segunda-feira, 19 de junho de 2006

CBB ‘esquece’ Janeth, e ela não se apresenta

Claudio Nogueira

“Esqueceram de mim”, título da famosa comédia de três episódios em que um menino é deixado em casa por sua confusa família que parte em viagem, parece se aplicar bem à situação da ala Janeth. Mas sem fazer nenhuma graça. A campeã mundial de 1994 e medalhista olímpica de prata em 1996 e de bronze em 2000, revelou que não irá se apresentar hoje, no Ginásio do Botafogo, com as demais companheiras da seleção feminina de basquete que se prepara para o Mundial de setembro, em São Paulo e Barueri. O motivo? Não foi avisada.

— Houve várias mudanças na data da apresentação, e eu não fui informada. Vou esperar que eles (diretoria da Confederação Brasileira de Basquete, a CBB) entrem em contato. Não fui informada da apresentação nesta segunda-feira — afirmou Janeth.

A ala acrescentou que quando estava no Valencia, da Espanha, recebeu um e-mail da CBB sobre a apresentação no dia 4 de junho, posteriormente cancelada:

— É chato você saber das coisas por terceiros ou porque ficou buscando informação na internet. Não creio que tenha sido esquecida, mas é preciso haver mais organização. Talvez tenha sido por causa da crise política e jurídica, da fase em que não se sabia se o presidente (Gerasime Grego Bozikis) iria ficar ou não.

Por causa desta desinformação, Janeth assumiu outros compromissos.

— Vou começar a treinar na seleção em julho. Tenho clínicas (aulas em escolinhas) para participar em São Paulo — disse ela, que no sábado assistiu a um jogo de adolescentes de seu projeto social e esportivo de Santo André contra uma equipe do estado da Carolina do Norte (EUA).

Janeth também reclamou do fato de mais uma vez a seleção feminina ter ficado em segundo plano:

— A convocação (semana passada) da seleção masculina (que disputará em agosto o Mundial do Japão) foi muito mais falada que a do feminino, cujo Mundial será no Brasil.

Jogadora pede o fim da crise na modalidade

Janeth fez questão de negar que seja opositora da atual diretoria da CBB:

— Não sou contra nem a favor. Mas quero que a gestão seja a melhor em prol do basquete. Com a Nossa Liga de Basquete e a briga entre ela e a Confederação, ficou muito ruim para a modalidade. Espero um acordo.

Mesmo magoada pela não-informação sobre as datas alteradas, Janeth está motivada para seu último Mundial. Só não promete o bicampeonato:

— É difícil. A seleção americana é muito forte, e temos Espanha, Austrália, República Tcheca, Rússia. Vai depender... O Brasil tem de ir ao pódio.

Para 2007, os Jogos Pan-Americanos do Rio são a prioridade da atleta.

— É quase 100% certo que eu vá jogar, a não ser que não esteja bem fisicamente ou lesionada. Minha intenção é encerrar a carreira em 2007 — afirmou.

Janeth completou 37 anos no dia 11 de abril e não crê que vá poder ir às Olimpíadas de 2008, o que seria a sua quinta participação nos Jogos:

— Em Pequim-2008, pode até ser, mas é difícil. Está um pouco longe. Vamos ver o Mundial e o Pan antes.

Ainda sobre o Pan, ela acha necessário que o evento não apenas apresente uma equipe brasileira forte em todos os esportes, mas que lance sementes para o futuro.

— O Pan é mais do que importante para o esporte nacional. O trabalho deveria ter começado bem antes. Sabe-se que o Rio iria ser a sede desde 2002. Deveria ter sido feito um trabalho para apoiar os atletas formados e para gerar novos talentos — comentou ela, que tem quatro títulos da WNBA (liga americana profissional feminina) e dez brasileiros.

A programação da seleção brasileira prevê treinamentos a partir das 10h de hoje. O grupo fica no Rio até domingo. Além de Janeth, foram convocadas pelo técnico Antônio Carlos Barbosa 20 jogadoras: Adrianinha, Claudinha e Helen (armadoras); Iziane, Lílian e Vivian (ala/armadoras); Jaqueline, Karen, Micaela, Palmira, Silvia Cristina e Tayara (alas); Alessandra, Cíntia Tuiú, Êga, Érika, Graziane, Ísis, Kelly e Mamá (pivôs).

Na preparação para o Mundial de setembro, o primeiro passo do Brasil será o Desafio Internacional no Canadá, entre 15 e 22 de julho.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário: