A CBB anunciou nesta semana os participantes e a tabela do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino Adulto, que começará no dia 14 de novembro, um sábado. A competição terá oito times, representando somente três estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O nome que mais chama atenção no novo campeonato, porém, é o Botafogo, do Rio de Janeiro, que retorna à competição de olho em beliscar um lugar na futura liga feminina, projetada para 2010, e em revelar talentos para os Jogos Olímpicos do Rio-2016.
O Nacional terá a presença do atual pentacampeão Colchões Castor/Fio/Unimed/Ourinhos, além dos paulistas Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana, São Caetano/UNIP, AD Santo André (único a participar de todas as 12 edições do Nacional) e São Bernardo. O Vasto Verde/Uniasselvi, de Blumenau, é o representante de Santa Catarina. O Botafogo entra no lugar da Mangueira, sétimo colocado no ano passado, como representante carioca. A equipe alvinegra participou do campeonato de 2007, terminando na sétima posição, e antes disso, esteve na competição em 1999, quando foi quinto lugar.
Com a formação de uma liga feminina, nos moldes da Liga Nacional de Basquete masculina, prevista para o início de 2010, o diretor de esportes olímpicos do Botafogo, Miguel Ângelo da Luz, admitiu que a participação no Nacional deste ano é uma forma de deixar seu clube bem encaminhado para conseguir uma vaga no ano que vem. Na liga masculina, os times que participaram do último Nacional Masculino tiveram preferência na obtenção de franquias, e hoje o Alvinegro se encontra entre as equipes que têm dificuldades para entrar no NBB. “A liga vai acontecer no ano que vem e é um dos nossos objetivos. Estamos em contato com a confederação. Deve haver uma reunião no começo do ano que vem para discutir isso”, disse Miguel Ângelo.
O Glorioso entra no campeonato feminino sem patrocinadores, bancando sua participação por conta própria. O time contará com alguns reforços, como a pivô Kelly Cota e a ala Suelen, que estavam em Piracicaba, e a ala-armadora Camila Lacerda, que volta ao clube após uma passagem por Ourinhos. O núcleo da equipe, porém, vem das categorias de base, reconhecidas entre as melhores do estado e do país. Nos presentes campeonatos estaduais, o Botafogo lidera a categoria infanto-juvenil e está na segunda posição na categoria juvenil. O Alvinegro emplacou também cinco jogadoras na Seleção Carioca Sub-17: Ana Luisa, Camila, Érika, Laís Daiane e Nathalia.
Miguel Ângelo está apostando no futuro de suas garotas, já visando os Jogos Olímpicos de 2016. “É um time forte e talentoso. Queremos dar experiência para elas, que têm muito potencial. Na minha opinião, pelo menos três delas vão vingar e chegar à Seleção Brasileira em breve”, disse o dirigente.
O time será comandado por Orlando Assunção, o Alfinete, e jogará no ginásio de General Severiano, com capacidade para 1.500 pessoas. O clube planeja ações de marketing no Estádio Olímpico de futebol, popularmente conhecido como Engenhão, para atrair público para o campeonato.
Fonte: BasketBrasil
6 comentários:
Para mim a melhor notícia desse post é que a 1.ª Liga Feminina de Basquete será disputada no início do ano que vem, antes do Mundial da Rep. Tcheca.
Ainda tenho esperança que algumas altetas sejam repatriadas e tenhamos um competição com um nível melhor, para que os critérios de convocação do Bassul sejam mais coerentes.
Quanto a esse Campeonato Paulista que estão chamando de Nacional, espero que termine logo.
ESSE BLOD É DE BASQUETE...
BOM VAMOS LÁ O VOLEI FEMENINO ATUAL CAMPEAO OLIMPICO TEM UMA SUPOSTA SUPER LIGA "SEM GRAÇA" FAZ ANOS QUE SO OSASCO E RIO FAZ A FINAL SEM EMOÇÃO OUTROS TIMES LEVAM 3X0 E NINGUEM FALA NADA.
NOS CONSEGUIMOS GARANTIR 4 TIMES EXCELENTES ESTAMOS RECLAMANDO DO QUE?
VAMOS TORCER PELO PROXIMO TORNEIO MONTAR MAIS EQUIPES REPATRIAR NOSSAS ESTRELAS ERIKA, IZIANE, ADRIANIHA, CLAUDINHA, CLARISSA, IZABELA...
AI SI UM BOM CAMPEONATO
Não querendo botar fogo (não Botafogo..rsrs)...esse ano na Super Liga Feminina, serão 13 EQUIPES...e pelo menos 6 ótimas...e não são apenas duas não, como o Finasa e Rexona...teremos São Caetano e Minas, muito fortes também...
Gente, vamos ser realistas, por favor...nosso Basquete tá mesmo na m.r.a...quem duvida disso?
Não defendo o Voleibol, mas é só prestar atenção no que está acontecendo...
kelly cota joga mtuuuu
Piadaaaaa
Só a Nathália tem condições de pegar seleção brasileira de base entre todas as citadas.
Ridículo.
Passou no Globo Esporte (12/11) uma matéria dizendo que a base do time são meninas com menos de 19 anos.
vamos lá:
Renata Oliveira 28 anos
Suellem na casa dos 24 e 25 anos
Alice na casa dos 24 e 25 anos
Kelly na casa dos 24 e 25 anos
Ana na casa dos 21 e 23 anos
Camila na casa dos 20 e 21 anos
K. Cotta provavelmente acima dos 25 anos
Suellem (ex piracicaba) na casa dos 24 anos
Fernanda na casa dos 23 anos
Enfim, não tenho as idades certas, porém, são todas adultas.
Pelo menos 9 atletas com idade de adulto. Como a base é formada por meninas com menos de 19 anos ?
Postar um comentário