quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Cléia passa as férias no Brasil e ensaia retorno em Araçatuba

15341_FP Ela nasceu em uma família humilde e, desde criança, aprendeu a valorizar o trabalho.
Caçula de seis filhos (ao lado de Cledson, de quem é gêmea), Cléia Crepaldi saiu muito cedo de casa para se dedicar à profissão que escolheu: o basquete.  “Minhas irmãs também jogavam. A mais velha, Cláudia, que hoje tem 41 anos, jogou em Catanduva na época da Hortência e da Janeth, do Higienópolis. Como minha família era muito grande, ela cuidava de mim. Então, eu ia todos os dias ao treinamento com ela e acabei gostando”, conta a atleta, hoje com 32 anos.
Ainda menina, ela começou a treinar na Escola Estadual Dr. Nestor Sampaio Bittencourt e a disputar campeonatos colegiais. Aos 13 anos, recebeu convite para jogar fora de Catanduva. “Aceitei e fui jogar em Araçatuba. Na sequência, fui para Votuporanga, Jundiaí, São Bernardo do Campo e Guarulhos. Voltei para Catanduva apenas em 2005, aos 28 anos, onde fiquei por nove meses, jogando no Catanduva Basket Club”, lembra Cléia.
Para ela, a temporada de volta à sua terra natal foi muito importante, especialmente pela visibilidade da equipe e pela possibilidade de se destacar nos campeonatos.
“Depois de 15 anos, voltei para minha cidade e tivemos um ano muito positivo no basquete, mesmo sendo uma equipe média. Quando joguei aqui em Catanduva, através de destaques coletivos e pessoais, surgiu o convite para jogar na Europa”, justifica a lateral.
Depois de ganhar o Campeonato Paulista da segunda divisão, de ter sido um dos destaques da equipe no Campeonato Brasileiro e de ter conquistado o 2° lugar nos Jogos Abertos do Interior, Cléia arrumou as malas e foi para a Itália.

CARA E CORAGEM
Ao chegar à Europa, a catanduvense teve que passar por uma fase de adaptação não apenas relativa à cultura e ao clima, mas também ao estilo de jogo. “Sai do Brasil com muita coragem, pois na realidade não falava inglês e nem mesmo italiano. Encontrei muitas dificuldades na língua, no frio (para mim foi a pior parte) e no estilo de jogo. Aprendi o idioma depois de um mês e meio. Com o frio, mesmo depois de quatro anos, ainda não me acostumei. Quanto ao estilo de jogo consegui me adaptar, pois é mais cadenciado tecnicamente, enquanto o nosso jogo tem mais velocidade”, pontua Cléia. No que diz respeito à cultura, a jogadora garante que se adaptou bem e que encontrou muitas semelhanças com o Brasil.
“A cultura do país é muito parecida com a nossa. Não tive problema nenhum. Na verdade, até me adaptei muito bem, fazendo amizades e comendo muito bem. A cozinha italiana é fantástica”, comenta, referindo-se especialmente ao macarrão, à pizza ‘sem muito recheio e com massa ligeira’, à variedade de antepastos e às bruschettas, ‘que são espetaculares’.

CORAÇÃO DIVIDIDO
Durante os quatro últimos anos, Cléia jogou em times de Viterbo e San Martino.
“Quando voltei de férias, depois do primeiro ano fora, joguei na equipe de Marília. Na sequência, voltei para a Itália e lá permaneci até o último mês”, conta a lateral, que agora curte a companhia da família e dos amigos em Catanduva.
Apesar de ter contrato para permanecer mais um ano na Itália, ela não decidiu se voltará ou se ficará definitivamente no Brasil. “Ainda não sei. Tenho mais um ano de contrato na Itália, mas para 2010, estou preferindo ficar em Araçatuba. É uma cidade onde o esporte está em alta e onde minha irmã Cláudia é Secretária de Esportes. Então tem essa facilidade, além de termos um projeto para a prática do basquete voltado a 400 crianças, chamado Projeto Basquete Clube”, conta a jogadora, que pretende disputar o Campeonato Paulista pela equipe daquela cidade. “É uma cidade onde me sinto muito bem. E também pretendemos formar uma equipe adulta dentro do projeto, complementando com a juvenil. O time está sendo estudado. Na verdade, é uma vontade minha, mas ainda não temos essa confirmação”, emenda. Para a atleta, a experiência longe de suas raízes ajudou a reforçar certos valores e a valorizar o que antes parecia não ter importância.
“Depois que morei fora do País, comecei a dar valor ao Brasil, em especial ao nosso povo e ao nosso clima tropical. Hoje quero mais tranquilidade”, explica.
Questionada sobre a possibilidade de voltar a viver em Catanduva, ela afirma:
“Catanduva é minha cidade natal, por sinal uma cidade que mudou muito desde quando sai dela. Na verdade, gosto de Catanduva, pois minhas origens estão aqui. Quem sabe um dia…”.

FORMAÇÃO
Mesmo tendo encontrado desde criança sua verdadeira vocação, Cléia Crepaldi não abriu mão de prosseguir com os estudos.  “Fiz dois anos de Psicologia na Unibam, quando percebi que estava no curso errado. Então entrei nas Faculdades Integradas de Guarulhos e me formei em 2003, em Educação Física. Escolhi esse curso porque já estou no meio esportivo e porque acredito que uma atleta, para ser completa, precisa, sim, de um curso superior”, justifica. Para a lateral, o basquete representa tudo em sua vida.
“Formação profissional, educacional, caráter, cidadania. O basquete me proporcionou tudo isso, através das disciplinas e responsabilidade que ele nos exige”, afirma.

FAMÍLIA E SONHO
Para alcançar a realização profissional, Cléia contou com o apoio e o incentivo dos familiares. “Não encontrei nenhum obstáculo, pois eu gostava de jogar e minha família me apoiava. Para mim, era mais fácil porque tinha uma irmã que estava no meio do basquete. Vim de uma família humilde, mas trabalhadora. Não cheguei a trabalhar quando criança, pois sai de casa aos 13 anos para jogar basquete. Minhas irmãs também jogavam e meus irmãos ajudavam meu pai. Nunca nos faltou nada, mas tínhamos uma vida simples”, lembra a catanduvense.
Quando se depara com alguém que tenha o mesmo sonho de se dedicar ao esporte, Cléia encoraja. “Me sinto muito realizada pessoalmente em tudo o que o basquete me proporcionou. Na verdade, todo meu conhecimento e todas as minhas amizades vieram através dele. Comecei jogando em uma escola estadual, então digo a todas as crianças que estão começando a jogar (e não só o basquete): devemos deixar muitas coisas de lado para nos dedicarmos totalmente ao esporte preferido. Mas a recompensa um dia chega”, finaliza.

Fonte: O Regional

E Iziane fala…

Iziane fala sobre futuro na Seleção Brasileira de Basquete (Vídeo da Tv Mirante)

Alessandra treina com time masculino para manter a forma

A pivô Alessandra Oliveira (foto), da Seleção Brasileira, vem mantendo a sua forma física treinando com o time masculino do Gali Basket, que disputa a segunda divisão do basquete italiano (Legadue), na cidade de San Giovanni Valdarno, na região da Toscana, na Itália. A brasileira trabalha na expectativa da movimentação do mercado para 2010.

“Estou treinando, mantendo a minha forma, esperando o mercado começar e se mexer para 2010. O ano de 2009 foi melhor do que eu esperava, com a volta para a Seleção Brasileira e a classificação para o Mundial, com o título invicto da Copa América de Cuiabá”, comente Alessandra.

A expectativa da pivô, campeã Mundial com a Seleção Brasileira em 1994, é jogar mais uma vez esta competição e também brigar por mais uma conquista. “Desejo muito coisa boa para o basquete brasileiro em 2010 e espero de estar no Mundial, mais uma vez, ajudando a Seleção a brilhar. Outra expectativa é voltar a morar no Brasil”, relata Alessandra.

Na temporada passada, a brasileira defendeu, com enorme destaque, o Bourges Basket, da França. Antes, Alessandra viveu experiências em vários países, como Itália, Estados Unidos, Eslováquia, Coréia do Sul e Hungria.

“Desejo a todos um 2010 com muita saúde, paz, prosperidade e alegria a todos os brasileiros. Que no próximo ano, o basquete siga em evolução e faça um grande Mundial”, finaliza Alessandra.

Fonte: Databasket

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Iziane garante que portas da seleção 'estão abertas'

iziane291209capa Voltar a vestir a camisa da seleção brasileira de basquete. Este é o sonho da ala maranhense Iziane Marques, que está de férias em São Luís. Nesta terça-feira (29), Iziane esteve no programa “Fontenele Comenta”, da Rádio Mirante AM, e deixou bem claro que seu retorno está atrelado à saída de Paulo Bassul do comando técnico.

Para Iziane, as portas da seleção brasileira “estão abertas”, uma vez que Paulo Bassul, pode não renovar seu contrato com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Se isso se confirmar, aumentariam significativamente as chances da maranhense retornar à seleção.

- A seleção está em aberto. As portas estão abertas. Estou em contato com a diretora da CBB, que é a Hortência, e eu vou ter uma conversa com ela pessoalmente. Provavelmente, acho que as notícias vão ser boas em 2010. Ele [Paulo Bassul] está sem contrato. A seleção brasileira hoje não tem um técnico. A nossa questão está bem definida. Já conversei com a Hortência e deixei bem claro que é uma situação é ruim para todo mundo. Não é uma questão ali de rixa. Pelo jeito que a conversa vai, parece que ele não deve ficar – disse.

Iziane Marques, que é atleta do Atlanta Dreams, clube que disputa a liga norte-americana da WNBA, considerou como positivo o ano de 2009, apesar de ter ficado de fora da seleção brasileira.

- Esse ano foi ótimo pra mim. Eu fecho o ano com chave de ouro. Eu tive grandes competições. Grande rendimento. Foi um ano de vitórias – finalizou.

Iziane x Bassul

O clima ruim entre o treinador e a jogadora ficou à mostra durante a partida entre Brasil e Bielorrússia, jogo válido pelo Pré-Olímpico de Basquete, realizado em Madri, na Espanha, em 2008. Na ocasião, Iziane discutiu com Bassul e se recusou a entrar em quadra. O resultado da indisciplina da maranhense foi o seu afastamento da seleção brasileira.

Logo após o incidente, Iziane garantiu que não trabalharia mais com o treinador. E parece mesmo que aquela decisão continua a valer. No entanto, a atleta maranhense vê com bons olhos a possibilidade de retornar à seleção, o que significaria assim, a despedida de Bassul do comando técnico da seleção.

Paulo de Tarso Jr

Fonte: Imirante.com

Comentário: Na boa, gente. Dia 30 de dezembro e ninguém merece mais um capítulo dessa enfadonha novela. Nem essas especulações se Bassul e Moncho continuam. Na minha cabeça, já passou até a (maluca) hipótese de que a CBB ande querendo economizar salário dando esses meses de folga aos seus dois principais treinadores.

Das declarações de Iziane à emissora de rádio, faço duas observações:

(1) Não sei até onde vai esse processo público de fritura de Bassul. Se mantido, como vai ficar perante o universo do basquete e as outras jogadoras ao convocar novamente uma atleta (Iziane) que explicita de forma tão direta assim suas divergências com o treinador? Hortência (com quem Iziane diz que irá se encontrar) apóia essas declarações em forma e conteúdo? Alguém conhece a palavra ‘hierarquia’? Ou Iziane é a dona da CBB, digo, do mundo?

(2) É de se lamentar que o tempo passe e voe, mas nenhuma evolução seja perceptível no comportamento de Iziane. A cestinha é de uma falta de inteligência e de humildade em suas declarações que beiram o absurdo. Com esse comportamento de menina mimada, até onde ela acha que vai?  Que ídolo esportivo pode se tornar exemplo ou mesmo vencedor aprisionado a uma visão tão egocêntrica dentro de um esporte coletivo? Parece um daqueles casos patológicos, em que a pessoa carrega sua doentia teimosia até o fim, mesmo que isso signifique a destruição de outros e até a sua própria.

Ajude a escolher o destaque do ano no basquete feminino


Não sei se você, leitor, notou.

Mas à sua direita, encontra-se em andamento uma pesquisa para escolher o destaque do basquete feminino em 2009.

As opções são:

- Hortência, que assumiu a diretoria do feminino na nova gestão da CBB;

- Érika, combinando excelentes temporadas na WNBA e na Europa e disputando seu primeiro All Star Game;

- Karen, MVP do Sul-Americano de Clubes e com boas atuações no Nacional e na Copa América;

- Iziane, com boa temporada na WNBA e na Polônia;

- Laís Elena, a técnica que surpreendeu os favoritos nos Jogos Abertos, mesmo com um time com menos recursos;

- Sílvia Gustavo, destaque da final da Copa América e em boa temporada no Nacional;

- Helen, de volta à seleção;

- Alessandra, também de volta à seleção;

- Paulo Bassul, o técnico campeão da Copa América;

- Zaine, campeã italiana e prata na EuroCopa no primeiro semestre;

- Gilmara, destaque do Nacional, após grave contusão;

- Damiris, pivô destaque da seleção sub-17;

- Janeth, pela estreia vitoriosa como assistente e técnica;

- Fabiana Caetano, pivô destaque da seleção sub-19;

- Tássia, que retornou às quadras após grave contusão;

e

- Fernanda Beling, que teve boa atuação na Copa América e no Nacional.

A votação se encerra no dia 08 de janeiro.

O cartão de Natal de Iziane

wislav

A Frase

615 “Sabe por quem eu era apaixonado? Eu ficava debaixo da mesa escrevendo e fazendo corações: pela Hortência”

O ator Matheus Rocha, participante do reality-show A Fazenda 2 (Tv Record) revelando uma paixão secreta no passado pela Rainha do Basquete.

[A declaração em vídeo.]

CBB aprova projeto no Ministério do Esporte para o próximo Nacional Feminino

A CBB teve aprovado um projeto de R$ 1,2 milhão, via de Lei de Incentivo, pelo Ministério do Esporte. O montante a ser captado servirá às viagens e hotelaria do próximo Nacional feminino. A entidade prevê a competição inicialmente em setembro de 2010, com mais equipes – atualmente são oito – e jogadoras do exterior.

Fonte: Lancenet

Catanduva Basket Clube recebe subvenção de R$ 180 mil

Márcia Bernardes

O prefeito Afonso Macchione Neto sancionou lei, no dia 15 de dezembro, que autoriza verba de R$ 180 mil, para o Catanduva Basket Clube. A verba será repassada em 12 vezes de R$ 15 mil, que começa em janeiro e vai até dezembro de 2010.

O time de basquete, como consta na lei, é considerado de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 4.443, de 03 de julho de 2007.

Na publicação, o Catanduva Basket Clube terá fazer prestação de contas mensal, a Secretaria Municipal de Finanças e à Câmara Municipal de Catanduva. A Lei entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2010.

Fonte: Notícia da Manhã

O basquete que dá certo em Londrina

Enquanto o time profissional de basquete de Londrina, a ADL/FEL/Sercomtel, pena dentro e fora de quadra para se manter entre os melhores do País, as categorias de base da modalidade mostram força na cidade.

No feminino, a Liga Metropolitana de Basquete (LMB), em parceria com dois colégios particulares e apoio do poder público, faz um trabalho grande envolvendo mais de 150 atletas de 8 a 17 anos – e tem alcançado alguns bons resultados. No masculino, um projeto feito a partir da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) movimenta aproximadamente 100 atletas da mesma faixa etária.

Sob o comando do técnico Roosevelt Villanueva, o Gringo, o time sub-14 da AABB/ALE/Flex TV conquistou o título paranaense da categoria em 2009. Villanueva é adepto da necessidade de intercâmbios constantes, principalmente nos campeonatos sul-americanos de clubes, priorizados pela equipe dele.

Na LMB, o técnico Marival Júnior investe nas disputas estaduais e escolares, mas também nos intercâmbios com clubes do interior de São Paulo, “a Meca do basquetebol feminino no Brasil”. A Liga também teve quatro anos de trabalho recompensados na categoria sub-13, com a equipe dirigida pelo técnico Paulo Vasconcelos vencendo Curitiba por 35 a 21 na decisão do Paranaense em novembro passado na cidade de Toledo, em campanha invicta.

A Liga Metropolitana de Basquete trabalha com crianças desde os nove, dez anos de idade, até os 18. São 150 meninas treinando basquetebol em seis pólos. “Fomos vice-campeões escolares em julho, pelo Colégio Nobel, que acabou resultando na quarta colocação nas Olimpíadas Escolares. A equipe sub-17 foi vice-campeã paranaense. A equipe sub-13 foi campeã paranaense”, listou Marival Júnior.

O futuro

Formado em Educação Física, com especialização em Treinamento Esportivo, Paulo Sergio Vasconcelos é o responsável há seis anos pelas categorias menores e pela iniciação das meninas no esporte na Liga Metropolitana. No Iate Clube ele trabalha com as equipes feminina e masculina.

Vasconcelos concorda que Londrina teria tudo para ter uma equipe boa também na categoria adulta. “Tem apoio do público, que comparece, principalmente no basquete. Seria bom para a cidade e incentivaria as meninas mais novas. Seriam espelho para elas.”

De acordo com Marival, há dois anos o trabalho é exclusivo com atletas da cidade. “Faz dois anos que não trazemos ninguém de fora. Isso é coisa complicada porque acaba faltando um pouco de altura. A estatura das atletas é um pouco baixa”. Para 2010 há planos de trazer duas atletas pivôs para dar força ao time.

“A idéia central, no entanto, é continuar a trabalhar muito bem o sub-14 até o sub-17, visando os Jogos Colegiais e os Jogos da Juventude. E continuar nesse trabalho de base que está dando bons frutos”, diz Marival Júnior.

Aos 13, Larissa é capitã e campeã Larissa Ceappina tem apenas 13 anos. Mas já tem responsabilidade: ala armadora do time, medindo 1,70m, foi capitã do sub-13 que conquistou o paranaense deste ano. “Foi meio complicado em Toledo. No dia decisão deu frio na barriga, mas mal começou o jogo e ficamos à vontade e ganhamos. Depois que entramos na quadra jogamos para ganhar.” Como todo atleta nas categorias de base, também sonha com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ela vai ter 19 anos em 2016. “Vamos ter que trabalhar duro para chegar lá. O treinamento é bem forte aqui, bastante físico.” Ela concluiu a 8a série no Colégio Estadual Newton Guimarães. “É legal ser capitã. As garotas brincam, mas tem que levar a sério.”

Rafael, 16, vai treinar com o time da ADL em 2010

Os treinos deste final do ano acabam virando uma mistura de meninas e meninos disputando com força cada bola. Rafael Mauricio joga no masculino no Iate. Medindo 1,88m e com 16 anos, está ansioso com uma novidade. Depois de ganhar uma bolsa, vai treinar em 2010 com o time principal do Londrina, que disputa o NBB. “Ganhei bolsa do Colégio Portinari. Estou ansioso para chegar lá e arrebentar”, diz ele, que tem Oscar Schmidt como ídolo. Terminando o 2o ano do Ensino Médio, Rafael diz que pretende cursar engenharia da computação. Mas quer se manter nas quadras. É outro que sonha: “Quem sabe as Olimpíadas em 2016”?

Carmen, a melhor da temporada

Carmen Ortega, 16 anos, concluiu o Ensino Médio e quer estudar Direito. É ala armadora do time sub-17. Escolhida a melhor do basquete feminino neste ano pelos próprios atletas, ela foi homenageada na última quinta-feira. Carmen destacou a atuação do time nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, realizadas em novembro passado em Londrina. “Ficamos em quarto lugar e penso que foi um bom resultado. Nosso time está bem unido, está entrosado para o ano que vem.”

De uma geração que viu pouco atletas como Paula e Hortênsia em ação, ela diz que assistiu mais a Janeth e Adrianinha, estrelas do basquetebol brasileiro. “Estamos assistindo mais ao masculino, nos espelhando mais neles porque não tem um grande projeto para o feminino aqui.” Mas ela sonha alto: “Queremos chegar à seleção, em principio a paranaense, e mais tarde a brasileira. Quem sabe não jogamos as Olimpíadas do Rio em 2016”!

Edital da FEL será publicado até o dia 31

A FEL publica até dia 31 o edital para convênios com as entidades. Estas terão até o final de janeiro para apresentar os projetos. De acordo com Pedro Lanaro, diretor técnico, para os esportes de alto rendimento como o basquete, há uma modificação no edital em relação ao anterior. Além de ampliar a verba de R$ 800 mil para R$ 1 milhão, o edital não fixa valores. Serão 50 cotas de R$ 20 mil e as entidades poderão apresentar projetos para no mínimo cinco cotas, o equivalente a R$ 100 mil e o máximo de 16 cotas, o equivalente a R$ 320 mil. A contrapartida de cada proponente sobe de 60% para 80% do valor conveniado.

Fonte: Jornal de Londrina

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Ingrid Vasconcelos, de Pernambuco, será jogadora de Osasco

ingridmae Ceça Vasconcelos, hoje técnica de basquete do Náutico, vestiu a camisa da seleção brasileira pela primeira vez em 1976.  A filha, Ingrid, de 15 anos, segue o mesmo rumo: foi campeã sul-americana pela seleção brasileira de sub-15 no mês passado e foi eleita melhor atleta de Pernambuco no setor.

Além de mãe, Ceça é treinadora de Ingrid há 4 anos. A relação profissional, por enquanto, vai acabar. A adolescente vai viajar para São Paulo para defender o time do Osasco. A saudade vai ser grande, mas a proposta era irrecusável.

"Vou ter moradia, roupa de treino, tênis, colégio, livros, plano de saúde, odontológico, tudo pago pelo clube. E ainda vou receber salário”, comenta a jovem atleta.

A mãe comemora o sucesso da filha: “Foi um ano de glória pra ela. Igual a esse vai ser difícil”.

Confira a reportagem em vídeo: aqui!

Fonte: NE TV

Hortência no Conselho Nacional do Esporte

Entra... O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., nomeou a ex-jogadora Hortência, hoje diretora da CBB, e Antonio Moreno Neto, presidente do Pinheiros, para o Conselho Nacional do Esporte. O anúncio foi publicado neste mês no "Diário Oficial".

...e sai. Hortência e Moreno Neto ocuparão os lugares que eram preenchidos pelo empresário J.Hawilla, dono da Traffic, e pelo auditor do STJD Alberto Pulga Barbosa, que deixaram o conselho.

Fonte: Folha de São Paulo

Fernanda Bibiano deixa Catanduva para retornar à Espanha

37 Pouco utilizada em Catanduva durante a primeira fase do Campeonato Nacional (médias de 2,6 pontos em menos de 7 minutos por jogo), a pivô Fernanda Bibiano vai retornar para a Segunda Divisão Espanhola, onde percorria trajetória interessante, interrompida esse ano por problemas burocráticos.

Fernanda defenderá o Arxil na competição. O clube tem campanha sofrível (2 vitórias em 12 jogos) e ocupa a décima terceira posição no grupo A.

Os destaques do Arxil na competição vinham sendo a chilena Tatiana Kehsler, a dinamarquesa Camila Blands e a americana Amber Jackson, a quem Fernanda irá substituir.

A estréia da brasileira é esperada já para esse domingo, quando a competição tem a sua primeira rodada do novo ano.

Veja ainda reportagem do Jornal O Regional: “Sua saída vai fazer bem tanto para o clube quanto para ela.” diz Ferreto.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Imprensa americana já discute se Brittney Grinner merece vaga na NBA

Baylor Boston College Basketball Vejo no blog Primeira Mão que a imprensa americana já cria uma pseudo-polêmica que movimenta a WNBA: “The Female Shaq” faz NBA discutir se as mulheres poderiam jogar na liga”.

Discute-se a ainda adolescente Brittney Grinner (visite aqui) famosa pela sua precocidade e facilidade nas enterradas já não mereceria uma vaga na NBA.

A discussão é estúpida, porque como diria Falcão: “homem é homem/menino é menino/político é político”, mas vale a pena acopanhar mais esse passo na carreira da pivô de 2,04.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Campeões das Categorias de Base em São Paulo 2009

MINI

CAPITAL

Ouro

1o) Jacareí Basketball/LBPC

2o) Unimed/Americana

3o) FUPES/Santos

4o) AD Centro Olímpico (São Paulo)

Prata

1o) APAB/Barretos

2o) AD Santo André

3o) Finasa/Osasco

4o) SC Corinthians Paulista/CEAC (São Paulo)

Bronze

1o) São José/Atleta Cidadão/Heatcraft (São José dos Campo)

2o) GRESM Cubatão

3o) AFP/Chuá/São Bernardo (São Bernardo do Campo)

4o) CEM Poá

INTERIOR

1o) AE Mocoquense (Mococa)

2o) Divino/COC/Jundiaí

3o) Birigui Pérola Clube

4o) ASE Ourinhos

ESTADUAL

1o) Unimed/Americana

2o) Jacareí Basketball/LBPC

3o) AE Mocoquense (Mococa)

4o) Divino/COC/Jundiaí

MIRIM

Ouro

1o) AD Centro Olímpico (São Paulo)

2o) AFP/Chuá/São Bernardo (São Bernardo do Campo)

3o) Unimed/Americana

4o) AD Santo André

Prata

1o) UNIESP/Cia Talentos/Venceslau (Presidente Venceslau)

2o) Guaru ESD/Esporte Guarulhos

3o) SC Corinthians Paulista/CEAC (São Paulo)

4o) SC Corinthians Paulista/CEAC “B” (São Paulo)

INFANTO-JUVENIL

1o) APAB/Barretos

2o) CFE Janeth (Santo André)

3o) AD Santo André

4o) AD Centro Olímpico (São Paulo)

JUVENIL FEMININO

1o) Divino/COC/Jundiaí

2o) Finasa/Osasco

3o) Unimed/Engedep/Americana

4o) São Caetano/UNIP (São Caetano do Sul)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL!

88958398

Desejo a todos os leitores do PBF um ótimo Natal e que em 2010 possamos comemorar realizações pessoais e conquistas do nosso basquete.

Um grande abraço do Bert.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Final Four da Liga Argentina

A Liga Argentina 2009 promovida pela Federação local contou com 7 equipes (Vélez Sarsfield, Unión Florida, Talleres, Lanús, Central Entrerriano, Ben Hur e Unión y Recreo), na qual 4 se classificaram para o Final Four que acontecerá nos dias 27 e 28 de dezembro.

Os confrontos serão:

Vélez x Lanús
Unión Florida x Talleres


Na fase de classificação, o Velez Sarsfield ficou na primeira colocação. O time conta com jogadoras da seleção argentina, que estiveram na Copa América: Marina Cava, Paula Gatti, Sandra Pavón e Paula Reggiardo.


O Central Entrerriano é o atual campeão (e disputou o sul americano de clubes), porém esse ano o time ficou na quinta colocação e fora da disputa do título.

ENTREVISTA – Gilmara Justino

Entrevista_Gilmara_Marina Gilmara Justino é um dos destaques do Cometa/Unimed/Catanduva no 12º Campeonato Nacional. A pivô é uma das mais experientes e tem alcançado bons números na competição. A atleta é a jogadora mais eficiente com média de 18.9 pontos em 14 jogos. Gilmara também é a terceira cestinha do campeonato com média de 16,4 pontos (230 no total). Nos rebotes, a pivô ficou com o quarto lugar com 7,6 (106). Gilmara iniciou a carreira aos nove anos no BCN/Finasa, na sua cidade natal, em Piracicaba (SP), e depois passou três anos em São Paulo jogando pelo Guarulhos. Em 2003, estreou Campeonato Nacional defendendo o Black&Decker/Uberaba (MG). Jogou também uma temporada em São Bernardo e ficou na Europa por quatro anos. Fora do Brasil, defendeu o Alges de Portugal por três anos e o Lugo da Espanha por um. Para Gilmara, o tempo na Europa foi muito bom, mas nada se compara ao país de origem. Em 2008, quando retornou para casa, foi defender o Catanduva, onde está pela segunda temporada seguida. Aos 28 anos, a jogadora diz que a única coisa que falta na sua carreira é vestir a camisa da seleção brasileira. E, entre os treinos, viagens e jogos, Gilmara ainda tem fôlego para realizar outra tarefa: ser mãe da Marina, de nove anos, sua maior paixão e orgulho

Fale sobre sua trajetória no basquete. Você já praticou outro esporte?
Cheguei a praticar natação e atletismo, mas o basquete tomou conta de mim e era minha maior motivação. Comecei em 1999, aos nove anos de idade, no BCN/Finasa em Piracicaba (SP), onde fiquei até o juvenil. Passei por muitas equipes no Brasil, mas fiquei muito feliz quando fui convidada para jogar no exterior. Joguei em Portugal e na Espanha, onde fiquei até 2007. O tempo que passei fora do país foi um aprendizado enorme, pessoal e profissional. Logo que voltei para o Brasil, fui defender a equipe de Catanduva.
Você é muito próxima de sua família. O tempo que passou fora sentiu muita falta?
Sou de Piracicaba (SP), mas por causa do basquete, me mudei muito e passei bastante tempo longe de casa. O período mais conturbado foi quando morei na Europa. Fiquei oito meses sem ver minha família, só nos falávamos ao telefone. Senti muita falta, mas eu já tinha a minha filha Marina, que é a minha maior companheira, sempre ao meu lado. Morando em Catanduva fica mais fácil. Quando bate a saudade, eu vou para Piracicaba passo o fim de semana com a família.

Como você faz para conciliar a vida de atleta e ainda ser mãe?
Minha rotina é bem tranquila. Treino de manhã e de tarde. A condução escolar leva a Marina para escola e traz de volta direto para o treino. As meninas gostam muito dela. Não é porque é minha filha, mas ela realmente é encantadora. No ginásio, ela se diverte com os filhos das outras atletas e até toma conta da Bianca, filha do técnico Ferreto. Ela adora ir aos treinos e já pensa em ser jogadora.
Você gostaria que sua filha seguisse seus passos?
Adoraria. Meu sonho é ver minha filha jogando profissionalmente o esporte que tanto amo. É claro, que se ela quiser fazer outra coisa vou aceitar, mas vou ficar um pouquinho triste. Tenho muito orgulho da minha profissão.
Que análise você faz da participação de Catanduva no Nacional?
A nossa equipe está entre as quatro melhores e isso é muito importante. O início foi conturbado, mas agora estamos entrosadas. O Ferreto conversa muito conosco entre os treinos e isso tem nos ajudado. Ganhamos a partida contra Americana na casa delas, o que deu mais moral para o grupo. Estamos muito contentes com a campanha do time e estamos confiantes para os playoffs.

Como é o clima no time?
Maravilhoso. Todas somos alegres, brincalhonas e o ambiente é o melhor possível. A gente brinca na hora que pode brincar e encara o trabalho com muita responsabilidade. No começo, o elenco não estava muito entrosado, mas agora está se acertando. É o melhor que já trabalhei em toda minha vida.
O que significa ser a mais eficiente do campeonato Nacional?
É especialíssimo para mim. É a recompensa do meu trabalho. Tenho consciência de que dou o máximo de mim em cada partida. Como tenho 1,85m de altura, sou considerada uma pivô de baixa estatura e preciso compensar com trabalho dobrado e bastante agilidade. E para isso, treino muito para evoluir.
No pouco tempo fora das quadras, o que você gosta de fazer?
Muita coisa, mas a principal é ficar com a minha filha Marina, que é minha companheira para todas as horas. Fazemos de tudo juntas. É ótimo, nos divertimos muito.

Você é muito vaidosa?
Extremamente vaidosa. E ainda bem que a Marina está indo pelo mesmo caminho. Faço muita musculação e drenagem linfática. Além de ser freqüentadora assídua do salão de beleza para cuidar dos cabelos e unhas.
E faculdade, você pensa em voltar?
Fiz um ano de Estética na faculdade, quando morava na Espanha. Foi maravilhoso, adorei, mas quando voltei ao Brasil, não pude continuar os estudos, mas pretendo voltar a estudar.
Pensa em seguir alguma outra carreira depois que parar de jogar?
Pretendo trabalhar com estética, que é o que me encanta depois do basquete. Minha irmã é personal trainer e queremos abrir uma clinica de estética ou um spa. Nos damos muito bem e temos o sonho de trabalharmos juntas.
Você tinha ou tem algum ritual antes dos jogos?
Não tenho nenhum ritual diferente não. Como católica, só rezo. Mas rezar é algo que faço todos os dias. Deus acima de tudo para mim.
Você sonha com a seleção brasileira?
Toda jogadora sonha com a seleção. É o que falta na minha carreira. Estou trabalhando muito para alcançar mais esse objetivo. Eu acredito muito em mim e no meu potencial.

Fonte: CBB

Os 10 mais - Basquete 2009 (SPORTV)

Times de brasileiras saem vitoriosos na última rodada do ano na Espanha

1831 Excepcionalmente a Liga Espanhola teve rodada ontem, para permitir a folga de fim-de-ano.

Contra o lanterna Estudiantes, o Ros deitou e rolou (102-56) e alcançou um número inédito na história da liga de eficiência de suas atletas (143). A pivô Érika teve 13 pontos e 8 rebotes, em 19’. O time divide a liderança do torneio com o Rivas (uma derrota em treze jogos).

O Zaragoza também teve vitória e manteve a quarta colocação ( com nove vitórias em treze jogos). Com 10 pontos e 6 rebotes de Kátia Denise, em 20’, o time passou pelo Cadí (74-64).

Até o Hondarríbia, de Helen, conseguiu vitória ontem. O time passou pelo Canoe (de Marina Ferragut) por 67 a 57 e está na nona posição (cinco vitórias em treze jogos). Lesionada, a armadora não atuou.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Doces Bielorrussas

Seleção recentemente incorporada ao mapa do basquete, a Bielorrússia marcou momentos delicados no basquete brasileiro.

O primeiro, uma derrota – no Pré-Olímpico Mundial – no fatídico jogo do piti de Iziane.

O segundo, uma vitória amarga, no encerramento da fraca campanha em Pequim.

Pois o final de 2009 me traz a notícia que as meninas foram modelos em fotos sensuais para o calendário 2010 de uma fábrica de doces.

Imbuído pelo bom espírito natalino, vou brindar meus leitores com os meses de janeiro (Anastasiya Veremeenko), maio (Natallia Marchanka), julho (Katsiaryna Snytsina) e agosto (Tatyana Troina).

marchenko troyna veremeenko ekaterina

Os doze meses encontram-se aqui.

Ourinhos vence primeira partida no Monstrinho após reforma da quadra

Após 60 dias de reforma total do piso da quadra, o time de basquete feminino voltou a jogar no Ginásio José Maria Paschoalick ( Monstrinho)- palco de grandes conquistas- , na última segunda-feira, 21, em partida válida pela fase de classificação do 12º Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino – 2009, contra a equipe de São Caetano, vencendo por 77x 53.

A partida teve a presença do Prefeito Toshio Misato, da Presidente do Fundo Social, Yoko Misato, do Presidente da Câmara Municipal, Antonio Amaral Júnior (Toninho do PT) , do Chefe de Gabinete, Ronaldo Mori e do Secretário de Esportes, Evaldo Pereira Santos.

Reforma da quadra

Palco de grandes alegrias da população ourinhense, com diversos títulos conquistados pelas meninas de "ouro" do basquete ao longo dos últimos anos, o piso da quadra do Ginásio Municipal de Esportes José Maria Paschoalick (Monstrinho), foi totalmente reformado com um investimento total de R$ 126 mil feito pela Prefeitura Municipal e apesar da previsão inicial de 90 dias para o término das obras, ela foi concluída em apenas 60 dias. 

VÍDEOS: Americana x Catanduva




Catanduva derrota Americana e Ourinhos encerra fase de classificação na ponta

Karla Costa e Fernanda Beling - CBB divulgacao Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (1º) x Santo André (4º) e VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (2º) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (3º) são os confrontos da semifinal (melhor de cinco) do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009). As quatro equipes terminaram a fase de classificação empatadas com 78.6% de aproveitamento (11 vitórias e três derrotas) e o desempate foi no saldo de cestas nos confrontos entre elas. O primeiro e segundo colocados têm a vantagem de jogar a primeira, segunda e quinta partidas em casa. A disputa pelas duas vagas na final começa no dia 8 de janeiro. O SPORTV transmite ao vivo.
 
Jogando em casa, o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) venceu o São Caetano/UNIP (SP) por 77 a 53 (39 a 24), no ginásio Monstrinho, com 17 pontos de Karen Gustavo. Já a ala Jaqueline Silvestre, com 15 pontos, foi a principal pontuadora da equipe do ABC.
 
— Foi um bom jogo, em que começamos muito bem e abrimos uma boa vantagem logo no primeiro quarto (26 a 6). Com tranquilidade e disciplina, conseguimos administrar o placar. Mas São Caetano é um adversário que só valoriza a nossa vitória. É um time guerreiro, que evoluiu demais na competição e tem tudo para ser um dos grandes destaques da próxima edição do Nacional — explicou o técnico de Ourinhos, Urubatan Paccini.
 
Na disputa pelo segundo lugar da fase de classificação, o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) superou o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) por 79 a 72 (44 a 30), no ginásio Centro Cívico, em Americana. Karla Costa foi a cestinha da partida, anotando 24 pontos pela equipe de Americana. Palmira Marçal foi a maior pontuadora de Catanduva com 17 pontos.
 
— Tínhamos que vencer para garantir o terceiro lugar. Vamos enfrentar Americana novamente na semifinal e elas vão ter a vantagem do mando de quadra em três partidas, as duas primeiras e a última. Sabemos da qualidade técnica do adversário e a dificuldade que é jogar no ginásio delas. Mas, com essa vitória, mostramos que o nosso time é capaz de ganhar em Americana e isso nos dá mais confiança para a próxima fase — explicou a ala Palmira Marçal, de Catanduva.
 
Com 30 pontos da cestinha Ariadna Felipe, o Santo André (SP) derrotou o AFP/São Bernardo (SP) por 95 a 53 (53 a 32) no ginásio Baetinha, em São Bernardo. Juliana Gomes foi a principal ponturadora de São Bernardo com 21 pontos.
 
— Teremos um cruzamento bem difícil na semifinal, mas o time está bastante motivado. Vamos fazer o nosso melhor e brigar para ir à final. Sabemos que Ourinhos tem uma boa equipe. Será um playoff puxado, vamos superar as dificuldades e buscar as vitórias. O nosso time é guerreiro e, com certeza, vai lutar muito na semifinal— comentou a técnica Laís Elena, de Santo André.
 
E, no Rio de Janeiro, o Vasto Verde/Uniasselvi (SC) superou o Botafogo (RJ) por 80 a 63 (37 a 29). A cestinha e destaque da partida foi a pivô Patrícia da Silva, de Vasto Verde, com 26 pontos, seis rebotes, cinco assistências e 31 pontos de eficiência. A principal pontuadora do time carioca foi a pivô Kelly Cota, com 17 pontos.
 
— Foi um jogo difícil, mas viemos preparadas, pois sabíamos o quanto o Botafogo cresce de produção jogando em casa. Nossa defesa funcionou bem e conseguimos a vitória. O sexto lugar é era esperado, mas vamos evoluir para a próxima temporada e fazer uma participação ainda melhor — disse a pivô Patrícia Silva, do Vasto Verde.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Barretos comemora a conquista do Paulista Infanto

DSC_0491 DSC_0466 DSC_0490

O professor Jesus Antonio de Oliveira sonhou montar uma equipe extraordinária no basquete feminino de base. O sonho de formar uma equipe competitiva, talentosa, focada exigia tempo, dedicação e recursos. Não era uma tarefa fácil, porque Barretos estava distante dos principais centros competitivos do basquete. Era preciso vencer as barreiras internas, a falta de estrutura física e esportiva, superar as limitações de verbas e apoio.

A base foi montada com Patrícia, Mariana, Aline, Ana Paula, Bárbara e Camila. O grupo foi em 2007 a França para o mundial escolar de Pau. Era a mudança decisiva para consolidar a APAB como entidade focada no basquete feminino. A partir de 2008, o projeto do esporte de base tomou nova consistência e projeção. A comissão técnica ganhou um professor transformador. A chegada do técnico Alexandre Escame determinou a base tática e técnica da equipe.

Em 2009, Barretos venceu os Jogos Regionais em Franca, foi campeão escolar estadual e campeão brasileiro escolar em Londrina. Ficou em segundo lugar nos Jogos Aberto de São Caetano e 6o lugar no mundial escolar de Istambul, na Turquia.
A nova geração infanto-juvenil de basquete estava formada, com uma doutrina exemplar, com talentos brilhantes e uma formação notável. As dificuldades de infraestrutura física, a ausência de política pública de valorização esportiva, as limitações de acomodações e logísticas não impediram que o grupo reunido em torno de Alexandre Escame foi evoluindo.
Driele, Érika, Maila, Letícia, Joyce formaram o time base. O grupo contou com a incansável marcação de Emily, a força de Ana Flora, a dedicação de Karen, a renovação com Elizangela e Temille e a sensibilidade de Julie Figueiredo. No primeiro turno, o time teve ainda Rafaele, Ana Luiza e Jéssica.

A temporada de 2009 do infanto-juvenil da APAB veio coroar os sonhos do professor Jesus Antonio de Oliveira e confirmar Barretos como “centro de excelência no basquete feminino de base”.

A equipe disputou 30 jogos, com apenas duas derrotas. Acumulou mais de 2.150 cestas, uma media de quase 72 pontos por partida. As jogadoras assimilaram o esquema tático marcador do professor Alexandre Escame e evoluíram na maturidade interior, fixaram os objetivos e foram obstinadas na busca de novas vitórias.

A partida final foi disputada dia 19 de dezembro, as 17 no Rochão. Após um primeiro tempo muito tenso, com derrota de 27 a 25, o time barretense da APAB virou o jogo, fechando a partida em 64 a 54. O título consagra o talento individual, a união do conjunto, a eficiência de um esquema tático e a beleza do amor ao esporte.

Barretos, campeão paulista infanto juvenil com todos os méritos e encantos.

Fonte: O Diário de Barretos

Instituto Janeth Arcain perde de Barretos e fica com o vice no Paulista Infanto

0c1c42dc7d_mini A equipe feminina de Janeth viajou até Barretos para a disputa do segundo jogo da final do Campeonato Paulista 2009, categoria infanto, série melhor de três. Com um jogo equilibrado e nervoso para ambas as equipes, o time de Barretos no último quarto teve um ritmo mais forte e conseguiu garantir o titulo, fechando a série (2x0) por 64 x 54.
A equipe do CFE Janeth sagrou-se Vice-Campeã Paulista 2009 e levou mais uma conquista para casa.
“Para mim ser a segunda melhor equipe do Estado é motivo de grande felicidade” comemora Caroline Liberato, lateral do CFE Janeth.
“Buscamos a todo o momento o ouro, mas sempre nos foi mostrado a importância de comemorar os resultados positivos e eu e minhas companheiras estamos orgulhosas de levar este troféu para o Clube” vibra a pivô Andressa.
“Todas estão de parabéns, quero agradecer todo a diretoria pelo apoio, por estarem sempre presentes e principalmente pela confiança em nós profissionais” ressalta o técnico Luis Cardoso do CFE Janeth.
Para comemorar esta conquista, o Instituto Janeth levará todas as atletas e comissão técnica ao parque aquático Wet’ n Wild nesta terça feira (22).
A história do Instituto Janeth em competições oficiais começou em 2003 quando a diretoria decidiu ampliar seu atendimento e oferecer aos jovens a oportunidade de fazer do basquete sua profissão. Através de seus Núcleos de Formação Esportiva o Instituto Janeth Arcain começou a identificar jovens que apresentam níveis de desempenho em atividades físicas superiores a média dos participantes, motivando a montagem das equipes de competição.
Ao longo desta brilhante caminhada o Instituto Janeth Arcain compartilhou com seus atletas momentos de muita alegria, barreiras, vitórias, desafios e conquistas. É por sua persistência, profissionalismo e competência que hoje o IJA tem seu espaço e reconhecimento na formação de atletas de basquetebol.
Trabalhando com ambos os gêneros, traçou uma jornada de sucesso, marcada de bons resultados. As equipes femininas sempre tiveram grandes conquistas, desde a Categoria Mini ao Infanto sendo Campeãs Estadual, Campeãs Metropolitana, além de conquistarem boas oportunidades de jogar em clubes internacionais na Europa e até de brilhar na seleção brasileira.
Nas equipes masculinas sempre tiveram entre os quatro melhores clubes do Estado e conquistaram o título Paulista, chave prata em 2008, contando também com jovens nas seleções paulista e brasileira.

Veja a baixo os títulos e destaques desta trajetória de sucesso:

EQUIPE FEMININA – CFE JANETH
MINI
Campeã - I Copa Saúde da Mulher - 2003
Vice-Campeã Metropolitana – 2004
Vice-Campeã Estadual – 2004
Campeã Metropolitana – 2005
Campeã Estadual – 2005
MIRIM
Campeã Metropolitana – 2004
Campeã Estadual – 2004
Medalha de Bronze Paulista – 2005
Campeã Metropolitana – 2006
Campeã Estadual – 2006
Vice-Campeã Estadual - Série Prata – 2007
INFANTIL
Vice-Campeã Estadual – 2005
Campeã Estadual – 2007
INFANTO
Vice-Campeã Estadual – 2009


EQUIPE MASCULINA – CFE JANETH
MIRIM
Campeão Metropolitano – 2007 – Série Prata
INFANTIL
4º lugar Estadual – 2008 – Série Ouro
INFANTO
4º lugar Estadual – 2009 – Série Ouro


DESTAQUES
Técnicos premiados pela FPB como Melhores do Ano 2004/2005/2007
Atletas premiados pela FPB como Melhores do Ano 2004/2005/2007
Atletas em Intercâmbio:
Equipe Pamesa/Espanha 2006 - Equipe Maristas/Espanha 2008
Atletas conduzindo a tocha Pan-Americana 2007
Atletas convocados para Seleção Paulista 2005/2007/2008/2009
Atletas convocados para Seleção Brasileira 2005/2007/2008/2009

Sem Clarissa, Vagos vence último jogo da temporada

Na Liga Portuguesa, o Vagos venceu o Quinta dos Lombos (57-80).

O time esteve desfalcado da pivô Clarissa, que se encontra lesionada.

Izabela marcou 17 pontos e 12 rebotes, mas chama a atenção o volume de arremessos de três (5/12).

O Vagos lidera a competição, ao lado do Olivais.

domingo, 20 de dezembro de 2009

VÍDEO: Catanduva x Ourinhos

 

Fonte: Basquete Catanduva

Escola Nacional de Treinadores realiza primeira reunião de trabalho

A Escola Nacional de Treinadores, uma iniciativa da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e que tem o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), teve a primeira reunião de trabalho neste sábado, em São Paulo. Durante quatro horas, técnicos, preparadores físicos e profissionais do basquete debateram a formatação e parte da regulamentação da Escola e tomaram as primeiras decisões que entram em funcionamento em 2010.
 
— Foi uma reunião produtiva em que todos se mostraram receptivos e confiantes no sucesso do projeto. A Escola Nacional de Treinadores terá os níveis social e escolinha, 1, 2 e 3. O professor Dante de Rose Júnior será o coordenador das quatro linhas de pesquisa que são o desenvolvimento da parte técnica, tática, postura e conduta do técnico e disciplinas gerais — explicou Diego Jeleilate, coordenador do projeto e preparador físico da seleção brasileira adulta masculina.
 
A próxima reunião do grupo de trabalho está prevista para os dias 1º e 2 de fevereiro. Segundo Diego, em 2010 já serão realizados os cursos dos níveis 1 e 3.
 
— Vamos começar no mês de julho com o Nível 3, que é destinado para os técnicos das principais equipes do país. Em dezembro será a vez do Nível 1 para os técnicos das equipes até 14 anos. O curso do Nível 2, técnicos de 14 a 19 anos, será realizado em 2011.
 
O técnico e comentarista do SPORTV, Byra Bello, aposta no sucesso da Escola.
 
— Fiquei radiante e muito feliz com o projeto que é bem organizado e estruturado. O basquete vive um dos seus melhores momentos e extremamente propício para a implantação da Escola Nacional de Treinadores. É o momento de união da comunidade do basquete para o sucesso desse projeto que será muito benéfico para a modalidade. Parabenizo a diretoria da CBB pelo trabalho profissional com que está dirigindo o esporte — disse o técnico Byra Bello.
 
Participaram da reunião do grupo de trabalho Alberto Bial, André Germano, Antonio Silva, Byra Bello, Dante de Rose Júnior, Diego Falcão, Ênio Vecchi, Flávio Davis, Hermes Balbino, Jorge Guerra (Guerrinha), José Alves Neto, José Medalha, Lula Ferreira, Maria do Carmo Ferreira (Macau), Miguel Ângelo da Luz, Paulo Bassul, Tácito Pinto Filho e Vigil Lopez.

Time de Zaine permanece invicto na Itália

Na Itália, o Taranto segue invicto. Bateu o quarto colocado (Venezia), por 51 a 49, com 6 pontos de Zaine.

O Faenza, de Adrianinha, foi derrotado pelo Schio, vice-líder, por 69 a 57, apesar dos 12 pontos, 7 rebotes e 5 recuperações da armadora. O time ocupa a terceira colocação.

Na França, nova derrota do Aix. Contra o Reze (58-51), Claudinha teve 15 pontos, 3 rebotes, 3 assistências e 3 recuperações. O time é décimo primeiro.

Chuva interrompeu jogo em Catanduva por uma hora

Jogo O jogo esteve equilibrado nos dois primeiros períodos. Catanduva saiu atrás do placar e conseguiu empatar em 29x29, faltando pouco mais de quatro minutos de partida. Com tres minutos para terminar a primeira etapa de jogo, uma chuva com muito vento arrancou algumas telhas do ginásio e a partida precisou ser interrompida. Torcedores precisaram correr para se proteger da chuva.

O prefeito Afonso Machione estava presente no local, a torcida começou a gritar para que o prefeito mandasse arrumar o telhado do ginásio. A assessoria de comunicação da Prefeitura, disse que na semana passada, foram realizados reparados em alguns lugares do telhado. Ainda segundo a assessoria, o local foi sedido (sic) a Fundação Padre Albino (FPA), há 40 anos para fosse sediada a Faculdade de Educação Física, que funciona no local até hoje.

Fonte: Notícia da Manhã

Comentário: Que nível, hein? O pior é que não é novidade. Há dois anos, também numa partida pelo Nacional contra Ourinhos e transmitida pelo SPORTV a mesma cena patética foi registrada.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Vitória de Ourinhos deixa Americana isolada na liderança do CNBF 2009

053b Faltando um jogo para cada equipe encerrar sua participação na primeira fase do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) assumiu a liderança isolada com 84.6% de aproveitamento em 13 jogos (11 vitórias e duas derrotas), seguido do Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP), Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) e do Santo André (SP) todos com 76.9% em 13 partidas (dez vitórias e três derrotas). As partidas de segunda-feira irão definir a colocação final da primeira fase e os confrontos do playoff semifinal, que começam dia 8 de janeiro, com transmissão do SPORTV.
 
Neste sábado, no ginásio Centro Cívico, Americana venceu o São Caetano por 74 a 59 (38 a 26 no primeiro tempo), com 17 pontos da cestinha Karla Costa. Pelo time do ABC, a principal pontuadora foi a pivô Nádia Colhado, com dez pontos.
 
— Foi uma vitória importante em casa e a partida foi muito equilibrada. São Caetano melhorou bastante desde o inicio do Campeonato, mas elas sabiam que essa vitória era importante para nossa equipe. Apesar do esforço de São Caetano, fomos para quadra com um jogo firme e bastante duro. É bom continuar na briga pelo primeiro lugar e todas estão muito contentes com o resultado — disse a ala Karla Costa, de Americana.
 
A equipe de Ourinhos foi até Catanduva e ganhou do time da casa por 84 a 67 (40 a 41). A pivô Gilmara Justino, do Catanduva, foi a cestinha do jogo com 23 pontos, enquanto a ala Micaela Jacintho foi a principal marcadora de Ourinhos, com 16 pontos.
 
— O jogo foi muito disputado do início ao fim e ganhou quem errou menos. Foi difícil, mas conseguimos imprimir uma defesa forte e impor o nosso ritmo na etapa final. Raça e vontade de vencer foram fundamentais para conseguirmos essa vitória, que era tão importante para nós. Fizemos um primeiro tempo abaixo do que podemos, cometendo muitos erros. Na etapa final, melhoramos defensivamente e conseguimos acertar as finalizações. A equipe está de parabéns pela atuação — disse Micaela Jacintho, de Ourinhos.
 
Jogando em casa, o Santo André (SP) alcançou a décima vitória ao derrotar o Botafogo (RJ) por 83 a 61 (41 a 33), com 22 pontos da cestinha Vanuzia Almeida. Outro destaque da equipe paulista foi Paula Andrade, que marcou um Duplo-Duplo: 18 pontos e 11 assistências. A principal pontuadora do clube carioca foi Renata Oliveira, com 17 pontos.
 
— No primeiro tempo não conseguimos impor nosso ritmo porque o Botafogo dificultou o nosso ataque. Na etapa final, acertamos o posicionamento ofensivo, a defesa melhorou a marcação e fomos abrindo uma boa vantagem. Continuamos na briga pelo primeiro lugar e vamos buscar uma nova vitória na segunda-feira sobre São Bernardo — explicou a pivô Vanuzia Almeida, do Santo André.
 
Já o AFP/São Bernardo (SP) superou o Vasto Verde/Uniasselvi (SC) por 73 a 71 (37 a 36), no ginásio Baetinha, e ganhou a primeira partida na competição. As principais pontuadoras foram Patrícia da Silva, do Vasto Verde, e Vivian Lopes, do São Bernardo, com 19 e 17 pontos, respectivamente.
 
A fase de classificação termina na segunda-feira com os seguintes jogos, todos às 20h de Brasília: Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x São Caetano/UNIP (SP), no ginásio do SESI, em Ourinhos; Botafogo (RJ) x Vasto Verde/Uniasselvi (SC), no ginásio do Botafogo, no Rio de Janeiro; VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP), no ginásio Centro Cívico, em Americana; e AFP/São Bernardo (SP) x Santo André (SP), no ginásio Baetinha, em São Bernardo.

Time de Iziane vence e segue na quarta colocação na Polônia

Pela Liga Polonesa, o Wisla, de Iziane, passou pelo Brzeg (83-66) e mantém a quarta posição na tabela.

A maranhense teve 12 pontos e 7 rebotes, em 22.

Ros Casares segue na liderança da Liga Espanhola

IMG_1783 A ameaçada greve não veio, e a Liga Espanhola teve sua décima segunda rodada disputada nesse sábado.

Depois de perder a invencibilidade, o Ros Casares se recuperou ao bater o Canoe (81-73).

Érika foi o destaque do jogo, com 15 pontos e 10 rebotes, em 21’.

O time lidera a competição ao lado do Rivas.

O Zaragoza passou pelo Celta (67-58) e está na quarta colocação.

Kátia Denise teve 4 pontos e 7 rebotes, em 12’.

O Hondarribia, de Helen, teve derrota frente ao Avenida (69-59) e caiu para a décima posição.

A armadora teve 13 pontos e 2 assistências, em 37’.

Na II Divisão, o Burgos, de Franciele, derrotou o Arxil (74-54), com 10 pontos e 9 rebotes da brasileira.

O time divide a vice-liderança do grupo A com o Extrugasa, de Cris. A ala marcou 15 pontos na vitória sobre o Valbusenda (75-70, na prorrogação).

O UniCanarias, de Geisa, caiu para a quarta colocação com a derrota para o Aros (88-82), apesar dos 12 pontos e 11 rebotes da pivô.

VivoSabor/Unimed/Folhamatic vence São Caetano no Campeonato Nacional

DSC01678

Com mais um jogo pela frente, a equipe de basquete feminino de Americana VivoSabor/Unimed/Folhamatic venceu São Caetano por 74 a 59 (38 a 26 no primeiro tempo) neste sábado no Ginásio do Centro Cívico e continua na briga pelo primeiro lugar da fase de classificação do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009) o que garantirá o mando de quadra em três dos cinco jogos das semifinais.

Americana continua na liderança com 84,6% de aproveitamento em 13 partidas (onze vitórias e duas derrotas).

Para a ala Karla Costa , cestinha da partida com 17 pontos “Foi um jogo equilibrado. São Caetano se mostrou bastante forte no Campeonato mas acabamos nos fortalecendo para a vitória, que é muito importante”.

O último jogo do returno acontece na próxima segunda-feira, 21 de dezembro às 20 horas no Ginásio do Centro Cívico contra Catanduva . Americana vai contar com a energia da torcida para buscar a vitória.

Depois do jogo do dia 21, haverá um recesso devido às festas de final de ano. O campeonato volta em ritmo total no dia 08 de janeiro com os semifinalistas.

São Paulo garante título invicto do Brasileiro Sub-15

20091219_643150_Vanessa_gde A seleção de São Paulo conquistou pela 14ª vez o título invicto do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino – Divisão Especial, disputado no ginásio do Clube Juvenil, em Caxias do Sul. Na final da 18ª edição, as paulistas ganharam do Rio Grande do Sul por 83 a 55 (39 a 36 no primeiro tempo), com 29 pontos, 20 rebotes, seis assistências e seis recuperações da cestinha Vanessa Gonçalves (foto). O destaque da equipe gaúcha foi Larissa Quintana, com 22 pontos, sete recuperações, quatro rebotes, três assistências e um bloqueio.
 
— Depois de um primeiro tempo equilibrado, conseguimos impor nosso ritmo de jogo na etapa final para ganhar a quinta partida seguida e o título. Foi um trabalho de equipe e méritos para todas as jogadoras por essa conquista inédita. Aproveito para parabenizar as quatro equipes finalistas da competição que mostraram um belo basquete. Com relação aos meus números, é fruto de muito esforço e dedicação e é claro da ajuda e incentivo das minhas companheiras — explicou a pivô Vanessa Gonçalves, de São Paulo, que também foi a jogadora mais eficiente e reboteira do Brasileiro.
 
Na preliminar, o Rio de Janeiro garantiu a medalha de bronze ao derrotar o Paraná por 61 a 49 (29 a 24), com 16 pontos da cestinha Eliza Costa. Outro destaque do Rio de Janeiro foi Isabela Macedo que marcou um Duplo-Duplo: 10 pontos e 20 rebotes, além de sete assistências e quatro recuperações. A principal pontuadora paranaense foi Maessa Soffiatti, com 15 pontos.
 
Santa Catarina superou o Maranhão por 61 a 56 (32 a 22) e terminou em quinto lugar. As principais pontuadoras foram Mariana Oliveira (SC) e Maria Cláudia Teixeira (MA), com 22 e 21 pontos, respectivamente. E Pernambuco venceu Mato Grosso por 57 a 36 (26 a 12) e ficou em sétimo lugar. As cestinhas foram Sthefane Moraes (PE) e Ana Caroline (MT), com 19 e 18 pontos, respectivamente.
 
Nas estatísticas, a jogadora mais eficiente da competição foi Vanessa Gonçalves, de São Paulo, com as médias de 24.4 pontos e 11.6 (58 no total). A cestinha do Brasileiro foi Maria Cláudia Teixeira, do Maranhão, com 21.0 pontos (105). A melhor nas assistências foi Sarah Ferreira, de Pernambuco, com 6.4 (32). E a primeiranas recuperações de bolas foi Larissa Quintana, do Rio Grande do Sul, com 5.4 (27).

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

São Paulo derrota Rio e é o primeiro finalista do Brasileiro Sub-15

20091218_693733_Martha_gde A seleção de São Paulo é a primeira finalista do 18º Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino – Divisão Especial, que está sendo disputado no Clube Juvenil, em Caxias do Sul. Na semifinal, as paulistas ganharam do Rio de Janeiro por 66 a 38 (25 a 17 no primeiro tempo). A cestinha da partida foi a carioca Isabela Macedo, com 20 pontos e sete rebotes. As principais pontuadoras paulistas foram Martha Imoniana (11 pontos, 11 rebotes e oito assistências) e Vanessa Gonçalves (11 pontos e dez pontos). O adversário de São Paulo na decisão deste sábado sairá do confronto Paraná x Rio Grande do Sul (20h de Brasília).
 
— No primeiro tempo não conseguimos imprimir nosso ritmo e deixamos o adversário gostar da partida. Na etapa final acertamos a defesa, pegamos mais rebotes e tivemos tranqüilidade no ataque para fazer os pontos e chegar à vitória. Na final, precisamos fazer o nosso jogo e manter o foco os 40 minutos para evitar qualquer surpresa — disse a pivô Martha Imoniana, de São Paulo.

Santo André enfrenta lanternas e sonha com a liderança do CNBF 2009

Na última semana do Nacional de Basquete Feminino, o Santo André joga neste sábado (19/12) contra o Botafogo (RJ) e segunda-feira (21/12) contra São Bernardo e pode chegar à liderança da competição. O time da grande São Paulo se encontra na quarta colocação com 21 pontos, um a menos que a líder Catanduva e a vice-líder Americana, e assiste ao confronto entre as primeiras colocadas.

O regulamento prevê que em caso de igualdade de pontos, a decisão será pelo saldo de cestas. Para isso a equipe do ABC paulista conta com a ala Ariadna Capiró, cestinha do torneio com mais de 20 pontos em média, a também ala Lilian com 12,6, a pivô Simone, com cerca de dez tentos, além da armadora Kátia e ala/pivô Fabiana com médias superiores a oitos pontos por jogo.

A técnica Laís Elena analisou essa reta final em que suas comandadas poderão ficar à frente das tradicionais equipes de Catanduva, Americana e Ourinhos. "Não tem nada definido. O equilíbrio entre as quatro equipes (Santo André, Catanduva, Ourinhos e Americana) é muito grande. Os jogos entre estas equipes são sempre imprevisíveis", comentou a treinadora.

Fonte: Abril.Com

Ourinhos, Americana, Santo André e Catanduva decidem posições na tabela do CNBF 2009

171b Após garantir a vaga para o playoff semifinal do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), a briga agora é pelo primeiro lugar da fase de classificação. Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP), VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP), Colchões Castor/Fio/Unimed/Ourinhos (SP) e Santo André (SP) têm mais duas partidas pela frente para buscar a melhor colocação na tabela e, consequentemente, ter o mando de quadra em três dos cinco jogos semifinais. O primeiro passo rumo ao primeiro lugar será neste sábado com os confrontos Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP), em Catanduva; VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) x São Caetano/UNIP (SP), em Americana; AFP/São Bernardo (SP) x Vasto Verde/Uniasselvi (SC), em São Bernardo; e Santo André (SP) x Botafogo (RJ), em Santo André. Todas as partidas começam às 17 horas de Brasília.
 
O Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) é um dos líderes da competição 83.3% de aproveitamento em 12 partidas (dez vitórias e duas derrotas) e recebe a equipe do Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP), que é o terceiro colocado com 75% em 12 jogos (nove vitórias e três derrotas). O confronto será no ginásio Anuar Pachá, em Catanduva.
 
— A nossa união e garra está fazendo a diferença para superar os momentos difíceis da partida. Temos que jogar com muito empenho na defesa para vencer e garantir a presença na final. Queremos aproveitar a velocidade e aplicar contra-ataque rápido. Além de manter o ritmo e o foco até o final da partida Ourinhos tem um jogo organizado, de equipe. A expectativa é tentar anular esse ponto forte delas. Não podemos dar tranqüilidade para as adversárias — comentou a ala/armadora, Palmira Marçal de Catanduva.
 
— A concentração será fundamental para acertar os detalhes. O objetivo é ganhar a qualquer custo e ficar na melhor posição possível nessa fase de classificação. Queremos ir para os playoffs e fazer bonito, buscando o hexacampeonato. Não podemos errar mais e vamos com tudo para esse jogo. Acredito que, no sábado, a equipe que tiver mais controle e mais organização vai vencer — aposta Karen Gustavo, ala de Ourinhos.
 
O VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) também está na liderança da competição com 83.3% de aproveitamento em 12 partidas (dez vitórias e duas derrotas) e vai contar com o apoio da torcida para buscar a vitória contra o São Caetano/UNIP (SP) no ginásio Centro Cívico, em Americana.
 
— A expectativa é muito grande, principalmente por ser a última semana da fase de classificação. Imagino que será um jogo acirrado, assim como foi o primeiro, que vencemos por diferença de nove pontos (66 a 57). Com certeza, a vitória será importante para ficarmos em primeiro lugar, que é o objetivo nesse momento. Acredito que para vencer a partida depende mais de nós do que qualquer coisa. O grupo está crescendo, mas ainda precisa amadurecer alguns pontos e ganhar mais consistência técnica. Além de aprimorar o ataque e apertar a defesa, que é o nosso forte — afirmou Barbara Queiroz, armadora de Americana.
 
Dividindo o terceiro lugar com Ourinhos, com 75% em 12 jogos (nove vitórias e três derrotas), o Santo André (SP) enfrenta o Botafogo (RJ), no ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André. Garantindo as duas vitórias, contra Botafogo e São Caetano, e numa combinação de resultados, a equipe do ABC paulista ainda pode terminar no primeiro lugar da tabela.
 
— A expectativa é ganhar a partida para seguir para a próxima fase com uma boa campanha. A técnica Laís Elena está conversando bastante conosco para entrarmos em quadra mais concentradas e bem tranquilas. A intenção para essa disputa é a vitória e depois atacar com eficiência para ter um saldo de pontos grande, no caso de empate. No primeiro jogo contra o Botafogo ganhamos por uma diferença de 25 pontos (79 a 54). Pretendemos repetir esse feito, impondo nosso ritmo desde o inicio — afirmou Simone Lima, pivô de Santo André.

A Frase

jami “Preciso definitivamente ganhar consistência. Realmente preciso melhorar minhas infiltrações. Não é possível sobreviver numa liga tão competitiva apenas arremessando de três.”

Jami Montagnigo, 24 anos, uma das americanas do italiano Taranto, segunda maior pontuadora do time na EuroLiga, mas ainda assim consciente da necessidade de evolução.

Jami tem 54% de aproveitamento nos 3 pontos (24/44 em 8 jogos na competição), mas apenas de 34% (8/23) nos dois pontos.

Não faria mal a algumas brasileiras pensar como ela.

Iziane e Érika na lista de votação para o All-Star Game da EuroLiga

Começaram hoje as votações para os times do All Star Game da EuroLiga, que será realizado em 9 de março na Polônia.

Érika (Ros Casares, Espanha) e Iziane (Wisla Can-Pack, Polônia) são as brasileiras pré-selecionadas.

Quem quiser colaborar com as duas: clique aqui!

E o Rodrigo ouviu o que Carlos Nunes tem a dizer

O Rodrigo Alves fez um trabalho brilhante e ouviu o presidente da CBB em uma longa entrevista.

Pena que o presidente, que tem alguns bons acertos nesse seu primeiro ano de mandato, seja extremamente lacônico nas respostas, com avaliações rasas (O trabalho do Bassul? “Bom, mesma coisa do Moncho.” Iziane volta? “Acho que sim, por que ela não voltaria?”) e  declarações imprecisas sobre qual for o tema.

Ainda assim vale a pena conferir as 40 PERGUNTAS PARA CARLOS NUNES.

Kátia de Araújo visita estrutura e brasileiras em Utah

DSC03125 Kátia de Araújo, funcionária da Secretária Municipal de Esportes da Cidade de São Paulo, ficará nos Estados Unidos por 23 dias. O objetivo é visitar estruturas de High Scholl, College e Universidades, acompanhar equipes de basquete e observar os trabalhos desenvolvidos com o esporte em geral.

Kátia foi convidada pelo diretor e técnico Dave Paur, do College Eastern Utah. Neste College também trabalha o brasileiro Adjalma Becheli, ex-técnico de basquete do Rio Grande do Sul e atual assistente técnico da equipe masculina de basquete em Utah/Price, além de três brasileiras: Samara Matthes, Bruna Deichmann e Priscila Borges,que jogam pela equipe feminina.

Além disso Kátia fará uma palestra no próximo dia 21/12 para os alunos da Universidade e profissioanais do entorno, sobre os trabalhos desenvolvidos na Coordenadoria de Gestão das Políticas e Programas de Esporte e Lazer – CGPE/SEME e sobre Metodologia aplicada na Iniciação Esportiva, considerando os estágios de aprendizagem.

Dia 18/12, fará uma visita na Universidade de BYU, vistará a Universidade de Utah/ Salt Lake e dia 27/12 viajará com a equipe feminina de basquete para para Tucson/Arizona, para acompanhar um quadrangular de basquete e dia 30/12, assistirá o jogo da NBA em Phoenix, equipe onde atua o jogador da seleção brasileira, Leandrinho Barbosa.

A secretária de Esportes da Cidade de São Paulo é responsável pela ida da Kátia para os Estados Unidos, visando intercâmbio cultural, desenvolvimento profissional e pessoal, aprimoramento da forma de atuação e o desenvolvimento de novas idéias para serem implantadas pela Coordenadoria de Gestão das Políticas e Programas de Esporte e Lazer/CGPE. Este departamento é coordenado pelo Francisco Carlos Dada e Kátia gerencia o basquete, o handebol e os Jogos Universitários Paulistanos - JUP.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

VÍDEO: Americana x Ourinhos

Time de Kátia vence e avança na EuroCopa, clube de Izabela e Clarissa é eliminado

Katia_Hondar_gancho Pelo Grupo E da EuroCopa, o Zaragoza passou pelo Torun, da Polônia, por 80 a 46.

A brasileira Kátia Denise teve a melhor atuação da partida, com 12 pontos (2pts 5/8 e LL 2/7) e 9 rebotes, em 22’.

O time lidera o grupo, com três vitórias em quatro jogos e jogará a próxima fase contra o romeno Gheorge, de Kristen Rasmussen, que terminou em terceiro no Grupo G (duas vitórias em seis jogos).

No Grupo B, o Vagos parecia prestes a conquistar a sua segunda vitória, mas não resistiu ao suíço Sierre (57-64).

Izabela foi uma das cestinhas do jogo, com 15 pontos (4/8 nos 3 pts, mas 0/4 nos 2 pts e 3/6 nos lances-livres) e 9 rebotes. Teve ainda 2 recuperações, 1 assistência e 3 faltas, em 39’.

Já Clarissa, apesar do imenso potencial de rebotes (14 no total na partida), as adversárias parecem ter aprendido a domá-la no ataque com o transcorrer da competição. Hoje foram 13 tentativas embaixo da cesta, com apenas 3 convertidas. A pivô – líder em rebotes ofensivos de toda a competição – tentou assumir a responsabilidade nos momentos decisivos, mas fracassou e acabou eliminada com 5 faltas. Somou 7 pontos, 2 erros e 1 recuperação, em 26’.

Com uma vitória em seis jogos, o time é o lanterna do grupo e está eliminado da competição.

VÍDEO: Catanduva x São Caetano

 

Fonte: Basquete Catanduva

Tempo quente na Espanha

1. Na I Divisão, a insatisfação das equipes com uma decisão econômica da federação chegou ao topo. Os clubes não concordam com o fato de a tradicional Copa da Rainha passar a ser realizada com apenas quatro equipes, ao contrário das habituais oito. Resultado? Greve. A partir desse fim-de-semana.

2. Na II Divisão, o problema também passa pelo dinheiro. Ou pela falta dele. Uma das melhores equipes do torneio, a do Badajoz faliu durante a disputa. E se no começo da temporada, o time derrotou os atuais líderes - como o Canarias, de Geisa, e o Burgos, de Fran- hoje composto por juvenis, só apanha. Há duas semanas tomou de 125 a 22. Nem no Nacional…