segunda-feira, 19 de junho de 2006

SELEÇÂO ADULTA FEMININA INICIA PREPARAÇÃO PARA O MUNDIAL 2006

A seleção brasileira adulta feminina de basquete, que tem o apoio e patrocínio da Eletrobrás, iniciou nesta segunda-feira, a preparação para o 15º Campeonato Mundial do Brasil, que será realizado de 12 a 23 de setembro, nas cidades de São Paulo e Barueri. Das 21 jogadoras convocadas pelo técnico Antonio Carlos Barbosa, 14 estão treinando em tempo integral no ginásio do Botafogo: Helen (armadora); Lílian e Vivian (ala/armadora); Jaqueline, Karen, Micaela, Palmira, Silvia Cristina e Tayara (ala); Êga, Ísis, Kelly, Mamá e Graziane (pivô).

— Eu me sinto privilegiada por ter o meu trabalho reconhecido entre tantas boas jogadoras que temos no país. Estou muito feliz por estar na seleção brasileira. Fiz um bom Campeonato Nacional e espero continuar no mesmo ritmo. Vou dar o máximo de mim para tentar ficar com uma vaga entre as doze que irão disputar o Sul-Americano — disse a ala Palmira, de 21 anos, do FIB/Semel/Bauru (SP).

— Este ano será bem mais difícil que ano passado. O Mundial é uma competição importante e todas querem ficar na equipe. Fiz um bom trabalho na Copa América de 2005 e quero continuar assim. Sou uma jogadora de força. Às vezes me sinto até baixa para a posição cinco, mas a força compensa. Vou me dedicar bastante aos treinos e mostrar do que sou capaz para conquistar meu espaço na seleção adulta — comentou a pivô Graziane, vice-campeã do Mundial Sub-21 da Croácia (2003) e vice-campeã da Copa América Adulta (2005).

Para o preparador físico, João Nunes, o objetivo agora é conseguir equilíbrio muscular e resistência de força.

— Nessa primeira fase, fazemos o diagnóstico. É quando começamos a avaliar a capacidade física de cada atleta, já que temos uma equipe heterogênea. Algumas jogadoras vieram da Europa e ficaram paradas por algum tempo. Outras estavam participando do Campeonato Paulista, sendo que algumas com uma participação maior. Com isso, estamos trabalhando com três subgrupos, cada um em um nível diferente. Mas como conhecemos as atletas e fizemos um mapeamento das atividades delas fora do período de seleção, o trabalho fica mais fácil — explicou o preparador físico João Nunes.

Na temporada 2006, além do Campeonato Mundial, o Brasil irá disputar os Jogos Desafio Internacional no Canadá (15 a 22 de julho); Jogos Desafio Eletrobrás contra o Chile, em São Paulo (28 e 29 de julho); o 30º Campeonato Sul-Americano no Paraguai (1 a 5 de agosto); os Jogos Desafio Eletrobrás contra a China, em Barueri (2 e 3 de setembro); a 2ª Copa Internacional Eletrobrás, em São Paulo, contra Canadá, China e Espanha (6 a 9 de setembro).

PROGRAMAÇÃO:
Local: Ginásio do Botafogo
Dia 19 de junho – Segunda-feira:
10h / 12h e 18h / 20h
Dia 20 de junho – Terça-feira
09h / 11h e 17h / 19h
Dias 21 (Quarta) e 23 (Sexta)
10h30 / 12h e 18h / 20h
Dias 22 (Quinta), 24 (Sábado) e 25 (Domingo)
10h / 12h e 18h / 20h

Nenhum comentário: