quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A minha análise, com atraso

_MG_3197

No domingo 27 de setembro, a seleção feminina conquistou a Copa América, em Cuiabá, o primeiro título das mulheres na nova gestão da CBB e sob o comando de Hortência na direção do feminino.

Há exatos oito (!) anos, escrevia meu primeiro texto nesse blog (Michael e Maria), no qual conclamava que a Rainha retornasse ao lar do basquete, logo após uma outra conquista de Copa América, dessa vez em São Luís do Maranhão.

Se estou ( ou estava?) certo, só o tempo dirá, mas devo confessar que a nova conquista, a reunião das campeãs mundiais de 1994 e a dedicação juvenil das veteranas Helen e Alessandra acabaram por derreter a minha rabugem e talvez a análise saia mais benevolente que o necessário.

A seleção venceu o torneio invicta, com uma média de vantagem de 32 pontos sobre os adversários. Ainda assim, esteve irregular; é verdade. Mal esse que se estendeu sob os adversários e que traduz bem a pobreza do continente no universo do basquete feminino (- vale recordar a posição dos “vizinhos” no último Mundial: Argentina – nono, Cuba- décimo e Canadá – décimo primeiro). A Copa reforça a decadência de Cuba: já ausente das últimas duas Olimpíadas e agora também fora do Mundial. Confirma a ascensão da Argentina, novamente beliscando um espaço no cenário internacional às custas de uma irritante e quase insana dedicação defensiva.

A Copa passou e o momento é o de olhar para a frente, antes que o tempo passe e nos vejamos tentando driblar o improviso às vésperas do próximo Mundial.

BRA_DoNascimiento_Franciele201 BRA_Evangelista_Jucimara501 BRA_Gustavo_Karen202 BRA_DaSilva_Kelly201

Em relação à Hortência, tão criticada, acho que a Copa encerra seu período de “observações”. E é a partir de agora que esperamos as ações. De qualquer maneira, é fundamental lembrar que Hortência vem do marketing, e suas ações iniciais tem sido atreladas mais a esse item do que à gestão propriamente dita. Ainda assim tem conseguido resgatar a auto-estima das nossas meninas, o que não é pouco.

Da comissão técnica, acredito que Paulo Bassul conseguiu por em prática o que pretendia teimosamente desde o início. O time funcionou bem, sem estrelismos. Foi possível um revezamento interessante, com jogadoras do banco convertendo-se em destaques mesmo nos jogos menos fáceis. Soube ainda lidar bem com as contusões de Micaela e Mamá. Do ponto de vista da defesa, grande obsessão do treinador, a seleção mostrou que sabe defender (bem), quando quer. Mas às vezes, ela não quer. No ataque, residem os maiores problemas da seleção. Há uma queda natural e evidente da pontaria, que é agravada por uma repetição extremamente monótona das jogadas. Alguém apontou na caixinha de comentários com propriedade que Bassul trabalha com dois auxiliares que lhe foram “impostos”. E talvez faça mesmo falta à comissão alguém que trabalhe essa deficiência do técnico e da equipe.

Não sei se Bassul será mantido no cargo. Sinceramente esperava mais dele no comando na seleção. E acho que até ele mesmo esperava mais de si. Bassul imaginava que apesar das aposentadorias ele seria capaz de manter o Brasil em alta no mundo do basquete. Mas as primeiras experiências têm mostrado que não e o técnico está tentando se adaptar desde que chegou ao cargo. Caso Bassul saia, a pergunta que não cala é: “Quem?”. Quem poderia assumir no momento a seleção brasileira? Eu realmente não sei, não vejo nenhum real candidato ao cargo e acho justo que ele tenha o direito ao menos de encerrar o ciclo iniciado em 2007.

Ainda no terrreno da comissão técnica, há Janeth, outra duramente criticada. Acho a maior parte das críticas dirigidas a ela injustas e preconceituosas. Janeth foi genial como jogadora e está se descobrindo como técnica. Vai ser necessário tempo até que ela se desenvolva e faça essa transição. Janeth tem uma excelente visão de jogo, comanda um projeto com bons resultados em Santo André, onde inclusive já realizou clínicas e é bem-intencionada. Os ingredientes são bons. Se vai funcionar, eu não sei. Mas ela, mais do que ninguém, merece a oportunidade.

BRA_Gustavo_Silvia503 BRA_Santos_Alessandra502 BRA_Santos_Helen501 Brasil_Campeon505

Para encerrar o capítulo comissão técnica, acho importante que a nova gestão adicione aos avanços já implementados um trabalho psicológico sério. É nítido o reflexo da ansiedade das atletas em alguns momentos do jogo e é preciso ter mais força emocional para estar entre os grandes.

Em relação às jogadoras, gostaria de fazer as seguintes observações.

Helen – Jogou com extrema dedicação e ainda é (muito) útil. Mesmo nos dias em que não está tão inspirada (como na decisão), sua presença em quadra traz tranqüilidade ao grupo e organização.

Adrianinha – outra grande armadora, extremamente capaz e difícil de intimidar. Ainda em grande forma, mas apresentando alguma dificuldade em conter a velocidade das armadoras adversárias.

Natália – respondeu bem às oportunidades que teve. O maior problema que vejo na armadora caçula é que foi moldada por um técnico que privilegia a velocidade e o ataque (Ferreto). Em função disso, tem uma dificuldade natural em ser comandada por técnicos que desenvolvem um trabalho tático mais elaborado, seja no clube (Branca) ou na seleção (Bassul). Em alguns momentos em quadra e durante os diálogos com Bassul, é evidente a dificuldade da jogadora em ler o jogo. E certamente esse é um déficit a ser trabalhado.

Micaela – novamente a jogadora apresentou problemas físicos durante a competição, o que infelizmente não é novidade em se tratando da talentosa Micaela. No entanto, a fase da jogadora não é boa em clubes ou na seleção. Talvez Kaé tenha sido a que mais se abateu com o resultado em Pequim. Defendo que a convocação de uma atleta seja em função do que ela apresenta e não em função do seu histórico. E é por isso que acredito que seja o momento de Micaela ser afastada. Se voltar a apresentar um bom e confiante basquete, que volte. Por enquanto, no entanto, acho mais sensato que se comece a trabalhar com um novo nome.

Fernanda – na minha opinião, foi das surpresas mais agradáveis do grupo. Assumiu a posição de titular mostrando qualidades até então ocultas, principalmente na defesa. Colaborou muito em aspectos que os números nem sempre retratam. E no ataque, conseguiu se virar mesmo com uma limitada capacidade de drible, convertendo-se na jogadora brasileira mais levada à linha do lance-livre, onde teve 75% de aproveitamento.

BRA_Mares_Natalia201 BRA_Neves_Fernanda403 CAN_Gabrille_Teresa301 BRA_Marcal_Palmira201

Karen – também teve uma grande participação. Defendeu com precisão e atacou com competência. Faltou um pouco mais de pontaria nos arremessos de longa distância e de ajuda à transição.

Sílvia – marcada pela atuação na decisão, o saldo é extremamente positivo para uma jogadora que parecia ter perdido o fio da meada em certo ponto da carreira. A Copa marca o resgate da atleta, que mostrou condições de atuar nas posições 3 e 4. Interessante notar, que assim como com outras irmãs em quadra, há uma sintonia fiel entre as Gustavos e um aumento na produção quando ambas dividem tempo em jogo.

Palmira – a atuação na Copa repete o mau desempenho do Pan-2007 e sinaliza que realmente não há qualquer justificativa para insitir. Dessa vez, a ala jogou na sua posição habitual, chegou a ser titular (!) nos amistosos e não conseguiu mostrar nada. Seu jogo se limita aos frenéticos arremessos de três e seus passes são ruins e desprovidos do mínimo de criatividade.

Alessandra – em resumo: a mulher é um colosso. Vou usar o espaço para registrar a chatice dos comentários de Roby Porto e Byra Bello sobre os lances-livres da pivô. Afe!

Mamá – não acho que a pivô tenha feito um mau papel na Copa. Muito pelo contrário. Mamá tem qualidades: é inteligente, disciplinada e está em boa forma. Mas é preciso olhar para a frente e preparar uma sucessora. E há boas candidatas para a vaga.

Franciele – mais jovem dos grupo, Franciele voltou a mostrar do que é capaz quando bem treinada. Chegou à Copa em uma forma física impressionante, com uma impulsão fenomenal. Além disso, teve evoluções nítidas no entrosamento com o grupo e na leitura do jogo. É torcer para que a curva da menina siga ascendente, apesar de o cenário (II Divisão Espanhola) ser desfavorável.

Kelly – eu não acredito que vou falar isso mais uma vez, mas é inevitável. A pivô está nitidamente acima do peso. E não é de hoje. A primeira questão é que Kelly chegou a ser cortada por Bassul para o Pré-Olímpico, em 2007. Era a primeira competição do treinador com a seleção adulta e talvez a intenção fosse marcar que era preciso estar bem (fisicamente, inclusive) para estar na seleção sob o seu comando. Pois não foi o que aconteceu. Sem opções, o treinador voltou a recorrer à Kelly mesmo fora de forma. E é triste ver uma jogadora do nível de Kelly “jogando bem, apesar de fora de forma”. Ela merecia mais. Mas não foi o que aconteceu na Copa: Kelly esteve mal e pagou o mico de não entrar um minuto em quadra na partida da decisão. O pior é que parece que nem Kelly nem Bassul têm aprendido com os episódios. Nem ela emagrece, nem ele a corta. Coloco-a na mesma situação de Micaela: sem seleção até sair da zona de acomodação.

41 comentários:

Anônimo disse...

Bert, concordo com seus comentários: Alessandra é tudo de bom, e Hellen tb é!!!! Fico emocionada com a dedicação das duas!!!! É um exemplo a ser seguido por aquelas que julgam ser estrelas e não são!!!!
Já comentei tb que a Fernanda me surpreendeu, e Fran tb!!!
Vale observar que a Kelly chegou para o periodo de treinamento MUITO mais magra do que no final do campeonato!!! Cade o trabalho da comissão??? Ou foi começão??? Comeram tanto até não poder mais???

A Paulista

Leonardo Rodrigues disse...

Análise muito coerente de uma pessoa que entende e muito de basquete feminino.

Dessa Copa América, fica a emoção de ver duas veteranas campeoníssimas voltarem a vestir a camisa da seleção como se fossem garotinhas e ver o reconhecimento da torcida pelas inúmeras alegrias que já nos deram.

Espero que imediatamente seja feito um trabalho cuidadoso com jovens jogadoras que ficaram de fora e que tenha condições de virem servir a seleção no futuro. É necessário dá experiência internacional a essas meninas.

Confio no trabalho da Hortência, confio na força interior das meninas e torço desesperadamente para q consigam manter o Brasil entre as 4 maiores forças do basquete feminino mundial.

fábio balassiano disse...

belíssima análise.
parabéns!
realmente de bom humor.
abs, fábio

Bert disse...

Oi, Paulista!

Parece que você matou a charada: o problema foi a "começão".

Aliás tinha imaginado isso quando li a entrevista da Kelly para a CBB (em 03/09).

Dizia a pivô:

"Estou adorando, nunca fui tão mimada. A gente chega e ganha flores, todo treino tem fruta, um biscoitinho, suco."

http://www.cbb.com.br/entrevista/entrevista.asp?t=&entrevista=296

Parece que exageraram no biscoitinho!

Abs!

MeninoBionico disse...

oi pessoal, oi Bert! ah, finalmente! Concordo com todas suas palavras! E gostaria de complementar aos que somente criticam e não respeitam o trabalho dos outros, a Janeth viveu e conhece muito do basquete atual, afinal, quem treinou durante 6 temporadas com o Van Chancellor????
Vcs acham que ela não aprendeu nada com ele???
Quem foi treinada pela Maria Helena, Barbosa, Lais H. por tanto tempo não aprende nada??
Deixem ela se preparar e parem de falar asneiras. Ela nem é a técnica, ela está se preparando. Ainda bem!

Bert disse...

Obrigado, Leonardo!

Que bom que você compartilha comigo essas esperanças.

Abs!

Bert disse...

Fala, grande Bala!

Fui muito bonzinho, né?

Rs.

Abs!

Bert disse...

Oi, MB!

Realmente acho que vale a pena dar tempo a ela, antes de sair aí atirando pedras.

Abs!

Anônimo disse...

Oi Bert.
Sou daquelas que defende o posicionamento das jogadoras criticadas negativamente por vc.
respeito todas as suas palavras, mas qm viu os jogos percebeu a dificuldade que as meninas tinha de colocar a bola na mão da Kelly, e quando colocavam ( isso quando ela não era pega de surpresa) ela respondia mto bem.! Todos os jogos foram difíceis! adorei ver a Fran se superando e masi uma vez vemos que a Helen faz sim mta diferença! a Kaé está em uma fase ruim, mas repito uma "fase" e como fases passam creio q ela corresponderá a minha espectativa!
Alessandra na minha opinião andou treinando os lances livress, pois melhorou BASTANTE! REPITO. PELO AMOR DE DEUS.! esse jogo é coletivo se a bola não chega na mão da Pivô (KELLY principalmenmte pois ela é a única que tem uma sonegação de bola por parte das outras meninas) ficará difícil ela fazer alguma coisa, tanto que ela sempre corresponde qndo é chamada, e ela prova pra mim e tenho certeza que pra muitas pessoas o que ela faz está mto além do peso, pois tem mta menina magra como a NADJA que foi cortada que não tem a tecnica e a força e garra que a Kelly tem! valorizemos e agora que ela vai pra ourinhos vamos poder ver o estrago que ela faz com os outros times quando ela recebe a bola e finalmente faz o que está sendo "paga" pra fazer! beijo;

Bert disse...

Oi, Anônima!

Realmente até reforcei isso no meu comentário: as qualidades técnicas da Kelly.

E que mesmo fora de forma, muitas vezes ela se apresenta bem.

Mas não aprovo esse comportamento.

Bj!

Anônimo disse...

Infeliz a comparação da Kelly com a Nádia.
Primeiro:Nádia tem força, técnica, disposição e muito,mais muito o que aprender ainda.E tenho certeza que a Kelly teve muito trabalho para parar a Nadia nos treinamentos.E só não enxerga quem não quer,mas a Kelly teve sua chance nessa Copa, infelizmente não correspondeu.Adivinha no lugar de quem a Nadia ficaria?
Ah, ela ainda é sub-21...Só pra constar...
Segundo: Falar que as atletas não colocam a bola nas pivôs é sacanagem...Helen e Adrianinha tem fundamentos suficientes pra pôr a bola onde quiser...Porém, elas tem leitura do jogo e só colocam boas bolas em quem está rendendo.Infelizmente não foi o caso da Kelly. Ah, ela teria a oportunidade de rebotear, que é um fundamento essencial para uma pivô de alto nível.Mas ela tem que estar em boa forma pra isso tbm.
Torço para que ela tenha sucesso em Ours e que retorne a seleção bem e em forma!

Anônimo disse...

bert eu fui na copa america sabemos que a kelly deu vacilo sim, mas o maior vacilo foi denovo o paulinho, poxa bert como ele pode fazer isso com uma jogadora com elas qnd fala elas a kae e a kelly poxa meninas que estão na seleçao desde 1997 e ele queimas elas, poxa só porque elas vão jogar em ourinhos a onde ele foi mandado embora por se sentir estrela, e ainda te falo se ele continuar assim nen a erika vem pois pois ele goasta de ser as estrela do time, mas quem tem que brilhar é as meninas não ele , bert tinha hora do jogo que ele olhava para as duas e chamava outras pra entrarem ,vi a mamá super cansada e a ale tbm e ele nem olhava na cara delas sendo que a karem errou muito ,fico pensando nossa assim nao conseguiremos ir a lugar nenhum desse jeito pois parece que tem 2 times do brasil na quadra o tecnico e as meninas imagina como está a cabeça delas agora pois uma final nao jogar nenhum 1 gente como ele óde fazer isso com elas sendo que qnd precisa elas estão ai pra ajudar mesmo pesada fico triste pois nao queria esta na pele delas imagina vc ficar 11 anos na seleção e nao entrar 1 minuto se quer meninas força que vcs precisam kae bola pra frente que vc é uma otima jogadora que sabemos do seu potencial faz um otimo campeonato e vem pra mundial super bem que vc e a erika é o nosso futuro na seleção beuijos a todos e vamos torce pela nossa seleção e pelas meninas

Fabio Martins disse...

Oi Bert- Fico feliz que voce tenha seguido alguns dos meus conselhos!
Otima leitura! Parabens!
Bem, gostaria de dar meus palpitoes, ja que o espaco e democratico- e "by the way, sorry" pelo Portugues enferrujado, do seculo XX e sem acento!!!
Vamos la:
Contunuo dizendo que se quisermos ser (ou voltarmos) a ser uma selecao respeitada internacionalmente, devemos comecar pela base e que melhor maneira de se recolar a selecao Nacional entre as 4 primeiras e que "colocar" as meninas do sub-17, sub-19, sub 21 com algumas novatas da selecao (como a Natalia por exemplo) em um time com o Bassul e a Janeth na comissao e sair por esse "mundao" e "botar as meninas no fogo",.... ou melhor, Europa e USA, pois nossos vizinhos continentais, "afe, que LOUCURA!!"- acho que a Leonor Borel e a Regla Hernandez devem ter tido uma crise nervosa depois daquele jogo de Cuba com o Canada. Mas voltando ao meu ponto, "rodando"- as vamos estar preparando- a nova geracao para o futuro e sem traumas. Custa muito, mas para ser campeao Olimpico, tem que haver investimento. Seria uma otima pedida! SE os EUA e Australia o fazem......Campeao Mundial e Olimpica, certo???
:)
Fazia MUITO tempo que eu nao acompanhava os jogos no feminino e devo dizer novamente "AFE"!, o que e aquilo??? Quando sai do Brasil, a Paula e a Janeth ainda estavam em ativiades...deve estar ai o fato da minha surpresa! O que e isso.....e o chamado "Basquete Moderno"- espero que nao! Alguem em algum comentario disse que selecoes, so mesmo as dos EUA, Russia e Australia,...acho que concordo, pelo que vi em Pequim ano passado!
Quanto a comissao tecnica, acho que o Bassul deva ficar, ate pelo menos para finalizar o ciclo Olimpico, afinal ele foi VICE campeao com a selecao sub- 21, ou seja, ele sabe o que fazer, mas precisa haver coerencia emtre ele, CBB (leia- se Hortencia) e comissao tecnica.
Avisos para 1. Kae e 2. Kelly!
1. Kae, precisa levantar a cabeca e pensar que "amanha sera melhor, pois tudo na vida vai passar"...se por acso nao vier uma convocacao, o que EU espero, treine mais, leia mais, estude mais, pense POSITIVO que a boa forma volta e a selecao tambem!!! Todos torcemos para isso....Pequim, ja e PASSADO garota! Nos de novamente aquele sorriso LINDO que e so seu!!!
2. Kelly, "na boa" DEPRESSAO se cura com um bom tratamento!!! Voce precisa rever aspectos da sua vida e re- direcionar o prazer que a comida lhe da, para a familia, amigos, o basquete! Conselho de amigo!!!! Procure ajuda....
E quanto a Hortencia- devo admitir que torcia para a Paula nos bons idos dos anos 80 e inicio dos 90!!!
Acho que a palavra "marketing" e muito mal uitlizada: "marketing" e uma disciplina que estuda TODOS os aspectos da composicao de um produto, seja sua propaganda, distribuicao, foco de consumidores, resultados, analises de fracasos, sucessos, diretrizes, proximas etapas de desenvolvimento, enfim, TUDO! Como alguem disse nos comentarios que a Hortencia e do "marketing", espero que sim e que ela ela esteja fazendo suas pesquisas, analisando meios de atingir e trazer os publico e os jovens de volta ao basquete,para recuperar a modalidade....Espero! E para os que utilizaram a palavra "marketing" para dizer que ela quer se "mostrar", o que eu acho que foi a real razao, sei la, ela foi "Rainha", entao, ne!....O que quero dizer e que cada um tem sua propria personalidade e nao devemos confundir "Urubu com Piriquito".
Janeth e muito competetente e estudiosa...se ela for realmente a tecnica da selecao no futuro, bem o tempo dira, mas que o investimento esta sendo feito, isso esta...parabens a CBB! Agora, que eu chamava a Branca, a Lais, a Maria Helena, o Vendra para dar umas dicas, ah, isso eu faria...resgataram o Pagan, por que nao!? E sempre tem o Miguel!!!
"Afe" vou dormir, escrevi D+! Felicidades a todos que venha o Mundial de 2010. Sera que a Australia repete 2006, ou os EUA resgatarao o ouro- caso a Russia nao estragarem a festa, tornando TETRA Vice- Campeas!????MISTERIOS!!! (Todos aqui sao muito jovens para se lembrar desse jargao!)! FUI!

Basqueteiro... disse...

É sempre muito bom poder ler uma análise tão bem feita e coerente.

Parabéns Bert!

Também senti que as irmãs Gustava, quando jogam juntas, aumentam seus rendimentos. Que gostoso ver uma solidária com a outra e tornando o próprio basquete feminino um pouco mais solidário. É muito legal ver a Sílvia sempre dando uma mãozinha para a Karen e vice-versa. Muito legal poder presenciar isso no nosso basquete feminino. Fica como sugestão para o Bassul (se é que ele já não está fazendo isso) tentar implantar essa filosofia também, ou seja, jogar basquete como se o time inteiro fosse formado por irmãs. Um basquete cada vez mais solidário, uma ajudando na dificuldade da outra e assim, na somatória final, termos resultados cada vez mais positivos.

Perfeita sua colocação, Bert, sobre a Fernanda Beling. Essa também me surpreendeu e MUITO. Apesar de faltar habilidade nos dribles, ela mostrou ser ótima defensora e ajudou muito com rebotes preciosos. Até mesmo as infiltrações com movimentos mais lentos eu passei a gostar, sobretudo quando ela recebia a falta e acertava os lances livres. Vou mais além sobre essa menina e dar créditos ao Bassul. Na minha opinião, o Bassul conseguiu realmente fazê-la render de forma que talvez nem ela mesma acreditasse (ou soubesse que poderia). Ele lapidou características que a Fernanda (quase) não mostrou em outros momentos de sua carreira. Definitivamente, a Fernanda é uma jogadora que somou muito para a conquista do título e esse mérito é do Bassul. Já pensou o que ele não pode fazer com outras jogadoras a médio e longo prazo?

Kelly e Palmira receberam a chance que mereciam, mas não corresponderam. Infelizmente.

Bassul deixou claro o porquê de Franciele não ser titular ainda. Falta amadurecimento emocional a essa menina que ainda pode nos dar muitas alegrias.

Outra boa surpresa foi Mamá, que eu teria cortado desse grupo, mas finalmente pudemos entender porque o Bassul insistiu na sua permanência. Ela teve momentos ruins, mas mostrou-se impressindível para o grupo, sobretudo na parte defensiva e no trabalho "sujo". Outra coisa, não sei se os amigos concordam, mas a Mamá parece estar fazendo o mesmo trabalho que antes era dedicado à saudosa Ruth, ou seja, apesar de não brilhar e seu jogo não aparecer muito, ela contribui para que o rendimento do grupo seja positivo.

Sobre as outras jogadoras o Bert já disse tudo.

Depois de muito tempo voltei a acompanhar com prazer uma competição do feminino. Até gravei todos os jogos. Existe ainda muito trabalho a ser feito. É preciso dar tempo ao Bassul para que possa descobrir novos talentos e lapidar novas meninas, utilizando-se de todo o potencial que nossas jogadoras tem. É preciso também que as meninas incorporem a mudanças de filosofia de nossa seleção. Sem brilhos individuais, mas sim, solidário como o jogo das irmãs Gustavo.

Esse grupo foi formado sem jogadoras excepcionais somadas a duas veteranas que, apesar de já não estarem mais no ápice de suas formas físicas, mostraram o que é jogar por prazer, ensinaram o que é dedicação e postura de vencedoras.

Definitivamente, as mudanças podem ser percebidas à olhos vistos no basquete feminino brasileiro.

Anônimo disse...

Concordo com o carinha ai de cima que fala que desde 197 na seleçãO ELAS PODERIAM TER ENTRADO. TALVES O PAULINHO FIOCOU COM MEDO DE COLOCA-LAS ELAS CORRESPONDEREM E NÃO TER CVOMO TIRA-LAS. FALA SÉRIO GNT IDEPENDENTE DISSO QUE ACONTECEU ( COISAS DA VIDA) ELAS TEM CRÉDITO! VAMO VALORIZAR PELO AMR HEIN! JAH PERCEBI QUE VC NÃO GPOSTA DELA MAS NÃO PRECISA ESCULAXAR . ERRAR É HUMANO!

Anônimo disse...

Bert
Achei muito interessante o seu comentário. Já que agora vamos ser sede das Olimpíadas acho que o biênio 2010/2011 deveria ser de investimento no basquete feminino de base. E também agora torna-se urgente a inserção de nossas atletas sub-24 na seleção que vai a Turquia. Fran, Nadia, Natalinha, Izabela,Mariana,Renatinha,Clarissa, Isis e outras. Em 2016 terão entre 26 e 31 anos e já terão participado de 2 mundiais e 1 olimpíada. Sobre quem será o técnica acho que a Janete precisa treinar um time, não pode assumir direto a seleção. Mas o seu potencial é grande, com um passado na seleção brasileira e na WNBA relevantes.
Acho que o trio Adrianinha, Helen e Alessandra deve ser convocado para todas as competições importantes até quando der e poupadas de outras competições. A Alessandra se pudesse eu congelava e usava sempre que pudesse até bater o recorde do Karin Abdul Al Jabbar.
Parabens pelo blog!

Flavio disse...

Precipitações:

Nao sei porque ainda comentam que o período de Paulo Bassul possa estar encerrado.
É claro que seria bom talvez, ja pra Londres em 2012, rever Janeth como técnica, Iziane e a chegada da Érica, mas creio que isso sejam precipitações.
Renovação é feito gradativamente, aos poucos e a mescla da juventude com a experiencia esta sendo feita. É preciso calma, planejamento, um calendário olímpico, uma Liga forte aqui na América do Sul ( Brasil).
O mais importante disso é poder acreditar sim que, Alessandra e Helen tem ainda um ciclo olímpico com certesa e digo isso desde o final de 2006 início de 2007. Mas é preciso que elas sejam muito bem assistidas e orientadas sob vários aspectos.
Quanto a Kelly ela nao participou da final da Copa América pq nao houve necessidade. Ela é agil, experiente e quando bem condionada e magra vai ajudar e muito esta equipe.Enquanto isso a Zaine ganha baguagem la na Europa e é ponto positivo.
A Micaela tem que ser curada dessa contusão que a persegue e nao é o momento de falar em corte definitivo ainda. Com certesa vai se reabilitar e dar força física a equipe.
O caminho é "trabalho" e planejamento.
Medalha olímpica sim, mesmo que de bronze mas no Rio, em 2016!

Anônimo disse...

Nos anos 90 havia uma pivo argentina que era uma das melhores pivos do mundo, a Karina Rodrigues,e ela naturalizou-se brasileira, mas a CBB bobeou e não conseguiu inscreve-la. Mais tarde nada ocorreu, com a possibilidade da Vedrana, com a Lisdeivi e agora está aí a Ariadna jogando um bolão. Não sei se ela se interessa pela naturalização. Enquanto isto a Espanha que tem um ponto fraco no pivô, está prestes a naturalizar a pivo Sancho Little, que joga na WNBA, de naturalidade antilhana. A Rússia naturalizou a Becky Hammon.
Várias equipes de primeira linha naturalizam jogadores.
O que é certo é que se Karina Rodrigues jogasse o Brasil teria uma equipe extraordinária, já que na época jogaram Paula e Hortensia e iniciavam Janete e Alessandra.
Acho que se a Ariadne se interessar nosso grande lider, "o cara", que anda com a bola cheia, bem que poderia conversar os compañeros para permitir ao mundo ver Ariane Capiró. Ela é a Hortensia negra!

Anônimo disse...

Não é possível que a Kelly e a Kae aceitem voltar para a seleção.
digo isso porque é a seleção que precisa delas, inclusive para servir de burro de carga nos treinos, ou seja treinar as outras, ajudar desde o inicio sempre, sempre e depois os louros ficam com "QUEM MERECE".
Para quem acompanha de perto essas meninas, Kae e Kelly, sabe que elas mereciam um pouco mais de carinho e respeito por parte do PAULINHO, que as ignorou nos dois ultimos jogos.
Gente, que prejuizo teria o Brasil em continuar como estava, inciando com a Kelly e depois entrava a Alessandra e arrebentava, e o mesmo com a Kae e a Fernanda.
Ao menos não mecheria tanto com o psicologico das meninas.
Bom, desculpem o desabafo... mas se não falarmos aqui, rs rs afinal o Bert deixa , rs falaremos aonde.
Enfim, depois não reclamem se elas não aceitarem mais servir a seleção

Parabéns Bert pelo Blog

Anônimo disse...

Não acho que tenha faltado respeito com ninguém. A Kelly foi super bem nas Olimpíadas e jogou cerca de 30 minutos por jogo. Kaé estava muito mal e ali já devia ter jogado menos.
Na Copa América as duas estavam mal e outras meninas foram bem (casos de Fernanda e Sil na posição da Kaé e Alessandra e Mamá na posição da Kelly). Técnico não tem que escalar atleta por consideração e sim por rendimento.
Neste caso eu acho que ele agiu corretamente!

Anônimo disse...

Só para constar: no jogo Maranhão 90x68 Roraima, pelo campeonato sub-15, região Norte, as principais pontuadoras segundo a CBB foram Taynara de Souza(RR) com 52 pontos e Maria Claudia(MA)com 39 pontos.
Tudo bem que o nível é fraco mas vale uma conferida nestas duas meninas.

Anônimo disse...

Meio confuso vc anônimo, no que diz respeito a "merecimento e rendimento" (Kae e Kelly), pois treina-se para merecer estar na equipe, merecer jogar, merecer ser titular. DO JEITO QUE FOI FEITO É DIFÍCIL DE ENTENDER. NENHUMA DAS DUAS ESTAVAM LESIONADAS,
Detalhe; será que houve uma conversa prévia e até mesmo depois desses jogos. VC SABE QUE NÃO,rs
Desculpe.

Anônimo disse...

Se teve conversa com elas não dá para eu saber, só posso falar sobre o que vejo na TV!
As duas vinham muito mal, só isso que eu disse. Na hora de fechar uma competição o técnico vai colocar as que vinham bem nos primeiros jogos.
Quando o técnico insiste em quem está jogando mal a gente mete o pau na hora! Portanto, não acho correto criticar quando o treinador tira uma atleta que está em má fase!
Gosto de ver as duas jogando e sou fanzona da Micaela, mas não sei o motivo de estarem tão sem inspiração...

Anônimo disse...

Muito boa sua análise principalmente por lançar a discussão sobre o desempenho de nossas atletas. Naturalmente nem todos tem as mesmas opiniões. Acho pertinente os comentarios do byra e roby sobre o lance livre da Alessandra. É ruim mesmo. Isto não apaga, entretanto, o brilho desta grande jogadora. Sobre a Micaela, discordo totalmente. Ela poderia ter jogado, só não jogou por que Bassul não quis. Ele considera o trio Silvia, Karen e Fernanda como talismã q deu a ele o vice campeonato mundial juvenil (ou sub 21 sei la), mas esquece q a força mesmo daquele time estava na Erika. Micaela no pouco tempo que lhe foi permitido jogar contra Cuba mostrou que ainda é muito superiora a Silvinha e Fernanda. Foi a única das tres que conseguiu marcar a numero 15 (podem rever o jogo pra constatar), faz um diferença enorme na defesa e rebote, além de não perder tantas bolas como a Fernanda. Se os adversários fossem times melhores como os que vamos enfrentar no Mundial, ele certamente precisaria lançar mão desta excelente jogadora, mas como não ia precisar disso pra Copa América, pode colocar em prática sua vingançazinha.Foi graças a Micaela que conseguimos classificar pra Pequim naquele jogo contra Cuba (segundo as palavaras do proprio tecnico cubano: " Não conseguimos parar Micaela") Paulo Bassul é um bom técnico, mas no adulto tem problemas de relacionamento com as jogadoras.

Anônimo disse...

Olá, Bert

Parabéns pela análise, como sempre muito bem ponderada.

É sempre bom ter um espaço como esse, no qual tomamos conhecimento da opinião de quem gosta e acompanha o basquete feminino e podemos também expressar as nossa.
Gostaria ressaltar que alguns dos comentários que me antecederam estão baseados apenas no senso comum, ou seja, a pessoa recebe uma informação, por meio de uma conversa ou pela mídia em geral e sem confirmar , sem ter certeza passa a reproduzir como se fosse verdade.
Vamos falar um pouquinho mais da Kelly ?
Saindo então do senso comum pergunto ?
1º Todas as pessoas que morrem de câncer no pulmão forma fumantes ?
Cientificamente comprovado que NÂO- há vários fatores a serem considerados como> fumante passivo, pré-disposição genética etc.
2º Todas as pessoas que estão acima do peso é porque exageram na alimentação ? Também, NÂO, há fatores como> Metabolismo lento, depende do sexo, idade, níveis hormonais etc.
3º Paulinho deixou de fora da final apenas as jogadoras que estavam fora de forma ? Não, Micaela é cnsiderada a mais bem preparada fisicamente na seleção.

cntinua...

Anônimo disse...

São exemplos simples, espero que compreendam onde quero chegar..
Alguém comentou que a Kelly precisava fazer tratamento para depressão e desviar o foco da comida.
Eu conheço a Kelly e ela é uma pessoa muito alegre e divertida, pode ser um pouco tímida, mas é de uma atitude positiva impressionante, superou muitas perdas na vida e continua lutando.
quando o paulinho assumiu a Seleção, ele a cortou dizendo que era problema de condicionamento físico, mas depois , não conseguindo a vaga para as Olimpíadas de pequim convocou quem ? a Kelly, ou seja, ele viu que não dava para enfrentar, principalmente as cubanas sem a Kelly. Então conseguiram a vaga num jogo emocionante e a Kae também colaborando muito.
Foram para Pequim , a Kelly fez uma boa Olimpíada, foi a cestinha do Brasil e ganhou prêmio de melhor jogadora.
Realmente não conseguimos entender muitas coisas.....só o tempo poderá responder.
O nosso desejo é que tanto Kelly como Micaela façam um bom cameonato brasileiro e se recuperem , pois não disseram nem um muito obrigado, valeu, foi bom ter contado com vcs, não disseram nada... parecia que estavam lidando com máquinas, sem sentimento, sem coração.

continua...

Anônimo disse...

Compreendo que muitos comentários são feitos no calor da situação, são torcedores, admiradores ou não das jogadoras que manifestam suas opiniões. Mas há de se pensar de uma forma mais sensata antes de se fazer certos comentarios, principalmente sobre a vida privada das jogadoras.
Bert, desculpe-me o tamenho da postagem,mas é um espaço unico, no qual podemos nos manifestar....Teria outras coisas a dizer, como as dores que a Micaela sente, as lesões mal curadas, o quanto ela luta para se manter bem, é uma jogadora muito talentosa. O quanto sofreram ao serem decartadas da final, choraram durante o voo, sentiram-se desrespeitadas sim , pois quando ninguem queria ir para a Seleção elas estavam lá...mas...
Vms aguardar
Coisas melhores virão para elas e para o Basquete Feminino no Brasil.

rosa dos ventos disse...

Detalhe
Kely e Micaela estão empregada...
Mamá, Alessandra e outras não

Pq será ?

MeninoBionico disse...

Kelly e Miacaela estão em decadência. Estão baratas, e por isso estão empregadas. Alessandra é e sempre foi cara, não é para qualquer time. Mamá está estudando propostas.

Fernando Santos disse...

Eu gosto mto de Kelly e Kae. Força para as duas.

Qtos aos comentarios, sao maldosos nao pq sejam feitos no calor dos acontecimentos, mas pq sao feitos em cima da rivalidade de clubes. levam a rivalidade de clubes do interior paulista para a seleçao e descarregam nas atletas.

As duas sao maiores que os seus criticos e veneno deles.

Anônimo disse...

MENINO BIONICO UMA JOGADORA QUE FOI ELEITA A MELHOR ATLETA DE BASQUETE ENTRE O FEMININO E O MASCOLINO NAO ESTÁ EM ALTA......, NUNCA FICOU SEM NENHUM CLUBE SAIU DA ESPANHA FOI PRA LETONIA E DEPOIS PRO EQUADOR E AGORA EM OURINHOS E AINDA SABEMOS QUE QUE OURINHOS É O UNICO LUGAR QUE PAGA BEM AS JODAGORAS ..... E VC VEM FALAR QUE ELAS ESTÃO EM BAIXA DESCULPE MAS VC NA CONHECE O MERCADO DE BASQUETE, E A RESPEITO ELAS VAM ARREBENTAR NESSE PAULISTA, E AINDA FLAO MAIS NO EXTERIOR ELES NAO ESTÃO CONTRATANDO AINDA JOGADORES DO NIVEL DE KELLY AALE E AS DEMAIS POIS TODAS ESTÃO EM ALTA

Anônimo disse...

vc são um bando de puxa saco isso sim..puxa o saco dessas jogadoras que estão em uma fase ruim faz algum tempo já...mas é muito fácil pra vcs criticarem só as que estavam sem jogar ..mas enfim é por essas e outras coisas que o basquete feminino não vai sair da lama em que está..pq ainda existem pessoas como vcs aí em cima que só sabem criticar ao invés de darem força!!!!!!!

MeninoBionico disse...

gente, qual o problema que vocês tem com a verdade? Se Kelly e Micaela são tão boas e se estivessem em ótima fase elas teriam jogado. Não estão bem, não jogaram. Simples. No volei, o JRoberto tem 14 jogadoras. Em varias finais de campeonato ele usou no maximo 7 ou 8... Precisa colocar pra jogar quem não da conta?
Queimar a jogadora seria o Bassul colocar a Kelly e a Micaela pra jogar mesmo sabendo que elas não dão conta, ai sim seria um vexame pra essas duas.

MARCO SP disse...

menino bionico sabemos que as 2 tem basquete suficiente pra serem titulares em quakquer seleção pois nao tem jogadora melhor a kae pra defender, e a kelly e muito e muito tecnica, eu desconfio que elas foram boicotadas sim pelo senhor PAULO, pois como elas eram titulares e a gora ele nao poe elas pra jogarem ..... tem que ter uma explicação da parte dele sabemso que elas ainda tem um mundial e uma olimpiada pois ainda nao tem jogadoras na categoria de base ppara substitui las, me fala de uma ala com as qualidades da kae, e uma pivo que tem as qualidades da kelly ...........por enquanto nao tem, no mundial vai ser lindo contar com elas e mais a erika e iziane que tenho certerza que ela virá simmmmmmmmmmmmmmmmmmmm e o Paulinho sair´POIS QUEM ESTÁ PERDENDO É A SELEÇÃO NAO O TECNICO POIS A ERIKA E A IZIANE KAE E KELLY PEDEM DISPENSA QUEM IRÁ JOGAR ESSE MUNDIAL ..... A ALESSANDRA ...... DE FERNANDA SIL NADIA MAMÁ ...... ME POUPE COM ESSES ARGUMENTOS INVALIDOS SEI QUE ELAS FORAM INJUSTIÇADAS SIM

Anônimo disse...

Gente, a maior prova da decadência das duas é a resposta do mercado.

Kelly foi parar no Equador, depois de WNBA, Itália, Espanha... e agora vai pra Ourinhos.

E Micaela, depois de disputar uma EuroLiga, tá em Ourinhos de novo, depois de uma passagem horrível por Americana.

MeninoBionico disse...

Marco SP
acorda Alice.. vc não está no país das maravilhas.
Achismo seu esse "boicote".
Todo mundo sabe e viu o porque dessas duas não jogarem nem 1 minuto na final.
Todos os minutos que essas duas jogaram, erraram cestas e perderam rebotes. A Kelly começou a Copa América titular, e perdia rebote para jogadoras muito menores que ela, estava lenta na defesa, levava corte direto, perdia bola, e não chegava do outro lado da quadra em tempo. Fora que não conseguia sair da marcação. Então, você acha que isso é conspiração do Bassul se todo mundo viu os jogos?
Quanto a Micaela, foi muito boa e rápida em 98,99 quando jogava com a Pabliana no Guaru, mas agora esta bixada e com a pontaria fora do lugar.
E outra, acorda Alice! Erika vai casar na Espanha, vai ser naturalizada espanhola pra jogar como jogadora da comunidade europeia ganhando mais e nunca mais vai jogar pela seleção.
E quanto a Izzy, é outra que ninguém quer. Só ela faz cesta e o time dela nunca ganha campeonato. Não precisa. Quando jogou pela seleção, só errava nos momentos cruciais, nunca foi a salvadora da pátria mudando a cara de um jogo, em compensação, quanto mais pressão, mais ela chutava sem pensar. Deixa ela na WNBA ganhando o dinheiro dela.
Assim tem mais espaço para as novatas que vcs tanto querem.

Anônimo disse...

Amigo, parente ou sei lá o que da Kelly! Não tá com nada este papo de "ele colocou ela no banco e não disse nada" "ela chorou no avião" "já imaginou se elas não vem para a seleção".
Se quer ajudar a Kelly de verdade fala assim pra ela ó: Trata de criar vergonha na cara e volte a ter corpo de atleta para recuperar seu espaço!
Isso sim é ser amigo, falar as verdades e não ficar com essa ladainha que está cansando a cabeça de todo mundo aqui.

MARCO SP disse...

menino bionico as mas lingua falam que a kely nao foi pra wnba porque preferiu ganhar mais dinheiro no equador do que na wnba, 2 ela foi eleita a melhor jogadora do BRASIL NIVEL MASCULINO E FEMININO JUNTOS 3 ela tem que emagrecer sim mas tbm tem que ser valorizada......ENQUANTO A KAE NAO TEM NINGUEM DESSE PAIS QUE DEFENDE QUE NEN ELA AQUI NO BRASIL EU AINDA ACHO QUE IZI E ERIKA JUNTAS COM A KELLY E KAE SERAM O FUTORO PROXIMO DA SELEÇÃO JUNTO COM ADRIANINHA AGORA ME FALA QUAL TITULO O PAULO BASSUL TEM NA CARRERA DELE ..............................

MeninoBionico disse...

Marco SP, vc fala tanto e vem me perguntar que titulo o Bassul tem? realmente vc nao entende nada de basquete e soh repete a mesma ladainha do premio da Kelly e da defesa da kae.. muda o disco alice, ta cansando todo mundo... vai assistir jogo de ourinhos e pague entrada, nao pule como macaco, nao xingue o time visitante que vc vai estar contribuindo com o salario das duas e a manutenção do basquete.
Da seleção, deixe o Bassul fazer o serviço dele, que ele entende muito mais do que vc..

Anônimo disse...

Boa Menino Bionico, Voce tocou num ponto importante: a torcida de Ourinhos é muito mal educada.Falam palavrão durante o jogo inteiro,naõ conseguem ser civilizados, depois acham que são a capital do basquete feminino.La, está mais para a capital da grossura e da cerveja.

Anônimo disse...

Menino Bionico vc é de Ourinhos ?