quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

CBB DEFINE COMISSÕES TÉCNICAS DAS SELEÇÕES BRASILEIRAS

Rio de Janeiro – O presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis, confirmou nesta quarta-feira que o técnico Antonio Carlos Barbosa irá dirigir a seleção brasileira adulta feminina, patrocinada pela Eletrobrás, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, de 20 a 24 de julho. No Torneio Pré-Olímpico das Américas, em Valdivia, no Chile, de 24 a 30 de setembro, o comando da seleção principal passa para o técnico Paulo Bassul, assistente técnico de Barbosa de 1999 a 2004.

— O Barbosa é um excelente profissional e mostrou sua competência nos 20 anos que esteve no comando das seleções brasileiras. Ele continua como supervisor das seleções brasileiras femininas e irá ministrar as Clínicas Técnicas Eletrobrás, acompanhar os dez Campeonatos Brasileiros de base, irá monitorar os Centros de Basquete Integrado (CBI) e fará palestras em todo o país. Paulo Bassul assume primeiro a seleção brasileira Sub-21, que disputará o 2º Campeonato Mundial da Rússia (29 de junho a 8 de julho). Em 2003, o Bassul dirigiu a equipe vice-campeã do Mundial Sub-21 da Croácia. Após os Jogos Pan-Americanos, ele inicia o trabalho na seleção principal e o primeiro campeonato será o Torneio Pré-Olímpico das Américas. Na seleção Juvenil (19 anos), o técnico continua sendo o Luiz Cláudio Tarallo. Dessa forma, montamos a estrutura das seleções brasileiras femininas — explicou Grego.

— ANTONIO CARLOS BARBOSA

BRASIL NO PAN
— A apresentação da seleção brasileira para os Jogos Pan-Americanos será na primeira quinzena de junho. Pretendemos trabalhar com 16 a 18 jogadoras. Vou convocar a maioria das atletas que disputou o Campeonato Mundial do Brasil e algumas que participaram da fase de preparação da temporada 2006. Esperamos contar com todas as atletas relacionadas. Para mim, o Pan será uma competição muito motivadora, pois vou participar pela quinta vez (1971 / 1983 / 1999 e 2003). Espero conquistar a medalha de ouro. Por ser no Brasil, a expectativa é muito grande e o basquete feminino merece esse título pelo que fez até agora.

CATEGORIAS DE BASE
— A CBB tomou uma medida acertada ao indicar um técnico exclusivo, com experiência e know how, para supervisionar o basquete feminino que terá um calendário intenso na temporada 2007. Além dos Jogos Pan-Americanos e do Torneio Pré-Olímpico das Américas, o Brasil vai disputar os Campeonatos Mundiais Juvenil e Sub-21 e o Sul-Americano Cadete. A partir deste ano, as categorias de base terão Campeonatos Mundiais de dois em dois anos, o que exigirá muito das comissões técnicas. Vamos contar com técnicos jovens, aumentando o número de profissionais trabalhando com a base, que é um objetivo da CBB.

— PAULO BASSUL

O CONVITE DA CBB
— Recebi com muita alegria o convite para ser o técnico da seleção brasileira Sub-21, que irá disputar o Campeonato Mundial da Rússia (29 de junho a 8 de julho), e assumir a seleção adulta após os Jogos Pan-Americanos. Sempre é motivo de orgulho poder defender meu país e contribuir para a modalidade a qual dediquei toda a minha vida profissional. Aproveito para agradecer a CBB pela confiança no meu trabalho e procurarei corresponder com dedicação total.

TÉCNICO DO ADULTO
— A seleção adulta vai passar por um processo de renovação em função do encerramento do ciclo de algumas jogadoras e terá pela frente um desafio duríssimo que é o Torneio Pré-Olímpico. Por essa razão, precisaremos mesclar uma base de jogadoras com experiência internacional com outras atletas sem tanta experiência, mas com bom potencial. Temos boas atletas surgindo e acredito que com muito trabalho conseguiremos montar uma equipe renovada e já competitiva em pouco tempo.

SELEÇÃO DO PRÉ-OLÍMPICO
— Pela primeira vez após 12 anos, os Estados Unidos não conseguiram a vaga antecipada para a Olimpíada e terão que disputar a competição com sua força máxima para garantir a presença em Pequim 2008. Teremos apenas uma vaga em jogo e, além das americanas, nossos principais adversários são Cuba, Argentina e Canadá. Mesmo com uma equipe renovada, vamos trabalhar forte e ir para Valdivia brigar pela vaga. Após o mundial Sub-21, vou observar o grupo que irá disputar os Jogos Pan-Americanos e procurarei fazer uma convocação que contemple atletas que estejam num bom momento e que tenham o perfil que considero necessário para defender uma seleção. É claro que as jogadoras da Sub-21 poderão ser aproveitadas imediatamente na principal, mas terão que lutar e realmente merecer a vaga. É bom lembrar que grande parte das 12 atletas que estavam comigo na conquista da medalha de prata no Mundial Sub-21 da Croácia, em 2003, já passaram pela equipe adulta com o Barbosa e três disputaram o Mundial do Brasil no ano passado (Karen, Sílvia e Érika). Isso comprova a importância dessa categoria no processo de renovação.

Nenhum comentário: