terça-feira, 31 de março de 2009

Divino desiste de disputar Estadual

FÁBIO ESTEVAM

O Divino/Coc desistiu de participar do Campeonato Paulista de basquete feminino. O motivo foi a mudança promovida pela Federação Paulista de Basquete (FPB) no sistema de disputa da competição. Além do Divino, outros quatro times deixaram o torneio, antes mesmo de seu início. Assim, o Estadual começará no próximo dia 7 com apenas seis times na disputa: Santo André, Catanduva, Ourinhos, Guarulhos, São Caetano e Americana.

Fora do principal campeonato, o Divino terá de se curvar à ligas regionais de menor expressão e pode participar de uma competição não oficial. Desde o início das conversações com a Federação, o Divino e outros sete clubes expressaram a vontade de disputar o Campeonato Paulista somente caso fosse criada a 2ª Divisão. Esses clubes, com menor poder aquisitivo, entenderam que os clubes ´ricos´ certamente chegariam às finais, sem que os ´pobres´ tivessem chances para tanto.

Nova fórmula - Diante da situação, a FPB propôs que a competição fosse dividida em duas chaves. Os clubes se enfrentariam dentro delas e os dois primeiros colocados de cada uma fariam as semifinais, denominada Série A1. O terceiro e quarto colocados de cada grupo disputariam a chamada Série A2. Quatro equipes não aceitaram a proposta e o campeonato seria disputado por 10 times, entre eles o Divino.

No entanto, poucos dias antes de ser definida a tabela de jogos, São Bernardo anunciou sua retirada da disputa e a FPB decidiu mudar o regulamento. Os nove times restantes se enfrentariam em turno único e os quatro primeiros fariam os play-offs. Foi a gota d´água para que outros quatro times, incluindo o Divino, abandonassem o campeonato.

"Demoramos a tomar essa decisão, pois estávamos pensando, principalmente, nas meninas que estouraram a idade de juvenil e firmaram compromisso com a gente. Mas não teve jeito, preparamos o time para um esquema de calendário e a formula de disputa não será cumprida", lamenta.

Competição paralela -
Fora da disputa do Campeonato Paulista, o Divino busca alternativas para manter em atividade seu time adulto. Segundo Nestor Mostério, algumas opções estão sendo estudadas. "Vamos apostar em ligas regionais e vamos nos reunir, nas próximas semanas, com os outros clubes que ficaram de fora do Estadual para formularmos uma competição entre a gente, a fim de que nos mantenhamos ativos. Será uma competição não oficial".

Este é o segundo ano consecutivo que o Divino/Coc fica de fora da principal competição estadual. No ano passado, o time não disputou o campeonato por ter ficado sem elenco suficiente, depois que várias atletas, valorizadas pelo quarto lugar no torneio de 2007, deixaram a cidade.


Fonte: Jornal de Jundiaí

8 comentários:

Anônimo disse...

E Piracicaba, desistiu tambem?? Na tabela aparece jogos com a equipe de Piracicaba...

Anônimo disse...

Qta conversa prá justificar o injustificável...campeonato paralelo? Balela!

Lucas Canossa disse...

Piracicaba esta participandoo sim :D

XV

Anônimo disse...

Alô Nestor (ou seria Narciso...) faça de seus treinos da equipe adulta jogos oficiais. Assim vc sempre ganha!!!!

Anônimo disse...

Bruno

Eta cara que gosta de blá-blá,quer aparecer mais que o técnico,além de Narciso foi um grande enganador como técnico.

Anônimo disse...

A laranja podre não é apenas o sr. Nestor, podemos dizer que o maior mal desse time é o ilustríssimo sr. Taralo.

Anônimo disse...

Alguem pode me informar quem seri ao técnico de jundiaí no adulto???
Leigo

Anônimo disse...

Taralo, Nestor: daqui a alguns meses poderão exibir sua maior contribuição para o progresso e desenvolvimento do basquete feminino brasileiro - CAMPEÃO INVICTO DA LIGA CAMPINEIRA DE BASQUETE!!!!! É mole?