segunda-feira, 6 de julho de 2009

Seleção começa preparação para a Copa América

105b Antes da quadra, exames médicos. Antes da bola, testes físicos. A seleção brasileira adulta feminina, patrocinada pela Eletrobrás, começou nesta segunda-feira, a primeira fase de treinos rumo à Copa América – Pré-Mundial de Cuiabá, que será disputada de 23 a 27 de setembro. Para assegurar a saúde da equipe e realizar um minucioso planejamento de treinos, as atletas começaram o trabalho fazendo exames laboratoriais e cardiovasculares. De acordo com o médico da delegação, Dr. Paulo Szeles, os resultados são importantes para avaliar a condição atual da atleta.
 
— Fizemos os exames pré-participação para analisar como está a atleta. Coletamos material para exames laboratoriais, ultrassom e realizamos avaliação cardiovascular, com ecocardiograma e teste ergométrico. Com isso, temos um retrato de como está a saúde do grupo ¬— explicou o médico.
 
Depois de ficar de fora da equipe nacional nas temporadas 2007 e 2008, a ala/armadora Helen Luz está de volta à seleção brasileira.
 
— Estou muito feliz em voltar a vestir a camisa do Brasil e defender o meu país. É um grupo que mescla juventude e experiência. Na vida estamos sempre aprendendo um pouco cada dia. E vou fazer de tudo para ajudar as mais novas com a minha experiência, da mesma forma que tive essa oportunidade quando comecei na seleção em 1989 — comentou Helen, que marcou 1205 pontos em 120 jogos oficiais pelo Brasil.
 
O próximo passo são os testes físicos, biomecânicos e análise nutricional para um planejamento mais completo. Esses procedimentos serão feitos nesta terça-feira (dia 7) na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP). Já o primeiro treino com bola está programado para quarta-feira (8), às 17h, no ginásio José Corrêa (Av. Guilherme P. Guglielmo, 1000), em Barueri.
 
Das 24 jogadoras convocadas pelo técnico Paulo Bassul, 11 vão se apresentar nos próximos dias. A ala Micaela chega a Barueri na quarta (8). As cinco atletas de Ourinhos estarão no Campeonato Sul-Americano de Clubes, junto com a pivô Kelly, que atua no UTE (Equador). Todas se unem ao grupo dia 26. A pivô Alessandra e a armadora Adrianinha se apresentam no início de agosto. A pivô Érika e a ala Iziane estão na WNBA.

9 comentários:

Anônimo disse...

Adrianinha nunca se apresenta no dia correto, ainda bem que a Helen esta de volta. Essa sim sempre teve seriedade ao vestir a camisa da seleção.

Ricardo disse...

Ah, beleza ver a Helen de volta!

cleide sp disse...

OBRIGADA ESTRELA HELEN
POR NOS ENCHER DE ALEGRIA, COM TEU TALENTO, DETERMINAÇÃO E ORGULHO DE VESTIR A CAMISA DO BRASIL
E OBRIGADA POR ME PRESENTEAR COM TUA CONVIVENCIA (alias de toda essa linda familia q amo)
SUCESSO, bj
sua papparazzi nº1 rsrsrsrs

Anônimo disse...

nossa amigo não se esquece que a adrianinha tem filho

Sta. Ignorância disse...

adrianinha sempre se apresenta mais tarde, mas mesmo assim continua jogando muito bem pela seleção. Vide em Pequim, que mesmo com problemas na guarda da filha e pneumonia, foi junto com a Kelly as melhores da seleção.

Enquanto que outras que estiveram desde o primeiro dia da preparação fizeram um papelão...

Anônimo disse...

Concordo com o Santo Ignorancia.
Só ela e a Kelly joragam em Pequim e na minha opinião, ela já deveria ser titular na seleção desde o mundial de 2006.
A Helen é fantástica, mas pelo menos na seleção, veio caindo de rendimento nas cometições importantes.

Anônimo disse...

helen e adrianinha, essas sim melhores armadoras.Brasil...

Anônimo disse...

A Silvia Gustavo tbm tem filho e se apresenta na data certa. No volei a Paula, Carol Albuquerque tbm tem filhos mas sempre estiveram desde o primeirodia na seleção...e olha que no volei o calendario é bem mas puxado. Não estou de forma alguma questionando a capacidade da grande jogadora que é a Adrianinha (pra mim a melhor do Brasil em Pequim)

Sylmara maciel disse...

Que alegria ver a Hélen de volta! Só seria maior se a Sil também estivesse!!!!
Boa sorte ao Brasil e que essas meninas mais novas aprendam com a Hélen a ter compromisso, amor à camisa e seriedade profissional.
Como dizia o Vendramini, as irmãs Luz sempre foram extremamente dedicadas e profissionais! E isso está faltando muito...