quinta-feira, 31 de março de 2005

ALESSANDRA PERMANECE NO BRASIL E TEM RECUPERAÇÃO SURPREENDENTE DE CIRURGIA


A pivô Alessandra Oliveira, que defende a equipe do Reyer Venezia no
Campeonato Italiano de Basquete, segue no Brasil se recuperando de uma
microcirurgia no pé esquerdo. Conforme o Dr. Eduardo Pereira, ortopedista
responsável pela cirurgia, realizada no dia 15 de março, no Hospital Oswaldo
Cruz, em São Paulo, a recuperação da atleta está surpreendendo.

– A recuperação da Alessandra vem sendo um sucesso. Nesta terça-feira, dia
29 de março, retiramos os pontos. O inchaço do pé diminuiu bastante e a
sensibilidade retornou. O trabalho de fisioterapia já teve início e vamos
começar o treino de marcha – explica o Dr. Eduardo Pereira.

Alessandra participou de 20 jogos na 74ª edição do Campeonato Italiano de
Basquete. A pivô fez 11 double-doubles e, mesmo fora da competição há três
rodadas, ainda é a cestinha do Reyer Venezia, com um total de 317 pontos
convertidos (média de 15,9 por partida), e a vice-líder nas estatísticas
gerais em rebotes ofensivos, com um total de 95 (média de 4,8 por partida).

O Campeonato Italiano está na 11ª rodada do returno, que vai ser realizada
no próximo fim-de-semana (2 e 3 de abril). O Reyer Venezia ocupa a sexta
colocação, com 14 vitórias e 11 derrotas.

Sírio abre turma na escolinha

O Sírio abriu uma nova turma feminina na escolinha de basquete, desta vez para atender as crianças que estudam no período da tarde. As aulas para este grupo, portanto, serão realizadas pela manhã.

As instruções dos profissionais que comandam a ação acontecerão às quartas e sextas-feiras, sempre entre as 9h e 10h30, atendendo meninas que nasceram a partir de 1993. Segundo o coordenador da escolinha e treinador das divisões de base da agremiação, Mário Fernandes (Marão), a idade mínima para participar desta turma é de oito anos.

Os ensinamentos são para quem não sabe jogar e está iniciando esta atividade esportiva com o sonho de se transformar em uma jogadora profissional e seguir o caminho de atletas como Gattei, Roberta, entre outras. Servem também para aqueles que já têm conhecimento da prática e querem aperfeiçoar.

Esta será a 6ª turma do Sírio. As outras, nas categorias Petiz, Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil, recebem orientações no período vespertino, entre as 13h e 19h30. Algumas jogadoras da categoria Adulto estão treinando com as atletas do Juvenil.

Em relação ao calendário de competições estaduais, a Federação Mineira de Basquete (FMB) tinha marcado uma reunião para fevereiro, mas adiou o encontro, remarcado para sábado, dia 19, em Belo Horizonte, na sede da entidade que rege o basquete mineiro, às 9 horas.

Segundo Marão, antes mesmo da reunião, a FMB já adiantou às equipes que vão participar dos campeonatos de Minas Gerais quando começarão as disputas nas categorias Petiz e Juvenil. A entidade fará a abertura destes torneios no final de abril, com a promoção do 1º circuito. Desta forma, fica faltando a decisão sobre quando iniciarão os certames Infantil e Infanto-Juvenil.

Em relação ao time adulto do Sírio, que representará Uberaba nos Jimis (Jogos do Interior de Minas) e já confirmou a presença na competição, as jogadoras e comissão técnica estão esperando para saber se terão equipes inscritas no campeonato suficientes para disputarem a 1ª fase. (FN)


Fonte: Jornal da Manhã

quarta-feira, 30 de março de 2005

Ferreto quer catanduvenses no profissional

Treinador vai comandar categorias de base com objetivo de ‘garimpar’ novos talentos catanduvenses


Para recuperar a ‘lacuna’ de mais de 20 anos sem basquete em Catanduva, o técnico Edson Ferreto terá a responsabilidade de conduzir novamente um time que possuía uma categoria de base que já revelou Janeth e Hortência para o Brasil.

Com a chegada das atletas Mirlei, Silvia e Cleide Crepaldi, Ferreto pretende recuperar o orgulho do catanduvense no basquete. “As duas vieram para retomar o orgulho que Catanduva tinha na época áurea do basquete”, explicou.

Visando a preparação da disputa da Liga Regional de Basquete, a equipe vem treinando diariamente nas quadras do Conjunto Esportivo do Parque Iracema.

“Essa competição é uma prévia do Campeonato Paulista. Por isso, estamos treinando forte, já que vamos enfrentar equipes com qualidade”.

Organizada pela Liga Rio-pretense de Basquete, além de Catanduva, participam os times de Bauru, Avaré, São Manoel, Jaú, São José do Rio Preto e Birigui.

Segundo Ferreto, a competição provavelmente começa em abril. “Enquanto isso, vamos treinando para condicionar fisicamente nossas jogadoras”, falou.

Com cerca de 10 jogadoras atualmente, Ferreto pretende fechar o elenco com a chegada de mais 5 reforços. “Já estamos negociando com duas atletas de estatura alta para definir o time”, diz.

O treinador também ficará responsável pelas categorias de base do basquete local. “Temos que trazer novamente as categorias menores para tentar garimpar atletas daqui”, falou. Além do feminino, Ferreto também vai treinar a equipe de basquete masculino.

A jogadora Mirlei, que despontou para o mundo do basquete em Catanduva, treina com a equipe comandada por Ferreto.

Uniforme destacará as cores de Catanduva

O uniforme oficial da equipe de basquete de Catanduva terá como principal característica a predominância das cores azul, vermelha e amarela, da bandeira do município.

O símbolo criado pelo publicitário Marcelo Destro também terá essas características. “Também estamos desenvolvendo a mascote da equipe, que será uma bruxinha estilizada”, revelou Edeval Corrêa, o Curitiba, assessor da Celt.

Para a elaboração do símbolo, foi feita uma pesquisa em outras equipes de basquete. “A intenção foi a de melhor representar as tradições que o basquete catanduvense já proporcionou para os seus torcedores”, disse o assessor, que ainda revelou a formação de uma torcida organizada para o time.

Local – O time de basquete de Catanduva já tem um local definido para os treinamentos. “A partir da semana que vêm, vamos treinar no Ginásio do Gaviolli”, finalizou Curitiba.

Jogadoras de basquete se apresentam a Ferreto

Cinco jogadoras da equipe de basquete profissional de Catanduva estiveram ontem na abertura oficial da Copa TV Tem de futsal. Todas confirmaram à equipe do NM que vão defender a cidade em torneios estaduais este ano.

Por enquanto, chegaram as jogadoras Juliana (lateral – ex-Uberaba), Fernanda (pivô – ex-Ribeirão Preto), Tatiane (pivô – ex-Marília), Fernanda (armadora – ex-Marília) e Wiviam (lateral – ex-Ribeirão Preto).

Todas já se apresentaram ao técnico Edson Ferreto e realizaram o primeiro treinamento na última quarta-feira. “O elenco deve ser fechado na próxima semana e vamos começar os treinamentos o mais rápido possível”, disse Juliana.

A primeira competição oficial de Catanduva no basquete será a disputa dos Jogos Regionais em Birigui, a partir de julho. O torneio mais importante que Catanduva vai participar é o Campeonato Paulista da Série A-2.

Conscientes da tradição do basquete feminino de Catanduva, as cinco atletas prometeram dedicação total em treinos e jogos. “Muito mais do que honrar as tradições do basquete em Catanduva, vamos a busca de títulos para reerguer este o esporte na cidade”, fala a pivô Fernanda.

Segundo elas, a escolha do técnico Edson Ferreto não poderia ter sido melhor. “É um técnico bastante profissional e capaz de montar uma estrutura para desenvolver um bom trabalho”, diz a armadora Fernanda. Segundo informações, Ferreto deve fechar o elenco catanduvense com dez atletas.

‘Gorda’ se apresenta ao técnico Edson Ferreto


A pivô Silmara Cristina, conhecida no mundo do basquete como ‘Gorda’, se apresentou no inicio da semana ao técnico Edson Ferreto para a disputa das competições da equipe profissional de basquete de Catanduva.

A jogadora estava atuando pelo time de Uberaba e já chegou prometendo muito empenho nos treinamentos. “A nossa responsabilidade será grande, já que vamos defender uma cidade que possuí uma tradição muito grande no basquete”, disse.

A atleta ainda ressaltou a qualidade do treinador Edson Ferreto, com quem iniciou a carreira. “Além de ser um grande homem, vejo em Ferreto o nome ideal para buscar o ressurgimento do basquete em Catanduva”, argumentou.

Sobre a origem de seu apelido, Gorda conta a confusão que foi quando atuava em Presidente Prudente ainda com o nome de Cristina. “Neste time, haviam duas Cristinas. Como os narradores implicavam, tivemos que fazer a mudança. Como eu tinha o peso um pouco acima das demais, acabei recebendo o apelido de ‘Gorda’ que ficou até hoje”, conta.

Gorda já defendeu o Bauru, São Bernardo, São Caetano, Guarulhos, Ribeirão Preto e Uberaba. Junto de Gorda, também chegou a jogadora catanduvense Cléia Crepaldi. “A minha expectativa é a de representar da melhor maneira possível a cidade onde nasci”, conta a lateral, cuja última equipe foi o São Paulo/Guarú.

Equipe comenta adversárias do 1o torneio

As jogadoras irão disputar, dentro de algumas semanas, competição organizada pela Liga Rio-Pretense


Com o primeiro campeonato de basquete se aproximando, as jogadoras que vão defender o time catanduvense falaram o que esperam das principais adversárias que terão pela frente.
O primeiro campeonato que o time de Catanduva irá disputar é um torneio organizado pela Liga Rio-Pretense de Basquete. Esse torneio deve começar dentro de algumas semanas.

A jogadora Gorda disse que a equipe está caminhando para adquirir uma boa forma. “A evolução do time está muito boa. Estamos com os preparativos bastante adiantados e com o pensamento de já ir adquirindo um bom rendimento já nesta competição”, explicou.

A pivô Tati também concorda com sua companheira. “O nosso pensamento é o de sempre respeitar nossas adversárias e conseqüentemente brigar para honrar da melhor maneira possível o nome de Catanduva”, disse.

Gorda acredita que a equipe que pode dar mais trabalho na competição é a de São José do Rio Preto. “Ainda não sabemos realmente como está o time de Rio Preto. Mas, por tradição, eles sempre montam boas equipes nas competições que disputam”, diz a jogadora.

Tati diz que todo o time deve estar em totais condições dentro de pouco tempo. “Com o ritmo intensivo de treinamentos, esperamos chegar ao 100% de nossas condições dentro de três meses”, argumentou.

O técnico de Catanduva, Edson Ferreto, explicou que mais jogadoras para testes vão chegar. “Atletas para testes vão chegar muitas”, diz o treinador.

Mas, uma que pode ficar em definitivo é a pivô Rosângela, que atualmente defende Presidente Prudente. “Ela já jogou também em Bauru e Ourinhos e sua chegada dependeria do acerto de mais um patrocinador para o time”, explicou o técnico. Atualmente, segundo Ferreto, somente o Colégio Jesus Adolescente é o patrocinador oficial da equipe.

Quartel General – Ferreto ainda destacou a dificuldade para arrumar um local para treinamentos fixos de sua equipe. “Com a definição do Ginásio do Gaviolli como o nosso ‘QG’, podemos desenvolver o trabalho com mais tranqüilidade”, explicou. O único entrave seria a disponibilidade de transporte, já que o ginásio é afastado da cidade. “O Gaviolli será a nossa referência. Lá, nenhuma atleta terá sua performance prejudicada devido à qualidade da quadra”, falou.

No retorno, Cléia fala sobre a sua carreira

Jogadora falou sobre expectativa de voltar a defender Catanduva após 14 anos atuando em outras equipes


Prestes a voltar a defender Catanduva no basquete feminino, a jogadora Cléia Crepaldi obteve destaque nas várias equipes em que atuou. Um dos momentos mais emocionantes de sua carreira foi a disputa da Copa do Mundo de Clubes pelo São Paulo/Guarú, na Rússia, atuando contra times internacionais.

Catanduvense de nascimento, Cléia falou que suas principais incentivadoras foram as irmãs Cláudia e Cássia Crepaldi. “Em uma oportunidade, joguei contra a Cláudia e foi muito difícil. Dentro de quadra, o que conta é o profissionalismo. Durante o jogo, chegamos até a trocar alguns empurrões”, brincou.

A jogadora também falou da expectativa de voltar a defender Catanduva no basquete e da importância do técnico Edson Ferreto. “Será um grande orgulho voltar a defender a equipe da cidade onde comecei a jogar. Tenho a plena convicção de que o Ferreto é o treinador ideal para impulsionar novamente o basquete aqui”, disse.
Leia a íntegra da entrevista:

Notícia da Manhã – Como surgiu sua paixão pelo basquete?
Cléia Crepaldi – A minha paixão pelo basquete surgiu quando eu ainda era pequena. Eu acompanhava os treinamentos de minhas irmãs Cássia e Cláudia, quando elas jogavam aqui em Catanduva e eram treinadas pelo Edson Ferreto. Foi assim que eu aprendi a gostar do basquete, pois recebia o incentivo de minhas irmãs.

NM – Como foi seu começo de carreira e por quais equipes já jogou?
Cléia – Comecei jogando no time da Escola Nestor Sampaio Bittencourt. Lá, a nossa equipe disputava jogos escolares e sempre avançava nas competições.
Durante uma partida contra Estrela D’ Oeste, olheiros de Votuporanga observaram algumas jogadoras. Neste mesmo ano, Votuporanga montou uma equipe para jogar na categoria Infanto, da qual eu fazia parte. Mas, infelizmente Votuporanga não tinha tradição nenhuma e o projeto acabou não vingando. Depois, fui para a equipe de Araçatuba disputar os Jogos Abertos, realizados em Guarulhos. Lá, dirigentes do time de Jundiaí gostaram da minha atuação e me chamaram. Joguei por Jundiaí cinco anos e passei por todas as categorias da equipe. Em seguida, fui contratada para jogar no São Bernardo/Uniban. Voltei para Araçatuba atuar com minha irmã Cláudia. Após essas passagens, fiquei cinco anos em Guarulhos, minha última equipe. Lá, atuei pelo São Paulo/Guarú.

NM – Quais os principais títulos de sua carreira?
Cléia – Em Araçatuba, conquistei diversas vezes os Jogos Abertos e Regionais. Pelo São Paulo/Guarú, fui campeã brasileira, título que valeu uma vaga para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, na Rússia, em 2003. Conseguimos uma classificação boa, mas não fomos campeãs.
Essa passagem pela Rússia valeu bastante como experiência. Jogamos contra equipes russas, norte-americanas e sul-coreanas.
NM – Como foi idealizado seu retorno para Catanduva?
Cléia – Após 13 anos de carreira, nunca tive a oportunidade de ser comandada pelo Edson Ferreto. Quando ele comandava as equipes de Uberaba e Ourinhos, sempre me convidava para jogar, mas nunca dava certo.
Às vezes, o meu contrato não tinha vencido. Em outras oportunidades, motivos pessoais impediam. Neste ano, ele me ligou e fez o convite, que eu aceitei.
O que pesou favoravelmente nessa escolha foi o fato de eu poder voltar para a minha cidade. Fiquei super feliz e aceitei. Agora, também vou ter a possibilidade de voltar a morar com os meus pais, já que estava há 14 anos fora.

NM – Quais foram as jogadoras que serviram de inspiração em sua carreira?
Cléia – A minha irmã Cláudia foi a única que me inspirou de verdade. Eu sempre me espelhei nela. Ela era uma jogadora bastante batalhadora, dedicada nos treinamentos e sempre me incentivou nas minhas decisões.
Para vir a Catanduva, pedi a opinião dela antes de fechar o contrato. Ela também me incentivava a não abandonar os estudos, mesmo disputando vários campeonatos. Hoje, ela está em Araçatuba desenvolvendo um projeto social chamado ‘Basquete Clube’, que reúne mais de 300 crianças para a prática do esporte.

NM – Qual foi o momento que mais marcou sua carreira?
Cléia – Foi quando fiquei parada durante seis meses devido a uma contusão no joelho. Durante esse tempo, percebi o quanto esse esporte tem valor na minha vida. Eu ficava de fora, sem treinar e muitas vezes chorava de vontade de estar com as minhas companheiras durante os jogos. A lição que tirei disso tudo é que eu vi o quanto o basquete é importante para mim. No retorno às quadras, voltei com gás total.
Logo que eu voltei da cirurgia, fomos campeãs brasileiras por Poços de Caldas e isso me deu uma motivação muito grande para continuar, pois atuei muito bem.

Fonte: Notícia da Manhã
Ferreto de volta à Catanduva

Depois de mais 20 anos de vitória, Edson Ferreto volta ao berço de sua carreira: a cidade de Catanduva. Traz junto seu assistennte técnico Bename Druck Pliacekos.

Ferreto montou um time para disputa dos Jogos Regionais, Jogos Abertos e da Série A-2. A equipe já conta com algumas contratações: Gorda e Juliana ex- Uberaba, Cléia ex-São Paulo/Guaru, Tati e Fernanda, ex-Marília mais Wiviam e Fernanda ex- Ribeirão Preto. "Estou muito feliz. Espero fazer uma boa temporada e as meninas estão se esforçando. Vamos fazer uma ótima base. Vamos movimentar essa cidade" diz Ferreto. O assistente Bename veio de Guarulhos para ajudar " Estou feliz. Entrei em acordo com a Vilma. Torço muito por ela, mas estou em uma nova etapa" diz Bename.

O treinador Edson Ferreto é o símbolo de uma geração de Basquete que incluiu jogadoras hoje consagradas como Hortência e Janeth. Na década de 70, as equipes treinadas por Ferretto foram campeãs em todas as categorias, em todos os campeonatos que disputaram. Entre os destaques, veio o título de campeãs sul-americanas. Ferretto retorna a Catanduva para treinar uma nova equipe, com promessa de fortalecer o esporte na cidade.
Pão de Açúcar/Unimar está pronto para estréia diante de Ourinhos

A equipe do Pão de Açúcar/Unimar está pronta para a estréia no Campeonato Estadual de Basquete Feminino da Série A-1, neste domingo, às 18h, no ginásio de esportes do Colégio Cristo Rei, contra o Unimed/Ourinhos, atual campeão paulista.
A partida terá transmissão pela ESPN Brasil (canal 55 da TVC Oeste Paulista) para o todo o país. A entrada é franca, mas o jogo faz parte da campanha do agasalho 2005 e, por isso, a técnico Valéria Cavecci, a Chuca, pede que os torcedores levem algum tipo de agasalho ou cobertor.

“Lógico que não é obrigatório, mas a gente pede que a torcida que for comparecer colabore também com a campanha do agasalho da cidade. Quem comparecer certamente verá um basquetebol de primeira linha”, disse a treinadora mariliense.

Apesar de jogar contra o atual campeã paulista, Chuca prevê um jogo equilibrado. “Ourinhos manteve a base do ano passado, trouxe alguns reforços e continua uma equipe muito forte. As meninas jogam juntas há algum tempo e têm um bom conjunto. O nosso time foi formado há pouco tempo, mas mesmo assim acredito que possamos fazer uma partida equilibrada e até vencer.”

Segundo a técnica, a expectativa é positiva. “Por se tratar de uma estréia, o jogo é um pouco mais nervoso. Não tivemos chance de fazer amistosos e procuramos compensar isso com jogos-treino diante de times masculinos. Achei importante já estrearmos com transmissão pela TV para todo o Brasil, pois isso divulga Marília. Esperamos fazer uma boa partida.”

A equipe para iniciar a partida está definida com as pivôs Flávia e Márcia, as laterais Renata e Luco e a armadora Ana Flávia.

A lateral Aide e a pivô/lateral Simone Pontello estão recuperadas de contusão e deverão entrar durante o jogo. “Elas estão bem e poderão jogar. Fisicamente é que não suportariam jogar os 40 minutos e, por isso, iremos utilizá-las no transcorrer da partida”, afirmou Chuca.

Além da equipe titular, Aide e Simone, o elenco do Pão de Açúcar/Unimar conta ainda com as pivôs Luciana e Jaqueline, as armadoras Bia e Ana Carolina e a lateral Daniele.


Fonte: Diário de Marília

terça-feira, 29 de março de 2005


Guerreira incansável

Marcelo Laguna


Ela nunca foi a estrela da companhia, a jogadora mais talentosa do grupo. Dentro de quadra, atuando como armadora, viu outras colegas brilharem com mais intensidade, inclusive sua irmã, a excepcional Magic Paula. Mas se existe algo que jamais faltou à Maria Angélica Gonçalves da Silva em seus 23 anos de carreira no basquete foi coragem.

Com muita determinação, Branca construiu uma sólida carreira, ganhou uma medalha olímpica e agora parte em busca de um novo desafio: mostrar a mesma competência como treinadora da equipe da Unimep/Amhpla/Selam, que a partir do próximo final de semana começa a disputar o Paulista feminino da Série A-1.

Branca não é uma estreante na nova função. Depois de um estágio como auxiliar de Antonio Carlos Vendramini na comissão técnica de Ourinhos, em 2003, a ex-armadora assumiu a direção da equipe da Unimep no ano passado. Justamente a mesma Unimep onde Branca iniciou a carreira nos anos 80, e que estava desativada há oito anos. Para montar a equipe que disputou o Paulista da A-2, Branca precisou apelar até para uma peneira, pois não havia jogadoras disponíveis. Com muito trabalho - e pouco dinheiro em caixa -, a Unimep acabou ficando com o vice-campeonato e a vaga assegurada para a divisão especial em 2005.

Eu disse vaga assegurada? Bem, só na teoria. Com caixa vazio, a participação da Unimep no torneio ficou ameaçada por um bom tempo. Mas foi exatamente no momento em que o barco ameaçava afundar que a forte personalidade de Branca acabou sendo fundamental para a sobrevivência da equipe. Em um verdadeiro trabalho de corpo-a-corpo com empresários de Piracicaba, a treinadora - que contou com a ajuda valiosa da mãe, Ilda Gonçalves, que é diretora da equipe - garantiu a verba necessária para colocar o time em quadra a partir deste sábado, dia 2 de abril, diante do Ribeirão Preto.

Mas que ninguém espere ver Branca comandando um time para brigar pelo título do Paulista. Com um elenco formado por jogadoras novatas, ela tem ambições modestas para a Unimep. Se o time terminar entre os seis primeiros, já garantirá uma vaga no próximo Nacional feminino. Não é pouca coisa para uma equipe que nem existia há 12 meses e que é comandado por uma técnica ainda inexperiente. Mas a verdade é que quem assistir aos jogos da Unimep no Paulistão, certamente verá um time brigador, valente e apaixonado dentro de quadra. Um retrato fiel do que foi Branca em toda sua carreira.

Modo de vida - Frase de Branca, publicada no site da CBB e dedicada aos que estão iniciando sua vida com a bola laranja: "perseverança, pois nem tudo são flores no basquete. Tenham amor pelo esporte e muita dedicação."

Fonte: Basket Brasil
Unimep apresenta grupo para a Série A-1

Time piracicabano estréia na competição, depois de 13 anos, contra Ribeirão Preto sábado, às 18h, fora de casa; Babi é a novidade da equipe



A cinco dias de fazer a estréia na elite do basquete paulista, depois de 13 anos, a equipe de basquete feminino da Unimep/Amhpla/Selam foi apresentada oficialmente ontem, em evento realizado no Centro Cultural Martha Watts. O time piracicabano faz sua primeira partida no Campeonato Paulista da Série A-1 no próximo sábado, dia 2, às 18h, contra o Clube Verdade/Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto.
Participaram da solenidade, a presidente da AD Unimep (Associação Desportiva da Universidade Metodista de Piracicaba), Ilda Borges, Gustavo Jacques Dias Alvim, reitor da Unimep, e o secretário de Esportes, Pedro Antônio Mello, que representou o prefeito Barjas Negri.
Ilda Borges, em seu discurso, lembrou que em seus 26 anos de existência, a AD Unimep passou por muitos altos e baixos. "Já tivemos uma jornada gloriosa, com muitos esportes, mas agora só podemos contar com o basquete feminino e com o atletismo, que é a única modalidade que está conosco desde a fundação da entidade", afirmou.
A presidente disse que o time que se tornou vice-campeão da Série A-2 de 2004 surpreendeu ao conquistar o acesso que garantiu a volta à elite. "Esse trabalho começou em janeiro de 2004 e rendeu frutos muito rápidos. Esse mérito é das atletas e da comissão técnica, que mostrou muita luta e garra", disse.
Ilda lembrou que de 40 partidas disputadas em 2004, a equipe venceu 31, fez uma média de 58 pontos por jogos e conquistou os títulos da Liga Regional de Basquete, dos Jogos Regionais de Jaú e foi a quinta colocada nos Jogos Abertos do Interior.
Representando a boa campanha, a ala Ângela recebeu o troféu Maria Zélia Januário, por ter sido a cestinha da temporada. "Zélia foi uma funcionária da Unimep e grande entusiasta do basquete. Ela viu o renascimento do time feminino, mas infelizmente não presenciou nenhum título. Resolvemos prestar essa homenagem a ela", disse. A marca da atleta não foi revelada. "O esporte é coletivo", disse Ilda.
Gustavo Jaques Dias Alvim fez uma analogia entre time de basquete feminino da Unimep com a ave fênix, da mitologia grega. "Quando a gente pensa que o basquete feminino vai morrer, que tudo parece que vai desabar, ele surge outra vez", disse. O reitor ressaltou algumas passagens históricas da equipe, que teve auges entre as décadas de 80 e 90, quando contava inclusive com Magic Paula, Branca ?? atual treinadora do time ?? e outras grandes estrelas do basquete. "Essa volta mostra que o sonho não acabou. A luta continua. Vamos voltar a ocupar um lugar que já foi nosso", disse.
O responsável pela Selam (Secretaria de Esporte, Lazer e Atividades Motoras), Pedro Mello, afirmou que o basquete feminino conta com o apoio irrestrito do poder público municipal. "Todos sabem que passamos por algumas dificuldades financeiras, mas estaremos sempre de portas abertas", disse.

ELENCO ? A equipe que vai disputar o Campeonato Paulista da Série A-1 é praticamente o mesmo da última temporada. O time teve apenas um corte ?? a ala Van Van, por deficiência técnica ?? e contratou apenas uma atleta, a ala Babi, que veio da extinta equipe de Americana. Um dos diferenciais da equipe piracicabana está no banco. A ex-atleta Maria Angélica Gonçalves, a Branca, uma das principais atletas do basquete brasileiro, continua sendo a treinadora do equipe.
São 14 atletas, com média de idade de 23 anos. Branca acredita que o grupo é um dos menores grupos do Campeonato Paulista. Formam a Unimep/Amhpla/Selam as pivôs Alessandra, Ana Claudia, Kelly Cota e Paula, as alas Fabi, Michelle, Graziela, Lili, Jô, Fernanda, Vanessa e Ângela e as armadoras Babi e Elisângela, a Lico.


Babi chega com status de campeã


Único reforço para a temporada 2005, a armadora Barbara Generoso Honório, a Babi, chega com status para a disputa do Campeonato Paulista da Série A-1. A atleta, de apenas 19 anos, veio da extinta equipe de Americana e é uma das principais apostas da técnica Branca para a competição. Babi acredita que poderá lidar com essa responsabilidade e disse que a equipe poderá surpreender positivamente na competição.
Babi traz no currículo o vice-campeonato Brasileiro, em 2004, além de outras boas colocações nas categorias menores, também pela equipe americanense. A atleta chegou a assinar contrato com Ribeirão Preto ?? equipe que a Unimep/Amhpla/Selam enfrenta na estréia ??, mas rescindiu o acordo e procurou a equipe piracicabana, que já tinha a sondado. "Escolhi vir para Piracicaba porque é uma equipe de estrutura e que teve uma boa campanha na Série A-2, em 2004. Vamos lutar pelo nosso objetivo, que é classificar para a Liga Nacional", afirmou.
A atleta chegou há menos de 20 dias e garante que está adaptada ao grupo. As novas colegas concordam. "No dia em que ela chegou já ficamos amigas. É uma jogadora muito boa, que vai ter muito a acrescentar para o grupo", disse a ala Graziela.

BASE - O projeto para a equipe adulta é ambicioso, mas a AD Unimep não pretende parar por aí. A solenidade de ontem incluiu também a apresentação da equipe pré-mini, composta por meninas com idades entre nove e 12 anos, que estão disputando o Campeonato da Associação Regional de Basquete. A iniciativa é uma parceria da associação, da Selam ?? através do projeto Desporto de Base ?? e da Aversa Motors.
Ilda Borges afirmou que "as menininhas do pré-mini" são suas novas paixões. "Estamos plantando uma semente para colher frutos no futuro", disse. Segundo a assistente técnica Joyce Maria Crivelani, o grupo é composto por 16 atletas. A equipe estreou em competições no dia 18 de março, em Americana, disputou dois jogos e venceu um. "Achei um resultado muito positivo para uma estréia. O grupo tem muito a progredir", disse.
Joyce destaca que a equipe é um celeiro de talentos, mas destaca uma atleta em especial. A "caçulinha" do grupo, a ala Tainá, 9, está agradando positivamente a comissão técnica e tem lugar garantido na equipe titular, mesmo jogando com meninas mais velhas. "Ainda é muito cedo para afirmar que ela será uma jogadora de basquete, já que ela só tem nove anos, mas é inegável que ela tem muito potencial", disse.


Unimep tem "fôlego' para encarar a A-1

Preparador físico Paulo Augusto Martignago garante que a condição das jogadoras é boa para a estréia no Campeonato Paulista sábado, às 18h, contra Ribeirão Preto



As atletas da Unimep/Amhpla/Selam já estão bem condicionadas fisicamente para a estréia no Campeonato Paulista da Série A-1, que será realizada no próximo sábado, às 18h, contra Clube Verdade/Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto. Segundo o preparador físico Paulo Augusto Martignago, o time deve chegar no auge físico no segundo turno da competição, quando o grupo estará partindo para o tudo ou nada rumo a classificação para os play-offs decisivos.
Segundo Matignago, o grupo teve uma progressão física muito grande com relação ao ano passado, quando a Unimep/Amhpla/Selam disputou o Campeonato Paulista da Série A-2. O preparador afirmou que, para as atletas, o pior dos treinamentos já passou. "Já cumprimos a pré-temporada, que começou há sete semanas. Essa fase é muito sacrificante para as meninas, já que os treinos são muito fortes", disse.
No início da pré-temporada, o elenco realizou exames fisiológicos na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). "Cada atleta andou um certo período na esteira. Elas tinham acabado de voltar de férias, estavam sem condicionamento e muitas engordaram", disse.
Nas últimas semanas, a técnica Maria Angélica Gonçalves, a Branca, entrou em ação, o que também serviu para atenuar a parte física. Já estamos na fase competitiva, onde a prioridade são os treinos táticos afirmou. Ainda assim, as atletas completam a preparação com sessões de musculação na Academia Flex, parceira da equipe nessa temporada.
O preparador acredita que o grupo demorará pelo menos duas partidas para se adaptar à intensidade dos jogos, ainda mais tratando-se de uma competição que é inédita para a maior parte das atletas. "A partir do terceiro jogo, elas já estão bem. No segundo turno garanto que elas estarão praticamente "voando' em quadra", afirmou. Nessa fase, a equipe fará apenas três partidas em Piracicaba. Tendo que buscar a classificação jogando fora, o grupo pretende usar o preparo físico como diferencial.
A eficiência nos treinos também é obtida graças a alimentação balanceada e controlada por técnicos do departamento de nutrição esportiva da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Paulo Martignago afirmou que cada atleta tem um cardápio específico. "A nutrição é fundamental para o sucesso do meu trabalho e do desempenho da equipe em quadra", disse.
Ser atleta de alto nível não é fácil. As jogadoras tiveram que dar adeus aos doces, refrigerantes e frituras. "Lógico que não somos nenhum exército, mas elas precisam ter consciência de que esse tipo de alimentação não traz uma performance adequada em quadra", afirmou.

EFEITO SERGINHO ? A técnica Branca foi ontem na sede da FPB (Federação Paulista de Futebol) entregar o resultado do exames periódicos a quais foram submetidas as atletas da Unimep/Amhpla/Selam no começo de março.
Esse ano, os testes foram mais rigorosos devido a morte do zagueiro Serginho, do São Caetano, em outubro de 2004. O jogador teve uma parada cardíaca durante a partida contra o São Paulo e morreu poucos minutos depois.
A FPB exige os testes para poder filiar as atletas. Cada uma foi submetida a um exame ergométrico, esteira, além de análise de sangue, fezes e urina. Segundo o preparador físico Paulo Martignago, o resultado foi positivo para quase todas as atletas. "Apenas duas tiveram uma pequena alteração no exame de sangue, que já foram corrigidas com medicação específica receitada pelos médicos da Amhpla (Associação Médica do Hospital dos Plantadores).


Fonte: Jornal de Piracicaba
Na França, Mamá repete boa atuação

Pela Liga Francesa, o Mondeville, de Mamá, segue na terceira colocação, com 15 vitórias e 4 derrotas, atrás do Vallenciennes (18v e 1d) e do Bourges (17v e 2d).

No sábado, o time bateu o Strassbourg por 77 a 65. Mamá foi um dos maiores destaques do jogo, com 13 pontos e 9 rebotes.

Já, o Montpeliier, de Claudinha, segue na nona posição, com 6 vitórias e 13 derrotas.

No domingo, perdeu para o Bourges, por 73 a 61. Claudinha fez 10 pontos e deu 4 assistências, em 38 minutos.
Na França, Mamá repete boa atuação

Pela Liga Francesa, o Mondeville, de Mamá, segue na terceira colocação, com 15 vitórias e 4 derrotas, atrás do Vallenciennes (18v e 1d) e do Bourges (17v e 2d).

No sábado, o time bateu o Strassbourg por 77 a 65. Mamá foi um dos maiores destaques do jogo, com 13 pontos e 9 rebotes.

Já, o Montpeliier, de Claudinha, segue na nona posição, com 6 vitórias e 13 derrotas.

No domingo, perdeu para o Bourges, por 73 a 61. Claudinha fez 10 pontos e deu 4 assistências, em 38 minutos.


segunda-feira, 28 de março de 2005

Leila na Seleção da Semana

A brasileira Leila Sobral foi incluída na seleção da rodada da Liga Espanhola, pela sua atuação na vitória do Celta sobre os Estudiantes, com 20 pontos e 6 recuperações.

Ao seu lado, estão sua colega de time, a grega Evanthia Maltsi, mais Maiga Hamchetou, Silvia Fernandes e Paula Palomares.

domingo, 27 de março de 2005

Notícias da Espanha

As notícias da rodada espanhola se inciam com uma grande surpresa que tive hoje ao checar os e-mails e verificar um doce e-mail de uma das mínhas ídolas, a excelente técnica Maria Helena Cardoso.

Divido com vocês esse registro da campeoníssima.



Bom dia, com prazer enorme,envio esse email, para mostrar a alegria desse encontro de brasileiras que estão trabalhando na Espanha. A foto foi tirada no jogo em Barcelona entre Barcelona x Hondarribia-Irun. Apesar da derrota de nossa equipe, que vinha de 10 partidas sem perder, ficamos muito felizes em rever nossas antigas pupilas. Sentimos apenas que esse encontro não tivesse sido no Brasil em uma de nossas grandes antigas disputas! QUE SAUDADES!!
Abraços, desculpe-me pela invasão a esse blog, que alias tem sido muito importante para nós, que estamos longe, nos sentir, via internet, um pouco dentro de nossa vida, que foi e sempre será : o BASQUETEBOL FEMININO DO BRASIL!


Na Primeira Divisão, o Salamanca segue na liderança (20v e 4d), apsar de ter perdido para o Canoe (84-70).

O Hondarribia, de Maria Helena Cardoso, viu sua série de 10 vitórias consecutivas ser quebrada pelo Barcelona, de Helen e Érika, por 74-62, mas segue na vice-liderança (18v e 6d). Helen marcou 9 pontos e deu 2 assistências. A cestinha foi Elena Tornikidou, com 24 pontos. Érika, recuperada de uma contusão, já voltou aos treinos, mas ainda não jogou. O Barcelona é o quarto (16v e 8d).

O Ros Casares, de Valdemoro, é o terceiro colocado (17v e 7d), após fazer uma partida equilibrada com o Breogán, de Adriana e Mariana Santos e vencer por 68 a 61. Adriana foi um dos destaques, com 13 pontos e 3 rebotes. O Breogán é o décimo segundo (7v e 17d).

O Celta, de Leila e Êga, é o quinto (14v e 10d), após bater o Estudiantes, em resultado já anunciado aqui.

Com campanha igual, está o Canarias, de Patrícia Mara, que bateu o Puig (60-55). Patrícia teve 2 pontos e 2 rebotes.

Na décima terceira posição, está o Extrugasa, de Cris que perdeu para o Acinas (51-60) e soma 18 derrotas. Cris teve 5 pontos e 3 rebotes.

A Segunda Divisão folgou nesta Páscoa.
CLUBE VERDADE / RIBEIRÃO PRETO ESTRÉIA NA DIVISÃO ESPECIAL DO PAULISTA FEMININO

A equipe do SME / Clube Verdade / Ribeirão Preto está pronta para a estréia no Campeonato Paulista Feminino da Divisão Especial. O jogo será no próximo dia 02 de Abril, Sábado às 18 horas no Ginásio da Cava do Bosque em Ribeirão Preto.

A técnica Tininha e as jogadoras estão confiantes numa boa participação no importante torneio. No elenco quatro jogadoras subiram com o time na temporada passada: Márcia, Camila, Josi e Amanda. E oito novas jogadoras foram contratadas: Karen, Nathalia, Juliana, Karina, Tatiana, Mainha, Tayara e Cinthia. Entre os destaques estão as laterais Karen (ex Unimed/Americana) e Nathalia (ex Ourinhos), ambas com passagem por seleções brasileiras de base.

O adversário no primeiro jogo será a equipe de Piracicaba, que também subiu para a A1 este ano. Os próximos jogos do Clube Verdade / Ribeirão Preto acontecerão no dia 06 de Abril em Ourinhos e no dia 09 contra Marília novamente na Cava do Bosque em Ribeirão Preto.
MICAELA É CESTINHA NA DÉCIMA RODADA DO RETURNO DO CAMPEONATO ITALIANO DE
BASQUETE




A ala do Pool Comense, Micaela Jacintho, a Kaé, foi destaque na décima
rodada do returno do Campeonato Italiano de Basquete, que aconteceu neste
sábado (26 de março). A brasileira foi a cestinha da vitória contra o
Coconuda Maddaloni por 73 a 54, em Caserta.

Micaela fez 19 pontos e pegou um rebote nos 29 minutos em que esteve em
quadra e ajudou o seu time a conquistar o seu quarto triunfo consecutivo na
competição. Geisa foi o grander destaque do Bolzano, com 21 pontos; 3 recuperações e 5 rebotes. O Pool Comense segue em quinto lugar na classificação, com 17
vitórias e oito derrotas. O Bolzano é o penúltimo colocado.

Também pela décima rodada do returno, o Famila Schio, da pivô Cíntia Tuiú,
venceu o Basket Bolzano em casa por 95 a 46 e se mantém na vice-liderança da
competição, com 21 vitórias e quatro derrotas. Cíntia marcou três pontos,
pegou um rebote e recuperou duas bolas em 26 minutos em quadra.

O Penta Faenza, da armadora e capitã Adrianinha, derrotou o Ares Ribera por
76 a 54, em Faenza. Adrianinha contribuiu com 12 pontos, sete assistências,
três recuperações de bola e um rebote em 38 minutos em quadra. Graziane teve 8 pontos e 2 rebotes. A equipe da
brasileira tem 18 vitórias e sete derrotas e é a terceira colocada no
Campeonato Italiano.

O Cari Chieti, da pivô Kelly Santos, bateu o Copra Alessandria por 84 a 60 e
subiu da 12ª para a 11ª colocação. O time soma dez vitórias e quinze
derrotas. Kelly anotou 11 pontos, 13 rebotes, uma recuperação de bola e uma
assistência em 29 minutos em quadra e fez o seu sexto double-double na
competição.

Desfalcado da pivô e capitã Alessandra Oliveira, que se recupera de uma
microcirurgia no pé esquerdo em São Paulo, o Reyer Venezia sofreu a sua
sexta derrota seguida no Campeonato Italiano. A equipe perdeu para o Phard
Napoli por 61 a 48, em Nápoles, e está em sexto lugar, com 14 vitórias e 11
derrotas. Zaine teve 9 pontos e 4 rebotes. Flávia Prado registrou 2 pontos e 1 rebotes e está relacionada mais uma vez na convocação da seleção italiana, divulgada nessa semana. O Phard Napoli é o líder da competição, com 22 vitórias e três
derrotas.

Contundida, Flávia Luísa segue afastada dos jogos do Alghero.

sábado, 26 de março de 2005

Unimep estréia na A-1 contra Ribeirão Preto

Depois de muita demora, a Federação Paulista de Basquete anunciou a tabela do Campeonato Paulista, que começa no dia 2 de abril; torneio terá a presença de oito clubes



A Unimep/Amhpla/Selam estréia no Campeonato Paulista da Série A-1 contra Ribeirão Preto/Clube Verdade. A partida será realizada no sábado, dia 2 de abril, às 18h, em Ribeirão. Faltando menos de dez dias para a estréia, a técnica Maria Angélica Gonçalves, a Branca, tenta dosar a ansiedade do grupo. O jogo marca o retorno da equipe piracicabana à elite do basquete paulista após uma década de afastamento.
A apresentação oficial do time será no dia 28, às 14h, no Centro Cultural Martha Watts. Na ocasião será apresentada também a equipe pré-mini, até 13 anos, que está disputando a Liga Regional de Basquete e faz parte da parceria Selam/Unimep/Aversa.
Apesar da FPB (Federação Paulista de Basquetebol) ter demorado para divulgar a tabela, a técnica Branca acredita que a espera valeu a pena. A treinadora apreciou a distribuição dos jogos. "Assim que vi a tabela comentei até com o grupo que gostei muito. Faremos alguns jogos importantes em casa no segundo turno", disse. A equipe tem a meta de terminar a competição até a sexta colocação e garantir vaga para a Liga Nacional de Basquete.
Branca disse que desde terça-feira já está sentindo o friozinho na barriga que marca a estréia. "Depois de ver os jogos comecei a sentir aquele furor. Comentei com as atletas que isso é importante, que é uma sensação de prazer. Mas tem um limite. não vale extrapolar e na hora de jogar "dar um branco" em quadra", afirmou.
A treinadora já está traçando suas estratégias para enfrentar Ribeirão Preto, que assim como a Unimep/Selam, é estreante na Série A-1. "A equipe adversária passou por uma grande renovação. Essa nova formação é composta por atletas experientes. Acredito na força do nosso conjunto para tentar vencê-las. Nosso grupo está junto há mais de um ano. Isso poderá contar pontos a nosso favor", disse.
Branca afirmou que o maior destaque das ribeirão-pretanas está no banco de reserva. "A ex-jogadora Ana Regina, que já teve passagens até pela seleção brasileira, estréia como assistente técnica", disse. A treinadora afirmou que a equipe conta ainda com três jogadoras muito boas, que são a Karen, que veio de Americana, Taiara, com passagem pelo basquete espanhol, e Natália, ex-Ourinhos. "Tentamos contratar a Natália e a Taiara. Mas como só confirmamos a participação na A-1 em cima da hora, Ribeirão fechou com elas primeiro", disse.

DISPUTA – Participam da competição as equipes A.D. Santo André, São Bernardo/ Metodista/AFP, Fio/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, Esportes Guarulhos e Pão de Açúcar/ Unimar/ Marília.
Na primeira fase, as equipes jogam entre si, em turno e returno e os dois primeiros colocados garantem vaga na semifinal. As equipes classificadas de terceiro ao sexto lugares disputam a fase quartas-de-final em busca de outras duas vagas.


Fonte: Jornal de Piracicaba

sexta-feira, 25 de março de 2005

BRASILEIRAS DISPUTAM A DÉCIMA RODADA DO RETURNO DO CAMPEONATO ITALIANO DE
BASQUETE



As jogadoras brasileiras Adrianinha (Penta Faenza), Cíntia Tuiú (Famila
Schio), Kelly Santos (Cari Chieti) e Micaela Jacintho (Pool Comense)
participam da décima rodada do returno do Campeonato Italiano de Basquete
neste sábado (26 de março). Os jogos acontecem às 15h30 (horário de
Brasília).

Depois de conquistar o seu quarto título de campeão da Copa Itália no último
fim-de-semana, o Famila Schio enfrenta o Basket Bolzano em casa neste sábado
(26 de março) na luta para garantir a liderança do Campeonato Italiano. A
equipe da pivô Cíntia Tuiú é a vice-líder da competição, com 20 vitórias e
quatro derrotas.

O Penta Faenza, da armadora e capitã Adrianinha, joga em casa contra o Ares
Ribera. O time da brasileira tem 17 vitórias e sete derrotas e está em
terceiro lugar no Campeonato Italiano.

A equipe da ala Micaela Jacintho, a Kaé, tenta conquistar o seu quarto
triunfo consecutivo neste sábado (26 de março), em Caserta, contra o
Coconuda Maddaloni. O Pool Comense, atual campeão italiano, está na quinta
colocação, com 16 vitórias e oito derrotas.

O Cari Chieti, da pivô Kelly Santos, soma nove vitórias e 15 derrotas e é o
12º colocado. O time enfrenta o lanterna da competição Copra Alessandria
neste sábado (26 de março).

O Reyer Venezia, desfalcado da pivô e capitã Alessandra Oliveira, que se
recupera de uma microcirurgia no pé esquerdo em São Paulo, encara o líder
Phard Napoli, em Nápoles. Com 14 vitórias e dez derrotas, o Reyer Venezia
ocupa a sexta colocação. O Phard Napoli está na liderança do campeonato com
21 vitórias e três derrotas.

Euroliga: definidos os semifinalistas

Foram definidas na última sexta-feira, as quatro equipes que disputarão as semifinais da Euroliga feminina de basquete.

O primeiro a conseguir a classificação foi o poderoso Samara, da Rússia, que despachou o espanhol Ros Casares em fáceis 2 a 0.

O vice-campeão europeu, o polonês Lotos Gdynia, caiu diante do Gambrinus (Rep. Tcheca), por 2 a 1. Destaque para a norte-americana Taj Mc-Williams, que no terceiro jogo marcou 22 pontos e 17 rebotes, eliminando o Lotos de Margo Dydek, Deanna Nolan, Agnieszka Bibrzycka e da assassina Elaine Powell.

Já o Dynamo de Moscou também ficou de fora. Perdeu para o Lietuvos, da Lituânia, por 2 a 1. Assim, Sue Bird, Kamila Vodichova, Elena Baranova, Elena Chakirova apenas assistirão as finais. O destaque foi a ala norte-americana Katie Douglas, que teve média de 17,3 pontos por jogo (52 pontos no total).

A última equipe classificada foi MiZo-Pecsi, da Hungria, que eliminou o francês Bourges, também por 2 a 1. A nossa conhecida Korie Hlede foi importantíssima para a vitória no último jogo, com 15 pontos.

Os confrontos de semifinais serão os seguintes:

SAMARA (RUS) X LIETUVOS (LIT)

MIZO-PECSI (HUN) X GAMBRINUS (TCH)
Na Espanha, Leila segue detonando

Na partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol, o Celta de Vigo venceu mais uma. Dessa vez foi diante do Adecco Estudiantes, por 76 a 61, fora de casa.

Leila teve outra grande atuação. A pivô foi um dos destaques na vitória do Celta ao anotar 20 pontos. A cestinha foi a grega Eventhia Maltsi, com 25 pontos.

Quem também esteve muito bem foi Êga. Titular, ela anotou 16 pontos.

quarta-feira, 23 de março de 2005

Unimed estréia com vitória no Paulista Infantil

Americana - Na abertura do Campeonato Paulista Infantil de Basquete Feminino, na tarde deste domingo, no ginásio do Centro Cívico, em Americana, a Associação Desportiva dos Cooperados e Funcionários da Unimed (ADCF Unimed) derrotou o Santa Maria/São Caetano por 89 a 61. A equipe do técnico Zé Mário foi superior ao adversário durante toda partida e não teve maiores dificuldades para conquistar a vitória. Jogaram: Débora, Faby, Gra, Leila, Laura, Renata, Paula, Nicole, Gaby, Amanda, Suelen e Bianca. O próximo jogo será contra o Finasa/Osasco, dia 10 de abril, novamente no Centro Cívico.

Na preliminar deste domingo, a equipe mini da ADCF Unimed não teve o mesmo desempenho e perdeu para o Santa Maria por 63 a 40. "Estamos com um time bastante jovem e as meninas sentiram a responsabilidade de disputar um jogo de campeonato", comentou a técnica Anne Freitas, que contou com estas atletas: Ariane, Bia, Paula, Nayara, Iza, Isabela, Fernanda Lu, Fernanda, Mayara, Kamila, Geice e Carina. Na segunda rodada do Campeonato Paulista, as meninas de Americana enfrentam o Sesi/Colégio Maha-Dei, em jogo marcado para o dia 2 de abril, às 14 horas, em Guarulhos.

Na manhã deste domingo, também no ginásio do Centro Cívico, pelo campeonato da Associação Regional de Basquete (ARB), a equipe pré-mini da Unimed derrotou Piracicaba por 33 a 16 e perdeu para Itatiba por 28 a 20. A técnica Anne Freitas teve estas jogadoras à disposição: Ariane, Bia, Paula, Neireane, Fernandinha, Paty, Renata, Letícia, Maria, Bianca, Sarah, Mariane, Gaby e Magali.


Pão de Açúcar/Unimar terá equipe apresentada no próximo dia 15

A equipe Pão de Açúcar/Unimar de Marília será apresentada oficialmente no próximo dia 15, em coquetel que será realizado provavelmente no Sun Valley Park Hotel.
O time mariliense irá disputar o Campeonato Paulista da Série A-1 de Basquete Feminino, que terá início dia 19 de março, com participação de oito equipes: Ourinhos, Guarulhos, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Preto, Piracicaba e Marília.

Na última terça-feira à noite, a equipe foi apresentada ao prefeito Mário Bulgareli, no auditório da prefeitura, em cerimônia que reuniu as jogadoras, comissão técnica e representantes das empresas que apóiam o basquete feminino mariliense, como Olinto Manoel de Oliveira (Colégio Cristo Rei) e Pedro Carlos (diretor esportivo do Pão de Açúcar).

A técnica Valéria Cavecci, a Chuca, disse que o Pão de Açúcar/Unimar será competitivo. "Demos uma reforçada na equipe. Trouxemos meninas de Ourinhos, São Caetano, Guarulhos, Joinville e Rio das Ostras. O nosso primeiro objetivo é ficar entre as quatro primeiras colocadas."

A tabela do campeonato será divulgada nos próximos dias pela Federação Paulista de Basquetebol. O time de Marília mandará seus jogos no ginásio de esportes do Colégio Cristo Rei, onde já estão acontecendo os treinamentos a partir das 16h30.

ELENCO

Da equipe do ano passado, quatro jogadoras permaneceram. São elas: as laterais Mingue e Daniele, a pivô Márcia e a armadora Fabiana.

Oito atletas vieram de outras equipes, como o armadora Ana Flávia, a lateral Tininha e pivô Luciane, de Ourinhos; a lateral Aide e a pivô Flávia, de São Caetano; a lateral Renata veio de Rio das Ostras (RJ); a pivô/lateral Simone Pontello, de Guarulhos; e a lateral Luciana, de Joinville (SC).

A comissão técnica é formada por Valéria Cavecci (técnica), José Antônio (supervisor), Arlete dos Santos (supervisor), Zé Carlos (massagista) e os seguintes diretores: Olinto Manoel de Oliveira, Pedro Carlos, José Roberto Marques de Castro e Paulo Roberto.


Fonte: Diário de Marília

DEFINIDA TABELA COMPLETA DO ESTADUAL FEMININO
Em 23/3/2005 10:11:00--------------------------------------------------------------------------------

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou a tabela completa do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 ? 2005, que começa no dia 02 de abril (sábado), às 18h00, com a disputa de dois jogos: o Clássico do ABC, com AD Santo André x Santa Maria/São Caetano, em Santo André (SP); e SME Ribeirão Preto/Clube Verdade x Unimep/Ahmpla/Selam, em Ribeirão Preto (SP).

No domingo (03 de abril), mais um jogo agita o estadual feminino: Pão de Açúcar/Unimar/Marília x Fio/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, às 18h00, em Marília (SP). A rodada de abertura será complementada na terça-feira (05 de abril), com o confronto reunindo Esporte Guarulhos e São Bernardo/Metodista/AFP, às 20h00, em Guarulhos (SP).

A tabela completa pode ser conferida no website oficial da Federação Paulista de Basketball (FPB) ? www.fpb.com.br.

A fórmula de disputa do estadual é a seguinte: na primeira fase, as equipes jogam entre si, em turno e returno e os dois primeiros colocados garantem vaga direta para o playoff ? semifinal. As equipes classificadas de terceiro a sexto lugares disputam o playoff quartas-de-final, em melhor-de-três partidas.

O playoff ? semifinal reúne os times qualificados na etapa anterior e também será decidido em melhor-de-três partidas. Os vencedores disputam o playoff ? final, que será jogado em melhor-de-cinco jogos.

terça-feira, 22 de março de 2005

Ainda sem tabela, Campeonato Paulista se aproxima

Não se sabe como, mas o Campeonato Paulista de Basquete Feminino da Série A-1 deve começar no próximo mês. Como sempre, a tabela não está pronta na véspera do torneio, um total desrespeito a todos: técnicos, atletas e torcedores. Mas não podemos nem reclamar; é quase um milagre conseguir por esse campeonato de pé, no meio de uma das maiores crises que a modalidade já viveu no país.

Até o momento, não se sabe de nenhuma atleta presente na última Olimpíada que vá participar do torneio. Das doze, onze tem contratos no exterior. A única restante (Vívian) foi dispensada da sua equipe e até agora não acertou seu rumo.

Nas proximidades de uma eleição na CBB, e há cerca de 1 ano e meio do Mundial da categoria, a ser realizado aqui, o cenário é de incertezas.

Mas vamos aos fatos.

Ourinhos têm tudo pra faturar mais um título nessa temporada, apesar das mudanças. O time que muitas vezes gostava de dizer que tinha a base da seleção sub-21vice-campeã mundial desistiu desse investimento e ficou sem as quatro atletas: Fernanda, Lelê, Ana Flávia-Passarinho e Nathália. Mesmo assim, Vendramini tem, sem dúvidas, o melhor elenco do Brasil hoje. Seu trio de alas é imbatível: a regular Chuca, a eficiente Lílian e a promissora Palmira serão sustentáculos do time no torneio. Nos pivôs, seguem a valiosa cubana Lisdeivi, a veterana Lígia, a esforçada Milene e Ízis. Na armação, até o momento só se sabde de Bethânia. Mas são fortes os rumores, de que a boa filha Vanessa Gattei volte à casa ourinhense e reforce o time no Paulista, antes de retornar à Itália. Além do Paulista, o time encara no primeiro semestre a seletiva para a Liga Mundial, em Cuba. Não sei se do ponto de vista legal, Lisdeivi poderá jogar o torneio em sua terra natal, já que pediu asilo político no Brasil.

Força recente na história do basquete feminino, a equipe de São Caetano também se modificou. O garrafão, um dos pontos terríveis do clube na última temporada, recebe um excelente reforço: a talentosa Eliane (ex-Guarulhos). Maristela e Nani seguem na luta. A armadora Fabianna, que fez um bom Nacional, também está garantida. Os problemas estão nas laterais. O time perdeu Kattynha e, mais grave, Aide, sua maior referência. A ausência das duas vai ser um tormento para Borracha, que vai ter que fazer Loredana (em boa fase), Sandra Leão e Claudinha se superarem. O time trouxe ainda Kátia (ex-Guarulhos).

De volta ao torneio, está a equipe de São Bernardo, que assim como no ano passado, pode surpreender. A equipe estréia juvenis talentosas (Joyce, Thaís e Izabela). O garrafão se equilibrará com Simone Lima e Lelê. E Roberta terá a responsabilidade de segurar a molecada. Um projeto legal, que espero que tenha sucesso. Ouvi alguns rumores de que o clube flertava com a armadora Jacqueline Godoy, mas parece que não houve avanços.

A tradição de Santo André continua se equilibrando com o orçamento apertado. Para essa temporada, perde duas atletas que estavam no clube há cerca de uma década: Vívian e Simone Lima. Segura Gigi e Luciana. Aguarda a liberação de Kátia, com problemas médicos. E traz as esforçadas ala-pivô Patrícia e a ala Kattynha.

Por falar em tradição, a Unimep/Piracicaba está de volta. O time é modesto, conta com Kelly Cota e Fabiana. No entanto, o projeto de Branca é inovador. O maior trunfo da equipe será a paixão da técnica, da comissão e das atletas.

Em Marília, a técnica Valéria Cavecci aproveitou a verba do patrocínio do Pão de Açúcar e montou um bom time com as opções que o mercado oferecia. Terá na armação Ana Flávia (ex-Ourinhos), nas laterais, a valiosa Aide (ex-São Caetano) e Renata Oliveira (ex-Rio das Ostras) e nos pivôs, a jovem Flávia (ex-São Caetano) e a dedicada campeã mundial Simone Pontello (ex-Guarulhos). Um time com todas as condições de decolar.

Outra novidade é a equipe de Ribeirão Preto, que também aposta em promessas e montou um time interessante. Os maiores destaques são a armadora Karen Gustavo (ex-Americana), as laterais Nathália (ex-Ourinhos), Tayara (ex-Juiz de Fora) e a pivô Karina Jacob (ex- Ammericana).

Encerrando a lista, surge a equipe de Guarulhos, divorciada do São Paulo e novamente sob o comando de Alexandre Cato. O time mantém Sandrinha, recupera Ana Lúcia, Maria, Peixe (ex-Juiz de Fora) e traz Fabão (ex-Rio das Ostras).

Fora de São Paulo, fiquei feliz em saber que o basquete respira em Santa Catarina, com a formação da equipe Joinville/Bom Jesus, com Keite, Lisiane e outras. O time disputará com o Blumenau, da pivô Patrícia Maria, uma vaga para o Nacional no Campeonato Catarinense.
CÍNTIA TUIÚ COMEMORA TÍTULO DE CAMPEÃ DA COPA ITÁLIA E DIZ QUE TAMBÉM QUER VENCER O CAMPEONATO ITALIANO DE BASQUETE




A pivô do Famila Schio Cíntia Tuiú conquistou, no último domingo (20 de
março), em Parma, o título de campeã da 13ª edição da Copa Itália. Na final
da competição, seu time venceu o Phard Napoli, atual líder do Campeonato
Italiano de Basquete, por 63 a 51.

Cíntia Tuiú foi um dos destaques da partida. Com 18 pontos, dez rebotes e
duas recuperações de bola em 36 minutos em quadra, a brasileira fez um
double-double e foi uma das cestinhas do confronto contra o Phard Napoli.

– Não foi um jogo fácil, mas o nosso time provou que pode vencer a equipe
que lidera o Campeonato Italiano. Foi emocionante. A partida foi
equilibrada. Nos minutos finais, elas abriram uma vantagem de quatro pontos
no placar (47 a 51) e, em três minutos, fizemos 16 pontos (63 a 51).
Comemoramos o título com muita alegria – conta a pivô, que teve média de 11
pontos, 11,5 rebotes e 31,5 minutos por jogo na Copa Itália.

Agora, Cíntia quer ser campeã do Campeonato Italiano de Basquete. O Famila
Schio está na vice-liderança da competição, com 83,3% de aproveitamento (20
vitórias e quatro derrotas), e disputa a décima rodada do returno no próximo
sábado (26 de março).

– Saímos fortalecidas da Copa Itália, mas temos que voltar a nos concentrar
no Campeonato Italiano. Vamos jogar contra o Basket Bolzano, penúltimo
colocado, no sábado (26 de março). Na rodada seguinte, enfrentamos o Basket
Spezia Club, equipe que vem crescendo na competição, com uma série de sete
jogos invictos no returno. Temos que tomar cuidado e ficar atentas ao
objetivo do nosso time, que é ser o próximo campeão italiano – afirma
Cíntia.

Estrelas trocam de tima na WNBA

Washington Mystics e Los Angeles Sparks anunciaram nesta terça-feira uma troca de peso para a temporada deste ano.

A estrela Chamique Holdsclaw, que estava desde 1999 atuava pelo Washington, nesta temporada irá para Los Angeles.

Por outro lado, os Mystics receberão a pivô Delisha Milton-Jones, que estava em Los Angeles, mais a 13ª escolha do draft.
Casamento espanhol

MELCHIADES FILHO
EDITOR DE ESPORTE


Bastou uma semana de ginásio do Exército na Urca para Tácito Pinto Filho fechar um diagnóstico sobre os 22 convocados de 16 e 17 anos. A base da seleção que irá ao Sul-Americano juvenil não tem nenhum craque, um jogador que sobressaia. "Precisamos caminhar para um basquete solidário, de consciência coletiva", resumiu o técnico.
Acho ótimo que seja realizado esse trabalho de estrutura tática e de fundamentos. Afinal, o ninguém-é-de-ninguém ainda dá o tom pelas quadras do país.
Só não devemos enxergar a Urca como a (única) realidade da base do basquete nacional.
Você quer um jovem talento brasileiro, um craque que faça a diferença com a bola? Que tal na Grécia, para onde embarcaria ontem à noite o jovem Adonis, 15, cestinha do Paulista mirim?
Que tal nos EUA, onde a legião de adolescentes brasileiros com bolsa de estudos alavancada pelo basquete alcança cinco dezenas?
Ou, melhor, que tal na Espanha? Lá, a linha de montagem está estabelecida. Os clubes seduzem a nata do juvenil do Brasil com contratos de longa duração. Geralmente colocam-na para ganhar tarimba e repertório nas divisões menores. Até a colheita.
Após quatro anos na "horta", Tiago Splitter, 20, se firma como titular do Tau Ceramica. A equipe lidera a liga nacional (ACB) e não perde há 15 rodadas, maior seqüência em 13 anos do torneio. No domingo, frente ao Estudiantes, o ala-pivô acertou seus cinco arremessos e foi o principal reboteiro do time. O sucesso dele é tão grande que os bascos agora aguardam o irmão mais novo, Marcelo, 17 (que esteve, aliás, entre os selecionados da Urca).
Marcelinho Huertas, 21, é outro destaque na ACB. O armador comanda a unidade reserva do Joventut, que, em sexto na tabela, cumpre sua melhor temporada desde 1997. Por um pontinho, a equipe perdeu no domingo uma invencibilidade de oito rodadas.
Também a grande zebra da ACB, o diminuto Alicante, atual terceiro colocado, conta com um brasileiro. Luis Felipe Gruber, 19, passa a maior parte do tempo com o grupo que disputa a quarta divisão (EBA). Mas, prestigiado, é o único sub-20 que treina e atua com o time principal. O ala, que tem envergadura de pivô, foi descoberto no Rio Grande do Sul por um agente argentino. Pulou para a Europa sem nunca ter sido testado pelas seleções de base.
Marcus Vinicius, 18, é o caçula do L'Hospitalet, terceiro lugar na terceira divisão (LEB2). Mas o ala-pivô de estilo explosivo já aparece como um dos 15 destaques estatísticos do campeonato. Uma enterrada maravilhosa dele emplacou o noticiário em rede continental da TV Eurosport.
Rafael Barbosa, 13, praticamente nem tinha tocado em bolas laranjas quando, intrigado, recebeu o convite do Barcelona. Em fevereiro, com menos de um ano de treinamento, o pivô foi eleito o melhor jogador da Minicopa, taça disputada pela garotada na preliminar da Copa del Rey.
Para a fortuna do basqueteiro patriota e antenado, a TVE (a espanhola!) retomou as transmissões da ACB. Bom garimpo.

Exterior 1
Leandrinho apronta-se para os primeiros playoffs -o Phoenix classificou-se anteontem, com 17 rodadas de antecedência. Varejão prepara-se para o segundo treinador -o Cleveland perdeu a terceira seguida, viu-se ameaçado de eliminação e ontem demitiu Paul Silas.

Exterior 2
O Schio garantiu no domingo o título da Copa Itália. Com 18 pontos, Cíntia Tuiú foi a cestinha na vitória sobre o Napoli. A ala-pivô fechou o playoff com um duplo-duplo de média (11 pontos e 11,5 rebotes).

Exterior 3
Bancado pela Eletrobrás, o técnico Guerrinha viajou para um estágio nos EUA. Antes, deu boa entrevista ao www.databasket.com.br.

E-mail melk@uol.com.br

Fonte: Folha de São Paulo

Tabela da A-1 tira o sono de Branca

Técnica da Unimep critica a demora do anúncio dos jogos da equipe no Paulista; largada está prevista para o dia 2



A demora da divulgação da tabela do Campeonato Paulista da Série A-1 está angustiando a técnica da Unimep/Amhpla/Selam, Maria Angélica Gonçalves, a Branca. A estréia da equipe piracicabana está prevista para dentro de dez dias –– 2 de abril. A FPB (Federação Paulista de Basquetebol) promete entregar a relação dos jogos até antes do feriado de Páscoa.
Segundo Branca, qualquer estréia causa uma certa apreensão. No caso da volta para a elite do basquete paulista, após mais de uma década, a ansiedade é ainda maior. A técnica acredita que a atitude da FPB é inaceitável. "A Federação nos fez correr como loucos para confirmar a presença na A-1 e depois mudou a data do início da competição. Agora, fica essa demora para divulgar a data de estréia", disse, lembrando que inicialmente o Paulista era pra ter começado nesse final de semana
"Acho que eles poderiam ao menos ter anunciado o primeiro jogo. Isso já ajudaria bastante", completou. Segundo a treinadora, as equipes acabam sendo penalizadas. "Vamos ter menos tempo para estudar os adversários, o estilo do treinador e analisar suas principais jogadoras", disse.
A FPB informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a demora se deve ao fato de ainda ter uma equipe –– cujo nome não foi revelado ––, que não conta com ginásio para mandar seus jogos.
Outro entrave, segundo a federação, está sendo as negociações com um canal de TV aberta –– a Federação não confirma, mas há rumores que o interesse é da TV Cultura –– para a transmissão das partidas do campeonato.


Fonte: Jornal de Piracicaba
Equipe de Silvinha se reforça

O Rivas Futura, equipe de Silvinha e Kátia Denise, na Segunda Divisão Espanhola surpreendeu com o anúncio da contratação da norte-americana Andrea Congreaves para a fase final da competição.

domingo, 20 de março de 2005

Time de Iziane ganha mais uma

Iziane foi mais uma vez a cestinha, ao lado de Yolanda Grifith, ambas com 19 pontos, na vitória do Ekaterimburg sobre o Dynamo (91-59). O time segue em terceiro na liga local.
Segunda Divisão - Espanha

O Ferrol, enfim, perdeu a invencibilidade e divide a liderança do Grupo A com O Rivas, que bateu Tenerife (98-69), com 21 pontos de Silvinha e 14 pontos e 6 rebotes de Kátia.

O Adba está na quarta colocação, após bater o Ourense (70-63), com 22 pontos da cestinha Cíntia Luz.

O Guadalajara é o sexto, após perder para o Vidrogal (76-73), com 3 pontos e 5 assistências.
CÍNTIA TUIÚ É CAMPEÃ DA COPA ITÁLIA




O Famila Schio, da pivô brasileira Cíntia Tuiú, é o campeão da 13ª edição da
Copa Itália. Na final da competição, realizada neste domingo (20 de março),
no ginásio PalaCiti, em Parma, o time venceu o Phard Napoli, atual líder do
Campeonato Italiano de Basquete, por 63 a 51.

Cíntia Tuiú fez um double-double e foi um dos destaques da partida contra o
Phard Napoli. A jogadora marcou 18 pontos, dez rebotes e duas recuperações
de bola em 36 minutos em quadra e foi uma das cestinhas do confronto, junto
com a companheira de equipe Penny Taylor, que converteu 19 pontos e foi
eleita a MVP da competição. Nos dois jogos que disputou na Copa Itália,
Cíntia teve média de 11 pontos e 11,5 rebotes em 31,5 minutos.

O Famila Schio conquistou o título de campeão da Copa Itália pelo segundo
ano consecutivo e pela quarta vez na história da competição (1996, 1999,
2004 e 2005).

COPA ITÁLIA:

18/03/2005

JOGO 1
Penta Faenza 74 x 80 Reyer Venezia

JOGO 2
Meverin Parma 64 x 76 Pool Comense

SEMIFINAL (19/03/2005)

JOGO 3
Famila Schio 58 x 51 Reyer Venezia

JOGO 4
Phard Napoli 66 x 56 Pool Comense

FINAL (20/03/2005)

Famila Schio 63 x 51 Phard Napoli


TIME DE CÍNTIA TUIÚ ENFRENTA O PHARD NAPOLI NA FINAL DA COPA ITÁLIA


O Famila Schio, da pivô brasileira Cíntia Tuiú, vai enfrentar o Phard Napoli
na final da 13ª edição da Copa Itália. As duas equipes venceram na semifinal
realizada neste sábado (19 de março), no ginásio PalaCiti, em Parma, e se
classificaram para a fase decisiva da competição.

Na semifinal deste sábado (19 de março), o Famila Schio derrotou o Reyer
Venezia, desfalcado da pivô e capitã Alessandra Oliveira, por 58 a 51.
Cíntia Tuiú marcou quatro pontos em 27 minutos em quadra e foi a melhor
reboteira do jogo com 13 rebotes. Zaine fez 6 pontos.

Já o Phard Napoli bateu o Pool Comense, da ala Micaela Jacintho, por 66 a
56. Kaé jogou bem e foi a cestinha do seu time na partida. Nos 29 minutos em
que esteve em quadra, a jogadora fez 16 pontos, quatro rebotes e seis
recuperações de bola. A cestinha do confronto foi Vicky Bullett, do Phard
Napoli, com 27 pontos.

A final acontece neste domingo (20 de março), às 13h (horário de Brasília),
no ginásio PalaCiti, em Parma. O Famila Schio, de Cíntia Tuiú, já ganhou
três vezes o título da Copa Itália (1996, 1999 e 2004) e é o atual campeão
da competição.

COPA ITÁLIA:

18/03/2005

JOGO 1
Penta Faenza 74 x 80 Reyer Venezia

JOGO 2
Meverin Parma 64 x 76 Pool Comense

SEMIFINAL (19/03/2005)

JOGO 3
Famila Schio 58 x 51 Reyer Venezia

JOGO 4
Phard Napoli 66 x 56 Pool Comense

FINAL (20/03/2005)

13h00 - Famila Schio x Phard Napoli
Equipe de Karla está na semifinal

Na Polônia, o PZU Polfa Pabianice venceu o terceiro jogo do playoff de quartas-de-final diante do AZS Gorzów, por 70 a 45, e está nas semifinais.

Karla, mais uma vez, teve uma grande atuação ao anotar 14 pontos, 5 rebotes e 2 assistências. A cestinha da partida foi a estrela da seleção polonesa Elzbieta Trzesniewska, que marcou 20 pontos.

O adversário do Pabianice nas semifinais provavelmente será o forte Wisla Cracóvia, da armadora Shannon Johnson, que vence a série diante do AZS Poznán por 2 a 0.
Leila entre as melhores. Valdemoro MVP

Na Seleção da Semana da Liga Espanhola, Leila ficou entre as cinco melhores após a bela atuação diante do Acis-Sufi Leon, quando anotou 24 pontos 10 rebotes e 4 roubos.

Completando a seleção da rodada, a pivô Sandra Dijon, do Puig D´en Valls, que anotou 10 pontos, 12 rebotes e teve 21 de valorização.

Na armação, a melhor foi Maria Jose Alonso, do Arranz Acinas, que marcou 27 pontos e teve 31 de valorização.

Na lateral, Marta Fernandez, do Barcelona, anotou 27 pontos e também teve 31 pontos de valozização.

Mas ninguém teve uma atuação mais regular que Amaya Valdemoro. A estrela do Ros Casares anotou 19 pontos, mas deu 6 assistências e 7 rebotes, resultando em 33 de valorização. Ou seja: AMAYA VALDEMORO - MVP DA RODADA.
Na Espanha, Leila e Adriana Santos em alta

A ala/pivô Leila Sobral foi o grande destaque na vitória de sua equipe, o Celta de Vigo, sobre o Acis-Sufi Leon, por 66 a 58. A jogadora anotou 24 pontos, 10 rebotes e 4 bolas roubadas.

Companheira de Leila, a pivô Êga também jogou bem. Marcou 10 pontos, deu 2 assistências e roubou 3 bolas. O Celta é o quinto colocado.

Quem também fez uma exibição grandiosa foi a ala Adriana Santos. Apagada na França, a jogadora tem mostrado seu valor na Espanha.

Na vitória do Yayá Maria diante do forte Filtros-Mann Zaragoza, por 81 a 69, fora de casa, Adriana foi a grande responsável pela façanha ao anotar 24 pontos (4 bolas de três), 2 assistências e 4 bolas recuperadas. O Yaya foge do rebaixamento e ocupa a 12ª colocação.

Por falar em rebaixamento, o Extrugasa, da ala Cris perdeu em casa e continua na zona de descenso. Caiu diante do Adecco Estudiantes, por 63 a 54. Titular, Cris anotou 7 pontos e 4 rebotes.

Já o Barcelona não teve trabalho para superar o Motiva Real Canoe, por 75 a 53. Sem contar com a pivô Érika, lesionada, o time teve a estréia da pivô norte-americana DeLisha Milton, que fez um double-double: 10 pontos e 10 rebotes.

A armadora Helen fez uma partida discreta e anotou 9 pontos nos 24 minutos que esteve em quadra. O Barcelona segue na quarta colocação.

O Hondarribia-Irún, da excelentíssima Marina Helena Cardoso, passou sem dificuldade pelo Arranz Acinas, fora de casa, por 82 a 74. A dupla Elena Tornikidou e Marina Ferragut anotou 21 pontos cada uma. A equipe continua na vice-liderança.

O Ros Casares também atropelou o Cajacanarias por 77 a 57. Mais uma vez, o destaque foi Amaya Valdemoro, que anotou 19 pontos, 6 rebotes, 4 bolas recuperadas e 7 assistências. O time é terceiro.

sábado, 19 de março de 2005

CÍNTIA TUIÚ, ZAINE E MICAELA ESTÃO NA SEMIFINAL DA COPA ITÁLIA


Os times das jogadoras Adrianinha (Penta Faenza) e Micaela Jacintho (Pool
Comense) disputaram, nesta sexta-feira (18 de março), no ginásio PalaCiti,
em Parma, a primeira fase da 13ª edição da Copa Itália de Basquete. A equipe
de Kaé venceu e está na semifinal da competição, junto com o Famila Schio,
da pivô Cíntia Tuiú, o Reyer Venezia e o Phard Napoli.

Nesta sexta-feira (18 de março), numa partida disputada, o Penta Faenza
perdeu para o Reyer Venezia por 80 a 74 na prorrogação. Adrianinha, armadora
e capitã do Penta Faenza, fez 15 pontos, quatro rebotes, três recuperações
de bola e duas assistências em 48 minutos em quadra. Graziane teve 13 pontos. Pelo Venezia, Zaine fez 15 pontos.

Com a derrota, a equipe de Adrianinha foi eliminada da Copa Itália. Já o
Reyer Venezia se classificou para a semifinal e joga contra o Famila Schio,
de Cíntia Tuiú, neste sábado (19 de março), às 13h (horário de Brasília).

O Pool Comense, da ala Micaela, bateu o Meverin Parma por 76 a 64. Nos 35
minutos em que esteve em quadra, Kaé anotou seis pontos, três rebotes e três
recuperações de bola. O Pool Comense conquistou a vaga para semifinal da
Copa Itália e enfrenta o Phard Napoli neste sábado (19 de março), às 15h30
(horário de Brasília).

O Famila Schio e o Phard Napoli garantiram a classificação para a semifinal
porque ficaram entre os dois primeiros colocados no final do turno do
Campeonato Italiano de Basquete. A final da Copa Itália vai ser realizada no
domingo (20 de março), às 13h (horário de Brasília).

COPA ITÁLIA:

18/03/2005

JOGO 1
Penta Faenza 74 x 80 Reyer Venezia

JOGO 2
Meverin Parma 64 x 76 Pool Comense

SEMIFINAL (19/03/2005)

JOGO 3
13h00 - Famila Schio x Reyer Venezia

JOGO 4
15h30 - Phard Napoli x Pool Comense

FINAL (20/03/2005)

13h00 - Vencedor do Jogo 3 x Vencedor do Jogo 4


ADRIANINHA, CÍNTIA TUIÚ E MICAELA PARTICIPAM DA 13ª COPA ITÁLIA


As jogadoras de basquete Adrianinha (Penta Faenza), Cíntia Tuiú (Famila
Schio) e Micaela Jacintho (Pool Comense) vão disputar a 13ª edição da Copa
Itália. A competição, realizada no ginásio PalaCiti, em Parma, tem início
nesta sexta-feira (18 de março) e vai até o domingo (20 de março).

Os times das brasileiras garantiram a vaga para a Copa Itália porque ficaram
entre os seis primeiros colocados no final do turno do Campeonato Italiano
de Basquete. As outras três equipes classificadas são o Reyer Venezia, da
pivô Alessandra Oliveira, o Phard Napoli e o Meverin Parma.

A competição começa nesta sexta-feira (18 de março) com o confronto entre o
Penta Faenza e o Reyer Venezia, às 13h (horário de Brasília). Adrianinha,
armadora e capitã do Penta Faenza, espera ajudar o seu time a conquistar o
título inédito de campeão da Copa Itália.

– Não podemos cair no erro de achar que já ganhamos só porque vencemos o
Reyer Venezia quatro vezes nesta temporada, no Campeonato Italiano e na
Eurocopa FIBA, e só porque o time delas está desfalcado, sofrendo com a
ausência de jogadoras importantes. Elas não têm nada a perder e temos que
estar bem concentradas. Nossa equipe está mais motivada nesta semana. Todas
as atletas estão bem, nenhuma jogadora está mais gripada. Eu também estou
recuperada e esperamos fazer um bom torneio – afirma Adrianinha.

A pivô e capitã do Reyer Venezia Alessandra Oliveira não vai participar da
Copa Itália. A jogadora está no Brasil, onde se recupera de uma
microcirurgia no pé esquerdo realizada no Hospital Oswaldo Cruz, em São
Paulo.

Também nesta sexta-feira (18 de março), o Pool Comense joga contra o Meverin
Parma às 15h30 (horário de Brasília). A equipe da ala Micaela Jacintho já
foi cinco vezes campeã da Copa Itália.

– Será a terceira vez que enfrentamos o Meverin Parma nesta temporada do
basquete italiano. Nas outras duas vezes, perdemos por 69 a 67 e por 63 a
61, depois de abrir 15 e 17 pontos no placar. Temos que jogar bem e ter
convicção de que podemos ganhar. Se vencermos, vamos encarar o Phard Napoli
na semifinal, outro jogo difícil. Temos que jogar bem e estou muito
confiante na conquista do nosso sexto título – comenta Kaé.

O Famila Schio ficou em segundo lugar na classificação no final do turno do
Campeonato Italiano e já tem a sua vaga garantida para a semifinal da Copa
Itália, junto com o Phard Napoli, primeiro colocado. Neste sábado (19 de
março), o time da pivô Cíntia Tuiú enfrenta o vencedor do confronto entre
Penta Faenza e Reyer Venezia, às 13h (horário de Brasília). O Famila Schio
luta para chegar à final e conquistar o bicampeonato.

– Estreamos na semifinal, no sábado (19 de março). Pegamos o vencedor do
duelo entre o Penta Faenza e Reyer Venezia. Atualmente, o melhor confronto
para nós é contra o Venezia, que sente falta da pivô Alessandra e está
desfalcado de outras jogadoras importantes, que estão lesionadas. Mas não
esperamos um jogo fácil. O Famila Schio é o atual campeão da Copa Itália.
Temos que corresponder à expectativa e defender o nosso título. É uma
competição muito difícil – diz Cíntia Tuiú.

O Phard Napoli encara o vencedor do jogo entre Meverin Parma e Pool Comense
neste sábado (19 de março), às 15h30 (horário de Brasília), na semifinal. A
final da Copa Itália acontece no domingo (20 de março), às 13h (horário de
Brasília).

COPA ITÁLIA:

18/03/2005

JOGO 1
13h00 - Penta Faenza x Reyer Venezia

JOGO 2
15h30 - Meverin Parma x Pool Comense

SEMIFINAL (19/03/2005)

JOGO 3
13h00 - Famila Schio x Vencedor do Jogo 1

JOGO 4
15h30 - Phard Napoli x Vencedor do Jogo 2

FINAL (20/03/2005)

13h00 - Vencedor do Jogo 3 x Vencedor do Jogo 4
CÍNTIA TUIÚ, ZAINE E MICAELA ESTÃO NA SEMIFINAL DA COPA ITÁLIA


Os times das jogadoras Adrianinha (Penta Faenza) e Micaela Jacintho (Pool
Comense) disputaram, nesta sexta-feira (18 de março), no ginásio PalaCiti,
em Parma, a primeira fase da 13ª edição da Copa Itália de Basquete. A equipe
de Kaé venceu e está na semifinal da competição, junto com o Famila Schio,
da pivô Cíntia Tuiú, o Reyer Venezia e o Phard Napoli.

Nesta sexta-feira (18 de março), numa partida disputada, o Penta Faenza
perdeu para o Reyer Venezia por 80 a 74 na prorrogação. Adrianinha, armadora
e capitã do Penta Faenza, fez 15 pontos, quatro rebotes, três recuperações
de bola e duas assistências em 48 minutos em quadra. Graziane teve 13 pontos. Pelo Venezia, Zaine fez 15 pontos.

Com a derrota, a equipe de Adrianinha foi eliminada da Copa Itália. Já o
Reyer Venezia se classificou para a semifinal e joga contra o Famila Schio,
de Cíntia Tuiú, neste sábado (19 de março), às 13h (horário de Brasília).

O Pool Comense, da ala Micaela, bateu o Meverin Parma por 76 a 64. Nos 35
minutos em que esteve em quadra, Kaé anotou seis pontos, três rebotes e três
recuperações de bola. O Pool Comense conquistou a vaga para semifinal da
Copa Itália e enfrenta o Phard Napoli neste sábado (19 de março), às 15h30
(horário de Brasília).

O Famila Schio e o Phard Napoli garantiram a classificação para a semifinal
porque ficaram entre os dois primeiros colocados no final do turno do
Campeonato Italiano de Basquete. A final da Copa Itália vai ser realizada no
domingo (20 de março), às 13h (horário de Brasília).

COPA ITÁLIA:

18/03/2005

JOGO 1
Penta Faenza 74 x 80 Reyer Venezia

JOGO 2
Meverin Parma 64 x 76 Pool Comense

SEMIFINAL (19/03/2005)

JOGO 3
13h00 - Famila Schio x Reyer Venezia

JOGO 4
15h30 - Phard Napoli x Pool Comense

FINAL (20/03/2005)

13h00 - Vencedor do Jogo 3 x Vencedor do Jogo 4


ADRIANINHA, CÍNTIA TUIÚ E MICAELA PARTICIPAM DA 13ª COPA ITÁLIA


As jogadoras de basquete Adrianinha (Penta Faenza), Cíntia Tuiú (Famila
Schio) e Micaela Jacintho (Pool Comense) vão disputar a 13ª edição da Copa
Itália. A competição, realizada no ginásio PalaCiti, em Parma, tem início
nesta sexta-feira (18 de março) e vai até o domingo (20 de março).

Os times das brasileiras garantiram a vaga para a Copa Itália porque ficaram
entre os seis primeiros colocados no final do turno do Campeonato Italiano
de Basquete. As outras três equipes classificadas são o Reyer Venezia, da
pivô Alessandra Oliveira, o Phard Napoli e o Meverin Parma.

A competição começa nesta sexta-feira (18 de março) com o confronto entre o
Penta Faenza e o Reyer Venezia, às 13h (horário de Brasília). Adrianinha,
armadora e capitã do Penta Faenza, espera ajudar o seu time a conquistar o
título inédito de campeão da Copa Itália.

– Não podemos cair no erro de achar que já ganhamos só porque vencemos o
Reyer Venezia quatro vezes nesta temporada, no Campeonato Italiano e na
Eurocopa FIBA, e só porque o time delas está desfalcado, sofrendo com a
ausência de jogadoras importantes. Elas não têm nada a perder e temos que
estar bem concentradas. Nossa equipe está mais motivada nesta semana. Todas
as atletas estão bem, nenhuma jogadora está mais gripada. Eu também estou
recuperada e esperamos fazer um bom torneio – afirma Adrianinha.

A pivô e capitã do Reyer Venezia Alessandra Oliveira não vai participar da
Copa Itália. A jogadora está no Brasil, onde se recupera de uma
microcirurgia no pé esquerdo realizada no Hospital Oswaldo Cruz, em São
Paulo.

Também nesta sexta-feira (18 de março), o Pool Comense joga contra o Meverin
Parma às 15h30 (horário de Brasília). A equipe da ala Micaela Jacintho já
foi cinco vezes campeã da Copa Itália.

– Será a terceira vez que enfrentamos o Meverin Parma nesta temporada do
basquete italiano. Nas outras duas vezes, perdemos por 69 a 67 e por 63 a
61, depois de abrir 15 e 17 pontos no placar. Temos que jogar bem e ter
convicção de que podemos ganhar. Se vencermos, vamos encarar o Phard Napoli
na semifinal, outro jogo difícil. Temos que jogar bem e estou muito
confiante na conquista do nosso sexto título – comenta Kaé.

O Famila Schio ficou em segundo lugar na classificação no final do turno do
Campeonato Italiano e já tem a sua vaga garantida para a semifinal da Copa
Itália, junto com o Phard Napoli, primeiro colocado. Neste sábado (19 de
março), o time da pivô Cíntia Tuiú enfrenta o vencedor do confronto entre
Penta Faenza e Reyer Venezia, às 13h (horário de Brasília). O Famila Schio
luta para chegar à final e conquistar o bicampeonato.

– Estreamos na semifinal, no sábado (19 de março). Pegamos o vencedor do
duelo entre o Penta Faenza e Reyer Venezia. Atualmente, o melhor confronto
para nós é contra o Venezia, que sente falta da pivô Alessandra e está
desfalcado de outras jogadoras importantes, que estão lesionadas. Mas não
esperamos um jogo fácil. O Famila Schio é o atual campeão da Copa Itália.
Temos que corresponder à expectativa e defender o nosso título. É uma
competição muito difícil – diz Cíntia Tuiú.

O Phard Napoli encara o vencedor do jogo entre Meverin Parma e Pool Comense
neste sábado (19 de março), às 15h30 (horário de Brasília), na semifinal. A
final da Copa Itália acontece no domingo (20 de março), às 13h (horário de
Brasília).

COPA ITÁLIA:

18/03/2005

JOGO 1
13h00 - Penta Faenza x Reyer Venezia

JOGO 2
15h30 - Meverin Parma x Pool Comense

SEMIFINAL (19/03/2005)

JOGO 3
13h00 - Famila Schio x Vencedor do Jogo 1

JOGO 4
15h30 - Phard Napoli x Vencedor do Jogo 2

FINAL (20/03/2005)

13h00 - Vencedor do Jogo 3 x Vencedor do Jogo 4