sábado, 22 de setembro de 2012

Com intervalo de duas semanas por jogo, atletas tentam buscar motivação nos treinos diários

O primeiro jogo de Ourinhos no Campeonato Paulista 2012 aconteceu há exatamente duas semanas, no dia 8 de setembro e a equipe só volta as quadras no domingo (23) contra Americana, em partida no Ginásio José Maria Paschoalick, o Monstrinho. Ficar sem jogar é complicado, mas as jogadoras afirmam ‘tirar’ motivação nos treinos em equipe, focando sempre no próximo embate.
 
Na divisão especial feminina foram formadas duas chaves, uma com cinco equipes e outra com quatro. Porém, antes do início da competição uma das equipes da chave B desistiu, ‘atrapalhando’ toda a tabela de jogos. Por isso, na chave de Ourinhos ocorrem menos jogos e a equipe disputa duas vezes contra Presidente Venceslau e Americana na primeira fase.
 
Com isso, o Ourinhos Basquete bem como as demais equipes do interior foram prejudicadas com menos jogos. Para algumas atletas isso é bom, já para outras é mais ‘complicado’. Por isso conversamos com as jogadoras de Ourinhos e com o técnico Edson Ferreto, para saber, como se trabalha o papel do foco e da motivação, ficando tanto tempo sem jogos oficiais.
 
Particularmente, a jogadora Silvia afirma que não gosta de ficar muito tempo sem jogar. “Para mim quanto menos treinar melhor, gosto mesmo é de jogar e acho que todo atleta é assim. Mas agora é manter o foco e a concentração porque o campeonato é importante, e nós sabemos que apesar da quantidade de dias que ficamos treinando temos adversários muito fortes e como nós também estão sem jogar. Acredito que elas estão ansiosas como nós esperando uma grande partida neste domingo”, afirmou.
 
Silvia destaca que mesmo treinando é hora de se manter focada. “Agora é tentar se manter focada, a parte tática e técnica estamos treinando com o João e com o Ferreto e podemos ter uns treino mais light. Quando está chegando próximo do jogo é muito mais concentração. Mas nós já estamos acostumadas, é normal”, finalizou.
 
Damiris conta que para ela não é difícil só treinar. “Motivação nós temos sempre, porque nós jogamos basquete porque amamos o esporte, e gostamos realmente disso. Então vir treinar é um prazer. Eu mesmo posso estar cansada, com saudade de casa, mas chega aqui encontro com as minhas companheiras em um treino alegre, afinal está todo mundo querendo a mesma coisa, então fica gostoso e tudo de ruim vai embora”.
 
Porém, Damiris também prefere jogar mais, e destaca que esse tempo com a equipe foi muito importante para seu entrosamento. “É a primeira vez que eu treino bastante para jogar pouco, mas eu estou me adaptando muito bem, acredito que as meninas também e agora é até bom porque a gente descansa, estuda mais os adversários, para poder jogar melhor. Mesmo assim ainda é preferível jogar toda a semana, para não ficarmos parada, principalmente pela questão física. Mas como eu estou chegando agora, tive a sorte de ter esse tempo para me entrosar com a equipe”, concluiu.
 
Para o técnico Edson Ferreto, esse tempo sem jogos tem sido até bom, pois a equipe está completa a menos de um mês e precisava de um período para se entrosar. “Não acho que é tanto tempo sem jogar. A equipe só está completa agora e é pouco tempo para se fazer um bom trabalho. Tivemos apenas um jogo e ainda o azar de ficar em uma chave só de três equipes”, disse.
 
“A motivação é o treinamento. As jogadoras foram chegando aos poucos, tínhamos uma base deformada pelas meninas que estavam na seleção, a Damiris praticamente acabou de chegar, a Plutín estava fora do Brasil, então elas ainda estão com pouco tempo de treino. E nós precisamos mesmo treinar para que tenhamos melhores condições de jogo. Precisava até de mais tempo, mas vamos melhorar o ritmo de jogo dentro da competição”, contou Ferreto.
 
Edson também destacou a dificuldade de fazer amistosos em Ourinhos. “É muito difícil termos amistosos pela distância e os outros não querem vir pra cá o que é uma pena, mas acredito que a equipe vai pegar as condições de jogo dentro da competição”.
 
Ferreto também destaca que não é hora de reclamar de falta de jogos, pois quando começar a segunda fase da competição e os Jogos Abertos será muitos jogos pela frente. “Na hora que começar, elas vão enjoar de jogar. Os Jogos abertos, por exemplo, se joga todos os dias, e é o melhor do basquete feminino do interior. Então na hora que começar a jogar, joga muito. Na liga são jogos casados, em uma viagem joga até duas vezes”, finalizou.

Fonte: Diário de Ourinhos

Um comentário:

Anônimo disse...

A Abi Ollajoun ainda não chegou em Ourinhos?