terça-feira, 7 de julho de 2009

Paula, Hortência e Iziane

004b Setembro de 2007, Valdívia – Chile: Pré-Olímpico das Américas.

A transmissão transcorria pelo SPORTV. Hortência, a Rainha, era uma das comentaristas. Na quadra, Iziane desfilava seu inesgotável repertório de inconsequentes air-balls.

Disse a Rainha:

“Eu lamento não ter podido jogar com essa menina. Porque eu ia chegar nela e explicar que não é assim, que não pode sair arremessando assim…”

O raciocínio de Hortência foi bruscamente interrompido, como se tivesse sido tomada por um ideia brilhante e sensata:

“Não!” – disse ela. “Melhor! Queria ver ela com a Paula. Hmm! Deixava ela chutar uma bola dessas. Uma só! Para ver o que ia acontecer…”

Entre essas frases, Hortência deu um riso como quem pensasse: “Coitada dela na mão da Paula!”, confirmando que a ex-companheira de seleção e ex-capitã Magic Paula seria a pessoa mais apropriada para resolver problemas daquele naipe.

Do outro lado da tela, assistindo ao jogo,  lamentei que as armadilhas do tempo não pudessem tornar real o desejo da  Rainha.

De lá pra cá, muita coisa aconteceu e Iziane foi afastada da seleção.

No último domingo, ao acordar e entrar no site da Gazeta, vibrei ao ver essa vontade (de Hortência e minha) concretizada, quase dois anos mais tarde.

Com a clareza a a lucidez de sempre, Paula cravou as melhores frases desse indigesto conflito:

"A Hortência, que jogou mil vezes mais do que a Iziane, nunca teve uma atitude como aquela. O pior é que ela não reconheceu o erro. Pedir desculpas é digno e a Iziane nunca teve essa atitude. Agora, eles vão encher a bola dela?"

"Convocar Iziane novamente é dar alguns privilégios que podem trazer complicações. Talvez a Iziane não seja um bom exemplo para as jogadoras. Em 20 anos defendendo a seleção brasileira, nunca nos recusamos a entrar em quadra. Até porque não ficávamos no banco."

Os argumentos de Paula são claros, fortes e não devem ser ignorados nem pela comissão técnica da seleção, nem por Hortência.

Para quem estuda o caso da cestinha maranhense, cada vez mais parece claro que realmente as atitudes de Iziane não são pontuais. São equívocos que percorrem todo o seu histórico como atleta e que são reforçados por seus técnicos e companheiras. Em uma série de episódios (tornados públicos ou não), esse mesmo desvio se manifestou. Mas parece que dentro da quadra, Iziane não consegue mudar. “Fora da quadra, não tenho nada contra ela" – afirmam 12 em cada 12 das jogadoras da seleção. Mas, infelizmente, Iziane não está sendo convocada para bater papo no chá da tarde.

Como bem disse Paula, um pedido público de desculpas de Iziane é fundamental e um pré-requisito para que seu retorno seja considerado pela comissão técnica.

Atropelar essa ordem é  um evidente retrocesso.

*** Ainda sobre as declarações de Paula, falamos eu e meu amigo Fábio Balassiano com a própria ontem, por e-mail. Sobre a polêmica, Paula esclarece:

“Os trechos foram retirados de uma longa entrevista minha à Rádio Globo. Deixei claro que minha visão é diferente da Hortência. Nem estou querendo contestar a decisão da Hortência, porque a respeito muito. A Hortência não me pediu a opinião sobre o retorno da Iziane, até porque nem faço parte do trabalho da CBB e ela não tem essa obrigação. Mas continuarei dando minhas opiniões, pois vivo em um país democrático.”

20 comentários:

Anônimo disse...

Volto a dizer. Iziane pra voltar pra seleção deveria pedir desculpas de joelhos. E ela realmente não faz falta nenhuma. Iziane não é jogadora de basquete. É arremesadora de bola (que no ultimo jogo da WNBA acertou 1 em 9 tentadas)

Murillo disse...

Paula é linda por dentro e por fora!!!!!! Olha só essa foto que beleza!!!! Pra começar bem o dia!!!

Anônimo disse...

Concordo com o comentário de Hortência, quando ela aponta Paula a pessoa mais indicada para conter o ímpeto de Iziane no ataque, caso ainda tivesse atuando dentro das quadras, mas não acho que se Paula fosse dirigente ela teria a paciência e o jogo de cintura necessários para resolver essa complexa situação.

Paula é muito radical: 8 ou 80.

Anônimo disse...

É muito fácil condenar a Iziane, mas ela não é um caso isolado.

A lista das jogadoras talentosas que deixaram a seleção feminina por outros motivos, mas também precocemente, é extensa.

Não podemos nos dar a esse luxo, pois contamos com um número reduzido de atletas com bom nível técnico, basta observar os jogos do recém concluído Campeonato Paulista.

É preciso fazer uma análise mais profunda para saber o que precisa ser reestruturado para evitar esse tipo de acontecimento.

Anônimo disse...

A CBB precisa prever em regulamento todos os pontos polêmicos sobre convocação, dispensa, seguro, desobediência, atuação em Torneios Internacionais.

No Brasil os atletas fazem o que querem. Nunca vi uma atleta dos Estados Unidos desobedecer uma ordem da Confederação e na Europa as atletas deixam equipes da WNBA que estão disputando playoffs para servir as seleções.

Porque aqui é essa bagunça?!?

É só começar a aplicar multas e punições severas que as coisas vão começar a mudar.

Anônimo disse...

*******autor escolhe regularmente a pior jogadora da partida, que recebe o título “Pesadelo” [Bad Dream]. Nessa rodada, novamente a menção ficou com Izi. Em função disso, ele já estuda mudar o título do ‘prêmio’ de “Pesadelo” para “Troféu Iziane Castro Marques”. *********
EAI HORTENCIA ,DEIXE-NOS VIVER UM SONHO DE PODER TER SUCESSO COM BASQUETE FEM NOVAMENTE E DEIXE A IZI BAD DReam pra la

Anônimo disse...

PALMAS PARA A MAGIC PAULA,
COMO SEMPRE UM CEREBRO DE SUCESSOrsrsrsrsrs
OBRIGADA POR SUA LUCIDEZ

Anônimo disse...

SANTA IMPARCIALIDADE

Não acho justo esta "perseguição"e até "linchamento"com a Iziane.Será que tudo isto é porque ela tem os seus e suas fans que postam comentários elogiosos para os jogadores de sua preferencia?Insisto no seguinte,a Iziane esta na seleção desde 2001 ou 2002,não tenho certeza,foi ser titular a partir de Atenas,não me recordo de nenhum problema criado por ela com o barbosa ou qualquer outro da CT,pelo menos ninguém noticiou.Mas com o bassul, não foi só com ela que houve problemas,é que com a Iziane foi a frente da TV e não houve como ser escondido.Certa ela não estava,em sua atitude,agora que existe um problema sério de relacionamento entre os dois isto só não enxerga quem não quer ou desconhece.
Agora a Hortencia ir aos Estados Unidos,para conversar com ela,é demais,é muito oba,oba,é o que estou vendo até agora com a Hortencia.Ficamos Bert com algumas questões ainda estranhas,o Pagan? Os amistosos por ela prometidos em nível melhor? A volta da Helen e da alessandra,é só para a Copa América ou elas vão até a Olimpiada de 2012?Será que o nível da competiçào necessita o retorno delas?Ou a saida delas da seleçào foi prematura por algum problema com o barbosa, que também acabou ficando escondido?A Iziane merece sim mais respeito e até desconto!

Anônimo disse...

GENTE A PAULA TEM TANTA COISA BOA PRA FALAR, SUA OPINIÃO SOBRE A SELEÇÃO ( NOVA) SERIA TÃO INTERESSANTE, FAÇAM UMA ENTREVISTA DA OPINIÃO DELA,SOBRE AS OUTRAS JOGADORAS Q JA ESTÃO COM ""VONTADE"" DISPOSIÇÃO, GARRA ,SERIEDADE EM VESTIR A CAMISA DA SELEÇÃO , DEIXE A TODA PODEROSA IZIANE CURTINDO O BAD DREAN PRA LA(leiam o blog)......................,. DEIXE NOS SONHAR.

Bert disse...

Sta,

1) Realmente parece que o retorno do Pagan não se confirmou. Ainda não sei o motivo.

2) Realmente, a Hortência cancelou os amistosos com o Chile. Mas pelo que sei ainda não conseguiu outros, que não o Canadá. Ela teve pouco tempo para planejar isso. Demos um desconto. E achar quem queria jogar amistoso agora não será missão fácil. (Ainda mais com o Europeu já encerrado).

3)Não sei qual a exata idéia sobre o retorno de Helen e Alessandra. Teremos que observar o que se passará na Copa.

ok?

ab

Anônimo disse...

Ao ler esses comentários da Paula, fico com a impressão de que ela gostaria de estar participando junto com a Hortência e a Janeth das decisões do Departamento Feminino da CBB.

Posso estar enganado, mas fica uma sugestão:

A Paula poderia coordenar através de uma parceria entre o Centro Olímpico de São Paulo e a CBB, a equipe de desenvolvimento que está sendo anunciada desde 2007 e ainda não saiu do papel.

Temos várias meninas que se destacaram nas seleções de base e, por não terem espaço nos clubes, tiveram o seu desenvolvimento comprometido ou pior: pararam de jogar.

É algo muito sério e prioritário para a renovação do basquete feminino.

Acho que se a Paula cuidasse dessa transição, trabalhando com uma equipe de jovens talentos para disputar os campeonatos internos e jogos internacionais, estaríamos falando menos da Iziane nesse momento.

Anônimo disse...

Não seria fãs? Santa imparcialidade...

Anônimo disse...

Que Jogadora que atua no brasil eh melhor que a iziane? acredito que sem a izi vai ser ainda mais dificil.. e ainda acredito que a unica jogadora brasileira na atualidade melhor que a izi se chama Erika Desouza. essa sim teriamos que fazer de tudo pra ter ela no time ( tudo mesmo )mais apesar da ma fase eh uma jogadora de muito talento. quem somos nos pra jugar atitudes como a dela?
obrigado !

Anônimo disse...

eu lembro desse jogo no Chile e nunca mais esqueci esse comentário que a Hortencia fez...
tendo visto alguns jogos da Paula ao vivo, dá pra entender o que a Hortencia quis dizer...que realmente a Paula com uns bons olhares e gritos daria um jeito na Iziane.
Na seleção atual ninguém fala com ninguém...é estranho...parece que ninguém ali pode reclamar..

Lopes de São Bernardo disse...

Ola Fabio,
Estranho o email da Paula, se preocupando em dar satisfação aos nossos comentarios, so existe democracia pros comentarios e criticas dela? Aos nossos nao valem, tambem?
Mas é sempre assim, todas as pessoas que criticam muito nao gostam de ser contestadas ! Como vivemos num pais democratico né.
Continuo dizendo afirmando que nao concordo com as criticas da Paula sobre as questões do basquete nacional, é preciso contribuir muito mais do que uma carreira de jogadora de sucesso, para poder criticar desta forma!
Precisamos de uniao e principalmente, de RESULTADOS para nossas seleções! Sem a Iziane fica mais dificil. Abraço.

Anônimo disse...

Iziane sim o despeito deve ser de karla e natalia que tb são igaul a izi, só chutão. por isso que perdemos o Paulista.....

Anônimo disse...

Concordo também.

Sta. Ignorância disse...

Respeito a opinião da Paula, mas na atual situação do basquete, podemos nos dar ao luxo de banir pra sempre a Iziane?

É claro q eu concordo que ela deve pedir desculpas, assim como o Bassul tbm deve, afinal ele falou tanta coisa dela depois que a baniu, e agora falar "que não tem nada contra ninguém". Poxa, imagina se tivesse então...rs

Espero que ela venha para a seleção, e que os dois tenham uma conversa a portas fechadas e depois venham a publico para acabar com essa picuinha que já encheu o saco.

Bom, mas se não tivessem picuinhas, não seria o basquete brasileiro, não é mesmo?

Anônimo disse...

A Rainha e o Parlamento

Impressionante observar que mais de dez anos depois a imprensa tenta incentivar a rivalidade entre as donas da bola laranja do Brasil, Paula e Hortência. Isso se vê notadamente no título da reportagem da Gazeta "Paula discorda de Hortência e quer Iziane fora da seleção". E nós ainda caímos nessa. Espero que as nossas estrelas maiores estejam vacinadas quanto a isso tudo, que, afinal, esteve presente durante toda as suas carreiras nas quadras. Como bem Hortência disse, estamos em um novo momento precisamos ser otimistas e buscar a fazer o que for melhor para o nosso sofrido basquete. Vamos nos unir e torcer na mesma arquibancada. Seria muito bom vê-las juntas novamente, pois elas, de todas as formas se completam. Quem sabe a nossa querida Paula seja presidente da futura liga feminina, ou qualquer coisa assim. Como ela mesmo disse de forma genial "a Hortência quer de novo o meu cérebro". Pois é, toda rainha precisa de um parlamento.

Renato

fael disse...

Paula maravilhosa é ponderada como sempre. Hortencia atrevida e matadora...
Iziane importante?
em grupo sim mas individual, NÃO.
ERIKA merece maior destaque e mais atenção Hortencia ela sim e a nova Estrela da Seleção.
Deixa um pouco Iziane na geladeira.