sexta-feira, 18 de julho de 2008

Pedras de Pequim: MALI


A seleção de Mali é a representante única da África em Pequim. Será a primeira vez que a seleção disputa uma Olimpíada.

Mali alcançou esse feito ao derrotar o Senegal, que jogava em casa, na final do Africano-07, por 63-56.

O grande destaque do time é a ala-armadora Maiga Hamchetou, de 30 anos e 1,85m, capitã da seleção e MVP do Campeonato Africano. Maiga radicou-se nos Estados Unidos, sendo o draft número 10 da temporada de 2002 da WNBA, após defender a Universidade de Old Dominion. Depois de cinco anos em Sacramento, segue no Houston, com médias de 7,4 pontos e 21 minutos por partida, na atual temporada. Nas férias da WNBA, disputou a última Euroliga, pelo Brno, da República Tcheca.

A história de vida da estrela é um capítulo a parte. Nascida em Bamako, capital de Mali, filha de um jogador de basquete, começou a jogar aos oito anos, ao lado dos dezenove irmãos. "Disputávamos torneios entre nós." relembra. "Treinávamos muitas vezes no asfalto. Ficava muito triste quando chovia e não podíamos jogar.". Mesmo hoje, com uma carreira vitoriosa, Maiga mantém a humildade: "Não sei se era a melhor da família. Tive sorte." Entre os buracos no chão e os irmãos mais altos, Maiga talhou seus movimentos para alcançar a cesta. "Ninguém me queria no começo, porque era pequena. Mas acabaram me aceitando pela minha insistência." afirma. Assim, a jogadora chegou ao Djoliba, maior clube local e onde atua a maior parte de suas companheiras de seleção. De lá, foi ao Dakar, do Senegal, onde ganhou um prêmio de MVP, que lhe valeu o equivalente a cerca de cem euros. "Foi muito dinheiro pra mim" diz. Disputando um Campeonato Africano, com a seleção de Mali, foi vista pelo técnico da Universidade de Old Dominion, que a abordou e fez o convite. A africana agarrou a oportunidade e deu início a parte da história que conhecemos.

Ao lado da estrela, a jovem Diéné Diawara, 20 anos, 1,92m foi a reboteira da competição. Joga no Limoges, da França (Segunda Divisão).

Naré Diawara, pivô, de 25 anos e 1,83m é outra atleta com experiência na Liga Francesa. Esteve no Mondeville, por apenas seis rodadas na última temporada. Chegou a ser draftada na WNBA, mas não foi utilizada.

A preparação até o momento segue lenta. Fora duas vitórias em jogos com a Tunísia e uma vitória e uma derrota contra a Holanda. O time fará mais amistosos nas próximas semanas e ainda jogará o Diamond Ball.

A estréia é contra a Nova Zelândia, no dia 09 de agosto. Na seqüência, a seleção, que está na trigésima primeira posição do ranking da FIBA, encara República Tcheca, Estados Unidos, China e Espanha.

Nenhum comentário: