terça-feira, 30 de agosto de 2005

Houston Comets de Janeth recebe Seattle Storm de Iziane abrindo playoffs da WNBA

Pela primeira vez desde 2002, quando a pivô Érika de Souza ajudou o Los Angeles Sparks a ganhar o bicampeonato da WNBA eliminando pelo caminho o Houston Comets da ala Janeth Arcain, duas brasileiras voltam a se enfrentar nos playoffs da principal liga feminina de basquete do mundo. Nesta terça-feira às 22h30min (de Brasília), o Houston da paulista de 36 anos Janeth recebe o atual campeão Seattle Storm da ala maranhense de 23 anos Iziane Castro Marques no primeiro jogo da série melhor-de-três valendo uma vaga nos playoffs finais do Oeste. Nos quatro confrontos da temporada regular, foram duas vitórias em casa para cada lado, mas o Storm tem a vantagem de decidir o mata-mata em casa por ter feito a segunda melhor campanha da conferência com 20 triunfos, uma a mais que o time texano. O destaque será o duelo das principais candidatas ao prêmio de melhor jogadora do ano: a ala americana tricampeã olímpica Sheryl Swoopes contra a ala-pivô australiana Lauren Jackson, que já ganharam o prêmio MVP nos anos de 2002 e 2003, respectivamente. O Jogo 1 terá parte da renda no Toyota Center revertida em favor dos desabrigados e vítimas do furacão Katrina, que devastou o litoral sul dos EUA.

Pela primeira vez Janeth tem ameaçado o posto de maior estrela brasileira na WNBA, pois a idade e o fato de jogar deslocada como armadora fazem diferença em suas médias de 10,1 pontos, 2,7 rebotes e 1,6 assistência por jogo, as mais baixas desde o ano 2000. Desde 99, Janeth foi titular em todos os jogos do Comets, exceto pela temporada passada, quando pediu dispensa para se preparar com a Seleção Brasileira para a Olimpíada de Atenas e o Houston sentiu falta, ficando fora da fase decisiva pela primeira vez na história. Iziane cresceu após sua estréia discreta pelo Miami Sol, virou titular do time campeão da liga e melhorou suas médias para 8,2 pontos, 2,94 rebotes e 1,5 assistência por partida, nos playoffs ela terá muito trabalho na marcação de Swoopes, enquanto Arcain duelará diretamente com a ala-armadora Betty Lennox, eleita a melhor atleta das finais do ano passado.

Sheryl Swoopes é a cestinha do campeonato pelo Comets com 18,6 pontos por partida e a segunda em roubos de bola com média de dois por jogo, além de anotar 3,6 rebotes e 4 assistências por noite. Lauren Jackson é a segunda cestinha com 17,8 pontos por jogo e segunda reboteira da liga com 9,3 rebotes de média. No garrafão, as pivôs Michelle Snow e Janell Burse travarão o combate entre a jogadora que ganhou o prêmio de maior evolução em 2004 e a candidata a esse prêmio pelo Storm este ano.

A armadora campeã olímpica Sue Bird foi eleita a melhor jogadora da última semana da temporada regular ao liderar o Seattle a três vitórias seguidas com médias de 13 pontos e 6,3 assistências no período, com destaque para os 20 pontos e sete assistências marcados no último jogo que eliminou da disputa o Phoenix Mercury com o placar de 85 a 74. Bird lidera a liga em assistências com 5,9 por jogo, foi a quarta colocada em arremessos de três pontos (43,7%) e 19a cestinha com 12,1 pontos de média, levando boa vantagem sobre Dominique Canty, armadora do Houston que tem como reserva a veterana tricampeã olímpica Dawn Staley, recém-adquirida numa troca com o lanterna Charlotte Sting, mas em 10 jogos com o Comets a experiente jogadora teve médias de apenas 3 pontos e 2,6 assistências por partida. Outro trunfo do Storm é a invencibilidade recorde de nove partidas no seu ginásio Key Arena, palco do Jogo 2 na quinta-feira e se necessário do Jogo 3 no sábado. A ala-pivô bicampeã olímpica Tina Thompson ficou fora da maior parte do campeonato devido à licença-maternidade e aos poucos foi recuperando o ritmo, embora fique em quarto lugar atrás de Janeth no ranking de pontuadoras da equipe.

O jogo de hoje no Toyota Center prestará luto e respeito às vítimas do furacão Katrina, que atingiu o Sul dos EUA provocando mais de 80 mortes. Moradores refugiados dos estados de Louisiana, Alabama e Mississipi, o mais destruído pela tragédia, ganharão ingressos grátis e receberão parte da renda, fundações de caridade de Houston também receberão doações e venderão produtos autografados do Comets para ajudar nos fundos de solidariedade. Na NBA, o New Orleans Hornets é o clube mais mobilizado para o socorro aos desabrigados do furacão, afinal 80% da cidade de Nova Orleans sofreu com as enchentes e os ventos de 150km/h.

“Nossos corações estão com as muitas pessoas que estão lidando com a devastação causada pelo furacão Katrina. Nossa organização tem sempre o desejo de ajudar os necessitados. Esperamos que esse convite público aos desalojados e o dinheiro que arrecadarmos ajude de uma maneira pequena a facilitar o desconforto daqueles que foram forçados a deixar suas casas para achar um abrigo seguro”, disse o presidente do Comets, George Postolos.

“Nossos confrontos com o Houston foram muito iguais, tivemos bons e maus momentos, isso é bom para nós, pois não vamos encarar a série com excesso nem com falta de confiança. Sabemos que o primeiro jogo será crucial. Nos playoffs da WNBA não considero que o time de melhor campanha tenha uma vantagem, você tem de entrar em quadra e provar isso. Todos os times podem ganhar nas duas conferências. Detroit x Connecticut é um grande jogo na primeira rodada, a mesma coisa digo para Sacramento x Los Angeles e Indiana x New York, é o grande momento do ano”, afirmou a técnica do Seattle, Anne Donovan, que fará um duelo tático com seu “chefe” na seleção americana, o treinador Van Chancellor.

“O dia em que voltei recuperada da lesão no pulso foi provavelmente o melhor da minha vida, me sinto bem como estava no início da temporada, agora tenho que tolerar qualquer coisa e lidar com as dores que tiver”, declarou a ala-armadora Betty Lennox, comemorando o fato de o Storm ter obtido as mesmas 20 vitórias do ano passado na fase de classificação mesmo com as lesões que desfalcaram o time dela e de Sue Bird por algumas partidas e a renovação do grupo com as saídas de Sheri Sam (Charlotte), Tully Bevilaqua (Indiana) e Kamila Vodichkova (Phoenix) e as contratações das jovens Iziane, Tanisha Wright e Suzy Batkovic (AUS), além da armadora novata italiana Francesca Zara.

“Neste ponto todo mundo está com 0 a 0, todos os retrospectos foram apagados. Os playoffs são um novo começo e temos de ganhar dois jogos em três. Não pensei muito sobre o ano passado durante esta temporada, o que temos de fazer é jogar com as atuais campeãs o ano inteiro”, destacou Sue Bird.

Nos outros confrontos dos playoffs, o líder geral e atual vice-campeão Connecticut Sun (26V-8D) enfrenta nesta terça-feira no Palace de Auburn Hills o campeão de 2003 Detroit Shock (16V-18D), que eliminou o Washington Mystics na briga pela última vaga na Conferência Leste. Na quarta-feira, o vice-líder Indiana Fever (21V-13D) encara o New York Liberty (18V-16D) e o líder do Oeste Sacramento Monarchs (25V-9D) faz o clássico californiano com o Los Angeles Sparks (17V-17D).


Fonte: BasketBrasil

Nenhum comentário: