domingo, 10 de agosto de 2003

Bronze Insípido

O release de hoje da CBB é esse:

BRASIL VENCE CANADÁ E CONQUISTA A MEDALHA DE BRONZE NO PAN

Na disputa da medalha de bronze do 14º Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, o Brasil venceu o Canadá por 57 a 46 (24 a 18 no primeiro tempo), com 13 pontos da cestinha Cintia Tuiú. Essa foi a 21ª medalha do basquete brasileiro na história do Pan e a nona feminina. O Brasil esteve presente nos 12 torneios femininos e foi campeão três vezes: Winnipeg, no Canadá (1967), Cáli, na Colômbia (1971); e em Havana, Cuba (1991). As meninas ganharam ainda três medalhas de prata e três de bronze. A delegação brasileira retorna ao país na segunda-feira, às 6 horas da manhã, desembarcando no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (American Airlines 907).

— Foi uma vitória justa e merecida. Perdemos a chance de disputar a medalha de ouro por um erro da mesa no jogo com os Estados Unidos, mas soubemos superar essa adversidade para vencer o Canadá. Agora voltamos o nosso pensamento para o Torneio Pré-Olímpico do México, no mês de setembro. Temos todas as condições de conseguir a única vaga das Américas para as Olimpíadas de Atenas, em 2004 — disse o técnico Antonio Carlos Barbosa.

Na manhã deste sábado, a missão brasileira entregou um protesto formal contra o erro na contagem de pontos do jogo Brasil x Estados Unidos pela semifinal. O protesto foi encaminhado para o Comitê Organizador do Pan 2003 (COPAN) e também a Aníbal Garcia, delegado da Confederação Pan-Americana de Basquete (FIBA América), que coordena o torneio de basquete dos Jogos. Depois de avaliar o videoteipe enviado pelo COB, com a gravação da partida pela CBC, a rede de TV oficial dos Jogos, e analisar a súmula do jogo, Garcia reconheceu o erro no placar, mas indeferiu o recurso.

Mesmo assim, o Brasil entrou em quadra sob protesto e reiterou o pedido de cancelamento da final e da premiação. Após a vitória sobre o Canadá, o presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis, decidiu encaminhar, na segunda-feira, um recurso para a FIBA Américas e outro para a FIBA (Federação Internacional de Basketball).

BRASIL (12 + 12 + 15 + 18 = 57)
Adrianinha (4), Silvinha (3), Micaela (12), Cintia Tuiú (13) e Alessandra (4). Depois: Kelly (9), Jacqueline (3), Vivian (0) e Lilian (9). Técnico: Antonio Carlos Barbosa

CANADÁ (10 + 08 + 18 + 10 = 46)
Hendry (3), Smith (10), Norman (2), Bouchard (9) e Johnson (4). Depois: Brassard (0), Leighann (12), Thorburn (6), Murray (0) e Ganes (0). Técnica: Allisson McNeill


Mais uma frase infeliz de Barbosa:

Perdemos a chance de disputar a medalha de ouro por um erro da mesa no jogo com os Estados Unidos.

Não, Barbosa. Aquele ponto não influiu em nada na derrota brasileira. É um absurdo querer desviar a atenção da péssima partida que o Brasil fez para um erro de arbitragem.

E meu medo maior é que fosse marcado uma nova semifinal entre Brasil X Eua e nós perdêssemos mais uma vez.

Nenhum comentário: