segunda-feira, 18 de fevereiro de 2002

MAGIC, MAGIC !

Peneiras selecionam 500 atletas para o Centro Olímpico da Prefeitura



O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo está iniciando seleção para 505 atletas em diversos esportes. Os interessados devem apresentar aptidão para a prática competitiva, já que o Centro Olímpico aproveita somente quem apresenta algum tipo de talento. No caso da natação, por exemplo, é preciso ter noções dos quatro estilos tradicionais (costas, peito, borboleta e livre). Em todos os casos, os atletas selecionados devem comprovar ser estudantes da rede pública ou privada de ensino.
A seleção vai de 18 de fevereiro a 15 de março e a idade varia conforme o esporte escolhido, de acordo com a tabela a seguir:

Esporte Idade Sexo Período da peneira
Basquete 12 a 17 Masculino e feminino 18/2 a 15/3
Futebol de campo 13 a 16 Masculino e feminino 4 a 8/3
Ginástica olímpica 6 a 7 Masculino e feminino 18 a 22/2
Handebol 11 a 16 Masculino e feminino 18 a 22/2
Judô 7 a 11 Masculino e feminino 5, 7, 12 e 14/3
Lutas Olímpica e greco-romana 12 a 16 (iniciação) e 12 a 20 (treinamento) Masculino e feminino 5, 7, 12 e 14/3
Natação 9 a 16 Masculino e feminino 18 a 22/2
Voleibol 12 a 17 Masculino e feminino 18 a 15/3
Futsal 13 a 16 Masculino e feminino 5 a 7/3

Os atletas selecionados vão treinar em turmas de iniciação e poderão vir a compor equipes de competição em disputas nacionais e internacionais.
O COTP está pondo em prática o projeto Talento, que pretende revelar novos atletas olímpicos para o Brasil. E também tem como objetivo desenvolver pesquisas nas áreas psicológica e médica ligadas ao desporto, e dar apoio às seleções representativas amadoras oficiais.
HISTÓRIA: O Centro Olímpico surgiu, em 1976, com quatro modalidades esportivas: boxe, atletismo, basquetebol e voleibol; e tem por meta ser uma oficina de campeões, desenvolvendo o potencial dos atletas que se destacam em diferentes modalidades olímpicas em qualquer das unidades esportivas da Secretaria de Esportes, em escolas municipais ou em clubes.
Pelo Centro Olímpico já passaram atletas como Hortência, Marta e Cadum (todos do basquete); Montanaro, Amaury e Fofão (vôlei); Adauto Domingues, João do Pulo e José João da Silva (atletismo); Chiquinho de Jesus e Sidney Dal Rovere (boxe); Kitti, Margarete Massae e João Vicente (ginástica olímpica); e Ricardo Prado (natação).
ESTRUTURA: O COTP tem uma área de 50 mil metros quadrados, dos quais 10 mil são cobertos. Na área coberta encontram-se quatro quadras poliesportivas, para basquete, vôlei, futebol de salão e handebol.
Na área coberta também estão a piscina olímpica aquecida (50x25m); uma área para a prática do judô, o dojô, montado sobre 400 pneus de caminhão para evitar impactos, seguindo o modelo japonês; salão de ginástica olímpica; alojamentos tipo apartamento para 56 atletas; sala de balé; e auditório para 200 pessoas. Na área externa estão o campo de futebol e a pista de atletismo, além de uma arquibancada com capacidade para 2 mil pessoas. Debaixo da arquibancada estão a academia de boxe e a sala de musculação.
O ESPORTE GANHA VIDA: em 2001, paralelamente às ações de reorganização e reforma da estrutura disponível, o COTP – já sob a direção da ex-jogadora de basquete Paula Gonçalves, que também treinou no local no início da carreira – retomou as peneiras em várias modalidades esportivas, o que não ocorria desde 1993. Apenas o boxe funcionava regularmente quando Paula tomou posse.
Além de reativar oito modalidades então paradas (atletismo, basquete, handebol, voleibol, natação, ginástica olímpica, judô e futebol masculino), o COTP implantou o futebol de campo feminino e o futsal, perfazendo o total de 11 esportes olímpicos em atividade. O handebol estava paralisado havia 12 anos.
Após as peneiras, das quais participaram mais de 2.500 candidatos, treinaram no Centro Olímpico semanalmente quase 1.200 atletas, assim distribuídos: atletismo, 43 atletas; basquete, 158; boxe, 100; futebol de salão, 48; futebol feminino, 109; futebol masculino, 130; ginástica olímpica, 66; handebol, 86; judô, 202; natação, 81; e voleibol, 144 atletas.
O COTP mantém seus atletas em diversas competições, e com bons resultados. Os atletas da natação conquistaram, em setembro de 2001, sete medalhas de ouro, seis de prata e 11 de bronze no Torneio Regional, disputado entre vários clubes da capital, sendo que a nadadora Bianca Fernandes obteve o quarto lugar nos Jogos Mundiais da Juventude, realizados na Itália.
A equipe da ginástica olímpica foi campeã no torneio de Alphaville, derrotando grandes forças da modalidade, como Pinheiros e Guarulhos; as equipes masculina e feminina de judô ganharam a Taça Runner Kids, da academia Runner, uma das mais bem equipadas de São Paulo, e a judoca Lucimara Penaforte foi campeã pré-juvenil pesado do Torneio Paulistano da Associação Atlética Guapira. No boxe, os representantes do Centro Olímpico obtêm medalhas e troféus em praticamente todas as competições que disputam. É o caso de Mohhamed Said, campeão paulista de pesos-médios.
O atletismo continua revelando talentos. Depois de João Gabriel Santos ter ganho a medalha de ouro no salto com vara nos 5º Jogos da Juventude, realizados em Recife, foi a vez de Luciene Mendes, de 16 anos, ser convocada para a seleção brasileira que disputou o Sul-americano no Peru. Já a equipe infanto-juvenil de vôlei foi vice-campeã no quadrangular que reuniu as equipes de Itanhaém, São Bernardo do Campo e Carapicuíba. Outros esportes, como o futebol de salão e o basquete, também alcançaram grandes resultados, mostrando que o trabalho sério realizado em 2001 recoloca o Centro Olímpico no cenário esportivo da cidade e do país.
Neste ano de 2002, o Centro Olímpico conta com orçamento para suas despesas básicas com recursos humanos, transporte, lanches e alguma ajuda de custo para os atletas. Mas a verba é insuficiente para atingir todas as metas, por isso a secretária de Esportes, Nádia Campeão, e Paula Gonçalves estão empenhadas em obter patrocínio ou parcerias para implantar novas modalidades, reformar a estrutura física, adquirir uniformes, pagar arbitragens e taxas federativas e custear os atletas em competições.

Serviço: peneiras do Centro Olímpico da Prefeitura, de 18 de fevereiro a 15 de março, das 9h às 17h.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas na hora; é preciso levar documento de identidade.
Local: Av. Ibirapuera, 1315, telefone 5574.0766, ramais 252 e 269.

Nenhum comentário: