terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Unimar derrota Unisanta efica ainda mais líder da NLB

Marília - Em partida isolada pelo returno da fase de classificação do feminino da Nossa Liga de Basquetebol (NLB), aconteceu na noite desta segunda-feira (26), o encontro entre Unimar/Pão de Açucar e a Unisanta/Fupes, de Santos. Jogando no novo ginásio do Campus Universitário da Unimar, o time da casa venceu por 74 a 65, depois de um equilibrado primeiro tempo que terminou empatado em 33 a 33. Com a vitória, a Unimar fica ainda mais líder do campeonato, agora com 15 pontos ganhos, sendo sete vitórias e apenas uma derrota. A vice-líder Padre Albino/Catanduva tem 12 pontos ganhos, seis jogos e seis vitórias.

Depois de um primeiro tempo equilibrado, onde funcionou a defensiva do time de Santos, o jogo teve uma etapa final diferente. Melhor na defesa e ataque, a Unimar/Marília dominou a partida e abriu 10 pontos no terceiro quarto. Já no período final, apenas soube administrar a diferença para chegar a vitória por nove pontos. Renata Oliveira, com 12 pontos e a cubana Ariadna Felipo, com nove pontos e três rebotes, foram os destaques de Marília. Já Fabiana Guedes, com 18 pontos e três rebotes e Rosa Polato, com 13 pontos, sete rebotes e quatro assistências foram os destaques de Santos, que volta a jogar nesta quinta-feira (1) contra o invicto Padre Albino/Catanduva, em Santos. Já a Unimar recebe no mesmo dia a Uniara/Araraquara.

ESPN/Brasil confirma 6o. etapado Circuito para Uberaba


Depois de uma reunião com a equipe de produção da ESPN/Brasil, ficou definido que o sexto e última etapa do circuito feminino da Nossa Liga de Basquetebol (NLB) será mesmo disputado no próximo domingo (4/3), no ginásio do Jockey Clube, em Uberaba. A confirmação foi dada na noite desta segunda-feira pelo diretor executivo da NLB, Professor José Medalha.

A princípio correu o risco da etapa ser transferida para outra data, a pedido da ESPN/Brasil, mas a emissora consultou à grade de programação e confirmou para este domingo, o que deixou animado o pessoal da cidade do Triangulo Mineiro que há tempo vem esperando a rodada completa no Jockey.

Antes da etapa do Circuito em Uberaba, três jogos estão marcados pelo returno. Nesta quinta-feira (1/3), às 20 horas, em Santos, a Unisanta/Fupes/Carina Despachos recebe a visita do invicto Padre Albino/Catanduva. Já em Marília, a Unimar/Pão de Açucar/Marília pega a Uniara/Araraquara, também às 20 horas. Na sexta-feira (2), também às 20 horas, o Jockey/Skala/BelSoft recebe a Unimep/Selam/Piracicaba.

No domingo, pela sexta etapa do circuito, a ordem dos jogos ficou assim: 14 horas - Unimep/Selam/Piracicaba x Unisanta/Fupes/Carinadespachos; às 16 horas, com transmissão ao vivo pela ESPN/Brasil - Jockey/Skala/BelSoft x Uniara/Araraquara e, às 18 horas, também com transmissão ao vivo pela ESPN/Brasil - Unimar/Pão de Açucar x Padre Albino/Catanduva, possivelmente na partida em que decidirá quem fica com o primeiro lugar da fase de classificação da NLB-2007.

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Na Itália, mais uma vitória do Faenza

Pela Liga Italiana, o Faenza manteve a liderança isolada com uma vitória sobre o Cavezzo (75-58). Graziane teve 6 pontos e 7 rebotes, em 18'.

O Venezia, de Zaine, bateu o La Spetzia (64-53), com 2 potntos e 4 rebotes da brasileira (29'). O time é sexto.

O Viterbo, de Cléia, perdeu para o Madalonni (70-75), apesar dos 12 pontos da brasileira. O time é décimo primeiro.
Alessandra e Adrianinha vencem mais uma na Liga Russa

Realmente é uma satisfação ver o desempenho de Alessandra e Adrianinha na Liga Russa.

Hoje, as brasileiras foram fundamentais na vitória sobre o Chevakata, por 88-82, após 1 prorrogação.

Em 42 minutos, Alessandra teve 21 pontos e 15 rebotes.

Em 40', Adrianinha marcou 16 pontos e 5 assistências.

O time ainda segue em décimo.
Polônia: Time de Renata perde posições

O Lodz, de Renata Oliveira, perdeu para o Poznan, por 69-43 e caiu para a sexta posição.

Renata foi a cestinha de seu time, com 12 pontos e 5 rebotes.

No time adversário, joga Reda Jankovska, que já atuou por Americana (SP). A lituana teve 3 pontos e 7 rebotes, em 25'.
Unimar/Pão de Açucar vence e mantém liderança da NLB

Marília -
Na segunda partida pelo quinto circuito feminino da Nossa Liga de Basquetebol (NLB), disputado neste domingo (25), no novo ginásio de esportes do Campos Universitário da Unimar, a equipe da casa, a Unimar/Pão de Açucar derrotou a Unimep/Selam/Piracicaba por 68 a 60 (33 a 33). Com o resultado, o time de Marília que havia perdido a liderança com a vitória do Padre Albino/Catanduva sobre a Uniara/Araraquara, no primeiro jogo da rodada, voltou a assumir a liderança do campeonato, agora com 13 pontos ganhos, sendo seis vitórias e uma derrota nos sete jogos disputados pela fase de classificação.

A partida, como era de se esperar, vou muito equilibrada. No primeiro período, o time de Piracicaba esteve bem melhor e chegou a ficar na frente do marcador. Somente no terceiro período que a Unimar/Pão de Açucar passou na frente do marcador em 29 a 26 e terminou o primeiro tempo empatado em 33 a 33.

No terceiro período, empurrado pela torcida, o time da Unimar/Pão de Açucar dominou a partida e sempre manteve uma diferença de cinco e seis pontos na frente até chegar a vitória por oito pontos. Foi a quarta derrota da Unimep/Selam/Piracicaba, que agora tem nove pontos ganhos. A cubana Ariadna Felippo, com 22 pontos foi a cestinha da partida e, ao lado da companheira Milene Machado, que apanhou 15 rebotes, foram os destaques do jogo. Angela Delfino, da Unimep, marcou 21 pontos.

A Unimep/Piracicaba volta a jogar na próxima sexta-feira (2) contra o Jockey/Skala/BelSoft, em Uberaba, antes do sexto circuito que será disputado na mesma cidade no próximo dia 4, domingo. No primeiro jogo deste domingo (25), em Marília, o Padre Albino/Catanduva derrotou a Uniara/Araraquara por 77 a 54 (33 a 28) e manteve a invencibiidade na competição, agora com seis vitórias em seis jogos disputados pela NLB.


Padre Albino/Catanduva derrota Uniara

Marília -
Na primeira partida pelo quinto circuito feminino da Nossa Liga de Basquetebol (NLB), disputado neste domingo (25), em Marília, a equipe do Padre Albino/Catanduva não só manteve a invencibilidade no campeonato, agora com seis vitórias em seis jogos disputados, como assumiu provisoriamente a liderança. O time do técnico Édson Ferreto derrotou a Uniara/Araraquara por 77 a 54 (33 a 28). Já o time de Araraquara segue como iniciou a competição: sem vitória. Perdeu o sétimo jogo seguido na NLB.

A partida abriu a rodada no festivo ginásio do Campos Universitário da Unimar. E teve um ótimo primeiro tempo, quando a Uniara soube aproveitar as chances e jogar com igualdade de condições contra o forte time de Catanduva. No entanto, depois dos cinco primeiros minutos do segundo tempo, a Uniara foi cedendo ao poderio do adversário que acabou vencendo por 23 pontos.

Karla Costa, do Padre Albino/Catanduva, com 19 pontos e Regina Melo, da Uniara/Araraquara, com 14 pontos, foram os dois principais destaques ofensivos da partida.

Na próxima quinta-feira, pelo returno do campeonato, a Uniara/Araraquara joga contra a Unimar/Pão de Açucar, em Marília. Já o Padre Albino/Catanduva é atração em Santos, onde joga contra a Unisanta/Fupes/Carinadespachos.
Ros Casares se isola ainda mais na liderança da Liga Espanhola

Batendo o Canaria por 72 a 55, e se beneficiando da derrota do Salamanca, segundo colocado; o Ros Casares ampilou ainda mais sua vantagem na liderança da Liga Espanhola. Agora são 18 as vitórias, em 20 jogos. O segundo colocado tem apenas 14. Na partida de hoje, Érika foi a cestinha, com 18 pontos, 2 recuperações, 1 toco, 1 assistência e 1 rebote, em 23'.

O Hondarribia, de Iziane, sofreu, mas derrotou o Zaragoza (75-73), que contava com a estréia de Geisa. Iziane também marcou 18 pontos, em 22'. Geisa já começou como titular, mas teve uma estréia complicada. As adversárias deram trabalho no garrafão: Muriel Page (20 pontos e 12 rebotes) e Razija Mujanovic (11 pontos e 13 rebotes). A brasileira, em 24', teve 4 pontos, 2 rebotes e 1 assistência. O Hondarribia é quarto e o Zaragoza, décimo primeiro.

Na sexta posição, vem o León, de Kelly, que também sofreu, mas derrotou o Ensino, de Êga e Kátia Regina, por 71 a 73. Kelly teve 8 pontos, 5 rebotes, 2 assistência e 1 recuperação, em 34'. Do outro lado, Kátia brilhou: 22 pontos, 5 rebotes, 3 recuperações, 2 assistências e 1 toco, em 29'. Êga teve 11 pontos, 4 rebotes, 1 assistência e 1 recuperação, foi eliminada em 29', após 5 faltas. Apesar da sensível melhora desde a chegada das brasileiras, o Ensino segue na lanterna (14o.) e ameaçado de rebaixamento.

O Rivas, de Helen, bateu o Eulalia, de Kátia Denise (80-72) e assim passou a ocupar a sétima posição, empurrando o rival para a oitava. Helen teve 12 pontos, 6 assistências, 5 rebotes, 2 recuperações e 1 toco, em 35'. Kátia teve 1 rebote e 1 recuperação, em 11'.

Na Segunda Divisão, a rodada foi pouco produtiva para as brasileiras.

O Canoe caiu para quinto ao perder do Alvar Gomez (66-63). Tatiana teve 14 pontos, 2 rebotes, em 26'.

O Levitt, de Fernanda Beling (8 pontos, 3 rebotes, 33'), perdeu para o Ourense (57-56), de Mariana (3 assistências, 21') e está na lanterna, com risco de rebaixamento. O ourense é décimo primeiro.

No Grupo B, o Olesa, de Palmira, se manteve em quarto, mesmo com a derrota para o Casablanca (78-71). A brasileira teve 22 pontos e 10 rebotes, em 40'.

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Leão, ex-São Caetano, treina e pode acertar

Ênio Franco

A pivô Leão, que estava no São Caetano, pode ser anunciada como novo reforço para a equipe feminina de basquete do Catanduva/Padre Albino Saúde. A jogadora está integrada ao restante do elenco e, segundo ela, todos os detalhes do contrato foram acertados. Resta apenas a assinatura.
“Já me declaro como jogadora de Catanduva. Espero assinar o contrato para a disputa do nacional da NLB e do Campeonato Paulista”, comentou a atleta.
Leão, de 1m80, tem 28 anos. A pivô considera o técnico Édson Ferreto como o seu descobridor. “Comecei no basquete incentivado pelo Ferreto, na época em que eu jogava no BCN, em Piracicaba”, comentou a atleta.
O treinador ainda não deu como certa a vinda de Leão. “Ela ainda não assinou o contrato”, falou.
A jogadora espera estrear na partida de amanhã, contra Araraquara, em Marília, pela NLB. “Estamos providenciando a minha inscrição na competição”, finalizou a jogadora.


Fonte: Notícia da Manhã
BRASIL ESTRÉIA CONTRA ARGENTINA NO PRÉ-OLÍMPICO FEMININO

Valdivia / Chile –
A seleção brasileira adulta feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, estréia contra a Argentina no Torneio Pré-Olímpico das Américas, que será disputado na cidade chilena de Valdivia, de 25 a 29 de setembro deste ano. O Brasil, que está no grupo “A”, terá ainda como adversários na primeira fase o Chile (dia 26) e o México (27). No grupo “B” estão os Estados Unidos, Canadá, Cuba e Jamaica.O técnico Paulo Bassul analisa os adversários do Brasil na competição.

O GRUPO DO BRASIL

Em uma competição de alto nível, nenhum grupo é fácil, mas o do Brasil pode ser considerado menos pesado que o outro. Estreamos contra a Argentina, uma equipe que vem evoluindo bastante e quase nos surpreendeu no Mundial do Brasil, em setembro. Temos que entrar na competição muito concentrados. O Chile, nosso segundo adversário, deve ir bem preparado, já que está sediando o Pré-Olímpico e está fazendo um belo trabalho nas categorias de base. Costumamos fazer jogos mais tranqüilos contra as chilenas, mas não podemos vacilar. Encerramos a primeira fase contra o México, a equipe com menos tradição do grupo. Como será o terceiro confronto, teremos bastante informação sobre a seleção mexicana e isso facilitará o nosso trabalho. O objetivo é classificar em primeiro, para cruzar com o segundo colocado do outro grupo.

O OUTRO GRUPO

Claro que as americanas são as favoritas neste grupo. A Jamaica não deve oferecer perigo. Acho que Cuba e Canadá brigarão diretamente pela segunda vaga, principalmente se a equipe canadense contar com a pivô Sutton-Brown. Ela não jogou bem o Mundial do Brasil, mas melhorou muito e está jogando bem.


De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase, as equipes jogam entre si, nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os vencedores decidem o título. Apenas o campeão garante a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. As seleções classificadas do segundo ao quarto lugar disputam o Torneio Pré-Olímpico Mundial, de 9 a 15 de junho de 2008, que irá classificar mais cinco países para a Olimpíada.

TABELA DO PRÉ-OLÍMPICO
Grupo “A”: Argentina, Brasil, Chile e México
Grupo “B”: Canadá, Cuba, Estados Unidos e Jamaica

1ª Rodada – Dia 25 de setembro
Brasil x Argentina, Chile x México, Estados Unidos x Cuba e Canadá x Jamaica

2ª Rodada – Dia 26 de setembro
Brasil x Chile, Argentina x México, Estados Unidos x Jamaica e Cuba x Canadá

3ª Rodada – Dia 27 de setembro
Brasil x México, Argentina x Chile, Estados Unidos x Canadá e Cuba x Jamaica

Dia 28 de setembro
Disputa do 5º ao 8º lugar
3º A x 4º B e 3º B x 4º A
Fase Semifinal
1º B x 2º A e 1º A x 2º B

Rodada Final – Dia 29 de setembro
Disputa de 7º e 8º lugar
Disputa de 5º e 6º lugar
Disputa de 3º e 4º lugar
Disputa de 1º e 2º lugar
Gilmara se destaca no All Star Game Português

Pelo All Star Game Português, a seleção do Norte bateu o Sul, por 75-66.

As cestinhas foram Jade Leitão, pelo Norte, com 17 pontos e Kerri Gardin, com 16, pelo Sul.

A ala Sílvia Gustavo jogou pelo Norte e não pontuou.

A pivô Gilmara Justino, por sua vez, foi um dos destaques do Sul, com 15 pontos e 10 rebotes.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

 

Helen anuncia despedida da seleção

Marta Teixeira


São Paulo (SP) - Foram 15 anos como jogadora da seleção brasileira feminina de basquete, mas para a ala Helen esta é uma fase encerrada em sua vida. A jogadora, que atualmente defende o Rivas Futura, na Espanha, anunciou oficialmente que não irá mais integrar a seleção. Segundo Helen, a decisão é resultado de desgaste físico.
"Não foi uma decisão da noite para o dia, já estava pensando nisso. Este ano a seleção tem dois compromissos importantes, o Pan-americano e o Pré-olímpico, e não quero estar mais ou menos na seleção", diz, explicando suas razões para a despedida.

Com planos de continuar nas quadras por mais dois ou três anos, a ala considera que seria complicado atingir seu objetivo mantendo o ritmo profissional que as participações na seleção exigem. Os torneios internacionais da Federação Internacional de Basquete (Fiba) ocorrem sempre no período de férias dos clubes, obrigando as atletas a se manter em atividade na época de descanso.

"Tomei esta decisão por motivos físicos. Estou querendo prolongar minha carreira e assim ficaria difícil. Preferi deixar a seleção", diz a jogadora, que está com 34 anos. "Estou na seleção desde 91 jogando praticamente direto, fora os períodos em que tive lesão. Mas não é só a parte física que pesa, também tem a pressão, a responsabilidade. Não foi fácil, mas tenho certeza que tomei a decisão correta. Conversei muito com minha família, meu marido e me senti muito apoiada".

Com a seleção, Helen foi campeã Mundial na Austrália, em 94, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 e quarta colocada no Mundial em São Paulo, no ano passado. Em setembro, ela já havia garantido que não participaria de outro Mundial, mas deixara a situação em aberto para os Jogos Pan-americanos sem um anúncio oficial.

"Consegui muitas conquistas e vitórias e tive grandes oportunidades. Tive a felicidade de jogar o Mundial no meu país e fico muito contente com nosso quarto lugar e o reconhecimento do público. Por isso não quero prolongar a situação, quero terminar bem minha carreira. O Pan em casa é especial, não tem o peso do Mundial, de uma Olimpíada, mas sei que é muito importante".

Técnico encara decisão com naturalidade

Marta Teixeira


São Paulo (SP) - Para o técnico da seleção brasileira feminina de basquete, Antonio Carlos Barbosa, a decisão da ala Helen Luz de não integrar mais a equipe nacional não é surpreendente. "Não chega a ser uma surpresa porque acho que vai chegando um momento na vida da atleta que a seleção deixa de ser prioridade".
Confirmado no cargo até o final dos Jogos Pan-americanos, quando será substituído por Paulo Bassul, Barbosa ainda não conversou com a jogadora. "Estive viajando e agora estou em Macapá (ministrando uma clínica pela Confederação Brasileira de Basquete), mas vou ligar para ela", afirma.

De acordo com o treinador, o objetivo não é fazer a atleta mudar sua decisão. "É até para dar apoio", garante. "A Helen é muito importante para a seleção, não apenas como jogadora. Ela é imprescindível como pessoa, uma líder com liderança positiva, um exemplo de vida. Mas sei que quando toma uma decisão ela pensa muito. Ela não é uma pessoa passional, não tem rompantes".

A justificação pelo cansaço é compreendida pelo treinador. "A seleção desgasta muito, se tornou hoje um pouco penosa, não por defender o país, mas porque a atividade é sempre intensa. São quatro meses difíceis".

Helen anunciou sua decisão direto ao presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis, no último dia 13.

Sem Helen, lista de problemas aumenta para Barbosa

Marta Teixeira


São Paulo (SP) - O anúncio da ala/armadora Helen de não mais defender a seleção brasileira feminina de basquete é mais um item na lista de problemas a ser administrados pelo técnico Antonio Carlos Barbosa para os Jogos Pan-americanos do Rio, em julho. Além dela, ele corre o risco de ficar sem Janeth, cuja presença nos Jogos depende de sua negociação com a WNBA.
"Tenho várias novidades, porque a Érika também teria acertado com a WNBA", ressalta o técnico. "Desde que assumi a seleção em 96 tem sido assim, vou para o Pan sempre faltando jogadoras. É difícil".

Apesar dos problemas, Barbosa diz que só vai pensar no assunto depois que completar seus compromissos no Amapá (onde ministra uma clínica técnica). "Terminando esta clínica vou começar a programar o Pan. Nossa dificuldade é saber com quem poderemos contar".

Fonte: Gazeta Esportiva
 Posted by Picasa
Time de Érika vence e adia decisão das quartas de final da EuroLiga

Jogando em casa, o Ros Casares, da pivô Érika, dominou o jogo e fez 71-53 sobre o turco Fenerbache, empatando em 1 a 1 a série pelas quartas-de-final da Euroliga.

Érika teve uma belíssima atuação: 16 pontos, 14 rebotes, 4 recuperações, 2 assistências e 1 toco, em 22'. Delisha Milton foi a cestinha, com 20.

Pelo Fenerbache, Cappie Pondexter fez 14.

O terceiro e decisivo jogo é no próximo dia 28, na Turquia.

Nos outros jogos, o CSKA eliminou o Sopron (63-75), com 24 pontos de Ann Wauters.

O Bourges fez o mesmo com o Vilnius (54-60), contando com 16 pontos de Evanthia Maltsi.

Finalizando, o Spartak empatou a série com o Brno (63-81), graças aos 25 pontos e 11 rebotes de Tina Thompsom.
Time de Graziane atropela rival na EuroCopa e está com um pé nas semifinais

Líder da Liga da Italiana, Campeão da Copa da Itália, o Faenza manteve o bom momento com uma massacre sobre o russo Chevakata, por 101-44, na primeira partida das quartas-de-final.

Graziane teve 18 pontos, 5 rebotes, 2 assistências, 1 recuperação e 1 toco, em 22'.

A partida de volta é no dia 01.

Nos outros confrontos, o Parma passou pelo Taranto (86-61), com 22 pontos de Emilija Podrug.

O Dynamo bateu o Nadezdha, por 67-42, com 17 pontos e 18 rebotes de Olympia Ranee Scott.

E o Moscow bateu o Hasaharon, por 57-68, com 12 pontos de Oxana Rakhmatulina e Nuria Martinez.


Quinto Circuito da NLB vai reinaugurar ginásio da Unimar

Marília -
A cidade de Marília está em festa. É que neste domingo (25), o torcedor de basquete da região tem bons motivos para passar se orgulhar com a equipe da cidade. Além de estar liderando a fase de classificação da Nossa Liga de Basquetebol (NLB), com 11 pontos ganhos (cinco vitórias e apenas uma derrota), a Unimar/Pão de Açucar vai reinaugurar oficialmente o ginásio Sinara Mesquita Serva do Campos Universitário (av. Hygino Muzzi, 1001), totalmente reformado e com um piso especial, considerado um dos mais modernos do País.

O jogo da Unimar/Pão de Açuca será contra a Unimep/Selam/Piracicaba, marcada para às 16 horas, com transmissão ao vivo pela ESPN/Brasil. Nesse jogo, o técnico Antônio Carlos Vendramini está bastante confiante, especialmente porque vai contar com as pivôs Karina Jacob, que esteve com infecção intestinal e Denise Santos, recuperada da tendinite no joelho direito. Já a Unimep, comandada pela técnica Maria Angélica "Branca" da Silva, joga tudo pela vitória para garantir uma boa classificação para os playoffs.

A rodada do quinto circuito da NLB em Marília terá início às 14 horas, com a partida Uniara/Araraquara (seis jogos e seis derrotas), já sem chances de sair da sexta colocação na classificação, joga contra o Padre Albino/Catanduva, único invicto (cinco jogos e cinco vitórias). Por sinal, Unimar e Catanduva vão decidir o primeiro lugar da fase de classificação em jogo marcado para a próxima quinta-feira (dia 1 de março), em Marília. O sexto circuito está previsto para o domingo da próxima semana, dia 4 de março, em Uberaba-MG.

A rodada será completada com a partida entre Unisanta/Fupes/Carinadespachos x Jockey/Skala/BelSoft/Uberaba, às 18 horas. O time do Triângulo Mineiro, do técnico Mário Neto, tem 10 pontos ganhos (três vitórias e quatro derrotas) e ainda luta por uma melhor classificação. Já a Unisanta, com oito pontos ganhos, precisa urgente da vitória, já que atualmente ocupa a quinta colocação e a meta da técnica Carmen Fernandes é pelo menos terminar a fase de classificação em terceiro ou quarto lugar. Quinto Circuito da NLBLocal -Campos da Unimar, em Marília, domingo (dia 25/02)14 horas - Uniara/Araraquara x Padre Albino/Catanduva16 horas - Unimar/Pão de Açucar/Marília x Unimep/Selam/Piracicaba (ESPN/Brasil ao vivo)18 horas - Unisanta/Fupes/Carinadespachos x Jockey/Skala/BelSoft/Uberaba (ESPN/Brasil ao vivo)

Sistema de disputa - Conforme o regulamento da NLB, o campeonato deste ano garante todas equipes nos playoffs. O primeiro e o segundo colocados da primeira fase classificam-se direto para o chamado "final four". Os outros quatro restantantes jogam por duas vagas, com o terceiro jogando contra o sexto e o quarto contra o quinto colocado na fase de classificação.
Érika acerta volta para a WNBA, em 2007

De Souza, el futuro de Connecticut

Connecticut Sun ha llegado a un acuerdo para traspasar a la pívot Taj McWilliams a las Sparks de Los Angeles por los derechos sobre la pívot brasileña Erika de Souza y la primera elección de las Sparks (número 12) en el Draft de la WNBA 2007.

La brasileña de 196 de estatura, actualmente está jugando con el Ciudad Ros Casares, concentrada en obtener el pase a la Final Four y liderando la competición domestica. En posesión de dos títulos como son la Supercopa y la Copa de la Reina con el club valenciano. La pasada temporada fue elegida la MVP de la liga femenina tras quedar subcampeona con el UB Barcelona.

Erika de Souza ya sabe lo que es jugar en la WNBA, estrenándose con Los Angeles Sparks durante la temporada 2002 y obteniendo el anillo de campeona de la mejor liga del mundo. Allí, podrá seguir disfrutando de la compañía en Connecticut de Margot Dydek.

"Hemos llegado a un acuerdo con Erika a largo plazo para el futuro de nuestra franquicia. La pívot de 24 años es una de las mejores jugadoras interiores jóvenes del mundo, y la posibilidad de adquirir a otra jugadora en primera ronda del draft, que nos permite continuar añadiendo profundidad a este equipo. Esperamos que la combinación de Asjha Jones, Margot Dydek y Erika de Souza, sean una formidable primera línea." dijo el entrenador de las Sun y ayudante del combinado americano, Mike Thibault.

Thibault estará presente en el All Star de Valencia acompañado de nuestro socio Mike Cound, para conversar y profundizar con Erika de Souza en todo lo concerniente con su nuevo equipo en la WNBA.

Por su parte Erika de Souza se muestra muy contenta con su nuevo equipo “ estoy muy ilusionada con esta nueva etapa” dijo la brasileña.

Fonte: Prodep

Connecticut Sun Trade McWilliams-Franklin and Sign Rasmussen

UNCASVILLE, CONN. - February 21, 2007 — The Connecticut Sun announced today it has reached agreement to trade veteran Taj McWilliams-Franklin to the Los Angeles Sparks for the rights to center Erika de Souza and the Sparks’ first selection (12th overall) in the WNBA Draft.

“Taj has been a huge part of our success the past four years,” Sun Head Coach Mike Thibault said. “She was a great leader, especially defensively on the court, and a good example for everyone on how to prepare every day to be a good pro. However, Taj and I have always had an agreement between us that if she ever felt that she didn’t want to play here anymore, that I would try to accommodate her by making a trade that would benefit her and the Connecticut Sun. This past winter, Taj indicated to me that she wanted to have a fresh start somewhere else and did not want to return to the Sun. Today’s trade is a result of that request. While we feel Taj has several good years remaining in her career, we did not want to have a player here whose heart is not in being here.

“We have put together a deal that is very promising for both the short-term and long-term future of our franchise. Erika de Souza (at age 24) is one of the best young centers in the world, and the ability to acquire another 1st round pick in a fairly good draft allows us to continue to add to the depth of this team. Most of all, this trade allows Asjha Jones to fulfill all the promise she has shown the past couple of seasons. Our entire organization feels that Asjha has become one of the cornerstones of this team and we are all looking forward to Asjha having a great impact on our upcoming 2007 season. We expect the combination of Asjha, Margo, and Erika, as well as our other post players, to be a formidable front line.”

De Souza, a 6-foot-5 center from Brazil, is currently playing for Ros Casares in the FIBA Euroleague, where she is averaging 6.4 points and 3.3 rebounds in just under 13 minutes per game. Last season, she was named the Spanish League’s Player of the Year after leading her team, Universitat de Barcelona, to the finals. De Souza played for the Los Angeles Sparks during the 2002 season.

McWilliams-Franklin, a five-time All-Star, has been with the franchise since its inception as the Orlando Miracle in 1999. During her eight-year career, she averaged 12.4 points and 7.5 rebounds in 243 career games. The Miracle selected the 6-2 forward from St. Edward’s in the third round (32nd overall) of the 1999 WNBA Draft.

“Taj has been a tremendous asset to our team over the years,” Sun General Manager Chris Sienko said. “However, this trade provides us with young players who can make an immediate impact on the team.”

Sun Sign Rasmussen

UNCASVILLE, CT. (February 21, 2007) — The Connecticut Sun announced Wednesday it has signed free agent forward Kristen Rasmussen to a three-year contract.

As per team policy, no terms were released.

The 6-foot-2 forward was drafted by the Utah Starzz in the fourth round (51st overall) of the 2000 WNBA Draft. Over her seven-year career, she has averaged 4.8 points, 3.9 rebounds and 1.4 assists per game while playing for Utah, Miami, Indiana, Houston, Charlotte and most recently, Phoenix.

“Kristen is a terrific addition to our team,” Sun Head Coach Mike Thibault said. “She is a veteran player who can play two or three positions on the front line. She’s one of the better defenders in our league and has improved her offensive game throughout her WNBA career. I look for her to fill the role that Asjha has played the last couple years. We consider this to be a major addition to our team.”

Rasmussen spent this past winter playing for the Adelaide Lightning of Australia’s Women’s National Basketball League with Sun guard Erin Phillips. Rasmussen averaged nine points, 6.1 rebounds and 2.4 assists in 16 games for the Lightning.

“Kristen brings us great experience,” General Manager Chris Sienko said. “She will be a perfect fit to a very strong rotation. We are eager for the season to get underway.”

Fonte: Sportspage.Com


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

 

Graziane é campeã da Copa da Itália

Na semana passada, foi disputada a tradicional Copa da Itália e o Faenza, de Graziane, comprovou seu bom momento e conquistou o caneco.

O time, líder da Liga, passou pelo Pryolo (57-52). A pivô teve 10 pontos e 6 rebotes, enfrentando Tari Philips (10).

Na final, o time passou pelo pelo Napoli (70-62). A brasileira teve 10 pontos e 8 rebotes, enfrentando Kedra Holland Corn (12), Nicole Antibe (11) e Astou (10).
 Posted by Picasa
Time de Micaela vence mais uma na Letônia



O Riga bateu o Liepajas por 78-68, pela Liga da Letônia.

Micaela voltou a ser cestinha, com 22 pontos, 4 rebotes, 3 tocos, 3 recuperações e 1 assistência, em 36'.

Os números da brasileira já a colocam como a segunda cestinha da competição, atrás apenas de Iziane, que mesmo fora do torneio segue imbatível.
Federação Paulista faz reunião para o próximo campeonato

A Diretoria Técnica da F.P.B. estará realizando reunião na qual estará sendo tratado o Campeonato Feminino da Divisão Especial Série A-1 de 2007, na sede da F.P.B., no próximo dia 28 de Fevereiro (quarta-feira), às 17:00 horas.
Novos Lares



Geisa treina com a camisa do Zaragoza



Eliane é apresentada no Cadí


terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Time de Érika estréia com derrota nas quartas-de-final da Euroliga

Jogando em Istambul, o Ros Casares, de Érika não conseguiu se impor frente ao Fenerbache e perdeu por 69-67.

Érika teve 11 pontos, 2 rebotes, 1 toco e 1 recuperação, em 25'.

As cestinhas foram Tammy Sutow-Brow (17 pontos e 13 rebotes), pelo clube turco, e - adivinhem- Delisha Milton (19 pontos e 13 rebotes).

A segunda partida do play-off é sexta, em Valência.

Se necessário, o terceiro jogo é em solo turco.

Nos outros jogos, o Samara fez 75-62 no Sópron, com 23 pontos e 10 rebotes de Ann Wauters.

O Bourges passou pelo Vilnius (66-60), com Emmeline Ndongue marcando 21 pontos e 13 rebotes.

Por fim, o Spartak perdeu para o Brno (58-73), que contou com 33 pontos de Eva Viteckova.
Mais uma brasileira na Espanha: a pivô Eliane

A pivô Eliane Ferreira, de São Caetano, assinou um contrato para reforçar o Cadí, líder do Grupo B, da Segunda Divisão Espanhola; onde já passaram Cris e Gigi na atual temporada.

Se for aprovada, Eliane segue com o time nos play-offs finais.
Cíntia Tuiú viaja ao Brasil para rever mãe

Uma das jogadoras mais regulares na campanha do Celta, da Espanha, Cíntia Tuiú jogou a partida do fim-de-semana sob forte impacto emocional.

A mãe da jogadora, que mora em São Paulo, e enfrenta problemas de saúde, teve piora no seu quadro.

Assim que saiu de quadra, a jogadora viajou para São Paulo.

Nossos sinceros desejos de melhoras à mãe da atleta.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Alessandra brilha na Liga Russa e, ao lado de Adrianinha, bate um dos favoritos

O Kazan, de Alessandra e Adrianinha, tinha missões difíceis pela Liga Russa.

Ainda assim, conseguiu uma vitória e uma derrota nos compromissos, contando com atuações que só confirmam a qualidade do basquete da pivô Alessandra Oliveira e atestam sua recuperação.

No dia 13, o time enfrentou o Spartak, de Diana Taurasi, Ticha Penicheiro, Tamika Withmore, Svetlana Abrosimova e mais meio time de estrelas. Não deu outra, derrota por 67-95. No entanto, Alessandra já sapecou 22 pontos e 11 rebotes, em 37'. Adrianinha, teve 9 pontos, 3 rebotes, 2 assistências e 2 recuperações, em 29'.

O melhor ficou para sábado, quando o time não tomou conhecimento do Ekaterinburg, de Cheryl Ford, Suzy Batkovic e Elena Karpova, entre outas. O Kazan passou com 66-85. Em 40', Alessadra teve incríveis 24 pontos e 15 rebotes. Adrianinha somou 14, em 25'.

O Spartak é o terceiro colocado da Liga; o Ekaterimburg, quarto. O Kazan, das brasileiras, é o décimo.
Mais uma brasileira na Espanha: Geisa assina com o Zaragoza

Mais uma brasileira jogará a temporada espanhola da Primeira Divisão.

A campeã brasileira Geisa Oliveira volta ao país para defender o Zaragoza.

O time está atualmente na décima primeira posição da Liga.

Entre os destaques do clube, há a americana Kiesha Brown, a espanhola Cindy Lima e a polaca Marta Dydek, irmã da estrela Margo.
Portugal: Sílvia e Gilmara no All-Star Game

A dificuldade em acessar as súmulas dos jogos da Liga Portuguesa tem me impedido de noticiar a temporada das brasileiras Gilmara Justino e Sílvia Rocha no basquete de lá.

De qualquer maneira, as duas estão relacionadas para o All-Star Game local, que acontece amanhã.

Sílvia pela seleção do Norte e Gilmara, pelo Sul.

Na Liga, formada por 11 equipes, as equipes jogaram a décima sétima rodada na semana passada. O Algés, de Gilmara, é quarto. O Vargos, de Sílvia, sétimo.
Na Liga Polonesa, time de Renata perde

Pela Liga Polonesa, o Lodz, de Renata Oliveira perdeu para o Nova, por 55-54.

Renata foi a cestinha de se time, com 13 pontos, 4 rebotes e 3 assistências, em 37'.

O time segue em terceiro.
Itália: Faenza segue líder

O Faenza, de Graziane Coelho, bateu o Alghero, sem dificuldades (55-75) e seguiu na liderança isolada da Liga Italiana. A pivô teve 14 pontos e 6 rebotes, em 22'.

O Venezia, de Zaine, segue em boa fase e manteve a sexta posição ao bater o Maddaloni (61-67), com 8 pontos e 3 rebotes, em 19' da brasileira.

O Montigarda, de Mamá, perdeu para o La Spetzia (68-57), mas se mantém em oitavo. Mamá teve 6 pontos e 5 rebotes, em 19'.

Por fim, o Viterbo contou com a volta de Cléia, que tratava uma lesão no pé. Com a brasileira sendo cestinha da partida (18 pontos, em 31'), o time bateu o Cavezzo (59-62). O time é o décimo primeiro, mas na verdade, tem campanha idêntica ao Montigarda, oitavo.
Fernanda estréia bem, mas não impede derrota

Na Segunda Divisão Espanhola, o Canoe, de Tatiana Conceição conseguiu mais uma vitória. Bateu o Ourense por 65-58, com mais uma sólida atuação da brasileira radicada nos EUA (13 pontos e 2 rebotes, em 23'). O tiem está na terceira posição.

No mesmo grupo, o lanterna Majadahonda contava com a estréia de Fernanda Beling para encarar o Ferrol, quarto colocado. A brasileira não decepcionou e foi a cestinha, com 26 pontos, 7 rebotes, 2 recuperações e 1 assistência, em 37'. Ainda assim, a derrota aconteceu (66-69). De qualquer maneira, no primeiro turno, a vantagem havia sido de 31 pontos.

No Grupo B, o Olesa, de Palmira, perdeu para o Soller, vice-líder (87-64). Palmira teve 17 pontos, 7 rebotes, 4 assistências e 3 recuperações, em 30'. O Olesa é terceiro.
Espanha: Érika bate time de Helen e segue na liderança

O Ros Casares segue como a grande equipe da Espanha na atual temporada. Pela décima nona rodada, o time conquistou sua décima sétima vitória. Três a mais que o segundo colocado, o Avenida.

O Ros bateu o Rivas, por 63-85.

Érika voltou como titular e em 30', registrou um double-double, com 12 pontos e 10 rebotes, mais 1 assistência e 1 recuperação. Em 26', Helen teve 5 pontos, 2 assistências e 1 rebote.

O Rivas é oitavo.

Alguns trechos do encontro podem ser vistos no vídeo abaixo, disponibilizado pelo site da Prodep.



O Hondarribia, de Iziane, barrou a boa fase do León, de Kelly, ao batê-lo por 56-70. Iziane foi a cestinha da partida, com 25 pontos, 6 rebotes e 2 recuperações, em 35'. Kelly marcou 13 pontos, 6 rebotes, 2 recuperações e 1 assistência, em 33'. O Hondarribia é o quarto e o León, sexto.

O Eulalia, de Kátia Denise, perdeu para o Zaragoza (66-76) e está em sétimo. A pivô teve 2 pontos, 3 rebotes e 1 recuperação, em 14'.

Fora da zona de classificação, o Celta, de Cíntia Tuiú, protagonizou a surpresa da rodada. O time que não conseguia vencer há um bom tempo, revisitou a vitória justamente contra o vice-líder do campeonato, o Avenida (67-66). A pivô teve 2 pontos, 6 rebotes e 4 recuperações, em 25'. O time é décimo segundo.

O Ensino, de Êga e Katía Santos, se manteve na lanterna (14o.), ao perder o controle da partida contra o Extrugasa no segundo tempo, sucumbindo por 93-65. O final foi marcado por lances violentos, um deles tendo a pivô Êga como protagonista. Êga marcou 13 pontos, 5 rebotes e 2 recuperações, em 33'. Pendurada com 4 faltas, Kátia rendeu menos que de rotina, somando 5 pontos e 5 rebotes, em 20'.


domingo, 18 de fevereiro de 2007

Joyce, Peixe e Carina estão fora e pivô deve chegar no basquete

Atletas não renovaram contrato e estão fora dos planos do técnico Édson Ferreto

As jogadoras Joyce, Peixe e Carina, não fazem mais parte da equipe de basquete feminino do Catanduva/Padre Albino Saúde. As atletas não renovaram contrato e estão fora dos planos do técnico Édson Ferreto.
Carina, um dos destaques da equipe no Nacional Feminino deste ano, acertou mesmo sua ida para o Ourinhos. A atleta foi sondada ainda durante as disputas do playoff final do Brasileiro.
A jovem Joyce, que atua na seleção brasileira de base, acertou contrato com Jundiaí e deve disputar o Campeonato Paulista da primeira divisão pela equipe. Já Peixe não renovou seu contrato e, por enquanto, está sem clube. Em contrapartida, a maioria das jogadoras acertou a renovação de vínculo e devem ficar, pelo menos até o final do Campeonato Paulista.

Pivô

A diretoria da equipe corre atrás agora para contratar mais uma pivô. A atleta deve ser apresentada na próxima semana.
O técnico Édson Ferreto resolveu dar folga até a próxima terça-feira.
A partir dessa data, a equipe da cidade inicia preparação para o jogo contra o Marília, no dia 25, pela Nossa Liga de Basquete (NLB).


Fonte: Notícia da Manhã
TVs põem Circuito e MAC às 18 horas

Enquanto ESPN estará ao vivo do ginásio da Unimar, SporTV exibirá jogo direto do Abreuzão


A confirmação dos horários dos jogos do 6º Circuito Feminino pela Nossa Liga de Basquete (NLB), ontem, através de sua assessoria de imprensa, provocou uma curiosa concorrência de tevês e de público para o começo da noite do dia 25 deste mês.
Simultaneamente, às 18 horas, quando a Pão de Açúcar/Unimar estiver em quadra para o início do duelo contra a Unimep/Piracicaba, o Marília Atlético Clube (MAV) estará no Estádio “Bento de Abreu”, o Abreuzão, para enfrentar o Santos.
O ‘mérito’ desta coincidência é das tevês que pagaram pelas transmissões das competições e têm a liberdade de acomodar os confrontos como quiser em suas grades de programação. O basquete estará na tela da ESPN Brasil enquanto o futebol é atração da SporTV.
A ESPN Brasil definiu apenas nesta semana os horários do Circuito. A Universidade de Marília (Unimar) chegou a anunciar o jogo para as 16 horas mas acabou informada sobre a mudança pela emissora, que não aceitou recuar apesar dos pedidos da Unimar.
Curiosamente, a SporTV, que já havia definido a exibição de Marília x Santos antes do início do Paulistão-2007, também faz a transmissão das competições promovidas pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), desafeto da NLB.
Além de Marília x Piracicaba, às 18 horas, a ESPN Brasil confirmou os jogos da Uniara/Araraquara x Padre Albino/Catanduva às 14 horas e da Unisanta/Santos x Jockey/Skala/Bel Soft/Uberaba, às 16 horas. O Circuito vai estrear o novo piso do ginásio da Unimar.

Folga curta - Apesar das festas de carnaval, a comissão técnica e as garotas se reapresentam na tarde de amanhã na Unimar. A armadora Bia e a pivô Márcio Formaggio, que ainda se recuperam da dengue, já voltaram a treinar e podem ser novidades no banco para o jogo contra Piracicaba.



Equipe faz visita à Marilan

Jogadoras e Comissão Técnica do time de basquete feminino Unimar/Pão de Açúcar visitaram recentemente a fábrica da Marilan, empresa que também patrocina o time, atualmente na liderança da NLB (Nossa Liga de Basquete).
Em 2006 a coordenação do time também desenvolveu vários projetos de inclusão social através do esporte como “Ferinhas do Basquete” e “Esporte Mais Feliz” que atendeu por volta de 160 crianças carentes. A Marilan, em 2007 como patrocinadora da equipe, estará apoiando esses trabalhos junto a crianças que não teriam a oportunidade de mostrar o seu talento por falta de apoio.
Segundo o técnico, Antonio Carlos Vendramini, a participação da iniciativa privada é imprescindível para que haja possibilidade de investimentos no esporte. Ele destacou que a parceria de uma indústria de alimentos como a Marilan agregam o conceito de saúde que o esporte proporciona.
“Essas parcerias também dão condições de se desenvolver projetos na área de inclusão social. Se não formarmos atletas de destaque, com certeza estaremos formando cidadãos”, frisou o treinador.
Vendramini, que atua na área esportiva há mais 30 anos disse ainda que, nos dias de hoje, sem o apoio da iniciativa privada é impossível se fazer um trabalho sério na área esportiva. “O investimento é compensador para ambos os lados”, comentou.
Já o gerente de marketing da Marilan, Nicanor Guerreiro Filho, declarou que a parceria com o time de basquete feminino é uma forma de incentivar o esporte local, a exemplo do que a empresa já realiza com o MAC desde 2002.
Para o gerente a parceria com o time de basquete, além da visibilidade da marca, estabelece uma associação da Marilan aos valores positivos relacionados à prática esportiva.”É uma forma de gerarmos valor à marca, em função de tudo o que existe de positivo associado ao esporte (saúde, disciplina, dedicação, etc.)”. Além do técnico visitaram a empresa a assistente, Valéria Cavecci e o preparador físico Adolfo Deluca.


Fonte: Jornal da Manhã

sábado, 17 de fevereiro de 2007




Micaela é cestinha novamente na Letônia

A ala Micaela voltou a se destacar na Letônia.

Foi na vitória do Riga sobre o RTU Klondaika por 90 a 61.

Em 34', a brasileira teve 26 pontos, 8 rebotes, 4 recuperações, 2 tocos e 1 assistência.
 Posted by Picasa

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

PAULO BASSUL ANALISA ADVERSÁRIOS DO BRASIL NO MUNDIAL SUB-21 FEMININO

Rio de Janeiro –
A seleção brasileira feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, estréia contra a Espanha no 2º Campeonato Mundial Sub-21 que será disputado na Rússia, de 29 de junho a 8 de julho. O Brasil, que está no grupo “B” e é o atual vice-campeão mundial, terá ainda como adversários na primeira fase os Estados Unidos (30 de junho), Japão (1º de julho), Hungria (3) e Austrália (4). No grupo “A” estão as seleções da Bélgica, Canadá, China, França, Mali e Rússia. O técnico Paulo Bassul fala da preparação para o Mundial e analisa os adversários na competição.

A PREPARAÇÃO
Temos que chegar ao Mundial muito bem preparados e com bastante ritmo de jogo, pois estamos no grupo mais complicado. Nesta faixa de idade, é difícil fazer uma análise mais aprofundada das equipes. Por isso, desde que aceitei a função de treinar o Brasil, estou buscando pesquisar estatísticas e fitas das outras seleções, para ter dados mais específicos sobre as equipes e atletas, principalmente dos primeiros adversários.

O GRUPO DO BRASIL
Ficamos em um grupo muito difícil. Estrearemos contra a Espanha, que está se tornando uma grande força européia nas categorias de base. Os Estados Unidos, equipe campeã da Copa América Sub-20, em 2003, tem uma escola fortíssima e sempre entram nas competições como favoritos. O Japão sempre complica a vida do adversário com sua velocidade. A Hungria se classificou com o vice-campeonato europeu e soube tirar vantagem de sediar a competição. Ter chegado à final de um torneio tão equilibrado mostra que conta com bons valores. Encerramos a primeira fase contra a equipe australiana, com sua defesa forte e contra-ataque rápido.

O OUTRO GRUPO
Na outra chave, Rússia e França são as favoritas para chegarem à segunda fase. Canadá, China e Bélgica devem lutar pelas outras duas vagas e teoricamente, Mali corre por fora, não devendo se classificar.

De acordo com o regulamento do Mundial, na primeira fase, as seleções jogam entre si nos seus respectivos grupos, as quatro primeiras colocadas de cada chave se classificam para as quartas-de-final nos seguintes cruzamentos: 1º A x 4º B, 2º A x 3º B, 2º B x 3º A e 1º B x 4º A. Os vencedores disputam a semifinal e final. No 1º Campeonato Mundial da Croácia, em 2003, os Estados Unidos ficaram com a medalha de ouro, o Brasil a de prata e a França a de bronze.
BARBOSA MINISTRA 27ª CLÍNICA TÉCNICA ELETROBRÁS EM MACAPÁ

Rio de Janeiro –
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação de Amapaense de Basketball, irá realizar de 22 a 26 deste mês, a 27ª Clínica Técnica Eletrobrás no auditório da FAMA e no ginásio Avertino Ramos, em Macapá. Durante quatro dias, o técnico da seleção brasileira feminina Antonio Carlos Barbosa ministrará aulas práticas e teóricas, onde irá abordar, entre outros pontos, planejamento de treino, exercícios de fundamentos individuais e coletivos, sistemas de ataque e defesa. Podem participar da Clínica técnicos, professores, alunos de educação física, atletas e outros interessados.

— A grande meta das clínicas é aumentar o nível técnico dos treinadores de basquete, por meio de uma eficiente troca de informações e experiências. Além de falar sobre técnicas e táticas, procuro sempre passar a minha vivência como treinador, buscando ser útil a quem quer se aprofundar na profissão. Vamos fazer duas clínicas no Norte, continuando o trabalho realizado no ano passado pelo técnico César Guidetti. Sendo que no Amapá, teremos além dos técnicos e estudantes da região, a presença de treinadores das Guianas (Caiena, Suriname e Martinica) — explicou Barbosa.

Depois de Macapá, o técnico Antonio Carlos Barbosa ministra a 28ª Clínica Técnica Eletrobrás em Belém (PA), de 26 a 28 de fevereiro.

PROGRAMAÇÃO
— Quinta-feira (dia 22)
19h00 / 21h00 –
Panorama Mundial
O Brasil no Campeonato Mundial 2006
O Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2007

— Sexta-feira (dia 23)
08h00 / 10h30 – Planejamento de treinamento
11h00 / 12h00 – Sistemas defensivos e características de cada sistema
14h00 / 15h30 – Sistemas defensivos, pontos fortes e fracos, vantagens e desvantagens
16h00 / 18h00 – Fundamento individual defensivo. Postura, deslocamentos, trabalhos de pés e braços. Exercícios fundamentados coletivos, em relação a situações ofensivas.
19h00 – Jogo: Seleção Amapaense Juvenil Feminina x Guiana Francesa

— Sábado (dia 24)
08h30 / 10h00 – Defesa pressão, zona individual, contra-ataque, exercícios específicos (duplas, trios e quartetos).
10h30 / 12h00 – Contra-ataque, primário, secundário e transição
14h00 / 15h30 – Sistemas ofensivos, fundamentos ofensivos individuais e fundamentos combinados (duplas e trios)
16h00 / 18h00 – Sistemas ofensivos, contra marcação zona, contra marcação individual e situações especiais de jogo

— Domingo (dia 25)
08h30 / 13h00 – A informática no basquete, edições de jogo do Brasil no Campeonato Feminino 2006, treinamentos das equipes da NBA (Denver Nuggets e Washington Wizards) e debates.
Fernanda Beling reforça time da Segunda Divisão Espanhola

Una jugadora de garantías para Levitt Majadahonda

El Levitt Majadahonda ha llegado a un acuerdo para incorporar hasta final de temporada a la brasileña Fernanda Beling.

La alero de 25 años y 180 de estatura llega desde el conjunto brasileño de São Caetano, pasando anteriormente por Atlético Mineiro, Jundiaí, Ourinhos y Marília. Con la obtención del título nacional en el 2004 con Ourinhos. A nivel internacional, destacan en el palmarés de Fernanda Beling la medalla de oro en el Sudamericano Juvenil en el 2000 disputado en Venezuela, el tercer lugar del PreMundial Junior (Argentina 2000) y subcampeona del Mundial Sub 21 (2001 en Croacia).

Ricardo González entrenador y director técnico del Levitt Majadahonda explica los motivos del fichaje, “La situación deportiva del equipo nos ha llevado a tomar la decisión de reforzar la plantilla con una jugadora de garantías. Necesitábamos un revulsivo, y mejorar cuanto antes nuestra clasificación y escapar del descenso directo.” Expone. El problema radica sobre todo en el bache ofensivo “ Nuestro equipo tiene un problema serio de anotación y esto hace que nos hayamos planteado fichar a Fernanda Beling. Con la llegada de nuestro nuevo sponsor, Levitt, hemos podido realizar este esfuerzo que esperamos nos sirva para salvar la categoría que tanto nos costó alcanzar y que con tanto empeño defendemos desde hace dos temporadas. Ahora ya no somos el único equipo de la LF2 que no dispone de una jugadora extranjera en sus filas” dijo.

El entrenador González expone lo que puede aportar la nueva incorporación “Esperamos que Fernanda compense esa carencia de puntos, ya que en Brasil demostró que puede anotar. Esperemos que sea capaz de asumir su rol y aparecer en los momentos difíciles, ya que hemos perdido cinco encuentros en la última posesión del partido” indicó.

También aclara el fichaje de una alero, “Después de sondear el mercado, lo mejor era asegurarnos con una jugadora de estas características, una todo terreno como es Fernanda, capaz de jugar por fuera y por dentro. Con un físico de atleta y una mentalidad ganadora. De lo que nos ofrecieron, esto era lo mejor, y estamos muy agradecidos a Prodep ya que tras tomar la decisión los trámites han sido muy veloces y esto ha hecho que la jugadora pueda debutar el próximo sábado frente a Ferrol“. Concluyó el entrenador y director técnico de Majadahonda

Por otro lado aprovechando uno de sus primeros contactos con el equipo, hablamos con Fernanda Beling sobre sus objetivos, “Estoy muy contenta de estar aquí en Majadahonda ya que será la primera vez que juego en Europa. Vengo para dar el máximo de mi capacidad para ayudar a mis compañeras y conseguir el objetivo de salvar al equipo. Tenemos poco tiempo y ya sé lo que esperan de mí, por lo tanto no tenemos tiempo que perder, hay que ponerse a trabajar ya”.

La internacional brasileña explica su polivalencia en su juego, “Soy un alero que puede jugar también por dentro y más en esta Liga. Estoy acostumbrada hacerlo en Brasil según sea el juego que mejor me convenga a mí y al equipo. Me gusta ayudar en el rebote y anotar si el equipo lo necesita. Me gusta jugar fuerte, casi al límite ya que me parece una ventaja usar el físico en la cancha”, reveló Fernanda Beling.

No obstante, la alero declara el gran conocimiento que se tiene sobre el baloncesto español, “Sé que muchas de las jugadoras de la Selección Brasileña juegan aquí. Muchas jugadoras están en Europa y a mí me ha llegado ahora la oportunidad. Sin duda será una gran ventaja que en Madrid ya esté viviendo mi gran amiga de la infancia, Tatiana Conceicao que actualmente juega en el Real Canoe y que por unos días no he tenido la oportunidad de jugar contra ella. Ahora no me queda otra que aprender a jugar al estilo europeo”, ultimó.

Fernanda Beling esta tarde será presentada oficialmente por el club reforzando el equipo para salir de los puestos de descenso. Aunque un difícil compromiso le espera este sábado recibiendo al club departamental de Miguel Maseda que llega de vencer al líder, el Agencia serrano.


Jogos Infanto-Juvenis fortalecem espírito competitivo


Flávio Torres de Campos é um dos vários professores de Educação Física da cidade de São Paulo. Ele treina o time de basquete feminino do CEU Inácio Monteiro, duas vezes por semana, há dois anos. A partir de março, o professor vai contar com um forte aliado para desenvolver o trabalho com as meninas: os Jogos Infanto-Juvenis.

"É um campeonato de bom nível técnico, com boa organização e ajuda a entender o que é uma competição. Desenvolve o espírito competitivo", explica Flávio. A equipe comandada pelo professor foi campeã do basquete feminino na edição 2006 dos Jogos. As garotas têm entre 14 e 16 anos e moram todas em bairros da zona leste da capital, como Guaianazes e Cidade Tiradentes. O título do ano passado foi o primeiro conquistado pelo time.

Além do basquete, os Jogos Infanto Juvenis também oferecem vôlei, atletismo, futebol de salão e handebol, todos nas categorias masculino e feminino. Podem participar crianças e adolescentes nascidos em 1992 e 1993 (categoria infantil) ou em 1990 e 1991 (categoria juvenil).

As inscrições vão até 16 de março e devem ser feitas na Secretaria de Esportes, na Rua Pedro de Toledo, 1591, na Vila Clementino, zona sul da capital. A competição começa no dia 31 de março. Outras informações pelos telefones 5088-6473 ou 5088-6415.

Unimep derrota Uniara e fica em quarto lugar

Piracicaba - A Unimep/Selam conquistou na noite desta quinta-feira (15), no ginásio Waldemar Blatskauskas, em Piracicaba, a sua terceira vitória na fase de classificação do feminino da Nossa Liga de Basquetebol (NLB). Em partida muito disputada e só definida nos últimos segundos, o time da técnica Maria Angélica "Branca" da Silva derrotou a Uniara/Araraquara por 63 a 59, depois de perder o primeiro tempo por 34 a 28.

Foi a única partida disputada pela fase de classificação da NLB. As duas equipes estavam em situações diferentes na competição. A Unimep/Selam ainda luta por uma vaga para os playoffs. E com a vitória, o time de Piracicaba passou para nove pontos ganhos (três vitórias e três derrotas), passando para a quarta colocação no posto da Unisanta/Carinadespachos/Fupes/Santos, que em oito pontos ganhos (duas vitórias e quatro derrotas).

Já a Uniara/Araraquara não conseguiu a tão sonhada primeira vitória no campeonato, apesar de ter lutado do começo ao fim em busca dela. A armadora Angela Delfino, da Unimep, com 18 pontos e Rosely Gustavo, da Uniara, também com 18 pontos foram as principais pontuadoras da partida.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

 Posted by Picasa
Seleção de basquete terá novo treinador

Bassul substituirá Barbosa às vésperas do Pré-Olímpico


ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Paulo Bassul, 39, será o novo técnico da seleção feminina de basquete. Ele assume após o Pan do Rio, último torneio em que o time será dirigido por Antonio Carlos Barbosa, 61.
O treinador do Ourinhos, atual campeão nacional, assume o time para o Pré-Olímpico de Valdivia (Chile), em setembro. Já Barbosa encerra, no Rio, dez anos à frente da seleção. Contando sua primeira passagem pela equipe nacional, ele soma 18 anos no comando.
"É uma providência natural. A troca pode ser saudável", diz Barbosa, que será supervisor dos times de base da seleção e teve Bassul como auxiliar técnico de 1999 a 2004.
A troca de comando terá contratempos. Bassul diz que não irá interferir na convocação de Barbosa. Mas diz que as atletas que jogarem o evento no Rio não estão garantidas em seu grupo. "A seleção do Pan não será, necessariamente, a do Pré-Olímpico", avisa ele.
Antes de assumir o adulto, ele dirigirá o time sub-21 no Mundial da Rússia, em junho.
Na equipe principal, terá pouco menos de dois meses para preparar o elenco para o torneio mais importante do ano.
Se não ganhar a única vaga oferecida no Pré-Olímpico das Américas -os EUA, ouro nos Jogos de Atenas-04, estarão na disputa-, a seleção terá que disputar o classificatório mundial, em 2008. Três seleções das Américas participarão do torneio, que terá 12 países e cinco vagas em disputa para os Jogos.
"Entrarei em um momento de renovação. E toda renovação é complicada", conclui Bassul.

PRÉVIA: SUB-21 É O PRIMEIRO DESAFIO DE BASSUL

Antes de assumir a seleção adulta, Paulo Bassul dirigirá o time sub-21 no Mundial da Rússia, de 29 de junho a 8 de julho. O Brasil está no Grupo B, o mais forte da competição, com Espanha, Hungria, Japão, EUA e Austrália.

Fonte: Folha de São Paulo
Imperdível!!!

A filosofia de Bassul, no site Rebote
Fiba anuncia data do sorteio das chaves


Valdivia (Chile) - A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou nesta quarta-feira que o sorteio das chaves do Pré-olímpico feminino da categoria será realizado em 23 de fevereiro, na cidade chilena de Valdivia.
O torneio, que será realizado entre os dias 25 e 29 de setembro, conta com a participação das seleções de Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Estados Unidos, Jamaica e México. Os oitos países participantes serão divididos em dois grupos. Os dois primeiros colocados passam às semifinais.

A equipe campeã da competição garante automaticamente a classificação para Pequim-08. As seleções que terminarem nas segunda, terceira e quarta colocações têm uma segunda chance para assegurar uma vaga durante a disputa do Mundial Pré-Olímpico em junho de 2008.

Será a primeira competição oficial do técnico Paulo Bassul no comando da seleção brasileira. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Basquete anunciou que, depois dos Jogos Pan-americanos, o atual treinador Antônio Carlos Barbosa deixará o cargo para assumir o posto de coordenador das categorias de base.

Bassul assume seleção feminina depois do Pan


Rio de Janeiro (RJ) - Os 20 anos do técnico Antônio Carlos Barbosa no comando da seleção brasileira de basquete já tem data marcada para terminar. Nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou que o treinador permanece à frente da equipe apenas até a disputa dos Jogos Pan-americanos e, em seguida, o cargo ficará com seu ex-auxiliar Paulo Bassul.
“O Barbosa é um excelente profissional e mostrou sua competência nos 20 anos que esteve no comando das equipes nacionais”, elogiou o presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis, que já adiantou a nova função do atual técnico. “Ele continua como supervisor das seleções brasileiras femininas e irá ministrar as clínicas técnicas, acompanhar os dez Brasileiros de base, monitorar os Centros de Basquete Integrados (CBI) e fará palestras em todo o país”.

De acordo com Grego, Bassul comanda a seleção brasileira sub-21 na disputa do Campeonato Mundial, que será disputado entre 29 de junho e 8 de junho na Rússia, e só depois do Rio-2007 que fica com o cargo da categoria principal. Na seleção juvenil (sub-19), o técnico Luiz Cláudio Tarallo será mantido.

Bassul, campeão do Nacional feminino no comando do Ourinhos, não escondeu a alegria de ser chamado para a vaga de Barbosa. “Recebi com muita alegria o convite para ser o técnico da seleção brasileira sub-21 e assumir a seleção adulta depois do Pan. Sempre é motivo de orgulho poder defender meu país e contribuir para a modalidade à qual dediquei toda a minha vida profissional”.

Embora ainda não tenha assumido o cargo em definitivo, o futuro técnico do Brasil já conta algumas de suas medidas. "A seleção adulta vai passar por um processo de renovação em função do encerramento do ciclo de algumas jogadoras e terá pela frente um desafio duríssimo que é o Pré-olímpico. Assim, precisaremos mesclar uma base de jogadoras com experiência internacional com outras atletas com bom potencial. Temos boas garotas surgindo e acredito que, com muito trabalho, conseguiremos montar uma equipe renovada e competitiva", completou.

Já Barbosa, que disputa seu quinto Pan-americano, aproveitou para dar uma prévia da equipe brasileira para a disputa dos Jogos e falar sobre a sua nova função no basquete brasileiro. “Pretendo contar com um grupo de 16 a 18 jogadoras e vou convocar a maioria das atletas que disputou o Campeonato Mundial no Brasil e mais algumas que participaram da fase de preparação da última temporada.

"A partir de 2007, as categorias de base terão campeonatos mundiais a cada dois anos e isso vai exigir muito das comissões técnicas. Vamos contar com treinadores jovens, aumentando o número de profissionais trabalhando com a base”, concluiu.


Fonte: Gazeta Esportiva

Unimep e Uniara fazem o jogo da vida em Piracicaba

Piracicaba - Unimep/Selam e Uniara/Araraquara fazem nesta quinta-feira (15), a partir das 20 horas, no ginásio municipal Waldemar Blatskauskas, em Piracicaba, o jogo da vida pela fase de classificação da primeira fase do feminino da Nossa Liga de Basquetebol (NLB). O time de Piracicaba, comandado pela ex-jogadora Maria Angélica "Branca" da Silva ainda luta por uma vaga para os playoffs. Já Araraquara, do técnico Alexandre Borges só pensa na primeira vitória na competição.

A Unimep está em quinto lugar, com sete pontos ganhos, duas vitórias e três derrotas. Luta com a Unisanta/Carinadespachos/Fupes, de Santos, pela quarta colocação para os playoffs. A equipe da técnica Maria Angélica vem de uma derrota amarga para o Jockey/Skala/BelSoft/Uberaba, domingo, em Ararquara, quando levou um ponto de lance livre no último segundo e perdeu por 58 a 57.

Já a Uniara/Araraquara vem fazendo ótimas partidas, mas ainda não conseguiu a tão sonhada primeira vitória na NLB. Está na última colocação, com cinco derrotas. O técnico Alexandre Borges está confiante que Rosely Gustavo e companheiras possam dar o primeiro trunfo nesta quinta-feira. "Fizemos um bom jogo contra a Unimar e perdemos nos detalhes. Agora é a Unimep que tem uma boa equipe, mas vamos buscar a vitória", disse o treinador.

Circuito - O próximo circuito feminino da Nossa Liga de Basquete (NLB) será disputado no próximo dia 25, em Marília, com os jogos entre Unisanta/Carinadespachos/Fupes x Jockey/Skala/BelSoft, Uniara/Araraquara x Padre Albino/Catanduva e Unimar/Pão de Açucar x Unimep/Selam/Piracicaba.

Catanduva derrota Uberaba emantém invencibilidade na NLB

Catanduva - Em partida válida pelo returno da fase de classificação do campeonato feminino da Nossa Liga de Basquetebol (NLB), a equipe do Padre Albino/Catanduva derrotou o Jockey/Skala/BelSoft/Uberaba, por 73 a 62 (39 a 21) e se manteve invicta na competição, agora com 10 pontos ganhos, cinco jogos e cinco vitórias. O jogo foi disputado na noite desta terça-feira (13), no ginásio Anuar Pacha, em Catanduva diante de um bom público.

A equipe de Uberaba que tem como técnico o jovem Mário Neto, entrou em quadra querendo a vitória a qualquer custo. Afinal de contas os dois pontos a colocaria em primeiro lugar, ao lado da Unimar/Pão de Açucar/Marília. E buscou de todas as formas surpreender o time de Catanduva, dirigido pelo experiente técnico Édson Ferreto. Mas prevaleceu a melhor condição técnica das jogadoras de Catanduva. O Uberaba agora tem 10 pontos ganhos (3 vitórias e 4 derrotas).

Karla Costa, com 10 pontos e três assistências, Flávia Santos, com 17 pontos e 8 rebotes, mais Fabiana Oliveira, com 7 pontos e 5 rebotes e Isis Nascimento, com 12 pontos e 9 rebotes, foram os destaques do Padre Albino/Catanduva. Já pelo Jockey/Skala/BelSoft, os destaques na partida foram Lidiane Assis, com 11 pontos e7 rebotes, mais Luciana Angeloni, com 11 pontos e Kelly Paixão, com 9 pontos e duas assistências.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

CBB DEFINE COMISSÕES TÉCNICAS DAS SELEÇÕES BRASILEIRAS

Rio de Janeiro – O presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis, confirmou nesta quarta-feira que o técnico Antonio Carlos Barbosa irá dirigir a seleção brasileira adulta feminina, patrocinada pela Eletrobrás, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, de 20 a 24 de julho. No Torneio Pré-Olímpico das Américas, em Valdivia, no Chile, de 24 a 30 de setembro, o comando da seleção principal passa para o técnico Paulo Bassul, assistente técnico de Barbosa de 1999 a 2004.

— O Barbosa é um excelente profissional e mostrou sua competência nos 20 anos que esteve no comando das seleções brasileiras. Ele continua como supervisor das seleções brasileiras femininas e irá ministrar as Clínicas Técnicas Eletrobrás, acompanhar os dez Campeonatos Brasileiros de base, irá monitorar os Centros de Basquete Integrado (CBI) e fará palestras em todo o país. Paulo Bassul assume primeiro a seleção brasileira Sub-21, que disputará o 2º Campeonato Mundial da Rússia (29 de junho a 8 de julho). Em 2003, o Bassul dirigiu a equipe vice-campeã do Mundial Sub-21 da Croácia. Após os Jogos Pan-Americanos, ele inicia o trabalho na seleção principal e o primeiro campeonato será o Torneio Pré-Olímpico das Américas. Na seleção Juvenil (19 anos), o técnico continua sendo o Luiz Cláudio Tarallo. Dessa forma, montamos a estrutura das seleções brasileiras femininas — explicou Grego.

— ANTONIO CARLOS BARBOSA

BRASIL NO PAN
— A apresentação da seleção brasileira para os Jogos Pan-Americanos será na primeira quinzena de junho. Pretendemos trabalhar com 16 a 18 jogadoras. Vou convocar a maioria das atletas que disputou o Campeonato Mundial do Brasil e algumas que participaram da fase de preparação da temporada 2006. Esperamos contar com todas as atletas relacionadas. Para mim, o Pan será uma competição muito motivadora, pois vou participar pela quinta vez (1971 / 1983 / 1999 e 2003). Espero conquistar a medalha de ouro. Por ser no Brasil, a expectativa é muito grande e o basquete feminino merece esse título pelo que fez até agora.

CATEGORIAS DE BASE
— A CBB tomou uma medida acertada ao indicar um técnico exclusivo, com experiência e know how, para supervisionar o basquete feminino que terá um calendário intenso na temporada 2007. Além dos Jogos Pan-Americanos e do Torneio Pré-Olímpico das Américas, o Brasil vai disputar os Campeonatos Mundiais Juvenil e Sub-21 e o Sul-Americano Cadete. A partir deste ano, as categorias de base terão Campeonatos Mundiais de dois em dois anos, o que exigirá muito das comissões técnicas. Vamos contar com técnicos jovens, aumentando o número de profissionais trabalhando com a base, que é um objetivo da CBB.

— PAULO BASSUL

O CONVITE DA CBB
— Recebi com muita alegria o convite para ser o técnico da seleção brasileira Sub-21, que irá disputar o Campeonato Mundial da Rússia (29 de junho a 8 de julho), e assumir a seleção adulta após os Jogos Pan-Americanos. Sempre é motivo de orgulho poder defender meu país e contribuir para a modalidade a qual dediquei toda a minha vida profissional. Aproveito para agradecer a CBB pela confiança no meu trabalho e procurarei corresponder com dedicação total.

TÉCNICO DO ADULTO
— A seleção adulta vai passar por um processo de renovação em função do encerramento do ciclo de algumas jogadoras e terá pela frente um desafio duríssimo que é o Torneio Pré-Olímpico. Por essa razão, precisaremos mesclar uma base de jogadoras com experiência internacional com outras atletas sem tanta experiência, mas com bom potencial. Temos boas atletas surgindo e acredito que com muito trabalho conseguiremos montar uma equipe renovada e já competitiva em pouco tempo.

SELEÇÃO DO PRÉ-OLÍMPICO
— Pela primeira vez após 12 anos, os Estados Unidos não conseguiram a vaga antecipada para a Olimpíada e terão que disputar a competição com sua força máxima para garantir a presença em Pequim 2008. Teremos apenas uma vaga em jogo e, além das americanas, nossos principais adversários são Cuba, Argentina e Canadá. Mesmo com uma equipe renovada, vamos trabalhar forte e ir para Valdivia brigar pela vaga. Após o mundial Sub-21, vou observar o grupo que irá disputar os Jogos Pan-Americanos e procurarei fazer uma convocação que contemple atletas que estejam num bom momento e que tenham o perfil que considero necessário para defender uma seleção. É claro que as jogadoras da Sub-21 poderão ser aproveitadas imediatamente na principal, mas terão que lutar e realmente merecer a vaga. É bom lembrar que grande parte das 12 atletas que estavam comigo na conquista da medalha de prata no Mundial Sub-21 da Croácia, em 2003, já passaram pela equipe adulta com o Barbosa e três disputaram o Mundial do Brasil no ano passado (Karen, Sílvia e Érika). Isso comprova a importância dessa categoria no processo de renovação.
Enfim, depois de 10 anos, Barbosa sai da seleção!

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Micaela é cestinha na segunda partida

Em sua segunda partida na gelada Letônia, Micaela foi a cestinha.

A ala da seleção colaborou com 22 pontos, 5 rebotes, 4 recuperações, 2 assistências e 1 toco, nos 25 minutos em que esteve em quadra na vitória do Riga sobre o Kadetes por 94 a 44.

O time é líder do campeonato local, com 18 vitórias, uma a mais que o Avantis, segundo.
Fernando Mauro é o novo presidente da NLB

São Paulo - Em Assembléia realizada na tarde desta terça-feira (13), no salão nobre do Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o presidente da Uniara/Araraquara, Fernando Mauro foi eleito o novo presidente da Nossa Liga de Basquetebol (NLB). O nome do dirigente de Araraquara foi escolhido por aclamação pelos sócios da NLB. O novo presidente da entidade irá substituir o ex-jogador Oscar Schmidt, um dos maiores incentivadores para a formação de uma Liga Profissional de Basquete no País. Conforme o estatuto da entidade, cada presidente terá apenas um ano de mandato.

Na mesma assembléia foi eleito também o Conselho Fiscal da NLB, que será formado por Miguel Sampaio (Belem-PA), Alexandre Mantovani (Santos) e João Leite (Catanduva). Por uma solicitação de Guilherme Krol, do Rio de Janeiro, os vices-presidentes da entidade serão escolhidos em uma nova assembléia. Krol sugeriu que as Federações Paulista, Carioca, Paraná e Espírito Santo indicassem um nome de cada Federação para compor as vices-presidências da NLB. A decisão sobre a sugestão será tomada em nova assembléia.

"Foi uma Assembléia muito democrática e já sabíamos que o nome de Fernando Mauro seria aprovado por unanimidade", disse José Medalha, diretor executivo da NLB. Fernando Mauro, que já foi vice-presidente da Federação Paulista de Basquete, além de presidente da equipe de Basquete da Uniara é também pro-reitor da Universidade.

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Time de Renata segue em terceiro na Polônia

O Lodz, de Renata Oliveira, passou pelo Pabianice (83-75) e segue em terceiro na liga polonesa. A brasileira marcou 22 pontos e pegou 6 rebotes, em 40'.
Na Itália, time de Zaine bate o líder

Pela Liga Italiana, o Venezia, de Zaine, deu mais uma prova de seu bom momento e bateu o Faenza, de Graziane Coelho, por 77 a 73. Zaine teve 9 pontos e 9 rebotes, em 30'. Graziane, 2 pontos e 4 rebotes, em 35'. O Venezia é o sexto. Apesar da derrota, o Faenza segue líder isolado, com duas vitórias a mais que o segundo colocado.

O Montigarda, de Mamá, bateu o Comense (74-68) e se mantém em oitavo. Mamá teve 11 pontos e 8 rebotes.
Érika não joga, mas seu time segue na liderança da Liga Espanhola

O Ros Casares bateu o Eulalia (82-66), na rodada da Liga Espanhola e segue na liderança isolada. Érika não esteve relacionada para o jogo. Kátia Denise teve 7 pontos, 2 rebotes e 2 recuperações, em 17'. O Eulalia é o sexto colocado.

O Hondarribia, de Iziane, voltou a vencer e está em quarto. Passou pelo Extrugasa (59-55), com a brasileira sendo a cestinha (15 pontos, 4 rebotes, 4 assistências e 1 recuperação).

O León, de Kelly, mantém a boa fase. Bateu o Zaragoza (88-94). Kelly teve 17 pontos, 6 rebotes e 1 assistência, em 35'. O time é o quinto.

O Rivas, enfim, voltou avencer e se segura na oitava posição. Passou pelo Estudiantes (73-86), com 11 pontos, 4 rebotes e 2 assistências de Helen, em 20'.

O Ensino voltou a vencer, passando pelo Celta, em péssima fase (69-66). Pelo Ensino, Kátia Santos teve 13 pontos, 5 rebotes, 3 recuperações e 1 assistência, em 35'. Êga teve 8 pontos, 7 rebotes, 2 recuperações e 1 assistência, em 26'. Pelo Celta, Cíntia marcou 13 pontos, 7 rebotes e 4 assistências, em 33'. O Celta é décimo segundo; O Ensino, décimo quarto.

Pela Segunda Divisão, o Canoe passou pelo Majadahonda (54-53) e está em quarto do Grupo A. Tatiana foi a cestinha, com 13 pontos, 4 rebotes e 1 assistência, em 20'.

No Grupo B, o Olesa, de Palmira, passou pelo Girona (82-50). Palmira foi a cestinha, com 18 pontos, 4 rebotes e 3 assistências, em 30'. O Olesa é segundo.
Catanduva, Uberaba e Marília vencem na 4a. etapa da NLB em Araraquara

Com a vitória sobre a Uniara, a Unimar/Marília manteve a liderança da fase de classificação do circuito da NLB, agora com 11 pontos ganhos. Catanduva, única invicta e com um jogo a menos é a vice-líder, com 10 pontos ganhos.


Araraquara - Na tarde deste domingo (11), no ginásio Castelo Branco, em Araraquara, aconteceu a quarta etapa do circuito feminino da Nossa Liga de Basquetebol (NLB), fase de classificação. Padre Albino/Catanduva, Jockey/Skala/BelSoft/Uberaba e Unimar/Pão de Açucar/Marília foram as equipes vencedoras. No primeiro encontro, Catanduva não deu chances a equipe da Unisanta/Carinadespachos/Fupes/Santos, vencendo por 79 a 57 (46 a 26). Já no segundo encontro teve muita emoção nos segundos finais da partida, com o time do Triângulo Mineiro vencendo a Unimep/Selam/Piracicaba, com um lance livre no zerar do cronômetro, marcado por Maira Moreira e que deu a vitória para Uberaba por 58 a 57 (26 a 27), quando o jogo estava empatado em 57 a 57. Na terceira partida da rodada, a Unimar/Pão de Açuicar/Marília venceu a Uniara/Araraquara por 65 a 55 (32 a 30) e continua líder do campeonato, agora com 11 pontos ganhos (cinco vitórias e uma derrota). Com a vitória, o Jockey/Skala/BelSoft agora tem nove pontos ganhos (três vitórias e três derrotas), ocupando a terceira colocação na classificação da NLB, ao lado da Unisanta/Carinadespachos/Fupes/Santos (duas vitórias e três derrotas).

No primeiro da rodada Catanduva foi superior do começo ao fim da partida. Com a vitória sobre o time santista, Catanduva continua sendo a única equipe invicta na temporada da NLB, agora com 10 pontos ganhos, cinco vitórias nos cinco jogos que disputou. E é uma das favoritas a classificação para os playoffs.

Com uma defesa forte e saindo em rápidos contra-ataques, o Padre Albino/Catanduva começou e terminou melhor em quadra. não dando a mínima chance ao time de Santos. Roberta Lorenzeti e Joyce Rodrigues, ambas com 10 pontos foram as cestinhas da equipe dirigida pelo técnico Édson Ferreto. Já Rosa Polato, com 12 pontos foi a principal pontuadora da Unisanta que ainda tem chances de conquistar uma vaga para os playoffs da NLB.

Liderança - No último encontro da rodada, a equipe da Uniara/Araraquara bem que tentou surpreender o líder Unimar/Pão de Açuicar/Marília. Fez um excelente primeiro quarto e só não conseguiu terminar o primeiro tempo na frente graças a eficiente defesa por zona do time de Marília. O time de Araraquara chegou a pegar 25 contra 20 rebotes de Marília.

Os próximos jogos da fase de classificação da NLB irão acontecer nesta próxima terça-feira (13) com Padre Albino/Catanduva x Jockey/Skala/BelSoft/Uberaba, em Catanduva e na quinta-feira (15), em Piracicaba, Unimep/Selam x Uniara/Araraquara. Ambos jogos pelo returno. O próximo circuito vai acontecer no dia 25 deste mês em Marília, com os jogos entre Unisanta/Fupes x Jockey/Skala, Uniara/Araraquara x Padre Albino/Catanduva e Unimar/Marília x Unimep/Piracicaba.
Elogio ao Ócio

Na matéria de Heleni Felippe, do Estadão, o técnico Barbosa fala em convocar a pivô Kátia Santos, que há menos de 1 mês estreou no Ensino, da Espanha.

Curioso.

Kátia era atleta da seleção sub-21, vice-campeã mundial.

Quando foi afastada das quadras, por problemas cardíacos, era cestinha do Nacional da CBB.

Em todo esse período de afastamento, nem Barbosa, nem a CBB mexeram uma palha para ajudar Kátia.

Agora, Barbosa, provavelmente viu aqui no blog que Kátia vem jogando bem e fala em convocá-la.

É essa a lógica do nosso basquete: torta. Desde sempre.
Uniara segura Unisanta só no primeiro tempo

Araraquara (SP) - Na única partida disputada neste sábado (10) pelo returno da Nossa Liga de Basquetebol (NLB), a equipe da Unisanta/Carinadespachos/Fupes, de Santos, derrotou a Uniara/Fundesporte, em Araraquara por 91 a 78 (42 a 41) e melhora a posição da equipe na classificação da NLB feminina. O jogo foi disputado no ginásio Castelo Branco e contou com um ótimo público que foi incentivar a equipe da casa.

O primeiro tempo foi muito equilibrado, com a equipe da Baixada Santista vencendo por apenas um ponto. Mas na etapa final, a Uniara não conseguiu equilibrar e também deter o bom aproveitamento ofensivo de Fabiana Guedes, da Unisanta que foi a cestinha da partida com 35 pontos. A Uniara ainda contou com o bom desempenho ofensivo da experiente Rosely Gustavo, que marcou 28 pontos, mas não foi suficiente para levar a equipe a conquistar a primeira vitória no campeonato.

Foi a quarta derrota em quatro jogos do time de Araraquara que é dirigido pelo bom técnico Alexandre Borges, mas que não econtrou o caminho da vitória na NLB. Já a Unisanta fica provisoriamente com a terceira colocação, com sete pontos ganhos, sendo duas vitórias e três derrotas, junto com o Jockey/Skala/BelSoft/Uberaba, que tem sete pontos ganhos, sendo três vitórias e duas derrota. Circuito - Para complicar mais ainda a situação da Uniara, o time de Araraquara é a sede do quarto circuito da NLB que será disputado neste domingo (11) e o time da casa joga justamente contra o líder Unimar/Pão de Açucar/Marília (quatro vitórias e uma derrota). O jogo será disputado às 16 horas, com transmissão ao vivo pela ESPN/Brasil. A rodada começa ás 12h00, com o jogo entre o Padre Albino/Catanduva x Unisanta/Fupes/Despachoscarina/Santos, também com transmissão ao vivo pela ESPN/Brasil. No jogo das 14 horas, a Unimep/Selam pega o Jockey/Skala/Belsoft, de Uberaba. A rodada será disputada no ginásio Castelo Branco, em Araraquara.