terça-feira, 21 de setembro de 2010

Austrália conta com fenômeno de 19 anos na busca pelo bi Mundial

529622-elizabeth-cambage Forte candidata ao título, a Austrália chega para o Mundial feminino da República Tcheca cercada de expectativas. Lauren Jackson, Penny Taylor e as demais atletas da geração campeã em 2006 seguem como as principais atrações, mas as atenções também estarão voltadas para a jovem pivô Liz Cambage, de 2,03 m de altura e apenas 19 anos, que vem sendo considerada por especialistas como a principal promessa do basquete internacional para os próximos anos.

Após brilhar nas categorias de base, Cambage debutou na seleção principal da Austrália no ano passado, na conquista do Campeonato da Oceania. Mas o que chamou a atenção foi o desempenho da pivô na última temporada da liga local. Foi a principal reboteira da competição, com médias de 10,3 por jogo, além de anotar 15 pontos por partida, e responsável por conduzir o Bulleen Boomers às finais. A performance fez com que fosse escolhida para o quinteto ideal da competição.

“Ela será a nova Tamika Catchings, é fora de série”, afirmou a técnica da seleção australiana, Carrie Graf, fazendo referência à consagrada ala dos Estados Unidos. “Tem apenas 19 anos, é única e especial, mas ainda está evoluindo. Ainda tem um longo caminho para percorrer”.

Cambage começou a jogar basquete com apenas 10 anos e é fruto do trabalho realizado pelo Instituto Australiano do Esporte (AIS). O modelo, desenvolvido pelo governo local em parceria com escolas e universidades, foca o aprimoramento dos atletas de alto rendimento.

O desempenho na última liga australiana chamou a atenção das equipes da WNBA. A pivô é considerada uma das atletas mais cobiçadas do próximo draft do campeonato norte-americano e está cotada para ser a segunda escolha da seleção, atrás apenas do prodígio local Maya Moore.

“Ela é jovem e está ainda melhor do que quando a vi pela primeira vez [em julho]”, disse o técnico dos Estados Unidos, Geno Auriermma. “Se teve esse progresso em dois meses, imagine até a Olimpíada de Londres-2012”.

Liz Cambage é constantemente comparada à pivô Lauren Jackson e considerada a sucessora da principal jogadora da seleção australiana, que conquistou por três vezes o prêmio de MVP da WNBA e conduziu o time nacional à conquista do Mundial feminino em 2006. A consagrada veterana de 29 anos está confirmada como companheira da jovem promessa na equipe que buscará o bicampeonato na República Tcheca.

Fonte: UOL

5 comentários:

Maurício disse...

E esse talento veremos no Rio 2016...
2,03 metros....e nossas Isis e Danila foram esquecidas, elas precisam de alguem que ajude aprimorar elas....pelo jeito que vai, será comum ver jogadoras acima de 2,00 metro, no passado era uma ou outra jogadora que passava dessa estatura.

Anônimo disse...

A nova Tamika Catchings, não seria a nova Lauren Jackson, Lisa Lesley ou sei lá Seng Haixia?!? rsrsrs

F1 Trulli disse...

Liz, a nova Seng Haixia é fod@... auhuahauha

a Carrie Graf se atrapalhou c/ os nomes. Nada haver a Tamika Catchings (uma ala) c/ Liz Cambage.

acho q ela quis citar a Sylvia Fowles...

Anônimo disse...

O mais curioso é que pelo site da FIBA a Liz Cambage não é australiana de origem e sim inglesa, o que não é mencionada pelo artigo.Aliás dos times co campeonato mundial poucos países tem todos os seus atletas nascidos na patria que representam:
Apenas Japão, Coréia,Argentina, República Tcheca, EUA, Brasil e Senegal O campeões entre os naturalizados é o time da Russia com 3 naturalizadas uma americana, uma húngara e uma da Moldávia.

Anônimo disse...

O Brasil tinha que entrar na moda tb... mas quem gostaria de se naturalizar braseileira? Talvez alguma cubana...

Caco