quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002

ACF/PREFEITURA DE CAMPOS PERDE QUARTO JOGO E NÃO EVITA BICAMPEONATO DO VASCO


O ACF/Prefeitura de Campos até que lutou, mas não conseguiu evitar a derrota para o Vasco na quarta partida da decisão do Campeonato Estadual Feminino de Basquete. Com uma vitória de 85 a 78 (50 a 39), ontem à noite, no Ginásio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Campos, a equipe vascaína venceu a série melhor de cinco jogos por 3 a 1 e sagrou-se bicampeã estadual.

Em desvantagem na série e sem a ala Marcinha, machucada, Campos entrou em quadra num ritmo alucinante e chegou a dominar o placar nos primeiros cinco minutos. Mas não demorou muito para o Vasco acertar a defesa, dominar os rebotes e tomar conta do jogo. Com Micaela e Érica inspiradas, a equipe carioca chegou a abrir uma diferença de sete pontos.

O time do norte fluminense voltou para o segundo período desatento e permitiu que o Vasco abrisse uma diferença de 14 pontos (38 a 24), obrigando o técnico Marcus Gama a pedir um tempo. A bronca de Marquinhos surtiu efeito e a equipe campista diminuiu a diferença para apenas cinco pontos ao fim do primeiro tempo.

Sem outra alternativa, o time campista voltou do intervalo disposto a tudo para adiar a decisão. Se não conseguiu virar o placar, a equipe da casa pelo menos voltou muito melhor. Com uma defesa muito mais forte e um aproveitamento ofensivo superior ao do primeiro tempo, Campos diminuiu terminou o terceiro quarto com uma desvantagem de apenas cinco pontos (65 a 60).

Campos voltou bem para o último período e teve tudo para mudar a história do jogo quando a ala Micaela foi eliminada com cinco faltas a cinco minutos do fim da partida. Mas o time da casa não soube tirar vantagem da ausência da cestinha da competição. Melhor para o Vasco, que manteve a mesma regularidade e administrou a diferença até o final.
Sobre Santo André!

Assim como eu disse ontem, Karla e Aide reforçam o time.

A outra jogadora é Flávia (ex-Jundiaí), onde eu me confundi, pensando que fosse a vascaína!
Adriana na Copa da França

Primeiro: foto de Adriana com a camisa do seu time na França:



Segundo: A lateral começou a disputar no último final de semana a Copa da Frnça, que garante ao campeão vaga na Euroliga. A estréia foi contra o Tarbes e foi com vitória. Adriana marcou 16 pontos!!!
PANTA DO ABC

A pivô Maristela, depois de 4 anos em Santo André parte para São Caetano do Sul.
No Todo Dia, jornal de Americana:

www.tododia.com.br

Basquete

"Helen renova contrato e permanece até 2003
Paulo Bassul ainda acredita em um acerto com a pivô Karina
Luiz Peninha - Americana



A armadora Helen acertou sua permanência na equipe Unimed/Americana até janeiro de 2003. O anúncio oficial da renovação de contrato aconteceu no início da tarde de ontem. Ela se prepara para participar de mais um estadual, a partir do mês que vem, a Liga Nacional e os Jogos Regionais e Abertos.
“A princípio, procuramos um patrocinador para que pudéssemos segurá-la em Americana, mas depois a Unimed fez um remanejamento da verba de marketing e fechou com a atleta. A Unimed não abriu mão da Helen”, explicou o treinador da equipe, Paulo Bassul.
Helen tem vaga assegurada no Washington para a disputa da WNBA, a liga norte-americana de basquete, entre os meses de maio e agosto. “Tinha muito interesse em permanecer aqui (em Americana). Me adaptei fácil à cidade e foi uma bela proposta a que recebi”, disse Helen, que no último Campeonato Paulista fez 24 jogos, marcando 401 pontos (média de 16,7 por partida).
A armadora, de 29 anos, pensa em jogar pelo menos mais seis anos. Depois quer apostar em uma carreira de dirigente ou abrir um negócio próprio. Ela só pensa em ser mãe depois de encerrar a carreira. Bassul não descartou a possibilidade de acerto com a pivô Karina. “Ainda não desisti de sua contratação”, comentou. O técnico completou dizendo que para o Campeonato Paulista, Americana é uma das favoritas à conquista do bicampeonato, mas para a Liga Nacional, que ocorre no segundo semestre, “é imprescindível a contratação de uma pivô de força”.
Segundo o técnico, a lateral Juliana está acertando sua transferência para o time de Campos (RJ).
O diretor de Esportes de Americana, Ricardo Veronese, que deve assumir interinamente a Secretaria de Esportes com a indicação do atual secretário José Fioque à disputa de uma vaga a deputado federal, disse que a prefeitura espera conseguir junto à CBB (Confederação Brasileira de Basquete) um prazo para adequar um dos ginásios da cidade para a disputa do Campeonato Brasileiro.
O ginásio do Centro Cívico, com capacidade para 1,8 mil lugares, não atende às normas da CBB, que exige quadras com o mínimo de 3 mil lugares para a realização de jogos pela Liga Nacional."


terça-feira, 26 de fevereiro de 2002

Na Gazeta:

BRILHO GARANTIDO!

HELEN RENOVA COM AMERICANA
A enquete encerra essa semana!

Parcial - ARMADORA

1) HELEN LUZ
2) JACQUELINE GODOY
3) CLAUDINHA
4) ADRIANINHA
Lista de Papai Noel

Para cobrir a saída de Lílian, Cris e Maristela, o Santo André pensa em Karla (Ourinhos), Aide (Jundiaí) e em uma jogadora que disputa a final carioca.
Campeonato Italiano - Série A2

O Crup Udine venceu o Careca por 60 a 51 e Fernanda Bressan marcou 7 pontos. O Udine é o segundo colocado do Grupo A, com 18 vitórias em 22 jogos na
temporada.
Janeth luta por patrocínio
Vasco vence e está a uma vitória do bicampeonato


O Vasco passou a frente na decisão do Campeonato Estadual de Basquetebol Feminino. Ao vencer a equipe do ACF/Prefeitura de Campos por (51 x 25), nesta segundafeira, no ginásio de São Januário, o time vascaíno fez 2 a 1 na série final e ficou a uma vitória do bicampeonato. O quarto jogo da série acontecerá na próxima quarta-feira, às 18 horas, em Campos dos Goytacazes, com transmissão ao vivo do canal ESPN/Brasil.

Totalmente diferente do dia anterior, completamente desatenta, desconcentrada e permitindo que o adversário mandasse na partida, a equipe campista deixou que o Vasco abrisse rapidamente no placar. Para complicar a situação, Marta não se mostrava em noite inspirada e o técnico Marcus Gama foi obrigado a substituila. Do lado vascaíno, a derrota de domingo parecia ter surtido efeito positivo na equipe, que fez um primeiro tempo impecável na marcação e rápido nos contra-ataques. O resultado de 51 a 25 para o Vasco mostrava a superioridade na primeira metade do jogo.

Nos dois últimos quartos o panorama não se modificou. O Vasco buscou administrar a boa vantagem conseguida e o time campista continuava completamente perdido em quadra, proporcionando a vitória vascaína por 90 a 62.

O técnico Marcus Gama se mostrava decepcionado com o desempenho do seu time. Ele resumiu o que aconteceu dizendo que nada deu certo.

"Deu tudo errado. Enquanto o Vasco entrou a mil por hora, nosso time entrou a dez...foi ridículo, simplesmente não viemos para o jogo. Mas era esperado que isto acontecesse. O Vasco é uma grande equipe e tinha que ter esta postura após perder em casa no dia anterior", comentou o treinador.


VASCO DA GAMA 90 X 62 ACF/PREFEITURA DE CAMPOS

GINÁSIO DE SÃO JANUÁRIO – RIO DE JANEIRO RJ

VASCO: Mina(12), Micaela(21), Luciana(7), Érica(15), Rafaela(10). Entraram: Bruna(11), Flávia(9), Betânia(2), Renata(3). Tr: Maria Helena Cardoso

ACF/CAMPOS: Íris(11), Márcia(12), Keite(0), Marta(10), Mariel(4). Entraram: Ednéia(10), Aninha(11), Tati(4). Tr: Marcus Gama

CAMPOS PRECISA VENCER PARA EVITAR QUE VASCO SEJA CAMPEÃO

A equipe feminina de basquete do ACF/Prefeitura de Campos volta a quadra nesta quartafeira (27/02), às 18h, para enfrentar o Vasco pela terceira partida do Estadual. O adversário vence a série melhor-de-cinco por 2 a 1. A intenção das meninas do norte-fluminense é evitar a vitória vascaína, fato que levará o título para São Januário. O jogo será no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Campos, e terá transmissão ao vivo da ESPN-Brasil.

Apesar da péssima atuação na derrota para o Vasco na última segundafeira o técnico Marcus Gama está otimista quanto ao rendimento de suas jogadoras nesta partida que ele considera de vida ou morte.

"As jogadoras estão motivadas. Todas têm consciência do que aconteceu no jogo de segundafeira. Foi nossa pior partida. Elas sabem que a atuação foi abaixo do esperado. Fomos uma equipe sem atitude. Chegou a hora de mostrar se temos realmente valor", disse o treinador, afirmando que uma grande festa está sendo preparada.

"O Vasco fez a sua parte em São Januário, agora chegou a nossa hora. Vamos armar uma bonita festa e nossa torcida vai lotar o ginásio para nos ajudar a vencer. Não podemos nem pensar em perder. Vencendo este jogo tudo poderá acontecer em São Januário", apostou.

A ala/armadora Keite promete uma nova postura da equipe em quadra.

"Já assimilamos a derrota e ela ficou pra trás. Agora é levantar a cabeça e mostrar em quadra que somos uma equipe com atitude, com vontade de vencer. Vamos fazer o impossível para levar a decisão para o quinto jogo no Rio", disse.


ACF/Prefeitura de Campos (equipe provável): Keite, Íris, Marta, Márcia e Mariel – Técnico: Marcus Gama

PRINCIPAIS CESTINHAS DO ACF/PREFEITURA DE CAMPOS

Marta – 311 pontos – média de 18,29

Íris – 278 pontos – média de 16,35

Márcia – 161 pontos – média de 9,47

Keite – 160 pontos – média de 9,41

domingo, 24 de fevereiro de 2002

A VOLTA AO MUNDO EM OITO CESTAS

Euroliga

Alessandra Oliveira foi "poupada" na partida em que o seu Ruzomberok bateu o Botasspor, por 95 a 64. Jogou apenas 19 minutos, o suficiente para deixar mais um double-double: 18 pontos e 14 rebotes.

Salve, Alê!

Campeonato Espanhol

Rodada ruim para as brasileiras na Espanha.

Apenas Katião se deu bem. A pivô Kátia Denise fez 8 pontos na vitória do Zaragoza sobre o Cadí por 81 a 66.

O Yaya perdeu para o Caballo por 87 a 63. Iziane fez 6 pontos, em 32 minutos de jogo.

O Salamanca perdeu para o Valencia por 67 a 47. Claudinha jogou 36 minutos, fez 12 pontos, pegou 4 rebotes e fez 4 assistências.

Campeonato Italiano

Zaine jogou 30 minutos e fez 13 pontos e pegou 2 rebotes, sendo uma das peças fundamentais para a vitória do Chietti sobre o por 87 a 83. (nona posição)

Em mais uma derrota do Treviglio, Renata marcou 7 pontos em 32 minutos e Cíntia Tuiú 12 pontos em 40 minutos. Para o (líder do campeonato) Comense por 73 a 67. (décima primeira posição)

Adrianinha fez 17 pontos em 40 minutos de jogo, mais 5 minutos de prorrogação na derrota do seu Faenza para o Spetzia por 94 a 93. (décima posição)

NCAA



Mais duas vitórias do Missouri, das Éricas Rante e Vicente (de branco, na foto):

65 a 60 sobre o Wichita
76 a 63 sobre Ilinois

Campeonato Francês

O Montpellier, de Adriana Santos, perdeu para o Sceaux por 86 a 82, com 16 pontos e 4 assistências de Adriana em 31 minutos. A partir deste final de semana, o time passa a disputar a Copa da França.

Mamá fez 3 pontos e pegou 9 rebotes em 20 minutos e ajudou seu time (o Nice) a bater o Bourdeaux, por 76 a 59.


Campeonato Português

A EQUIPE DE MARLI ,O UNIAO DA MADEIRA, JOGOU MUITO MAL NESTE
SABADO E PERDEU. ELA FEZ 15 PONTOS E 8 REBOTES - UNIAO 37 X 56
GAFANHA.
O NACIONAL, DA MARCIA E MAINHA , TB PERDEU E MARCIA FEZ 8 PONTOS E
8 REBOTES E MAINHA 2 PONTOS, POIS, LEVOU UMA COTOVELADA NA INICIO DO
JOGO E TEVE QUE DEIXAR A QUADRA. NACIONAL 63 X 84 STO ANDRE.
JA O TIME DA ANDREA TUIU, O MICAELENSE, NAO JOGOU E VOLTA A QUADRA
SOMENTE EM MARÇO.


NAIA



O Cougar de Jacqueline Godoy bateu o Vanguard por 96 a 83, depois de duas prorrogações. Jack marcou 31 pontos, roubou 8 bolas e fez 7 assistências!
ACF/PRFEITURA DE CAMPOS VENCE VASCO E EMPATA A SÉRIE DAS FINAIS DO ESTADUAL FEMININO DE BASQUETE

Em uma partida emocionante com direito a prorrogação e indefinição até o último segundo, a equipe feminina de basquete do ACF/Prefeitura de Campos derrotou o "poderoso" Vasco por 79 a 78 (34 a 38), quebrando uma invencibilidade que durava desde 12 maio e empatou a série melhor de cinco das finais do Estadual Feminino de Basquete em 1 a 1. As duas equipes voltam a se enfrentar nesta segunda-feira (25/02), às 19h30m, em São Januário, com transmissão da ESPN-Brasil.

A partida começou equilibrada com os times exercendo forte marcação e se alternando na frente do marcador. O Vasco levava ligeira vantagem com bolas de Erika que, inspirada, marcou doze pontos somente no primeiro período, que terminou com vantagem vascaína de 21 a 14.

No segundo quarto Campos voltou melhor, acertou a marcação e colocou Keite em quadra que deu sangue novo ao time. Faltando 4 minutos para terminar Keite colocou a equipe campista em vantagem (29 a 27), a pequenina Aninha também foi responsável por bolas importantes, inclusive a última deste período. Um arremesso de três, levou as equipes para o intervalo com vantagem para Campos de quatro pontos (34 a 38).

O equilíbrio continuou no terceiro quarto vencido pelo Vasco por 51 a 45. No último e decisivo quarto, a 6m17s do fim, quando o placar marcava 53 a 56 o Vasco perdeu Erika, uma de suas principais jogadoras, eliminada com 5 faltas. Mesmo assim o jogo permaneceu parelho. A 45 segundos do fim com o placar marcando 64 a 64, Campos tinha a posse de bola mas estorou o tempo e não conseguiu arremessar. Restando 21 segundos, o Vasco também não pontuou levando a partida para a prorrogação.

Na prorrogação, Campos saiu na frente com dois pontos de Márcia e três de Iris. O Vasco se recuperou e passou a frente (69 a 71) com 3 pontos de Flávia e dois de Micaela, até então apagada na partida. Faltando 46"para terminar Márcia empatou novamente (75 a 75) com um arremesso de 3 pontos. E foi a 4 segundos do fim que Gleise, vinda do banco de reservas, decidiu o jogo. Ela recebeu a bola livre de marcação e marcou uma belíssima cesta de 3 pontos colocando Campos em vantagem: 79 a 78. Não dava tempo para mais nada. Fim de jogo e muita comemoração.

"A jogada que decisiva não era para mim. Era para Íris. Ela já estava no jogo e vinha muito bem. Só que ela estava muito marcada. A bola sobrou na minha mão e chutei. Graças a Deus consegui acertar. O Marquinhos sempre confiou em mim e devo isso a ele", disse Gleise aos prantos.

"Apesar da Gleise treinar bastante e se dedicar muito, tínhamos outras jogadoras com o percentual de arremesso melhor do que o dela. Mas ela provou que tem personalidade e teve tranqüilidade para definir.", disse o técnico Marcus Gama, completando em seguida.

" Estou muito feliz por termos conseguido esta vitória. Ela vinha amadurecendo há muito tempo. Na preleção conservei muito com as meninas. Disse que elas não poderiam se considerar derrotadas antes da partida. Contei histórias do Jordan, da NBA e mostrei a elas que tudo pode acontecer. Basta elas quererem. Hoje conseguimos e estou muito satisfeito. Ontem não tivemos tempo para chorar a derrota e hoje não teremos tempo para comemorar a vitória, amanhã tem mais", finalizou.

Campos treinará no ginásio de São Januário, nesta segunda-feira às 8h da manhã.

ACF/Prefeitura de Campos: Ednéia (0), Íris(21), Márcia (11), Mariel (2) e Marta (10)/ ENTRARAM: Aninha (14), Gleise (3), Keite (12), Tati (6) e Kamila (0)

Vasco: Mina(2), Bethânia (3), Micaela (15), Eliane (0) e Erika (18)/ ENTRARAM: Bruna (9), Luciana (3), Flávia (23), Rafaela (5), e Gabriela (0).

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2002

ACF/Campos deixa vitória escapar no final

Em grande partida realizada nesta sexta-feira, no ginásio do
Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, em Campos, o Vasco venceu o time
do ACF/Prefeitura de Campos por 79 a 74(34 a 33). A cestinha da partida foi
Marta, do ACF/Campos, com 33 pontos. Com este resultado, o Vasco sai na frente
da série final do Estadual Feminino. O segundo jogo acontece no domingo, às 11
da manhã, em São Januário. A partida terá transmissão ao vivo do canal ESPN
Brasil.
O técnico Marcus Gama lamentou mais uma vez os erros de sua
equipe nos momentos finais da partida. Foram cinco bolas erradas nos dois últimos minutos da partida. Para o treinador, a equipe vascaína ganha no fator
experiência.
"São duas equipes do mesmo nível. O Vasco leva vantagem em
altura, o nosso time tem mais velocidade. O grande diferencial é a experiência
do Vasco, que tem quatro jogadoras de Seleção Brasileira. Espero que elas tenham
aprendido a lição", comentou o treinador, ressaltando a grande partida de Marta.

ACF/PREFEITURA DE CAMPOS 74 x 79 VASCO DA GAMA
GINÁSIO DO CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA – CAMPOS - RJ
ACF/CAMPOS: Íris(5), Márcia(4), Keite(3), Marta(33),
Mariel(13). Entraram: Kamila(7), Ednéia(6), Aninha(3), Isa(0). Tr: Marcus Gama
VASCO: Mina(17), Micaela(23), Eliane(15), Érica(15), Flávia(5).
Entraram: Rafaela(2), Bruna(2), Betânia(0). Tr: Maria Helena Cardoso
A quem interessar possa

Eu não sou da sua rua,
Eu não sou o seu vizinho.
Eu moro muito longe, sozinho.
Estou aqui de passagem.
Eu não sou da sua rua,
Eu não falo a sua língua,
Minha vida é diferente da sua.
Estou aqui de passagem.
Esse mundo não é meu,
Esse mundo não é seu.


* - Branco Mello e Arnaldo Antunes


Juju

Eu perguntei pela pivô Juliana Kanda Lima e me contam que ela está em Minas, cuidando do seu baby!
FOFOCAS

!?!) Aquela ala de uma equipe paulista, que não chegou às semifinais, mas que deu trabalho, e que estava passeando por Ourinhos, foi vista em Santo André, nas imediações do Pedro Del'Antônia. hehehehe.

!?!!?!) Uma proposta milionária de um clube do exterior anda tirando o sono de uma das principais atletas do Vasco da Gama.

Eleitas

Recebi alguns e-mails questionando as minhas opções para a enquete armadora.

Sei que é impossível agradar gregos e troianos, mas queria fazer uma enquete mais abrangente possível, mas com critérios, é óbvio. Não dá pra incluir TODO MUNDO.

Um dos pedidos foi pra que eu incluísse a Ednéia, de Campos. Realmente, ela poderia estar na lista. Mas não me lembrei da moça e agora não posso reiniciar a enquete.

Para evitar isso, já vou publicar a lista para as outras opções, assim quem achar que está faltando alguém, siga o que dizem no casamento: "fale agora ou cale-se para sempre".

Alas:

Janeth
Silvinha
Adriana
Iziane
Paty
Rose
Aide
Rosângela
Sílvia Gustavo
Roseli
Cris
Lílian
Chuca
Micaela
Renata Oliveira
Patrícia (Sto. André)
Márcia Sobral
Roberta
Kattynha
Sandra Leão
Luciana
Tayara

Pivôs

Alessandra
Cíntia Tuiú
Mamá
Érika (Vasco)
Kelly
Zaine
Êga
Kátia Denise
Patrícia Mara
Simone Lima
Marta Sobral
Geisa
Simone Pontello
Kelly Cota
Gilmara
Maristela
Lígia
Érika Rante
Eliane
Ana Lúcia

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2002

Olha o que a falta de notícias faz comigo!

MANIA

Quem é basqueteiro de verdade já até conhecia a Cynthia Benini, que está na Casa dos Artistas 2.



Ela apresentava o finado BASKETMANIA, ao lado do Fábio Sormani.

Nas horas vagas, ela era fisioterapeuta do Paulo (Flávio Silvino), filho do Miguel (Tony Ramos), que era namorado da Helena (Vera Fisher), que namorava o Edu (Reynaldo Gianechinni), que ficou com a Camila (Carolina Dieckman), na novela "Laços de Família", do meu amigo Maneco.

Rá-rá-rá!

Tão vendo?

É melhor me contar as novidades!

Hahahahah!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2002

MAGIC, MAGIC !

Peneiras selecionam 500 atletas para o Centro Olímpico da Prefeitura



O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo está iniciando seleção para 505 atletas em diversos esportes. Os interessados devem apresentar aptidão para a prática competitiva, já que o Centro Olímpico aproveita somente quem apresenta algum tipo de talento. No caso da natação, por exemplo, é preciso ter noções dos quatro estilos tradicionais (costas, peito, borboleta e livre). Em todos os casos, os atletas selecionados devem comprovar ser estudantes da rede pública ou privada de ensino.
A seleção vai de 18 de fevereiro a 15 de março e a idade varia conforme o esporte escolhido, de acordo com a tabela a seguir:

Esporte Idade Sexo Período da peneira
Basquete 12 a 17 Masculino e feminino 18/2 a 15/3
Futebol de campo 13 a 16 Masculino e feminino 4 a 8/3
Ginástica olímpica 6 a 7 Masculino e feminino 18 a 22/2
Handebol 11 a 16 Masculino e feminino 18 a 22/2
Judô 7 a 11 Masculino e feminino 5, 7, 12 e 14/3
Lutas Olímpica e greco-romana 12 a 16 (iniciação) e 12 a 20 (treinamento) Masculino e feminino 5, 7, 12 e 14/3
Natação 9 a 16 Masculino e feminino 18 a 22/2
Voleibol 12 a 17 Masculino e feminino 18 a 15/3
Futsal 13 a 16 Masculino e feminino 5 a 7/3

Os atletas selecionados vão treinar em turmas de iniciação e poderão vir a compor equipes de competição em disputas nacionais e internacionais.
O COTP está pondo em prática o projeto Talento, que pretende revelar novos atletas olímpicos para o Brasil. E também tem como objetivo desenvolver pesquisas nas áreas psicológica e médica ligadas ao desporto, e dar apoio às seleções representativas amadoras oficiais.
HISTÓRIA: O Centro Olímpico surgiu, em 1976, com quatro modalidades esportivas: boxe, atletismo, basquetebol e voleibol; e tem por meta ser uma oficina de campeões, desenvolvendo o potencial dos atletas que se destacam em diferentes modalidades olímpicas em qualquer das unidades esportivas da Secretaria de Esportes, em escolas municipais ou em clubes.
Pelo Centro Olímpico já passaram atletas como Hortência, Marta e Cadum (todos do basquete); Montanaro, Amaury e Fofão (vôlei); Adauto Domingues, João do Pulo e José João da Silva (atletismo); Chiquinho de Jesus e Sidney Dal Rovere (boxe); Kitti, Margarete Massae e João Vicente (ginástica olímpica); e Ricardo Prado (natação).
ESTRUTURA: O COTP tem uma área de 50 mil metros quadrados, dos quais 10 mil são cobertos. Na área coberta encontram-se quatro quadras poliesportivas, para basquete, vôlei, futebol de salão e handebol.
Na área coberta também estão a piscina olímpica aquecida (50x25m); uma área para a prática do judô, o dojô, montado sobre 400 pneus de caminhão para evitar impactos, seguindo o modelo japonês; salão de ginástica olímpica; alojamentos tipo apartamento para 56 atletas; sala de balé; e auditório para 200 pessoas. Na área externa estão o campo de futebol e a pista de atletismo, além de uma arquibancada com capacidade para 2 mil pessoas. Debaixo da arquibancada estão a academia de boxe e a sala de musculação.
O ESPORTE GANHA VIDA: em 2001, paralelamente às ações de reorganização e reforma da estrutura disponível, o COTP – já sob a direção da ex-jogadora de basquete Paula Gonçalves, que também treinou no local no início da carreira – retomou as peneiras em várias modalidades esportivas, o que não ocorria desde 1993. Apenas o boxe funcionava regularmente quando Paula tomou posse.
Além de reativar oito modalidades então paradas (atletismo, basquete, handebol, voleibol, natação, ginástica olímpica, judô e futebol masculino), o COTP implantou o futebol de campo feminino e o futsal, perfazendo o total de 11 esportes olímpicos em atividade. O handebol estava paralisado havia 12 anos.
Após as peneiras, das quais participaram mais de 2.500 candidatos, treinaram no Centro Olímpico semanalmente quase 1.200 atletas, assim distribuídos: atletismo, 43 atletas; basquete, 158; boxe, 100; futebol de salão, 48; futebol feminino, 109; futebol masculino, 130; ginástica olímpica, 66; handebol, 86; judô, 202; natação, 81; e voleibol, 144 atletas.
O COTP mantém seus atletas em diversas competições, e com bons resultados. Os atletas da natação conquistaram, em setembro de 2001, sete medalhas de ouro, seis de prata e 11 de bronze no Torneio Regional, disputado entre vários clubes da capital, sendo que a nadadora Bianca Fernandes obteve o quarto lugar nos Jogos Mundiais da Juventude, realizados na Itália.
A equipe da ginástica olímpica foi campeã no torneio de Alphaville, derrotando grandes forças da modalidade, como Pinheiros e Guarulhos; as equipes masculina e feminina de judô ganharam a Taça Runner Kids, da academia Runner, uma das mais bem equipadas de São Paulo, e a judoca Lucimara Penaforte foi campeã pré-juvenil pesado do Torneio Paulistano da Associação Atlética Guapira. No boxe, os representantes do Centro Olímpico obtêm medalhas e troféus em praticamente todas as competições que disputam. É o caso de Mohhamed Said, campeão paulista de pesos-médios.
O atletismo continua revelando talentos. Depois de João Gabriel Santos ter ganho a medalha de ouro no salto com vara nos 5º Jogos da Juventude, realizados em Recife, foi a vez de Luciene Mendes, de 16 anos, ser convocada para a seleção brasileira que disputou o Sul-americano no Peru. Já a equipe infanto-juvenil de vôlei foi vice-campeã no quadrangular que reuniu as equipes de Itanhaém, São Bernardo do Campo e Carapicuíba. Outros esportes, como o futebol de salão e o basquete, também alcançaram grandes resultados, mostrando que o trabalho sério realizado em 2001 recoloca o Centro Olímpico no cenário esportivo da cidade e do país.
Neste ano de 2002, o Centro Olímpico conta com orçamento para suas despesas básicas com recursos humanos, transporte, lanches e alguma ajuda de custo para os atletas. Mas a verba é insuficiente para atingir todas as metas, por isso a secretária de Esportes, Nádia Campeão, e Paula Gonçalves estão empenhadas em obter patrocínio ou parcerias para implantar novas modalidades, reformar a estrutura física, adquirir uniformes, pagar arbitragens e taxas federativas e custear os atletas em competições.

Serviço: peneiras do Centro Olímpico da Prefeitura, de 18 de fevereiro a 15 de março, das 9h às 17h.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas na hora; é preciso levar documento de identidade.
Local: Av. Ibirapuera, 1315, telefone 5574.0766, ramais 252 e 269.
Double-Double

Alessandra fez 17 pontos e pegou 15 rebotes, mas não conseguiu evitar a derrota do seu Ruzomberok para o Bourges, na Euroliga Feminina, na prorrogação, por 91 a 87.

Desejos de Basquete

Se essa novela do time da Janeth não se resolver logo, vou ter uma sapituca!

Promessa

Fiquei devendo: Claudinha fez 11 pontos em 35 minutos de jogo, na vitória do Salamanca.

domingo, 17 de fevereiro de 2002

MA - IO - NE - SE

Italy

Pela sexta rodada do returno, o Paenta, de Adrianinha bateu o Messina por 73 a 69. Adrianinha contribuiu com 13 pontos em 40 minutos de jogo.

Zaine jogou 30 minutos na derrota do Cus Chiette para o Comense por 62 a 77, pegando 2 rebotes e fazendo 6 pontos.

Cíntia Tuiú fez 17 pts e pegou 6 rebotes em40 minutos em quadra e Renata Oliveira marcou 9 pontos e pegou 7 rebotes em 33 minutos de jogo. Mas ambas não evitaram a derrota do Treviglio para o Alessandria por 63 a 53.

Spain

O Zaragoza fez 77 a 71 no Barcelona. Kátia marcou 13 pontos em 30 min e pegou 8 rebotes.

O Yaya contou com 15 pontos de Iziane para vencer o Oviedo por 74 a 56.

O Salamanca, de Claudinha, venceu o Cadí por 92 a 77, mas ainda não consegui os números da garota.

France

Mamá fez 16 pontos e pegou 5 rebotes num total de 39 min de jogo na derrota do Cavigal pra Calais por 72 a 76.



Adriana Santos enfrentou uma contusão nas costas na última semana (já resolvida) e o seu Montpelier ficou desfalacado e perdeu pro Olympic por 82 a 58.


Vote na Eriquinha!!!

Vamos ajudar Érica Vicente a ganhar o título de MVP da sua equipe: a Missouri, na NCAA. Entre aqui e vote na enquete: http://www.springfieldnews-leader.com/bearsden/lady_bears.shtml

Ooooooooooooooopss!




Alguém? Alguééém?

Alguém sabe da pivô Juliana Kanda Lima, ex-São Caetano?

Trilegal

Alidar (ex-São Caetano) está em Ourinhos, segundo informa o site da equipe local - www.basqueteourinhos.cjb.net !

Olho!

Ourinhos está de olho em muita gente boa. Aguardemos...

Pan-América

Eldra (ex-Jundiaí e seleção juvenil) é outra que está no basquete universitário dos EUA.

Síndrome de Dalila

A CBB vai ser obrigada a perimtir que a comissão técnica da seleção possa viajar para observar nossas atletas no exterior, caso a exportação continue nesse ritmo!

Hehehe

A Embratel ligou aqui em casa para agradecer pelos DDIs que jornalistas brasileiras fizeram essa semana para Espanha para saber da Doutora Iziane Castro.

Rá-rá-rá!

Faz um 21!

Enfim...

Na Folha, matéria sobre Iziane:

Teen maranhense é cestinha na Espanha

Pelo Amor dos Meus Filhinhos

Torçamos para que Sílvio Luiz esteja mais afinadinho com os fundamentos do basquete quando a BAND chegar ao feminino.

Leve

Assim como Santo André, Jundiaí já perdeu boa parte de suas atletas. Deve ter uma equipe (ainda) mais jovem e barata em 2002.

Parciais: As Armadoras

1 - Helen
2 - Claudinha
3- Veneza
4 - Adrianinha
5 - Cíntia Luz

Oh!Oh! Estranho, né?

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2002

Entrevista com a Jucimara Dantas, a Mamá

Entrevista com a Jucimara Dantas, a Mamá

MAMÁ




Valeu, Dênis, pela paciência


(1) Mamá, como você começou a sua carreira? Foi em Santo André? Por que e quando você decidiu ser jogadora de basquete?

Comecei na escola: o Anglo Americano, em Foz do Iguaçu. Depois fui convidada para jogar em Ponta Grossa, que era o time mais forte do Paraná na época.
Decidi ser jogadora por vários motivos, uma por que eu gostava e outra porque meus irmãos eram esportistas (Jorge: handebol, Jussara: judô, e Jucilaine, Josiane e eu: basquetebol), e as coisas foram acontecendo.


(2) Você passou por várias temporadas em Santo André. Qual a importância desse clube na sua carreira? E qual a principal lembrança que você guarda de lá?

Foi extremamente importante para mim, porque era uma equipe que todos acompanhavam pelo trabalho realizado e pela qualidade interna (comissão técnica, dirigentes e atletas).
As minhas principais lembranças de lá são das amigas.


(3) Sua carreira, no entanto, deu um salto com sua ida para o Paraná. Quais foram os principais fatores que levaram a esse crescimento?



Foram vários. Jogando numa equipe como a do Paraná,que tinha uma ótima estrutura, com ótimas jogadoras, fica mais fácil evoluir. Mas o principal fator é que o Borracha e o Vendra me incentivavam muito, e o mais importante: eles confiavam em mim.

(4) Para quem assistia aos jogos, sempre pareceu que a Vicky Bullet te apoiava muito. É verdade ou é só impressão? Se sim, o que você aprendeu com a americana?



Sim. Ela sempre me ajudava. Não só em jogo, mas principalmente em treino. Com ela aprendi a trabalhar melhor no garrafão.

(5) Qual é a pivô que você mais admira e a quem tem como exemplo?

Vicky Bullet !

(6) Dos títulos da época do Paraná, qual é o que você guarda com maior carinho e por quê?

O título do Campeonato Paulista, quando ganhamos do Santo André na final. Fiz um ótimo jogo: marquei 16 pontos, 9 rebotes, roubei bolas, enfim, fiz de tudo um pouco.


(7) Após a conquista do vice-campeonato nacional, você acertou um contrato com um clube francês, o Cavigal. Você já tinha a intenção de jogar fora? Ou foi "obrigada" pelo fim da equipe do Paraná? Como surgiram os contatos com o clube francês?



Eu tinha a intenção, mas não tão cedo, por que queria ficar no Paraná para desenvolver mais com o Vendra e Borracha. Mas aí veio o fim do time e como eu tinha assinado um contrato com Nicolas Garcia, ele fez a proposta de eu ir fazer uma temporada na França e acabei assinando com Cavigal.

(8) Como foi a adaptação à cidade de Nice?

A cidade tem o clima parecido com o de São Paulo, é uma cidade praiana, muito bonita e segura, não tive problemas de adaptação, porque vim acompanhada. Isto é muito importante para uma estrangeira.

(9) Já está fluente no francês?

Falo um pouco, somente o básico. Aqui estou aprendendo mais o Inglês. No meu time, eles se comunicam muito em inglês, porque tem muitas estrangeiras.
E como a cidade é turística, quando eles percebem que não sou francesa, eles automaticamente falam em inglês.


(10) Seu marido, o Dênis, também é jogador de basquete e também está encarando uma temporada francesa. Como ele está se saindo?

No começo, ele teve problemas de visto, e teve que retornar ao Brasil para buscá-lo, e isso atrapalhou um pouco, mas agora está tudo bem.
Ele fala bem o francês, porque tem que ir a escola devido ao visto de estudante.



(11) E no clube, como foi sua adaptação? Pelas estatísticas, vejo que você está tendo muitas oportunidades (e aproveitando-as bem).

No começo, é difícil de entender, mas depois com o dia-dia tudo se ajeita.

(12) Há muitas diferenças quanto aos treinamentos em relação aos clubes brasileiros? E quanto ao calendário?



Sim, aqui tudo é diferente. É um outro estilo de basquete, mas o que mais diferencia é a estrutura financeira que eles tem.
Penso que se o Brasil tivesse a estrutura financeira igual a da França, o Brasil seria hoje número um do mundo devido às atletas de qualidade que possui.
Em relação ao calendário, tudo é estipulado no início, nem o Presidente da França muda (risos).


(13) Sua equipe ocupa a nona posição do campeonato. Quais são as chances dela nos play-offs?

Agora nenhuma, porque os jogos que deveríamos ganhar perdemos.
A nossa chance agora é de ficar entre as oito.


(14) Gostaria que você falasse um pouco das suas companheiras no Cavigal Basket, em especial da sua colega de garrafão, a norte-americana Barbara Farris.




As jogadoras são muito legais, mas com quem eu estou sempre é a Barbara.
Ela é muito divertida, além de ser uma ótima jogadora, é uma ótima pessoa.
Eu a considero muito.


As traduções nunca foram o meu forte, mas por um pedido muito especial, usei a tecla Zap.

My teammates are very nice, but I am always near Barbara. She is very funny and she is also a great player and person.
I really consider her my friend.



(15) A França é uma das equipes que mais cresceu nos últimos anos no basquete feminino mundial. Participando do Campeonato Francês, que análise você faz do trabalho delas?

A França no momento é a potência da Europa. Os dois melhores clubes da Europa são da França. A melhor seleção da Europa é a França. Aqui, eles trabalham sério e é muito bom estar num basquete tão evoluído.

(16) O seu contrato com o Cavigal é de quanto tempo?

São oito meses, mas quero continuar a jogar na França.

(17) Você pensa em tentar uma vaga na WNBA?

Sim, tenho certeza que todos pensam em estar no Basquete Norte Americano; e aqui na Europa é o primeiro passo por existir um grande intercâmbio de jogadoras.

(18) Seu nome tem sido lembrado nas últimas convocações do técnico Antônio Carlos Barbosa. Gostaria que você falasse um pouco das suas expectativas para o Mundial deste ano.



A minhas expectativas são ótimas. Quero fazer parte deste grupo que vai ao mundial.
Mas o grupo que o Barbosa levar para o mundial representará o Brasil, porque temos muitas atletas selecionáveis de qualidade e de experiência internacional.


(19) Sua irmã, a Jucilaine, também está no basquete, na equipe de São Caetano. Gostaria que você falasse um pouco sobre ela e sobre a sua influência no trabalho dela.

Ela está de volta ao basquete para reconquistar seu espaço. Tenho certeza que agora está conseguindo. Ela é muito especial.


(20) Bate-Bola:

A bola que eu chutei e caiu:
No jogo contra Reims;

A bola que eu chutei e não caiu:
No jogo contra Tarbes;

A minha maior virtude em quadra:
Ser calma;

O meu pior defeito em quadra:
Me cobrar muito;

Uma quadra:
A do Paraná Basquete;

Uma colega:
Minha Irmã (amiga);

Uma estrangeira:
Vicky Bullet;

Uma marcadora:
Eu;

Um (a) técnico (a):
São dois: Vendra e Borracha;

Um time:
Paraná Basquete;

Um título:
O paulista, em Carapicuíba contra o Santo André;

O jogo que eu não esqueço:
O mesmo;

O jogo que eu tento esquecer:
Contra o Aix que eu saí com 8 minutos de jogo, com cinco faltas;

Um sonho:
A WNBA.
APURADO !

Além de Maristela e Cris, Santo André perde ainda Lílian.
DENGUE ADIA JOGOS DAS FINAIS DO ESTADUAL FEMININO



O surto de dengue que invadiu o Rio de Janeiro desta vez atingiu as jogadoras do time feminino de basquete do ACF/Prefeitura de Campos. Pelo menos seis atletas estão sem condições de jogo. Entre os casos confirmados estão os da pivô Mariel e o da ala/pivô Iris. Além delas, mais quatro jogadoras estão com suspeita de terem contraído a doença. São elas: a ala/armadora Aninha, a armadora Ednéia, a pivô Gleise e a ala Isabelli.

"Ainda estamos aguardando o resultado do exame de sangue de quatro jogadoras mas não temos dúvidas de que elas estão com a doença. Todas estão com sintomas de dengue. O caso mais grave é o da Mariel, que está totalmente sem condições de treino", disse a auxiliar-técnica Néia.

Por causa disso as finais do Estadual Feminino de Basquete entre Vasco (1°) e ACF/Prefeitura de Campos (2°) foram adiadas. A Federação de Basquetebol do Rio de Janeiro – FBERJ – ainda irá definir as datas para as partidas mas a tendência é que o primeiro jogo seja na sexta-feira (22/02), em Campos.

Finais

A Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro – FBERJ – marcou as datas para as finais do Campeonato Estadual Feminino de Basquete. A série, melhor de cinco partidas, entre Vasco (1°) e ACF/Prefeitura de Campos (2°) começa na sexta-feira (22/02). A ESPN-BRASIL irá transmitir quatro jogos.

Veja a tabela abaixo:


Jogo 1 - 22/02 – sexta-feira – 17h30m - ACF/Prefeitura de Campos X Vasco – Ginásio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Campos

Jogo 2 – 24/02 – domingo – 11h – Vasco X ACF/Prefeitura de Campos – Ginásio de São Januário – Rio de Janeiro – com transmissão da ESPN - Brasil

Jogo 3 – 25/02 – segunda-feira – 20h – Vasco X ACF/Prefeitura de Campos – Ginásio do São Januário – Rio de Janeiro – com transmissão da ESPN - Brasil

Jogo 4 – 27/02 – quarta-feira – 18h – ACF/Prefeitura de Campos X Vasco – Ginásio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Campos – com transmissão da ESPN- Brasil

Jogo 5 – 01/02 – sexta-feira – horário a definir – Vasco X ACF/Prefeitura de Campos – Ginásio de São Januário – Rio de Janeiro – com transmissão da ESPN-Brasil

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2002

Cristina vai para Ourinhos

Menti! Eram duas as notícias ruins.

A primeira ainda precisa de confirmação.

A Segunda já está quase caindo na boca do povo, então vamos a ela.

A equipe de Santo André, vice campeã paulista deve perder suas principais atletas para a temporada 2002.

A primeira a deixar o clube é a ala Cristina Carvalho, vice-MVP na nossa enquete e um dos destaques do Campeonato. A moça está em negociações adiantadas com Ourinhos.

Já não pertencem mais a equipe também Maristela e *í*ian (eu não sei se é a Vívian ou a Lílian - reflexos de Carnaval...).

Uma outra ala, também de destaque no Paulista, mas que não chegou às finais, esteve em Ourinhos na última semana...

....


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2002

Acorda, Imprensa Brasileira! Acorda Pra Fazer o Café!

Trecho de revisão da temporada espanhola, no site oficial da Liga:

"El tercer equipo clasificado, el Yaya María, logró la victoria a domicilio, superando al Ciudad de Burgos. Esta vez Iziane Castro, la nueva sensación de la competición, se quedó en 22 puntos. Sin duda, es el fichaje de la temporada."

Como sou um poço de benevolência, vou ajudar mais ainda:

Iziane Castro - jogadora brasileira, 19 anos, ex-BCN-Osaco;
nueva sensación de la competición - a nova sensação da competição;
fichaje de la temporada - a contratação da temporada.

Vanira

Encontro Vanira Hernandez animadíssima com a campanha do seu Grajaú no Carioca, conquistando o terceiro lugar e ainda por ter beliscado uma vitória contra Campos, na série semifinal, mesmo com um elenco de 6 jogadoras. (As demais estavam dengosas, dengosas..Hehe).

O clube agora tenta conquistar um patrocínio que permita à Vanira alçar vôos mais altos na Copa Brasil!
Eriquinha

Cada vez que tenho notícias de Érica Vicente, fortalece a minha vontade de que Barbosa fosse dar uma examinada na moça.



No site de sua equipe, sua última atuação é descrita como SHOW.

Olhem só os números:

11/02: Missouri 69 X 57 Salikus
Érica - cestinha com 16 pontos e 09 assistências

13/02: Miussouri 89 X 63 Kentucky
Érica - 18 pontos e 15 assistências
Em Portugal...

ESTE FIM DE
SEMANA APENAS O TIME DO NACIONAL DA MADEIRA ONDE JOGAM MARCIA
FORMAGIO E MAINHA TIVERAM JOGO .
ELAS JOGARAM PELA TAÇA DE PORTUGAL
CONTRA O CP NATAÇAO E VENCERAM POR 62 X 58 COM 15 PONTOS DA MARCIA
E 7 DA MAINHA .

terça-feira, 12 de fevereiro de 2002

Se comportem, se cuidem e tenham juízo...
"A novidade era o máximo do paradoxo estendido na areia."

Muitos boatos basqueteiros têm rolado nesse período de folia, mas não posso, nem devo falar nada agora pra não prejudicar ninguém.

De qualquer maneira, uma notícia ruim e uma notícia (muito) boa podem eclodir a qualquer momento.
Não é brinquedo não!

É cada coisa que acontece nos bastidores desse blog!

Insinuações que eu não entendo, mensagens anônimas ( e estranhas) e agora até gente querendo recontagem de votos...

Eu posso com isso?

Vou chamar o TRE!

Hehehe!

Só levando na brincadeira mesmo!

Mas, felizmente, a coisa aqui não é brinquedo não!

Axé!

Saravá!

E PAZ!


As novas

Incluí na lista das votadas: Fabianna, Veneza, Mina, Peixe, Regininha e Pabliana.

A enquete vai até dia 02 de março, quando se iniciam a votação para as alas.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2002

Pergunta

Na enqueta pras armadoras da seleção listei Helen, Adrianinha, Claudinha, Vívian, Cléia, Tina, Gattei, Karla, Cíntia Luz, Gigi, Eriquinha e Jacqueline.

Tá bom?
Silvinha Luz é nossa MVP



Aproveitei a segunda de Carnaval para encerrar a enquete MVP, que chega ao fim elegendo SILVINHA como a melhor jogadora do Campeonato Paulista.
Depois de mais de 1000 votos, vamos ao resultado final:

1) Silvinha - 32,12%
2) Cris - 32, 02%
3) Cíntia Luz - 15,57%
4) Vanessa
5) Iziane
6) Helen
7) Aide
8) Kelly
9) Gil
10) Karina

Contrariando Nelson Rodrigues, digamos que nem sempre as unanimidades são burras.



Parabéns, Silvinha!

Você receberá nosso certificado.

Parabéns ainda a Cris e Cíntia Luz pelas votações expressivas.
Com o fim da enquete MVP, iniciamos uma enquete para ajudar o Barbosa a definir a seleção. Para iniciar, as armadoras. Vote!


domingo, 10 de fevereiro de 2002

SAMBA DE DUAS NOTAS

A participação de Alessandra Oliveira na EUROLIGA

Alessandra tem média de 11,11 pontos por partida. É o segundo melhor aproveitamento de dois pontos (63,64%), e a nona em quantidade (11 pts/jogo). É a primeira nos rebotes ofensivos (4,9/jogo) e a quarta nos defensivos (8,9/jogo). Nos lances livres, 51%.

As ITALIANAS

Zaine marcou 14 pontos (em 35 minutos) no jogo em que o seu Cus Chietti (onde jogam também Bridget Pettis, Eva Nemcova e Svetlana Kouznetsova) bateu o Paenta, de Adrianinha por 85 a 63. Adrianinha foi a cestinha de seu time, com 19 pontos (40 minutos).

Renata Oliveira marcou 06 pontos (21 minutos) e Cíntia Tuiú 13 pontos e 07 rebotes (38 minutos) na derrota do Trevigglio para o Schio, por 65 a 52.

O time de Zaine soma 14 pontos (7 vitórias e 11 derrotas). Nona posição.
O de Adrianinha 12 (6V e 12D). Décima primeira posição.
E o de Tuiú e Renata está na décima segunda, com 8 pontos ganhos (4V e 14D).

Meu amigo Márcio me mandou esse link de uma matéria muito boa do Estadão, com a Paula:

Paula leva o sucesso da quadra à vida pública

da Heleni
SEMP TOSHIBA

I. Espanha



O Yayá, de Iziane bateu o Burgos por 97 a 61, fora de casa, com 22 pontos da nossa jovem estrela. Iziane, mais uma vez, cestinha da partida. O clube permenece na terceira posição.

O Salamanca, de Claudinha perdeu para o Barcelona. 92 a 59. A moça não fez uma boa partida: 2 pontos, mesmo sendo titular. Jogou 26 minutos. O Salamanca é o sétimo!

O Zaragoza, de Katião, perdeu para o Banco Siméon por 73 a 79. Dois pontos de Katião em 12 minutos. O time é o quinto colocado.

II. Itália

(mais tarde)

III. França

O Montpellier, de Adriana perdeu para o Calais, por 92 a 89. 14 pontos de Adriana Santos, que jogou 35 minutos. O time ocupa a décima posição na tábua de classificação.

O Nice, de Mamá, perdeu para o Raims por 60 a 64. Mamá sapecou 19 pontos e 9 rebotes, nos 40 minutos de jogo. O time ocupa a nona posição.


IV. Eslováquia

O SCP-Ruzomberok, de Alessandra continua firme e forte na disputa da Euroliga Feminina.

A última partida foi contra o francês Aix e o time ganhou por 79 a 72. A cestinha da partida foi...ALESSANDRA!, com 26 pontos, sendo 12 bolas de 2, e a espetacular marca de 14 rebotes.

sábado, 9 de fevereiro de 2002

Sambódromo

Números do Rio:

Cestinhas:

1º - Micaela (Vasco): 273 pt
2º - Érika (Vasco): 244 pt
3º - Marta Sobral (Campos): 212 pt
4º - Vanira (Grajaú/ABVRJ): 203 pt
5º - Íris (Campos): 194 pt

Cestinhas de 3 pontos:

1º - Íris (Campos): 18
2º - Daiane (Mangueira): 17
3º - Márcia (Belford Roxo): 13
4º - Keite (Campos): 12
5º - Danúbia (Mangueira): 11

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2002

Entrevista - Alexandre Cato

Mais uma entrevista !!!

O papo rola solto com o técnico da Associação Atlética Guarulhos.

Alexandre Cato




(1) Cato, pra começar fale um pouco da sua trajetória até "aparecer" como técnico da Associação Atlética Guarulhos, em 1999?

Bom em 1972 meu pai me ensinou a arremessar pela primeira vez. A cesta era de um suporte de vaso e a redinha de saco de batatas. Foi muito legal! Daí para 1973, comecei no mini e segui até 1986 no adulto.

Você jogou antes? Em quais cidades?

Só joguei em Guarulhos.

Quais títulos?

Um título em 1981, de acesso da 1ª divisão da época para divisão especial, contra a Portuguesa, em Guarulhos. Ainda era juvenil. Fui da geração de Paulinho Vilas Boas (Palmeiras) e Maury (Sírio). Em 78, fui cestinha do campeonato infanto-juvenil ao lado do Paulinho. Foi meu melhor momento.

Quem foram seus professores?

Valdir Antônio Cato (meu pai); João de Freitas; Altevir Harinski; Marcio Bellicierri; Renzo de Brito Negrão e Carlos Domigos Massoni ( o Mosquito).

(2) Gostaria que você falasse um pouco do processo de formação daquele time de Guaru, de 1999, que contava com a Micaela, a Geisa, a Sandrinha, entre outras. O time vinha da conquista da A2?

Bem esta historia é um pouco mais longa,vem de um sonho: Comecei em 1982 , quando tive a oportunidade de acompanhar meu mestre do basquete feminino: o técnico e professor e meu amigo Ailton Pereira Bueno com suas equipes mirim , infanto-Juvenil e juvenil ( entre 1982 e 1986). Com a formação em Educação Física, em 83, passei a trabalhar nas escolinhas de basquete na prefeitura de Guarulhos, e em 1989 assumi a equipe infanto-juvenil , na época dirigida pelo professor Haroldo Dericio Evans, que deixou-a por problemas de saúde. Na oportunidade a Professora Priscila Sautchuk, minha grande amiga, já acumulava as tarefas de Preparadora Física, psicóloga, fisioterapeuta, e outras tantas. Foi outro momento muito legal!. O terceiro lugar foi um presente. A partida foi contra o Perdigão Divino, de Jundiaí. De 1990 à 1992, agora com a Priscila, o sonho foi se realizando, a Sandrinha saía das escolinhas e era campeã mirim (26 pontos na partida final, sendo mini na época). Na 1ª final de campeonato em 92 contra nada menos que a Nossa Caixa/Ponte Preta, de Campinas (com Pabliana, Manu, Erica Vicente e o técnico Paulinho Bassul); BCN, de Piracicaba (com Cristina , Katinha, Anne e o técnico Wilson Renzi) e o Leite Moça, de Sorocaba (com a Lílian , a Patricia Mara e a técnica Nilcéia Ravanelli).

Em 94, fomos vice no Mirim. Em 95, vice no Infantil. Entre 96 e 97, terceiro lugar no Infanto-Juvenil. A partir daí, alguns títulos regionais (quatro) e outros quatro títulos de campeão Brasileiro de seleções por São Paulo, como auxiliar técnico, e um, em especial, de campeão Brasileiro pelo Amazonas em 1998, como técnico.

Em 98 fomos vice campeões da Divisão A2, na final contra Santa Bárbara D'Oeste.



Como eu disse , venho de um sonho de chegar com as meninas das escolinhas até o Adulto.


Quem coordenou o retorno da cidade à divisão de elite?

Dessa vez o coletivo passa para o individual, eu fiz quase tudo, como se falassem: "o sonho é seu, que eu me virasse".

Quem apoiou?

Só Deus e olhe lá, era muita loucura.

E como essas jogadoras foram sendo contactadas?

Os contatos iniciais foram delas. Primeiro a Ana Mota e a Casé e depois a Micaela. Elas queriam jogar, ter novas oportunidades e eu dei!

(3) Já neste ano, o time surpreendeu, fazendo uma campanha de destaque e batendo (em casa) na fase de classificação o BCN-Osasco, ainda com Magic Paula. Como foi esse trabalho?

Acho que foi aí que os sonhos tornaram realidade. As meninas compraram meu sonho!

(4) No ano de 2000, a equipe cresceu bastante e um dos motivos foi a contratação da croata Korie Hlede. Como vocês conseguiram a contratação da Korie?

Com apoio da FPB e de um empresário local, fizemos um contato com o agente dela, o Nicolas Garcia, que negociou a vinda dela.

Gostaria que você falasse um pouco da experiência de trabalhar com ela e do que isso significou em sua carreira.



Toda vez que penso nisso, tenho a certeza que não sei nada de basquete feminino. Ela antes de mais nada é uma pessoa humilde, que gosta muito de jogar basquete.

No dia de seu retorno aos Estados Unidos, ela me disse: "muito obrigada por me ajudar a jogar aqui no Brasil". E penso que agora preciso aprender muito mais e depressa também , pois hoje faço parte de muitos sonhos de outras pessoas!


(5) Ainda em 2000, o time bateu Jundiaí nas semifinais, que contava com um time de estrelas e o técnico Barbosa e encarou Ourinhos nas finais. Qual foi a sensação de disputar a final de um Paulista para um técnico tão jovem como você?

Você deve achar que vivo no mundo da lua, mas foi um sonho de verdade e de muito orgulho de um vencedor!

Como foram os duelos com Edson Ferreto?

Acho que somos muito parecidos no jeito de encorajar essas meninas mais jovens, mas as partidas na minha opinião foram muito emocionais, fora da realidade, sem razão. Muito emocionais e pouco técnicas.


(6) No Nacional de 2001 (o segundo de Guaru), a equipe acabou não alcançando às semifinais. Que avaliação você faz da participação da equipe neste último Nacional?

Vivemos crises políticas e financeiras que abalaram muito nossa estrutura. O desgaste foi visível. Perdemos partidas, no início, que nos fizeram muita falta.

(7) Após a temporada Nacional, o time mudou bastante. Saíram Aide, Roseli, Korie, entre outras. Chegaram novas atletas. Os motivos destas trocas foram financeiros ou técnicos?

Alguns financeiros e outros de falta de integração maior com o grupo.

(8) Ainda sobre as mudanças antes da temporada, a armadora Sandrinha, que era sua atletas desde o início do projeto, abandonou o basquete. Como você encarou essa despedida precoce e qual a sua participação nela?

O resumo que faço disso hoje é que eu, Cato, queria que ela jogase mais do que ela mesmo!

(9) O time mudou bastante e, acredito que esta temporada tenha sido difícil para vocês, principalmente pela necessidade de um entrosamento entre as novas peças. Como foi rearrumar a casa com a chegada de Rose, Paty, Ana Lúcia?

É, como você disse bem , foram muitas mudanças do time de 2000. Só a Ana Mota e a Maria Cristina que permaneceram. Acredito que a formação desse grupo foi o ponto forte para este terceiro lugar em 2001.

Mas o tempo não foi suficiente e algumas estratégias de trabalho tem que ser revistas.


(10) Guaru acabou sendo rifado das finais pôr Santo André (3 a 0). O que faltou a seu time para voltar à disputa do título?

O entrosamento, como você disse, e a qualidade de trabalho da Laís e suas experientes jogadoras, fizeram a diferença.

(11) Um dos problemas maiores de Guaru desde 1999 tem sido as opções limitadas para o jogo no garrafão, muitas vezes com alas cumprindo a posição 4. O que você pensa disso? Como pretende solucionar essa deficiência?

Acredito muito que superamos esta deficiência já neste ano de 2001, haja visto a grata apresentação da Gilmara.

As demais jogadoras (Kelly Cota e Maria Cristina) precisam treinar mais e aproveitar suas oportunidades.


(12) Algumas jogadoras jovens têm tido oportunidade de aparecer através de suas mãos, como a Micaela e a Geisa, bem como de algumas atletas mais experientes como a ala Patrícia (atual Santo André) tem ressurgido sob seu comando. Gostaria que você falasse um pouco do seu trabalho com esses três nomes...

Bem, agradeço sua sensibilidade de lembrar disso. Acredito muito em poder dar condições para essas meninas mais novas e até mesmo das mais experientes e às vezes esquecidas, como também Eliane, Edjane, Aide, Roseli e a Ana Mota.

Sobre as três penso que na oportunidade delas jogarem aqui em Guarulhos, elas precisavam de espaço e oportunidade para jogar e elas tiveram.

A Micaela é uma menina que precisa de mais atenção, tem um potencial enorme, mas precisa de controle.

A Geisa é muito parecida com a Micaela, mas ainda não tem sua identidade.

A Patricia é muito inteligente para jogar. Acho que ela precisa jogar mais e para isso, tem que esquecer a preguiça e buscar seu lugar que está pôr aí. É só procurar.


e da sensação de vê-las partindo para outros clubes?

A sensação é de que, na época, nós da comissão técnica cumprimos nosso dever!

(13) Uma atleta veterana que está há algum tempo na equipe é a Ana Motta, que tem passagens pela seleção brasileira e anos de basquete. Um nome como a Ana ajuda a dar tranqüilidade a grupos novos como o seu?



Sem dúvida , ela é uma pessoa muito boa e quem aproveitou disso, ganhou muito.

(14) Não fosse a presença de Iziane, certamente a revelação do Paulista teria sido a Gilmara (Gil). Gostaria que você falasse um pouco dessa jovem jogadora e da sua participação neste Paulista.

Sou suspeito para falar. Meu voto foi para ela! A Gil teve uma iniciação muito boa com a Macau, em Piracicaba, e agora fica fácil administrar. Ela tem um domínio de corpo dos melhores das atletas nesta posição , e agora precisa treinar mais a habilidade com a bola para virar uma ala e das mais fortes. Pode acreditar!

(15) Qual é a programação de Guaru agora e os objetivos mais imediatos?

Voltaremos aos treinos em 18 de fevereiro. Em relação aos objetivos do grupo são de: intensificar os treinos de fundamentação específica, para melhorar o individual. Teremos um mês.

Buscaremos o titulo no Paulista e também nos Jogos Regionais, e vamos manter o ranking entre as quatro melhores equipes do país!




(16) Você já pode adiantar alguma modificação no time para a próxima temporada? Estão previstas contratações? Já estão definidas dispensas?

A equipe está composta pelas seguintes atletas:

 Armadora – VENEZA, EX-CARAPICUIBA E BCN (CONTRATAÇÃO)
 Armadora – KÁTIA (JUVENIL)
 ALA/ARMADORA – CLÉIA
 ALA/ARMADORA – PALMIRA ( JUVENIL)
 ALA – ROSE
 ALA – PATRICIA (Paty)
 ALA – FABIANA
 ALA – MARIA CRISTINA
 ALA/PIVÔ – GILMARA
 PIVÔ – ANA LÚCIA
 PIVÔ – KELLY COTA

Não pertencem mais à equipe: Josiane , Fernanda Perandini e a Silmara Pereira (Gorda). A Ana Mota, após a recuperação do joelho operado, poderá talvez ser absorvida no trabalho de base.


(17) Gostaria que você fizesse uma análise do último Campeonato Paulista. Como você acha que o nível técnico vem respondendo à presença de menos estrelas e a ausência de estrangeiras?

É realidade. Precisamos continuar dando oportunidade às jogadoras mais novas. O nível com certeza nivelou pôr baixo, mas é culpa nossa deixarmos de fazer o trabalho de base crescer e de cobrar de nossos dirigentes uma melhor política esportiva. Nossos dirigentes devem intensificar os campeonatos estaduais, e a promoção de eventos internacionais no pais e de recursos aos clubes fazerem intercâmbio.

Vivemos de passado, temos uma estrela grande que chama Basquetebol Feminino. As meninas estão aqui. É só trabalhar sério, que seremos as estrangeiras de lá. Mas só se quisermos também, dando condições, não precisaremos ir embora. Temos um país enorme para explorar ainda. Precisamos ser mais "BASQUETE FEMININO" e não Oscar, o EU, o individualista. Não dá certo.


(18) Gostaria que você falasse um pouco do trabalho de Guaru nas categorias de base. Qual a dimensão dele?

O ano passado infelizmente não tivemos a participação do feminino nos campeonatos da federação. Mas, nas ligas, as categorias mini, mirim e infantil se apresentaram muito bem.

Hoje participaremos na federação nas categorias mirim; infantil e juvenil. Fora estas equipes, no trabalho de massificação esportiva e de treinamento desportivo, contamos com aproximadamente 1200 crianças do município e eventuais migrações.


(19) E o Mundial deste ano? Quais as chances da seleção brasileira feminina na sua opinião?

Hoje diria que nossas chances poderiam ser melhores se tivéssemos tempo de preparação, mas tem ligas Européias, WNBA e outros interesses.

Mesmo assim acredito que ficaremos entre os seis melhores.


(20) Bate - Bola:

Um sonho: Mais um - Ser técnico da Seleção Brasileira!
Uma vitória inesquecível: Contra o BCN: 77 x 71, com a Paula e tudo mais!
Uma derrota que não sai da cabeça: A terceira partida em Guarulhos nas finais do campeonato de 2000. Foi crucial!
Um título: O primeiro no mirim, em 1992!
Um técnico: hoje, o Lula, do COC Ribeirão Preto!
Uma atleta estrangeira: A KORIE !
Uma atleta brasileira: Atleta, só a JANETH!
Uma quadra: a do Charlotte Hornets!
Uma revelação: A GILMARA (GIL)!
Ridículo

A imprensa brasileira divulga que Anderson Varejão fez 02 (dois mesmo) pontos no Espanhol...

Vocês já ouviram falar em Iziane, seus energúmenos?
GRAJAU X BELFORD ROXO DISPUTAM TERCEIRO LUGAR


As equipes de Grajaú/ABVRJ e Belford Roxo estarão em quadra neste sábado para a disputa do terceiro lugar do Campeonato Estadual Adulto Feminino. A partida será às 11h, no ginásio da ABVRJ, na Praça da Bandeira e vale vaga para a Copa do Brasil, que começa em março .

Em seguida, a Federação de Basquetebol do Rio de Janeiro – FBERJ, promove um churrasco de confraternização para jogadores, atletas, comissão técnica, dirigentes e para imprensa.


P.s.: Vasco e Campos disputam a final do Carioca!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2002


Grajaú/ABVRJ vence ACF/Campos no Estadual de Basquete


Em jogo realizado no ginásio do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, em Campos, a equipe do Grajaú/ABVRJ derrotou o ACF/Prefeitura de Campos por 74 a 64(35 a 24). A cestinha da partida foi Vanira, do Grajaú/ABVRJ, com 18 pontos. As duas equipes voltam a se enfrentar nesta quinta-feira(07/02), às 19:30h, no ginásio do grajaú Country Club. A série está sendo vencida pelo ACF/Prefeitura de Campos por 2 a 1. O vencedor da série enfrenta o Vasco na decisão do Estadual.


ACF/PREFEITURA DE CAMPOS 64 X 74 GRAJAÚ/ABVRJ

ACF/PREFEITURA DE CAMPOS: Ednéia(5), Márcia(17), Kamila(6), Marta(14), Mariel(8). Entraram: Aninha(4), Keite(7), Íris(3) e Tati(0). Tr: Marcus Gama

GRAJAÚ/ABVRJ: Vanira(18), Edna(14), Ana Regina(13), Ana Carolina(13), Marimar(11). Entrou: Lenice(5). Tr: Aloísio Balbi
No Diário de São Paulo:



"Janeth arregaça as mangas e abre escolinha"
Portugal

Por Carlos

> A equipe da Marli Morais o União
>da madeira jogou sábado contra o
>Boa Viagem e perdeu por 73 x 83
>onde ela foi o destaque do jogo
>eleito pela tv açoriana fazendo 36
>pontos e 10 rebotes . No domingo
>voltou a jogar contra o Micaelense
>onde joga a outra brasileira Andrea
>Tuiu e Andrea levou vantagem
>vencendo por 61 x 52, neste jogo
>Andrea foi o destaque onde pegou
>20 rebotes e fez 20 pontos e a
>Marli fez 22 pontos e 5 rebotes.
> Já a Márcia Formagio
>e a Mainha (o Nacional) jogaram
>sábado e perderam para o
>Santarem por 64x 76 e Marcia fez
>21 pts e 8 rebotes e Mainha fez 4
>pts e 10 rebotes. No domingo elas
>voltaram a jogar e perderam de
>novo num jogo onde so foi definido
>na prorrogacao , por 71 x 77 e
>Marcia fez 10 pts e 8 rebotes e
>Mainha fez 7 pts e 15 rebotes.


ESTADUAL FEMININO COMEÇA EM MARÇO

A Federação Paulista de Basketball (FPB) realizou nesta terça-feira (05 de fevereiro), em sua sede, na Capital, uma reunião com representantes das equipes que disputarão o Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2.002. Estiveram participando, Antonio Chakmati (presidente da FPB) e representantes das sete equipes confirmadas – Unimed/Americana, Corinthians/Santo André, CEO/Unimed/Ourinhos, SERC/Santa Maria (São Caetano do Sul), AA Guaru/Nova Geração (Guarulhos), São João (Jundiaí) e Associação São Bernardo (São Bernardo do Campo).

A fase de classificação do campeonato começa a ser disputada na segunda quinzena do mês de março, possivelmente no dia 22, com uma rodada por semana, provavelmente às sextas-feiras. Antes, no entanto, será disputado o Torneio Início, que ainda não tem local definido, e está agendado para os dias 16 e 17 de março (sábado e domingo).

Forma de disputa
O certame será disputado em duas fases distintas, a de classificação e os playoffs. Na fase inicial, as equipes participantes jogam entre si em turno e returno. As duas primeiras colocadas se qualificam para o playoff – semifinal. O terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputam o playoff – quartas-de-final em melhor de três jogos.

As finais serão disputadas em melhor-de-cinco jogos, com a equipe que primeiro totalizar três vitórias sendo a vencedora.

A fase dos playoff começa a ser disputada em outubro. – O campeonato sofre uma pausa em virtude do Campeonato Mundial Feminino, que será disputado este ano, e ainda pela realização dos Jogos Regionais – explica Chakmati.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2002

Campeonato Carioca de Basquetebol Feminino
ACF/Campos vence e está próximo da decisão


A equipe do ACF/Prefeitura de Campos venceu nesta terça-feira o Grajaú/ABVRJ por 98 a 72 (45 a 31) em jogo válido pelo Campeonato Estadual de Basquetebol Feminino. A partida foi realizada no ginásio do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, em Campos dos Goytacazes. Com o resultado, o time campista fez 2 a 0 na série semifinal e só precisa de mais uma vitória para decidir o título da competição contra o vencedor de Vasco e Belford Roxo(o Vasco vence a série por 2 a 0). Amanhã(06/02), jogam em Campos, ACF/Prefeitura de Campos x Grajaú/ABVRJ, e em São Januário, Vasco x Belford Roxo. As duas partidas começam as 18 horas.

O técnico do ACF/Prefeitura de Campos, Marcus Gama, considerou que a equipe estava mais solta em quadra na primeira partida da série. Para o treinador, o time tem totais condições de fechar a série nesta quarta-feira.

"O jogo contra o Grajaú é sempre complicado pois são adversárias experientes e cadenciam muito o jogo. O nosso time se comportou muito bem e acho que devemos fechar a série sem maiores dificuldades nesta quarta", comentou o treinador, admitindo que a equipe já está pensando na decisão contra o Vasco, embora tente combater o clima de vitória antecipada.


ACF/PREFEITURA DE CAMPOS 98 X 72 GRAJAÚ/ABVRJ

ACF/PREFEITURA DE CAMPOS: Íris(27), Márcia(14), Ednéia(13), Marta(11), Mariel(9). Entraram: Aninha(7), Tati(6), Keite(6), Kamila(5), Gleise(0), Isa(0). Tr: Marcus Gama

GRAJAÚ/ABVRJ: Vanira(20), Ana Regina(14), Edna(11), Marimar(10), Lenice(4). Entrou: Ana Carolina(13). Tr: Aloísio Balbi

domingo, 3 de fevereiro de 2002

Achei a Zaine!!!!!!!



Finalmente achei minha amiga Ilisaine Karen David. A menina está é no Cus Chietti, na Itália, jogando e arrasando ao lado de estrelas como Bridget Pettis.

Na Copa Ronchetti (que eu imagino que seja como uma Euroliga ou coisa parecida) as médias dela são de 12,2 pontos por jogo.

No Italiano, tem jogando em média 27 minutos por jogo e suas médias são de 9,7 pontos.

No fim de semana, seu time perdeu para o Parma por 67 a 62. Zaine jogou por 31 minutos, mas não esteve bem: 4 pontos e 3 rebotes.

Agora vamos acompanhar a moça de perto!
Itália

Adrianinha marcou 7 pontos na derrota do Paenta para o Schio (80 a 69).
Cíntia marcou 20 pontos e Renata 11 na derrota do Treviglio para o Priolo (80 a 64).
Izi

A estupenda IZIANE continua deitando e rolando no Campeonato Espanhol.

Desta vez seu time perdeu em casa para o Valencia (que ocupa o 2o. lugar na classificação) por 76 a 74.

Iziane ficou em quadra por 38 minutos e marcou 28 pontos e pegou 7 rebotes.

Foi a cestinha da partida, consideranado que o jogo contava com estrelas como a sua colega (a italiana) Catarina Pollini. No time adversário: Trisha Fallon, Almaya Valdemoro e Shannon Johnson.

Incrível, não?

O time de Izi, o Yayá-Maria ocupa a terceira posição no Campeonato.

Mais do mesmo

O Zaragoza, da Kátião é o quinto colocado, bateu o Andalucia (onde já jogou Geisa) por 71 a 48, com 13 pontos de Kátia.

O Salamanca de Claudinha perdeu para o Banco Siméon por 76 a 74, com 23 pontos da nossa armadora.

sábado, 2 de fevereiro de 2002

Entrevista

Fico feliz de em uma mesma semana ter conseguido duas entrevistas tão legais!

O papo agora é com o técnico do time de Campos, Marcus Gama.

Marcus Gama




Painel do Basquete Feminino (PBF): Marcus, como você se envolveu com o basquete? Onde e quando você começou sua carreira? Jogou antes de ser técnico?

Marcus Gama (MG): Sempre fui um esportista e jogava basquete na escola onde estudava, em Nova Friburgo - RJ. Até era um armador razoável mas minha altura não me ajudava muito. Por volta de 1994, Sérgio Macarrão (medalista Olímpico e Mundial) começou um trabalho de escolinha e me convidou para participar como auxiliar. Trabalhei um ano com Macarrão aprendendo muito e comecei a estudar e fazer diversos cursos sobre basquete. Quando Macarrão mudou de cidade essa equipe já jogava campeonatos de base no Rio. Antes de eu assumir como técnico principal passou por essa equipe três outros técnicos (95-96) e no Campeonato Estadual de 96 na minha estréia a equipe que já disputava o Adulto se tornou campeão Estadual pela primeira vez e tudo ocorreu daí por diante. Em 2001 e 2002 também fui o técnico da Seleção Carioca Infanto em Campeonatos Brasileiros.

PBF: Por alguns anos, você foi o responsável por um dos pólos de maior tradição do basquete no Rio de Janeiro, dirigindo o time de Nova Friburgo. Gostaria que você fizesse um resumo desse período, dos títulos e da importância deste trabalho em sua carreira e para o basquetebol do seu estado.

MG: Trabalhei em equipes competitivas em Nova Friburgo de 1996 a 1999. Nesse tempo fomos Tricampeões Estaduais (96-97-99), tricampeões dos JAI´s – RJ (97-98-99), Bi-Campeão Taça Eugênia Bohrer (99 – 2000) e diversas vezes campeão Regional em São Paulo disputando por cidades como Bauru, Mogi das Cruzes, São José Rio Preto...Assim nosso trabalho que já era conhecido no Rio começou a ser respeitado em outros Estados. Cheguei a ser convidado para acompanhar a Seleção Brasileira com o Barbosa, na fase de treinamento 99-2000.


PBF: Mesmo sua equipe se sagrando campeã regional, ela não disputou o nacional em nenhuma das suas quatro edições, sendo sempre o representante estadual um projeto mais marqueteiro que basqueteiro, como o Fluminense (98), o Botafogo (99) e o América (00). Como você enxerga isso?

MG: Só é uma pena que nenhuma dessas equipes deixou plantada nenhuma raiz para que o basquete do Rio crescesse mais. Talvez nessa época Friburgo realmente não tivesse estrutura e grana para disputarmos uma competição desse nível, mas de nada valeu a montagem dessas equipes meteóricas que se dizimavam em seguida.


PBF: Os investimentos do Vasco no basquete feminino, a partir de 2000 significam o quê para o basquete carioca, na sua opinião? E como você enxerga as dificuldades que este projeto tem enfrentado pra se manter?

MG: Foi excelente não só para o basquete Carioca, como também para atletas e técnicos que ampliaram seus mercados de trabalho. Só que foi uma coisa irreal com valores que não poderiam ser mantidos. Isso hoje traz uma desconfiança não só ao Vasco que passa por dificuldades até hoje, mas ao basquete do Rio. Campos vem pagando seus compromissos em dia (em todas as modalidades) há seis meses, e sempre que vamos negociar com atletas temos que provar ao atleta que o Projeto é sério e não é passageiro.



PBF: Em 2000, você conseguiu o terceiro lugar para o time de Nova Friburgo no Carioca, que teve a final disputada pro Vasco e Mangueira. Como foi este torneio?

MG: Quando nós montamos o elenco de 2000, nós não sabíamos que o Campeonato seria de altíssimo nível. Como não teríamos dinheiro para mais contratações, começamos a trabalhar com a cabeça das atletas de que essa seria a nossa grande oportunidade. De fato a final obviamente seria entre Mangueira e Vasco, que também fizeram a final na Liga Nacional que veio em seguida, mostrando não só que eram os melhores times do Rio, mas também do Brasil. O que não foi bem aproveitado pela TV foram os jogos mostrados ao vivo. Tiveram 3 grandes jogos Friburgo x Botafogo que não foram mostrado na TV, que preferiam mostrar um massacre da Mangueira em Belford Roxo. Eu acho que os jogos é que foram escolhidos erradamente já que um outro campeonato a parte estava sendo disputado com jogos de bom nível, só que eram no interior onde a TV não ia. Vale lembrar que Vasco e Mangueira eram mais fortes no Estadual do que na Liga devida a qualidade das estrangeiras.

PBF: Ao fim da temporada, você foi contratado pela Prefeitura de Campos para comandar a equipe de basquete feminino da cidade dentro de um projeto que conta com outras modalidades. Como você encarou e está encarando esse desafio?



MG: Eu fiquei muito satisfeito porque foi esse trabalho de 2000 que foi acompanhado de perto pelos dirigentes Campistas que nos trouxeram aqui. Nos outros esportes da cidade eles escolheram treinadores já consagrados como Zé Boquinha e Luizomar Moura. No nosso caso o Presidente da Fundação de Esportes de Campos, Sr. Lulu Beda já conhecia nosso trabalho a longo tempo e nos trouxe para dar prosseguimento ao que ele chama de renovação dos técnicos de basquete feminino, que ainda hoje fica na mão de poucas pessoas.

PBF: Quais são as suas ambições para sua equipe em nível regional e nacional?

MG: A nível Estadual o Projeto é de chegar em todas as finais com reais possibilidades de disputar títulos. A nível Nacional estamos tentando adquirir credibilidade com atletas de nível de Seleção que sentem ainda receio de trocar de Estado e de até trabalhar com uma comissão técnica jovem em uma Cidade desconhecida. Mas, aos poucos, nós vamos mostrando nosso trabalho e pretendemos fazer um time que brigue para classificar para os play-offs na Liga Nacional e ver até onde mais podemos ir.
Em curto prazo os resultados já apareceram, essa equipe é Campeã do JAI – RJ, Campeã dos JAB´s (em Brusque – SC) e vice-campeã da Taça Eugênia Bohrer.


PBF: Gostaria que você apresentasse o quinteto titular da sua equipe, falando sobre cada uma delas.



MG: Tenho duas armadoras que posso considerar titulares. Uma é a Keite que tem 19 anos e jogava em Americana, ele pegou todas as Seleções Catarinenses de base; a outra é a Ednéia que jogou em Friburgo ano passado e já foi Seleção Brasileira Universitária. Nas laterais tenho a Ana de Friburgo, a Íris que vem de Blumenau e tem sido um dos destaques. Nos pivôs a Marta, Ângela e a Mariel de Nova Friburgo se revezam também. Compõe o elenco a Isa que vem de uma temporada Universitária Americana, a Gleise e a Márcia de Nova Friburgo e mais duas juvenis Kamilla e Tatiane. Vale lembrar que o trabalho aqui também está sendo desenvolvido nas categorias de base e depois do Carnaval deveremos fazer peneiras.


PBF: A primeira contratação de peso da equipe foi a Marta Sobral. Por que a opção pela Marta?

MG: No começo, procurávamos uma atleta de renome Nacional que além de ajudar dentro de quadra, também nos ajudasse a divulgar a seriedade do projeto. Então o nome da Marta foi um consenso e em seis meses passados posso te garantir que a aposta foi correta. A Marta hoje é a nossa melhor garota propaganda. Para quem quiser saber se o trabalho aqui é sério e com idéia de longo prazo é só ligar para ela. Ela tem jogado uma média de trinta minutos e tem feito em média vinte e cinco pontos por jogo, mesmo em competições Nacionais como o JAB´s. Atuações que ele não vinha tendo em outros times ha muito tempo. Acho que o clima de Campos lhe fez bem.

PBF: Estão previstas novas contratações?

MG: Sim. A idéia é trazer para esse ano pelo menos mais duas jogadoras com passagem por Seleção. Verba nós possuímos,apesar de ninguém aqui fazer loucuras e contratos milionários... precisamos de jogadoras que não tenham medo de mudanças e desafios, pois, Campos hoje tem uma das melhores estruturas do País para pratica do esporte.

PBF: Gostaria que você falasse da sensação de ver uma ex-atleta sua, a Néia, passando a ocupar o posto de assistente técnica do time. Como foi essa transição?



MG: A Néia, quando jogava, já era uma líder dentro de quadra, então essa transição ocorreu naturalmente.


PBF: Provavelmente, sua equipe fará a final do carioca com o Vasco. Você está preparado para esses confrontos? Sua equipe pode vencer Micaela, Érica & Cia?

MG: Nós respeitamos muito a equipe do Vasco e suas jogadoras, mas no jogo do turno chegamos a abrir 14 pontos de diferença lá em São Januário e não nos deixaram vencer. O difícil é vencer o Vasco nos bastidores.


PBF: Você acredita que o basquete feminino possa finalmente criar raízes no Rio de Janeiro?

MG: Ainda vai ser um processo um pouco lento já que se destacam apenas duas forças. Hoje Belford Roxo e Caxias já estão muito mais estruturados do que no ano passado. Eu acho que a solução para o basquete brasileiro seria os Torneio Regionais pois nem São Paulo anda com essa bola toda. A CBB já está dando o primeiro passo lançando uma Taça Brasil que iria de março a abril, abrindo novos pólos no Sul, Nordeste e etc.. podendo esses Estados investir o ano todo, não apenas para a liga. Se for um Torneio bem organizado pode ser a luz no fim do túnel do basquete feminino que tantas glórias traz ao Brasil.


PBF: Gostaria que você falasse um pouco das suas expectativas para o desempenho da seleção brasileira no Mundial deste Ano.

MG: Fazer uma previsão agora é quase dar um tiro no escuro.Quase todas nossas selecionáveis estão fora do país e não sei se estão conseguindo se firmarem, depois vem a WNBA ...vamos esperar que essa experiência internacional traga ainda mais qualidades para nossas atletas e que consigamos jogar de igual para igual contra EUA, Austrália, Rússia, França...

Bate-Bola:

Um título: Seleção Brasileira Campeã Mundial.
Um sonho: Ter algum dia meu trabalho reconhecido Nacionalmente
Uma atleta: atualmente Silvinha
Um time: atualmente Unimed Americana
Um técnico: Hélio Rubens
Uma quadra: Ginásio Municipal de São José Rio Preto
Uma revelação: Iziane
Um ídolo: Phil Jackson

Americana

Passe no site da Gazeta pra pegar seu pôster das campeãs paulistas!!!



Aqui: http://www.gazetaesportiva.com.br/poster/index2.htm
VASCO VENCE CAMPOS E TERMINA A FASE DE CLASSIFICAÇÃO EM PRIMEIRO

O ACF/Prefeitura de Campos perdeu para o Vasco por 67 a 80 (38 a 40), no ginásio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Campos. A cestinha da partida foi Micaela, do Vasco, com 27 pontos. Com o resultado, o Vasco terminou a fase de classificação em primeiro, sem perder nenhum jogo. As semifinais começam neste domingo, no ginásio do Grajaú.

A partida começou acirrada com as duas equipes se alternando na frente do marcador. Campos marcava bem e esteve bastante eficiente no ataque com boas jogadas de Marta, ex-seleção brasileira, e da ala Márcia. O primeiro quarto terminou com quatro pontos de vantagem para o time de casa: 22 a 18.

No segundo quarto o jogo permaneceu equilibrado e terminou com pequena vantagem para o time vascaíno: 38 a 40.

Na volta do intervalo, o panorama permaneceu o mesmo. As duas equipes se alternavam na frente do placar. O quarto terminou com pequena vantagem para Campos: 59 a 58.

No último e decisivo quarto, uma bola de três pontos de Marta colocou Campos na frente: 64 a 61, a 7m20s do fim. A partir daí, o Vasco começou a reagir e tomar conta da partida. Micaela puxou praticamente todos os contra-ataques e não errou nenhuma bola. A equipe de Campos, no desespero, arremessava de qualquer maneira e não conseguiu acompanhar mais o forte poder ofensivo vascaíno. O atual campeão brasileiro mostrou sua força e terminou o jogo com 13 pontos de vantagem.

"Nossa equipe foi afobada. Aconteceu o mesmo no jogo do primeiro turno, em São Januário. Vínhamos jogando bem, com boas jogadas debaixo do garrafão e com forte marcação. Conseguimos segurar o Vasco até o último quarto. No final da partida, tentamos resolver de qualquer maneira, erramos passes e "chutamos" de qualquer lugar. Se fossemos mais conscientes poderíamos ter vencido. Mas foi uma bom jogo", disse o técnico Marcus Gama.

1° Quarto: 22 a 18

2° Quarto: 38 a 40

3° Quarto: 59 a 58

4° Quarto: 67 a 80

ARBITRAGEM: Ewaldo Ramos e Marcelo Cardoso

ACF/Prefeitura de Campos – Keite, Íris, Márcia, Mariel e Marta – ENTRARAM: Aninha, Ednéia, Isa e Kamila – TÉCNICO: Marcus Gama

VASCO – Lucimara, Micaela, Luciana, Érika e Eliane – ENTRARAM: Bruna, Rafaela, Gabriela e Flávia – TÉCNICA: Maria Helena Cardoso



TABELA SEMIFINAIS – Melhor de 5 partidas



03/02 – DOMINGO – Semifinal 1

15h – Belford Roxo (4°) X Vasco (1°) – Ginásio do Grajaú Country Club

16h30 – Grajaú/ABVRJ (3°) X ACF/Prefeitura de Campos (2°) – Ginásio do Grajaú Country Club

04/02 – SEGUNDA-FEIRA – Semifinal 2

18h – Vasco X Belford Roxo – Ginásio de São Januário - RJ

05/02 – TERÇA-FEIRA – Semifinal 2

18h – ACF/Prefeitura de Campos X Grajaú/ABVRJ – Ginásio do CENSA – em Campos

06/02 – QUARTA-FEIRA – Semifinal 3

18h – ACF/Prefeitura de Campos X Grajaú/ABVRJ – Ginásio do CENSA – em Campos

18h – Vasco X Belford Roxo – Ginásio de São Januário - RJ

Leila Sobral

A televisão brasileira tem sido pródiga em produzir porcarias, inutilidades e baixarias. Entre o que de pior existente na TV certamente está qualquer programa apresentado pela Senhora Márcia Goldschimdt, uma especialista em revirar o lixo na frente de todos sem nenhum constrangimento aparente.



No seu "A Hora da Verdade", o limite da escatologia, do mau-gosto, da luta insana pela audiência está sempre a ser alcançado.

Na última semana, o basquete brasileiro foi uma das pautas desse show dos horrores.

A responsável por esse acontecimento foi Leila Sobral, que em mais um desacerto de sua carreira, resolveu expor seus dramas neste indelicado palco.

Não assisti ao programa que contou com a participação de Leila. Acho melhor assim. Talvez ficasse deprimido de vê-la numa situação tão humilhante. Talvez se repetisse a mesma sensação que tenho quando revejo o Mundial da Austrália (94): "Que jogadora o país perdeu!".

Há alguns anos insisto com conhecidos da imprensa esportiva para que fossem atrás de Leila. Achava que o assunto merecia ser discutido, que ela precisava ser ouvida, que seria benéfico para as novas atletas perceber como um descuido com a carreira pode ser fatal. Ninguém se interessou pela pauta. Hoje, acho que as coisas já ultrapassaram o limite do "conversável", do "resolvível". São cada vez menores as chances de Leila voltar a jogar, e, se voltar, dificilmente recuperará a beleza e a agilidade do seu basquete.

Leila apareceu cedo pro esporte. Era a irmã de Marta. Logo deixou de ser apenas isso. Aos 18 anos, foi campeã mundial na Austrália. De longe, a maior surpresa e a presença mais vibrante em quadra. Roubava bolas com uma facilidade incrível. Enlouqueceu as americanas no garrafão e deixou as chinesas de olhos abertos.

Não quero ser exagerado, mas nunca houve uma ala no basquete nacional como Leila. Espero que um dia haja.

Voluntariosa na defesa, precisa no ataque, infiltrava bem e formava uma dupla inspiradíssima com Janeth em Santo André.

Previa um futuro maravilhoso pra Leila.

O engraçado é que seu passado não registrava nenhum ato de indisciplina, de irresponsabilidade.

Me recordo de um único episódio em que a atleta se desentendeu com o presidente da Microcamp (por falar nisso, será que ele já pagou o que deve à Paula, Branca e Cláudia Pastor?), numa semifinal do Paulista 96, sendo suspensa do jogo.

Ela continuou sua trajetória, esteve nas Olimpíadas de 96 e no Mundial de 98.

Aí é que Leila perdeu o centro das coisas.

Perdeu o rumo.

Esteve na WNBA (Washington), mas foi dispensada antes do término da temporada. Assinou, então, com o basquete grego e foi para o Panathnaikos. Quando este clube esteve no Brasil para o Mundial Interclubes, Leila foi cortada em um dos jogos da equipe por indisciplina.

A trajetória em queda se completa em 1999, quando a atleta descartou uma convocação de Barbosa por motivos religiosos.

A atleta foi reintegrada à seleção no Pan-Americano. Estava longe da melhor forma física ou técnica, mas mesmo assim ainda dava prazer vê-la jogar.

No último jogo do torneio, se contundiu e é aí que tudo ficou nublado.

Leila não teve o apoio que desejava do COB para fazer sua cirurgia e recuperação do jeito que preferia, com seu médico de confiança, etc e tal.

Ingenuamente, protelou a operação, 'disfarçou' a contusão, tentando garantir um emprego no basquete paulista.

A ajuda veio pela pivô Karina, que com o patrocínio da Knorr, bancou a cirurgia de Leila.

Infelizmente, a 'preocupação' com as condições de Leila só reapareceram às vésperas das Olimpíadas de Sydney. A atleta não pode ir.

A penúltima aparição de Leila foi sua decisão de processar o COB por sua contusão.

Ninguém sabe se Leila vem se submetendo a fisioterapia, se o tratamento da lesão que já se arrasta para o terceiro ano vingará ou não...

Ela reaparece agora, grávida de 3 meses e dizendo querer voltar ao basquete.

É...

Muito triste, muito complicado, muito desanimador...

Chega a ser dolorida a ironia de que em um mesmo canal (a Tv Bandeirantes), em 94 eu tenha ouvido os gritos eufóricos de um atônito Luciano do Valle ("Leilááááá! Leilááááá!") e agora ouça as expressões pseudo-piedosas de dona Márcia: "Oh, Leila!"
Chique no úrtimo

O blog tem mecanismo de busca agora!

Boa -nova

A Melissa estréia com competência sua coluna sobre basquete feminino no Basket.com.br!
Não é brinquedo não!

Nossa queridíssima Iziane está mesmo disposta a quebrar o coco e, de quebra, arrebentar a sapucaia nessa sua passagem pela Espanha.

Na sua segunda partida pelo Yaya Maria, Iziane já foi titular, jogou os 40 minutos na vitória contra o Cadí por 88 a 70.

Iziane marcou 34 (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) pontos: 6 bolas de 3 pontos, 7 de 2 pontos e 2 lances-livres e ainda 4 rebotes e 3 assistências.

E...

No encontro de Brasileiras, o jogo teve até prorrogação. No final, o Viajés de Claudinha (14 pontos, 43 minutos) perdeu por 69 a 75 para o Zaragoza, de Kátia Denise (11 pontos, 39 minutos).

A propósito dos minutos, pergunto...

Na WNBA quantos segundos, essas mesmas brasileiras jogariam?

E quantos pontinhos fariam?

Depois eu que sou IMPLICANTE!

Enquanto isso, na Itália...

Adrianinha marcou 15 pontos na vitória do Paenta por 63 a 53 sobre o Alessandria. O time ocupa a décima posição do Campeonato.
Já na derrota do Treviglio para o Taranto por 73 a 93, Cíntia Tuiú marcou 23 pontos e Renata Oliveira 10. O time ocupa a décima Segunda posição.

Não consigo achar notícias de Zaine!!!

Porto

Notícias de Portugal, por Carlos:

CAMPEONATO PORTUGUES
A EQUIPE DO UNIAO DA MADEIRA ONDE JOGA MARLI MORAIS JOGOU SABADO E PERDEU
PARA O D. JOAO V 50 X 57 , E ELA FEZ 17 PONTOS, 4 ASSISTENCIAS E 5 REBOTES.
A EQUIPE DO NACIONAL ONDE ESTAO MARCIA FORMAGUIO E MAINHA FOI A LISBOA E VENCEU O C.P. NATACAO POR 72 X 64, ONDE MAINHA FEZ 8 PTS E PEGOU 10 REBOTES E MARCIA FEZ 12 PTS E 8 REBOTES, A EQUIPE DO MICAELENSSE ONDE ESTA ANDREA TUIU PERDEU PARA O CAR JAMUR POR 43 X 60 E ELA FEZ 20 PTS E
11 REBOTES.
CAMPEONATO ESTADUAL FEMININO DE BASQUETE

A última rodada do returno do Estadual Feminino de Basquete promete ser de eletrizar. O ACF/Prefeitura de Campos recebe o Vasco, às 17h30m, no ginásio do Automóvel Clube. Este jogo decidirá quem ficará com a primeira colocação para as semifinais, que começam neste domingo.
Se o time de São Januário vencer ficará com o primeiro lugar e enfrentará o Belford Roxo, quarto colocado, na próxima fase.
A missão de Campos é mais complicada. O time do norte-fluminense precisa vencer por uma diferença de pelo menos 11 pontos para ficar com a liderança. Isso porque no primeiro turno o Vasco venceu por 90 a 80. Caso contrário, enfrentará o Grajaú/ABVRJ, terceiro colocado.
O técnico do ACF, Marcus Gama, tem consciência da dificuldade mas acredita no potencial de sua equipe.
"É claro que o time do Vasco é superior. Mas no primeiro turno, lá em São Januário, fizemos um jogo duro com elas. Se conseguirmos repetir essa mesma postura poderemos beliscar uma vitória, além do mais porque jogaremos em casa", disse.
O treinador só irá definir a equipe titular no treino desta sexta-feira mas, nos últimos jogos, Campos tem formado com: Aninha, Iris, Ângela, Marta e Keite.

Eu vou, eu vou

A pivô Patrícia Mara já arrumou malas, cuia, papagaio e periquito e parte de Ourinhos para reforçar o time de Campos (RJ).

Notícias de Janeth Arcain, na Gazeta

1) http://www.gazetaesportiva.com.br/v4/basquete/noticia.php?codigo=4801

2) http://www.gazetaesportiva.com.br/v4/basquete/noticia.php?codigo=4810

Select

Na última quinta-feira, este blog esteve listado entre os 110 sites selecionados do caderno Informática da Folha de São Paulo.

Obrigado pela lembrança e obrigado a todos que me ajudam com o site e que me incentivam.

Valeu.