Talvez muitos ainda não saibam, mas o Ourinhos Basquete possui a jogadora mais jovem inscrita na segunda edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2011/2012. Trata-se de Kananda Ribeiro Benedicto, de 15 anos (03 de maio de 1996), 1m80 e 68kg, que é apontada como uma das promessas do basquete feminino brasileiro, prova disso, é que a ala/pivô já defende os selecionados nacionais de base.
Integrando e trabalhando com o elenco do time adulto, que é comandado pelo experiente técnico Antônio Carlos Barbosa, desde o início da temporada, Kananda viveu uma experiência notável no duelo em que a sua equipe derrotou o São Caetano/Drummond, fora de casa, por 75 a 48. A jovem atleta esteve em quadra durante 3min25 e anotou os seus primeiros pontos na competição.
“Foi muito legal, pois sempre tive este sonho de jogar no time adulto do Ourinhos Basquete e vinha trabalhando há muito tempo para conseguir isso. A cesta que marquei foi através de um arremesso, em que recebi a bola, girei e arremessei. Fiquei muito feliz em ter convertido os meus primeiros pontos com a equipe adulta”, relata Kananda, que vai seguir treinando arduamente, lutando pelo seu espaço.
“Quero seguir trabalhando, buscando o meu espaço, procurando fazer sempre aquilo que o Barbosa e a Lisdeivi Pompa (assistente técnica) pedirem da melhor forma possível. A expectativa é que o Ourinhos Basquete realize uma grande campanha nesta segunda edição da Liga, brigando pelos seus objetivos”, acrescenta a jovem atleta, que tem as ex-jogadoras Hortência Marcari e Janeth Arciain como exemplo.
“As duas foram jogadoras sensacionais e jogavam muito, além disso, com elas não tinha bola perdida”, complementa Kananda.
O técnico Antônio Carlos Barbosa sempre abriu espaço para jogadoras novatas nos clubes ou mesmo quando comandou a Seleção Brasileira. “Eu sempre tive essa linha desde o tempo de Seleção, de mesclar jogadoras experientes e jovens, basta recordar que lancei, ainda muito jovens, as jogadoras Hortência, Paula, e Marta. O Ourinhos Basquete conta com um trabalho de base muito bem feito pela Lisdeivi e pela Cris, por isso, abri espaço para algumas jogadoras jovens trabalharem com o time adulto”, comenta o treinador, salientando que a Kananda tem tudo para confirmar as previsões que são feitas sobre ela.
“Trata-se de uma jogadora com um grande futuro, com 15 anos já defendeu a Seleção Brasileira Sub-16 e isso caracteriza que é uma atleta de grande potencial. Ela tem um senso de responsabilidade muito grande, além de ser uma atleta muito dedicada. Com as baixas que tivemos no elenco – as contusões da Bethânia e da Plutin – apareceu à oportunidade e a Kananda foi bem”, complementa Barbosa.
Para a experiente Kelly Santos, um dos reforços do Ourinhos Basquete, a companheira de time é uma jogadora muito dedicada. “A Kananda é um dos futuros do basquete feminino. Apesar de ter apenas 15 anos, ela demonstra muita força de vontade e dedicação nos treinamentos e isso vai fazer a diferença na carreira", opina a pivô, que defendeu a Seleção Brasileira por muito tempo e jogou em grandes centros do basquete mundial.
Até aqui, o Ourinhos Basquete entrou em quadra duas vezes, obtendo uma vitória e sofrendo uma derrota, ocupando a quarta colocação na classificação geral, com 50,0% de aproveitamento. O time volta à quadra no sábado (17 de dezembro), às 17h00, para enfrentar o Santo André/Semasa, no ginásio Municipal José Maria Paschoalik (Monstrinho), na cidade de Ourinhos (SP), na abertura da segunda semana.
3 comentários:
Só é uma pena formarem uma menina de 1,80m na posição de ala/pivô. Se não mudar de posição ficará restrita ao mercado nacional. Alguém falou isso pra ela?
Deprimente.
Só acho que ela devia estar na escola, e a liga profissional só aceitasse maiores de 21anos
Na sub 15 no sul americano, ela jogou na posição 3.
Postar um comentário