sábado, 15 de janeiro de 2011

Uma estrela chamada Carina Felippus

carina

Não sei se já publiquei esse post alguma vez, mas a ideia de escrevê-lo me persegue há alguns anos sempre que vejo as atuações da ala-pivô Carina Felippus, 31 anos e 1,84m.

Desde que retornou dos Estados Unidos, Carina é certamente das melhores jogadoras que atuam por aqui.

De uma oportunidade em Guarulhos, Carina logo foi fisgada para Catanduva e depois passou por Ourinhos até chegar a Americana.

Nesses três clubes que dominam o cenário nacional nos últimos anos, Carina sempre obteve espaço e destaque.

É daquele tipo de jogadora que aconteça o que acontecer, mantém-se protutiva com regularidade, o que talvez seja a causa desse seu brilho discreto.

Carina é inteligente, tem bons fundamentos, um belo arremesso na meia distância, tem visão de jogo e é disciplinada.

Defendendo o líder do campeonato ontem, Carina teve uma atuação maiúscula, com 20 pontos (9/12 nos dois pontos) e 4 rebotes.

Há oito anos entrevistei a ala Aide e quando a questionei sobre o fato de ela nunca ter recebido uma convocação para a seleção, ela me citou três fatores:

“Primeiro porque acho que meu estilo de jogo não agrada ou não se encaixa na filosofia deles; segundo porque pelo fato de por muitos anos eu ter atuado em equipes médias, isso pode ter estreitado as minhas oportunidades de conquistar um espaço na seleção; terceiro porque não entendo o critério de convocação que é utilizado por eles e aproveito a oportunidade para que se faça essa pergunta, pois acho que sanaria não só a minha duvida como a de muitas outras pessoas.”

A resposta de Aide ficou sempre marcada em minha memória e ressoa quando vejo casos como o de Carina.

Por que Carina nunca mereceu uma única convocação para a seleção?

Os argumentos mais recorrentes são os de que seja “velha” e “baixa”.

Pois enquanto a velha baixa estava por aqui, assistimos a ala Sílvia Gustavo ser improvisada na posição 4 durante a disputa do último Mundial, sendo que apenas três anos e dois centímetros separam as duas. Por alguns poucos minutos na mesma competição, assiti ainda um dos lances mais bizarros de toda a história do basquete feminino nacional, quando o espanhol Carlos Colinas -do alto de sua sabedoria- colocou Fernanda Beling para ocupar a mesma posição.

A verdade é que os critérios de convocação por aqui continuam “elitistas”, melindrosos e impenetráveis e excluem automaticamente nomes como os de Carina, que parecem nunca suficientemente bons.

29 comentários:

Anônimo disse...

Voce tem toda a razão. A Carina Felippus é uma das jogadoras mais consistentes da liga e se ve pelas instruções peça chave no esquema do Zanon. Marca bem, mesmo atletas mais altas, é rápida, cumpre rigorosa os esquemas e tem muito vigor(portanto nao serve como argumento sua idade).

Anônimo disse...

ela realmente vem muito bem (e mantendo uma regularidde incrível) há tempos!

parabéns pelo jogo de ontem!

Anônimo disse...

me lembra muito a vânia hernandes

Anônimo disse...

Quando Carina surgiu no cenário do basquete tínhamos na seleção brasileira Leila Sobral e Cintia Tuiú atuando nessa posição, por isso ela não teve espaço, ainda mais que na fila de espera, aguardando uma vaga estavam Ega e Mamá, que também tem idade próxima a Carina e já foram dispensadas da seleção. No cenário atual temos Franciele, Damiris e Nádia (que também pode atuar como ala/pivô). Acho difícil a CBB investir em uma atleta de 31 anos para jogar um ciclo tão curto, quando temos mais três opções para a mesma posição que podem render muito mais.

Rica M. disse...

"A verdade é que os critérios de convocação por aqui continuam “elitistas”, melindrosos e impenetráveis e excluem automaticamente nomes como os de Carina, que parecem nunca suficientemente bons."
Concordo com vc, Carina tá e sempre jogou muito!
E a questão das convocações, realmete gostaria de saber tb os critérios, enquanto isso muitas meninas não estão sendo aproveitadas!
Aproveito para perguuntar: Hortencia porque nao fazer uma seleção permanente tb sub-21? Porque as meninas que jogaram o ultimo ano de juvenil não estão sendo aproveitadas e temos muitas meninas boas aí, elas poderiam estar disputando tanto a Liga como o Paulista e eu aposto que iria dar muito trabalho para os times!

Anônimo disse...

PARABENS PELA MATERIA,PENA QUE A CBB NAO CONSIGA ENTENDER.
PARABENS CARINA.
MAS NA PANELA SO ENTRA INGREDIENTES
INDICADOS PELA CBB E COMPANHIA,PENA QUE AS VEZES NAO SAO DE BOA QUALIDADE,O RESULTADO FINAL E UMA GRANDE INDISGESTAO.

Robson Figueredo disse...

Se seleção é composta das melhores jogadoras a do Brsil não é, esse técnicos tem que mudar suas filosofias e convocar as melhores incluso nisso o nome da jogadora Carina.

Anônimo disse...

Esqueceu de falar de Carina em Guarulhos! Também foi maravilhosa por lá! Sabe qual o problema? É inteligente ,culta,curso superior completo...É mais fácil administrar pessoas sem conhecimento e sabedoria!rsrsrsrs
Parabéns Carina.

Unknown disse...

O curioso é que sempre lemos aqui que é urgente a necessidade de adaptar a Franciele na posiçao tres [3], pq, em nivel internacional, ela seria baixa e fraca fisicamente pra posiçao.

Agora leio esse tipo de lamentaçao. Sabe o que eu acho: as opinioes aqui são pouco consistentes e criteriosas, alem de mudar conforme a afinidade por esta ou aquela atleta, este ou aquele tecnico. Enfim...

Só pra deixar claro que nao tenho nada, absolutamente nada, contra a Carina.

Anônimo disse...

parabens vc colocou o que eu digo a ela toda vez que nos encontramos,
NOS ORGULHA DE CONHECE-LA.ela realmente é uma estrela
CA tdo de mto bom pra TI.
e OBRIGADA SEMPRE PELO SEU TRABALHO
bjs
bjs
cleide de SÃO PAULO

Anônimo disse...

ela merece, ela merece!

Anônimo disse...

só que ela não é parente da roseli!
karen e silvia ja deviam nao ser mais convocadas. Alias as duas estao péssimas!!

Anônimo disse...

TAMBÉM CONCORDO PANELA!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sou fã da Carina e acho que sem duvidas ela vem merecendo defender nosso país.Parabéns pela sua brilhante atuação.
Ana

Anônimo disse...

idade por idade o vexame micaela foi convocada, tudo bem que cortada, mas nem essa chance a Carina tem... eee ex-rainha, esta dando vexame no comando do basuqte feminino heinn!? Dançar nas baladas vc dança ne dona Hortencia mexer algo descente no basquete nada ne??

Bert disse...

Fernando,

Eu não sei a que opiniões você está se referindo.

Se forem às minhas, nunca fui entusiasta dessa visão sobre a Franciele. Me lembro de um post em que eu criticava o Bassul por insistir nessa história, enquanto usava a Izabela na posição 4 em Ourinhos.

Em relação à Clarissa, recentemente escrevi um post perguntando se seus números seriam aceitos enfim, agora que joga em Catanduva.

Enfim, seu comentário é pouco claro. Se é a mim que você quer atingir, argumente melhor.

Anônimo disse...

Ate que efim alguem enxergou a atleta que a Carina é,pois alem de ser uma pessoa emocionalmente muito equilibrada e uma guerreira em quadra além logico da capacidade de jogar para a equipe.Ela na minha opiniao poe muita novinha no bolso e mereceria estar na seleção.Mas é aquele negocio o basquete não tem pessoas capazes em sua direção na CBB como poderiam enxergar talentos como a Carina né.Parabens Carina vc é ótima e so quem perde é o basquete brasileiro.E graças a Deus não precisamos da seleção para ter o basquete feminino vivo,pelo contrario eles é que dependem muito das equipes para existir.
maria

Anônimo disse...

Quem só fala mal da Micalela vai
ter que engolir muitas coisas até
o final da Liga.

Renatinha disse...

Exelente essa matéria....Carina é uma ótima atleta, indiscutivelmente regular e ótima pessoa de grupo tbm. Esta de PARABÉNS CA.

Anônimo disse...

acho que essa matéria é sobre carina felippus, e NÃO micaela.

difícil, não?

Anônimo disse...

Ola anonimo das 12:07,voce tem toda
razão, a matéria é sobre o poten-
cial da Carina e vem um infeliz
falar da Micaela.A Carina é a Carina e a Micaela a Micaela. A
Carina é 4 e a Micaela é 3.Bem,pelo
menos no time de Santo André porque
na seleção ela é 2.Lamentavel.

Carina disse...

Gostaria de agradecer primeiramente a ti Bert por todos os elogios e também a todos que postaram comentários. Eu jogo basquete por amor e sou muito grata a todas as oportunidades que já tive na vida através do esporte e todos os amigos que conquistei. Não acho que seja meu lugar debater sobre minha própria convocação a seleção mas todos que me conhecem sabem o quanto isso seria maravilhoso. Mas independente disso continuo muito feliz e espero poder me manter uma jogadora ativa no basquete nacional por muitos anos ainda. Mais uma vez obrigada, me alegra e principalmente me motiva ler uma matéria como essa sobre mim mesma.
Com carinho, Carina.

Basqueteiro... disse...

Gostei muito do artigo sobre a Carina Felippus. Acho importante termos na seleção jogadoras regulares e disciplinadas.

Por sinal, disciplina tática é primordial para qualquer seleção que queira ser levada a sério hoje em dia. Basta vermos a seleção americana. A própria seleção argentina acaba conseguindo se sair "melhor que a enconmenda" graças à sua disciplina tática. No masculino, os hermanos foram vitoriosos graças a isto.

Se observarmos o volei feminino, a seleção japonesa conseguiu o bronze no último mundial porque é hoje a seleção mais disciplinada taticamente. Mesmo sendo limitada fisicamente, as baixinhas orientais conseguiram o tal feito porque são extremamente disciplinadas. Um grupo mediano pode se tornar bom se existe disciplina tática.

Carina Felippus é um exemplo disto. A Fernanda Beling também. A Janeth era extremamente disciplinada.

Ainda com os exemplos do volei, na Superliga Feminina, a equipe do Pinheiros vem conseguindo grandes vitórias com um time mediano. Tudo isto graças à disciplina tática e uma comissão técnica com visão de jogo e que sabe o que faz.

Definitivamente, estamos precisando de uma comissão técnica, repito, COMISSÃO TÉCNICA, cuja filosofia esteja marcada pela disciplina tática.

Basqueteiro... disse...

Só complementando...

Definitivamente, Clarissa merece uma convocação. Como a menina pega rebote, como ela se posiciona bem no garrafão. Nem que sua única função seja pegar rebotes e passar a bola para outra jogadora.

Alguém citou que a Carina lembra a Vânia Hernandes. Pois então reitero que temos duas Vânias Hernandes sendo disperdiçadas. A Clarissa me lembra a Vânia por causa da improbabilidade nos rebotes. Quem não conhece poderia afirmar que uma pivô tão baixa não seria reboteira, pois a Clarissa "mata a cobra e mostra o pau".

Ambas merecem uma chance. Pelo menos de serem observadas como se saem a nível internacional.

Bert disse...

Olá, Carina!

Os elogios foram todos merecidos.

Parabéns pelo seu trabalho!

Grande abraço.

Anônimo disse...

Eu queria entender uma coisa: Se a Fernanda Beling,a Tatiane, a Mamá, a Vivian, a Chuca, a Isis, a Karen,a Jaqueline,a Lilian, ou seja, todas essas "CRAQUES DE BOLA" já estiveram ou ainda estão na seleção e não disseram o que foram fazer lá, por que a Carina Felipus não poderia passar por lá também? Em relação à idade dela é uma PIADA, pois o basquete feminino do Brasil não tem renovação e sempre dependeu de jogadoras velhas e quase de bengalas na mão: HORTENCIA E PAULA nos tempos de glória, agora em 2010 Alessandra, Helen, e no passado próximo Janeth e Cintia Tuiú. Em tempo: a comparação citada com a Silvia e a Fernanda Beling sobre o que aconteceu no Mundial foi realmente de partir o coração, ou seja, a Clarissa e a Carina Felipus, com toda a dedicaçã ao esporte, não valem uma Silvia Gustavo improvisada, que ainda por cima não é pivô e é mais baixa. Que mundo é esse? Já sei, é o mesmo que nos deixa na 9ª colocação no último Mundial e com todas as "estrelas" novas e altas, Iziane que o diga "aff-credo" que jogadora prepotente e destituída de talento.

Danillo Silva disse...

Sem dúvidas, Carina tem espaço na seleção... É uma jogadora que tem espaço em qualquer time, além do mais tem jogo que você quase não a vê na partida e no final do jogo seus números são fantásticos...

Resumindo, uma jogadora eficiente. Que é o que resolve os jogos. Nome não ganha jogo e sim o que se faz dentro das 4 linhas!

parabéns pelo campeonato que está fazendo Carina, sempre falo pra um amigo meu que você é uma das peças chaves do time e orgulho da nossa cidade!!!

Anônimo disse...

achei bacana ela ter vindo aqui agradecer o post e os comentários.

primeira vez que vejo uma atleta usar de seu próprio nome aqui...


parabéns mais uma vez, carina!

MeninoBionico disse...

otima jogadora! se tivesse 10cm a mais, seria a melhor 4 do Brasil. uma 4 que bate pra dentro. se jogasse como 3, seria muito boa opção. experiente, vale seleção!