basquete brasileiro. Formamos um grupo muito unido e que mostrou ter potencial. Queremos sentir mais vezes aquela sensação maravilhosa de quando conquistamos a medalha no Mundial - disse.

Por ora, o sentimento que impera segue o mesmo. Sua mais recente vitória é não precisar pedir dinheiro à mãe. Se há cinco anos fez as malas deixando a Bahia para morar no Rio, agora ela repetiu o gesto para ter Jundiaí como novo endereço. Deixou o time da Mangueira para defender o do interior de São Paulo. Trocou a convivência com dona Iris por uma república cheinha de jogadoras. E já começa a sentir a diferença. Mas nada que a lembrança das palavras de Hortência não possa ajudar.

- Eu nunca tinha saído de casa. Estou morando com dez meninas e cada uma tem que lavar a sua própria louça. É diferente, mas está sendo legal não ter que pedir dinheiro para minha mãe. Tudo aconteceu muito rápido para mim. Com um ano em meio (aos 14 anos) no esporte fui convocada para a seleção, mas não estava preparada e fui cortada. Não pensei em desistir. Só fiquei machucada e mais ligada. Antes não sabia o que queria, hoje tenho certeza de que jogar é o que quero. No ano passado, vi que os títulos com a seleção começaram a vir e ainda recebia ajuda de custo para jogar. Aí, conheci a história de vida da Hortência e da Janeth. A Hortência fala que tinha o dom, mas que precisou treinar muito. E é isso que tenho que fazer.

Tem também que voltar ao banco de escola. O primeiro semestre foi perdido para que pudesse se dedicar aos treinos com a seleção. Aluna do 3° ano do Ensino Médio, Ramona pensava em prestar vestibular para Engenharia Ambiental, mas resolveu adiar os planos. Por enquanto ela estuda sim, mas com outra "cartilha". Naquela onde ter a visão de jogo de Kobe Bryant, a agilidade de Rajon Rondo, o arremesso de três de Ray Allen e a habilidade no um contra um de LeBron James são coisas que deseja aprender.

É lá, nos Estados Unidos, que a brasileira quer um dia poder estar por acreditar que seu estilo de jogo se encaixe melhor na WNBA do que no basquete europeu. De preferência usando o número 13 nas costas. Assim como Zagallo, Ramona vê nele sorte e não azar.

Para que tudo saia do jeitinho que sonha, a menina de fala mansa sabe que será preciso deixar parte de sua baianidade de lado. As idas a Salvador vão diminuir. As corridas atrás do trio também. E a filha de pai baiano e mãe carioca, que se diz "meio preguiçosa e bem tranquila", já começa a perceber que daqui para frente haverá pouco espaço para isso.

- Quero me destacar aqui no Brasil e seguir carreira. Já consigo pensar nas Olimpíadas de 2016. E depois da medalha que ganhamos no Mundial dá para imaginar um pódio no Rio sim.

Mas fica o aviso. O temperamento tranquilo pode ser uma de suas marcas, mas Ramona sabe crescer no jogo, sabe crescer diante das adversárias. E ai de quem resolver passar dos limites. Se preciso for, também sabe rodar a baiana.

Fonte: GloboEsporte.com

Silvinha Luz está de volta ao basquete sueco

Silvia_Anna Depois de uma rápida passagem pelo basquete brasileiro, quando defendeu as equipes de Catanduva (LBF-2010) e Americana (Paulista- 2011), a ala Silvinha Luz estará de volta à Europa na temporada 2011/2012.

Aos 36 anos, foi a décima cestinha na LBF (12,7), a nona em assistências (2,9). No Paulista, a oitava cestinha (12,5) e a quarta em assistências (3,7).

Já que comissão técnica e diretoria da seleção, adoram “experiência”, talvez não houvesse nome mais gabaritado do que o dela por aqui, mesmo após muitos anos longe da amarelinha. Mas a convocação não veio.

Azar o nosso, que não poderemos ver a ala em ação nem lá, nem cá.

Silvinha está de volta à Suécia, onde defenderá o Lulea Basket, repetindo a parceria com a ala-pivô Anna Barthold.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Liga de Basquete terá onze equipes na temporada (Jornal O Jogo)

A segunda edição da Liga Nacional de Basquete Feminino terá a participação de 11 equipes de quatro Estados. Duas reuniões já foram realizadas para formatar a competição, que tem abertura prevista para a última semana de novembro e término em abril de 2012.

De São Paulo, estão confirmadas as presenças da Unimed Americana, Santo André, Ourinhos, Catanduva, Araçatuba, São Caetano do Sul e São José dos Campos. Os representantes do Rio de Janeiro serão Fluminense e Mangueira. De Santa Catarina, estará o Joinville. E a novidade é o time de São Luís, do Maranhão, que, segundo informações, terá aporte financeiro do bilionário Eike Batista.

A princípio, a Liga 2011/2012 será disputada no sistema de turno e returno, com as oito melhores equipes avançando à série de playoffs. Na Unimed, o presidente da ADCF, Ricardo Molina Dias, disse que o grupo de jogadores será basicamente o mesmo que disputou e foi vice-campeão do Campeonato Paulista, no primeiro semestre.

A única jogadora que saiu foi a ala/armadora Sílvia Luz, que voltou para a Europa. A pivô Mamá, que não jogou o estadual e segue em tratamento de recuperação no joelho, ainda não tem participação assegurada na Liga. Ela passará por novos exames e avaliações em setembro. Dependendo dos resultados, Molina abriu a possibilidade da contratação de outra jogadora para a posição.

Nomes certos à disposição do técnico Luiz Augusto Zanon são as armadoras Babi Queiroz e Débora Costa, as alas Karla Costa, Karen Gustavo, Leila Zabani e Fernanda Beling e as pivôs Carina Felippus, Clarissa Santos, Fabi Souza e Milena.

Fonte: Jornal O Jogo

O Basquete Feminino em Foz do Iguaçu, pelo técnico Douglas Amancio

Recebi um relato do técnico Douglas Stapf Amancio sobre o trabalho que ele desenvolve na cidade de Foz do Iguaçu (PR) e resolvi compartilhar o texto com os leitores do blog:

Fozsub-14 campeao paranaense Sou técnico das equipes de base do basquete feminino abaixo do sub-14 aqui em  Foz do Iguaçu há dois anos e auxiliar técnico das categorias superiores há pelo menos qu anos.

O basquete feminino de Foz do Iguaçu está sempre entre os melhores do Paraná há algum tempo e há quatro anos apenas com atletas reveladas na cidade. Com a criação da Associação de Basquete de Foz do Iguaçu  há um pouco mais de um ano conseguimos uma estrutura para treinar as categorias menores (12 e 14 anos), onde havia  espaço apenas para as equipes de rendimento. 

Conseguimos também através da Associação a organização necessária para participar de mais campeonatos. O que nos faltava era um título, que não é essencial nas categorias menores quando a intenção é formar atletas e cidadãos, mas é importante para conquistarmos espaço e respeito definitivo ao nosso trabalho.

Na semana passada fomos campeões paranaense sub-14 invictos. O campeonato foi realizado em na cidade Toledo e vencemos justamente a equipe da casa, atual campeã dos Jogos Escolares do Paraná na categoria e representante do estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras.

Em todas as categorias a equipe da ABASFI/Foz do Iguaçu esteve entre as 3 primeiras colocadas no estado (exceto a sub-13 que não participamos).

A nossa região oeste do Paraná compreende atualmente o maior núcleo de basquete feminino do estado onde se destacam várias equipes:

- Medianeira (onde jogam Bruna Werberich e Daiane Sunamita, presenças frequentes nas seleções de base e treinadas por Elias Rudek, auxiliar da seleção sub-16 e da universitária);

- Toledo (tradição há décadas no basquete paranaense);

- Goioerê (cidade pequena, mas com uma associação ativa e sempre figurando entre os melhores do estado inclusive no masculino) ;

- Foz do Iguaçu (com o técnico da Seleção Paranaense sub-17, Claudio Lisboa, e nos ultimos anos vem mantido a média de 2 a 3 atletas convocadas para a seleção do estado).

Jacareí vence Estadual Escolar e lidera Paulista Sub-13

jacarei

A equipe de basquetebol sub-13 feminina que representa Jacareí na Federação Paulista conquistou o título inédito para a escola Geraldo Campos/Jacareí noCampeonato Escolar Estadual, com mais de 5.000 escolas participantes, neste sábado no ginásio do Ibirapuera em São Paulo, contra o Colegio Paulista COC/ Tupã , vencendo pelo placar de  59 x 29.

A vitória valeu ainda a conquista da vaga para representar o Estado de  São Paulo no Campeonato Brasileiro, que será sediado na cidade de João Pessoa (PB) entre os dias 9 a 18 de setembro.

O time do técnico Marcelo Gomes é lider invicto no Paulista Sub-13.

domingo, 21 de agosto de 2011

Com vitória sobre a Finlândia, Brasil termina Universíade em sétimo

A seleção universitária brasileira encerrou sua participação na Universíade hoje com uma vitória sobre a Finlândia por 62-47, que lhe valeu a sétima posição na competição.

Os destaques do dia foram Nádia (21 pontos, 11 rebotes), Tássia (11 pontos, 3 assistências) e Tainá (7 pontos).

sábado, 20 de agosto de 2011

Americana estreia com vitória no Paulista Sub-19

A equipe de basquete feminino Sub-19 da Unimed/Americana estreou com vitória no Campeonato Paulista da categoria ao bater a equipe de Osasco na noite desta sexta-feira (19) pelo placar de 57 a 68, em confronto realizado na casa do adversário.

A jogadora Aruzha foi a cestinha da partida com 27 pontos. Outros destaques da Unimed/Americana foram Milena com 08 pontos anotados, 12 rebotes e 06 recuperações, além da jogadora Aline com 15 tentos e 10 rebotes.

“A equipe teve um bom desempenho e conquistou uma vitória importante. É sempre bom iniciar a competição com vitória. Agora vamos nos concentrar para a próxima partida em casa e tentar mais um resultado positivo” comentou Aruzha, que retornou da Seleção Brasileira Sub-19, após participar da campanha da conquista da medalha de bronze do mundial da categoria.

A equipe comandada pela treinadora Adriana Santos, e que integra o Projeto Social de Basquete Feminino da Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa, vice-campeã da edição passada do Estadual, entrará em quadra novamente no dia 28 (domingo) às 10h, contra a equipe de Santo André, na quadra principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), em Americana.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sub-19 de Jundiaí estreia com derrota para Santo André no Paulista

A categoria sub 19 de basquete feminino do Divino/Coc estreou com derrota no Campeonato Estadual, ao perder fora de casa para Santo André por 62 a 60.

O jogo valeu pelo grupo A da competição, que tem também Bradesco de Osasco e Unimed de Americana. Estes 4 times já estão classificados de forma antecipada aos playoffs, conforme regulamento da competição.

Nesta sexta-feira, o sub 17 do Divino entra em quadra pelo Estadual, quando enfrentará Ourinhos, no Romão, a partir das 18h30. O time jundiaiense 5ª melhor campanha da competição com 4 vitórias e 2 derrotas.

Thiago Batista

Fonte: Esporte Jundiaí 

Brasil perde da Rússia e disputa sétima posição na Universíade

nadiac A seleção universitária brasileira perdeu das russas por 65-58 hoje na Universíade.

Nádia voltou a ser o destaque com 15 pontos, 14 rebotes e parece ter sido aprovada com louvor nesse ‘teste’ que a comissão técnica da seleção principal lhe aplicou.

Leila Zabani teve 14 pontos e 6 rebotes e parece deixar uma boa impressão nessa experiência. Mas vem aí mais uma temporada da LBF e Americana já deve estar pronta para contratar 457 novas alas e aguardar que Leila evolua por osmose.

Patrícia Ribeiro teve 13 pontos.

Tássia, outra sem-espaço de Americana, marcou 9.

Pelas russas, Maria Cherepanova teve 21.

O Brasil se despede da competição enfrentando a Finlândia, que perdeu do Canadá (71 x 66).

A final será entre os EUA (79-67 Austrália) e Taipei (71-70 Suécia).

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Brasil enfrenta Cuba em amistosos em Americana

dribabi

A Seleção Brasileira Adulta de Basquete Feminino segue seu período de treinamento na quadra principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), que visa a preparação para a disputa do Pré-Olimpico da Colômbia, que acontecerá do dia 24 de setembro a 01 de outubro, na cidade de Neiva.

Como parte desta fase de preparação, a Seleção fará dois jogos amistosos contra Cuba, em Americana, com as partidas previstas inicialmente para ocorrerem nos dias 09 (sexta-feira) e 11 (domingo) de setembro, em horários ainda a serem confirmados oficialmente pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). As partidas deverão ter transmissão ao vivo do canal Sportv.

A ação foi viabilizada após uma parceria firmada entre a CBB, Prefeitura de Americana e ADCF Unimed, que começou com a vinda da equipe brasileira para treinar na cidade “Americana incorporou o basquete feminino como um dos esportes principais na preferência da população. A vinda da Seleção Brasileira é um presente para quem aprecia o esporte. A presença das atletas de seleção na cidade também reflete de forma muito positiva nas meninas que estão começando agora nas categorias de base. A promoção deste amistoso, contra uma equipe que também brigará pela vaga olímpica, com certeza vai movimentar os torcedores da cidade, que sempre acompanham os jogos da equipe de Americana. Estamos muito contentes em termos conseguido dar este presente para a cidade e esperamos uma grande festa nas arquibancadas do Centro Cívico” comentou Ricardo Molina, presidente da ADCF Unimed, clube responsável por gerir o basquete feminino de Americana.

A Seleção de Basquete Feminino apresentou-se em Americana no dia 17 de julho, após a ADCF Unimed interceder junto a CBB e sugerir que a faze de preparação acontecesse na cidade. Inicialmente programado para ficar até o dia 13 de agosto, a permanência da equipe em território americanense foi prolongada até o dia 16 de setembro após conversa entre CBB, Prefeitura de Americana e ADCF Unimed, onde decidiu-se que os treinos preparatórios poderiam ocorrer totalmente em Americana.

Seleção segue em treinamento após cortes de Tatiane Pacheco e Karen Gustavo

karen2011sel

Nesta quinta-feira (18), o técnico Enio Vecchi anunciou o corte das alas Tatiane Pacheco e Karen Gustavo. Com isso, o elenco brasileiro fica composto por 20 atletas. A armadora Tássia Carcavalli e a pivô Nádia Colhado estão em Shenzhen, na China, disputando a Universíade e ao final do Torneio integram o grupo. Já a pivô Érika de Souza e a ala/armadora Iziane Marques estão disputando a WNBA e se apresentam mais perto da data da competição.

Antes do Pré-Olímpico, a equipe comandada por Enio Vecchi disputa os Jogos Desafio Eletrobras - Brasil x Cuba, nos dias 9 (20h) e 11 de setembro (10h), com transmissão do SPORTV. Os jogos serão realizados no ginásio “Milton Fenley Azenha” – Centro Cívico (Rua Sergipe, 230 – Jardim Colina) em Americana (SP). A equipe nacional feminina segue os treinamentos até 16 de setembro, quando embarca rumo à Colômbia.

A preparação da seleção adulta feminina visa o Torneio Pré-Olímpico, que acontece de 24 de setembro a 1º de outubro, e será realizado no coliseu Silva Álvaro Sánchez, na cidade de Neiva, na Colômbia. A competição classifica a seleção campeã para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. As equipes que terminarem entre a segunda e a quarta posição garantem vaga para o Torneio Pré-Olímpico Mundial.

LISTA DAS CONVOCADAS

Nome - Posição - Idade - Altura – Clube – Naturalidade

Adriana Moisés Pinto - Armadora – 32 anos - 1,70m - Parma (Itália) – SP

Bárbara Generoso Honório de Queiroz - Armadora - 25 anos - 1,80m - Unimed/Americana (SP) - SP

Bethânia Lara Vasconcelos - Armadora - 30 anos - 1,80m - Ourinhos Basquete (SP) - MG

Carina Felippus de Souza – Pivô – 32 anos - 1,84m - Unimed/Americana (SP) - SC

Clarissa Cristina dos Santos – Pivô – 23 anos - 1,87m - Unimed/Americana (SP) – RJ

Damiris Dantas do Amaral - Pivô – 18 anos - 1,92m - Divino/COC/Jundiaí (SP) – SP

Erika Cristina de Souza - Pivô – 29 anos - 2,00m - Atlanta Dream (EUA) – RJ

Fernanda Neves Beling – Ala – 28 anos - 1,83m - Unimed/Americana (SP) – MG

Franciele Aparecida do Nascimento - Pivô - 23 anos - 1,92m - Cadi La Seu (Espanha) – PR

Gilmara Justino - Pivô - 30 anos - 1,85m - Poty/Açucar Cometa Unimed Catanduva (SP) – SP

Isis de Melo Nascimento - Pivô – 27 anos - 2,02m - Basquete Clube/Araçatuba (SP) – GO

Izabela Morais de Andrade – Ala - 24 anos - 1,85m - Assoc. de Presidente Venceslau (SP) – SP

Iziane Castro Marques - Ala/Armadora – 29 anos - 1,83m - Atlanta Dream (EUA) – MA

Jaqueline de Paula Silvestre – Ala/Armadora – 25 anos - 1,78m - Santo André/Semasa (SP) – SP

Micaela Martins Jacintho – Ala - 31 1,80 Santo André/Semasa (SP) – RJ

Nádia Gomes Colhado - Pivô – 22 anos - 1,94m - Santo André/Semasa (SP) – PR

Palmira Cristina Marçal – Ala/Armadora – 26 anos - 1,75m - Poty/A. Cometa Unimed Catanduva (SP) –PR

Patrícia de Oliveira Ferreira – Ala – 32 anos - 1,82m - Ourinhos Basquete (SP) – SP

Silvia Cristina Gustavo Rocha Valente - Ala - 28 anos - 1,86m - Ourinhos Basquete (SP) – SP

Tássia Pereira de Souza Carcavalli - Armadora – 19 anos - 1,79m - Unimed/Americana (SP) – SP

COMISSÃO TÉCNICA:

Diretora: Hortência Marcari

Administrador: Bruno Valentin

Técnico: Enio Angelo Vecchi

Assistentes Técnicos: Urubatan Lopes Paccini e Janeth Arcain

Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad “Vita”

Médico: Rodrigo Gebara

Fisioterapeutas: Milena Perroni e Paula Hensel

Fisiologista: Rafael Fachina

Nutricionista: Mirtes Stancanelli

Massagista: Jailma Rocha Neves

Ginecologista: Tathiana Parmigiano

PROGRAMAÇÃO

Ginásio G.M.E. “Milton Fenley Azenha” – Centro Cívico

End.: Rua Sergipe, 230 – Jardim Colina – Americana/SP

Treinamentos:

18 de julho a 16 de setembro

Horários: 10h às 12h e 16h às 18h

Amistosos:

- Sexta-feira (9 de setembro)

20h - Brasil x Cuba – Sportv

- Domingo (11 de setembro)

10h – Brasil x Cuba – Sportv

Campeonato Pré-Olímpico Feminino

24 de setembro a 1º de outubro - Neiva / Colômbia

Universíade: Brasil 54 x 65 Taipei

A seleção universitária caiu hoje nas quartas-de-final da Universíade contra Taipei.

Na derrota por 65-54, a pivô Nádia voltou a ser o destaque com 24 pontos e 16 rebotes.

Tássia marcou 9 pontos, pegou 5 rebotes e deu 4 assisências e Leila chegou aos 9 pontos e 4 rebotes.

A cestinha das orientais foi Huang Pingjen, com 21 pontos.

Além de Taipei, passaram às semifinais os Estados Unidos (rolo compressor da competição – 96 x 30 Finlândia), a Austrália (79-44 Canadá) e a Suécia (68-60 Rússia).

As brasileiras disputarão de quinto a oitavo.

O próximo compromisso é com a Rússia.

Americana vence São José no Paulista Sub-17

Na noite desta última terça-feira (17) a equipe de basquete feminino Sub-17 da Unimed/Americana, que integra o Projeto Social – Escola de futuro, entrou em quadra contra a equipe de São José, em partida válida pelo Campeonato Paulista da categoria, e venceu pelo placar de 42 a 37.

O confronto, que aconteceu na quadra principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico) em Americana, teve como destaque a jogadora Izabella Sangalli da Unimed/Americana, com 16 pontos anotados, além de 08 rebotes e 06 recuperações de bola. Outro destaque da equipe da casa foi a jogadora Thais, que anotou 04 pontos e 11 rebotes durante a partida.

A equipe americanense, comandada pela treinadora Adriana Santos, retorna à quadra na próxima sexta-feira (19) na cidade de Osasco, contra a equipe local, pela sua última partida no 1º turno do campeonato.

Outros resultados – O Centro Olímpico bateu Ourinhos dentro de casa (57-45). Barretos bateu Santos (56-34).

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Atlanta Dream arranca na temporada e estraga o retorno de Candance Parker

Erika DeSouza #14 calls for the ball while being denied by Ashley Robinson #43. (WNBA: Seattle Storm 63 v Atlanta Dream 92, Key Arena, Seattle, WA August 13, 2011) Depois de um começo bem ruim na WNBA – o time teve nove derrotas nos primeiros doze jogos da temporada, o Atlanta vai lentamente se recuperando na temporada.

Se os resultados iniciais faziam supor uma eliminação precoce e uma apresentação mais breve de Érika e Iziane à seleção brasileira, o cenário agora mudou. Nos doze jogos subsequentes, o Atlanta inverteu o aproveitamento e conseguiu nove vitórias.

O último capítulo da arrancada foi ontem, quando o time derrotou o Sparks(84-79) em Los Angeles, na partida que marcava o retorno de Candace Parker (alvo de entrevista ontem no Bala na Cesta) após contusão.

No jogo de ontem, Érika teve 18 pontos, 13 rebotes e 3 recuperações, em 35’. A pivô mantém médias excelentes e bastante semelhantes à da temporada 2010 – a sua melhor na carreira na WNBA.

Ontem, Iziane veio do banco e somou 6 pontos em 10’. A temporada não é das melhores para a ala. A cestinha perdeu espaço e a posição de titular e tem alternado boas e más atuações. Sua média de pontos na atual temporada (8,2) é inferior à metade registrada na temporada 2010 (16,9) e iguala seu desempenho em 2005, quando desempenhava papel secundário no estrelar Seattle.

Por falar em estrela, apesar de boa atuação (15 pontos e 10 rebotes), Candace saiu expulsa por discutir com a arbitragem por uma decisão sobre posse de bola nos segundos finais.

Divino estreia hoje no Estadual juvenil (Jornal de Jundiaí)

MARCELO LANGUE/JORNAL DE JUNDIAI O time juvenil do Divino/COC faz hoje sua estreia no Campeonato Paulista da categoria. A partida será diante do Santo André/Semasa, às 17 horas, em Santo André. Além do Divino e Santo André, também estreiam nesta semana as equipes do Bradesco e Americana.
A competição Estadual teve início no dia 31 de março, mas as quatro equipes solicitaram o adiamento de suas estreias  junto à Federação Paulista de Basquete, por terem várias jogadoras servindo a seleção brasileira de desenvolvimento no primeiro semestre.
No Divino, além das atletas Mariana, Joyce e Drielle, também estavam com a seleção o técnico Luiz Claudio Tarallo e o preparador físico Paulo Martignago. "Agora, temos um semestre cheio de atividades. São dois campeonatos - além do juvenil, que, está começando agora, temos o segundo turno da A-2 Adulto. Termos uma sequência muito grande de jogos", diz Tarallo.
Tiro curto - Enquanto a equipe juvenil não entrava em quadra para valer, as atletas permaneceram treinando junto com o time adulto, que já jogou o primeiro turno do Estadual. "Agora estamos totalmente concentradas no Divino, para tentar buscar o nosso tetracampeonato. Será uma competição de tiro curto, com vários jogos difíceis, mas estamos preparadas", afirma a ala Mariana Lambert.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Atletas do Projeto Social Escola de Futuro conquistam o 3º lugar nas Olimpíadas Escolares

atletas A equipe de basquete feminino formada por atletas que compões as categorias de base do Projeto Social Escola de Futuro da Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa conquistou no último dia 13 (sábado) o terceiro lugar das Olimpíadas Escolares do Estado de São Paulo, realizado na cidade de Botucatu. A equipe, comandada pelo treinador Bruno César Vital, ganhou o direito de disputar a competição após ser campeã da fase regional das Olimpíadas Estudantis (Região de Campinas).

O terceiro lugar foi conquistado após uma campanha de 05 vitórias em 07 jogos. No jogo decisivo, o Projeto Social – Escola de Futuro conquistou o bronze após bater a equipe de Santo André pelo placar de 42 a 18.

Melhores Momentos – Brasil x Grã Bretanha (Universíade 2011)

http://www.livefisu.tv/vodplayer/video/1806167/title/Women's_Basketball_-_Brazil_v_Great_Britain

Técnicos brasileiros miram direções opostas na Universíade (LANCENET)

Paulo Roberto Conde
Enviado especial a Shenzhen (CHN)

Técnicos das Seleções Brasileiras masculina e feminina de basquete, Walter Roese e Janeth Arcain encaram a Universíade de Shenzhen (CHN) de maneiras distintas. Há mais de 20 anos baseado nos Estados Unidos e com cidadania do país e com emprego na Universidade do Havaí, Roese tem como meta alcançar as semifinais do torneio.

A campeã mundial e vice olímpica Janeth, por sua vez, tem um desafio maior. Primeiro, tenta conduzir o time brazuca a uma campanha melhor do que a obtida em Belgrafo-2009: último lugar.

E ela faz sua estreia à frente de uma equipe nacional adulta - coordena as equipes sub-15 e sub-16. Além disso, a Universiade chinesa lhe serve como um primeiro teste para o que deseja sua ex-companheira e atualmente diretora da Seleção feminina Hortência Marcari: que ela seja técnica do país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

- Vislumbro (ser técnica em 2016), sim, mas o que tenho em mente agora é a classificação do time feminino para a Olimpíada de Londres - disse Janeth, que também é funcionária da Confederação Brasileira (CBB) e assistente da Seleção principal, comandada por Ênio Vecchi.

A vaga olímpica será disputada no Pré-Olímpico da Colômbia.

Se Janeth permanece envolvida com a CBB, Roese vai na via oposta. Ex-jogador e oriundo de uma família gaúcha de esportistas, ele construiu currículo como técnico e gerente no basquete universitário americano. Mas, embora não tenha vínculo com a entidade máxima do basquete nacional, diz estar sempre pronto a ajudar.

- Nunca recusei nenhuma Seleção Brasileira. Quando me pedem, eu venho - afirmou.

Assim foi na Copa América Sub-18 do ano passado. Após um "acerto verbal" com a CBB, Roese foi chamado e comandou o Brasil, à época com os promissores Raulzinho e Lucas Bebê (que está na Universíade), ao vice-campeonato.

Hoje em dia, a maior ligação de Roese com o Brasil vem com os filhos, Leonardo e Ágatha, nascidos nos Estados Unidos. Ambos vieram ao país natal do pai para jogar basquete e vôlei, respectivamente.

- Os dois nasceram fora, mas adoram o Brasil e a comida. Não quero que eles percam o laço - observou.  Com técnicos diferentes, mas com sentimentos tão iguais perante o país, as Seleções começam a brigar por medalha no sábado - o masculino encara a Romênia; o femino joga no domingo.

Bate-bola 

Janeth Arcain

Técnica da Seleção Brasileira feminina na Universíade 

1) Você disputou quatro Olimpíadas (1992, 1996, 2000 e 2004) e, pela primeira vez, dirige a Seleção em um megaevento. Como tem se sentido, agora como técnica?

Voltar a um ambiente olímpico é muito bom. Como jogadora, não tinha preocupação e recebia tudo pronto. Agora, como treinadora, é muito mais preocupante, há muito mais responsabilidade. Mas não reclamo, é legal. 

2) O que você tem feito para se aperfeiçoar como técnica?

Fiz alguns cursos a distância. Eu queria ter feito um presencial, na Espanha, mas não tive tempo, e aí fiz a distância. Eu, Demétrius Ferraciu, Ênio Vecchi e o Rubén Magnano participamos. 

3) A Hortência manifestou inúmeras vezes o desejo de ver você como técnica da Seleção adulta. Não joga muita pressão?

Não joga, não. Desde antes de parar a Hortência me perguntava o que faria depois da aposentadoria e eu sempre disse que queria ser técnica.

Janeth 'estreia' no adulto com lavada

A Universíade-2011 marca o primeiro trabalho de Janeth Arcain como técnica de uma Seleção Brasileira adulta. E o primeiro jogo foi contra a maior potência do esporte. Não deu para fazer frente. Os Estados Unidos vencer o Brasil por 79 a 47, em amistoso realizado ontem.  A equipe nacional é formada por jogadoras que disputam a liga nacional por times como Jundiaí e Ourinhos. Um dos reforços que o grupo recebeu foi da Tássia Pereira, recém-chegada da campanha que culminou na conquista da medalha de bronze no Mundial Sub-19 do Chile, neste mês.

Masculino joga favoritismo para potências

Segundo Walter Roese, o Brasil não terá nenhuma moleza no basquete masculino em Shenzhen. Ele apontou os Estados Unidos, Lituânia e Sérvia como maiores favoritos. A Seleçao Brasileira tentará ficar entre os quatro primeiros estabeleceu isso como meta. Mas reconhece que será difícil. O país terá como destaques o pivô Lucas Bebê, que teve seu nome ventilado no Draft 2011 da NBA, e Fabricio Melo, que joga por Syracuse, tradicional faculdade americana. Mesmo assim, há problemas. A equipe brasileira tem em suas fileiras jogadores desempregados, e poucos que atuam no basquete interno.  

Fonte: Lancenet

Brasil vence Eslováquia e enfrenta Taipei nas quartas-de-final da Universíade

A seleção universitária conquistou hoje sua segunda vitória na primeira fase da Universíade.

Bateu a Eslováquia com folga (65-44) e ficou com a segunda posição do grupo B.

Os destaques da partida foram Leila Zabani, com 13 pontos e Nádia, com 12 pontos e 14 rebotes.

A ala Patrícia somou 8 pontos, 4 rebotes e 3 assistências. Camila também marcou 8.

O Brasil folga amanhã e volta à quadra na quinta-feira para a disputa da quarta-de-final contra o líder invicto do grupo A, Taipei, que bateu China, Lituânia e Finlândia.

As outras partidas decisivas são: EUA x Finlândia, Rússia x Suécia e Austrália x Canadá.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Brasil x Austrália em 1992 – Agradeçam ao Chico!

O Chico cumpriu sua promessa e colocou no YouTube o jogo Brasil x Austrália pelo Pré-Olímpico de Vigo (1992).

É uma partida fantástica e inesquecível.

Confiram:

 

 

 

 

Pré Olimpico de Vigo 1992
Brasil: Adriana dos Santos, Helen Luz , Hortência, Janeth, Joycenara, Maria José Bertolotti "Zezé", Magic Paula, Marta Sobral, Nádia , Ruth, Simone Pontello e Vânia Hernandes. Técnica: Maria Helena Cardoso.

Austrália: Michele Timms, Sandy Brondello, Robyn Maher, Rachael Sporn, Shelley Gorman, Karen Dalton, Karen Smith

Brasil vence Grã-Bretanha no segundo dia na Universíade

20110811010722 Na disputa da Universíade, o time brasileiro venceu hoje a Grã-Bretanha por 68 a 55.


Nádia voltou a ser o destaque, com 21 pontos e 11 rebotes.


Camila marcou 14. Tássia, 9. Leila e Tainá, 8.


A cestinha britânica foi Chantelle Handy, com 16 pontos. Além de Chantelle, outras duas atletas da seleção universitária pertencem à seleção olímpica local, treinada por Tom Maher e que disputou o último Europeu, em junho.


Certamente trata-se de uma oportunidade de intercâmbio fantástica para essas meninas e um aprendizado para a técnica Janeth.


No grupo do Brasil, ontem a Eslováquia havia perdido para a Grã-Bretanha (64-51) e hoje foi atropelada pelos Estados Unidos (114-68), da ótima Skylar Diggins.


Amanhã o Brasil define sua posição no grupo contra elas.


A Universíade tem transmissão pelo site http://www.livefisu.tv/home, que mostrou hoje a partida do Brasil.


O site disponibilizou uma amostra do que foi o jogo aqui.

domingo, 14 de agosto de 2011

Universíade: EUA 112 x 53 Brasil

11_wwug_game_01_gallery_(29) 11_wwug_game_01_gallery_(31) 11_wwug_game_01_gallery_(14) 11_wwug_game_01_gallery_(17) 11_wwug_game_01_gallery_(18) 11_wwug_game_01_gallery_(20)

 

Destaque para a pivô Nádia com 16 pontos e 12 rebotes (6/18 nos arremessos...)

Leila e Tainá fizeram 8 pontos cada.

A estatística completa você encontra aqui.



Alguém anotou a placa?

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ourinhos vence Bradesco/Osasco pelo Campeonato Paulista de Basquete Feminino Sub-17

 

Na quarta-feira, 10, o time de basquete feminino sub-17 de Ourinhos jogou contra a forte equipe do Bradesco/Osasco, na casa das adversárias e conquistou mais uma vitória brilhante, vencendo o time local por 61 x 42.

Apesar do Bradesco/Osasco jogar com apoio de sua torcida, as meninas de Ourinhos não se intimidaram e dominaram a partida desde seu início, com rápidos contra-ataques e forte marcação sobre as adversárias.

No final do jogo, Ourinhos tocou a bola com tranquilidade e garantiu sua 6ª vitória na competição, em 8 partidas disputadas.

Ourinhos jogou com a seguinte formação: Laís Cristina, Kananda, Narel, Marcela, Janaína, Poliana, Letícia, Maiara e Carol. Os destaques da equipe foram Laís Cristina (17 pontos), Kananda (15) e Narel (13).

A próxima partida da equipe ourinhense será na terça-feira, 16, às 18 horas, no Ginásio José Maria Paschoalick (Monstrinho) contra o Centro Olímpico, único invicto da competição.

A Prefeitura local convoca a torcida ourinhense para comparecer ao Monstrinho na terça-feira (16) para torcer pelas meninas do basquete sub-17, ajudando-as a conquistar mais uma vitória!

Canadá faz escala na Ásia durante treinamentos para o Pré-Olímpico

Small_KimberleySMITH002 A seleção canadense da técnica Allison McNeill segue em preparação para o Pré-Olímpico no próximo mês.

A primeira fase de amistosos começou já em maio, na Europa. Em seis jogos, o time bateu apenas a Bielorrússia (61-55). Foi derrotado nos confrontos contra Espanha, Cuba, Rússia, Japão e França.

A segunda fase de amistosos começou nesse mês, na Ásia. O time disputou três jogos contra o Japão, vencendo apenas um. E iniciou hoje, com derrota uma série de três partidas contra a China (74-56).

A lista de dezesste nomes de McNeill é muito semelhante à do Mundial do ano passado.

Continuam presentes nomes experimentados como Teresa Gabriele (31 anos), Shona Thorburn (29), Kim Smith (27 – cestinha do time em 2010), Lizanne Murphy (27) e Chelsea Aubry (27).

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Magic Paula no Jornal da Cultura

CBB considerou contratar argentino Eduardo Pinto para substituir Carlos Colinas

DSC02185 Vi uma matéria bem interessante hoje no blog argentino Opicultura Deportiva.

No texto, Florencia Salatino entrevista o ex-técnico da seleção feminina local Eduardo Pinto.

O treinador foi dispensado no ano passado após vinte intensos anos e com salários atrasados.

A Confederação Argentina acenou com o porto-riquenho Flor Meléndez, que disse adeus ao receber um convite para treinar a seleção masculina de seu país.

O substituto Gregorio Martínez também renunciou rapidamente.

A tarefa sobrou para Roberto Santín, que comandou a seleção sub-19 no Mundial do Chile.

Analisando essas reviravoltas, Eduardo Pinto, que está de volta ao basquete masculino, revela ter participado de uma reunião com o presidente da CBB no final de 2010 sobre “um projeto de dedicação integral” e diz que “o tema segue em aberto, sem definição”.

Confira a matéria na íntegra: Seleccion Femenina y Pinto – Lo que no te mata…