segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Bradesco é campeão paulista Sub-15

Matéria aqui.

Brasileiras no Exterior

Espanha - Primeira Divisão 

Zamora 50 x 88 Avenida
Érika (Avenida): 12 pontos e 9 rebotes

Girona 74 x 52 Campus Promete
Nádia (Girona): 6 pontos e 9 rebotes


Espanha - Segunda Divisão

Gijon 81 x 68 Joventud
Izabella Sangalli (Gijon): 30 pontos, 11 rebotes, 4 recuperações e 3 assistências.

Valência 64 x 67 Leganes
Ramona (Valência): 8 pontos e 5 rebotes.


França

Nantes 65 x 87 Charleville
Clarissa (Charleville): 17 pontos e 4 rebotes


Portugal

O União Sportiva, das brasileiras Raphaella Monteiro e Letícia Rodrigues e o Olivais de Tainá Paixão não jogaram neste fim de semana.


Coréia do Sul

KB Stars 83 x 73 Blue Minx
Damiris (KB Stars): 28 pontos e 14 rebotes

sábado, 18 de novembro de 2017

Santo André fecha a série contra São José e conquista o Campeonato Paulista


A equipe do Santo André/Apaba é bicampeã paulista. Na noite deste sábado (18), no ginásio Pedro Dell’Antonia, no ABC, o time dirigido pelo técnico Bruno Guidorizzi derrotou São José por 84 a 71 (46 a 26 no primeiro tempo), fez 2 a 0 na série melhor de três partidas e conquista o segundo título consecutivo do Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina da Série A-1.

As duas atuações da lateral Ariadna Felipe, no jogo de São José dos Campos e em Santo André, deu a ela o título de melhor jogadora das finais. A também lateral Jaqueline Silvestre também foi votada.

Na partida deste sábado, a equipe começou nervosa, mas logo achou o caminho da vitória, explorando os contra-ataques e os arremessos de três pontos, a exemplo do que fez em São José dos Campos. Ao abrir nove pontos no primeiro período (19 a 10), o time teve ainda mais tranquilidade para jogar o segundo, quando fez uma parcial de 27 a 16, fechando o primeiro tempo em 46 a 26.

Os 20 pontos conseguidos nos dois primeiros períodos, fizeram com que Santo André aceitasse o jogo do adversário e só conseguiu um parcial de 19 a 18. Já no quarto período, São José saiu para o tudo ou nada e obteve uma reação esperacular ao vencer por 27 a 26, mas sem a chance de chegar nos segundos finais com chances de vitória.

Jaqueline Silvestre, com 23 pontos, quatro rebotes e duas assistências foi a principal destaque de Santo André na partida, seguido por Ariadna Felipe. Com 21 pontos, nove rebotes, três assistências e uma bola recuperada e Silvinha Gustavo, com 13 pontos, oito rebotes, cinco bolas recuperadas e quatro assistências. Pelo lado de São José, a cestinha foi Vitória Marcelino (21 anos), com 16 pontos, nove rebotes e quatro assistências, seguida por Licinara Bispo (18 anos), com 14 pontos e dois rebotes.

“Estou muito feliz. Quando joguei pela primeira vez em Santo André, fui campeã da primeira Liga. Agora, depois de dois anos, retorno e volto ganhar um título. Aqui é uma família, uma equipe que tem um ótimo trabalho do Bruno (Guidorizzi) e da Prefeitura. Quero continuar lutando e dando muitos títulos a cidade que me acolheu tão bem”, afirmou Ariadna Felipe que no conjunto das atuações do primeiro jogo e o segundo, foi eleita a melhor jogadora das finais.

A capitã da equipe, Simone Lima, conquista seu terceiro título paulista por Santo André, ela que já havia sido campeã também nas temporadas de 2011, 2016 e 2018. “Nosso time é muito unido que não tem vaidade. Por ter jogadoras experientes e jovens, consegue unir bem os dois lados e dar mais esse titulo para a equipe”, completou.

Para o técnico de São José, o título está em boas mãos. “As meninas lutaram. Tentamos fazer uma reação nos dois últimos períodos depois de não termos feito um bom início de jogo. Valeu pela reação das meninas que caíram de pé”, completou.

O técnico Bruno Guidorizzi era assistente de Arilza Coraça na temporada passada. Assumiu o cargo de técnico principal e deu sequência ao trabalho e já no primeiro ano é campeão. “É uma alegria muito grande dar sequência nesse legado que tem Santo André. O time foi campeão no ano passado e a ideia era dar continuidade a tradição da cidade de ser destaque que merece, porque nunca deixou de ser grande. O time foi montado para isso, as jogadoras estavam focadas e queriam o título. Sabíamos da força de São José que acabou valorizando nossa conquista fazendo dois ótimos jogos. O time nosso é experiente e soube administrar no fim do jogo já queriam comorar nos minutos finais justamente no momento em que São José fazia uma reação, mas souberam administrar até o fim”, concluiu Guidorizzi.

Foi o quinto titulo da cidade de Santo André, que antes já havia conquistado dois títulos com o Clube Atlético Pirelli.

Titulos paulistas de Santo André
1974 – CA Pirelli
1975 – CA Pirelli
1995 – Santo André
2011 – Santo André
2016 – Santo André
2017 – Santo André

Playoff final: Santo André 2 x 0 São José
Jogo 1 – São José 72 x 86 Santo André, em São José dos Campos
Jogo 2 – Santo André 84 x 71 São José, em Santo André

Fonte: FPB

São Bernardo campeão do Campeonato Paulista sub-19


Com um time mais experiente e com a tranquilidade de ter vencido a primeira partida em Osasco, a equipe do Instituto Brazolin/São Bernardo não deu chances para o azar. Venceu o segundo jogo da série melhor de três contra o jovem time do ADC Bradesco por 62 a 37 (33 a 22) e sagrou-se campeão do Paulista Feminino Sub-19. O jogo final aconteceu nesta sexta-feira (17), no ginásio Baetinha, em São Bernardo do Campo.

Com um primeiro período quase perfeito, quando abriu uma vantagem de 12 pontos (18 a 6), o time do ABC chegou a diminuir o ritmo no segundo período, quando perdeu por 16 a 15, mas fechando a primeira etapa do jogo com 11 pontos na frente: 33 a 22.

O terceiro período foi novamente equilibrado, porém sempre administrando a vantagem adquirida no primeiro período, com o São Bernardo fechando em 12 a 9. Com a vitória já garantida e com o Bradesco sentindo o poderio do adversário, o último período foi totalmente dominado pelo time da casa que fechou em 17 a 6 e o jogo 25 pontos (62 a 37).

A pivô Raphaela Silva, com 21 pontos, 13 rebotes, cinco bolas recuperadas e uma assistência, foi o grande destaque de São Bernardo, seguida por Lays Silva (15 pontos, seis assistências, quatro rebotes e três bolas recuperadas e Milena Rodrigues (11 rebotes, sete pontos, seis assistências e duas bolas recuperadas. Com 48 rebotes, sendo 13 ofensivos, o time do ABC não deu muitas chances para o Bradesco.

Lorena Anunciação, 16 anos e 1,91m, revelação do campeonato, anotou sete pontos, oito rebotes e uma assistência e foi o maior destaque do Bradesco, seguido por Ana Carolina (sete pontos, três rebotes e duas assistências) e Amanda Novo (seis pontos, quatro rebotes e duas assistências). O Bradesco pegou 39 rebotes, sendo 11 ofensivos.

"Foi uma grande conquista e que representa muito para essa jovem equipe que é o futuro do basquete feminino de São Bernardo", afirmou o André Brazolin, que é presidente do Instituto Brazolin.

O técnico Márcio Belliciéri também estava muito feliz com o título, mesmo porque já no Bradesco, na quarta-feira, o time mostrou maturidade ao vencer a primeira partida. "Otime tem rodagem maior porque disputou o adulto com essas mesmas jogadoras, mais a Joyce Rodrigues. Tinha certeza que nossas jogadoras dariam uma resposta positiva na série final", concluiu o experiente treinador.

Série final ADC Bradesco 0x2 Instituto Brazolin/São Bernardo

Jogo 1 – ADC Bradesco 56 x 57 Instituto Brazolin/São Bernardo

Jogo 2 – Instituto Brazolin/São Bernardo 62 x 37 ADC Bradesco

Fonte: FPB

Cacá de volta ao Blumenau

 

Após um segundo semestre perfeito, com a conquista de quatro títulos de forma invicta – Campeonato Catarinense, Campeonato Sul-Brasileiro, Copa SC e Jogos Abertos SC, o Blumenau se reforça para mais uma temporada da LBF CAIXA. E ela já conhece bem a casa.

A armadora Cacá, de 1,72m e 25 anos, retorna ao Sul após breve passagem pelo basquete universitário. No último mês, ela integrou a equipe da Unip campeã dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) em cima do Uninassau. Na temporada 2016/2017 da LBF CAIXA, Cacá foi uma das principais destaques de Blumenau no primeiro turno até sofrer rompimento dos ligamentos do tornozelo direito. Em 12 partidas, registrou 9,5 pontos por jogo, que a deixaram como a terceira melhor pontuadora da equipe na temporada.

“Minha expectativa para o próxima temporada é a melhor possível. A equipe na temporada passada incomodou muito os outros times, inclusive os que disputaram as finais”, declarou a armadora.

Apesar de jovem, a armadora acumula bastante experiência na LBF. Com 109 jogos no total, já fez parte do primeiro elenco campeão da LBF, em 2010/2011, Santo André. Com passagens por Maranhão, São José e Basquete Vizi (pelo qual registrou a melhor temporada da carreira, com 12,1 pontos por jogo em 36,8 minutos em quadra), Cacá chegou ao seu segundo título da Liga na temporada 2015/2016, com o Sampaio Basquete, ao lado da ala-pivô Carina e da pivô Fernanda Bibiano, que voltam a jogar com ela em Blumenau. E é essa experiência que ela traz novamente para ajudar a equipe catarinense a alçar voos mais longos no nacional.

Armadora argentina será reforço de Venceslau para LBF

A equipe de Presidente Venceslau terá um reforço estrangeiro na disputa da LBF.

Trata-se da argentina Macarena Durso, armadora de 26 anos e 1,69 m.

Pela seleção argentina, Macarena teve médias de 6,7 pontos e 2 assistências em 14 minutos durante a AmeriCup 2017.

Na última Liga Argentina, a armadora foi atleta do Berazategui, quarto colocado, com médias de 14 pontos e 3 assistências por jogo.

Chega ao fim a experiência espanhola de Tatiane Pacheco

O Estudiantes sabia que a disputa da primeira divisão da Liga Espanhola não seria fácil e tinha ambições modestas para a temporada.

Às vésperas da estreia, buscou na brasileira Tatiane Pacheco e na americana Brandie Baker um apoio ao seu jovem elenco para os desafios da temporada.

Mas ambas falharam na missão.

Após sete rodadas, o time não venceu uma partida na competição.

A brasileira Tati não foi bem e já no início da temporada seu destino era previsível para quem acompanha o basquete internacional. O clube trouxe um reforço para a mesma posição ( a sérvia Nina Bogevic) e os minutos de quadra da brasileira minguaram. Em sua última atuação, teve direito a um minuto e trinta e oito segundos.

Nas sete partidas, suaas médias foram de 4,7 pontos e de 31% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

Situação semelhante viveu a americana Brandie Baker (ex-Corinthians/Americana), com médias de 7,8 pontos e aproveitamento de 30%.

Em curto comunicado emitido ontem, o clube informou que "alcançou um acordo de desvinculação" com as duas, agradeceu o profissionalismo e desejou sorte a ambas.

Rapidamente anunciou a chegada da americana Shay Selby e da tcheca Michaela Stejskalova, frisando que se tratavam de duas jogadoras que já jogaram na Liga Espanhola e em outros ligas da Europa.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Santo André derrota São José e fica uma vitória do bicampeonato Paulista


A equipe de Santo André deu um passo importante para conquistar o bicampeonato Paulista da Divisão Especial Feminina. Na noite desta quarta-feira (15), mesmo jogando em São José dos Campos, derrotou o São José por 86 a 72 (45 a 36 no primeiro tempo). Agora, a série melhor de três vai para Santo André, onde o time do técnico Bruno Guidorizzi poderá fechar a série. Ao time do Vale do Paraíba, resta vencer o segundo encontro para forçar um jogo decisivo no domingo.

Um primeiro período arrasador. Foi assim que o time de Santo André entrou na partida decisiva contra São José, ao fazer 27 a 16, graças a uma ótima defesa e também um ataque sem precipitação e muito controlado. No segundo período, São José melhorou muito, chegou a vencer por 20 a 18, mas a primeira etapa do jogo foi do time do ABC por 45 a 36.

Voltando do intervalo disposto a aumentar a diferença, o atual campeão paulista abriu logo 14 pontos (57 a 43), obrigando o técnico Carlos Lima, do São José a pedir tempo. Mantendo o ritmo forte, o time andreense foi aumentando aos poucos sua vantagem, até fazer uma parcial de 21 a 12 no terceiro período e subir 18 pontos na frente: 66 a 48.

A equipe de São José bem que tentou pressionar no quarto período, fez uma parcial de 24 a 20, porém não conseguiu colocar em risco a vantagem colocada durante todo o jogo do atual campeão.

Maira Andrade Horford, com 21 pontos, sendo quatro de seis bolas de três pontos, mais dois rebotes e duas assistências, foi a principal jogadora de São José, seguida por Vitória Marcelino (17 pontos, cinco rebotes e duas assistências.

Pelo lado de Santo André, o maior destaque foi Ariadna Felipe, com 23 pontos, 10 rebotes e três assistências, seguida por Jaqueline Silvestre (22 pontos, dois rebotes e uma assistência.

“Não montamos o time para ser campeão. O time deles sim. Podíamos ter jogado melhor, mas elas estiveram numa noite muito feliz, acertando muitas bolas de três pontos. Agora precisamos colocar na cabeça das meninas que tem um segundo jogo e precisamos ir a Santo André para jogar com tranquilidade, fazendo um jogo consciente e sem o número de erros que cometemos em casa”, analisou o técnico Carlos Lima, de São José.

Para Bruno Guidorizzi, técnico de Santo André, o primeiro passo foi dado. “Fizemos um bom jogo, por sinal muito bonito apesar do início nervoso das duas equipes. Precisamos continuar focados, para fechar no sábado. Precisamos fazer novamente um jogo consciente igual apresentamos aqui em São José”, afirmou.

Silvinha Gustavo foi uma das jogadoras que começou a incomodar a defensiva de São José ao acertar logo no início do jogo uma bola de três pontos. “Jogamos muito bem. Fizemos um jogo bonito próximo  da perfeição. Nosso time foi animal. Agora nosso desejo é acabar no sábado e conquistar o título.


Playoff final: Santo André 1 x 0 São José

Jogo 1 – São José 72 x 86 Santo André, em São José dos Campos

Jogo 2 – sábado (18/11), 19h30, em Santo André

Jogo 3 – domingo (19/11), 19h30, em Santo André*

Sub-17 de Basquete Feminino rende nova taça para time de Americana

Link: aqui!

Mais sobre o projeto Funvic/Ituano

Ituano cria time de basquete e Barbosa estará no comando

Liga de Basquete Feminino terá Ituano como integrante

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Finais do Pauista sub-13 e sub-19 e os diamantes do basquete feminino


A equipe do ADC Bradesco promoveu e conquistou o título do Campeonato Paulista da categoria sub-13 feminino da Grande São Paulo. Na partida decisiva, o time de Osasco derrotou o Santo André/APABA por 50 a 46. Na decisão do terceiro lugar, o SESI-SP venceu o Instituto Brazolin/São Bernardo por 40 a 36.

No jogo decisivo, Manuela, do Bradesco, marcou 10 pontos, enquanto que a cestinha da partida e eleita melhor jogadora das finais (MVP), foi Ana Paula Dias, de Santo André, que marcou 25 pontos. Na vitória da semifinal contra o Sesi, ela tinha sido a cestinha do jogo com 28 pontos.

Na decisão do terceiro lugar, Kailaine (IBSB) e Ana Flávia (SF), ambas com 14 pontos, foram as cestinhas da partida.

Depois da rodada final, neste domingo (12), a classificação final ficou assim: campeão – ADC Bradesco; vice-campeão – Santo André/APABA; 3º lugar – SESI/São Paulo; 4º - Instituto Brazolin/São Bernardo.

Sub13-Feminino, rodada semifinal
Santo André 60 x 55 SESI/SP
ADC Bradesco 57 x 11 Instituto Brazolin/São Bernardo
Rodada final
SESI-SP 40 x 36 Instituto Brazolin/São Bernardo (terceiro lugar)
ADC Bradesco 50 x 46 Santo André

Na transmissão ao vivo da primeira partida final na categoria sub-19, o comentarista Juarez Araújo chamou a MVP Ana Paula Dias (Santo André) de novo fenômeno do basquete feminino.

Outra atleta que muito elogiada na final do sub-19 foi a pivô Lorena de  apenas 16 anos e 1,91m, que mesmo sendo três anos mais nova que as outras atletas e tendo atuado pouco (15 minutos  - 8.ª em tempo de quadra do seu time) foi a jogadora mais eficiente de sua equipe, terminando como cestinha e reboteira (11 pontos e 7 rebotes).

Não faltam meninas talentosas no Brasil, falta um projeto maior de integração para o basquete feminino, que dê suporte e continuidade ao bom trabalho que é feito em alguns poucos centros de formação, como é o caso do Bradesco Osasco, que tem uma excelente estrutura.

São José e Santo André começam nesta quarta (15) a final do Estadual da Série A-1

O primeiro jogo da série melhor de três será em São José dos Campos. A TV FPB vai mostrar ao vivo.


São José e Santo André iniciam nesta quarta-feira (15), a partir das 18 horas, no Ginásio Municipal “Cidade Jardim” (rua Itambé, 71 – Bairro Cidade Jardim), em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, a grande final do Campeonato Estadual da Divisão Especial Feminina de 2017. O time do ABC é o atual campeão do Estado.

Por ter feito uma campanha irreparável na primeira fase da competição, com sete vitórias e apenas uma derrota, a equipe de Santo André, só perdeu um jogo para o próprio São José, em São José dos Campos – o time do ABC tem a vantagem de jogar a segunda e, se necessário, o terceiro encontro no ginásio Pedro Dell’Antonia, no ABC. Já o time de São José ficou em segundo lugar na primeira fase, com quatro vitórias e quatro derrotas.

O confronto também vai ter duelos interessantes de jogadoras e técnicos. Pelo lado de São José, o experiente técnico Carlos Lima, inclusive foi treinador da última Seleção Brasileira na Copa América. Tem como principal estrela a ala/armadora Paty Ribeiro, jogadora que também esteve em todas últimas seleções do País. O time de Santo André é comandado pelo jovem técnico Bruno Guidorizzi e tem como principal estrela a cubana Ariadna Felipe, cestinha do campeonato.

A equipe de São José teve uma série muito dura contra Venceslau, vencendo os dois jogos em São José dos Campos, onde está invicto na competição, depois de duas prorrogações nos dois jogos. Apesar do desgaste, o técnico Carlos Lima está otimista para a série contra Santo André. “Estamos cientes das dificuldades que iremos enfrentar. Santo André tem o favoritismo dessa final, não só pelo seu elenco, mas também por ter liderado a competição. Procuramos recuperar as meninas, pois tivemos uma série dura contra Presidente Venceslau. Queremos fazer uma grande final, começando com o primeiro jogo em nosso ginásio”, disse Carlos Lima.

“Acredito que será uma série muito dura, pois São José é um time novo e muito voluntarioso. Chegaram com méritos na final e provaram ser um adversário muito forte, principalmente jogando em casa. Mas temos uma equipe bem experiente e jogadoras muito competitivas. A equipe foi montada para trazer o bicampeonato para Santo André e fará de tudo para conquista-lo”, afirmou o técnico Bruno Guidorizzi, de Santo André, que passou facilmente na semifinal pelo Poty/Bax/Catanduva por 2 vitórias a zero.



Playoff final: Santo André x São José

Jogo 1 – quarta-feira (15/11), 18 horas, em São José dos Campos

Jogo 2 – sábado (18/11), 19h30, em Santo André (TV FPB)

Jogo 3 – domingo (19/11), 19h30, em Santo André*

São Bernardo sai na frente na decisão do Estadual Sub-19 contra o Bradesco


Deu Instituto Brazolin/São Bernardo no primeiro jogo da série melhor de três partidas decisivas pela decisão do Campeonato Estadual Feminino Sub-19. No jogo desta terça-feira (14), no ginásio do Centro de Desenvolvimento do Bradesco, em Osasco, o time do ABC venceu por 57 a 56 (24 a 22 no primeiro tempo). Agora, basta vencer no ginásio Baetinha, em São Bernardo do Campo que será campeão. O segundo encontro da série será na próxima sexta-feira (17), às 19h30.

O jogo foi tenso e bastante nervoso, com as duas equipes errando muito. O Bradesco chegou a 25 erros, com 15 bolas recuperadas e 33 rebotes, sendo 13 ofensivos. Lorena Anunciação, de 15 anos, foi a cestinha do time Osasco, com 11 pontos e sete rebotes, seguida por Júlia Schmauch, com 10 pontos e duas assistências. Pelo lado de São Bernardo, Milena Rodrigues, com 16 pontos , nove rebotes, uma assistência e cinco bolas recuperadas, foi o principal destaque, seguido por Lays Silva (12 pontos, três assistências e dois rebotes) e Raphaela Silva (11 pontos, 11 rebotes, cinco assistências e quatro bolas recuperadas.

“Ainda estamos vivos na série. Tivemos alguns bons momentos no jogo, mas não conseguimos a vitória. Agora vamos buscar nossa reabilitação na série em São Bernardo”, analisou o técnico Cristiano Cedra, que  perdeu a lateral Júlia, a chutadora da equipe com torção no quarto decisivo.

Para o técnico Márcio Belliciéri, o nervosismo foi o maior inimigo da sua equipe, mas que o fator casa no segundo jogo poderá ajudar muito. “Tecnicamente não foi um jogo porque as duas equipes estavam nervosas. Temos que aproveitar a tranquilidade de jogar em casa para fechar na próxima sexta-feira. Não podemos deixar que a série vá para o terceiro jogo”, concluiu o treinador de São Bernardo.



Série final ADC Bradesco 0x1 Instituto Brazolin/São Bernardo

Jogo 1 – Bradesco 56 x 57 Instituto Brazolin/São Bernardo

Jogo 2 – sexta-feira (17/11), 19h30 – ginásio Baetinha, em São Bernardo do Campo

Jogo 3 – segunda-feira (20/11, 18h00– ginásio Baetinha, em São Bernardo do Campo*

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Vera Cruz/Campinas contrata Babi para a LBF

Matéria aqui.

Bradesco e São Bernardo começam a decidir o Sub-19 Feminino. A TV FPB vai mostrar

Começa nesta terça-feira (14), com a primeira partida da série melhor de três, a final do Campeonato Estadual Sub-19 Feminino. O jogo entre ADC Bradesco e Instituto Brazolin/São Bernardo, será no ginásio de Esportes do Bradesco, na Cidade de Deus, em Osasco, a partir das 19h30. Por ter feito a melhor campanha na fase de classificação, o time do ABC tem vantagem de jogar as duas últimas partidas em São Bernardo do Campo. A TVFPB irá mostrar a partida ao vivo, via internet, com narração de Jota Silva e comentários de Juarez Araújo.
Depois do jogo de Osasco, a série irá para São Bernardo, no dia 17, sexta-feira, no ginásio Baetinha. Caso seja necessário um terceiro jogo, será também no Baetinha, no ABC, no sábado (18).
A equipe do ABC, dirigida pelo experiente técnico Márcio Belliciéri, está invicta na competição. Venceu todos os jogos que disputou até agora e é um time tarimbado, mesmo porque, das 12 jogadoras que irão enfrentar o Bradesco, todas já estiveram na equipe principal de São Bernardo.
A equipe do ADC  Bradesco tem como técnico Cristiano Cedra, que na gestão passada da Confederação Brasileira, esteve em todas comissões técnicas das seleções brasileiras. É um jovem treinador, porém já experientes e com grande bagagem internacional.
“Tivemos um ótimo ano, com excelentes resultados, com a equipe mantendo uma invencibilidade na temporada. Mas isso em uma série final de playoff não representa nada, porque o que vai valer é o aspecto emocional, porque vamos enfrentar um Bradesco que só conseguimos vencer na primeira prorrogação por dois pontos, em Osasco. Isso leva a crer que teremos uma um playoff final bastante equilibrado”, disse o técnico de São Bernardo.
Série final ADC Bradesco x Instituto Brazolin/São Bernardo
Jogo 1 – terça-feira (14/11), 19h30 – ginásio do Bradesco, em Osasco
Jogo 2 – sexta-feira (17/11), 19h30 – ginásio Baetinha, em São Bernardo do Campo
Jogo 3 – sábado (18/11), 19h30 – ginásio Baetinha, em São Bernardo do Campo*
*se necessário

Fonte: FPB

domingo, 12 de novembro de 2017

Com redução de investimento, objetivo da Uninassau na LBF 2018 é chegar na semifinal


Após chegar na final em quatro das últimas cinco finais da Liga de Basquete Feminino (LBF) e ser o atual vice-campeão da competição, é natural esperar uma boa campanha dos times comandados por Roberto Dornelas. Para a próxima competição, no entanto, a expectativa deverá ser reduzida. O objetivo da Uninassau Basquete para 2018 é terminar o campeonato entre os quatro melhores times.

De acordo com Dornelas, os problemas financeiros que atingiram o país, além da imagem ruim que o basquete brasileiro tem recebido nos últimos anos, forçaram uma redução de investimentos na equipe.

“Por conta dos problemas financeiros do país, e de toda essa crise que vive o basquete, com os resultados ruins da seleção. Isso tudo afeta os investimentos no esporte. E no profissional você trabalha com patrocínio. Então a gente não pode fazer como antigamente, quando conseguíamos montar um time com três de jogadoras da WNBA e pagando em dólar”, afirmou o treinador.

Para 2018, a Uninassau Basquete contará com um grupo bastante jovem e reformulado para a disputa da LBF. De acordo com Dornelas, do elenco atual, apenas a pivô Gil possui mais do que 30 anos de idade. Seis jogadoras que disputaram a última competição com o time pernambucano saíram do elenco. A base da equipe será montada com o grupo que representou a Uninassau nos últimos Jogos Universitários, com alguns reforços pontuais. Também é esperado o retorno da armadora cubana Casanova, uma das melhores jogadoras da equipe neste ano e que está resolvendo problemas com o visto em Cuba para ser oficializada.

Aumento do número de times

A oitava edição da LBF será lançada no dia 12 de dezembro. Para o ano que vem, a competição irá contar com 9 equipes, três a mais que em 2017. As novatas Poty/BAX/Catanduva, Funvic/Ituano, São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip e Vera Cruz Campinas vão se juntar às remanescentes Uninassau Basquete, Blumenau, Presidente Venceslau, Sampaio Basquete e Santo André/APABA. O grande desfalque, no entanto, será o Corinthians/Americana, atual campeão, que fechou as portas após a conquista do ano passado.

Fonte: Jornal do Comércio

sábado, 11 de novembro de 2017

Novamente na prorrogação, São José derrota Venceslau e chega à final do Paulista


Não foi nada fácil, mas São José está na final do Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina de 2017 ao fazer 2 a 1 na série melhor de três contra o Basquete Venceslau. Na tarde deste sábado (11), jogando em São José dos Campos, a equipe dirigida pelo técnico Carlos Lima venceu o terceiro jogo por 65 a 58 (36 a 20 no primeiro tempo), na primeira prorrogação, após empate em 55 a 55 no tempo regulamentar. Agora, o time do Vale do Paraíba irá fazer à final contra Santo André, em outra série melhor de três partidas. O primeiro encontro deverá acontecer na próxima quarta-feira (15), em São José dos Campos. Depois a série vai para Santo André, nos dias 18 (sábado) e 19 (domingo), caso seja necessário.

Na partida deste sábado, motivado com a vitória na sexta-feira (61 a 59), o time de São José dos Campos entrou com força máxima. Fez um quase perfeito primeiro período, fazendo uma parcial de 21 a 12. Apesar da boa marcação de Venceslau, o time do Vale do Paraíba conseguiu um segundo período dominador, fazendo 15 a 8, fechando o primeiro tempo em 36 a 20.

Já no terceiro período só deu Venceslau. Fez um parcial de 8 a 0, depois 14 a 4, e ao tirar 10 pontos da vantagem do adversário, colocou fogo na partida ao fazer a parcial no fim do quarto em 17 a 13.

As emoções ficaram ainda maior para o quarto período. Com um rebote ofensivo e uma bandeja de Jeane Morais, no último segundo, Venceslau fez uma parcial no período de 18 a 6, empatou o jogo em 55 a 55 e levou para a primeira prorrogação. Com o apoio da torcida e o fator quadra, São José, a exemplo do segundo jogo, foi melhor, fez um parcial de 10 a 3 e venceu a partida por 65 a 58, garantindo seu lugar na final.

Carlos Lima, técnico de São José, estava muito satisfeito com a classificação para a série final contra Santo André. Mas faz uma advertência. “Vamos jogar contra o favorito da competição. Não custa pensar que podemos surpreender, desde que possamos fazer um bom jogo”, afirmou.

Uma das armas da equipe de São José é jogar em São José dos Campos. Foram seis jogos em casa, com seis vitórias. “Temos um fator casa muito bom e esperamos que prevaleça também na final. Tivemos uma série muito dura contra Venceslau e conseguimos superar”, concluiu.

Vitória Marcelino, com 15 pontos, 12 rebotes, quatro bolas recuperadas e duas assistências foi destaque de São José, seguida por Maira Horford (16 pontos, quatro bolas recuperadas, duas assistências e dois rebotes), Paty Ribeiro (13 pontos, sete rebotes, três assistências e três bolas recuperadas) e Fabiana Souza (11 pontos, três rebotes, duas bolas recuperadas e uma assistência. O time todo pegou 38 rebotes, sendo 15 ofensivos e 19 bolas recuperadas.

Para a equipe de Venceslau, Jeane Morais, com 17 pontos, 10 rebotes, quatro bolas recuperadas e uma assistência foi o grande destaque na partida. Bábara Souza (13 pontos, nove rebotes e duas assistências), Clarissa Carneiro (9 pontos, um rebote e uma assistência) e Larissa Carneiro (9 pontos, quatro rebotes e duas assistências), foram as outras jogadoras que mais pontuaram para Venceslau que pegou 41 rebotes, sendo 11 ofensivos e recuperou seis bolas.

Playoff final: Santo André x São José

Jogo 1 – quarta-feira (15/11), às 18 horas, em São José dos Campos

Jogo 2 – sábado (18/11), às 19h30, em Santo André

Jogo 3 – domingo (19/11), às 19h30, em Santo André*

*se necessário

Texto da assessoria da FPB e transmissão da página Basquete Venceslau

CBB: Brasil é prata no Sul-Americano sub-14

O basquete brasileiro comemora mais uma medalha nas categorias de base. Na disputa pelo título do Campeonato Sul-Americano Sub-14 Feminino, realizada ontem (dia 10), em Popayan, na Colômbia, a Seleção Brasileira, comandada pela técnica Vânia Paulette, conquistou a medalha de prata. Na partida final, contra o Chile, o Brasil lutou até o fim, mas acabou superado por 80 a 58.

A subida ao pódio marca uma nova era para o basquete brasileiro. "Essa medalha foi conquistada graças ao nosso espírito de equipe e muita determinação. Nosso time cresceu durante a competição. Nos recuperamos de resultados e sempre procuramos fazer um jogo coletivo para superar nossos adversários. Na segunda fase passamos a ter mais confiança e os bons resultados vieram ", disse a treinadora.

A seleção brasileira entrou focada no primeiro quarto da partida e equilibrou o placar durante boa parte do primeiro tempo mas no segundo as chilenas conseguiram abrir uma vantagem e venceram por 30 a 20. A partir do terceiro período, a equipe do Chile mostrou mais experiência em quadra e finalizou 53 a 43. Nos momentos finais, mesmo entrando com espírito competitivo, as brasileiras não tiveram mais chances e acabaram sendo superadas. 

O vice-campeonato embala o início de uma nova era para o basquete brasileiro. "Tenho certeza que o nosso título e o da equipe masculina, que foi campeã na Venezuela, enche de esperança os treinadores. Isso significa novos tempos para a nossa modalidade, em termos de apoio e tudo que estamos tendo. Espero que esses resultados interfiram nas próximas competições de base", ressaltou Vânia. "A subida ao pódio influencia uma geração de novos praticantes, de pessoas que passam cada vez mais a praticar o nosso esporte”, completou.

"É muito importante a conquista de mais uma medalha sul-americana. Tenho certeza de que daqui a algum tempo o basquete feminino vai voltar a nos dar muitas alegrias. Temos que abraçar essas jogadoras, essa geração. O time, a comissão técnica e a coordenadora Adriana Santos estão de parabéns. Vamos cuidar da base e da transição das jovens atletas para ver o feminino do Brasil brilhar de novo", desatacou o presidente da CBB Guy Peixoto.

Comentário: Nem precisava comentar, porque o texto da CBB fala por si. Parece uma série de piadas, todas de péssimo gosto. Em primeiro lugar, parabéns às jovens jogadoras guerreiras que ainda tem coragem de escolher o basquete feminino como esporte. À elas, nenhuma crítica. Agora, alguém precisa avisar a CBB que medalha de prata em Sul Americano de Basquete Feminino, em qualquer categoria,  não é título e não se comemora, se lamenta. Quando a campanha termina com três derrotas e duas vitórias, quando perdemos para o Equador e duas vezes para o Chile, inclusive a partida final por 22 pontos de diferença, mostra o abismo que está sendo cavado para as categorias de base e para o futuro do basquete feminino no Brasil. Mudanças estruturais precisam ser feitas, mas o que esperar de uma entidade que após um fiasco como esse, publica um texto declarando que essa campanha embala uma nova era para o basquete brasileiro? A quem eles estão querendo convencer? A FIBA? Pode parecer cedo para cobrar a nova administração, que carrega um fardo pesado da gestão anterior,  mas o fato é que ela se candidatou e foi eleita para resolver os problemas, que são gigantes, como nós sabemos,  principalmente no caso do basquete feminino. Então não adianta escrever um texto como esse, tão descolado da realidade, para fingir que está tudo bem. Não está nada bem. O Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Base deixaram de ser promovidos. Era pouco, durava uma semana apenas, não era o ideal, mas tinha a tradição de revelar novos talentos. Melhor que nada. O ano está acabando e o modelo antigo não foi reativado e nenhum outro equivalente ou melhor foi colocado em prática. A seleção sub-19 não disputou o Mundial de 2017, para  o qual estava classificada, a seleção adulta (pela primeira vez em 58 anos) e a seleção sub-17 não estarão nos Mundiais de 2018, a seleção sub-18 também não vai participar da Copa América e por isso não terá chance de participar do Mundial sub-19 de 2019. Então é preciso perguntar: Como será a nova era do basquete feminino? Como a diretoria da CBB pretende cuidar da base? já que o presidente declarou que vai fazer isso é preciso dizer como vai fazer. Qual o planejamento da CBB para resgastar o basquete feminino? Essa última pergunta é feita já tem muitos anos, mas agora é importante refazê-la porque sabemos que a CBB tem por tradição fazer apenas o que é obrigada oficialmente, ou seja, participar das competições oficiais da FIBA para as quais as seleções estão classificadas. Então às vésperas de cada competição, convoca-se as atletas para treinar algumas semanas, jogar dois ou três amistosos e em seguida coloca-se o time em quadra. Tem sido assim por pelo menos 15 anos. Acontece que o Brasil não está classificado para nenhuma competição oficial de nível mundial até 2019. As atletas das seleções adultas, sub-19 e sub-17 (três gerações) ficarão sem nenhum intercâmbio internacional por tanto tempo? Se nem mesmo uma equipe de novas para intercâmbio local, ótima proposta do presidente da LBF, a CBB conseguiu viabilizar, fica difícil imaginar que uma nova era de glória, comandada por uma comissão técnica com experiência olímpica, cheia de viagens para torneios internacionais está sendo planejada dentro da CBB. Espero estar completamente equivocado.

São José bate Venceslau na prorrogação e força 3º jogo na semifinal do Paulista

A invencibilidade da equipe feminina do São José Basketball em casa foi mantida na noite desta sexta-feira, 9. E esse último triunfo, certamente, foi o mais importante desta série invicta. Com a vitória por 82 a 76 sobre Venceslau, conquistada somente na prorrogação e cercada de muita emoção na reta final, as joseenses se mantiveram vivas na semifinal do Campeonato Paulista de Basquete Feminino. Agora, a série está empatada em 1 a 1. A decisão de quem avança à final é neste sábado, 10, às 17h, novamente em São José dos Campos.

A ala Patty, do Sao José, foi a cestinha da partida, com 22 pontos. A camisa 7  joseense ainda pegou sete rebotes no jogo. Maira com 17 pontos, nove rebotes, 6 assistências, três roubos foi a mais eficiente da partida com 25 de eficiência, outros destaques: Licinara com 13 pontos (6/7 2 pts) e Vitória 12 pontos, 4 rebotes e 4 assistências. Jeane, Isabela, Fabiana Guedes, com 14 pontos cada, as primas Larissa e Clarissa Carneiro com 10 pontos cada foram as principais pontuadoras de Venceslau. Barbara, com 11 pontos e 14 rebotes, deixou a quadra com um duplo-duplo.

Quem avançar nesta semifinal encara Santo André na decisão. O time do ABC, primeiro colocado na fase de classificação, eliminou Catanduva na semi.

O JOGO
São José começou melhor a partida. Com boa defesa e eficiência no ataque, as donas da casa abriram 8 a 0 no placar. Venceslau, cometendo erros na marcação e sem conseguir furar o bloqueio adversário, foi marcar os primeiros pontos com mais de três minutos de jogo, em cobrança de lance livre. Após sair do zero, melhorou e equilibrou a partida. A vantagem aberta pelo São José no começo do período foi importante para terminar o primeiro quarto em vantagem: 20 a 17.

Na segunda parcial, os papéis se inverteram. Quem começou mais eficiente foi Venceslau, que chegou ao empate por 20 a 20 nos primeiros minutos do período e alcançou a virada. São José não manteve o mesmo ritmo do começo da partida. No geral, o segundo quarto foi mais pegado. As donas da casa reagiram durante o período e seguraram pequena vantagem até o fim. Foram para os vestiários com a vitória parcial por 34 a 32.

O terceiro quarto seguiu com o equilíbrio das parciais anteriores. Venceslau conseguiu a virada no placar, mas São José reagiu e passou à frente durante o período. As equipes oscilaram bons e maus momentos no período. Na reta final, as visitantes voltaram a liderar o marcador e foram para os dez minutos finais vencendo a partida por dois pontos de diferença: 52 a 50.

O último quarto reservou emoção até os últimos segundos. Venceslau se manteve à frente nos primeiros minutos, mas com São José sempre na cola. Na metade do último quarto, as joseenses empataram o jogo (61 a 61). As visitantes voltaram a ficar na dianteira, mas por pouca diferença. A dois minutos do fim, Venceslau tinha três pontos a mais. Conforme o cronômetro corria, aumentava a emoção. São José tentava se manter vivo no Paulista, e Venceslau queria garantir a vaga na final. A 20 segundos, o placar anotava 71 a 69 para as visitantes. A seis, porém, São José empatou. Fim do tempo regulamentar: 71 a 71.

Na prorrogação, São José anotou um lance livre e uma cesta de dois pontos logo de cara. Abriu, assim, três pontos de vantagem. As joseenses conseguiram ampliar a diferença para seis, mas logo Clarissa anotou uma bola de três pontos e recolocou Venceslau no jogo. Nos segundos finais, São José voltou a ampliar e fechou o jogo com a vitória por 82 a 76.
·           
                07/11 - 20h - Venceslau 61 x 59 São José - Presidente Venceslau
·            10/11 - 20h - São José 82 x 76 Venceslau - São José dos Campos
 11/11 - 17h - São José x Venceslau - São José dos Campos


Fontes: Globo Esporte - Vale do Paraíba, Danilo Saldanha e FPB
Vídeo: Página Basquete Venceslau

Vídeo: Semifinal Sul-Americano Sub-14 - Brasil 53 x 44 Colômbia