Em uma final emocionante, o Rio de Janeiro conquistou a medalha de ouro do torneio feminino de basquete da Divisão Especial das Olimpíadas Escolares Fortaleza 2010. Neste domingo, dia 19, na Universidade de Fortaleza (Unifor), as cariocas do Colégio Santa Mônica venceram as paranaenses do Colégio Portinari por 53 a 37. Na disputa pelo bronze, o Instituto Educacional Jangada, de Santa Catarina, derrotou a Escola Estadual Antônio Marinho, de São Paulo, por 39 a 24, garantindo um lugar no pódio.
Para o técnico do Colégio Santa Mônica, Guilherme Vos, as cariocas só perceberam que estavam disputando uma medalha de ouro no segundo tempo da decisão. "Em qualquer situação, em qualquer jogo, tem que existir atitude. As meninas estavam jogando como se quisessem o título de vice-campeãs", disse Guilherme.
A equipe do Colégio Santa Mônica teve como destaque a ala-pivô Thainá Silva, de 14 anos. A atleta ,de 1,81m, marcou 20 pontos no jogo. "A sensação da vitória é inexplicável. Nós já estávamos conformadas com o segundo lugar, até que nosso técnico nos mostrou que ainda era possível virar o jogo", afirmou emocionada a cestinha.
A medalha de prata ficou com o time do Colégio Portinari que, durante os três primeiros quartos da partida, lutou bravamente em busca da vitória. Segundo o técnico paranaense, Paulo Vasconcelos, as atletas ficaram tensas com a proximidade do fim do jogo. "Foi muita pressão no último período e o nervosismo aumentava ainda mais quando não pontuávamos em lances livres", disse Paulo.
Na disputa pelo bronze, o Instituto Educacional Jangada, de Santa Catarina, venceu a Escola Estadual Antônio Marinho, de São Paulo. Júlio Patrício, técnico ha dois anos da equipe catarinense, afirmou que suas garotas foram guerreiras desde a etapa Municipal das Olimpíadas Escolares. "As meninas têm baixa estatura, passaram por momentos difíceis, mas conquistaram o bronze com garra. Foi uma medalha com gostinho de ouro", ressaltou Júlio Patrício.
Colégio Portinari é Vice-Campeão Brasileiro no basquete feminino
A equipe de basquete feminino do Colégio Portinari de Londrina representou o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras disputada em Fortaleza no Ceará entre os dias 10 e 19 de setembro.
Na primeira fase a equipe fez uma campanha impecável vencendo na estréia o estado do Rio Grande do Norte por 97x18, no segundo jogo a vitória foi sobre o Mato Grosso por 43x18 e na última partida ganhou do Espirito Santo, atual vice-campeão, pelo placar de 55x18. Nas semi-final o adversário foi São Paulo e novamente a equipe paranaense dominou a partida vencendo 3 dos 4 quartos de jogo (11x09,10x06,13x09,06x09), sendo o placar final 40x33.
Na final o adversário foi o favorito Colégio Santa Mônica do Rio de Janeiro, atual campeão e time com maior média de altura do campeonato. Apesar do favoritismo das cariocas a equipe do Colégio Portinari impôs seu ritmo de jogo, venceu os dois primeiros quartos por 11x09 e 10x06 e no terceiro quarto ampliou para 13 pontos de diferença a menos de 4 minutos do final da parcial. O domínio da partida se inverteu quando as duas atletas mais experientes, Alissa Fumagalli e Larissa Ciappina, foram desqualificadas com 5 faltas, a partir daí o Rio de Janeiro passou a pressionar e virou a partida com tranquilidade e sagrou se Bi-Campeão ao vencer pelo placar final de 53 a 37.
Segundo o técnico Paulo Vasconcelos apesar da tristeza por deixar o título escapar no final da partida o resultado deve ser amplamente comemorado, "Foi o 1º ano que disputamos os Jogos Colegiais do PR, éramos uma das equipes mais baixas no brasileiro, tinhamos um elenco reduzido e com atletas mais jovens logo temos muito o que comemorar. Não podemos deixar uma derrota apagar toda a campanha vitóriosa que fizemos, o titulo estadual invicto, a ótima campanha no brasileiro, tivemos nosso mérito mas o RJ foi melhor e mereceu o título, temos que reconhecer isso".
Vale ressaltar que das 8 modalidades coletivas que representavam o Paraná em Fortaleza apenas 3 conseguiram se classificar para as semi-finais e apenas o basquete feminino alcançou a final.
As atletas do Colégio Portinari fazem parte do projeto do Projeto Basquete Feminino Juventude que conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina através da Fundação de Esportes (FEIPE), Colégio Portinari, Academia Energy Gym e Restaurante Meeting e com o apoio da Sociedade Amigos do Bandeirantes e Bairro Industrial (SABBI) e Iate Clube de Londrina. As meninas entre 08 e 13 anos interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com o professor Paulo Vasconcelos pelo telefone 9977-6615.
5 comentários:
Parabéns Rio de Janeiro. Parabéns Thainá e Parabéns Guilherme.
Mas do que nunca nós do Rio merecemos que vejam que nós procuramos fazer um trabalho sério no Basquete Feminino.
que vergonha para São Paulo! Aff!!
olá Bert, que bom que vc foi ver o mundial de basquete femenino!
Primeiramente, gostaria que informar que o nome correto é SANTA MONICA CENTRO EDUCACIONAL, isso é muito importânte, pois aquí no Rio de Janeiro tem o "rival" que é Colégio!
E tc que o jogo teve a "virada" do placar com TODAS, todas as mininas do Parana em quadra!
parabêns a todos do CENTRO EDUCACIOPNAL SANTA MONICA, tudo de bom pr vc aí no mundial!
è realmente foi "muito ruim" a participação do PR (Colégio Portinari - Londrina) "apenas" o vice campeonato. Parabéns ao Paulo e as atletas do Projeto Basquete Feminino Juventude Londrina. Pais, valeu a torcida in loco.
É, realmente, a equipe do PR (Colégio Portinari Londrina) foi "muito ruim" nas OLEBs perdeu para o RJ na final e foi vice campeão, que pena para alguns que só insistem em criticar sem saber dos fatos.
Parabéns Paulo e meninas!!!
Postar um comentário