A FIBA Américas finalizou o processo de licitação para a Copa América/ Pré-Mundial em 2013, classificatório para o Mundial de 2014. Cinco países apresentaram a carta de intenções para sediar o Torneio mais importante do continente, nas categorias feminina e masculina. Para sediar o masculino, Argentina, México e Venezuela apresentaram documentos de interesse para sediar o evento em 2013, e no feminino BRASIL, México e Porto Rico também se candidataram.
"Estamos muito satisfeitos", disse Alberto Garcia, Secretário Geral da FIBA Américas. "Ter tantos países interessados em sediar e organizar nossos eventos, mais uma vez confirma o sucesso que tivemos este ano, em Mar del Plata e Neiva com nossos Campeonatos. Ambos os torneios têm demonstrado a qualidade e impacto, tanto desportivos, econômicos e históricos, que é para hospedar a melhor competição de basquete no continente".
A Argentina organizou o Pré-Olímpico em 2011, em Mar del Plata, demonstrando capacidade de organização e excelente equipe durante a configuração de um evento desta magnitude. Srº German Vaccaro, presidente da Confederação Argentina de Basquete, declarou em diversas ocasiões que há inúmeros benefícios em sediar, além da oportunidade de defender o título em casa. A Argentina também organizou a Copa América Masculina em 2001, em Neuquén, e um Mundial Masculino em 1990, em Córdoba.
A Venezuela é o candidato com mais impulso dentro dos candidatos, além de estar entre os finalistas para sediar o Pré-Olímpico de 2012, têm o apoio do governo e autoridades para uma renovação completa de suas instalações. Além disso, a figura de seu presidente, srº Carmelo Cortez, a Federação Nacional de Basquete desenvolveu um plano para dar destaque a equipe masculina que teve um excelente desempenho em Mar del Plata, liderados por Greivis Vázquez, da NBA.
O Brasil que quer organizar a Copa América/ Pré-Mundial Feminino tem dominado os Sul-Americanos ao longo da história. Em Neiva, liderada por sua estrela Erika de Souza, MVP da competição, as brasileiras venceram todas as partidas, incluindo a final, onde venceu a Argentina com uma vantagem de 52 pontos. Agora, srº Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), acredita que o ano de 2013 será um ano ideal para celebrar esta geração e defender seu título em casa. Brasil é o país que mais organizou Copa Américas Femininas, foram quatro no total (1993, 1997, 2001, 2009). Além de quatro Mundiais Femininos (2006, 1983, 1971, 1957); do Pré-Olímpico Masculino em 1984, em São Paulo; e dois Mundiais Masculinos em 1963 e 1954.
Porto Rico também quer sediar a Copa América/ Pré-Mundial Feminino, depois de seu time conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011, vencendo as seleções do Brasil, Estados Unidos e Argentina. O presidente da Federação de Basquete de Porto Rico, Srº Carlos Beltrán, acredita em sua equipe feminina e está confiante de que os porto-riquenhos em massa apoiarão a equipe uma vez sendo o anfitrião. Porto Rico é o país que mais organizou Copa Américas/Pré-Mundiais Masculinos, foram cinco no total (2009, 2003, 1999, 1993, 1980). Também foi o anfitrião do Mundial Masculino em 1974. É a primeira vez na história que o país se candidata a organizar um campeonato feminino desta magnitude.
O México quer sediar de qualquer forma uma competição. Seu interesse é tanto que se candidataram a sediar a Competição nas duas categorias. Como Porto Rico, os mexicanos estão motivados com o grande desempenho que obteve com as duas equipes nos Jogos Pan-Americanos, em que foram os anfitriões, e querem garantir a sede para ter todos os elementos possíveis de repetir a façanha. O presidente da Associação Desportiva Mexicana de Basquete (ADEMEBA), srº Modesto Robledo, tem demonstrado um grande compromisso com o desenvolvimento do esporte em seu país e a candidatura para os dois eventos é a prova disto. O México sediou a Copa América/Pré-Mundial em 1989 na Cidade do México e está confiante de que a capacidade demonstrada nos recentes Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 será prova suficiente de que eles serão merecedores de sediar a competição, seja masculino ou feminino. Ambas as Copa Américas 2013 são classificatórios para o Campeonato Mundial de 2014, o masculino na Espanha e o feminino na Turquia.
"Todos os países com qualidades e dignos para se tornar a sede do nosso Campeonato. Como sempre, tudo tem seu devido processo legal e estaremos avaliando a candidatura de cada um com o respeito que merecem. O importante aqui é de felicitar as cinco federações pelo compromisso que têm com o desenvolvimento do basquete em seu país e aplaudir por quererem dar todas as facilidades para o triunfo da equipe nacional frente aos seus”, disse García.
O processo de avaliação da sedes licitantes começará imediatamente e as federações receberam todos os documentos com as exigências de um país organizador e em 26 de março de 2012 deverão confirmar sua intenção de continuar no processo de licitação. Em 20 de julho o Comitê Executivo da FIBA Américas irá decidir quais países sediarão as Competições da FIBA Américas em 2013
"A tendência é que cada Campeonato FIBA Américas supere a anterior. Acreditamos em todos os países que apresentaram a proposta e nós sabemos que ambos os torneios de 2013 serão os melhores da nossa história. Disto não temos nenhuma dúvida”, concluiu Garcia.
2 comentários:
É isso ai Brasil, mostra para o seu povo o quanto a seleção é fraca, mas se tratando de Copa América elas tem grande chances de ganhar e enganar. Fico muito triste com isso amo demais esse esporte.
Deveríamos nos candidatar para os Mundiais de base feminino: sub-17 e sub-19.
Postar um comentário