terça-feira, 29 de março de 2005


Guerreira incansável

Marcelo Laguna


Ela nunca foi a estrela da companhia, a jogadora mais talentosa do grupo. Dentro de quadra, atuando como armadora, viu outras colegas brilharem com mais intensidade, inclusive sua irmã, a excepcional Magic Paula. Mas se existe algo que jamais faltou à Maria Angélica Gonçalves da Silva em seus 23 anos de carreira no basquete foi coragem.

Com muita determinação, Branca construiu uma sólida carreira, ganhou uma medalha olímpica e agora parte em busca de um novo desafio: mostrar a mesma competência como treinadora da equipe da Unimep/Amhpla/Selam, que a partir do próximo final de semana começa a disputar o Paulista feminino da Série A-1.

Branca não é uma estreante na nova função. Depois de um estágio como auxiliar de Antonio Carlos Vendramini na comissão técnica de Ourinhos, em 2003, a ex-armadora assumiu a direção da equipe da Unimep no ano passado. Justamente a mesma Unimep onde Branca iniciou a carreira nos anos 80, e que estava desativada há oito anos. Para montar a equipe que disputou o Paulista da A-2, Branca precisou apelar até para uma peneira, pois não havia jogadoras disponíveis. Com muito trabalho - e pouco dinheiro em caixa -, a Unimep acabou ficando com o vice-campeonato e a vaga assegurada para a divisão especial em 2005.

Eu disse vaga assegurada? Bem, só na teoria. Com caixa vazio, a participação da Unimep no torneio ficou ameaçada por um bom tempo. Mas foi exatamente no momento em que o barco ameaçava afundar que a forte personalidade de Branca acabou sendo fundamental para a sobrevivência da equipe. Em um verdadeiro trabalho de corpo-a-corpo com empresários de Piracicaba, a treinadora - que contou com a ajuda valiosa da mãe, Ilda Gonçalves, que é diretora da equipe - garantiu a verba necessária para colocar o time em quadra a partir deste sábado, dia 2 de abril, diante do Ribeirão Preto.

Mas que ninguém espere ver Branca comandando um time para brigar pelo título do Paulista. Com um elenco formado por jogadoras novatas, ela tem ambições modestas para a Unimep. Se o time terminar entre os seis primeiros, já garantirá uma vaga no próximo Nacional feminino. Não é pouca coisa para uma equipe que nem existia há 12 meses e que é comandado por uma técnica ainda inexperiente. Mas a verdade é que quem assistir aos jogos da Unimep no Paulistão, certamente verá um time brigador, valente e apaixonado dentro de quadra. Um retrato fiel do que foi Branca em toda sua carreira.

Modo de vida - Frase de Branca, publicada no site da CBB e dedicada aos que estão iniciando sua vida com a bola laranja: "perseverança, pois nem tudo são flores no basquete. Tenham amor pelo esporte e muita dedicação."

Fonte: Basket Brasil

Nenhum comentário: